Sei sulla pagina 1di 23

Fator de composio : COR

Consideraes sobre Cores na WEB

COR: 1. poderoso e atrativo aspecto da nossa experincia no mundo. 2. proporciona uma importante dimenso na comunicao visual: quando bem usada, pode melhorar muito a eficcia da mensagem, quando mal usada pode prejudic-la substancialmente.

Introduo

O efeito do uso de cores em meios de comunicao, como impresso grfica (jornais, revistas, livros, etc.), fotografia, televiso, cinema e aplicaes em computadores, tem sido estudado h vrios anos .
1

Fator de composio : COR


2. Percepo das Cores
2.1 - As Clulas Sensveis do olho humano Newton (1666) : luz branca do sol decomposta com um prisma de cristal em radiaes com larguras variveis. A impresso destas radiaes sobre a retina do olho o que distinguimos como cor. Cor, portanto, a sensao ou o efeito fisiolgico que produz cada um destes elementos dispersos que constituem a luz branca. No olho, as imagens so formadas sobre a retina, numa rea sensvel luz localizada no fundo do olho. Na retina esto localizados dois tipos de clulas fotoreceptoras: os bastonetes e os cones.

Fator de composio : COR


Bastonetes e cones (celulas oculares) percebem as cores. Pequenos msculos possibilitam que o cristalino seja modificado de modo a focalizar sobre a retina a imagem do objeto visualizado. A acomodao e convergncia do cristalino, depende da cor do objeto visualizado, porque as ondas verde, azul e vermelha convergem a diferentes distncias da retina .

2.3 Formao de imagens coloridas na retina

Fator de composio : COR


2.3 Formao de imagens coloridas na retina
As ondas vermelhas (longas) convergem alm da superfcie da retina, as verdes sobre a retina e azuis convergem na parte frontal da retina. Para focalizar objetos :
vermelhos o cristalino deve tornar-se mais convexo, como se o objeto estivesse prximo do observador. azuis, o cristalino fica menos convexo (mais relaxado), como se objeto estivesse distante . O resultado prtico que o olho sofre uma acomodao toda vez que tenta visualizar uma rea de cor diferente; por isto cores muito intensas na interface podem causar fadiga visual.

Fator de composio : COR


3. Efeitos de Contraste de Cores
As cores se diferenciam por trs fatores: matiz (hue), intensidade (ou saturao) e tom (ou tonalidade). pela matiz que as cores so diferenciadas; por exemplo: o amarelo do azul, o verde do violeta, etc. A intensidade a dimenso de fora de uma cor e usada para qualificar os matizes; a pureza relativa de uma escala de cinzas. Em sua intensidade mxima, as cores so ditas puras, e intensidade o que determina os matizes mais claros ou escuros.

O tom a qualidade acromtica e representa o brilho relativo, do claro ao escuro, de uma cor, em relao a uma escala de cinzas que varia do branco ao preto.
Cada cor tem 1 valor relativo de luminescncia que descreve a sensibilidade do olho para cores monocromticas atravs do espectro visvel e assim, o amarelo parece muito mais luminoso que o violeta ou o vermelho (cores escuras).
5

3.2 Crculo cromtico

Cores anlogas = lado a lado Cores complementares = opostas

Cores quentes e frias

Monocromtica = mesma matiz

Fator de composio : COR 3.1 - Contraste


O contraste a base a distino da forma, tamanho, posio, volume e aparncia dos objetos. Considerando a cor, o contraste pode ser obtido atravs de diferenas no matiz (hue) e tonalidade ou iluminao. O efeito de tonalidade relativo a saturao e tonalidade da cor. Sob o efeito de uma mesma luz, o amarelo a cor de maior visibilidade, a mais clara e luminosa. O contraste entre cores pode ser usado para alterar a sensao de tamanho entre objetos. Por exemplo, uma pessoa gorda parece ser mais magra quando veste roupas pretas. Este efeito se deve a um mecanismo da viso que aumenta as diferenas de intensidade entre as cores dos objetos e os faz mais visveis do que realmente so.
10

Fator de composio : COR


Estudos tm demonstrado que os melhores efeitos de contraste so percebidos por diferena de tonalidade. Na converso para tons de cinza, algumas cores assumem a mesma tonalidade e se confundem. Este efeito de contraste importante se utilizado monitor ou impressora monocromticos.

3.1 - Contraste

FIGURA 4 Ordem Crescente de Visibilidade segundo o Contraste entre as Cores.

11

Converso das cores para tons de cinza

12

3.2 - Cores Complementares e Constrastes


So complementares as cores que esto opostas no crculo das cores como, por exemplo, o verde a complementar do vermelho.

Uma cor se intensifica quando justaposta sua complementar, ao branco, preto ou cinza devido ao contraste criado.
Uma cor reduz sua intensidade quando se mistura algo de sua complementar. Cores harmnicas so aquelas que esto prximas na seqncia no crculo das cores como, por exemplo, vermelho, laranja e amarelo, etc. As cores tambm podem ser harmnicas pela combinao em tringulo da roda de cores.

13

Contraste e Harmonia
Harmonia das cores: harmonia das cores opostas ou de contraste: o maior contraste se obtm justapondo cores complementares; a maior superfcie colorida com uma cor quente e a menor com sua cor complementar fria harmonia das cores anlogas ou vizinhas: o emprego de uma cor e uma ou duas vizinhas; por exemplo: laranja e seus vizinhos, vermelho e amarelo; a cor mais clara usada na superfcie maior harmonia monocromtica ou de cor dominante: o uso de uma nica cor, aplicada pura e em vrios tons, claros e escuros Cores Complementares: Vermelho - Ciano (azul piscina) Verde - Magenta (lils) Azul - Amarelo
14

Harmonia das cores


Outra forma de manter a harmonia de cores o uso de uma nica cor, variando-se a intensidade da mesma, ou seja, dosando-se progressivas quantidades de branco ou preto cor pura.

15

4. Efeitos Psicolgicos e Culturais das Cores


A escolha de uma cor para uma comunicao visual eficiente tem critrios tcnicos, como aspectos fisiolgicos do olho e sensibilidade determinada cor, assim como fatores culturais, hbitos, idade, contexto e de outros fatores subjetivos.
Vrios estudos tentam explicar porque determinadas pessoas preferem certas cores e qual o significado das cores em determinadas culturas . A cultura e a religio so os aspectos mais importantes para determinar a preferncia por cores. Para Cristos e Judeus, o branco, o azul e o dourado so cores ditas sagradas enquanto para povos islmicos o verde e o azul brilhante. Um exemplo, foi um fbrica de assentos para vaso sanitrio, que no conseguiu vender assentos da cor verde em pases do Oriente Mdio, como tambm sofreu ataques, pois estaria ofendendo e agredindo o profeta Maom, cuja cor-smbolo o verde.

16

5. Sistemas de Representao de Cores


As cores so representadas de maneira diferente se o dispositivo reflete ou emite luz.
Objetos que no emitem luz refletem uma parte da luz que incide sobre eles e absorvem a outra parte. Sob luz branca, uma lima vista amarela porque reflete a radiao amarela e absorve as demais . Uma folha de papel branca porque reflete todas as radiaes da luz branca e no absorve nenhuma. A sensao da cor relativa e varivel segundo a natureza da fonte luminosa e do objeto. Se uma lima iluminada por uma luz azul, esta se transforma em verde; neste caso a reflexo do amarelo se soma a da luz azul e ambas as cores so refletidas misturadas. Assim, os dispositivos que representam cores seguem o modelo subtrativo quando no emitem luz e aditivos quanto emitem luz.

17

5.1 - Modelo substrativo e Aditivo de cores

Dispositivos que misturam pigmentos coloridos, (impressora, Scanner), seguem o modelo subtrativo cujas cores primrias so: amarelo, magenta e ciano. A mistura de todas as cores produz o preto. Dispositivos baseados na emisso de luz (monitor, data-show) seguem o modelo aditivo, cujas cores primrias so vermelho, verde e azul-violeta. O branco obtido pela mistura de todas as cores.

18

5.2 - Sistemas de Representao de Cor


So modelos aditivos o HSV, o HLS e RGB . Entre os modelo subtrativos, o mais empregado o CMYK.
O sistema RGB o padro de cores na WWW. um sistema cartesiano (x, y, z) onde cada cor primria (Red, Green e Blue) representa um dos eixos do cubo RGB. o modelo usado em TV e monitores. O modelo CMYK formado pelas cores ciano (Cyan), magenta (Magenta), amarelo (Yellow) e preto (blacK). utilizado em dispositivos de impresso. Algumas cores podem ser exibidas nos monitores de vdeo, mas no podem ser impressas, e algumas cores podem ser impressas, mas no exibidas em monitores. Alm disso, existem cores que podem ser vistas pelo olho humano, mas no podem ser produzidas por monitores e impressoras.
19

Kuler.adobe.com

Kuler o um portal para consultar combinaes de cores ou temas, criados por uma comunidade online de designers. Kuler oferece temas cromticos j configurados pelos users e a opo de voc criar um tema, podendo criar em cima de uma paleta de cores ou de uma foto, carregada do seu computador ou internet

20

Kuler.adobe.com

Kuler o um portal para consultar combinaes de cores ou temas, criados por uma comunidade online de designers. Kuler oferece temas cromticos j configurados pelos users e a opo de voc criar um tema, podendo criar em cima de uma paleta de cores ou de uma foto, carregada do seu computador ou internet Excelente fonte de inspirao para fazer estudos de cores.

21

Exerccio:

Utilizando o photoshop e editando duas imagens diferentes para criar uma nova imagem, utilizando as seguintes composies de cores: 1 anloga 1 contrastantes 1 monocromticas 1 de cor quente e 1 de cor fria. Obs: Montar os 5 exerccios em slides(como no exemplo a seguir) com o nome da dupla.
22

Exemplo:

23

Potrebbero piacerti anche