Sei sulla pagina 1di 2

A Poesia Romntica de Almeida Garret

PROF: ANDR BELM

Frente: 01

Aula: 13

GE020507 (PE/SF/AC/CN)

O Romantismo em Portugal JOO BATISTA ALMEIDA GARRET


Foi a vinda de D. Joo VI e da Famlia real para o Brasil que criou em Portugal o clima em que surgiria o Romantismo. Esta fora mais uma faanha de Napoleo, cujas tropas estavam invadindo Portugal. O quadro europeu estava se transformado com as guerras napolenicas e com o crescimento dos ideais democratizantes A situao em Portugal, agravada pela independncia do Brasil, tornava-se cada vez mais precria. Quando finalmente os franceses so expulsos, os portugueses caem na mo dos ingleses. Tentativas de rebelio contra estes, como a de Gomes Freire de Andrade, em 1817, eram reprimidas com prises e enforcamentos. Em 1820, porm, estoura na cidade do Porto uma revoluo liberal. Vitoriosos, os vintistas (assim se chamava aos burgueses imbudos de ideais liberais e democrticos) convocam assemblias gerais para uma nova constituio. Exigem a volta de D. Joo VI. Proclamam uma ordem social fundada na Carta Magna dos ingleses e nos princpios da Revoluo Francesa. Mas nada disso pde dar certo, pois no tinha havido nenhuma transformao real na vida do povo, que continuava nas mesmas aflies de sempre.

nesse caso, ele subjetivo, porque retrata a realidade parcialmente, como nos versos abaixo:

Este inferno de amar - como eu amo! Quem no ps aqui nalma... quem foi?
Idealizao: Pela extrema valorizao da subjetividade, Garrett descreveu uma realidade deformada. Isso porque, motivado pela fantasia e pela imaginao, tendeu idealizar vrios temas, isto , trat-los no de maneira como so, mas como deveriam ser segundos sua tica pessoal. Assim, vemos em Destino, onde a mulher vista como um ser essencial para a sobrevivncia do poeta: Eu no teu seio divino Vim cumprir o meu destino... Vim, que em ti s viver, S por ti posso morrer... Sentimentalismo: Garrett, como todo poeta romntico, apresenta uma relao com o mundo mediada pela emoo. Diante do tema amoroso, seu tratamento literrio revela grande envolvimento emocional. Certos sentimentos - como saudade, tristeza e desiluso so constantes: como podemos observar em Eu no sei, se me lembra: o passado, A outra vida que dantes vivi Era um sonho talvez... - foi um sonho Em que paz to serena a dormir! Oh! que doce era aquele sonhar... Quem me veio, ai de mim! Despertar? Byronismo: Tendncia da Poesia Romntica relacionada ao poeta ingls Lord Byron. Traduz-se num estilo de vida e numa forma particular de ver o mundo; no caso, um estilo de vida bomia, voltada para o vcio, para os prazeres da bebida, do fumo e do sexo. Sua forma de ver o mundo egocntrica, narcisista, pessimista, angustiada e por vezes satnica. Essa atitude foi amplamente cultivada por Garrett, sobretudo em dois poemas selecionados No te amo e Gozo e Dor. Neles percebemos o spleen, o satanismo e o egotismo. Se estou contente, querida, Com esta imensa ternura De que me enche o teu amor?

O Romantismo portugus fruto, portanto, dessa poca eufrica. Com a reao antidemocrtica, que no demorou, Almeida Garrett (1799 - 1854), poeta e lder da revoluo do Porto, foge para Inglaterra (1823). L, entra em contato com a obra de Shakespeare, que mal conhecia, e se impressiona com a obra romntica de Byron e Walter Scott. Em 1824, Garrett est na Frana onde comea a escrever o primeiro livro romntico da literatura portuguesa: Cames, poema dividido em 10 cantos e escrito em versos decasslabos brancos. Trata-se de uma biografia romntica de Cames publicada em 1825, ano em que se convencionou apontar o incio do romantismo em Portugal. RODRIGUES, Antnio Medina, Romantismo. In: Literatura Portuguesa. So Paulo: tica. 1994.

Traos que relacionam as poesias de Almeida Garrett o Romantismo


Os poemas de Garrett que iremos estudar pertencem ao Romantismo porque apresentam as seguintes caractersticas: Subjetivismo: Garrett trata dos assuntos de uma forma pessoal, de acordo com o que sente. Dizemos que,

Fale conosco www.portalimpacto.com.br

No, ai! No; falta-me a vida, Sucumbe-me a alma ventura, O excesso de gozo dor. 1. Traos particulares das poesias de Almeida Garrett. Partindo de poemas poltico-ideolgicos, comprometidos com o liberalismo, e de obras ainda marcadas pela tradio clssica, como Cames e D. Branca (1820), o poeta atinge a maturidade romntica no gnero lrico apenas no final da carreira, quando j contava com aproximadamente 50 anos. Depois de dois casamentos, Almeida Garrett vive uma nova e profunda paixo, e retoma a poesia lrica, criando suas melhores obras poticas, Flores sem fruto (1845) e Folhas cadas (1853). Nelas, Garrett apresenta uma poesia confessional, marcada por sentimentos nitidamente romnticos: desejo, remorso, sensualismo, sofrimento, saudade etc. A linguagem torna-se s vezes, dramtica e exclamativa, mas simples, popularizada; os versos tornam-se mais melodiosos, os sentimentos mais espontneos. 2. Leituras Selecionadas NO TE AMO No te amo, quero-te: o amar vem dalma. E eu na alma tenho a calma. a calma do jazigo. Ai! No te amo, no! No te amo, quero-te: o amor vida. E a vida - nem sentida A trago eu j comigo. Ai! No te amo, no! Ai! No te amo, no; e s te quero De um querer bruto e fero Que o sangue me devora No chega ao corao. No te amo. s bela; e eu no te amo, bela. Quem ama a aziaga estrela Que lhe reluz na m hora Da sua perdio? E quero-te, e no te amo, que forado, De mau feitio azado Este indigno furor Mas! Oh, no te amo, no! E infame sou, porque te quero; e tanto Que de mim tenho espanto De ti medo e terror... Mas amar... no te amo, no!

ESTE INFERNO DE AMAR Este inferno de amar - como eu amo! Quem no ps aqui nalma... quem foi? Esta chama que alenta e consome, Que a vida - e que a vida destroi Como que veio se atear Quando - ai! Quando se h de apagar? Eu no sei, se me lembra: o passado, A outra vida que dantes vivi Era um sonho talvez... - foi um sonho Em que paz to serena a dormir! Oh! que doce era aquele sonhar... Quem me veio, ai de mim! Despertar? S me lembra que um dia formoso Eu passei... dava o sol tanta luz! E os meus olhos, que vagos giravam, Em seus olhos ardentes o pus. Que fez ela? Eu que fiz? - No o sei; Mas nessa hora a viver comecei... 2

Fale conosco www.portalimpacto.com.br

Potrebbero piacerti anche