Sei sulla pagina 1di 2

BOLETIM TCNICO

WELDING

Empresa Certificada

ISO 9001

N 7

FRATURAS DE PARAFUSOS DE FLANGE DE MOENDA


A ocorrncia de fraturas de parafusos que fixam os flanges nas camisas de moenda acontecimento frequente na maioria das usinas de acar e lcool. Trata-se de uma situao incmoda, que demanda muitas horas de parada da moenda para correo do problema. O Laboratrio de Ensaios e Anlises de Materiais da Welding recebe constantemente parafusos de flange fraturados, principalmente durante a safra, para realizao de anlise laboratorial. E isto nos permitiu notar que so vrias as no-conformidades que esto relacionadas causa raiz das falhas. Numa seqncia lgica, desde a sua fabricao, listamos os principais problemas relacionados falha destes parafusos: a) Falta de informaes tcnicas no projeto; b) Fabricantes no capacitados; c) Processo de compra deficiente; d) Montagem inadequada; e) Problemas de vedao; f) Problemas operacionais. A falta do cumprimento de algumas destas recomendaes tcnicas tem sido a causa de muitas falhas, como parafusos que no foram tratados termicamente de forma correta e ficaram frgeis (baixo alongamento e resistncia ao impacto), parafusos com acabamento sofrvel e roscas usinadas ao invs de roletadas, que facilitam fraturas por fadiga, etc.

Foto 2: Superfcie tpica de fratura de fadiga, que corresponde grande maioria das fraturas de parafusos de flange.

Foto 1: Parafuso fraturado devido nucleao de trincas em stios de corroso provocados por problemas de vedao.

A fabricao e fornecimento destes parafusos por fornecedores no capacitados - empresas que no detm recursos tecnolgicos suficientes para fabricar os parafusos conforme recomenda a norma - algo que deve ser evitado desde o incio. Para uma empresa participar de uma cotao deveria pelo menos comprovar que pode atender aos requisitos tcnicos de compra. Entretanto, a falha tambm pode ser do comprador, que no est executando corretamente o processo de compra, ou seja, est efetuando a compra apenas usando as informaes que constam do desenho. Para tal situao a Welding recomenda a utilizao da sua Especificao Tcnica de Produto ETP 150-04, que aborda todos os requisitos necessrios para uma boa compra tcnica.

Quanto ao projeto, comum encontrar desenhos de parafusos que mencionam apenas as suas dimenses, tipo de material, classe de resistncia e acabamento. Entretanto, existem informaes que so importantssimas na especificao tcnica destes parafusos. Como exemplo pode-se citar que se devem definir as propriedades de limite de resistncia, escoamento, alongamento e reduo de rea a serem checadas no ensaio de trao, dureza de superfcie e de ncleo, resistncia ao impacto, informar que a rosca obrigatoriamente deve ser feita por roletamento (laminao) e somente aps o tratamento trmico final do parafuso, que o nvel mximo de descarbonetao dos filetes de rosca deve obedecer classe 2/3 H1 da norma ISO 898-1:1998. Alm disso, o acabamento superficial da regio entre a cabea e a rosca deve ser retificado com rugosidade inferior a 2,8 um Ra.

Foto 3: Parafuso sem uso, fabricado com bom acabamento e obedecendo a boas prticas de projeto.

Welding Soldagem e Inspees Ltda. - Sertozinho - SP - Tel.: +55 (16) 3513-8600 - www.welding.com.br

WELDING
o'ring visando uma boa vedao contra a entrada de caldo evitando-se, assim, a corroso -, controle de intensidade de torque (seguir recomendao do projeto), definio da sequncia de aperto com torqueamento escalonado (20%, 50% e finalmente 100%) e sempre alternando a 180. A falta destes cuidados tem sido motivo de fraturas causadas por excesso de aperto (torque acima do recomendado) e fraturas por fadiga com trincas iniciadas em pites de corroso gerados por infiltrao de caldo. Vale destacar que muitas vezes a causa da corroso dos parafusos pode tambm estar associada a problemas na vedao dos mancais, onde, neste caso, pode comprometer tambm a vida til do eixo da moenda.
Foto 4: Parafuso novo, com problemas de acabamento como ausncia de raio de concordncia e marcas de entrada de ferramenta.

Foto 7: Parafuso protegido com pintura epxi e com vedao de silicone, aps 3 safras de uso, em perfeito estado de conservao

Foto 5: Detalhe do mau acabamento de usinagem de um parafuso novo, em regio crtica que deveria estar retificada.

Foto 6: Detalhe de regio onde se percebem trepidaes de usinagem e riscos profundos que podem provocar trincas de fadiga.

No que tange a montagem do parafuso, a falta de informaes tcnicas tambm tem sido motivo de falhas. Uma boa situao de montagem envolve um bom projeto do flange, onde se defina uma discreta inclinao (ngulo de 30') na sua face de contato com a camisa para possibilitar um bom aperto, canal para alojamento de anel

Problemas operacionais da moenda podem ser causa de fraturas destes parafusos. Isto normalmente acontece quando se tem oscilao muito diferenciada entre os mancais, fazendo com que a inclinao do rolo superior permita que o flange tenha contato com a bagaceira, ou mesmo com o rolo inferior, forando os parafusos e facilitando a sua ruptura. Folgas axiais excessivas dos eixos de moenda podem facilitar a quebra destes parafusos por tambm forarem os flanges. A reutilizao dos parafusos aps uma safra de uso um assunto que merece ser discutido, pois alguns fabricantes no a recomendam, justificando que o parafuso no deve ser torqueado mais que uma vez. Entretanto, a Welding no v motivos para tal receio caso o parafuso esteja com sua superfcie em bom estado de conservao, isento de trincas e de outras no-conformidades visuais. Como garantia para reutilizao recomendamos, tambm, que um dos parafusos j usados seja sacrificado para realizao de ensaio de trao, verificando-se se o mesmo no sofreu sobrecarga que o deformasse plasticamente, ou seja, que seu limite de escoamento no foi ultrapassado. Outras recomendaes da Welding so: proteger a regio entre a cabea e a rosca aplicando pintura com primer epxi (ver Foto 7), e aplicar vedao com silicone no actico em cada parafuso, nas regies entre a camisa e flange e entre a cabea sextavada e flange.

Welding Soldagem e Inspees Ltda. - Sertozinho - SP - Tel.: +55 (16) 3513-8600 - www.welding.com.br

Potrebbero piacerti anche