Sei sulla pagina 1di 57

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

LEI ORGNICA DO MUNICPIO DE RECREIO Cmara Constituinte Recreio/1990 Vereador JOS MARIA CARDOSO GOUVA Presidente Vereador IZAQUE DA SILVA AMORIM Vice-Presidente Vereador SAMUEL SIQUEIRA DE OLIVEIRA Relator Vereador ENGELBERTE FERREIRA DORIGO Relator Adjunto Vereador HAMILTON GONALVES PIMENTA Vereador JOS EVARISTO SANTORO FILHO Vereador JOS MARIA DOS SANTOS Vereador LUIZ CARLOS LOASSO ROSSIN Vereador NOSSY DE BARROS Vereador POMPLIO MARCHITO DE FREITAS Vereador SEBASTIO ADAUTO MACHADO Cmara Revisora da Lei Orgnica do Municpio de Recreio Vereador ALEX LEITE DE FREITAS Vereador ANDR LUS DIAS DE ANDRADE Vereador FERNANDO MRCIO ARAJO DUTRA Vereador FRANCISCO JOAQUIM DE SOUZA LIMA Vereador JOO BATISTA DUARTE Vereador JOS DARCY FERREIRA Vereador JOVANE DE PAULA REZENDE Vereadora MARIA JOS LACERDA FREITAS DORIGO Vereador ROBERTO SANTOS SABBADINI Impresso pela Mesa Diretora 2007/2008 Vereador JOS DARCY FERREIRA Presidente Vereador ROBERTO SANTOS SABBADINI Vice-Presidente Vereadora MARIA JOS LACERDA FREITAS DORIGO - Secretria Vereador ALEX LEITE DE FREITAS 2 Secretrio Vereador JOO BATISTA DUARTE Tesoureiro Coordenao Jurdica, Reviso e Tcnica Legislativa Dr. Antnio Britto (Procurador Geral do Legislativo) Digitao: Ana Terezinha Caetano da Silva (Auxiliar de Secretaria) Recreio, 19 de novembro de 2007.

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

LEI ORGNICA DO MUNICPIO DE RECREIO TTULO I Do Municpio Captulo I Da Organizao do Municpio Seo I Disposies Gerais Artigo 1 - O Municpio de Recreio, pessoa jurdica de direito pblico interno, dotado de autonomia poltica, administrativa, financeira e legislativa, reger-se- por esta Lei Orgnica nos termos assegurados pela Constituio da Repblica e da Constituio do Estado de Minas Gerais.
Redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

Artigo 2 - So poderes do Municpio, o Legislativo e o Executivo, independentes e harmnicos entre si, emanados do povo. 1 - A Bandeira, o Braso e o Hino so os smbolos do Municpio, representativos de sua cultura e histria.
Redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

2 - So bens do Municpio todas as coisas mveis e imveis, direitos e aes que a qualquer ttulo lhe pertenam. 3 - A sede do Municpio d-lhe o nome e tem a categoria de cidade. Artigo 3 - O Poder Legislativo Municipal goza de autonomia poltica, administrativa, financeira e legislativa.
Redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

SEO II Dos Distritos Artigo 4 - O Municpio poder dividir-se, para fins administrativos em Distritos a serem criados, organizados, suprimidos ou fundidos por lei, aps consulta populao diretamente interessada, observados os preceitos legais sobre a espcie.

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

SEO III Da competncia do Municpio Artigo 5 - A competncia do Municpio decorre da autonomia que lhe asseguram as Constituies Federal e Estadual, e exercida especialmente por: I eleio direta do Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores;
Redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

II decretao e arrecadao dos tributos de sua competncia, aplicao de suas rendas, sem prejuzo das obrigatoriedades legais ou constitucionais nos prazos fixados em lei; III organizao dos servios pblicos locais, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso; IV planejamento do uso e da ocupao do solo, em seu territrio, especialmente em sua zona urbana; V estabelecimento de normas de edificao, de loteamento, de arruamento, de zoneamento urbano e rural, bem como das limitaes urbansticas convenientes ordenao do seu territrio, observada a Lei Federal e tendo como escopo a qualidade de vida pelo respeito ao meio ambiente; Pargrafo nico - As normas de loteamento e arruamento a que se refere o caput deste artigo, devero exigir reservas de reas destinadas : a) zonas verdes, reas para desporto e lazer, construo de escolas e demais logradouros pblicos; b) vias de trfego e de passagem de canalizaes pblicas de esgotos e de guas pluviais; c) passagem de canalizaes pblicas de esgotos e de guas pluviais, com largura mnima de dois metros nos fundos dos lotes, cujo desnvel seja superior a cinco por cento da frente ao fundo. VI manter, com a cooperao tcnica e financeira da Unio e do Estado, programas de educao pr-escolar e ensino fundamental; VII promover a cultura e a recreao; VIII fomentar a produo agropecuria e demais atividades econmicas, inclusive artesanal; IX realizar servios de assistncia social, diretamente ou por meio de instituies privadas, conforme critrios e condies fixados em Lei Municipal; X realizar programas de apoio s prticas desportivas; XI realizar atividades de defesa civil, inclusive a de combate a incndios e preveno de acidentes naturais em coordenao com a Unio e o Estado; XII sinalizar as vias pblicas urbanas e rurais.
Incisos VI, VII, VIII, IX, X, XI, XII, includos pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

CAPTULO II Da Administrao Municipal. Artigo 6 - A administrao municipal constituda dos rgos integrados na estrutura administrativa da Prefeitura e de entidades dotadas de personalidade jurdica prpria. 1 - Os rgos da administrao direta que compem a estrutura administrativa da Prefeitura se organizam e se coordenam, atendendo aos princpios tcnicos recomendveis ao bom desempenho de suas atribuies. 2 - As entidades dotadas de personalidade jurdica prpria que compem a administrao indireta do Municpio se classificam em: I autarquia; II fundao pblica; III conselhos comunitrios; IV associaes de moradores. Artigo 7 - Os Conselhos Comunitrios Municipais e Associaes de Moradores, rgos consultivos e normativos da Administrao, so destinados a fortalecer a participao de setores da sociedade nos processos de tomada de decises de competncia do Governo do Municpio. SEO I Do Patrimnio Pblico Artigo 8 - Constituem Patrimnio Cultural do Municpio os bens de natureza material e imaterial tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referncia entidade, ao e memria dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: I as formas de expresso; II os modos de criar, fazer e viver; III as criaes cientficas, artsticas e tecnolgicas; IV as obras, objetos, documentos, edificaes e demais espaos destinados s manifestaes artsticos culturais; V os conjuntos urbanos e stios de valor histrico, paisagstico, artstico, arqueolgico e cientfico. 1 - O Poder Pblico, com a colaborao da comunidade, promover e proteger o Patrimnio Cultural em seu territrio administrativo, por meio de inventrios, registros, vigilncia, tombamentos, declarao de interesse cultural, decretao de reas de proteo ambiental, desapropriao e de outras formas de acautelamento e preservao. 4

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

2 - Caber administrao pblica na forma da lei, a gesto da documentao governamental e as providncias para franquear a sua consulta a quantos dela necessitarem. 3 - A lei estabelecer incentivos para a produo e o conhecimento de bens e valores culturais. 4 - Os danos e ameaas ao patrimnio pblico e cultural sero punidos na forma da lei. 5 - A pintura dos imveis dos rgos pblicos ser feita nas cores padronizadas da bandeira do Municpio.
Includo pela Emenda Lei Orgnica n 06/2004.

Artigo 9 - A aquisio de bens imveis pelo Poder Pblico, por compra ou permuta, depender sempre de prvia avaliao e autorizao legislativa. Pargrafo nico - Quando da aquisio de bens imveis, o Poder Pblico dar preferncia imveis que possam ser destinados habitao popular. Artigo 10 - A alienao dos bens municipais ser precedida de prvia avaliao feita por perito habilitado de rgo competente do Municpio. Artigo 11 - Os projetos de lei sobre alienao de bens imveis do Municpio, bem como os referentes a emprstimos dos mesmos, so de iniciativa do Prefeito Municipal. SEO II Dos Servidores Pblicos Artigo 12 - O Executivo deve encaminhar Cmara Municipal, aps a promulgao da Lei Orgnica, projeto de lei estabelecendo regime jurdico nico para os servidores da Administrao Direta, das Autarquias e das Fundaes Pblicas sob o controle do Municpio.
Revogado pela Lei Complementar n 04/1999 e Lei Complementar n 39/2006.

1 - assegurada aos servidores da Administrao Direta, isonomia de vencimentos para cargos e atribuies semelhantes do mesmo Poder ou entre os servidores dos Poderes Executivo e Legislativo, ressalvadas as vantagens de carter individual e as relativas natureza ou ao local de trabalho.
Revogado pela Lei Complementar n 04/1999 e Lei Complementar n 39/2006.

2 - Aplica-se a esses servidores o disposto no artigo 7, incisos IV, VI, VII, VIII, IX, XII, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXII, XXIII, XXX da Constituio Federal.
Revogado pela Lei Complementar n 04/1999 e Lei Complementar n 39/2006.

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

Artigo 13 - Aos empregados das Autarquias e Empresas Pblicas que possuam cinco anos continuados de efetivo trabalho, na data da promulgao da Constituio Federal, assegurada a estabilidade no emprego.
Revogado pela Lei Complementar n 04/1999 e Lei Complementar n 39/2006.

Artigo 14 Revogado pela Lei Complementar n 04/1999 e Lei Complementar n 39/2006.

Artigo 15 - O acesso ao quadro de funcionalismo s se dar por concurso pblico e o servidor aprovado ser estvel aps dois anos de efetivo exerccio.
Revogado pela Lei Complementar n 04/1999 e Lei Complementar n 39/2006.

Artigo 16 - Nenhum servidor poder ser diretor, ou integrar conselho de empresa fornecedora, ou que realize qualquer modalidade de contrato com o Municpio, sob pena de demisso do servio pblico.
Revogado pela Lei Complementar n 04/1999 e Lei Complementar n 39/2006.

Artigo 17 - A lei estabelecer os casos de contratao por tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico.
Revogado pela Lei Complementar n 04/1999 e Lei Complementar n 39/2006.

Artigo 18 - O beneficio da penso extensivo ao cnjuge ou ao companheiro ou companheira e aos dependentes, observado o estabelecido em lei.
Revogado pela Lei Complementar n 04/1999 e Lei Complementar n 39/2006.

Artigo 19 - passvel de punio, inclusive com demisso, o servidor pblico que violar direitos individuais e sociais e ou deixar de cumprir o que determina a Lei em prejuzo dos direitos do cidado.
Revogado pela Lei Complementar n 04/1999 e Lei Complementar n 39/2006.

Artigo 20 - O Municpio assegurar ao servidor pblico o direito a reabilitao e readaptao a uma nova funo quando, por motivo de doena ou acidente, se tornar inapto para o exerccio da funo que vinha desempenhando anteriormente, sem perda de nenhuma espcie.
Revogado pela Lei Complementar n 04/1999 e Lei Complementar n 39/2006.

SEO III Dos Atos Administrativos Municipais Artigo 21 - A administrao pblica direta ou indireta do Municpio obedecer aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e 6

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

transparncia dos seus atos, bem como aos demais princpios constantes na Constituio Federal e Estadual. Artigo 22 - Os atos de administrao do Municpio observaro os dispostos nas leis e normas administrativas pertinentes. Artigo 23 - Qualquer muncipe ter acesso cpias dos atos administrativos, mediante requerimento ao rgo competente. Artigo 24 - Os atos administrativos de competncia do Prefeito devem ser expedidos com obedincia s seguintes normas: I decreto; II portaria. Artigo 25 - A publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas de rgos pblicos, dever ter carter educativo, informativo, ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizam promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos.
Redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

SEO IV Das Obras e Servios Municipais Artigo 26 - de responsabilidade do Municpio, mediante licitao e em conformidade com os interesses e as necessidades da populao, prestar servios pblicos, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, bem como realizar obras pblicas, podendo contrat-las com particulares atravs de processo licitatrio e prego.
Redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

Artigo 27 - Nenhuma obra pblica, salvo os casos de extrema urgncia devidamente justificados, ser realizada sem que conste: I o respectivo projeto; II o oramento do seu custo; III a indicao dos recursos financeiros para o atendimento das respectivas despesas; IV a viabilidade do empreendimento, sua convenincia e oportunidade para o interesse pblico; V os prazos para o seu incio e trmino.
Redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

Pargrafo nico - As obras podero ser executadas pela Prefeitura, por suas autarquias e demais entidades da administrao indireta, e por terceiros mediante licitao. Artigo 28 - A permisso de servio pblico, a ttulo precrio, ser outorgada por decreto do Prefeito, aps edital de chamamento de interessados para a escolha do melhor pretendente, mediante contrato, precedido de concorrncia pblica. Pargrafo nico - Sero nulas, de pleno direito, as permisses, as concesses, bem como quaisquer outros ajustes feitos em desacordo com o estabelecido neste artigo. Artigo 29 - As tarifas dos servios pblicos devero ser fixadas pelo Executivo, tendo em vista a justa remunerao, exceto as que esta Lei exigir a aprovao do Poder Legislativo. Artigo 30 - Nos servios, obras e concesses do Municpio, bem como nas compras e alienaes, ser adotada a licitao, nos termos da Lei. Artigo 31 - O Municpio poder realizar obras e servios de interesse comum, mediante convnio com o Estado, a Unio, entidades particulares, e tambm atravs de consrcios com outros municpios. TTULO II Da Organizao dos Poderes CAPTULO I Do Poder Legislativo SEO I Da Cmara Municipal Artigo 32 - O Governo Municipal constitudo pelos Poderes Legislativo e Executivo, independentes e harmnicos entre si e o Poder Legislativo do Municpio exercido pela Cmara Municipal.
Redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

Pargrafo nico - Cada Legislatura ter a durao de quatro anos, compreendendo cada ano uma Sesso Legislativa.

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

Artigo 33 - A Cmara Municipal composta de Vereadores eleitos para cada legislatura entre cidados maiores de dezoito anos, no exerccio dos direitos polticos, pelo voto direto e secreto, como representantes do povo.
Redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

1 - So condies de elegibilidade para o mandato de Vereador.


Revogado este pargrafo e seus incisos pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

2 - O nmero de Vereadores ser fixado mediante Decreto Legislativo, at o final da sesso legislativa do ano que anteceder s eleies, observados os limites estabelecidos na Constituio Federal.
Redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

3 - A Mesa da Cmara Municipal enviar ao Tribunal Regional Eleitoral, logo aps sua edio, cpia do Decreto Legislativo de que trata o pargrafo anterior, observados os limites estabelecidos na Constituio Federal. Artigo 34 - A Cmara Municipal reunir-se- anualmente, em sua sede, de 1 de fevereiro a 30 de junho e de 1 de agosto a 31 de dezembro.
Redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

1 - As reunies s sero realizadas nos dias teis. 2 - A Cmara Municipal se reunir em sesses ordinrias, extraordinrias ou solenes, conforme dispuser o seu Regimento Interno.
Redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

3 - A convocao extraordinria da Cmara Municipal far-se-: I pelo Prefeito; II pelo Presidente da Cmara Municipal, para a posse do Prefeito e do VicePrefeito; III pelo Presidente da Cmara Municipal ou a requerimento da maioria dos membros da Casa. 4 - Nas reunies extraordinrias, a Cmara Municipal somente deliberar sobre matria para a qual foi convocada. Artigo 35 - Salvo disposio em contrrio desta Lei Orgnica Municipal, as deliberaes da Cmara Municipal e de suas Comisses sero tomadas por maioria de votos, presente a maioria de seus membros.
Redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

Artigo 36 - As reunies da Cmara Municipal devero ser realizadas no recinto destinado ao seu funcionamento. SEO II Do Funcionamento da Cmara Municipal Artigo 37 - A Cmara Municipal reunir-se- ordinariamente, por doze perodos, durante o ano, respeitando os recessos ordinrios. 9

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

1 - A Cmara Municipal reunir-se- em sesso preparatria, a partir de 1 de janeiro do primeiro ano da legislatura, para a posse de seus membros, eleio da Mesa, posse do Prefeito e Vice-Prefeito.
Redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

2 - A posse ocorrer em sesso solene e preceder a eleio dos componentes da Mesa da Cmara. 3 - A Mesa da Cmara Municipal, eleita para um mandato de dois anos, compe-se do (a) Presidente, do (a) Vice-Presidente e do (a) Secretrio (a), os quais se substituiro nesta ordem. 4 - A eleio para a renovao da Mesa da Cmara Municipal para o segundo binio, realizar-se- obrigatoriamente na ltima Sesso Ordinria da Sesso Legislativa, empossando-se os eleitos em 1 de janeiro.
Redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

5 - Na ausncia de membros da Mesa da Cmara Municipal, o Vereador mais idoso assumir a Presidncia. 6 - No poder haver reconduo dos membros da Mesa da Cmara Municipal aos mesmos cargos na eleio imediatamente subsequente.
Redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

Artigo 38 - Qualquer componente da Mesa poder ser destitudo da mesma, pelo voto de dois teros dos membros da Cmara Municipal, quando faltoso, omisso ou ineficiente no desempenho de suas atribuies regimentais, elegendo-se outro Vereador para a complementao do mandato. Artigo 39 - A Cmara Municipal ter Comisses Permanentes e Especiais. 1 - As Comisses Permanentes tm por finalidade o estudo de assuntos submetidos a seu exame, sobre eles manifestando-se na forma do Regimento Interno, e o exerccio no domnio de sua competncia, de fiscalizao dos atos do Executivo e da administrao indireta. 2 - As Comisses Especiais, criadas por deliberao do Plenrio, sero destinadas ao estudo de assuntos especficos e representao da Cmara Municipal em congressos, solenidades ou atos pblicos. 3 - Na formao das Comisses assegurar-se-, tanto quanto possvel, a representao proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que integram a Cmara Municipal. Artigo 40 - A Cmara Municipal poder instituir Comisses Especiais de Inqurito, que tero poderes de investigao prprios das autoridades judiciais, alm de outros previstos no Regimento Interno, sero criadas pela Cmara Municipal mediante requerimento de um tero de seus membros, para apurao de fato determinado e por prazo certo, sendo suas concluses, se for o caso 10

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

encaminhado ao Ministrio Pblico para que este promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores.
Redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

Artigo 41 - A maioria, a minoria, as representaes partidrias e os blocos parlamentares com nmero de membros igual ou superior a dois representantes da composio da Casa, tero Lder e Vice-Lder. 1 - A indicao dos Lderes ser feita em documento subscrito pelos membros das representaes majoritrias, minoritrias, blocos parlamentares ou partidos polticos Mesa da Cmara Municipal, nas vinte e quatro horas que se seguem instalao do primeiro perodo legislativo anual. 2 - Os Lderes indicaro os respectivos Vice-Lderes, dando conhecimento Mesa da Cmara Municipal dessa designao. Artigo 42 - Alm de outras atribuies previstas no Regimento Interno, os Lderes indicaro os representantes partidrios nas Comisses da Cmara Municipal. Pargrafo nico - Ausente ou impedido o Lder, suas atribuies sero exercidas pelo Vice-Lder. Artigo 43 - Por deliberao da maioria de seus membros, a Cmara Municipal poder convocar Secretrio Municipal ou Diretor para, pessoalmente, prestar informaes acerca de assuntos previamente estabelecidos. Pargrafo nico - A falta de comparecimento do Secretrio Municipal ou Diretor equivalente, sem justificativa razovel, ser considerado desacato Cmara Municipal e, se o Secretrio ou Diretor for Vereador licenciado, o no comparecimento nas condies mencionadas caracterizar procedimento incompatvel com a dignidade da Cmara Municipal, para instaurao do respectivo processo, na forma de Lei Federal e consequente cassao do mandato. SUBSEO I Das Atribuies da Mesa da Cmara Municipal Artigo 44 - A Mesa da Cmara Municipal poder encaminhar pedidos escritos de informaes aos Secretrios Municipais ou Diretores equivalentes, importando em crime de responsabilidade a recusa ou o no atendimento no prazo de trinta dias, bem como a prestao de informao falsa. Artigo 45 - Mesa da Cmara Municipal, dentre outras atribuies, compete: 11

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

I tomar todas as medidas necessrias regularidade dos trabalhos legislativos; II propor projetos que criem ou extingam cargos nos servios da Cmara Municipal e fixem os respectivos vencimentos; III apresentar projetos de lei dispondo sobre abertura de crditos suplementares ou especiais, atravs de aproveitamento total ou parcial das consignaes oramentrias da Cmara Municipal; IV representar junto ao Executivo, sobre necessidades de economia interna; V promulgar a Lei Orgnica e suas emendas; VI contratar, na forma da Lei, por tempo determinado, para atender necessidade temporria de excepcional interesse pblico. SUBSEO II Do Presidente da Cmara Municipal Artigo 46 - Dentre outras atribuies, compete ao Presidente da Cmara Municipal: I representar a Cmara Municipal em juzo e fora dele; II dirigir, executar e disciplinar os trabalhos legislativos e administrativos da Cmara Municipal; III interpretar e fazer cumprir o Regimento Interno; IV promulgar resolues; V promulgar as leis com sano tcita ou cujo veto tenha sido rejeitado pelo Plenrio, desde que no aceita esta deciso, em tempo hbil, pelo Prefeito; VI fazer publicar os atos da Mesa da Cmara Municipal, as Resolues, Decretos Legislativos e as Leis que vier a promulgar; VII autorizar as despesas da Cmara Municipal; VIII representar, por deciso da Cmara Municipal, sobre a inconstitucionalidade de lei ou ato municipal; IX solicitar, por deciso da maioria absoluta da Cmara Municipal, a interveno no Municpio nos casos admitidos pela Constituio Federal e pela Constituio Estadual; X manter a ordem no recinto da Cmara Municipal, podendo solicitar a fora necessria para esse fim; XI encaminhar, para parecer prvio, a prestao de contas do Municpio ao Tribunal de Contas do Estado ou rgo a que for atribuda tal competncia; XII exercer, em substituio, a chefia do Executivo Municipal nos casos previstos em Leis; XIII o Presidente da Cmara Municipal, ou quem o substituir, somente manifestar o seu voto nas seguintes hipteses: a) na eleio da Mesa Diretora; 12

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

b) quando a matria exigir, para a sua aprovao, o voto favorvel de dois teros ou a maioria absoluta dos membros da Cmara Municipal; c) Quando houver empate em qualquer votao no plenrio.
Incisos XII e XIII includos pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

Artigo 47 - A convocao do Prefeito e do Vice-Prefeito, a requerimento de qualquer Vereador, aprovada por maioria absoluta da Cmara Municipal, torna obrigatrio o comparecimento.

13

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

SEO III Das Atribuies da Cmara Municipal SUBSEO I Das Atribuies com a Sano do Prefeito Artigo 48 - Compete Cmara Municipal, com a sano do Prefeito, legislar sobre todas as matrias de competncia do Municpio e, especialmente: I instituir e arrecadar os tributos de sua competncia, bem como aplicar suas rendas; II autorizar isenes e anistias fiscais e a remisso de dvidas; III votar o oramento anual e o plurianual de investimentos e as diretrizes oramentrias e tambm autorizar a abertura de crditos suplementares e especiais; IV deliberar sobre obteno e concesso de emprstimos e operaes de crditos, bem como a forma e os meios de pagamentos; V autorizar a concesso de auxlios e subvenes; VI autorizar a concesso de servios pblicos; VII autorizar a concesso do direito real de uso de bens municipais; VIII autorizar a concesso administrativa de uso de bens municipais; IX autorizar a alienao de bens imveis; X autorizar a aquisio de bens imveis, salvo quando se tratar de doao sem encargos; XI criar, estruturar e conferir atribuies a Secretrios ou Diretores equivalentes e rgos da Administrao Pblica; XII criar, transformar e extinguir cargos, empregos e funes pblicas e fixar os respectivos vencimentos;
Redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

XIII aprovar o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado; XIV autorizar convnios com entidades pblicas ou particulares e consrcios com outros municpios; XV - delimitar o permetro urbano; XVI autorizar a alterao da denominao de bens prprios, vias e logradouros pblicos; XVII estabelecer normas urbansticas, particularmente as relativas a zoneamento e loteamento; XVIII autorizar referendum e convocar plebiscito; XIX suplementar a legislao federal e estadual, notadamente nos assuntos de interesse local, no que diz respeito: a) sade, assistncia pblica e proteo e garantia das pessoas portadoras de deficincias; 14

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

b) proteo de documentos, obras e outros bens de valor histrico, artstico e cultural, como os monumentos, as paisagens naturais notveis e os stios arqueolgicos do Municpio; c) impedir a evaso, destruio e descaracterizao de obras de arte e outros bens de valor histrico, artstico e cultural do Municpio; d) abertura de meios de acesso cultura, educao e cincia; e) proteo ao meio ambiente e o combate poluio; f) ao incentivo indstria e ao comrcio, com a criao de distritos industriais; g) ao fomento da produo agropecuria e organizao do abastecimento alimentar; h) promoo de programas de construo de moradias, melhoramentos das condies habitacionais e de saneamento bsico; i) ao combate s causas da pobreza e aos fatores de marginalizao, promovendo a integrao social dos setores desfavorecidos; j) ao estabelecimento e implantao da poltica de educao para o trnsito.
Includas as letras de a j pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

SUBSEO II Das Atribuies Privativas da Cmara Municipal Artigo 49 - Compete privativamente Cmara Municipal exercer as seguintes atribuies, dentre outras: I eleger sua mesa Diretora, bem como destitu-la; II elaborar o seu Regimento Interno; III organizar os servios administrativos internos e prover os cargos respectivos; IV propor a criao ou a extino dos cargos dos servidores administrativos internos e a fixao dos respectivos vencimentos; V conceder licena ao Prefeito, ao Vice-Prefeito e aos Vereadores; VI autorizar o Chefe do Executivo a ausentar-se do Municpio, quando a ausncia exceder a 15 dias;
Redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/1998.

VII Tomar e julgar as contas do Prefeito, deliberando sobre o parecer do Tribunal de Contas do Estado, no prazo mximo de sessenta dias de seu recebimento, observados os seguintes preceitos: a) parecer do Tribunal de Contas somente deixar de prevalecer por deciso de dois teros dos membros da Cmara Municipal; b) decorrido o prazo de sessenta dias, sem deliberao pela Cmara Municipal, as contas sero consideradas aprovadas ou rejeitadas, de acordo com a concluso do parecer do Tribunal de Contas; 15

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

c) rejeitadas as contas, sero estas, imediatamente remetidas ao Ministrio Pblico para fins de direito. VIII decretar a perda do mandato do Prefeito, do Vice-Prefeito e Vereadores, nos casos indicados na Constituio Federal, nesta Lei Orgnica e na legislao Federal aplicvel; IX autorizar a realizao de emprstimo, operao ou acordo externo de qualquer natureza, de interesse do Municpio; X proceder a tomada de contas do Prefeito, atravs de Comisso Especial, quando no apresentadas Cmara Municipal, dentro de sessenta dias aps a abertura da Sesso Legislativa; XI deliberar sobre convnio, acordo ou qualquer outro instrumento celebrado pelo Municpio com a Unio, o Estado, ou com outra pessoa jurdica de direito pblico interno ou entidades assistenciais culturais; XII estabelecer e mudar, temporariamente, o local de suas reunies; XIII deliberar sobre o adiamento e a suspenso de suas reunies; XIV conceder os ttulos de Cidado Honorrio ou conferir homenagens a pessoas que, reconhecidamente, tenham prestado relevantes servios ao Municpio ou nele se destacado pela atuao exemplar na vida pblica e particular, mediante Decreto Legislativo aprovado pelo voto de dois teros dos membros da Cmara Municipal; XV solicitar a interveno do Estado no Municpio; XVI julgar o Prefeito, o Vice-Prefeito e os Vereadores, nos casos previstos em Lei Federal; XVII fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo, includos os da Administrao Indireta; XVIII dar posse ao Prefeito e ao Vice-Prefeito, conhecer de suas renncias e afast-los definitivamente do cargo, nos termos previstos em Lei;
Includo pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

XIX decidir sobre a perda de mandato do Vereador, por voto secreto e maioria absoluta, nas hipteses prevista nesta Lei Orgnica.
Includo pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

Artigo 50 - Fixar atravs de lei, os subsdios do Prefeito, Vice-Prefeito, Secretrios Municipais, Presidente da Cmara Municipal e Vereadores, no ltimo ano da Legislatura, at 60 (sessenta) dias antes das eleies municipais, vigorando para a legislatura seguinte, observado o dispositivo da Emenda Constitucional n 19 de 05/06/98.
Redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

Pargrafo nico - O total da despesa do Poder Legislativo Municipal, includos os subsdios dos Vereadores e excludos os gastos com inativos, no poder ultrapassar 8% (oito por cento), relativos ao somatrio da receita tributria e das 16

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

transferncias previstas no pargrafo 5 do artigo 153 e nos artigos 158 e 159, da Constituio Federal, efetivamente realizado no exerccio anterior.
Includo pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

Artigo 51 - Fixar atravs de lei, os subsdios do Prefeito, do Vice-Prefeito, dos Secretrios Municipais, do Presidente da Cmara Municipal e dos Vereadores, determinando-se o valor em moeda corrente no pas, vedada qualquer vinculao. Pargrafo nico - Os subsdios mencionados no caput deste artigo, sero corrigidos por Lei especfica, obedecendo o inciso X do artigo 37 da Constituio Federal, modificado pelo artigo 3 da Emenda Constitucional n 19 de 05/06/1998.
Includo pela Emenda Lei Orgnica n 01/1998. Os pargrafos 2, 3, 4, 5 e 6 deste artigo ficam revogados, sendo que o pargrafo 1 passou a ser o pargrafo nico. Redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/1998.

Artigo 52 - A remunerao e o subsdio dos ocupantes de cargos, funes e empregos pblicos da administrao direta, autarquia e fundacional, dos membros de quaisquer poderes do Municpio, dos detentores do mandato eletivo e dos demais agentes polticos e os proventos, penses ou outra espcie remuneratria, percebidos cumulativamente ou no, includas as vantagens pessoais ou de qualquer natureza, no podero exceder o subsdio mensal, em espcie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal.
Redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

Artigo 53 - O subsdio para as sesses extraordinrias no poder ser superior ao subsdio mensal percebido pelo Vereador, em conformidade com o inciso XI do artigo 37 da Constituio Federal e Emenda Constitucional n 19/1998.
Revogado pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

Artigo 54 - No caso da no fixao dos subsdios do Prefeito, do Vice-Prefeito, Secretrios Municipais, Presidente da Cmara Municipal e Vereadores, prevalecer o subsdio do ms de dezembro do ltimo ano da Legislatura, sendo este valor atualizado monetariamente pelo mesmo ndice que for fixado para o funcionalismo pblico municipal.
Redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

Artigo 55 - A lei fixar critrios de indenizao de despesas de viagem do Prefeito, Vice-Prefeito e dos Vereadores. 1 - A indenizao de que trata este artigo no ser considerada como remunerao. 2 - A indenizao de despesas de viagem poder ser revista de dois em dois anos. 17

Lei Orgnica Municipal Recreio MG Alterado pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

18

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

SEO IV Dos Vereadores Artigo 56 - Os Vereadores gozam de inviolabilidade por suas opinies, palavras e votos no exerccio do mandato e na circunscrio do Municpio. SUBSEO I Das Incompatibilidades Artigo 57 - vedado ao Vereador: I desde a expedio do diploma: a) firmar ou manter contrato com o Municpio, com suas autarquias, empresas pblicas, sociedades de economia mista ou com suas empresas concessionrias de servio pblico, salvo quando o contrato obedecer a clusulas uniformes; b) aceitar cargo, emprego ou funo remunerada, no mbito da Administrao Pblica direta ou indireta do Municpio, salvo mediante aprovao em concurso pblico, observado o disposto nesta Lei Orgnica. II desde a posse: a) ocupar cargo, funo ou emprego, na Administrao Pblica direta ou indireta do Municpio, de que sejam demissveis ad nutum, salvo o cargo de Secretrio Municipal ou Diretor equivalente, desde que se licencie do mandato; b) exercer outro cargo eletivo federal, estadual ou municipal; c) ser proprietrio, controlador ou diretor de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurdica de direito pblico do Municpio ou nela exercer funo remunerada; d) patrocinar causa junto ao Municpio em que seja interessada qualquer das entidades a que se refere a alnea a do inciso I. Artigo 58 - Perder o mandato o Vereador: I que infringir qualquer das proibies estabelecidas no artigo anterior; II cujo procedimento for declarado incompatvel com o decoro parlamentar ou atentatrio s instituies vigentes; III que se utilizar do mandato para a prtica de atos de corrupo, ou de improbidade administrativa; IV que deixar de comparecer, em cada sesso legislativa, tera parte das sesses ordinrias da Cmara Municipal, salvo doena comprovada, licena ou misso oficial autorizada pela edilidade; 1 - Que deixar de tomar posse, sem motivo, justificado, dentro do prazo estabelecido nesta Lei Orgnica. 2 - Extingue-se o mandato, e assim ser declarado pelo Presidente da Cmara Municipal, quando ocorrer falecimento ou renncia por escrito do Vereador. 19

Lei Orgnica Municipal Recreio MG Includos os pargrafos 1 e 2 pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

V que fixar residncia fora do Municpio; VI que perder ou tiver suspenso os direitos polticos. 1 - Alm de outros casos definidos no Regimento Interno da Cmara Municipal, considerar-se- incompatvel com o decoro parlamentar o abuso das prerrogativas ao Vereador ou a percepo de vantagens ilcitas ou imorais. 2 - Nos casos dos incisos I e II, a perda do mandato ser declarada pela Cmara Municipal por voto secreto e maioria absoluta, mediante provocao da Mesa da Cmara Municipal ou partidos polticos representados na Cmara Municipal, assegurada ampla defesa. 3 - Nos casos previstos nos incisos III a VI, a perda ser declarada pela Mesa da Cmara Municipal, de ofcio ou mediante provocao de qualquer membro da Cmara Municipal ou de partidos polticos representados na Casa, assegurada ampla defesa. SUBSEO II Das Licenas Artigo 59 - O Vereador poder licenciar-se: I por motivos de sade, devidamente comprovados; II para tratar, sem remunerao, de interesse particular, desde que o afastamento no ultrapasse 120 (cento e vinte) dias por sesso legislativa; III para desempenhar misses temporrias de carter cultural ou de interesse do Municpio. 1 - No perder o mandato, considerando-se automaticamente licenciado, o Vereador investido no cargo de Secretrio Municipal ou Diretor equivalente. 2 - Ao Vereador licenciado nos termos dos incisos I e III, a Cmara Municipal poder determinar o pagamento, no valor que estabelecer e na forma que especificar, de auxlio-doena ou de auxlio especial. 3 - O auxlio de que trata o pargrafo anterior poder ser fixado no curso da legislatura e no ser computado para o efeito de clculo da remunerao dos Vereadores. 4 - A licena para tratar de interesse particular no ser inferior a trinta dias e o Vereador no poder reassumir o exerccio do mandato antes do trmino da licena. 5 - Independente de requerimento, considerar-se- como licena o no comparecimento s reunies, temporariamente, de sua liberdade, em virtude de processo criminal em curso. 6 - Na hiptese do pargrafo 1, o Vereador poder optar pela remunerao do mandato. 20

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

7 - No caso de vaga, licena ou investidura no cargo de Secretrio Municipal ou equivalente, far-se- convocao do suplente pelo Presidente da Cmara Municipal. 8 - O suplente convocado dever tomar posse dentro do prazo de 15 (quinze) dias, salvo motivo justo aceito pela Cmara Municipal, sob pena de ser considerado renunciante. 9 - Enquanto a vaga a que se refere o pargrafo anterior no for preenchida, calcular-se- o quorum em funo dos Vereadores remanescentes.
Includos os pargrafos 7, 8 e 9 pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

Artigo 60 - O mandato de Vereador ser suspenso por motivo de condenao criminal, enquanto durarem seus efeitos. SEO V Do Processo Legislativo SUBSEO I Disposio Geral Artigo 61 - O processo Legislativo Municipal compreende a elaborao de: I Emendas Lei Orgnica Municipal; II Leis Complementares; III Leis Ordinrias; IV Leis Delegadas; V Resolues; VI Medidas Provisrias; VII Decretos Legislativos. Pargrafo nico - So ainda objeto de deliberao da Cmara Municipal: I a autorizao; II a indicao; III o requerimento. SUBSEO II Das Emendas Lei Orgnica Municipal Artigo 62 - A Lei Orgnica Municipal poder ser emendada mediante proposta: I de um tero, no mnimo, dos membros da Cmara Municipal; II do Prefeito Municipal. 1 - A proposta ser votada em dois turnos com interstcio mnimo de 10 (dez) dias e aprovada por dois teros dos membros da Cmara Municipal. 21

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

2 - A emenda Lei Orgnica Municipal ser promulgada pela Mesa da Cmara Municipal com o respectivo nmero de ordem.

SUBSEO III Das Leis Artigo 63 - A iniciativa da Lei Complementar e Ordinria cabe a qualquer membro ou Comisso da Cmara Municipal, ao Prefeito Municipal e aos cidados na forma e nos casos previstos nesta Lei Orgnica. 1 - So objetos de Leis Complementares, as seguintes matrias: I o Plano Diretor; II o Cdigo Tributrio; III o Cdigo de Obras ou de Edificaes; IV o Cdigo de Posturas; V o Estatuto dos Servidores Pblicos; VI a Lei de Parcelamento, Ocupao e Uso do Solo; VII o Regime Jurdico dos Servidores; VIII a Lei de Organizao Administrativa; IX a Lei de Criao de Cargos, Funes ou Empregos Pblicos; X o Plano Municipal de Sade. 2 - As Leis Complementares somente sero aprovadas se obtiverem maioria absoluta dos votos dos membros da Cmara Municipal, observados os demais termos de votao das Leis Ordinrias. Artigo 64 - Compete privativamente ao Prefeito Municipal a iniciativa das Leis que versem sobre: I criao, transformao ou extino de cargos, funes ou empregos pblicos na Administrao Direta e Autarquias ou aumento de sua remunerao; II regime jurdico dos Servidores, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria; III criao, estruturao e atribuies das Secretarias ou Departamentos equivalentes e rgos da Administrao Pblica; IV matria oramentria e tributria e a que autoriza a abertura de crditos ou conceda auxlios, prmios e subvenes; Pargrafo nico - No ser admitido aumento da despesa prevista nos projetos de iniciativa exclusiva do Prefeito Municipal, ressalvado o disposto no inciso IV, primeira parte; V o Prefeito Municipal, em caso de calamidade pblica, poder adotar a medida provisria, com a fora de lei, para abertura de crdito extraordinrio, 22

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

devendo submet-la de imediato Cmara Municipal, que, estando em recesso, ser convocada extraordinariamente para se reunir no prazo de 05 (cinco) dias. Pargrafo nico - A medida provisria perder a eficcia, desde que a edio, se no for convertida em lei no prazo de 30 (trinta) dias, a partir de sua publicao, devendo a Cmara Municipal disciplinar as relaes jurdicas dela decorrentes.
Inciso V e pargrafo nico includos pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

Artigo 65 - Compete privativamente Cmara Municipal a iniciativa das leis que versem sobre: I autorizao para abertura de crditos suplementares ou especiais, atravs do aproveitamento total ou parcial das consignaes oramentrias da Cmara Municipal; II organizao dos servios administrativos da Cmara Municipal, criao, transformao ou extino de seus cargos, empregos, funes e fixao da respectiva remunerao. Pargrafo nico - Nos projetos de competncia exclusiva da Mesa da Cmara Municipal, no sero admitidas emendas que aumentem a despesa prevista. Artigo 66 - O Prefeito Municipal poder solicitar urgncia para a apreciao de projetos de sua iniciativa, considerados relevantes. 1 - Solicitada a urgncia, a Cmara Municipal dever se manifestar em at 30 (trinta) dias sobre a proposio, contados da data em que for feita a solicitao, e, para aprovao na mesma sesso em carter urgentssima, esta s ser pelo voto de 2/3 (dois teros) dos membros da Cmara Municipal.
Redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

2 - Esgotado o prazo previsto no pargrafo anterior, sem deliberao pela Cmara Municipal, ser a proposio includa na Ordem do Dia, sobrestando-se as demais proposies, para que se ultime a votao. 3 - O prazo do pargrafo 1 no corre no perodo de recesso da Cmara Municipal, nem se aplica aos projetos de Lei Complementar. Artigo 67 - Aprovado o Projeto de Lei, ser este enviado ao Prefeito Municipal que, aquiescendo, o sancionar. 1 - O Prefeito Municipal, considerando o Projeto de Lei, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrrio ao interesse pblico, vet-lo- total ou parcialmente, no prazo de 15 (quinze) dias teis, contados da data do recebimento, s podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Vereadores, em escrutnio secreto. 2 - O veto parcial somente abranger texto integral de artigo, de pargrafo, de inciso ou de alnea. 3 - Decorrido o prazo do pargrafo 1, o silncio do Prefeito Municipal importar em sano. 23

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

4 - A apreciao do veto pelo Plenrio da Cmara Municipal ser, dentro de 30 (trinta) dias a contar do seu recebimento, em uma s discusso e votao, com Parecer ou sem ele, considerando-se rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Vereadores, em escrutnio secreto. 5 - Rejeitado o veto, ser o Projeto enviado ao Prefeito Municipal para a promulgao. 6 - Esgotado sem deliberao o prazo estabelecido no pargrafo 1, o veto ser colocado na Ordem do Dia da sesso imediata, sobrestadas s demais proposies, at a sua votao final, ressalvadas as matrias de que trata o artigo 66 desta Lei Orgnica. 7 - A no promulgao da Lei no prazo de 48 (quarenta e oito) horas pelo Prefeito, nos casos dos pargrafos 3 e 5, criar para o Presidente da Cmara Municipal a obrigao de faz-lo em igual prazo. Artigo 68 - As leis delegadas sero elaboradas pelo Prefeito, que dever solicitar a delegao Cmara Municipal. 1 - Os atos de competncia privativa da Cmara Municipal, a matria prevista Lei Complementar e os Planos Plurianuais e Oramentos no sero objeto de delegao. 2 - A delegao do Prefeito Municipal ser efetuada sob a forma de decreto legislativo, que especificar o seu contedo e os termos de seu exerccio. 3 - O decreto legislativo poder determinar a apreciao do projeto pela Cmara Municipal que a far em votao nica, vedada a apresentao de emenda. Artigo 69 - Ser Lei Complementar, dentre outras previstas nesta Lei Orgnica, a Lei Instituidora da Guarda Municipal. Artigo 70 - A matria constante do projeto de lei rejeitado somente poder constituir objeto de novo projeto, na mesma Sesso Legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros da Cmara Municipal. CAPTULO II Do Poder Executivo SEO I Do Prefeito e do Vice-Prefeito Artigo 71 - O Poder Executivo Municipal exercido pelo Prefeito Municipal, com funes polticas, executivas, administrativas e legislativas, auxiliado pelos Secretrios Municipais ou Diretores equivalentes. 24

Lei Orgnica Municipal Recreio MG Revogado o pargrafo nico e dada nova redao pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

25

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

Artigo 72 - O Prefeito e o Vice-Prefeito sero eleitos simultaneamente, para cada legislatura, por eleio direta, em sufrgio universal e secreto, podendo o Prefeito e o Vice-Prefeito, serem reeleitos para um nico perodo subsequente.
Redao alterada pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

1 A eleio do Prefeito importar a do Vice-Prefeito com ele registrado. 2 - Para concorrer a outro cargo o Prefeito deve renunciar ao respectivo mandato at 06 (seis) meses antes do Pleito.
Redao alterada pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

Artigo 73 - O Prefeito e o Vice-Prefeito tomaro posse no dia 1 de Janeiro do ano subsequente eleio, em Sesso da Cmara Municipal, ou se esta no estiver reunida, perante a autoridade judiciria competente, ocasio em que prestaro o seguinte compromisso: Prometo manter, defender e cumprir a Constituio Federal, a Constituio Estadual e a Lei Orgnica Municipal, observar as Leis, promover o bem geral dos muncipes e exercer o cargo sob a inspirao da democracia, da legitimidade e da legalidade. Pargrafo nico - Decorridos 10 (dez) dias da data fixada para a posse, o Prefeito ou o Vice-Prefeito, salvo motivo de fora maior, no tiverem assumido o cargo, este ser declarado vago. Artigo 74 - Substituir o Prefeito, no caso de impedimento e suceder-lhe-, no caso de vaga, o Vice-Prefeito. 1 - O Vice-Prefeito no poder se recusar a substituir o Prefeito, sob pena de extino do mandato. 2 - O Vice-Prefeito, alm de outras atribuies que lhe forem conferidas por lei, auxiliar o Prefeito, sempre que por ele for convocado para misses especiais. 3 - O impedimento do Prefeito para fins de substituio pelo Vice-Prefeito configurar-se- nas seguintes hipteses: a) por motivo de sade, vista de atestado mdico que lhe d como impossibilitado de exercer temporariamente as funes pertinentes ao cargo; b) nos casos de frias que tomar a iniciativa de gozar na forma da lei; c) nos casos de licena do cargo por interesse particular, aprovada pela Cmara Municipal.

26

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

Artigo 75 - Em caso de impedimento do Prefeito e do Vice-Prefeito, ou vacncia do cargo, assumir a administrao municipal o Presidente da Cmara Municipal. Pargrafo nico - O Presidente da Cmara Municipal, recusando-se, por qualquer motivo, a assumir o cargo de Prefeito, renunciar, incontinenti, sua funo de dirigente do Legislativo, ensejando, assim, a eleio de outro membro para ocupar, como Presidente da Cmara Municipal a chefia do Poder Executivo. Artigo 76 - Verificando-se a vacncia do cargo de Prefeito e inexistindo VicePrefeito, observar-se- o seguinte: I ocorrendo a vacncia nos trs primeiros anos de mandato, dar-se- eleio noventa dias aps a sua abertura, cabendo aos eleitos completar o perodo dos seus antecessores; II ocorrendo a vacncia no ltimo ano do mandato, assumir o Presidente da Cmara Municipal, que completar o perodo. Artigo 77 - O mandato do Prefeito Municipal de 04 (quatro) anos e ter incio em 1 de janeiro do ano seguinte eleio, permitindo a reeleio por mais um perodo subsequente, de acordo com o artigo 1 da Emenda Constitucional n 16/1997. Pargrafo nico - O Subsdio do Prefeito e do Vice-Prefeito sero estipulados na forma dos artigos 50 e 51 e seu pargrafo nico desta Lei Orgnica.
Redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/1998.

SUBSEO I Das Licenas e Proibies Artigo 78 - O Prefeito ou o Vice-Prefeito, quando no exerccio do cargo, no podero, sem licena da Cmara Municipal, ausentar-se do Municpio por perodo superior a 15 (quinze) dias, sob pena de perda do cargo ou de mandato.
Redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/1998.

Pargrafo nico - O Prefeito Municipal regularmente licenciado ter direito a perceber a remunerao, quando: I impossibilitado de exercer o cargo por motivo de doena, devidamente comprovada; II em gozo de frias; III a servio ou em misso de representao do Municpio;
Revogados os pargrafos 1 e 2 pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

IV O Prefeito e o Vice-Prefeito no podero, desde a posse, sob pena de perda de mandato: a) firmar ou manter contrato com o Municpio ou com suas autarquias, empresas pblicas, sociedades de economia mista, fundaes ou empresas concessionrias 27

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

de servio pblico municipal, salvo quando o contrato obedecer a clusulas uniformes; b) aceitar ou exercer cargo, funo ou emprego remunerado, inclusive os de que seja demissvel ad nutum, na Administrao Pblica direta ou indireta, ressalvada a posse em virtude de concurso pblico, aplicando-se, esta hiptese, o disposto no artigo 38 da Constituio Federal; c) ser titular de mais de um mandato eletivo; d) patrocinar causa em que seja interessada qualquer das entidades mencionadas na letra (a) deste inciso; e) ser proprietrio, controlador ou diretor de empresa que goze de favor decorrente de contrato celebrado com o Municpio ou nela exercer funo remunerada; f) fixar residncia fora do Municpio.
Includos o Inciso IV e suas letras pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

Artigo 79 - Na ocasio da posse e ao trmino do mandato, o Prefeito far declarao de seus bens, as quais ficaro arquivadas na Cmara Municipal, constando das respectivas atas, o seu resumo. Pargrafo nico - O Vice-Prefeito far declarao de bens no momento em que assumir, pela primeira, o exerccio do cargo. SEO II Das Atribuies do Prefeito Artigo 80 - Ao Prefeito Municipal, como Chefe da Administrao, compete dar cumprimento s decises da Cmara Municipal, dirigir, fiscalizar e defender os interesses do Municpio, bem como adotar, de acordo com a lei, todas as medidas administrativas de utilidade pblica, sem exceder as verbas oramentrias. Artigo 81 - Compete privativamente ao Prefeito Municipal entre outras atribuies: I dar iniciativa s proposies de Projetos de Lei na forma e casos previstos nesta Lei Orgnica; II representar o Municpio em juzo e fora dele; III sancionar, promulgar e fazer publicar as leis aprovadas pela Cmara Municipal e expedir decretos e regulamentos para sua fiel execuo; IV vetar os Projetos de Lei, aprovados pela Cmara Municipal, total ou parcialmente; V decretar, nos termos legais, a necessidade ou a utilidade pblica e tambm o interesse social ou urbanstico, para fins de desapropriao; VI expedir decretos, portarias e outros atos administrativos; 28

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

VII permitir ou autorizar o uso de bens municipais, por terceiros; VIII permitir ou autorizar a execuo de servios pblicos, por terceiros; IX prover ou extinguir os cargos, os empregos, as funes pblicas municipais e expedir os demais atos referentes situao funcional dos servidores, na forma de lei; X enviar Cmara Municipal os Projetos de Lei relativos ao Oramento Anual, ao Plano Plurianual do Municpio e das suas autarquias e ao Projeto de Lei de Diretrizes Oramentrias, previstas nesta Lei Orgnica; XI encaminhar Cmara, at o dia 15 (quinze) de maro a prestao de contas, bem como os balanos do exerccio findo; XII encaminhar aos rgos competentes os planos de aplicao e as prestaes de contas exigidas em lei; XIII fazer publicar os atos oficiais, encaminhando cpias destes atos para a Cmara Municipal;
Redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

XIV prestar Cmara Municipal, dentro de 15 (quinze) dias, as informaes pela mesma solicitada, salvo prorrogao a seu pedido e por prazo determinado, em face da complexidade da matria ou da dificuldade de obteno, nas respectivas fontes, dos dados pleiteados; XV prover os servios e obras da administrao pblica; XVI superintender a arrecadao dos tributos, bem como a guarda e aplicao da receita, autorizando as despesas e pagamento dentro das disponibilidades ou dos crditos votados pela Cmara Municipal; XVII aplicar multas previstas em leis e contratos, bem como relev-las quando impostas irregularmente; XVIII entregar a Cmara Municipal, at o dia 20 (vinte) de cada ms, os recursos correspondentes s suas dotaes oramentrias;
Redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

XIX resolver sobre os requerimentos, as reclamaes ou as representaes que lhe forem dirigidos; XX oficializar, obedecidas as normas urbansticas, as vias e logradouros pblicos, mediante denominao aprovada pela Cmara Municipal; XXI convocar extraordinariamente a Cmara Municipal; XXII aprovar projetos de edificao e planos de loteamento, arruamento e zoneamento urbano ou para fins urbanos; XXIII apresentar, anualmente, Cmara Municipal, relatrio circunstanciado sobre o estado das obras e dos servios municipais, bem assim o programa da administrao para o ano seguinte; XXIV organizar os servios internos das reparties criadas por lei, sem exceder as verbas para tal destinadas; 29

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

XXV contrair emprstimos e realizar operaes de crditos, mediante prvia autorizao da Cmara Municipal; XXVI providenciar sobre a administrao dos bens do Municpio e sua alienao, na forma da lei; XXVII organizar e dirigir, nos termos da lei, os servios relativos s terras do Municpio; XXVIII desenvolver o sistema virio do Municpio; XXIX conceder auxlios, prmios e subvenes, nos limites das respectivas verbas oramentrias e do plano de distribuio, prvia e anualmente aprovado pela Cmara Municipal; XXX estabelecer a diviso administrativa do Municpio, de acordo com a lei; XXXI solicitar o auxlio das autoridades policiais do Estado para garantia do cumprimento de seus atos; XXXII solicitar, obrigatoriamente, autorizao Cmara Municipal para ausentar-se do Municpio, por tempo superior a 15 (quinze) dias;
Redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/1998.

XXXIII adotar providncias para a conservao e salvaguarda do patrimnio municipal; XXXIV publicar, at 30 (trinta) dias aps o encerramento de cada bimestre, relatrio resumido da execuo oramentria. Artigo 82 - O Prefeito Municipal poder delegar, por decreto, a seus auxiliares, as funes administrativas previstas nos incisos VII, XIV, XVII, XVIII, XXVI, XXVII e XXXIII do artigo 81, bem como poder a qualquer momento seu nico critrio, avocar a si a competncia delegada.
Redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

SEO III Da Perda e Extino do Mandato Artigo 83 - vedado ao Prefeito Municipal assumir outro cargo ou funo na Administrao Pblica direta ou indireta, ressalvada a posse, em virtude de concurso pblico e observado o disposto nesta Lei Orgnica. 1 - igualmente vedado ao Prefeito e ao Vice-Prefeito desempenhar funo de administrao em qualquer empresa privada. 2 - A infringncia ao disposto neste artigo e em seu pargrafo 1 importar em perda do mandato. Artigo 84 - As incompatibilidades declaradas no artigo 57, seus incisos e letras desta Lei Orgnica, estendem-se no que forem aplicveis, ao Prefeito, ao VicePrefeito e aos Secretrios Municipais ou Diretores equivalentes. 30

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

Artigo 85 - Ser declarado vago pela Cmara Municipal o cargo de Prefeito Municipal quando: I ocorrer falecimento, renncia ou condenao por crime funcional ou eleitoral; II deixar de tomar posse, sem motivo justo aceito pela Cmara Municipal, dentro do prazo de dez dias; III infringir as normas dos artigos 83 e 84 desta Lei Orgnica; IV perder ou tiver suspensos os direitos polticos. SEO IV Dos Auxiliares Diretos do Prefeito Artigo 86 - So auxiliares diretos do Prefeito os Secretrios Municipais, os Assessores Especiais ou Diretores equivalentes. Pargrafo nico - Os cargos so de livre nomeao e exonerao do Prefeito Municipal. Artigo 87 - A Lei Municipal estabelecer as atribuies dos auxiliares diretos do Prefeito Municipal, definindo-lhes as competncias, deveres e responsabilidades. Artigo 88 - Os Secretrios Municipais, os Assessores Especiais ou Diretores so, solidariamente, responsveis com o Prefeito Municipal pelos atos que assinarem, ordenarem ou praticarem. Artigo 89 - Os auxiliares diretos do Prefeito Municipal faro declarao de bens no ato de suas posses, em cargos ou funes pblicas municipais e quando de suas exoneraes, no trmino do exerccio do cargo. CAPTULO III Da Segurana do Cidado e da Sociedade SEO I Da Defesa Social Artigo 90 - A defesa social, dever do Municpio, direito e responsabilidade de todos, organiza-se de forma sistmica visando: I auxiliar na garantia da segurana pblica, com a finalidade de proteger o cidado, a sociedade e os bens pblicos e privados; II promover a integrao social, com a finalidade de prevenir a violncia e criminalidade; 31

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

III emprestar auxlio civil, por meio de atividades de socorro e assistncia, em casos de calamidade pblica, sinistros e outros flagelos. Pargrafo nico - O Poder Pblico Municipal dar tratamento privilegiado s crianas, aos adolescentes, aos idosos e tambm aos portadores de deficincias, defendendo seus interesses e sua ativa participao na sociedade. Artigo 91 - O rgo Municipal de Defesa Social rgo consultivo do Prefeito Municipal na definio da poltica de defesa social do Municpio, e suas atribuies sero estabelecidas em lei. Artigo 92 - O Poder Pblico Municipal cassar o Alvar de Funcionamento de bares, restaurantes, boates, clubes e demais estabelecimentos de diverses pblicas e comerciais que permitirem em seu interior o uso de txico, a prtica de atos discriminatrios e/ou racistas, bem como todo e qualquer tipo de transgresso lei ou ordem pblica. Artigo 93 - de competncia do Municpio controlar e fiscalizar procedimentos, equipamentos, produtos e substncias que possam representar riscos para a populao. SEO II Da Segurana Pblica Artigo 94 - dever do Municpio auxiliar o Estado no exerccio das atividades de Segurana Pblica e, para tanto, o Municpio dever adotar a seguinte medida: I criao de Centros Comunitrios e Administrao (CCA) nos bairros e distritos, com departamentos para atendimentos nas reas de sade, promoo social, segurana pblica e outras. TTULO III Das Finanas Pblicas CAPTULO I Da Tributao Artigo 95 - Compete ao Municpio instituir e arrecadar os tributos de sua competncia, bem como aplicar suas rendas, sem prejuzo da obrigatoriedade de prestar contas e publicar balancetes nos prazos fixados em lei.

32

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

Artigo 96 - Nenhum tributo ser criado sem a estimativa de custo de sua arrecadao e exame da convenincia ou no desse custo e sem que seja aprovado pela Cmara Municipal. Artigo 97 - So tributos municipais os impostos, as taxas e as contribuies de melhorias decorrentes de obras pblicas, institudas por Lei Municipal, atendidos os princpios estabelecidos na Constituio Federal e nas normas gerais de Direito Tributrio. Artigo 98 - O imposto sobre propriedade predial e territorial urbano (IPTU) dever ser progressivo nos termos da lei, de forma a assegurar o cumprimento da funo social da propriedade. Artigo 99 - O Municpio poder, em casos especiais, instituir taxas e contribuies, desde que aprovadas pela Cmara Municipal. Artigo 100 - A cobrana do imposto predial e territorial urbano (IPTU) ter taxao diferenciada a partir dos critrios: a) rea do terreno construda; b) localizao do imvel. Artigo 101 - vedada qualquer anistia fiscal ou remisso que envolva matria tributria e s poder ser concedida atravs de lei especfica aprovada pela Cmara Municipal.
Redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/1998.

CAPTULO II Do Oramento Artigo 102 - A elaborao da Proposta Oramentria, se far aps audincias pblicas com setores organizados e representativos da sociedade, para definio de prioridade. Artigo 103 - As leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero: I o Plano Plurianual de ao governamental; II as Diretrizes Oramentrias; III o Oramento Anual. Artigo 104 - A lei que instituir o Plano Plurianual ter que estabelecer, de forma regionalizada as diretrizes e os incentivos fiscais para o exerccio financeiro 33

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

subsequente; orientar, outrossim, a elaborao da Lei Oramentria Anual e dispor sobre alteraes na legislao tributria. Artigo 105 - O Poder Executivo publicar, previamente, verso simplificada e compreensvel das diretrizes oramentrias que ter que ser aprovada pela Cmara Municipal at junho de cada ano. Artigo 106 - A Lei Oramentria Anual ter que compreender: I o oramento fiscal referente aos Poderes do Municpio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive, fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico Municipal; II o oramento de investimento das empresas em que o Municpio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto. Artigo 107 - A Lei Oramentria Anual dever ser apresentada em valores mensais para todas suas receitas e despesas, a nvel global para permitir seu acompanhamento oramentrio por parte do Executivo e Legislativo Municipal. Artigo 108 - A Cmara Municipal, por iniciativa prpria, poder aprovar emendas que modifiquem a Lei Oramentria Anual e que impliquem em aumento de despesas, desde que autorize a abertura de crditos suplementares ou indique fonte de receita no prevista, anteriormente, em valores idnticos ou superiores aos gastos propostos. Artigo 109 - O Municpio no poder instituir impostos e taxas sobre o patrimnio, renda, servios ou promoes que tenham como objetivo arrecadar fundos para os partidos polticos, entidades sindicais de trabalhadores e associaes comunitrias. Artigo 110 - No ser permitido o incio de obras, projetos e programas pblicos no includos na Lei Oramentria Anual e as obras, projetos e programas previstos na Lei Oramentria Anual uma vez iniciados, no podero ser interrompidos antes de seu trmino, exceto em situao especial e por deciso da Cmara Municipal. Artigo 111 - vedado ao Poder Pblico Municipal contrair emprstimo de qualquer natureza, sem a devida autorizao da Cmara Municipal. Artigo 112 - O Municpio divulgar, at o ltimo dia do ms subsequente ao da arrecadao, os montantes de cada um dos tributos arrecadados, os recursos 34

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

recebidos, os valores de origem tributria entregues e a exposio numrica dos critrios de rateios. Pargrafo nico - O Poder Pblico Municipal ficar obrigado a fornecer, em tempo hbil, as informaes e esclarecimentos que se fizerem necessrios sempre que solicitado por qualquer contribuinte, entidade sindical ou popular e partido poltico. Artigo 113 - O projeto de Lei Oramentria referente ao exerccio subsequente ser encaminhado pelo Prefeito Municipal Cmara Municipal at trinta de setembro e aprovado at novembro do ano em curso. Artigo 114 - A Prestao de Contas do exerccio anterior ser encaminhada pelo Prefeito Municipal Cmara Municipal at trinta de maro e aprovada at maio. Artigo 115 - Em empresas de economia mista, que por ventura forem criadas, o Municpio deter sempre, no mnimo, cinqenta e um por cento das aes. Artigo 116 - Todas as transaes financeiras do Municpio se daro exclusivamente, atravs de instituies financeiras oficiais. Artigo 117 - A Lei Oramentria assegurar investimentos prioritrios em programas de educao, sade, habitao, saneamento bsico e proteo do meio ambiente. Artigo 118 - O Municpio aplicar, anualmente, 25% (vinte e cinco por cento), no mnimo, da receita resultante de impostos, compreendida e proveniente de transferncias, na manuteno e desenvolvimento do ensino. Pargrafo nico - Os recursos pblicos sero destinados s escolas da rede municipal e s em carter subsidirios podero ser dirigidos s escolas comunitrias, confessionais ou filantrpicas, definidas em lei, que: I comprovem finalidades no lucrativas e apliquem seus excedentes financeiros em educao; II os recursos financeiros de que trata este artigo podero ser destinados a bolsas de estudos, na forma da lei, para os que demonstrarem insuficincia de recursos, quando houver falta de vagas nas escolas pblicas da rede municipal e estadual ou para cursos de nvel mdio que no sejam por essas oferecidos.

35

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

TTULO IV Da Sociedade CAPTULO I Da Ordem Social Artigo 119 - A ordem social tem como base o primado do trabalho e como objetivo o bem estar e justias sociais. SEO I Da Sade Artigo 120 - A sade direito de todos e dever do Poder Pblico Federal, Estadual e Municipal, assegurada mediante polticas sociais, econmicas, ambientais e outras que visem a eliminao do risco de doena e outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao, sem qualquer discriminao. Pargrafo nico - Para atingir os objetivos estabelecidos no artigo acima, o Municpio promover por todos os meios ao seu alcance, quais sejam: o direito sade que implica em condies dignas de trabalho, saneamento, moradia, alimentao, educao, transporte, lazer, informao, participao, respeito ao ambiente e controle da poluio ambiental.
Redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

Artigo 121 - As aes de sade so de relevncia pblica, devendo sua execuo ser feita, preferencialmente, atravs dos servios pblicos e, complementarmente, atravs de servios de terceiros. 1 - As instituies privadas podero participar, em carter complementar, do Sistema de Sade do Municpio, mediante contrato de direito pblico ou convnio, com preferncia s entidades filantrpicas e sem fins lucrativos. 2 - As instituies privadas de sade sero fiscalizadas pelo Municpio nas questes de controle de qualidade, de informaes e registros de atendimento, conforme os cdigos sanitrios e as normas pertinentes. 3 - O Poder Pblico Municipal poder intervir ou desapropriar o servio de natureza privada necessria ao alcance dos objetivos do sistema, em conformidade com a Lei. Artigo 122 - As aes e servios de sade integram uma regionalizada e hierarquizada e constituem o Sistema Municipal de Sade, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I distritalizao dos recursos, tcnicas e prticas; 36

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

II integralidade na prestao das aes de sade, adequadas s realidades epidemiolgicas; III participao, em nvel de deciso, de entidades representativas de usurios e de profissionais de sade na formulao, gesto e controle da Poltica Municipal e das aes de sade atravs da constituio do rgo Municipal, de carter consultivo, a ser criado mediante lei, que definir suas competncias; IV incentivar e colaborar na formao de recursos humanos na rea de sade. Artigo 123 - O rgo Municipal de Sade ser financiado com recursos do oramento do Municpio, do Estado, da Seguridade Social, da Unio, alm de outras fontes. 1 - O volume mnimo dos recursos destinados sade pelo Municpio corresponder, anualmente, a 15% (quinze por cento) das receitas municipais, alm dos recursos provenientes do Estado e da Unio. 2 - Os recursos financeiros do Sistema Municipal de Sade sero administrados por meio de um Fundo Municipal de Sade e subordinado ao planejamento e controle do rgo Municipal de Sade. 3 - A instalao de quaisquer novos servios pblicos ou privados de sade deve ser discutido e aprovado no mbito do rgo Municipal de Sade, obedecidos os programas e normas governamentais e constitucionais. Artigo 124 - Compete ao Municpio, no mbito do Sistema nico de Sade, alm de outras atribuies previstas na legislao federal: I planejar, organizar, gerir, controlar e avaliar as aes e os servios de sade; II planejar, programar e organizar a rede regionalizada e hierarquizada do SUS, em articulao com a sua direo estadual; III gerir, executar, controlar e avaliar as aes referentes s condies e aos ambientes de trabalho; IV executar servios de vigilncia epidemiolgica, vigilncia sanitria, alimentao e nutrio; V planejar e executar poltica de saneamento bsico em articulao com o Estado e a Unio; VI executar a poltica de insumos e equipamentos para a sade; VII fiscalizar as agresses ao meio ambiente que tenham repercusso sobre a sade humana e atuar, junto aos rgos estaduais e federais competentes, para control-las; VIII gerir laboratrios pblicos de sade; IX avaliar e controlar a execuo de convnios e contratos, celebrados pelo Municpio.
Includo o inciso IX e redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

37

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

Artigo 125 - A lei dispor sobre organizao e funcionamento do Conselho Municipal de Sade, que ter as atribuies de formular a poltica municipal de sade, planejar e fiscalizar a distribuio de recursos destinados a sade e aprovar a instalao e o funcionamento de novos servios pblicos e privados de sade, atendidas as diretrizes do plano municipal de sade.
Redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

Artigo 126 O Municpio garantir a implantao, o acompanhamento e a fiscalizao da poltica integral sade da mulher em todas as fases de sua vida, de acordo com suas especificidades, assegurando, nos termos da lei.
Redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

Artigo 127 O Municpio incorporar prticas alternativas de sade de defesa dos direitos da mulher, tais quais: assistncia ao pr-natal, parto e puerprio, incentivo ao aleitamento e assistncia clnico-ginecolgico; direito auto regulamentao da fertilidade, vedada qualquer forma coercitiva de induo; assistncia mulher em caso de aborto previsto em lei de seqela de abortamento e atendimento mulher vtima de violncia.
Redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

Artigo 128 - Compete, completamente, ao Sistema nico de Sade, no mbito do Municpio a: I sistematizao das visitas domiciliares nos bairros, pelos profissionais de sade das unidades locais. SUBSEO NICA Do Saneamento Bsico Artigo 129 - O Municpio, em consonncia com a sua Poltica Urbana e com o seu Plano Diretor, se responsabilizar pela promoo do saneamento bsico em seu territrio. Artigo 130 - A Prefeitura Municipal, por iniciativa prpria ou a requerimento de qualquer cidado, proceder interdio imediata do loteamento regular, irregular ou clandestino, em que se realizar a venda de lotes ou terrenos sem prvia implantao de rede de esgoto sanitrio, abastecimento de gua, drenagem de guas pluviais, aprovados pelo rgo municipal competente. Pargrafo nico - Prefeitura Municipal vedada a aprovao de qualquer parcelamento em rea onde no esteja assegurada a capacidade tcnica da prestao dos servios de abastecimento de gua, esgotamento sanitrio e drenagem de guas pluviais, aprovados pelo rgo municipal competente. 38

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

Artigo 131 - As edificaes somente sero licenciadas, se comprovada a existncia de redes de esgoto sanitrio compatveis no local. Pargrafo nico - Caso inexista o sistema de esgotamento sanitrio, caber ao incorporador prover a infra-estrutura necessria, incluindo-se a o tratamento de esgoto, ficando a cargo da empresa concessionria do servio de esgotos a responsabilidade pela operao e manuteno da rede e das instalaes do sistema. Artigo 132 - vedada a criao de aterros sanitrios margem de rios, lagos, lagoas e junto a mananciais. SEO II Da Educao Artigo 133 - A educao, direito de todos, dever do Poder Pblico e da famlia, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, com vistas ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. 1 - O Municpio promover a educao pr-escolar e o ensino fundamental e, atendidos estes, o ensino mdio, atuando, prioritariamente, na zona rural e periferia da cidade. 2 - O Municpio envidar esforos no sentido de articular com o Estado e Unio mecanismos que propiciem cooperao tcnica e financeira, de modo que fique assegurado o atendimento qualitativo e quantitativo da demanda educacional em todos os nveis. Artigo 134 - O Poder Pblico Municipal assegurar, na promoo da educao pr-escolar e do ensino fundamental, a observncia dos seguintes princpios: I igualdade de condies para o acesso, freqncia e permanncia na escola; II liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III pluralismo de idias e de concepes pedaggicas, filosficas e polticas, e coexistncia de instituies pblicas e privadas de ensino; IV gratuidade do ensino pblico em estabelecimentos oficiais; V valorizao dos profissionais do ensino, com a garantia, na forma da lei, de plano de carreira para o Magistrio Pblico Municipal; VI gesto democrtica do ensino pblico, na forma da lei; VII garantia do padro de qualidade, mediante: a) avaliao cooperativa peridica, por rgo prprio do sistema educacional, pelo corpo docente e discente; b) Condies para reciclagem peridica dos profissionais do ensino. 39

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

Artigo 135 - A garantia da educao, pelo Poder Pblico Municipal, se dar mediante: I ensino fundamental, obrigatrio e gratuito, inclusive para os que a ele no tiverem acesso na idade prpria; II progressiva extenso da gratuidade ao ensino mdio quando houver sido atendida toda a demanda do Pr-Escolar e Ensino Fundamental; III atendimento educacional especializado aos portadores de deficincia, preferencialmente na rede regular de ensino, com garantia de recursos humanos capacitados e de material e equipamento adequado, e de vaga em escola prxima sua residncia; IV apoio s entidades especializadas, pblicas e privadas sem fins lucrativos, para atendimento ao portador de deficincia; V cesso de servidores especializados para atendimento s fundaes pblicas e entidades filantrpicas e comunitrias sem fins lucrativos, de assistncia ao menor e ao excepcional, como dispuser a lei; VI oferta de ensino noturno regular, adequado s condies do educando; VII atendimento ao educando no sentido fundamental, atravs de programas suplementares de material didtico-escolar, transporte, alimentao e assistncia sade; VIII superviso e orientao educacional nas escolas pblicas municipais exercidas por profissionais habilitados. 1 - O acesso ao ensino obrigatrio e gratuito direito pblico subjetivo. 2 - O no oferecimento do ensino obrigatrio pelo Poder Pblico, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade de autoridade competente. 3 - Compete ao Municpio, em colaborao com o Estado, recensear os educandos do ensino fundamental e, mediante instrumentos do controle, zelar pela freqncia escola. 4 - O Municpio dever estabelecer e implantar polticas da educao para a segurana do trnsito, em articulao com o Estado.
Includo pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

Artigo 136 - Os alunos rurais, em regies agrcolas, tm direito a tratamento especial, adequado sua realidade, com adoo de critrios que levem em conta as estaes do ano e seus ciclos agrcolas, as migraes peridicas e a adequao e aquisio de conhecimentos especficos. Artigo 137 - O Municpio publicar em rgo oficial ou imprensa local, at o dia 10 (dez) de maro de cada ano, demonstrativo da aplicao dos recursos previstos nas escolas pblicas municipais, especificando, necessariamente, o custo/aluno em cada escola. 40

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

Artigo 138 - O rgo Municipal de Educao, rgo do Sistema Municipal de Ensino, estabelecer as diretrizes da poltica educacional do Municpio. 1 - A lei definir os deveres, demais atribuies e prerrogativas, inclusive os recursos financeiros, e a composio do rgo Municipal de Educao, bem como a forma de eleio e durao do mandato de seus membros. 2 - Na composio do rgo referido no pargrafo anterior, dever estar assegurada a participao efetiva dos segmentos sociais envolvidos, atravs de seus representantes por eles indicados, no processo educacional do Municpio. Artigo 139 - O Municpio assegurar recursos prprios para instalao, funcionamento e manuteno das creches e pr-escolas. SEO III Do Desporto e do Lazer Artigo 140 - O Municpio garantir, por intermdio da rede oficial de ensino e em colaborao com as entidades desportivas, a promoo, o estmulo, a orientao e o apoio prtica e difuso da Educao Fsica e do Desporto formal e no formal com: I a proteo e incentivo s manifestaes esportivas de criao municipal; II destinao de recursos pblicos promoo prioritria do desporto educacional; III incentivo ao desenvolvimento das atividades de recreao, desporto e lazer nas comunidades, atravs da educao fsica escolar; IV o tratamento diferenciado para o desporto profissional e no profissional; V obrigatoriedade de reserva de reas destinadas a praas e campos de esportes nos projetos de urbanizao e de unidades escolares e a de desenvolvimento de programas de construo de rea para a prtica de esporte e lazer comunitrio; VI A autonomia das entidades desportivas, dirigentes e associaes quanto a sua organizao e funcionamento. Pargrafo nico - O Poder Pblico garantir, ao portador de deficincia, atendimento especializado no que se refere educao fsica e prtica de atividades desportivas, sobretudo no mbito escolar. Artigo 141 - A lei dispor sobre a criao do Conselho Municipal de Desporto e Lazer. Artigo 142 - A atuao do Poder Pblico Municipal nos desportos e lazer abranger no s a rea urbana como tambm a zona rural. 41

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

Artigo 143 - O Poder Pblico apoiar e incentivar o desporto e lazer, e os reconhecer como forma de promoo social. Pargrafo nico - O Municpio incentivar, mediante benefcios fiscais e na forma da lei, o investimento da iniciativa privada no desporto e lazer. SEO IV Da Cultura Artigo 144 - O Municpio garantir a todos o pleno exerccio dos direitos de acesso aos bens culturais, apoiar e incentivar a valorizao e a difuso das manifestaes culturais, mediante: I criao e manuteno de ncleos culturais e de espaos pblicos equipados para formao de difuso artstico-cultural; II criao e manuteno de museus e arquivos pblicos, que integram o sistema de preservao da memria do Municpio; III criao e manuteno de bibliotecas pblicas municipais; IV o estmulo s atividades de carter cultural e artstica; V adoo de incentivos fiscais que estimulem as empresas privadas a investirem na produo cultural e artstica do Municpio, e na preservao do seu patrimnio histrico; VI - apoio tcnico s entidades culturais na realizao de seus projetos. Artigo 145 - O Poder Pblico Municipal promover a integrao com rgos federais e estaduais para a busca de cooperao tcnico-financeira, visando o apoio a projetos artsticos e culturais. Artigo 146 - O Poder Pblico Municipal com a colaborao da comunidade, promover e proteger o patrimnio cultural, por meio de inventrios, registros, vigilncia, tombamentos, desapropriaes e de outras formas de acautelamento e preservao. Artigo 147 - A lei estabelecer princpio e normas para a conservao e tombamento de bens que constituem patrimnio cultural do Municpio. Artigo 148 - A lei dispor sobre a fixao de datas comemorativas de fatos relevantes para a Cultura Municipal. Artigo 149 - O Poder Pblico Municipal estabelecer normas para o incentivo produo e o conhecimento de bens e valores culturais.

42

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

Artigo 150 - Os proprietrios de bens de qualquer natureza, tombados pelo Municpio, recebero incentivos para preserv-los e conserv-los, conforme o definido em lei. Pargrafo nico - Os danos e ameaas ao patrimnio cultural sero punidos na forma da lei. SEO V Da Assistncia Social Artigo 151 - A assistncia social ser prestada a quem dela necessitar, independente de contribuio seguridade social de maneira integrada s aes desenvolvidas pelo Poder Pblico Federal e Estadual, tendo por objetivo: I a integrao do indivduo, homem ou mulher, ao mercado de trabalho, ao meio social e cultural; II o amparo ao idoso e o menor abandonado; III a integrao das comunidades carentes; IV assistncia mdica, psicolgica e jurdica mulher e seus familiares, vtimas de violncia; V a plena integrao das mulheres portadoras, de qualquer deficincia fsica na vida econmica, social e cultural, o total desenvolvimento de suas potencialidades, assegurando a todas adequada qualidade de vida.
Includos os incisos de I a V e redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

Artigo 152 - As aes municipais na rea de assistncia social sero realizadas com recursos do Oramento do Municpio, do Estado, da Unio e de outras fontes observadas as seguintes diretrizes: I - descentralizao administrativa segundo a poltica de regionalizao, com a participao de entidades beneficientes de assistncia social, como tambm de entidades nas reas social e educacional; II participao da populao, por meio de organizaes representativas, na formulao das polticas e no controle das aes em todos os nveis. Artigo 153 - s Entidades Filantrpicas de assistncia social que amparam menores, adolescentes, idosos, deficientes e portadores de doenas graves, ser dado apoio tcnico e financeiro, de acordo com avaliao do setor competente do rgo de Defesa Social. Artigo 154 - O Poder Pblico Municipal fica obrigado a manter organismo executivo da poltica municipal de apoio pessoa portadora de deficincia, garantindo-se o pleno direito participao popular atravs de entidades representativas. 43

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

SEO VI Da Comunicao Social Artigo 155 - A manifestao de pensamento, a criao, a expresso e a informao, sob qualquer forma, processo ou veculo, no sofrero qualquer restrio, observando o disposto na Constituio Federal e nesta Lei Orgnica. Artigo 156 - O Poder Pblico Municipal obrigado a manter a populao informada sobre os riscos e danos sade e sobre as medidas de preveno e controle. SEO VII Do Meio Ambiente Artigo 157 - Todos tm direito ao meio ambiente saudvel e ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial adequada e sadia qualidade de vida, impondo-se coletividade e, em especial, ao Poder Pblico Municipal o dever de defend-lo e preserv-lo para o benefcio das geraes atuais e futuras. Artigo 158 - O Poder Pblico Municipal elaborar e implantar, atravs de lei, um Conselho Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais que contemplar a necessidade do conhecimento das caractersticas, e recursos dos meio fsicos e biolgicos de diagnstico de sua utilizao e definio de diretrizes para o seu melhor aproveitamento no processo de desenvolvimento urbano, econmico e social. 1 - O Conselho Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais atender aos princpios estabelecidos na Constituio Federal, na Constituio do Estado e os preceitos contidos nesta Lei Orgnica. 2 - O conselho supra referido ser elaborado com a participao da sociedade civil e conter normas regulamentares e tcnicas, padres de demais medidas de carter operacional para proteo do meio ambiente, controle da utilizao racional dos recursos ambientais e bem estar da comunidade. Artigo 159 - O Municpio criar o Conselho Municipal do Meio Ambiente, autnomo e deliberativo, composto por representantes da sociedade civil, que ter suas atribuies definidas em lei. Artigo 160 - Constitui obrigao dos rgos do Poder Executivo, com atribuies diretas ou indiretas de proteo e controle ambiental, denunciar ao 44

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

Ministrio Pblico sobre a ocorrncia de conduta ou atividade consideradas lesivas ao meio ambiente. Artigo 161 - O Municpio implantar e manter hortos florestais destinados reposio da flora nativa, de acordo com o disposto no pargrafo 2 do artigo 216 da Constituio Federal. Artigo 162 - obrigatrio, para instalao, ampliao ou desenvolvimento de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao ambiental, estudo prvio do impacto ambiental, a que se dar publicidade. Artigo 163 - Ao Poder Pblico Municipal cabe recuperar a vegetao j existente na rea urbana, ampliar as reas verdes do Municpio, bem como providenciar a sua manuteno. Artigo 164 - Ao Poder Pblico Municipal cabe acompanhar, registrar e fiscalizar as concesses de direitos de pesquisa e explorao de recursos hdricos e minerais no territrio do Municpio. Pargrafo nico - Nenhuma concesso de direito de pesquisa e explorao de recursos hdricos e minerais ser permitida se a pesquisa ou explorao pretendida for potencialmente prejudicial ao meio ambiente. Artigo 165 - Todas as indstrias, fbricas, empresas e similares, que na sua atividade expelirem gs carbnico ou qualquer outro tipo de poluente, devero instalar filtros e equipamentos de preveno poluio. Pargrafo nico - S sero concedidos alvars e licenas de funcionamento queles que pretenderem se instalar no Municpio aps fiscalizao do rgo competente do Poder Pblico Municipal. CAPTULO II Da Ordem Econmica SEO I Das Disposies Gerais Artigo 166 - A Ordem Econmica, fundada na valorizao do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existncia digna. Artigo 167 - O Municpio estabelecer as diretrizes e bases do planejamento e desenvolvimento municipal equilibrado. 45

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

Artigo 168 - O Municpio apoiar e estimular o cooperativismo e outras formas de associativismo. Artigo 169 - A explorao direta de atividade econmica pelo Municpio, s ser permitida em casos de relevante interesse coletivo. Artigo 170 - O Municpio dispensar s microempresas e s empresas de pequeno porte, assim definidas em Lei Federal, tratamento jurdico diferenciado, visando a incentiv-las pela simplificao de suas obrigaes administrativas, tributrias, previdencirias e creditcias ou pela eliminao ou reduo destas, por meio de lei. SEO II Do Transporte Artigo 171 - O transporte um direito fundamental do cidado, sendo de competncia do Municpio organizar e prestar diretamente, ou sob regime de concesso, ou permisso, os servios de transporte coletivo urbano, que obedecero os seguintes princpios bsicos: I segurana e conforto dos passageiros, garantindo, em especial, acesso s pessoas portadoras de deficincias fsicas; II tarifa social, assegurada a gratuidade aos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos de idade.
Includos os incisos I e II e redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

Artigo 172 - O Municpio poder intervir em empresa privada de transporte coletivo, a partir do momento em que a mesma desrespeitar a poltica de transporte coletivo urbano, o plano virio, provoque danos e prejuzos aos usurios ou pratique ato lesivo ao interesse da comunidade. Pargrafo nico - A interveno ser executada pelo Executivo, por iniciativa prpria ou da Cmara Municipal, no podendo haver qualquer ato de retomada ou interveno sem aprovao da Cmara Municipal. Artigo 173 - As tarifas de transportes coletivos municipais tero seu valor autorizado pelo Poder Executivo, aps anlise da planilha de custos e aprovao da Cmara Municipal. Artigo 174 - de competncia da Cmara Municipal elaborar uma poltica de transporte coletivo, bem como aprovar o plano virio para o Municpio, atendendo s necessidades da populao. 46

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

Artigo 175 - No ser permitido o monoplio privado nas linhas de transportes coletivos municipais. SEO III Da Poltica Rural Artigo 176 - A poltica de desenvolvimento rural municipal, estabelecida de conformidade com as diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo orientar e direcionar ao do Poder Pblico Municipal no planejamento e na execuo das atividades de apoio produo, comercializao, armazenamento, agroindustrializao, transporte e abastecimento de insumos e produtos. Artigo 177 - As diretrizes para elaborao do Plano Diretor, relativamente s atividades rurais, sero estabelecidas por um Conselho Municipal de Agricultura, Pecuria e Abastecimento, a ser criado por lei, com representantes de produtores, trabalhadores rurais e dos setores mencionados no primeiro artigo deste captulo. Artigo 178 - O Municpio criar e manter servios e programas que tenham por finalidade o aumento da produo e produtividade agrcola, o abastecimento alimentar, a gerao de emprego, a melhoria das condies da infra-estrutura econmica e social, a preservao do meio ambiente e a elevao do bem estar da populao rural. Artigo 179 - O Municpio, em regime de co-participao com a Unio e o Estado, dotar o meio rural de infra-estrutura de servios sociais bsicos nas reas de sade, educao, saneamento, habitao, transporte, energia, comunicao, segurana e lazer. Artigo 180 - O Municpio apoiar e estimular: I o acesso dos produtores ao crdito e seguro rural; II a implantao de estruturas que facilitem a armazenagem, a comercializao e a agroindstria bem como o artesanato rural; III os servios de gerao e difuso de conhecimentos e tecnologias; IV a criao de instrumentos que facilitem a ao fiscalizadora na proteo de lavouras, criaes e meio ambiente; V a capacitao de mo-de-obra rural e a preservao dos recursos naturais; VI a construo de unidades de armazenamento comunitrio e de redes de apoio ao abastecimento municipal; VII a constituio e a expanso de cooperativas e outras formas de associativismo e organizao rural, sob a orientao das entidades sindicais; VIII a implantao do sistema de bolsa de arrendamento das terras. 47

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

Artigo 181 - O Municpio dar prioridade de atendimento aos pequenos produtores rurais e suas organizaes comunitrias. SEO IV Da Poltica Urbana Artigo 182 - O Poder Pblico Municipal manter disposio de qualquer cidado, todas as informaes referentes ao sistema de planejamento urbano. Artigo 183 - A poltica urbana, a ser formulada e executada pelo Poder Pblico Municipal, ter como objetivo o pleno desenvolvimento das funes sociais da cidade e a garantia do bem estar da populao. Artigo 184 - O Municpio, para operacionalizar sua poltica econmica e social, assentada na livre iniciativa e nos superiores interesses da coletividade, ter como instrumento bsico o Plano Diretor, aprovado pela Cmara Municipal. Artigo 185 - Caber ao Municpio aprovar os loteamentos que atenderem s normas estabelecidas em lei especfica. Pargrafo nico - O Poder Pblico Municipal poder desapropriar reas para urbanizar loteamento popular, para atender populao de baixa renda. Artigo 186 - A autorizao de loteamentos urbanos s ocorrer aps a instalao, no mesmo, de toda infra-estrutura mnima necessria. Pargrafo nico - O loteamento no poder romper a continuidade do centro urbano, evitando, dessa forma, espaos vazios prximos ao centro da cidade. Artigo 187 - Para assegurar as funes sociais da cidade e da propriedade, o Poder Pblico Municipal dispor dos seguintes instrumentos: I imposto progressivo cumulativo sobre a propriedade territorial urbana no edificada, incidindo sobre cada lote; II considera-se para efeito de tributao como um lote, a rea de terreno medindo at 360,00m2 (trezentos e sessenta metros quadrados) e/ou at 12,00m (doze metros) de frente para reas urbanas no loteadas na forma da lei; III taxas e tarifas diferenciadas em funo de projetos de interesse social; IV transferncia do direito de construir; V concesso do direito real de uso; VI direito de preferncia na aquisio de imveis urbanos; VII imposto progressivo sobre imvel; VIII desapropriao por interesse social ou utilidade pblica; 48

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

IX discriminao de terras pblicas, destinadas prioritariamente a assentamentos s famlias de baixa renda; X inventrios, registros, vigilncia e tombamento de imvel; XI contribuio de melhoria; XII tributao de vazios a valorizao imobiliria. Artigo 188 - O Plano Diretor, aprovado por 2/3 (dois teros) dos membros da Cmara Municipal, conter, necessariamente, entre outros: I diretrizes econmicas, financeiras, administrativas e sociais de uso e ocupao do solo, de preservao do patrimnio ambiental e cultural, visando a atingir os objetivos estratgicos e as respectivas metas; II estimativa preliminar do montante de investimentos e dotaes financeiras necessrias implantao das diretrizes e consecuo dos objetivos do Plano Diretor, segundo a ordem de prioridade estabelecida. Artigo 189 - O estabelecimento de diretrizes e normas relativas ao desenvolvimento urbano, dever assegurar: I a urbanizao, a regularizao fundiria e a titulao das reas onde esteja situada a populao carente e de baixa renda; II a preservao, a proteo e a recuperao do meio ambiente natural e cultural; III a preservao das reas de explorao agrcola e pecuria e ao estmulo a essas atividades primrias, com acesso de qualidade, facilitando o escoamento da produo e o deslocamento do cidado com segurana, mantendo as estradas em bom estado de conservao;
Redao dada pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

IV a criao de rea de especial interesse urbanstico, social, cultural, ambiental, turstico e de utilizao pblica; V a participao das entidades comunitrias no estudo, no encaminhamento e na soluo dos problemas, planos, programas e projetos. Artigo 190 - Incumbe Administrao Municipal promover e executar programas de construo de moradias populares e garantir, em nvel compatvel com a dignidade da pessoa humana, condies habitacionais, saneamento bsico e acesso ao transporte. Artigo 191 - Os lotes e loteamentos clandestinos ou irregulares podero ser desapropriados e destinados construo de moradias populares, rea de lazer e/ou outras obras de cunho social. TTULO V 49

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

Da Transio Administrativa Artigo 192 - At 30 (trinta) dias aps s eleies municipais, o Prefeito Municipal entregar obrigatoriamente, para o sucessor da gesto subseqente, relatrio da situao da Administrao Municipal que conter, entre outras, informaes atualizadas sobre: I dvidas do Municpio, por credor, com as datas dos respectivos vencimentos, inclusive das dvidas em longo prazo e encargos decorrentes de operaes de crditos, informando sobre a capacidade da Administrao Municipal realizar operaes de crdito de qualquer natureza; II medidas necessrias regularizao das contas municipais perante o Tribunal de Contas ou rgo equivalente, se for o caso; III prestao de contas de convnios celebrados com organismos da Unio e do Estado, bem como do recebimento de subveno ou auxlios; IV situao dos contratos com concessionrias e permissionrias de servios pblicos; V estado dos contratos de obras e servios em execuo ou apenas formalizados, informando sobre o que foi realizado e pago e o que h por executar e pagar, com os prazos respectivos; VI transferncias a serem recebidas da Unio e do Estado por fora de mandamento constitucional ou de convnios; VII projetos de lei de iniciativa do Poder Executivo em curso na Cmara Municipal, para permitir que a nova Administrao decida quanto convenincia de lhes dar prosseguimento, acelerar seu andamento ou retir-los; VIII situao dos servidores do Municpio, seu custo, quantidade e rgos em que esto lotados e em exerccio.
Artigo includo pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

Artigo 193 - vedado ao Prefeito Municipal assumir, por qualquer forma, compromissos financeiros para a execuo de programas ou projetos aps o trmino de seu mandato, no previsto na legislao oramentria. 1 - O disposto neste artigo no se aplica nos casos comprovados de calamidade pblica. 2 - Sero nulos e no produziro nenhum efeito os empenhos e atos praticados em desacordo com este artigo, sem prejuzo da responsabilidade do Prefeito Municipal.
Artigo includo pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

TTULO VI Das Disposies Gerais e Transitrias 50

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

Artigo 1 - A execuo dos servios pblicos de saneamento bsico no Municpio, ser de exclusiva responsabilidade dos rgos da administrao direta ou indireta. Artigo 2 - O Prefeito Municipal encaminhar, no prazo mximo de 06 (seis) meses aps a promulgao da Lei Orgnica do Municpio, organograma detalhado do Poder Executivo, especificando cargos, funes e remunerao do seu Quadro de Pessoal. Artigo 3 - No prazo mximo de 03 (trs) meses aps a promulgao da Lei Orgnica do Municpio, a Cmara Municipal criar Comisso Permanente de acompanhamento e avaliao dos convnios e concesses para explorao dos servios de utilidade pblica. Artigo 4 - A Tribuna Livre o canal poltico onde os muncipes exercero o direito de desempenhar atributos populares e democrticos, norteando-se nos termos da lei prpria. Artigo 5 - Qualquer cidado poder denunciar ao Poder Pblico transgresso s regras de proteo ao meio ambiente. Artigo 6 - Qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise anular ato lesivo ao meio ambiente, conforme o inciso LXXIII, do artigo 5 da Constituio Federal. Artigo 7 - O Municpio elaborar, dentro do prazo mximo de 180 (cento e oitenta) dias, aps a promulgao desta Lei, legislao especfica : I proteo de encostas; II coleta e destinao final do lixo, sob qualquer ttulo de suas formas; III atividades mineradoras e recursos hdricos. Artigo 8 - A cidade dever ser arborizada, no centro e nos bairros, de um modo planejado, dentro do prazo mximo de 24 (vinte e quatro) meses, aps a promulgao desta Lei. Artigo 9 - O Municpio criar, dentro do prazo mximo de 90 (noventa) dias a partir da promulgao da Lei Orgnica, o rgo Municipal do Meio Ambiente, rgo executivo especfico. Artigo 10 - A fim de que os produtores rurais sejam estimulados ao plantio e outras atividades com fcil escoamento para a venda de seus produtos, fica o 51

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

Municpio responsvel pela agilizao junto aos rgos estaduais para o asfaltamento de todas as estradas vicinais, principalmente as que beneficiam os Distritos. Artigo 11 - O Poder Pblico desenvolver programa especificamente destinado ao incentivo do turismo dentro do Municpio. Artigo 12 - Compete ao Poder Pblico Municipal, garantir as conquistas dos padres urbansticos atuais e promover o aprimoramento de normas que os ampliem, visando atender as constantes demandas de melhoria de qualidade de vida da populao. Artigo 13 - O Municpio estabelecer um concurso pblico, 180 (cento e oitenta) dias aps a promulgao da Lei Orgnica, para que seja criado o Hino Municipal. Artigo 14 - O Municpio criar a Comisso Municipal de Defesa do Consumidor, 90 (noventa) dias aps a promulgao desta Lei Orgnica. Artigo 15 - O Poder Pblico Municipal dever estimular o interdito de ruas, em datas alternadas, para facilitar o lazer dos moradores. Artigo 16 - O Municpio tombar para fins de conservao: I Igreja de Nossa Senhora da Conceio, no Distrito de Conceio da Boa Vista; II Capela Santo Antnio, no Distrito de Conceio da Boa Vista; III Capela de So Sebastio, na sede do Municpio; IV Igreja de So Joaquim, no Distrito de Angaturama; V Capela Santo Antnio, no Povoado de Barreiros. Artigo 17 - Ficam as praas, as escolas pblicas municipais e estaduais, os Estdios Alcides Campo e Euvaldo Lodi, bem como o Parque de Exposies, o Lar dos Velhos, o Hospital So Sebastio, todos os prdios de Associaes de Bairros e Entidades Filantrpicas sem fins lucrativos de nosso Municpio, devidamente legalizados, isentos da tarifa de gua e esgoto.
Redao dada pelas Emendas Lei Orgnica n 01/1998 e 07/2004.

Artigo 18 - Para todo loteamento ser publicada planta em cumprimento legislao pertinente, se possvel em jornal local.

52

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

Artigo 19 - Fica o Municpio atravs da Cmara Municipal, autorizado a incluir no Quadro de Funcionrios o defensor pblico, que uma vez admitido, tenha que residir no Municpio. 1 - O defensor pblico obrigatoriamente, funcionrio portador de curso superior de Direito, subordinado Cmara Municipal, e tem funes de assessoramento aos Vereadores e tambm prestar servios jurdicos comunidade carente. 2 - Somente poder ser defensor pblico, o funcionrio admitido atravs de concurso pblico 30 (trinta) dias antes do exame. Artigo 20 - O Municpio em hiptese alguma, poder conceder aposentadoria a funcionrios ou agentes polticos sem o desconto pecunirio. Artigo 21 - Promulgada a Lei Orgnica Municipal, o Povoado de Barreiros passar a ser Distrito, observados os preceitos legais sobre a espcie. Artigo 22 - O Poder Pblico Municipal desenvolver programa destinado ao incentivo do turismo dentro do Municpio. Artigo 23 - O Poder Pblico Municipal, no prazo mximo de 180 (cento de oitenta) dias, a contar da data da promulgao desta Lei Orgnica, criar, atravs de lei especfica, um novo Cdigo de Posturas Municipais. Artigo 24 - Todos os rgos criados por essa Lei Orgnica Municipal tero prazo de, no mximo, 12 (doze) meses para suas regulamentaes. Artigo 25 - A partir da promulgao desta Lei Orgnica Municipal, obrigatria a aprovao das tarifas de gua pelo Poder Legislativo, sendo obrigatrio tambm a publicao das leis na imprensa local, vedada qualquer vinculao ndices. Artigo 26 - Fica instituda a obrigatoriedade do ensino de educao para a sade e higiene, incluindo a preveno ao uso de drogas, nos ensinos fundamental e mdio das escolas do Municpio. Artigo 27 - Fica proibido no Municpio, a cobrana de taxa de telefone interurbano, sem discriminar hora, dia, durao e valor.
Revogado pela Emenda Lei Orgnica n 01/2007.

Artigo 28 - O Poder Pblico Municipal assegurar aos Distritos e povoados a manuteno de linhas de transportes coletivos. 53

Lei Orgnica Municipal Recreio MG

Artigo 29 - O Poder Pblico Municipal garantir a finalidade pr-estabelecida para toda doao feita pelo povo municipalidade, sob pena de devoluo ao doador, no prazo mximo de 02 (dois) anos. Artigo 30 - O Poder Pblico Municipal, 90 (noventa) dias aps a promulgao desta Lei Orgnica Municipal, dever concluir levantamento completo sobre todas as dvidas contradas pelo Municpio, como aconteceu, seu montante, a data da transao, sua origem e onde foram aplicados os recursos. Pargrafo nico - Os dados provenientes desse levantamento sero divulgados amplamente e colocados disposio de qualquer cidado que, inclusive, poder solicitar os esclarecimentos necessrios, ficando os integrantes do Poder Pblico Municipal na obrigao de fornecer as informaes solicitadas, sob pena de incorrer em crime de responsabilidade. Recreio, sala das sesses da Cmara Municipal. NDICE SISTEMTICO LEI ORGNICA MUNICIPAL
RECREIO MINAS GERAIS TTULO I - Do Municpio CAPTULO I Da Organizao do Municpio SEO I Disposies Gerais ............................................................................................................. arts. 1 a 3 SEO II Dos Distritos ................................................................................................................................ art. 4 SEO III Da Competncia do Municpio .................................................................................................. art. 5 CAPITULO II Da Administrao Municipal .............................................................................................. arts. 6 a 7 SEO I Do Patrimnio Pblico ...................................................................................................... arts. 8 a 11 SEO II Dos Servidores Pblicos .................................................................................................. arts. 12 a 20 SEO III Dos Atos Administrativos Municipais ............................................................................. arts. 21 a 25 SEO IV Das Obras e Servios Municipais ................................................................................... arts. 26 a 31 TTULO II - Da Organizao dos Poderes CAPTULO I Do Poder Legislativo SEO I Da Cmara Municipal ................................................................................................... arts. 32 a 36 SEO II

54

Lei Orgnica Municipal Recreio MG Do Funcionamento da Cmara Municipal ..................................................................... arts. 37 a 43 SUBSEO I Das Atribuies da Mesa da Cmara Municipal ............................................................ arts. 44 a 45 SUBSEO II Do Presidente da Cmara Municipal ............................................................................. arts. 46 a 47 SEO III Das Atribuies da Cmara Municipal SUBSEO I Das Atribuies com a Sano do Prefeito ............................................................................. art. 48 SUBSEO II Das Atribuies Privativas da Cmara Municipal ........................................................ arts. 49 a 55 SEO IV Dos Vereadores ....................................................................................................................... art. 56 SUBSEO I Das incompatibilidades ................................................................................................. arts. 57 a 58 SUBSEO II Das Licenas ................................................................................................................. arts. 59 a 60

55

Lei Orgnica Municipal Recreio MG SEO V Do Processo Legislativo SUBSEO I Disposio Geral ................................................................................................................. art. 61 SUBSEO II Das Emendas Lei Orgnica Municipal ............................................................................. art. 62 SUBSEO III Das Leis ....................................................................................................................... arts. 63 a 70 CAPTULO II Do Poder Executivo SEO I Do Prefeito e do Vice-Prefeito .................................................................................... arts. 71 a 77 SUBSEO I Das Licenas e Proibies ........................................................................................... arts. 78 a 79 SEO II Das Atribuies do Prefeito ......................................................................................... arts. 80 a 82 SEO III Da Perda e Extino do Mandato ............................................................................... arts. 83 a 85 SEO IV Dos Auxiliares Diretos do Prefeito .............................................................................. arts. 86 a 89 CAPTULO III Da Segurana do Cidado e da Sociedade SEO I Da Defesa Social ......................................................................................................... arts. 90 a 93 SEO II Da Segurana Pblica ........................................................................................................... art. 94 TTULO III - Das Finanas Pblicas CAPTULO I Da Tributao ............................................................................................................ arts. 95 a 101 CAPTULO II Do Oramento .......................................................................................................... arts. 102 a 118 TTULO IV Da Sociedade CAPTULO I Da Ordem Social .................................................................................................................. art. 119 SEO I Da Sade .............................................................................................................. ... arts. 120 a 128 SUBSEO NICA Do Saneamento Bsico ............................................................................................. arts. 129 a 132 SEO II Da Educao ............................................................................................................. arts. 133 a 139 SEO III Do Desporto e do Lazer ............................................................................................ arts. 140 a 143 SEO IV Da Cultura ................................................................................................................ arts. 144 a 150 SEO V Da Assistncia Social ............................................................................................... arts. 151 a 154 SEO VI Da Comunicao Social ........................................................................................... arts. 155 a 156

56

Lei Orgnica Municipal Recreio MG SEO VII Do Meio Ambiente .................................................................................................... arts. 157 a 165 CAPTULO II Da Ordem Econmica SEO I Das Disposies Gerais ............................................................................................ arts. 166 a 170 SEO II Do Transporte ........................................................................................................... arts. 171 a 175 SEO III Da Poltica Rural ...................................................................................................... arts. 176 a 181 SEO IV Da Poltica Urbana ................................................................................................... arts. 182 a 191 TTULO V - Da Transio Transio Administrativa .......................................................................................... arts. 192 a 193 TTULO VI - Das Disposies Finais Das Disposies Gerais e Transitrias ......................................................................... arts. 1 a 30

57

Potrebbero piacerti anche