Sei sulla pagina 1di 21

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

ESEIG

10. FERROS FUNDIDOS


Definio
Os Ferros Fundidos so ligas Fe-C, com percentagens de Carbono superiores s encontradas nos aos, estando estas normalmente compreendidas entre os 2,8 e 4,5%.

Aplicaes
Estas ligas destinam-se essencialmente ao fabrico de peas obtidas por fuso e vazamento em moldes adequados. Aps arrefecimento, as peas necessitam de operaes de acabamento (corte, rebarbagem e maquinagem).

Francisco J. G. Silva

Ferros Fundidos

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

ESEIG

Propriedades requeridas para fundio


Fusibilidade - Propriedade que os corpos possuem de passar do estado slido ao estado lquido pela aco do calor (temperatura de fuso e quantidade de calor necessrio para a fuso); Fluidez - Propriedade que os materiais podem possuir de se escoarem por canais estreitos; Coeficiente de contraco - Representa a contraco por unidade de volume que as peas sofrem durante o arrefecimento, desde o estado lquido at atingirem a temperatura ambiente; Absoro de gases - Propriedade apresentada pelos materiais de reter gases no seu interior durante a solidificao, pelo facto desta ter incio normalmente na periferia.

Solidificao
Vai depender fundamentalmente da velocidade de arrefecimento e da composio da liga (elementos de liga) .
Segundo o diagrama estvel - Forma-se essencialmente grafite, dando origem aos F. F. Cinzentos; Segundo o diagrama metaestvel - O Carbono combina-se com o Ferro formando a Cementite, dando origem aos F. F. Brancos.

Factores que determinam o tipo de solidificao


As ligas Fe-C solidificam segundo o diagrama metaestvel. Para que a solidificao se d segundo o diagrama estvel, torna-se necessrio proceder adio de elementos grafitizantes. A composio da liga vai ainda influenciar a solubilidade do Carbono no metal lquido, e o intervalo entre as temperaturas do eutctico estvel e metaestvel. Uma velocidade de arrefecimento muito elevada conduz a uma menor difuso dos tomos de Carbono, que dar origem a uma solidificao metaestvel.
Francisco J. G. Silva Ferros Fundidos 2

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

ESEIG

Os F. F. obtidos a partir de matrias muito puras tero tendncia a solidificar segundo o diagrama metaestvel, j que a cristalizao da grafite se inicia superfcie de partculas estranhas. O poder germinador da grafite determinado por :
Composio; Sobreaquecimento; Inoculao.

Inoculao
Consiste na adio, pouco antes do vazamento, de elementos que aumentem o poder germinador do banho para a Grafite (ferro-silcio, silcio, clcio, etc.). O efeito diminui com o tempo, desaparecendo normalmente ao fim de 20 minutos.

Elementos grafitizantes
Os elementos que favorecem a formao de grafite so os seguintes:
Silcio Alumnio Titnio Nquel Cobre

Elementos anti-grafitizantes
Os elementos que favorecem a formao de cementite so os seguintes:

Mangans Molibdnio Crmio Vandio

Francisco J. G. Silva

Ferros Fundidos

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

ESEIG

Influncia dos elementos de liga


Carbono - o mais importante de todos os elementos de liga, e condiciona as propriedades mecnicas dos F. F. em geral, sobretudo a resistncia mecnica.

Ferro Fundido de alto teor em carbono : C > 3.3% Teor mdio em carbono : 3% C 3.3% Baixo teor em carbono : 2.8 C 3%
Silcio - um grafitizante poderoso, embora tenha um efeito endurecedor da ferrite (quando em soluo slida) ele amacia os F. F. porque : Aumenta o teor em carbono livre, deslocando o eutectide para a esquerda; O silcio um ferritizante;

Os F. F. com elevado teor em silcio so macios, pouco resistentes e muito maquinveis.


Fsforo - Facilita a fuso e aumenta a colabilidade. Torna no entanto os F. F. muito duros, frgeis, porosos e de difcil maquinagem, devido ao facto de provocar o aparecimento de esteadite. Enxofre - um poderoso estabilizador de carbonetos, provocando a formao de F. F. Brancos. Promove a formao de incluses intergranulares que tornam as peas frgeis. Baixa a maquinabilidade e torna os F. F. pouco fludos.

Mangans - Neutraliza o efeito do enxofre, levando formao de


incluses poligonais de sulfureto de mangans (SMn) que no afectam as propriedades mecnicas dos F. F.

Francisco J. G. Silva

Ferros Fundidos

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

ESEIG

Classificao dos Ferros Fundidos Lamelares Cinzentos Nodulares No Ligados Tipo americano Brancos (Maleveis) Mesclados Resistentes ao calor e corroso Ligados (Especiais) Resistentes ao desgaste
Esta classificao baseada fundamentalmente no tipo de estrutura e composio qumica.
(Corao negro)

Tipo europeu
(Corao branco)

Ferros Fundidos

FERROS FUNDIDOS CINZENTOS


Os F. F. Cinzentos devem o seu nome cor da sua superfcie de fractura. Caracterizam-se por possurem a maior parte do teor em carbono (>87%) sob a forma de grafite. Para que se forme grafite necessrio que a velocidade de arrefecimento seja lenta, e que tenham sido adicionados elementos de liga que impeam a formao de cementite (principalmente Silcio, e algum Mangans, Enxofre e Fsforo).
Francisco J. G. Silva Ferros Fundidos 5

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

ESEIG

Influncia dos Elementos de Liga Carbono


O teor de Carbono est normalmente compreendido entre 2.8 e 3.6%, podendo no entanto atingir os 4%. Este valor no geralmente ultrapassado por duas razes:
Para percentagens superiores as caractersticas mecnicas dos F.F. diminuem significativamente; A partir da composio eutctica comea a formar-se a grafite primria que pode ser eliminada aps a solidificao.

Quanto maior for a percentagem de grafite, menos tenaz e menos duro ser o F. F., embora apresente boas caractersticas de moldabilidade e maquinabilidade. Dado que o volume ocupado pela grafite maior que o ocupado pela cementite, esta compensa as contraces volmicas provocadas pelo arrefecimento e proporciona boas caractersticas de amortecimento das vibraes.

Silcio
O Silcio o principal elemento grafitizante nos F. F. Cinzentos. Ele ope-se formao de carbonetos de ferro, combinando-se com o ferro segundo a reaco:

Fe3C + Si

Fe3Si + C

originando o aparecimento da grafite, sendo de admitir que a nucleao da grafite feita junto de pequenas partculas de slica (SiO2). A aco grafitizante do silcio depende da temperatura, s tendo lugar acima dos 750C. O silcio desloca ligeiramente para a esquerda os pontos eutctico e eutectide.

Francisco J. G. Silva

Ferros Fundidos

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

ESEIG

Mangans
um elemento anti-grafitizante, devendo o seu teor estar limitado a valores relativamente baixos. A sua percentagem varia entre 0.5 e 1.5%, sendo necessria a sua presena neste tipo de liga devido sua aco dessulfurante. O mangans desloca ligeiramente os pontos eutctico e eutectide para a direita.

Fsforo
O fsforo aumenta a fluidez a quente, baixa a temperatura de fuso e melhora a moldabilidade. Origina tambm a formao de um composto que aumenta a fragilidade a frio. A sua presena nos F.F. est limitada a um mnimo de 0.1% e a um mximo de 1.5%, no ultrapassando em geral os 0.35%.

Enxofre
um elemento anti-grafitizante enrgico. Tem tendncia a combinar-se com o ferro, formando um sulfureto que se deposita nas juntas de gro, diminuindo as caractersticas de resistncia mecnica dos F. F. Cinzentos. A sua percentagem no dever ultrapassar os 0.02% na constituio dos F. F. Cinzentos.

Francisco J. G. Silva

Ferros Fundidos

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

ESEIG

TIPOS DE F. F. CINZENTO E RESPECTIVAS CARACTERSTICAS MECNICAS


Os valores das caractersticas mecnicas variam de acordo com a composio qumica, tamanho do gro e forma das partculas de grafite. Sero mais elevadas para um teor de Silcio na ordem dos 2%, e quando as partculas de grafite forem menores.

Ferros Fundidos Cinzentos Lamelares


Os F. F. Cinzentos possuem uma maior resistncia compresso do que traco, e possuem um comportamento frgil, devido presena de grafite eutctica. Forma de progresso de fendas em F. F. Cinzentos Lamelares (a) e Nodulares (b):

a)

b)

Francisco J. G. Silva

Ferros Fundidos

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

ESEIG

Ferros Fundidos Cinzentos Nodulares (Dcteis)


Neste tipo de F. F. Cinzento, a grafite eutctica aparece sob a forma de pequenas esferas, constituindo ndulos uniformemente distribudos. Esta estrutura obtida pela adio no metal lquido de elementos como o Magnsio e o Csio, que provocam a disperso da grafite, seguida de inoculao de ferro-silcio que evita a formao de cementite, dando origem a uma nova matriz de gro fino, de elevada resistncia ao choque e flexo. A inoculao imprescindvel para que seja obtido um F. F. Graftico. Este tipo de F. F. Cinzento apresenta ainda uma grande ductilidade, excelentes caractersticas de moldabilidade, estanquecidade e maquinabilidade, um elevado mdulo de elasticidade, e boa resistncia ao desgaste e corroso. A quantidade de Magnsio a adicionar liga vai ser funo dos seguintes factores:
Teor em Enxofre (que tambm promove o aparecimento de ferro fundido branco); Temperatura; Massividade das peas; Tempo de vazamento; Rendimento da incorporao de Magnsio.

Dentro deste tipo de F. F. Cinzento, podem ainda ser obtidos diversos tipos de estruturas, tais como:
Perltica ( Cu + Sn + Ni = Elementos perlitizantes)

Esta estrutura obtida no estado bruto de vazamento e, de seguida, feito um tratamento trmico de Normalizao. Com este tratamento vamos garantir uma Resistncia Traco elevada. Aps a normalizao feito um tratamento trmico de relaxao de tenses.

Francisco J. G. Silva

Ferros Fundidos

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

ESEIG

Ferrtica

Para se obter este tipo de estrutura, dever ser mantido um baixo teor de Mangans, um alto teor de Silcio, e eliminados os elementos perlitizantes como o Estanho, Cobre e Nquel. Neste tipo de estrutura preciso efectuar-se um tratamento de ferritizao, que pode ser directa ou indirecta. Na ferritizao directa, os carbonetos ledeburticos so decompostos, permitindo aumentar a ductilidade e a tenacidade.

Accular (Baintica e Martenstica) Neste tipo de estrutura suprimida a transformao eutectide. A Austenite directamente transformada em ferrite ou perlite atravs da adio de elementos de liga tais como o Molibdnio e o Nquel ou pela acelerao do arrefecimento.

Devido s suas caractersticas mecnicas, este tipo de F. F. Cinzento substitui j com grandes vantagens tcnicas e econmicas os aos vazados, e mesmo os forjados.

Ferros Fundidos Dcteis Austemperados (ADI)


Os F. F. Dcteis Austemperados (ADI) possuem o dobro da resistncia traco dos F. F. Nodulares de matriz ferrtica ou perltica, mantendo a ductilidade e aumentando a tenacidade. As propriedades mecnicas deste tipo de F. F. podem ser muito diversas, estando dependentes dos seguintes factores:
Temperatura do tratamento trmico de austmpera; Tempo de durao do tratamento trmico; Composio da liga; Tecnologia utilizada.

Francisco J. G. Silva

Ferros Fundidos

10

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

ESEIG

Processo de obteno
Partindo de um F. F. nodular, procede-se a uma tmpera no domnio baintico a cerca de 350 - 450C. O processo ter que ser auxiliado pela adio de elementos de liga que vo evitar a precipitao de perlite e/ou ferrite durante o arrefecimento de peas com mais de 10mm de espessura. Os elementos que favorecem essa aco so o Cobre, Nquel e Molibdnio, adicionados em teores entre os 0.2 e 0.3%. O silcio desloca as curvas TTT para a direita e retarda a precipitao de carbonetos, fazendo com que a reaco baintica se efectue em duas etapas: 1 - A Austenite d lugar a ferrite baintica sobressaturada e a austenite enriquecida em carbono. 2 - A ferrite baintica sobressaturada d lugar a ferrite e silicocarbonetos, bem como a austenite enriquecida em carbono.

A obteno de Ferros Fundidos com elevada resistncia traco, elevada ductilidade e elevada tenacidade passa pela obteno de bainites superiores, sem carbonetos e com austenite residual rica em carbono e silcio, ou seja, a elevada tenacidade conseguida custa da supresso da 2 parte da reaco baintica.

Francisco J. G. Silva

Ferros Fundidos

11

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

ESEIG

FERROS FUNDIDOS BRANCOS


Devem o seu nome ao facto de apresentarem uma superfcie de fractura esbranquiada. Caracterizam-se por possurem o carbono dissolvido sob a forma de cementite (Fe3C). Alm do ferro e do carbono, estas ligas possuem ainda pequenas percentagens de mangans, silcio, fsforo e enxofre.

Influncia dos elementos de liga Carbono


Este elemento, como constituinte da cementite, o principal responsvel pela elevada dureza (300-500HB) e pela grande resistncia ao desgaste e oxidao deste material. Por este facto, as peas fundidas obtidas em F. F. Branco no podem ser maquinadas a no ser por esmerilamento, o que limita imenso o campo de aplicao deste tipo de material.

Mangans
Este elemento favorece a formao da cementite e elimina o enxofre. Encontra-se neste tipo de liga em teores situados entre os 0.4 e 1.5%.

Silcio
Dado que dificulta a formao de cementite, este elemento prejudicial a este tipo de liga (0.5 a 1.5%).

Francisco J. G. Silva

Ferros Fundidos

12

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

ESEIG

Fsforo
Dada a fraca utilizao destas ligas em fundio, e dado que a aco deste elemento desfavorece vrias propriedades mecnicas, o seu teor nestas ligas no deve ultrapassar os 0.5%.

Enxofre
Sendo um elemento acentuadamente anti-grafitizante, a sua presena fortemente limitada pela existncia do Mangans, no ultrapassando geralmente os 0.30%.

PROPRIEDADES MECNICAS DOS F. F. BRANCOS

Estas ligas resistem melhor compresso do que traco e so muito frgeis e duras. Tm elevada resistncia ao desgaste e possuem ainda elevada resistncia corroso. Os valores tpicos de algumas propriedades mecnicas so os seguintes (valores mdios):
Resistncia traco: 160 MPa Resistncia compresso: 900 MPa Alongamento: 0.5% Dureza: 300-500HB

APLICAES Este tipo de liga utilizado essencialmente como elemento de afinao no fabrico dos aos. Em fundio, estas ligas s so utilizadas para o fabrico de peas em que seja requerida uma grande dureza e resistncia oxidao, e em que no sejam necessrias operaes de acabamento, tais como cilindros de laminadores e grelhas de caldeiras.

Francisco J. G. Silva

Ferros Fundidos

13

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

ESEIG

FERROS FUNDIDOS MALEVEIS


So F. F. Brancos, submetidos a tratamentos trmicos de maleabilizao. Este tipo de tratamento, em funo da tcnica utilizada, pode dar origem a materiais com dois tipos de aspecto na fractura:
Ncleo negro (Americano) Ncleo branco (Europeu)

FERRO FUNDIDO MALEVEL DE NCLEO NEGRO Para a obteno deste tipo de estrutura, as peas em F. F. Branco devero ser submetidas a dois estgios de vrias horas a uma temperatura situada entre os 800 e 1000C,seguidos de arrefecimento lento. Por aco deste tratamento, a cementite decompe-se, dando origem austenite e grafite recozida, a qual se distribui entre os gros formando pequenos ndulos. Esta estrutura apresenta excelentes qualidades de resistncia, maleabilidade e ductilidade (semelhantes s apresentadas pelos aos). o processo mais recente, e o mais utilizado.

FERRO FUNDIDO MALEVEL DE NCLEO BRANCO

Para a obteno deste tipo de estrutura, as peas em F. F. Branco so submetidas a um tratamento de Recozimento, realizado em atmosfera oxidante, originando a eliminao de grande parte do Carbono. A estrutura final obtida em peas delgadas constituda essencialmente por ferrite sem grafite. Em peas mais espessas pode observar-se a existncia de perlite, pequenos ndulos de grafite, e alguns resduos de cementite.
Francisco J. G. Silva Ferros Fundidos 14

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

ESEIG

FERROS FUNDIDOS MESCLADOS


Os F. F. Mesclados so ligas com composio compreendida entre os F. F. Cinzentos e os F. F. Brancos, isto , entre os 87% de grafite dos F. F. Cinzentos e os 100% de cementite dos F. F. Brancos. Este tipo intermdio de estrutura obtido atravs da variao da velocidade de arrefecimento e da percentagem de elementos grafitizantes ou anti-grafitizantes adicionados liga. O aspecto da superfcie de fractura deste material mesclada de pontos cinzentos, numa massa branca. apresenta-se

Estas ligas tm pouca aplicao industrial devido ao facto de ser difcil prever com preciso as suas caractersticas finais.

FERROS FUNDIDOS ESPECIAIS


Os F. F. Especiais so F. F. aos quais so adicionados propositadamente elementos como o Nquel, Crmio, Molibdnio ou outros, em quantidades apreciveis, com o objectivo de melhorarmos significativamente determinadas propriedades. Podero ser considerados F. F. Especiais aqueles que possuam na sua composio um ou mais dos seguintes elementos de liga, em percentagem superior indicada:
Nquel : 0.30% Crmio : 0.20% Cobre : 0.35% Titnio : 0.10% Vandio : 0.10% Molibdnio : 0.10% Alumnio : 0.10% Silcio : 5% Mangans : 1.5%
Francisco J. G. Silva Ferros Fundidos 15

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

ESEIG

Alm de possurem elevada percentagem de elementos de liga, os F. F. Especiais podem ainda ser sujeitos a tratamentos trmicos e qumicos, com vista obteno de determinadas propriedades. O grande interesse na utilizao deste tipo de F. F. reside no facto de serem conseguidas muitas propriedades iguais ou superiores s dos aos, permitindo o seu uso na obteno de peas por fundio. So seguidamente referidos alguns exemplos destas ligas.

Ferros Fundidos Resistentes ao Calor e Corroso

So F. F. em que a percentagem de Silcio varia entre 4 e 10%, o que origina uma distribuio uniforme da grafite, formando uma estrutura fina que assegura uma elevada resistncia penetrao dos gases. No entanto, o silcio quando adicionado em teores superiores a 6% torna o Ferro quebradio pelo que, em casos de exigncia mais elevada, se deve recorrer a adies entre 1.4 e 4% de Crmio associadas a 12 a 14% de Nquel, ou ento introduzir apenas Crmio em teores na ordem dos 28 a 36%. Os F. F. com Cr-Ni denominam-se austenticos e resistem bem a variaes de temperatura at 1000C, sendo amagnticos. So tambm resistentes corroso porque constituem uma estrutura densa e compacta, livre de incluses no metlicas. Estes F. F. aplicam-se geralmente em grelhas e cadinhos de fornos, moldes para a indstria vidreira, cubas, etc.

Ferros Fundidos Resistentes ao Desgaste

Os F. F. resistentes ao desgaste por abraso contm Nquel, Crmio e Molibdnio, o que permite a obteno de uma estrutura muito dura e de alta resistncia (Martensite ou Sorbite).

Francisco J. G. Silva

Ferros Fundidos

16

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

ESEIG

Os F. F. resistentes ao desgaste por choque contm crmio e alumnio e so submetidos a um tratamento termoqumico a 525C numa atmosfera de amonaco. A dureza final obtida da ordem dos 350HB. Estes F. F. aplicam-se em corpos de britadeiras, parafusos de transmisso, bombas, camisas de motores de pesados.

Francisco J. G. Silva

Ferros Fundidos

17

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

ESEIG

ANEXOS:
Tipos de grafite:

Legenda : I - lamelar II - rosetas III - vermicular IV semi-compacta V - compacta VI - esferoidal

Francisco J. G. Silva

Ferros Fundidos

18

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

ESEIG

Microestruturas tpicas
Microestrutura de um ferro fundido cinzento de grafite lamelar com uma matriz constituida por 20% de ferrite e 80% de perlite (x100).

Microestrutura de um ferro fundido nodular de matriz ferrtica (x140).

Ferro fundido malevel de matriz ferrtica ilustrando a forma e distribuio dos ndulos de grafite (ampliao de 200 vezes)

Francisco J. G. Silva

Ferros Fundidos

19

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

ESEIG

Propostas de normas e classes de ferros fundidos dcteis austemperados (ADI Austempered Ductile Iron)

Proposta de normas e classes

Tenso de rotura (MPa)

Tenso de cedncia a 0.2% (MPa)

Alongamento (%)

Dureza (HB ou HRC) ou Choque (sem entalhe)

U.S.A ADI-1 ADI-2 ADI-3 ADI-4 BCIRA (Taust.=375 C) ADI 950/6 (Taust.=350 C) ADI 1050/3 (Taust.=325 C) ADI 1200/1 Georg Fisher (Taust.=380 10C) GF 90 (Taust.=320 10C) GF 120 (Taust.=275 10C) GF 140 (Taust.=235 10C) GF 100 Kymmene (Finlndia) K - 9007 K - 10005 K - 12003 RFA (DIN) GGG 80B GGG 90B GGG 120B GGG 140B GGG 160B 800 900 1200 1400 500 650 950 1200 8 - 15 5 - 12 2-5 1-2 862 1034 1207 1379 586 689 827 965 10 7 4 2

Choque (J) 110 90 60 40

950 1050 1200

697 792 947

6 - 12 3-8 16

850 1200 1400 1000

600 950 1200 -

5 - 12 2-5 1-2 -

900 1000 1200

730 800 1000

7 5 3

Dureza (HB) 280 - 310 300 - 350 380 430

250 - 310 270 - 340 330 - 390 (43 47) HRC (45 50) HRC

Francisco J. G. Silva

Ferros Fundidos

20

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

ESEIG

Propriedades tpicas dos ferros fundidos maleveis


Tipos Corao negro Ferrticos Perlticos

Caractersticas Tenso de rotura traco [N/mm2] Tenso limite convencional de elasticidade a 0.2% [N/mm2] Corte : tenso de rotura [N/mm2] Toro : tenso de rotura [N/mm2] Mdulo de elasticidade [kN/mm2] Mdulo de rigidez [kN/mm2] Coeficiente de Poisson Tenso limite de Fadiga (provete s/entalhe) (provete c/entalhe) Dureza Brinell [HB] Coeficiente de dilatao trmica [x 10-6/K] (at 400C) Condutividade trmica (at 500C) [W/m.K] Capacidade calorfica especfica [J/(kg.K)] Massa volmica [kg/m3] [N/mm2] [N/mm ]
2

Corao branco

340< m <480 170< 0.2 <280 0.9m 0.9m 176 70 0.26 0.45m

300< m <350 m 200 0.9m 0.9m 169 68 0.26 0.45m

450< m <700 250< 0.2 <490 0.9m 0.9m 172 69 0.26 0.45m 0.40m 0.27m 0.24m 150-280 10.0-12.5 38.5-45.2 7300

0.27m 120-230 10.0-12.5 41.9-45.2 460 7400

0.27m 110-150 10.0-12.5 45.6-49.0 500-690 7350

Francisco J. G. Silva

Ferros Fundidos

21

Potrebbero piacerti anche