Sei sulla pagina 1di 4

Displasia Coxo-Femoral

A displasia determinada a partir de uma combinao de genes no organismo dos animais, caracterizando a doena como uma patologia, ou seja, determinada por mais de um par de genes. Alm disso, a doena agrava-se por influncia de fatores externos, e uma vez desenvolvendo-se a doena est no volta a regredir. Caractersticas da doena A displasia uma doena influenciada por fatores genticos, geralmente transmitida de maneira hereditria, isso , os pais possuem a doena, os filhos tambm possuram, e quanto maior o nmero de ascendentes afetados um filhote tiver, maior sero as chances do mesmo manifestar a displasia. E determinada por fatores de manejo e do meio ambiente. Mais comum em ces de grande porte e de crescimento rpido, mas ainda que em mnima quantidade pode atingir tambm ces que apresentam menores taxas de crescimento, ou seja, o rpido crescimento do esqueleto quando no acompanhado pelo crescimento da musculatura plvica favorece a ocorrncia de displasia. Atinge na mesma freqncia machos e fmeas. uma patologia que altera a conexo entre a cabea do fmur e o acetbulo (estrutura que liga a pelvis ao fmur). Esta acomete uma ou ambas articulaes, normalmente atinge as duas articulaes. Raas mais acometidas: Pastor Alemo, Rottweiler, Weimaraner, Golden Retriever, Retriever do Labrador, Fila Brasileiro entre outras raas. Sinais clnicos Geralmente aparece a partir dos 4-6 meses, indo d uma manqueira discreta at s vezes a total incapacidade locomotiva. Os sintomas so variados, basicamente uma dificuldade em caminhar, crepitaes (estalos) nas juntas e sinais de dor que passam a ser constante. O co inicia-se mancando de alguma pata traseira, sente dor ao andar e s vezes chora e at mesmo arrasta-se, dependendo da gravidade do quadro o animal pode at parar de movimentar as patas traseiras. Os sintomas baseiam-se no apenas na dor, como tambm na claudicao, dificuldade de locomoo, atrofia muscular, mobilidade alterada (excessiva ou diminuda) e crepitao (estalos) ao exame clnico da articulao. Existem ces que so apenas portadores da displasia, no apresentam dor, estes apenas so diagnosticados atravs do exame radiogrfico. A displasia desencadeada pela hereditariedade, por fatores ambientais (piso liso), a raa do animal (geralmente ces de grande porte). H ces que so assintomticos, ou seja, no apresentam sinais clnicos, isso acontece por que as alteraes sseas desaparecem com a maturidade esqueltica. Portanto os ces com uma idade mais avanada acabam se encaixando num quadro clnico diferente, onde as pequenas alteraes, aparentemente sintomticas, evoluram para uma doena articular degenerativa crnica, e o animal manifesta dor, levanta-se com dificuldade, evitar caminhar e brincar torna-se triste, com o seu humor e temperamento mudados.

Diagnstico Para diagnosticar a doena usa-se o exame radiogrfico (Raio-X), que o nico mtodo seguro, este s pode ser realizado com ces a partir de 1 ano de idade, pois as alteraes sseas decorrentes da displasia progridem com a idade, portanto recomenda-se o raio-x aps 12 meses de idade em ces de pequeno porte e com 18 meses em ces de grande porte. O laudo oficial emitido pelo Colgio Brasileiro de Radiologia Veterinria (CBRV). H alguns pr-requisitos para a emisso do laudo: Uma cpia autenticada da tarjeta ou do pedigree; Um termo de responsabilidade do mdico veterinrio; Um termo de responsabilidade do proprietrio; A radiografia das articulaes coxo-femorais conforme as normas do CBRV. No exame o co dever estar em jejum de 8 horas, receber um sedativo para relaxar a musculatura. O exame no aconselhvel em gestantes, pois os filhotes podem ser prejudicados e nem para as cadelas que forem mes h menos de 30 dias, pois a sua ossatura no voltou ao normal. Classificao / Categorias H vrios graus de displasia (leve a grave). Categorias da displasia A = HD B = HD +/C = HD + D = HD ++ E = HD +++ Situao apresentada Animal sem sinais de displasia. Animal com articulaes coxo-femorais prximas do normal. Displasia coxo-femoral leve. Displasia coxo-femoral moderada. Displasia coxo-femoral severa.

Filhotes com ancestrais com displasia HD ++ e HD +++ ou Rottweilers de mais de um ano de idade com laudo indicando portarem o mal no devem ser adquiridos. Ao comprar um Rottweiler, verifique os laudos dos pais e avs do filhote com menos de um ano de idade. Alguns canis j vendem filhotes com trs ou quatro geraes controladas quanto displasia. Tratamento A displasia no tem cura, pois se ela no for evitada, uma vez adquirida, ela no regride. Alguns tratamentos:

Fisioterapia: consiste em exerccios para fortalecer a musculatura, aumentando a


sustentao do quadril, os mtodos mais indicados so a natao e as caminhada na areia (esforo). Tratamento aloptico: dispe de drogas base de vitaminas a aminocidos para melhorar a rea afetada. No h contra indicao e pode ser administrado por toda a vida animal. Os antiinflamatrios tambm so usados e por serem a base de corticodes no tratam, apenas diminuem a dor. Tratamento homeoptico: o melhor e o mais seguro, pois o remdio dado no para displasia e sim para seus sintomas. No h contra indicao e posologia (dose) feita de acordo com o estado de vida do animal. Cirurgia: consiste na cefalectomia (retirada da cabea do fmur), que acaba com o atrito que causa as dores. Controle para evitar o agravamento da doena Evitar a obesidade, no caso de ces obesos, reduzir a ingesto de calorias para haver um controle de peso; Controle a rao para qualquer indivduo em geral; No dar comida vontade ao filhote, pois acelera o crescimento, facilitando o aparecimento da doena; Os filhotes podem se exercitar a partir dos 3 meses, de forma moderada (a natao, caminhadas leves, para desenvolver a musculatura plvica); Os exerccios pesados (como deixar o co correr ao lado da bicicleta, ou de outros veculos) devem ser evitados, pois podem provocar no apenas a displasia como artroses; Proporcionar um ambiente sempre favorvel ao animal, no deixar o animal em pisos lisos; Filhotes recm-nascidos devem permanecer sobre uma superfcie spera, para evitar escorreges que forcem a articulao.

Controle gentico No se deve cruzar ces com combinao de genes aptos para causar a doena. Ces com pais portadores de displasia tero maior probabilidade de desenvolver a doena, mas esta doena tambm pode surgir em filhotes de pais livres de displasia. O melhor mtodo de controle a seleo de animais para o cruzamento, cabe aos criadores um controle radiogrfico, evitando dessa forma o cruzamento de animais displsicos. Na compra de um filhote, exija o laudo radiogrfico da displasia do pai e da me, um dos dois deve ser isento da doena, pois isso dar mais segurana, e a chance de adquirir um filhote displsico ser menor, mas no nula.

Roberta Todisco Genaro robertagenaro@terra.com.br

Potrebbero piacerti anche