Sei sulla pagina 1di 5

Objectivos de Filosofia para o teste de 04-12-2008

1- Distino entre discurso argumentativo e demonstrativo.


Argumentar fornecer argumentos, ou seja, razes a favor ou contra uma determinada tese. A prova demonstrativa diz respeito verdade de uma concluso ou, pelo menos, sua relao necessria com as premissas. Enquanto um sistema dedutivo se apresenta como isolado de todo o contexto, uma argumentao necessariamente situada. Demonstrao Argumentao

Visa mostrar a relao necessria entre a Visa provocar a adeso do auditrio; concluso e as premissas; do domnio da evidncia, da necessidade, do constringente; Caracteriza-se pela univocidade prpria da lgica e das suas regras; Permite uma nica interpretao pela pobreza da linguagem formal; Reduz-se a um clculo lgico-formal; do domnio do verosmil, do plausvel, do prefervel, do provvel; Caracteriza-se pela equivocidade prpria da linguagem natural; Permite uma pluralidade de interpretaes pela riquea da linguagem natural; Apresenta razes a favor ou contra uma determinada tese;

independente da matria ou contedo; dependente da matria ou contedo; impessoal ao nvel da prova: a validade no depende em nada da opinio; isolada de todo o contexto; dominada pela autoridade lgica; independente do orador e do auditrio. Demonstrao (Exemplos) Se 2+2=4, ento 4-2=. Ora, 2+2=4. Logo, 4-2=2. Ou o tringulo tem trs ngulos, ou o tringulo no tem trs ngulos. Ora, no verdade que o tringulo no tem trs ngulos. Logo o tringulo tem trs ngulos. pessoal, pois dirige-se a indivduos em relao aos quais se esfora por obter adeso; contextualizada; dominada pela intersubjectividade; dependente do orador e do auditrio. Argumentao (Exemplos) Ou o ser humano totalmente livre, ou totalmente determinado. O ser humano no totalmente livre. Logo, totalmente determinado. Se Deus existe, a alma humana imortal. Ora Deus existe. Logo, a alma humana imortal.

2- Relao entre convencer e persuadir.


O conceito de persuadir, est relacionado com o convencer, no entanto, o discurso persuasivo no obedece a critrios de transparncia e reciprocidade. Isto , tem como objectivo induzir ou levar os interlocutores a acreditar em alguma coisa ou a fazer alguma coisa. Trata-se do acto de manipular smbolos para provocar mudana nos comportamentos, daqueles que interpretam esses smbolos. Os trs elementos principais da persuaso so: y A inteno consciente por parte do emissor para manipular o(s) receptor(s). y Transmisso de uma determinada mensagem. y Influncia nas atitudes e comportamentos. Ex.: Discurso poltico e publicitrio. Deste modo, persuadir o objectivo do discurso dirigido a um auditrio particular enquanto que o convencer o objectivo do discurso dirigido a um auditrio universal. Assim, persuade-se um auditrio particular, tendo em conta a sua especialidade afectiva, valorativa, etc.; e convence-se um auditrio universal a partir de argumentos racionais que so universalizveis. 3- Relacionar Ethos, Pathos e Logos. No contexto da retrica, o Ethos refere-se ao carcter do orador, que se for considerado uma pessoa ntegra, honesta e responsvel, conquista mais facilmente a confiana do pblico. Quando o pblico pressupe que o orador uma pessoa leal, sria e credvel, est mais predisposto a aceitar o que dito. uma tcnica retrica que no tem obrigatoriamente a ver com a forma de ser real da pessoa. O Pathos significa paixo, sofrimento, ser afectado. Na retrica, pathos referese s emoes despertadas no auditrio, que constituem um elemento determinado na recepo da mensagem. Dado que a reaco do pblico diferente conforme passa os estados de calma ou ira, alegria ou tristeza, amor ou dio, piedade ou irritao, o orador deve desenvolver a tcnica de despertar sentimentos. Neste contexto, refere-se quilo que dito, ao discurso argumentativo, isto , aos argumentos que o orador utiliza na defesa das suas opinies. esta a dimenso que Aristteles mais desenvolve evidenciando as principais tcnicas a ter em conta na retrica. Estes tipos de provas tem todos o mesmo objectivo: Influenciar e convencer o ouvinte, por isso mesmo, podemos dizer que esto todas relacionadas.

4- Distino entre falcias informais e formais.


Falcias formais so aquelas que cumprem as regras lgicas (silogismo categrico). Por sua vez, as falcias informais so argumentos invlidos, aparentemente vlidos, cuja invalidade no resulta de uma deficincia lgica mas sim do contedo do argumento, da sua matria, depende, portanto, da linguagem natural comum (contedo/matria). 5- Aplicao das falcias informais em argumentos. (Ficha)

6- Aplicao das falcias informais em texto.


(Ficha)

7 Os tipos de argumentos: analogia, induo, silogismo e entimema.


Entimema um silogismo ao qual falta uma das premissas, geralmente a menor, ou ento as duas. Por vezes, falta a concluso. Trata-se, portanto, de um argumento incompleto: Parte dele fica subentendida, muitas vezes porque se admite que essas posies so do conhecimento do auditrio. Ex: Sou homem. Logo sou mortal. (Falta a premissa maior: Todo o homem mortal.) Todo o texto subversivo. Logo, todo o poema subversivo. (Falta a premissa menor. Todo o poema um texto.) Todos os homens voam. Joo um homem. (Falta a concluso: Joo voa). Induo O raciocnio indutivo pode ser divido em dois tipos: a generalizao e a previso. A induo como generalizao consiste num argumento cuja concluso mais geral que as premissas, e cuja validade no advm da sua forma lgica, mas sim do seu contedo. Assim, uma generalizao vlida se cumprir 2 requisitos: - Se partir de casos particulares representativos; - Se no existirem contra-exemplos. Ex: Algumas galinhas tm penas, Logo todas as galinhas tm penas. Ex: Os alunos da minha escola gostam de praticar desporto, logo todos os alunos do meu pas gostam de praticar desporto. Ao nvel da induo, podemos falar ainda da previso. A induo como previso pode ser definida como argumento que baseando-se em casos passados antev casos no observados presentes ou futuros. A sua validade est dependente da probabilidade de a concluso corresponder ou no realidade. Este o tipo de argumento usado pelas cincias. Ex: Todos os corpos que observmos hoje so atrados pelo respectivo centro de gravidade. Por conseguinte, todos os corpos que doravante observamos sero atrados pelo respectivo centro de gravidade. Trata-se de uma previso vlida, na medida em que provvel que a concluso corresponda realidade. Analogia Consiste, partindo de certas semelhanas ou relaes entre dois objectos ou duas realidades em encontrar novas semelhanas ou relaes. Ex: As casas bonitas e bem construdas tm de ter criadores: autores e construtores inteligentes. O mundo como uma casa bonita e bem construda. Logo, o mundo tem tambm de ter um criador: um autor e arquitecto Deus.

Autoridade Embora seja a maior parte das vezes falacioso, sobretudo em filosofia, pode ser definido do seguinte modo: o argumento que se apoia na opinio de um especialista para fazer valer a sua concluso. Para o argumento ser vlido deve cumprir quatro requisitos: y O especialista usado deve ser um perito no tema em questo; y No pode existir controvrsia entre especialistas do tema em questo; y O especialista invocado no pode ter interesses pessoais no tema em causa; y O argumento no pode ser mais fraco do que outro argumento contrrio. Ex: Newton disse que dois corpos se atraem na razo directa das suas massas e na razo inversa do quadrado da distncia entre eles. Logo, dois corpos atraem-se na razo directa das suas massas e na razo inversa do quadrado da distncia entre eles. Silogismo um raciocnio formado por 3 proposies, de tal maneira, que sendo dadas as duas primeiras (as premissas), se segue necessariamente a terceira (a concluso).

8- Oposio Sofistas/Filsofos (Scrates e Plato).


A retrica, como arte de convencer e persuadir, tem as suas origens na Antiguidade, devendo aos sofistas a sua proliferao. Professore itinerantes que se dedicavam ao ensino dos jovens cidados, os sofistas dominavam a arte de persuadir pela palavra. Eram dotados de habilidade lingustica e de estilo eloquente e surpreendiam pela sua vasta sabedoria e pelos seus discursos expressivos. O seu ensino proporcionava aos cidados da Grcia antiga os meios e as tcnicas necessrios insero e participao na vida poltica. Os sofistas do conta que o uso da palavra, tendo em vista convencer e seduzir os ouvistes, mais eficaz do que o contedo do prprio discurso. Por outro lado, o contacto com diferentes culturas faziam-nos acreditar e defender que a verdade dos discursos a verdade que serve ao homem (concreto); uma verdade relativa, feita medida das necessidades e circunstncias de cada um. O homem a medida de todas as coisas dizia o sofista Protgoras. Ao afirmar o relativismo da verdade, os sofistas inauguraram uma longa batalha contra Scrates, Plato e seus discpulos. Por oposio ou nome filsofo, amigo do saber, o termo sofista (que originariamente significa sbio) passa a estar associado ao falso saber, o sofista aquele que detm uma sabedoria aparente, que faz uso do raciocnio falacioso. Se, para o sofista, a retrica era arte de bem falar ou tcnica de persuadir para ganhar dado auditrio a favor de determinada opinio, para os filsofos como Scrates e o seu discpulo Plato a argumentao s pode servir a busca da verdade. Uma boa argumentao aquela que serve o filsofo na busca da verdade. Com Aristteles, a retrica torna-se um saber entre outros, uma disciplina que no faz uso do mesmo tipo de provas que as cincias tericas, e que se ocupa do que verosmil. Ao distinguir os domnios das retricas, da moral e da verdade, Aristteles pde libertar a retrica da m+a reputao que a ligava a sofistica. Come feito, pode-se fazer um bom ou mau uso da retrica, no ela que mora ou imoral, mas quem a utiliza.

Apenas no sculo XX, assiste-se nova retrica, com o fundamento de uma nova racionalidade, isto , passa a considerar-se a sua importncia no pensamento e para o conhecimento.

Anexos:
Retrica - Pode entender-se por retrica a arte de argumentar, a arte de bem falar, cujo objectivo persuadir e convencer um auditrio a respeito de determinado assunto, levando-o a aceitar que uma certa tese ou opinio prefervel quela que se lhe ope. Argumentao Argumentar apresentar ideias pr ou contra uma determinada tese. Tem uma dimenso comunicativa e implica a existncia de um orador que transmite uma determinada tese (conjunto de argumentos), e um auditrio ou interlocutor que recebe essa mensagem, aderindo ou no a esses argumentos. O objectivo da argumentao , portanto, convencer ou obter a adeso do auditrio. Demonstrar Validade dos raciocnios (lgica formal) Linguagem formal (2+2=4) Auditrio Universal Argumentar (convencer) Linguagem natural Auditrios particulares Verosmil ou plausvel Doxa (opinio)

Opinio Pblica A propaganda poltica que se pretende eficaz deve ir ao encontro ou responder s necessidades e preocupaes manifestadas pela chamada opinio pblica o conjunto de pensamentos, conceitos e representaes gerais dos cidados sobre as questes de interesse colectivo. A um primeiro nvel, pode ser entendida como a voz da sociedade civil ou a expresso da vontade colectiva. Neste sentido, a opinio pblica influencia a poltica e pode, inclusive, derrubar governos.

Potrebbero piacerti anche