Sei sulla pagina 1di 46

Tutorial - TMPGEnc Authoring Works 4

Preparei esse tutorial para todos que desejam usar esse timo programa de autorao de dvds. O programa bem simples para se usar ento todos com certeza podem us-lo sem problemas. Falarei de tudo que considero importante no programa, por isso algumas coisas podem ficar de fora por eu no achar utilidade nelas. O tutorial est divido em 4 partes...

1 Parte Iniciando o projeto 2 Parte Editando o vdeo 3 Parte Fazendo o menu 4 Parte Dicas e explicaes finais
Deixei dicas ao longo do tutorial, use-as se achar necessrio.

Leia o tutorial todo sem preguia e pressa, lembre-se que mesmo que ele seja grande, deu mais trabalho para eu faz-lo do que voc ter para l-lo. Lendo ele todo, tenho certeza que voc ir aprender a realmente usar o TMPGEnc Authoring Works 4 e poder se virar quando coisas inesperadas acontecerem.

Comeando

Tela inicial do Programa

Supondo que todos os vdeos que sero usados estejam j convertidos, clique em SOURCE ou em START A NEW PROJECT. A opo OPEN A PROJECT serve para voc abrir projetos que voc j havia
salvo anteriormente, ou seja, sempre que precisar parar com a edio do menu, salve-o para que voc possa continuar mais tarde.
DICA: Procure sempre salvar o seu projeto toda vez que fizer algo importante ou demorado para caso de acontecer alguma coisa voc no ter que refazer tudo. Para salvar v em OPTIONS e clique em SAVE PROJECT ou SAVE PROJECT AS e salve-o com algum nome que voc consiga identificar, quando precisar us-lo basta clicar em OPEN A PROJECT e navegar at onde voc o salvou e selecione-o

1 Parte Iniciando o projeto

Nessa tela tem varias opes sendo duas destas para se importar os vdeos, as duas opes fazem o servio de importar o vdeo para o programa, cada uma delas importa um tipo de vdeo, so basicamente 2 tipos de vdeo...
A: vdeos convertidos no formato DVD (.VOB) que ficam em uma pasta com vrios arquivos dentro. Esses vdeos devem ser importados pelo SOURCE WIZARD B: vdeos convertidos (ou at sem converter) para formatos que resulta em um nico arquivo (exemplo AVI, MP4, MKV etc...) Esses vdeos devem ser importados usando a opo ADD FILE.

Se voc converteu para AVI, por exemplo, voc pode clicar em ADD FILE e selecionar o vdeo. Caso tenha convertido para VOB, clique em SOURCE WIZARD para abrir a outra tela com mais opes como mostrar a imagem abaixo...

De todas as opes, as que usaremos para criar nosso DVD sero apenas FROM A FILE (1 opo) e FROM A DVD, BD, AVCHD, HDD CAMCORDER, MEMORY CARD, ETC...(2 opo) Na 1 opo voc poder importar vdeos de arquivo nico como AVI e MP4, etc.(igual a opo ADD FILE) Na 2 opo voc ir importar os .VOB.
DICA: Para importar vdeos convertidos com o Winavi 8 ou 10 necessrio usar o SOURCE WIZARD e escolher FILE, depois navegar at a pasta com o vdeo convertido e na parte de baixo da janela onde est escrito ALL SUPPORTED FILE mudar para ALL FILES e depois escolher o arquivo de vdeo que est na pasta, deve se fazer assim pq por algum motivo os vdeos do winavi 8 do erro se tentar importar de outra forma.

Clicando na 2 opo aparece...

Selecione a pasta e clique em NEXT...

Nessa tela temos todas as informaes do vdeo e tambm podemos escolher o que o programa vai importar... Segue a explicao:
1 - marcando o quadrado onde est o numero 1 o vdeo ser importado. 2 - marcando aquele quadrado onde est o numero 2 o udio do vdeo ser importado 3 - o 3 campo refere-se as legendas do vdeo, como a legenda desse vdeo colada na tela ela nem aparece para ser selecionada.

Como podem ver acima eu estou importando vdeo e udio.

Clique em Next...

Nessa tela existem duas opes. Deixe a primeira marcada se o seu vdeo tiver chapters e voc quiser que eles sejam importados junto com o vdeo. Deixe a segunda desmarcada sempre, ela apenas copia os vdeos convertidos para outro local gastando mais do seu HD na tentativa de agilizar a edio do vdeo, mas isso s acaba tomando seu tempo copiando o vdeo novamente para outro lugar.

Clique em OK para ir para a prxima tela...

1 opo para editar o vdeo. 2 opo para adicionar legendas. 3 opo para mudar o aspect ratio do vdeo, nunca precisei mudar esta opo, se voc converte seu vdeo para o formato certo da sua TV no precisa mexer aqui. 4 opo para se escolher quantos udios voc ir deixar no seu vdeo, se quiser deixar 2 udios mude essa opo para MULTI-AUDIO. 5 caso voc tenha escolhido importar o vdeo sem udio ou mesmo se quiser colocar um adio diferente use essa opo para poder navegar at a pasta onde est o udio. 6 o mesmo que na opo 5, mas com a diferena que essa para o caso de voc querer gravar um vdeo com 2 udios.

No caso do meu projeto eu no irei mexer em nada e s clicarei em OK.

Pronto j temos um vdeo importado, se voc for apenas gravar um dvd com um nico filme, por exemplo, pode pular a explicao para a 2 ou 3 parte do tutorial. Iremos agora criar um novo track para podermos importar outro vdeo... Clicando onde a seta 1 mostra, voc ir adicionar outro track comum de vdeo igual ao primeiro. Clicando onde a seta 2 mostra, voc pode escolher entre adicionar outro track comum ou adicionar um FIRSTPLAY TRACK que serve para voc colocar um vdeo que ser tocado quando o dvd for inserido no DVD player antes de aparecer o menu, esse FIRSTPLAY TRACK no fica selecionvel no menu sendo til para o caso de voc querer colocar um vdeo personalizado ou um vdeo que voc no queira que seja selecionvel depois. No meu projeto eu apenas cliquei em ADD A TRACK e depois cliquei no novo track que foi criado e repeti o processo para importar o vdeo.

Tambm possvel adicionar 2 vdeos ao mesmo track (como ser mostrado na imagem abaixo), mas apenas o 1 vdeo ficar selecionvel no menu a menos que voc esteja usando o tipo de menu TRACK MENU e o 2 comear logo que acabar a reproduo do 1 vdeo.

Se for usar o tipo de menu TRACK MENU, voc pode usar apenas um ou dois tracks para adicionar os vdeos, pois possvel escolher quais vdeos sero selecionveis no menu.
DICA: adicionar 2 vdeos no mesmo track til quando voc tem vdeos cortados (pelo Winavi, por exemplo) pois o 2 vdeo comea sem nenhuma pausa, fica impossvel de perceber onde comea o segundo vdeo na hora de assistir se adiciona-los no mesmo track.

2 Parte Editando o vdeo


Para aqueles que querem fazer algum tipo de edio aos vdeos importados ao programa leiam at o fim essa 2 Parte do tutorial, aos que no se importam com isso sigam para a 3 Parte.

Para comear vejam que enumerei duas opes ali na imagem acima:
1 Edit, serve para abrir a janela para editar o vdeo. 2 Remove, serve para remover o vdeo importado.

Clique em Edit...

Essa a janela de edio do vdeo, voc pode cortar o vdeo ou adicionar chapters nele.
DICA: Voc pode dar play para reproduzir o vdeo e ver como ficou a converso...isso muito til para verificar se o udio est sincronizado com o vdeo, mas certifique-se de olhar a parte final do vdeo pois s l q voc poder ver mesmo se o udio saiu de sincronia pois no inicio o udio provavelmente ainda vai estar sincronizado.

Na imagem acima temos enumeradas...


1 A time line com os frames do vdeo onde mostram o tempo exato de cada frame, clicando e segurando o boto direito do mouse em cima dessa time line e depois movendo o mouse para frente ou para trs (como na imagem acima) voc pode avanar rapidamente pelos frames ou mesmo ajustar para q o vdeo inicie no meio de um dos frames, o q til caso voc queira que o vdeo comece em um exato ponto. 2 Aqui mostrado quantos chapters tem o vdeo, no caso s tem 1 chapter, mas fique atento pois quando voc faz a edio do vdeo o programa as vezes adiciona um chapter sendo necessrio voc deleta-lo caso no o queira. 3 Botes como PLAY, PAUSE e outros... 4 Essa linha mostra onde comea e termina o vdeo, voc pode mover o marcador pela linha para avanar mais rapidamente pelo vdeo.

Nessa prxima imagem mostrarei quais botes usar para cortar o vdeo caso existam cenas que voc no quer que apaream, como por exemplo os crditos do filme ou algo do tipo, lembrando que quando voc corta algo do vdeo, ele diminui de tamanho fazendo com que caiba mais coisas no dvd.

1 Boto que determina onde o vdeo vai terminar. 2 Boto que determina onde o vdeo vai comear. 3 Boto para cortar o vdeo. 4 Clicando nesse boto abrir aquela pequena janela de opes como na imagem acima onde as opes mais importantes so. Cancel all edits: para desfazer TODAS as edies que foram feitas no vdeo. Reset range selection: para cancelar a seleo de corte do vdeo, Undo: desfazer a ultima alterao, Redo: re-fazer a ultima alterao. 5 Boto para adicionar novos chapters. 6 Mesma funo que o UNDO explicado acima. Para cortar uma parte no comeo do vdeo, clique no boto 2 e depois na tesoura (boto 3) Para cortar uma parte no fim do vdeo, clique no boto 1 e depois na tesoura.

possvel cortar cenas no meio do vdeo tambm, basta demarcar o comeo de onde ser cortado (boto 2) e depois o fim da cena que voc quer cortar (boto 1) e em seguida usar a tesoura, o vdeo ser cortado, mas somente a cena que voc quer cortar e o resto do vdeo continuar. Com um pouco de pratica, fazer isso se torna muito simples.

3 Parte Fazendo o menu


Agora veremos como se faz o menu, continuarei explicando igual como no resto do tutorial e por isso mostrarei as funes dos botes importantes e as funes para personalizar o menu como voc quer. Primeiramente clique na aba MENU que fica na parte de cima do programa, isso ir abrir uma outra janela.

Nessa imagem temos...


1 Opo para escolher o aspect ratio DO MENU, se sua TV for widescreen mude para 16:9 se no for deixe 4:3 2 - Para fazer o menu baseado em templates, em geral essa opo uma droga pois os templates j prontos so horrveis (opinio pessoal), mas possvel salvar os seus templates para serem usados nessa opo tambm. 3 Criar um menu personalizado, com essa que vamos trabalhar, clique nela para prosseguir.

1 Opo para se criar uma tela inicial com o titulo do DVD em TOP MENU 2 - Opo para se criar uma tela inicial com o titulo do DVD em TRACK MENU 3 Cria uma nica tela para selecionar udio e legenda caso haja mais de um desses (nunca usei isso) 4 Cria uma tela separada para selecionar udio e legenda caso haja mais de um desses (nunca usei isso) 5 Marque essa opo para que quando voc for voltar ao menu de ttulos, voltar sempre para o menu do vdeo que estava sendo reproduzido. Todas essas opes vo do gosto de cada um, marque as que voc desejar, no caso do meu projeto eu seleciono apenas as opes 4 (no me faz diferena) e a opo 5

Clique em Next...

Na tela que se abre voc pode escolher algumas opes para personalizar o menu, escolha as que mais lhe agradar, lembrando que... O Layout do TOP MENU servir apenas para o tipo TOP MENU, o que for escolhido aqui no pode ser mudado depois a no ser que voc refaa o menu todo. O Layout do TRACK MENU servira apenas para o tipo TRACK MENU, o que for escolhido aqui no pode ser mudado depois a no ser que voc refaa o menu todo. O Navigation Button depois de selecionado aqui no pode ser mudado sem ter que refazer todo o menu. As outras duas opes podem ser mudadas a qualquer momento sem precisar refazer o menu.

Depois de selecionar tudo clique em Next...

Na nova tela escolha o tipo de menu que mais lhe agradar, apenas no escolha AUTOMATIC pois o tipo de menu ser aleatrio. Nos meus projetos eu s uso TOP MENU, escolha TOP MENU tambm para poder acompanhar o tutorial, irei explicar algumas coisas sobre o TRACK MENU apenas no fim do tutorial.

Clique em Next...

Tudo que est nessa tela pode ser mudado depois, essas opes referem-se ao comportamento do DVD em certos momentos, sendo a caixa de opes de cima referente a ao do DVD ao ser inserido no DVD player e a caixa de baixo sobre o que o DVD player deve fazer ao fim de cada vdeo. As opes da caixa superior so:
1 Ao inserir o dvd no player de mesa, ser mostrado o menu de seleo. 2 Ao inserir o dvd no player de mesa, sero reproduzidos todos os vdeos do dvd e depois ir para o menu. 3 Ao inserir o dvd no player de mesa, ser reproduzida apenas o 1 vdeo e depois ir para o menu. As opes da caixa inferior so: 4 Aps reproduzir um vdeo, ser mostrado o menu. 5 Aps reproduzir um vdeo, ser sempre exibido o prximo vdeo at acabarem os vdeos do dvd. 6 Aps reproduzir um vdeo, ser sempre exibido o prximo vdeo e quando todos forem reproduzidos voltar o primeiro continuar a reproduzir. (loop)

Escolha de acordo com suas preferncias e clique em Next...

Nessa nova tela clique em cima da tela do menu que voc quer editar, no meu caso eu tenho o menu com o nome TITLE e tambm o menu PAGE 1...

Explicando...
1 Undo, para desfazer alguma mudana feita no meu. 2 Redo, para refazer uma mudana desfeita no meu. 3 Para adicionar um arquivo do tipo imagem ao menu. 4 Para adicionar mais um texto ao menu (para se usar como nome do dvd, do episodio ou para o que mais voc precisar) 5 Para customizar o background. 6 Para customizar s a musica do background. 7 Para customizar os efeitos do background. (geralmente nem mexo nisso) 8 Serve para nada. (no vejo utilidade nisso nessa maneira que foi feito)

Ns agora j temos o menu, mas precisamos agora personalizar at ficar como queremos, primeiramente clique em DVD-VIDEO GLOBAL MENU SETTINGS para podermos ver mais algumas opes...

Como podem ver a janela de opes tem algumas abas, sendo... GENERAL voc pode modificar as opes de quando o dvd inserido no player e depois que um vdeo reproduzido (j explicado um pouco acima) CHAPTER DISPLAY serve s para o TRACK MENU. ITEM DISPLAY voc pode desativar alguns itens do menu. MOTION MENU voc modifica as opes de movimento do menu. HIGHLIGHT voc modifica a cor dos itens selecionados no menu. OUTPUT...recomendo no mexer nessa. Clique em MOTION MENU...

Essas so as opes de movimento do menu... STILL PICTURE sem motion menu STILL PICTURE AND BACKGROUND AUDIO menu com udio, mas no roda vdeos no fundo do menu. MOTION MENU pode se por vdeos no fundo do menu, mas o menu ficar sem udio MOTION MENU AND BACKGROUND AUDIO menu motion completo podendo usar vdeos no fundo do menu e usar musicas tambm. A opo LOOP MOTION/AUDIO faz com que o menu fique em looping sempre repetindo a musica e vdeo do menu quando eles chegarem ao fim. (recomendo deixar marcada) Na caixa que eu circulei de amarelo fica a opo onde voc define quanto tempo de motion voc quer no menu, por exemplo, se voc colocar 50 e colocar uma msica no menu ela ir tocar por 50 segundos e depois ir comear de novo (ir comear de novo se a caixa LOOP MOTION/AUDIO estiver marcada)

Lembrando que quanto mais tempo voc colocar aqui mais tempo ir demorar pra renderizar o projeto no final. As opes que ficam na caixa inferior so... (lembrando que elas fazem diferena somente se o motion menu estiver ligado) THUMBNAIL PICTURE marcando essa caixa, as JANELINHAS dos vdeos no menu tero movimento. BACKGROUND PICTURE marcando essa caixa, o fundo do menu ter movimento. OTHER PICTURE marcando essa caixa, qualquer outra imagem que voc adicione ao menu e que tenha algum movimento ir ter movimento.

Marque as opes que voc quiser e de OK pra fechar essa janela.

Para customizar o fundo da tela clique em BACKGROUND EDITOR...

Clique em FILE BROWSER para poder procurar em seu pc por uma imagem ou vdeo para ficar no menu, o TDA 4 aceita uma variedade grande de vdeos e imagens que podem ficar no menu. Marque a opo de LOOP (igual como est marcado nessa imagem) caso queira que o vdeo fique se repetindo. Clique na aba BGM AUDIO SELECTION e repita o mesmo procedimento para escolher uma musica para o menu.

Clique em OK quando terminar.

Se no tiver mudado o frame das janelinhas dos vdeos voc pode faz-lo agora clicando em cima de uma delas com o boto direito e escolhendo MENU ITEM SETTINGS como na imagem acima...

Nessa janela clique em FRAME e depois selecione o que mais lhe agradar, de OK quando terminar.

Vamos mudar agora os ttulos dos vdeos, entre em MENU ITEM SETTINGS igual na imagem acima...

Aqui voc pode alterar desde a fonte como varias outras coisas, se for necessrio pode renomear o nome do vdeo por aqui tambm.

Entrando em COLOR voc pode mudar a cor, existem 3 estilos...colocando em COLOR GRADATION por exemplo voc pode colocar duas cores juntas. Veja qual o estilo que mais lhe agrada. Clicando em EFFECTS abre a janela para adicionar efeitos ao nome.

Existem vrios efeitos que podem ser adicionados, alguns como o BLUR em minha opinio so inteis, mas vai de voc testa-los e ver quais lhe agradam.
Dica: sempre ative o efeito BORDER, ele coloca bordas da cor e espessura que voc escolher, isso torna as palavras mais visveis no menu. Existem alguns estilos de bordas diferentes, teste a que voc mais gosta. Dica 2: voc pode salvar os efeitos que mais gostar clicando em SAVE e escolhendo um nome, assim voc poupa tempo em projetos futuros, para importar clique em READ que est no canto inferior esquerdo.

Voltando a tela do menu podemos ver como ficou aps as mudanas que fiz que foram...
Adicionei um frame a uma das janelinhas Adicionei um vdeo no fundo (ele no ficar se movendo enquanto est editando o menu) Mudei a fonte de um dos nomes dos episdios, mudei o estilo de cor para COLOR GRADATION e escolhi as cores branca e preta. Tambm adicionei uma borda azul no estilo SOFT.

Bom mas fazer isso com cada um dos itens seria chato certo? Mas voc pode fazer isso com vrios itens de uma vez.

Clique em EDIT MENU...

Ao clicar em EDITE MENU apareceram varias opes, vou explicar as mais teis e importantes. ADD A TEXT ITEM adiciona um novo item do tipo texto, voc pode edita-lo como qualquer item do menu. ADD A PICTURE ITEM voc pode escolher uma imagem qualquer e coloca-la no menu. CHANGE FONTS FOR ALL MENUS por essa opo voc pode mudar as opes dos itens do tipo texto de todos os menus ao mesmo tempo. CHANGE EFFECTS FOR ALL MENU mude os efeitos dos itens de todos os menus ao mesmo tempo. COPY THE MENU ITEM LAYOUT TO ANOTHER PAGE voc pode copiar o layout de uma das paginas do menu para outra pagina, ganhando tempo por no ter que editar tudo nas outras paginas.

Clicando em CHANGE EFFECTS FOR ALL MENUS e CHANGE FONTS FOR ALL MENUS ao abrir a janela de opes voc pode escolher quais itens do menu sero afetados pela edio, para escolher isso basta clicar no boto ADVANCED que fica na parte de baixo de ambas as janelas. Aqui um exemplo do menu de efeitos com a aba ADVANCED acionada.

Nessa outra prxima imagem vemos que s os BOTES (play all e botes de avanar pelas paginas do menu) iro ser modificados.

A prxima imagem mostra a opo CHANGE FONTS FOR ALL MENUS com a aba ADVANCED acionada.

Ok, depois dessas modificaes adicionei mais cone de texto (pelo boto que j foi mencionado nesse tutorial) e fiz as mudanas de cor e efeitos ao meu gosto...agora depois das modificaes feitas, meu menu ficou assim...

Esse menu esta bem simples feito s pra mostrar no tutorial, mas pode fazer um menu mais bonito e caprichado colocando imagens ou mesmo vdeos no menu, abaixo deixarei imagens de um menu feito por mim anteriormente.

Menu que j estava pronto e foi usado em outro projeto. Aproveito essa imagem para explicar sobre aqueles cones da parte de baixo do menu.
1 Linha da TV, esse cone faz aparecer uma linha (que est sendo mostrada nessa imagem pela outra seta amarela) que mostra a margem da TV, no ultrapasse essa linha ou o menu pode ficar comido na TV. 2 Faz os cones sigam um certo alinhamento na hora de mov-los durante a customizao do menu, uma opo til, mas atrapalha um pouco as vezes. 3 Faz os cones se alinharem com os outros cones ao mov-los, tambm til. 4 Mostra quando os cones se sobre pem no menu.
DICA: Sempre deixe ativado o 1 e 4 por serem muito teis, o 2 e 3 so muito teis tambm embora ache o 3 mais til, mas as vezes eles no deixam voc mover os cones para exatamente onde voc quer, ento ative-os conforme a necessidade

Clicando em SIMULATION voc poder ver como seu menu ficou avanando pelas paginas e como se ele j estivesse gravado em dvd. O menu tocar a musica, mas pra ver o movimento de todo o menu preciso clicar em MOTION e esperar carregar.
DICA: o tempo de carregamento do MOTION determinado pelo tempo que voc colocou l atrs no MOTION MENU, interessante voc voltar naquela opo e diminuir o tempo apenas para testar o seu menu assim o tempo de carregamento ser menor e depois volte l e aumente de novo para poder gravar o seu dvd.

Agora a parte final, clique na aba OUTPUT para ver aparecer as opes de output...

Clique em BROWSE e escolha em qual pasta o programa ir colocar o projeto renderizado e pronto pra gravar.

Clique com o boto direito do mouse em alguma rea do programa e escolha PREVIEW FREQUENCY e depois NO PREVIEW (como na imagem) isso vai tirar o preview do vdeo sendo renderizado e diminui MUITO o tempo para renderizar o menu.

Em TARGET SIZE escolha SINGLE LAYER DVD MEDIA 4.7 GB SIZE, essa opo faz com que o programa sempre faa o seu projeto caber no dvd mesmo q ele tenha ficado maior, no marcar essa opo pode fazer com que seu projeto no caiba no dvd.
DICA: Por experincia prpria eu sei que se pode passar at mesmo uns 300mb a 350mb e ligar a opo de cima que o programa ir fazer caber no dvd sem perda de qualidade na imagem, mas passar mais que isso pode fazer o dvd ficar com uma imagem com qualidade inferior.

Voc pode marcar a opo WRITE TO THE MEDIA DISC AFTER OUTPUT COMPLETION e escolher a velocidade de gravao para fazer com que o programa grave o dvd assim que acabar de renderizar o menu sem necessidade de usar outro programa de gravao.
DICA: Grave seus dvds nas velocidades mais baixas que voc conseguir selecionar (4x, 8x, etc...) pois isso ir impedir de voc gravar dvds que ficam travando na hora de assistir.

Na opo POST OUTPUT TASK voc pode selecionar uma ao para o programa fazer assim que ele terminar todas as tarefas...
NONE = nada SHUTDOWN = desligar o pc STANDBY = nada EXIT THE APPLICATION = sair do programa.

Quando tudo estiver pronto, clique em START OUTPUT e o programa ir comear a renderizar o projeto todo, o tempo para renderizar tudo depende do seu pc e tambm do tanto de vdeos q voc adicionou ao projeto. Quando terminar apenas v at a pasta de sada que voc indicou no programa (a minha D:\CONVERSES\ DVD) e adicione essa pasta no seu programa de gravao favorito e grave em dvd, se voc tiver marcado para o programa gravar sozinho e tiver inserido um disco no drive de gravao o programa vai comear a gravar o dvd sozinho. Pronto com isso vc j sabe como gravar seus dvds usando o TMPGEnc Authoring Works 4 ^^

4 Parte Dicas e explicaes finais


Essa parte do tutorial ir explicar algumas coisas que no foram explicadas antes. Sobre o TRACK MENU... O TRACK MENU um tipo de menu diferente do TOP MENU, se voc adicionar vdeos usando vrios tracks, voc ir ter varias telas no menu, por exemplo, se voc adicionar 10 vdeos em 10 tracks voc ir ter 10 telas no menu. Se for us-lo adicione os vdeos em pouco tracks, se vc quiser apenas duas telas no menu, por exemplo, use 2 tracks e coloque esses vdeos nesses 2 nicos tracks. Sobre o PROXY FILE

As vezes quando voc importa algum vdeo aparece essa janela da imagem acima perguntando se voc quer cirar um proxy file, esse proxy file ser na verdade uma cpia do vdeo que voc est importando, TMPGEnc Authoring Works 4 lhe d a opo de criar essa cpia quando voc importa certos formatos de vdeo dizendo q fazendo esse proxy file ir agilizar na hora de editar o vdeo, mas s na hora de editar.

Minha opinio pessoal q esse procedimento intil e recomendo no faze-lo clicando na opo DO NOT CREAT NOW.

Potrebbero piacerti anche