Sei sulla pagina 1di 19

CENTRO DE TECNOLOGIA DE ALEGRETE CTA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

FLAMBAGEM DE COLUNAS

ALISSON COOPER LUANA FERREIRA

Alegrete,9 de janeiro de 2012.

INTRODUO:
- COLUNAS so elementos compridos e esbeltos, sujeitos a fora axial de compresso - FLAMBAGEM: deflexo lateral experimentada por colunas fenmeno que, em geral, conduz a uma falha sbita e dramtica da estrutura ou do mecanismo elementos devem ser projetados com especial ateno a esse tipo de comportamento CARGA CRTICA (PCR) Quando se projeta um elemento, necessrio que ele satisfaa certos requisitos especficos de tenso, flexo e estabilidade. Denomina-se CARGA CRTICA a carga axial mxima que uma coluna ideal pode suportar, quando est no limite da flambagem; qualquer carga adicional provocar flambagem na coluna.

Figura 1

COLUNA IDEAL COM APOIOS DE PINO - Podemos determinar algumas hipteses para a determinao da carga crtica de uma coluna apoiada por pinos: - coluna ideal: - perfeitamente reta antes do carregamento (*) - feita de material homogneo

- carga aplicada atravs do centride da seo transversal (*) - material comporta-se de maneira linear-elstica - deflexo lateral ocorre em um nico plano (*) condies no encontradas na realidade; contudo, a anlise semelhante usada em colunas inicialmente tortas ou aquelas que sofrem aplicao de carga excntrica.

Para coluna ideal, P pode, pela teoria, crescer at falha por escoamento ou fratura - ao se atingir a carga crtica Pcr, contudo, a coluna est no limite da estabilidade ao se aplicar e retirar uma fora F pequena, a coluna permanece defletida!

Figura 2 O fato de a coluna permanecer estvel ou tornar-se instvel quando submetida a carga axial, depende de sua prpria habilidade de restaurao, que por sua vez, baseia-se em sua resistncia a flexo. Quando uma coluna est na posio fletida o momento fletor interno obtido por equilbrio, pelo mtodo das sees. Ento para determinarmos a carga crtica e a forma de flambagem da coluna, teremos que aplicar a equao:

Equao 1

Quando a coluna est na posio fletida tem a seguinte forma

Figura 4 Diagrama de corpo livre de um segmento na posio fletida:

Figura 5

Equao 2 Essa uma equao diferencial ordinria linear homognea de segunda ordem, com coeficientes constantes.

Com

soluo geral:

Equao 3 As duas constantes de integrao so obtidas utilizando condies de contorno nas extremidades da coluna.

Equao 4

Carga crtica (frmula de Euler)

Equao 5

Onde: Pcr= carga axial mxima na coluna, imediatamente antes da flambagem E = mdulo de elasticidade do material I = (menor) momento de inrcia da seo transversal L = comprimento da coluna cujas extremidades esto presas por pinos - carga crtica depende das dimenses da coluna (I e L) e do mdulo de elasticidade do material (E) A forma flambada corresponde definida pela frmula:

Equao 6 A constante C1 representa a deflexo mxima , que ocorre no ponto mdio da coluna. No possvel obter valores especficos para C1, uma vez que a forma defletida exata da coluna desconhecida aps a flambagem. necessrio compreender que o n da frmula, representa o nmero de ondas da forma defletida

Por exemplo, se n=2, ento apareceram duas ondas na forma flambada e a coluna suportar uma carga crtica de 4Pcr imediatamente antes da flambagem. Visto que esse valor quatro vezes a Pcr e a forma defletida instvel, na prtica, essa forma de flambagem no existir.

Podemos representar as caractersticas da deflexo provocada por uma carga na coluna ideal pelo grfico,

Figura 6 O ponto de bifurcao representa o estado de equilbrio neutro, ponto em que a carga crtica age sobre a coluna. Devemos observar que a carga critica independente da resistncia do material, mais exatamente ela depende somente das dimenses da coluna (I e L) e do E do material. Por essa razo, no que diz respeito flambagem elstica, que devemos ter em mente os seguintes conceitos: - capacidade de carga aumenta com o momento de inrcia da seo transversal colunas com sees tubulares so melhores do que as circulares macias idem para colunas com sees de abas largas (perfis W, ou I) e retangulares macias tubos circulares: no h o eixo mais fraco!

- coluna sofrer flambagem em torno do eixo principal da seo transversal de menor momento de inrcia (no caso ao lado, o eixo a-a, mais fraco, e no o eixo b-b).

Figura 7 O resultado que os engenheiros geralmente tentam conseguir um equilbrio mantendo os mesmos momentos de inrcia em todas as direes. Para a finalidade de projeto, a Equao 5 tambm pode ser expressa de uma forma mais til, se expressarmos I=Ar, onde A a rea de seo transversal e r o menor raio de girao da rea da seo transversal. Ficamos com:

Equao 7 Onde:

Colunas com vrios tipos de apoio


Na seo anterior deduzimos a carga de EULER para coluna presa por pino ou livre para girar nas extremidades. Freqentemente as colunas so apoiadas de outras maneiras. Como exemplo, consideremos o caso de uma coluna fixa na base e livre no topo,

Figura 8 Para determinar a carga de flambagem da coluna, seguimos o mesmo procedimento de clculo utilizado para a coluna com pino.

Figura 9 A equao diferencial fica:

Equao 8

Esta equao no homognea devido ao termo no-nulo do lado direito. A soluo consiste tanto em uma soluo complementar como em uma soluo particular,

Equao 9 Utilizando condies de contorno, em x=0, v=0, de modo que

Equao 10 Em x=0, dv/dx=0, de modo que C1=0. A curva de deflexo fica:

Equao 11 E a deflexo no topo da coluna , isto , em x=L, v= necessrio que:

Equao 12 A soluo trivial =0 indica que no ocorre flambagem independente da carga P. em vez disso,

Equao 13

A menor carga critica ocorre quando n=1, portanto:

Equao 14 Comparando essa equao com a (eq. 5), v-se que uma coluna com apoio fixo na base resiste apenas a um quarto da carga crtica que pode ser aplicada a coluna apoiada por pinos na extremidade.

Frmula de EULER: - desenvolvida para colunas cujas extremidades estejam apoiadas por pinos ou livres para girar - comprimento L: distncia sem apoio entre pontos de momento nulo - extenso para outras colunas, desde que se considere e Le, e no L Comprimento Efetivo (Le): distncia entre pontos de momento fletor nulo

Exemplos:
-Coluna com pinos nas extremidades (Le=L) -Coluna com extremidade engastada e livre (Le=2L)

-Coluna duplamente engastada (Le=0,5L)

-Coluna com engaste e pino (Le=0,7L)

Tabela 1

Em vez de especificar o comprimento efetivo da coluna, muitas normas de projeto fornecem frmulas que empregam um coeficiente adimensional comprimento efetivo e definido por:

K, chamado de fator de

Equao 15 A tabela 1 apresenta valores especficos de K, com base nessa generalidade podemos expressar a frmula de EULER como:

Equao 16

conhecido como ndice de esbeltez efetiva da coluna.

A frmula da Secante
Para reduzir a frmula de Euler, pressups que a carga P aplicada sempre atravs do centride da rea da seo transversal e a coluna perfeitamente reta. Mas essas condies so irreais, pois as colunas nunca so perfeitamente retas nem a aplicao da carga conhecida com grande preciso. Ento, na realidade, as colunas no se flambam subitamente; ao contrrio comeam a sofrer flambagem ainda que sempre ligeira imediatamente aps a aplicao da carga. O critrio real para aplicar a carga ficar restrito a uma deflexo especificada da coluna ou a um limite em que a tenso mxima na coluna no exceda a tenso admissvel; - para modelo mais realista, considera-se carga P aplicada a uma distncia excntrica (e) pequena carregamento estaticamente equivalente a carga P + momento M = Pe

Figura 10 - extremidades A e B livres para girar (apoios por pino) - hipteses mantidas deflexes e inclinaes so pequenas material comporta-se de forma linear-elstica plano x-v plano de simetria - momento fletor em seo arbitrria (diagrama de corpo livre)

Figura 11

Utilizando a equao diferencial,

Equao 17 Que resulta:

Equao 18 a equao 18 uma EDO linear no homognea de 2 ordem com coeficientes constantes, e tem uma soluo geral que consiste nas soluo complementar e particular, a saber,

Equao 19 Usando as condies de contorno obteremos: - determinao da curva de deflexo a) v = 0 em x = 0: C2=e b) v = 0 em x = L:

Equao 20 A curva de deflexo pode ser expressa:

Equao 21

Deflexo mxima pela simetria do carregamento, Vmx ocorre em x = L/2, tal que

Equao 22 - se e 0, Vmx 0

, ou seja, haver manuteno de deflexo, sem excentricidade na aplicao de P condio correspondente obteno da carga crtica Pcr(frmula de Euler) assim,

Equao 23 Que o mesmo resultado obtido pela frmula de EULER. Se a equao 22, for montada para um grfico P x deflexo, para diversos valores de excentricidade e, obteremos a famlia das curvas:

Figura 12 existncia de assntota em Pcr, com as curvas tendendo para o caso ideal de e = 0 validade para pequenas deflexes (requisito usual de projeto) e comportamento linearelstico visualizao de comportamento inelstico, qual seja, coluna em que:

limite de proporcionalidade alcanado em A, h decrscimo sbito na capacidade a partir de B relao no linear entre carga e deflexo mxima: princpio da superposio no se aplica! Ou seja, todas as cargas devem ser somadas para depois se calcular a deflexo resultante e no mais se calcular a deflexo total pela aplicao sucessiva das cargas isoladas.

Frmula da Secante
Podemos determinar a tenso mxima na coluna entendendo que ela provocada tanto pela carga axial como pelo momento fletor. O momento fletor mximo ocorre no ponto mdio da coluna e tem a intensidade: - tenso mxima resulta tanto da carga axial quanto do momento fletor - momento fletor mximo x = L/2

Equao 24 - tenso mxima compresso em fibras cncavas internas

Equao 25

Equao 26 FRMULA DA SECANTE TENSO MXIMA (GENERALIZAO)

Equao 27 mx.= tenso elstica mxima (compresso no lado interno cncavo do ponto mdio da coluna); P = carga vertical aplicada coluna (P < P cr, a menos que e = 0);

e = excentricidade da carga P (a partir do eixo neutro da coluna at linha de ao de P); c = distncia do eixo neutro at a fibra da coluna em que ocorre mx. A = rea da seo transversal da coluna KL = L e = comprimento sem apoio da coluna (no caso de apoios por pinos, K = L) E = mdulo de elasticidade do material da coluna r = raio de girao (sendo I calculado em torno do eixo neutro ) relao no linear entre carga e tenso mxima: fator de segurana deve ser aplicado s cargas! As equaes demonstram que no h uma relao linear a carga e a tenso. Por conseqncia, o principio da superposio no aplicvel e, portanto, as cargas tm de ser somadas antes de determinar a tenso. Alem do mais em razo dessa relao no linear, qualquer fator de segurana usado para a finalidade de projeto aplica-se carga, e no a tenso.

Figura 13

PROJETO:

Entenda que Pe a carga que far a coluna desenvolver uma tenso de compresso mxima em suas fibras cncavas internas. Pro sua aplicao excntrica, Pe ser sempre menor que a carga crtica, que determinada pela frmula de EULER, a qual se supe irrealisticamente que a coluna seja carregada axialmente. Uma vez obtido Pe, pode-se aplicar um fator de segurana apropriado para especificar a carga de segurana da coluna

Referencias Bibliogrficas: Resistncia dos Materiais (5. edio), R. C. Hibbeler, Pearson, 2006; Resistncia dos Materiais (4. edio), F. P. Beer et al, McGraw-Hill, 2006; ftp://ftp.demec.ufpr.br/disciplinas/TM232/Prof_Eduardo/Aula_5.pdf ftp://ftp.demec.ufpr.br/disciplinas/TM232/Prof_Eduardo/Aula_6.pdf

Potrebbero piacerti anche