Sei sulla pagina 1di 2

DICAS PARA AS PROVAS DE INFORMTICA DA VUNESP INFORMTICA - CONCURSO PBLICO - PROVA

Prezados blogueiros e concurseiros. com grande alegria e responsabilidade que compartilho um pouco sobre os principais tpicos que podero ser abordados nas provas de informtica de VUNESP. Esse trabalho a ser compartilhado advm de estudo e tendncia das ltimas provas, ento aproveitem!

A ORGANIZADORA: VUNESP A Vunesp apresenta sempre questes objetivas e geralmente simples. Na disciplina de informtica essa regra a mesma, ou seja, no devem surgir questes polmicas ou duvidosas, basta uma leitura cautelosa e centrada na questo para no ser surpreendido. As provas de informtica da VUNESP no assustam, so simples e os candidatos devem faz-las de forma tranquila, claro que precisam estudar.

QUANTO AOS ITENS A SEREM COBRADOS Uso de Correio eletrnico: O candidato dever atentar para os itens de anexao de mensagens, em especial quando respondemos ou encaminhamos a mensagem. O uso dos protocolos POP (recebe mensagens eletrnicas de um servidor de email) e SMTP (envia mensagens eletrnicas de seu gerenciador de email para um servidor de email) geralmente so cobrados, ento eles devem ser lembrados e conhecidos. Uso do Excel: Independente da verso do Excel XP ou 2007, as questes sobre planilha de clculo versam sobre frmulas e funes. Os candidatos devem atentar sobre a correta construo de uma frmula ou funo, alm de conhecer as principais funes. Citamos como exemplo: MAIOR/MENOR, MXIMO/MNIMO, MDIA, alm de HOJE() e AGORA(). Uma tima dica lembrar das principais extenses dos arquivos do Excel: XLS (Excel XP) e XLSX (Excel 2007). Conhecer bem os cones apresentados na barra de ferramentas, barra de menu e barra de formatao do Excel pode facilitar as respostas de questes que frisarem esse ponto.

Uso do Power Point: O Power Point um aplicativo para desenvolvimento de apresentaes. Uma dica boa entender bem suas extenses, ou seja, maneiras que podemos gravar uma apresentao para uso futuro, por exemplo: existe a possibilidade de se gravar uma apresentao para uso sem que o aplicativo esteja na mquina destino. Muita ateno para o novo padro de extenso de arquivo para o Power Point 2007, que PPTX. Uso do Word: Mais uma vez o Word est presente para assustar nossos concurseiros. Pois bem, temos que desmistificar esse processador de texto. O que precisamos saber bem so as teclas de atalho, tais como CTRL+C, CTRL+V, CTRL+X, CTRL+P, CTRL+B etc. Conhecer bem os cones apresentados na barra de ferramentas, barra de menu e barra de formatao do Word pode facilitar as respostas de questes que frisarem esse ponto, por isso, o uso do Word aconselhvel para realizar uma boa prova. Uso do Sistema Operacional Windows: Muitas mudanas ocorreram do Windows XP para o Windows (VISTA) 7. A interface grfica a parte visvel para o usurio (essa interface chamada de AERO). As teclas de funcionalidade do sistema operacional devem ser memorizadas, claro! O uso de ferramentas como BACKUP, DESFRAGMENTADOR E LIMPEZA DE DISCO so itens sempre cobrados, os quais precisam ser lembrados na hora da prova. No Windows 7 ainda h, exclusivamente, o BITLOCKER (criptografia da memria) e o READ BOOST (acelerador do Sistema Operacional Windows VISTA/7 pelo flash memory, normalmente pelo Pendrive). Uso da tecnologia Internet: Os conceitos de Internet e Intranet esto em moda nas provas de concursos pblicos. Acredito que o candidato deve se preocupar especialmente com conceitos de LINKS, STIOS E PGINAS, alm dos conceitos de segurana e criptografia. Saber as diferenas entre HTTP (navegao sem criptografia em pginas WEB) e HTTPS (navegao com criptografia em pginas WEB) pode ser um ponto de prova. E mais uma coisa, no esquea do conceito de URL (endereo vlido de internet, composto sempre de protocolo e domnio).

Potrebbero piacerti anche