Sei sulla pagina 1di 6

Como Montar um Altar Budista Tibetano

Por que ter um altar? Um altar apropriado deve ter imagens ou representaes do corpo, da fala e da mente iluminados de Buddha, que servem como lembretes do objetivo da prtica buddhista desenvolver estas qualidades em cada um e poder beneficiar inteiramente todos os seres sencientes. A razo para ter um altar no ter fama, ostentar riqueza, ou alimentar o orgulho, mas reduzir as aflies mentais de quem o faz e procurar a habilidade de ajudar a todos os seres sencientes.

Onde colocar o altar? O melhor lugar para um altar em um aposento dedicado a isto, mas se voc viver em um lugar pequeno e no puder reservar um quarto separado para a venerao, qualquer aposento pode ser usado. O tamanho do altar no importante, mas deve estar em um lugar limpo e respeitvel, mais elevado do que o nvel de sua cabea quando voc se senta em frente a ele. Se estiver em seu quarto de dormir, o altar deve ser colocado perto da cabeceira de sua cama, nunca no p, e deve ser mais elevado do que a cama. O altar deve estar em uma prateleira separada ou num mvel reservados para esta finalidade, e no deve ser usado para mais nada, como colocar despertadores, bolsas, etc.

Os objetos e o que eles representam Um altar buddhista apropriado possui smbolos do corpo, da fala iluminada e da mente, representados tradicionalmente, por uma esttua ou uma foto de Buddha Shakyamuni, uma escritura, e uma stupa. Ao menos, o altar deve possuir uma imagem de Buddha Shakyamuni, a origem e a fonte dos ensinamentos em nosso tempo. A respeito da colocao das imagens, importante que Buddha Shakyamuni seja a figura central. Outras imagens no so realmente necessrias, mas se voc quiser pode coloc-las em torno da figura central nesta ordem: lamas raiz, yidams (as divindades do tantra de unio superior, as divindades do tantra de atuao e ento as divindades do tantra de ao), dakinis, e finalmente as divindades protetoras. A ordem nunca feita pela qualidade do material ou do artista. Freqentemente melhor ter somente algumas imagens, para no causar distrao. A escritura que representa o discurso do Buddha no precisa estar escrita em tibetano ou em snscrito, mas pode estar em qualquer lngua. Pode ser o Sutra do Corao, se voc desejar representar todos os ensinamentos de Buddha, ou pode ser uma escritura especial relacionada sua prtica. Se o altar for constitudo de trs ou mais nveis, a escritura deve ser colocada no mais elevado, acima da esttua de Buddha. Se o altar estiver em um nvel, a ordem deve ser, da esquerda para a direita: escritura, Buddha, stupa.

A mente do Buddha representada tradicionalmente por uma stupa da iluminao, mas voc no precisa sair e comprar uma de prata ou de ouro. Uma imagem ou um modelo da argila so perfeitamente aceitveis. A stupa deve ser colocada direita da imagem de Buddha, ou abaixo do Buddha se o altar for constitudo por diversos nveis. Os objetos no altar representam tambm asTrs Jias do refgio. Se houver somente uma esttua de Buddha Shakyamuni, pense que ela representa todas as Trs Jias. Se houver tambm uma escritura e uma stupa, pense que a stupa representa a Jia de Buddha, a escritura representa a Jia do Dharma, e a imagem do Buddha representa a Jia da Sangha. importante ter em mente que os objetos sobre o altar serve como meios para direcionar a mente de cada um para o Buddha e para as qualidades iluminadas de Buddha, as quais desejamos emular para o benefcio de todos. Mantendo um altar, estamos tentando cultivar as qualidades de Buddha seu corpo iluminado, sua fala iluminada e sua mente iluminada. Ao lembrarmos destas qualidades e aspirando ao seu desenvolvimento, reduzimos as qualidades negativas do apego, dio e ignorncia, e aumentamos as qualidades positivas como f, respeito, devoo e regojizo.

Fazendo Oferendas No h limites no que pode ser oferecido, e h vrios nveis de oferendas. Geralmente, podemos oferecer qualquer objeto, mas particularmente objetos que falem aos cinco sentidos, forma, som, odor, sabor e tato. Na tradio do Buddhismo Tibetano, costume oferecer sete potes com gua, os quais representam os sete estgios das prostraes (oferenda, confisso, regojizo, qualidades positivas prprias e dos outros, splica aos Buddhas para permanecerem neste mundo, suplica para ensinarem aos outros e dedicao de mritos). Flores, velas ou lamparinas de manteiga e incensos tambm so comumente oferecidos.

costume oferecer parte de uma refeio antes de comer e um pouco de ch antes de beber. As coisas para serem oferecidas devem estar limpas, novas e adequadas. A comida deve ser oferecida em sua melhor parte, fresca e limpa, nunca velha, sobras ou estragada. melhor oferecer coisas que voc j tem ou que pode obter sem dificuldade. No ache que voc tenha que privar os outros para fazer as oferendas, muito pelo contrrio a oferenda de maneira alguma deve ser fruto de roubo, trapaa ou sofrimento aos outros. Ao contrrio, deve ser obtido honestamente. De fato, melhor no oferecer nada que tenha sido obtido com o mnimo trao de negatividade. Enquanto faz as oferendas, pense que o que est sendo oferecido so, em essncia, as suas prprias qualidades positivas e a sua prtica, embora possa parecer na forma de objetos externos. Estas oferendas externas no devem ser imaginadas como limitadas ao espao do altar, mas devem ser vistas como um numero vasto, to vasto como o espao. Oferea comida com o desejo de que todos os seres no sintam fome, e oferea gua para que todos os seres no sintam sede.

importante pensar que as divindades aceitam as oferendas, as consomem e ficam satisfeitas. Pense que, fazendo estas oferendas, todos os seres sero purificados de suas negatividades e que a natureza ltima da realidade est satisfeita. O propsito de fazer oferendas acumular mrito e, em particular, desenvolver e aumentar a mente de generosidade e reduzir a avareza. Fazendo as oferendas voc tambm cria as causas necessrias para, no futuro, se tornar generoso, natural e espontaneamente.

Colocando Oferendas no Altar Se voc tiver espao, coloque as oferendas um pouco mais baixo do que os objetos de refgio no altar. Quando acordar pela manh, costume pelo menos lavar seu rosto antes de se aproximar do altar e oferecer prostraes e ento fazer as oferendas isto um sinal de respeito pelos objetos representado ali. Faa as oferendas como se estivesse recebendo um dignitrio ou um grande ser em sua casa, e importante ser gracioso e respeitoso. Ao oferecer gua no seu altar, voc deve ter no mnimo 7 potes. Comece com gua fresca todos os dias. Os potes devem estar secos e limpos. Despeja um pouco de gua em cada pote antes de coloc-las no altar. Coloque os potes numa linha reta, bem prximos mas no encostados. A distncia entre eles tradicionalmente referenciada como sendo da espessura de um gro de arroz. Os potes devem ser cheios at o comprimento de um gro de arroz da borda, ou seja, nem muito, nem pouco. Despeje a gua com o formato de um gro de arroz, ou seja, como um fio de gua no incio, aumento o volume gradativamente reduzindo-o novamente chegando ao fim. Tente no respirar sobre as oferendas. Se voc tiver uma lamparina de manteiga, voc pode coloc-la em seu altar entre o terceiro e quarto potes da gua. As lamparinas ou velas simbolizam a sabedoria, eliminando a escurido da ignorncia. Nos monastrios tibetanos, as centenas das lamparinas so iluminadas como oferendas. No h realmente nenhum limite quantidade de potes de gua ou de lamparinas.

Abenoando as Oferendas Aps ter despejado a gua, acendido as velas e oferecendo o incenso, abenoe as oferendas mergulhando uma parte de grama kusha (ou de um galho da rvore) na gua, recitando OM AH HUM trs vezes (as slabas-semente do corpo, da fala e da mente de Buddha), e polvilhando ento as oferendas com gua. Visualize que as oferendas esto abenoadas.

Dedicao Se as oferendas externas se tornam puras ou no, ou se elas se transformam em uma causa para um bom renascimento na vida seguinte, uma causa para conseguir a liberao, ou uma causa para conseguir a iluminao para beneficiar todos os seres, depende da motivao do praticante e de sua dedicao. A dedicao crucial. No esgotar, nem limitar o acmulo de mrito de cada um, mas ir multiplic-la e aument-la. excelente dedicar o mrito de fazer oferendas eliminao do sofrimento e de suas causas de todos os seres, sua realizao de felicidade durvel, e paz do mundo.

Retirando as Oferendas Ao final do dia, antes ou no pr-do-sol, esvazie os pote um por um, seque-os com um pano limpo e empilhe-os de cabea para baixo em cima do altar ou retire-os e guarde-os. Nunca deixe os potes vazios virados para cima sobre o altar. A gua no simplesmente jogada fora, mas oferecida s plantas em sua casa ou no jardim. O alimento e as flores devem tambm ser postos em uma parte externa e limpa do lugar, onde os pssaros e os animais possam com-los. As frutas podem ser deixadas no altar por alguns dias e ento poder ser oferecidas aos pssaros; no h nenhuma necessidade de jog-las fora.

A Arte do Altar Em geral, a arte que bela e inspiradora um meio importante para nos alinharmos com a sabedoria transcendente. No Vajrayana especificamente, a arte de Dharma considerada a expresso natural da "luz" da sabedoria. Seu objetivo transmitir aos seres sencientes a lembrana do Buddha e a despertar a sensao de que o Buddha no est separado deles, mas sim realmente presente em nosso ser mais profundo. Em um sentido amplo, como o ser iluminado permeia tudo como o espao, tudo Buddha. Porm, ainda sim seria til termos algo como um altar em nossas casas, mesmo que seja apenas para nos lembrarmos disso tudo. Primeiro, voc deve escolher um lugar importante de sua casa para colocar o altar e ento montlo, meticulosa e belamente. O altar altamente representativo: esttuas e thangkas representam o corpo iluminado; os textos e livros de Dharma representam a fala iluminada; as stupas, as p'hurbas e os conjuntos de sino e vajra representam a mente iluminada; as mandalas representam as qualidades iluminadas; e os ornamentos representam as atividades iluminadas. muito importante ter livros do Dharma em seu altar. O formato das letras que formam as palavras representam o corpo do Buddha; o som da leitura das palavras representa a fala do Buddha; e o significado das palavras representa a mente do Buddha.

O nvel inferior do altar reservado para colocar oferendas. As oferendas externas so representadas por sete potes de gua, de acordo com o costume indiano. O primeiro pote contm gua para beber (voc pode usar gua com trs substncias doces acar branco, acar escuro e mel). O segundo contm gua para lavar os ps (gua com sabo de sndalo). O terceiro, flores que so agradveis aos olhos (tanto flores que crescem na terra quanto na gua). As flores de oferenda resultaro em termos um corpo belo enquanto ainda estivermos no caminho, e na fruio elas resultaro em um corpo com as trinta e duas marcas maiores e oitenta marcas menores).

A quarta oferenda o incenso que representa a moralidade e que conduz a um renascimento favorvel nos reinos humano e divino. A quinta a luz que representa a sabedoria (voc pode usar uma lamparina ou uma vela, mas deve pensar que est oferecendo tambm a luz do sol e da lua, a luz das jias que realizam desejos e assim por diante). A sexta a gua perfumada que uma oferenda para o corpo (voc pode usar gua com aafro). Voc tambm pode usar gua com aafro nas duas primeiras oferendas. A stima oferenda de comida. No Tibet, geralmente misturvamos tsampa com manteiga, leite, queijo e com as trs substncias doces. A msica a oitava oferenda. Quanto a ela, o grande mestre no-sectarista Kongtrl Rinpoche ensinou a no colocar o tingshag (pequenos cmbalos de mo) sobre o altar porque a oferenda de msica realmente o som e no o instrumento em si. As oferendas internas sobre o altar so o men, o rakta e a torma. O men o nctar que colocado sobre o altar no lado esquerdo. Voc pode encher uma taa de crnio (kapala) de metal com lcool e adicionar dutsi, que uma substncia consagrada feita de oito substncias raiz e mil substncias secundrias. O dutsi tem muitas funes, como aparecer como a luz que invoca a sabedoria ou se transformar em um gancho que captura os siddhis, e assim por diante. O rakta colocado sobre o altar no lado direito. Voc pode encher a taa de crnio com ch preto e adicionar uma substncia rakta se voc a tiver. A substncia rakta feita com o "sangue" de elementos inanimados como grama e rvores. Por exemplo, o sndalo vermelho o rakta das rvores; o p de sindura o rakta da gua. Todas as substncias rakta so vermelhas. O altar age como um lembrete de que os buddhas e os seres sencientes tm a mesma essncia. Se entendermos corretamente, ter um altar ser como ter uma conexo direta, atravs de nossa devoo, com os buddhas iluminados. Possa seu altar levar muitos seres ao despertar!

As oito oferendas de gua Estas so as oito oferendas de gua sobre o altar, que representam as oferendas externas (chyi) que so agradveis aos cinco sentidos: 1. gua para beber (argham) como uma oferenda para a boca; contm as trs substncias brancas [leite, iogurte e manteiga] e as trs substncias doces [acar branco, acar escuro e mel]. 2. gua para lavar os ps (padyam) como uma oferenda para o corpo. 3. Flores (pushpe) como uma oferenda para os olhos, incluindo as flores que crescem no solo ou na gua.

4. Incenso (dhupe) como uma oferenda para o nariz, tanto naturalmente existentes quando feitas pelo homem. 5. Luz (aloke) como uma oferenda para mente, como as luzes do sol, da lua e das jias, assim como a luz da conscincia prstina. 6. Perfume (ghende) como uma oferenda para o corpo. 7. Comida (newidhe) como uma oferenda para lngua; contm cem sabores e mil poderes. 8. Msica (shabdha) como uma oferenda para os ouvidos, particularmente a msica cerimonial. A msica no representada por uma oferenda de gua porque a msica real da prtica de sadhana do sino, do tambor damaru e de outros instrumentos. Para apresentar as oferendas, visualizamos incontveis deusas emanando do centro de nosso corao, cada uma delas carregando uma oferenda. Estas deusas emanam outras deusas, que tambm emanam outras deusas. Este processo vai se multiplicando at o cu inteiro estar preenchido com oferendas externas. (Tharchin Rinpoche)

Potrebbero piacerti anche