Sei sulla pagina 1di 3

A lingustica aplicada ao mbito escolar Recentemente, gerou uma grande celeuma a divulgao do contedo dos novos materiais didticos

que foram distribudos a mais de 4 mil alunos em todo o pas. Em diversos seguimentos sociais houve debates em torno do tema, principalmente ao que tange os erros de portugus contidos nos livros. Para iniciar esta anlise, deve-se aclarar que os erros de portugus referidos na matria so, em realidade, inadequaes ao uso formal da lngua. No entanto, sob a ptica da lingustica, a ocorrncia de estruturas que fogem a norma culta so perfeitamente possveis. Perini (2005) em Sofrendo a gramtica, aborda o conhecimento implcito que todo o nativo possui de sua lngua, independentemente, dos conhecimento da gramtica normativa. Dessa forma, tenta esclarecer que todos possuem habilidade para reconhecer as estruturas lingusticas possveis e escolher a mais adequada para que se estabelea a comunicao. Contudo, esses aspectos no podem ser tomados como base para que professores deixem de ensinar a normal culta, pois um dos preceitos da lingustica moderna diz respeito adequao do registro de fala. Ora, se a escola ainda se constitui como um ambiente formal, injustificvel desviar-se do ensino normativo de gramtica. O aluno no est na escola para aprender lingustica aplicada ao ensino da lngua portuguesa, portanto, o ensino terico da cincia da linguagem no contribui para o objetivo principal que o estabelecimento da comunicao, adequando aos diversos lugares e registros de fala. Ensinar aos alunos que o idioma admite outras variantes que no a tradicional valido, desde que o foco no seja perdido. Caso contrrio, corre-se o risco de fracassar em ambas as frentes, pois agindo dessa forma no garantiremos o ensino da norma culta e, tampouco lograremos a diminuio do preconceito lingustico, haja visto a repercusso negativa que alcanou o lanamento do material didtico acima referido. A importncia da lingustica, no entanto, inegvel por se tratar de disciplina basilar aos professores e profissionais que lidam com idioma, processos de comunicao, etc., pois essa se encarrega de analisar os fenmenos inerentes a linguagem verbal, oral e escrita.

Assim, diversas so as aplicabilidades dos conceitos lingusticos em carreiras que vo desde a publicidade e propaganda at psicologia. Sendo assim, para obter xito em sua profisso um publicitrio, inevitavelmente, dever saber como abordar o pblico ao qual pretende persuadir e isso inclui o tipo de linguagem escolhida, o formato, o registro, entre outros. Psiclogos podem utilizar-se da analise discursivo, dos conceito do dito e do no-dito para eleger os melhores caminhos na terapia dispensada aos seus pacientes. Da mesma forma, retornando ao campo educacional, que objetivo principal deste trabalho, o professor pode usar os conhecimentos que esta cincia oferece para desenvolver a capacidade comunicativa dos alunos. Poder-se-ia abordar a produo de textos nos mais diferentes registros: introduzindo o tema com uma linguagem literria, Machado de Assis por exemplo, e logo conduzir os alunos a produo textual, estimulando o desenvolvimento de uma linguagem realista. Da mesma, possvel trabalhar encima de linguagem moderna, rap, msicas populares e realizar intertextualidades entre diversos textos. Trabalhar com esses elementos em classe, seguramente, contribui de forma efetiva no desenvolvimento lingustico do aluno, sem que haja a necessidade de ensinar as diversas variantes de forma estrutural. Tais ensinamentos, tornam-se enfadonhos aos alunos que rapidamente perdem o interesse. No lugar disso, prefervel trabalhar Vidas Secas de Graciliano Ramos e explorar a linguagem peculiar que h neste texto, compar-la ao tipo de variante que o prprio aluno utiliza e traar o paralelo com pessoas oriundas do nordeste brasileiro. Seguramente, tais abordagens contribuiriam imensamente para formao do aluno que j traz consigo habilidades inatas de adaptao lingustica, tornando desnecessria a anlise sobre temas que no pertencem ao meio escolar. No precisa conhecer o processo fisiolgico da viso para enxergar. No entanto, possvel ensinar os diferentes ngulos existentes para que se aprecie ao mximo uma paisagem. Do ponto de vista lingustico, portanto, os livros didticos aqui citados trazem realidades e possibilidades gramaticais compatveis com o uso corrente da lngua. No h erro nisso. No entanto, a contribuio efetiva dessa informao para os alunos plenamente discutvel. Do mesmo modo, deve-se analisar o ensino da gramtica criteriosamente, para que no seja passada a falsa impresso que a lngua culta sinnimo de lngua. A gramtica normativa parte de um universo muito mais complexo e rico que possibilita o uso forma, informal, potico, informativo, coloquial, entre outros.

REFERNCIAS PERINI, Mario A. Sofrendo a Gramtica. So Paulo: tica, 2005. ORLANDI, Eni Pulcinelli. O que lingustica? So Paulo: Brasiliense, 1999. RAMANZINI, Haroldo. So Paulo: cone, 1990 ROGRIO, Marco. Polmica do material didtico: especialista afirma que tem "pena" de Haddad. Disponvel em http://www.afolha.com.br/noticias.php?noticia=2603. Acessado em 25/06/2011.

Potrebbero piacerti anche