Sei sulla pagina 1di 12

Incio do Projeto 1. Abra o RSLogix 500. 2. Selecione File. 3. New. 4. Selecione MicroLogix 1500 LRP series C. 5.

A captura da tela abaixo deve corresponder com a de seu computador.

Neste exemplo, o nome para esta aplicao TEMP. Na janela TEMP, voc visualiza tudo que estiver associado aplicao. Dentro da pasta Controller, voc visualizar a Configurao da E/S (I/O Configuration). 6. Clique duas vezes em I/O Configuration.

Tela de Configurao de E/S

A tela de configurao de E/S mostra cada um dos slots de E/S dos controladores. Para o controlador MicroLogix 1500, o slot 0 contm a E/S incorporada que parte da unidade base MicroLogix 1500. Os slots 1 at 16 so para os mdulos de expanso Compact I/O (mencionados como E/S local, pois eles so fisicamente conectados ao controlador). Os slots 9 at 16 esto disponveis apenas atravs do uso de um controlador da Srie C com a unidade base da Srie B(1). Para fazer com que o RSLogix 500 leia a E/S local do controlador e configure os slots automaticamente, pressione o boto Read I/O Config. (1) As unidades base da Srie B estaro disponveis no fim de 2001. Entre em contato com seu distribuidor Rockwell Automation local para obter a disponibilidade do produto. DICA Para configurar manualmente a E/S do controlador, simplesmente arraste os mdulos adequados da lista disponvel (janela direita) para o slot adequado esquerda. Observe que voc no pode ter slots abertos e os mdulos devem ser adjacentes de 1 a 16.

Leitura da Configurao de E/S

A prxima tela que aparece um dilogo de comunicao que permite selecionar um caminho de comunicao usando o RSLinx para o controlador MicroLogix. Caso voc tenha conectado a um controlador, o driver de comunicao que voc usou antes ser o driver ativo. Esta tela de dilogo fornece a capacidade de mudar o driver ou realizar um Who Active por uma rede para localizar o controlador MicroLogix especfico. Se o driver e o caminho estiverem corretos, selecione Read I/O Config. E/S Instalada

O RSLogix 500 exibe todos os mdulos de E/S que estiverem conectados ao controlador MicroLogix. Neste exemplo, h um mdulo scanner 1769-SDN no slot 1 e um mdulo de entrada discreta de 16 pontos no slot 2.

Configurao do Mdulo Scanner 1769-SDN Para especificar um mdulo especfico, apenas clique duas vezes no mdulo. Para configurar o scanner neste exemplo, clique duas vezes no mdulo no slot 1. Palavras de Entrada Este o nmero de palavras de entrada que o controlador atribui ao mdulo. As primeiras 66 palavras (0 a 65) so requisitadas pelo scanner para status. As palavras de dados de entrada escrava DeviceNet na palavra 66 do slot. Voc pode ter um mximo de 180 palavras de entrada para os dispositivos escravos DeviceNet (quantidade mxima de slots para as entradas do mdulo scanner 1769-SDN = 246). Palavras de Sada Este o nmero de palavras de sada que o controlador atribui ao mdulo. As primeiras 2 palavras (0 e 1) so requisitadas pelo scanner para status. As palavras de dados de sada escrava DeviceNet na palavra 2 do slot. Voc pode ter um mximo de 180 palavras de sada para os dispositivos escravos DeviceNet (quantidade mxima de slots para as sadas do mdulo scanner SDN = 182).

Alterao da Configurao do 1769-SDN

A alterao (adicionar ou remover) da quantidade dos dados que o controlador atribuiu ao scanner feita na tela de configurao do mdulo de expanso.No RSLogix 500, I/O configuration, abra

o mdulo scanner 1769-SDN e altere as palavras de entrada e sada conforme necessrio. Salve o programa e faa o download no Controlador. CA A reduo do nmero de palavras para entradas ou sadas solicitaro uma alterao na lista de varredura do 1769-SDN que feita usando o RSNetWorx. TE Recomenda-se que voc NO reduza o nmero de palavras atribudas a uma lista de varredura do 1769-SDN quando um sistema estiver em operao. A alterao do nmero de palavras pode causar problemas de endereamento na lateral do controlador e as alteraes feitas no mapeamento na rede DeviceNet. Adicionar palavras a um sistema existente relativamente fcil porque isto no afeta os endereos ou os mapeamentos que j existem. Simplesmente, adicione o nmero de palavras extras que necessrio no mdulo (usando o exemplo acima) e altere a lista de varredura usando o RSNetWorx.

A tela de configurao para o scanner est mostrado acima.

Ignore os Erros de Configurao A seleo (habilitao) desta caixa instrui o mdulo a ignorar a falta de correspondncia do tamanho da E/S. Se ela estiver selecionada e a lista de entrada/sada configurada pelo RSNetWorx (lado da DeviceNet do 1769-SDN) NO corresponde quantidade de dados de E/S atribudos pelo controlador (0 a 180 palavras), o mdulo no criar um erro. Se esta caixa no estiver selecionada, o nmero de palavras dos dados no lado do controlador deve corresponder ao nmero de palavras configurado pelo RSNetWorx. A condio padro no selecionada (registro de um erro na no-correspondncia). Srie/Reviso Principal/Reviso Secundria

Voc precisar destas informaes quando entrar em contato com o Suporte Tcnico da Rockwell Automation. (telefone 11 3618-8800) O controlador MicroLogix 1500 1764-LRP e o mdulo scanner 1769-SDN tambm suporta a mensagem do backplane. Este novo nvel de funcionalidade permite que o controlador leia (obtenha) ou escreva (configure) os dados para outros dispositivos na DeviceNet.

Upload/Download de Programas Antes de fazer o upload/download atravs do scanner, certifique-se de que o mdulo est adequadamente instalado no sistema e de que h um terminador na terminao do barramento de expanso Compact I/O. Para executar o upload/download de um programa usando o RSLogix 500, selecione Comms. A partir do menu drop-down, selecione System Comms.

Selecionar Comunicao do Sistema (System Comms) criar uma tela similar ao exemplo abaixo.

Neste exemplo, a interface DeviceNet um mdulo 1770-KFD. A seleo do driver 1770-KFD mostrar os dispositivos na rede DeviceNet.

Passos Configurar uma Rede DeviceNet 1) Iniciando RSNetWorkx for DeviceNet a seguinte tela abrir

Configurao dos Dispositivos de E/S


As informaes nesta seo enfatizar a configurao e os parmetros que voc pode alterar o uso do RSNetWorx. A tela a seguir mostra como uma rede DeviceNet mostrada dentro do RSNetWorx. Conforme voc pode ver, o n um um scanner 1769-SDN. Para visualizar ou modificar os parmetros do scanner, clique duas vezes no scanner.

Abre a tela acima e no Scanlist transporte todos os componente para a direita. Em seguida na aba Input e Output Verifique os endereos que sero usados no programa.

Potrebbero piacerti anche