Sei sulla pagina 1di 2

cido Fumrico

Pra explicar a planta de cido Fumrico, preciso entender de onde vem a sua matria prima, que o licor de malico, o nome licor devido a colorao do lquido. O Anidrido ftlico obtido por oxidao cataltica do orto-xileno com o O2 (oxignio), reao esta que gera diversos subprodutos como o Anidrido Citraconico, Anidrido Malico entre outros. Os gases que no so captados pelos condensadores, passa por um equipamento chamado A5-B (Scrubber) que um lavador de gases, sua funo diminuir a gerao de efluentes gasosos, e como conseqncia gerar o Licor, que tem uma concentrao alta de cido malico. O cido Fumrico tem Frmula estrutural HOOC - CH = CH COOH e Frmula molecular: C4H4O4 um cido dicarboxlico, insaturado, de cadeia normal, tambm conhecido como cido dontico.

Ele obtido atravs da reao de isomeria (geomtrica) do cido malico.

Malico e fumrico so ismeros geomtricos.

Ismeros so compostos em que ocorre a Isomeria: fenmeno caracterizado pela ocorrncia de duas ou mais substncias diferentes que possuem a mesma frmula molecular, mas frmulas estruturais diferentes. Solubilidade ou coeficiente de solubilidade (CS) a quantidade mxima que uma substncia pode dissolver-se num lquido. Pode-se expressar em mols por litro, em gramas por litro, ou em porcentagem de soluto/solvente. H ainda uma observao importante que podemos fazer: o acar ou o sal em excesso, aquele que no se dissolveu totalmente na gua, pode ser dissolvido se aquecermos a soluo, ou seja, a solubilidade varia com a temperatura. A temperatura o elemento principal para que ocorra a solubilidade do cido Fumrico, evitando assim obstrues em linhas e bombas.

Quem mais solvel o cido Malico ou o cido Fumrico? A solubilidade do cido fumrico 0,63 g/100 mL de gua, enquanto que o cido malico 78 g/100 mL. A temperatura e a agitao do solvente so de extrema importncia para que no ocorra decantao do cido Fumrico, por este motivo que quase todos os vasos da planta FUMC tm agitadores. Vasos da unidade: FTK 1/2/3 = Vasos de recebimento/armazenamento de licor FD-5 = Vaso de solvente FD-2 = Vaso de solvente FD-1 = Vaso pulmo (tem agitador) FR-1 = Vaso de Reao (tem agitador) FR-2 = Vaso de solubilizao e Filtragem (tem agitador) FR-3 = Vaso de Cristalizao (tem agitador) FD-3 = Vaso pulmo (tem agitador) FD-6 = Vaso intermedirio (recebe o produto raspado da centrfuga, produto com umidade alta 6%) FD-7 = Vaso produto Final (produto com umidade baixa) Algumas das aplicaes do cido fumrico so: Acidificante de alimentos Produo de resinas sintticas.

Material de introduo a produo de cido Fumrico. Produzido por Valnei Gil

Potrebbero piacerti anche