Sei sulla pagina 1di 1

DAE- Direco de Assistncia Empresarial Departamento de Promoo de Competncias Empresariais

ANLISE DE COMPETNCIAS
Este modelo permite uma reflexo sobre as capacidades da empresa ao nvel da liderana, dos recursos humanos e da relao com os stakeholders. Modelo de Anlise de Competncias
Competncias Individuais
Competncias de liderana Competncias pessoais

Competncias organizacionais para o trabalho Competncias em equipa Colectivas Competncias relacionais para o trabalho em equipa

Competncias Estratgicas

Competncias para a inovao Competncias para a internacionalizao Competncias de gesto do relacionamento

O QUE A ANLISE DE COMPETNCIAS

A Anlise de Competncias uma ferramenta de gesto que permite s empresas identificar e avaliar o grau de desenvolvimento das suas competncias organizacionais. s PME dada a possibilidade de se auto-avaliarem com o apoio da Assistncia Empresarial do IAPMEI.
A QUEM SE DESTINA

com os fornecedores Competncias Competncias de gesto do relacionamento Externas com os clientes Competncias de vigilncia tecnolgica e de mercados

METODOLOGIA

PME com potencial de criao de valor reconhecido e com forte orientao e viso estratgica para o crescimento inovador e internacional.
OBJECTIVOS

Fornecer s PME um modelo estruturado de avaliao que lhes permita reflectir sobre as suas competncias, identificar pontos fortes e fracos, tendo em vista o reforo de um ncleo de competncias que permitir empresa distinguir-se das demais, atravs de estratgias de qualificao dos seus activos intangveis.
VANTAGENS PARA A EMPRESA

O exerccio de Anlise de Competncias realizado com o apoio da Assistncia Empresarial do IAPMEI, atravs de uma entrevista com os dirigentes de topo da empresa e, sempre que a estrutura organizacional o permita, com os responsveis pelas reas de competncias que sero objecto de anlise, designadamente os responsveis pela gesto de recursos humanos, pelo planeamento estratgico e operacional, pelas parcerias e alianas estratgicas, pela inovao e pela internacionalizao.
RELATRIO

Melhorar o conhecimento que detm sobre o seu portfolio de competncias. Alinhar as competncias com a estratgia. Envolver todos os elementos da empresa na concretizao dos objectivos estratgicos. Planear o reforo de competncias distintivas.
MODELO DE ANLISE DE COMPETNCIAS

Aps a realizao do exerccio de Anlise de Competncias, elaborado um relatrio pelo IAPMEI, com a interpretao dos resultados de cada grupo de competncias, identificando os respectivos pontos fortes e fracos, bem como as necessidades de reforo das competncias na empresa.
PARA MAIS INFORMAO CONTACTE: Morada Instituto de Apoio s Pequenas e Mdias Empresas e Inovao. I.P. / Direco de Assistncia Empresarial Estrada do Pao do Lumiar, n 22 1649-038 Lisboa. Telefone: 213836069 Fax: 213836263 E-mail: competencias@iapmei.pt

O exerccio de Anlise de Competncias em PME incide sobre a avaliao dos quatro grandes grupos de competncias que podemos encontrar numa empresa.

Potrebbero piacerti anche