Sei sulla pagina 1di 2

Nome:_______________________________n:____Srie:_____Data___/___/___ AVALIAO BIMESTRAL DE LITERATURA BRASILEIRA

1. (ITA) Leia as proposies acerca de O Cortio.


I. Constantemente, as personagens sofrem zoomorfizao, isto , a animalizao do comportamento humano, respeitando os preceitos da literatura naturalista. II. A viso patolgica do comportamento sexual trabalhada por meio do rebaixamento das relaes, do adultrio, do lesbianismo, da prostituio etc. III. O meio adquire enorme importncia no enredo, uma vez que determina o comportamento de todas as personagens, anulando o livre-arbtrio. IV. O estilo de Alusio Azevedo, dentro de O Cortio, confirma o que se percebe tambm no conjunto de sua obra: o talento para retratar agrupamentos humanos. Est (o) correta(s) a) todas. b) apenas I. c) apenas I e II. d) apenas I, II e III. e) apenas III e IV. 2. (UFV-MG) Leia o texto abaixo, retirado de O Cortio, e faa o que se pede: Eram cinco horas da manh e o cortio acordava, abrindo, no os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas. Um acordar alegre e farto de quem dormiu de uma assentada, sete horas de chumbo. []. O rumor crescia, condensando-se; o zunzum de todos os dias acentuava-se; j se no destacavam vozes dispersas, mas um s rudo compacto que enchia todo o cortio. Comeavam a fazer compras na venda; ensarilhavam-se discusses e rezingas; ouviam-se gargalhadas e pragas; j se no falava, gritava-se. Sentia-se naquela fermentao sangnea, naquela gula viosa de plantas rasteiras que mergulham os ps vigorosos na lama preta e nutriente da vida, o prazer animal de existir, a triunfante satisfao de respirar sobre a terra. AZEVEDO, Alusio. O cortio. 15. ed. So Paulo: tica, 1984. p. 28-29. Assinale a alternativa que NO corresponde a uma possvel leitura do fragmento citado: a) No texto, o narrador enfatiza a fora do coletivo. Todo o cortio apresentado como um personagem que, aos poucos, acorda como uma colmia humana. b) O texto apresenta um dinamismo descritivo, ao enfatizar os elementos visuais, olfativos e auditivos. c) O discurso naturalista de Alusio Azevedo enfatiza nos personagens de O Cortio o aspecto animalesco, rasteiro do ser humano, mas tambm a sua vitalidade e energia naturais, oriundas do prazer de existir. d) Atravs da descrio do despertar do cortio, o narrador apresenta os elementos introspectivos dos personagens, procurando criar correspondncias entre o mundo fsico e o metafsico. e) Observa-se, no discurso de Alusio Azevedo, pela constante utilizao de metforas e sinestesias, uma preocupao em apresentar elementos descritivos que comprovem a sua tese determinista. 3. (ESPM) Dos segmentos abaixo, extrados de O Cortio, de Alusio Azevedo, marque o que no traduza exemplo de zoomorfismo: a) Zulmira tinha ento doze para treze anos e era o tipo acabado de fluminense; plida, magrinha, com pequeninas manchas roxas nas mucosas do nariz, das plpebras e dos lbios, faces levemente pintalgadas de sardas.

b) Leandra...a Machona, portuguesa feroz, berradora, pulsos cabeludos e grossos, anca de animal do campo. c) Da a pouco, em volta das bicas era um zunzum crescente; uma aglomerao tumultuosa de machos e fmeas. d) E naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa comeou a minhocar,... e multiplicar-se como larvas no esterco. e) Firmo, o atual amante de Rita Baiana, era um mulato pachola, delgado de corpo e gil como um cabrito...

4. (UFLA) Relacione os trechos da obra O Cortio, de Alusio de Azevedo, s caractersticas realistas/naturalistas seguintes que predominam nesses trechos e, a seguir, marque a alternativa CORRETA: 1. Detalhismo. 2. Crtica ao capitalismo selvagem. 3. Fora do sexo. ( ) (...) possuindo-se de tal delrio de enriquecer, que afrontava resignado as mais duras privaes. Dormia sobre o balco da prpria venda, em cima de uma esteira, fazendo travesseiro de um saco de estepe cheio de palha. ( ) (...) era a luz ardente do meio-dia; ela era o calor vermelho das sestas de fazenda; era o aroma quente dos trevos e das baunilhas, que o atordoara nas matas brasileiras. ( ) E seu tipo baixote, socado, de cabelos escovinha, a barba sempre por fazer (...) Era um pobre diabo caminhando para os setenta anos, antiptico, muito macilento. a) 2, 1, 3 b) 1, 3, 2 c) 3, 2, 1 d) 2, 3, 1 e) 1, 2, 3 5) Na obra O cortio de Alusio de Azevedo, alguns personagens se sobressaem, explique quem eram e d as caractersticas dos seguintes personagens abaixo:

*Bertoleza * Joo Romo *Rita Baiana

6) Relacione os tipos humanos de o cortio com personalidades da sociedade atual.

7) Relacione a obra O cortio com as caractersticas do Realismo.

Potrebbero piacerti anche