Sei sulla pagina 1di 57

Elaborado pela Profa.

Cntia de Azevedo Loureno 2007

Todas as formas de inscrio grfica se originaram da necessidade humana de se comunic ar e se exprimir. As mais antigas experincias conhecidas datam de 30000 a.C. Esta mpas e pinturas em cavernas, pedras e pequenos objetos foram precursores, ou emb ries da escrita. As mais antigas formas de escrita embrionria apresentavam figuras esquemticas de animais, modelos geomtricos e objetos de variados tipos.

No eram simples formas de expresso, comunicao ou decorao. Provavelmente ligavamse m a e a prticas rituais. Escrita desenhada talvez no trouxesse sentenas inteiras. Com parando com a escrita atual, devia trazer nomes. Faltavam verbos, advrbios e prep osies.

Inscries do homem piauiense No Brasil, os mais antigos registros rupestres esto no Parque Nacional da Serra da Capivara, Piau. So milhares de inscries; desenhos e pint uras feitos entre 6000 e 12000 anos atrs. Seqncias apresentando danas e caadas.

Primeiro livro mais notveis na de Lascaux, -se que tenham

e primeira tela de pintura Inscries e pinturas na rocha so as formas de expresso humana antes da escrita sistematizada. Pinturas da caver na Frana, so as mais antigas e melhor preservadas do mundo. Calcula sido produzidas entre 35000 e 8000 a.C.

Vrias regies do Brasil apresentam inscries rupestres. Entre as mais enigmticas, com s bolos que lembram letras e cdigos, est a da Pedra do Ing, perto de Campina Grande, na Paraba. Estudos arqueolgicos apontam que as inscries so contemporneas chegada do rupos tupi e cariri regio.

Inscries de vrias partes do mundo, como as do sul da sia e as da Amrica, assemelham-s e, na evoluo e na temtica, com pinturas e inscries da Europa e frica.

Na mo do escriba, a vareta fina riscava o tablete de argila mido. Pequenos sinais deixando traado em forma de cunha. Depois de terminada a carta, caderno ou docume nto, era preciso deixar secar. O sistema de escrita cuneiforme (a palavra vem do latim cuneos, que quer dizer justamente cunha) , ao que tudo indica, o mais anti go do mundo. Nasceu no sul da Mesopotmia, entre os sumrios, por volta de 4000 a.C.

O sistema todo era constitudo por mais de 700 sinais. Cada smbolo reproduzia um ou mais objetos concretos, designando uma palavra com significado idntico, ou pelo menos intimamente relacionado ao objeto representado. Tempos depois, os sinais p assaram a representar slabas, reduzindo a escrita a algumas dezenas de caracteres . provvel que a escrita cuneiforme no tenha sido utilizada apenas por um nico povo, ou para escrever um s idioma.

Este tablete de argila fala de uma conversa de 3800 anos atrs, entre pai e filho. Pergunta o pai: O que fizeste na escola?. O filho responde: Eu recitei meu tablete , almocei, depois preparei o meu novo tablete; eu o cobri com a escrita, eu o te rminei; depois indicaram-me meu exerccio de escrita. O pai parece ter gostado: Poss as tu atingir os cumes da arte do escriba... completaste bem tua educao, s doravant e um homem de saber.

O mais antigo sistema de leis escritas de que se tem notcia foi promulgado pelo r ei babilnio Hamurabi, no sculo 18 a.C. encontrado em 1902. O cdigo de Hamurabi est g ravado em escrita cuneiforme ao redor de uma coluna de pedra com mais de 2 metro s de altura. No topo, o rei recebe as leis de Shamash, deus dos orculos. A base e ra a tradicional lei de talio, comum s civilizaes antigas, que infligia ao criminoso o mesmo dano causado por ele.

Trecho do cdigo de Hamurabi

A tradio localiza o den bblico na antiga Mesopotmia. Fragmentos de um tablete cuneifo rme encontrados nas runas da cidade sumria de Nippur demonstram haver muitos vnculo s entre mitos sumrios e a histria bblica. O tablete fala de uma terra pura e lumino sa, sem males. H tambm Enki, deus das guas, que comeu de uma planta preciosa e proi bida, sendo condenado morte. De uma de suas costelas nasce a deusa Ninti, a mulhe r que d vida, uma Eva sumria, me do gnero humano.

A palavra grega. Hierglifo provm de hieros, sagrado, e de gluphein, gravar. Gregos a consideravam como uma gravura do sagrado. Tinham razo. Eram palavras de deus para os egpcios, reveladas por Thot, deus-escriba. Surgido por volta de 3300 a.C., seu s smbolos podem ter representado conceitos ou palavras completas, desenhos signif icando o objeto que aparentava. A imagem da coruja representava a si mesma; um cr culo, o sol.

O que no pudesse ser visualizado no tinha como ser representado. Depois indicavam idias. O crculo tambm simbolizava o dia ou R, deus-sol. Eram ideogramas. Mais adiant e indicavam valores fonticos. Coruja representava som equivalente ao m, serpente ao dj. Misturava smbolos fonticos com ideogramas. Com o papiro, a escrita, antes restr ita a sacerdotes e escribas, comea a ser utilizada para assuntos comerciais e pri vados. Por volta de 2900 a.C., desenvolveu-se o estilo hiertico, unindo hierglifos , como na caligrafia cursiva. Posteriormente simplificado pelo sistema demtico. N os sculos 2 e 3 os hierglifos chegam ao fim, substitudos pela escrita copta, expresso mais recente da lngua do Egito Antigo.

Orao de escriba Todas as pessoas da alta sociedade tinham postos de escriba na adm inistrao, exrcito ou clero. Eram iniciados no ofcio a partir dos 12 anos. Todo escri ba, antes de escrever, endereava uma orao a Thot: Oh, Thot, proteja-me das palavras vs. Seja tarde minha manh. s uma doce fonte para o viajante sedento no meio do dese rto. Ela lacrada para o loquaz, aberta para o silencioso.

O papiro era planta tpica das margens e alagados do Deita do Nilo. Foi o principa l responsvel pela difuso da escrita hiertica. Suas hastes eram cortadas em tiras, d epois tranadas, comprimidas e secas, originando as lminas do material usado como s uporte da escrita. Os papiros eram escritos com tinta preta e vermelha, delicada mente coloridos, dispostos em rolos com at 15 m de comprimento.

Um dos mais antigos sistemas de escrita, at hoje no decifrado, o do Vale do Rio In do, junto a Paquisto e ndia. Surgida entre 2500 e 1800 a.C., essa escrita aparecia em pequenas pedras esculpidas com inscries em sua parte superior. O texto era lid o da direita para a esquerda. Alguns smbolos so evidentes, desenhos de roda ou pei xe. Outros so formas abstratas. Escribas usavam aproximadamente 300 desses signos .

A lngua do Indo perdeu-se na Antiguidade e nenhum desses caracteres corresponde a os usados pelos egpcios ou sumrios, apesar de estudiosos identificarem proximidade s com palavras da lngua dravdica da ndia atual. Na China est a nica remanescente de t odas as escritas ideogrficas em que palavras so escritas por meio de um desenho di stinto. Surgida por volta do segundo milnio antes de Cristo, nesse tempo todo no s ofreu mudanas estruturais. So dezenas de milhares de sinais ideogrficos. H modernos dicionrios chineses com mais de 40 mil palavras. Mas os caracteres mais utilizado s no passam de 4 ou 5 mil.

Sculos depois dos egpcios, foi entre chineses, japoneses e rabes que a arte da cali grafia mais se desenvolveu. Autnticas obras de arte foram produzidas por estes po vos. No Japo e na China; poetas e pintores eram tambm famosos calgrafos. Um poema um a pintura com voz, diz antigo provrbio japons. Para muulmanos a caligrafia era a art e mais sublime, um exerccio de desenho puro.

Antes de terem inventado o papel, chineses usaram vrios outros suportes para escr ita. Entre eles a seda. O mais antigo documento escrito sobre o tecido tem 2500 anos. Espcie de horscopo, traz recomendaes baseadas no calendrio indicando o melhor m omento para guerrear, arrumar concubina ou casar a filha.

Chegar aos sons mais simples e bsicos de uma lngua e represent-los atravs de sinais grficos. Assim surgiu o alfabeto, a ltima das grandes formas de escrita a aparecer , onde cada letra assinala um som, O termo vem do grego, passando pelo latim. Ju no dos nomes das duas primeiras letras gregas, alfa e beta, gerando alphbetos, alph abetum e alfabeto. Essas duas letras, alm de gama, derivam de termos semticos (pov os que se originaram na Pennsula Arbica) para boi, casa e camelo, respectivamente.

Envolto em mistrios que ainda intrigam pesquisadores, o alfabeto surgiu por volta de 2000 a.C., entre os semitas, em alguma parte do territrio entre a Sria, Palest ina e o Sinai. Presume-se que povos desta regio, entre o Egito e a Mesopotmia, ten ham simplificado as escritas cuneiformes e hieroglficas, decompondo-as em pouco m ais de vinte sons e sinais elementares. Cananeus e fencios teriam criado os prime iros alfabetos. Sabe-se que graas aos comerciantes fencios povo que viveu onde hoj e se acha o Lbano esse novo sistema se espalhou por todo o mundo antigo. Com o al fabeto fencio, escreveram-se o aramaico antigo, hebreu antigo, moabita e pnico. Ta mbm inspirou o alfabeto grego, como provam os nomes de suas letras, gerando todos os alfabetos ocidentais.

O alfabeto aramaico derivou do fencio e originou vrios outros. Arameus habitavam a Sria e a lngua, escrita em caracteres fencios, chegou a ser a lngua oficial do Impri o Persa entre os sculos 9 e 7 a.C. Os mais famosos textos escritos em aramaico e he braico antigo so os Manuscritos do Mar Morto, descobertos em 1947, na Jordnia.

So mais de 600 rolos em pergaminho e couro, com textos bblicos, e outros escritos pelos essnios, grupo religioso hebreu que existiu entre o sculo 3 a.C. e o sculo 1 de nossa era.

Fencios eram exmios navegadores e negociantes. Dominaram o Mediterrneo, penetraram por vastos territrios do Oriente, fundando colnias e espalhando seu alfabeto.

Em 1999, o arquelogo John Darnell levantou a tese de que o alfabeto teria sido cr iado por semitas, mas no Egito e no entre Sria e Palestina. Um cdigo gravado em roc ha, encontrado no Vale dos Reis, apresentava os primeiros antepassados das letra s A e B. Para o cientista, o alfabeto teria surgido para atender necessidades prt icas dos viajantes e comerciantes semitas que tinham dificuldades na linguagem do s hierglifos.

Em muitos stios arqueolgicos da regio da Palestina foram encontrados documentos com referncias ao mundo bblico. Fragmentos do Antigo Testamento, escritos doutrinrios e textos apcrifos atribudos a heris hebreus. Alguns estudiosos afirmam que os docum entos encontrados ajudam a compreender melhor as histrias sagradas e sua historic idade. Outros acham que o texto bblico traz imagem distorcida do passado daquela regio.

Foi pelo contato com os fencios que os gregos aprenderam o manejo de sinais grfico s. Incorporaram e adaptaram o alfabeto criado por aquele povo. As adaptaes e seus frutos se multiplicaram, surgindo vrios tipos de alfabetos gregos. No sculo 4 a.C. o alfabeto grego assumiu moldes quase definitivos. Deu origem, direta ou indiret amente, a todas as escritas alfabticas da Europa. Foram os gregos que, pela prime ira vez na histria da escrita, escreveram as vogais claramente.

Tambm inverteram o sentido da escrita, que passou a ser orientada da esquerda par a a direita e de cima para baixo. Na Pennsula itlica, antes da dominao romana, exist iam variados idiomas e dialetos. Foi pelas colnias helnicas no sul da pennsula que o alfabeto grego adaptou-se s lnguas locais. Entre elas a etrusca (povo da costa m editerrnea), que originou o alfabeto latino, que se difundiu na mesma velocidade com que os exrcitos romanos tomavam a pennsula. Este alfabeto continuou a sofrer o utras adaptaes de sua principal matriz, o alfabeto grego. Do sculo 1 a.C. em diante, a histria do alfabeto latino resumiu-se s adaptaes a vrias lnguas das regies conqui das, transformando-se no alfabeto dominante no mundo ocidental.

No calendrio romano no havia diviso por semana e os dias de descanso eram os das fe stas religiosas. Sacrificava-se, a um deus, um dia de trabalho. A expresso LVDI, que aparece em vrios pontos, indicava dias de jogos no circo (corridas de bigas) ou de teatro. Por no terem carter religioso, lutas de gladiadores no apareciam no c alendrio.

Todas as letras que compem o alfabeto ocidental tiveram por base os alfabetos gre go, etrusco e latino. Os atuais A, B, E, F, H, 1, K, M, N, O, Q, S, T, V, X sofr eram poucas ou quase nenhuma modificao. Mantm praticamente a mesma forma do alfabet o calcidiano variedade aperfeioada do alfabeto grego e do alfabeto latino. A letr a gama (G) virou C. Depois recebeu trao a mais, nascendo o G. O delta (D), escrit o de lado ( ) e arredondado pelos latinos, virou D.

O lambda (L) colocado de lado e tambm arredondado ( ) gerou o L. O P uma forma mo dificada da letra pi (p). R a letra ro (RI, que tinha forma do P, e que ganhou t rao oblquo. As outras letras gregas upsilon (Y) e dzeta (Z) no eram usadas pelos ro manos, sendo acrescentadas posteriormente, por eles mesmos, para facilitar a tra duo de palavras gregas para o latim. Sculos depois, na Europa, surgiram J e U, desd obramentos do / e do V. Foram quase mil anos de transformaes, da chegada do alfabe to fencio Grcia (sculo 9 a.C.) at a conquista da mesma Grcia pelos romanos (sculo ).

O mais antigo ABEC Esta tbua de marfim, do sculo 8 a.C., encontrada prximo a Florena, contm o mais antigo alfabeto ocidental gravado. Provavelmente tinha funes pedaggicas e era composto de letras semticas e gregas, escrito da direita para a esquerda.

Fixada na Amrica Central, as primeiras referncias sobre a civilizao maia remontam ao sculo 30 a.C. Sua escrita uma das mais complexas inventadas pelo homem. So 350, a proximadamente, os smbolos principais dos hierglifos maias. Eles podem combinar-se com um mesmo nmero de signos secundrios, formando, por sua vez, outros signos. Es se sistema foi parcialmente decifrado. Smbolos que representam nmeros, dias e mese s foram mais facilmente identificados.

Pesquisadores russos estudaram as combinaes com ajuda do computador. Concluram que cada hierglifo pode exprimir som, slaba ou conceito. A escrita era algo de grande importncia para os maias. Sua inveno era atribuda divindade mais importante, ltzamn, filho do deus criador Hunab-Ku. O conhecimento da escrita limitava-se a sacerdot es, seus filhos e alguns dos senhores mais importantes. O maior problema dos pes quisadores que na poca da invaso espanhola, no sculo 16, foram destrudos quase todos os documentos maias.

Apenas quatro cdices se preservaram. Especialistas afirmam que os maias possuam os maiores conhecimentos das matemticas e da astronomia de seu tempo em todo o plan eta. Seu calendrio era mais eficiente que o de qualquer outro povo da terra. Entr e os poucos documentos com escrita maia que chegaram at nossos dias est o Cdex de D resden, que tem este nome pois se acha guardado naquela cidade alem. uma espcie de almanaque sagrado prevendo desastres naturais conforme a posio dos astros. Um pon to representa o nmero 1; a barra, o nmero 5; o desenho em forma de casco de tartar uga, o zero.

De maneira geral, na Alta Idade Mdia europia, aproximadamente do sculo 5 ao 12, mong es eram os nicos que sabiam ler e, principalmente, escrever. Por causa deles, boa parte da experincia humana ocidental chegou at ns em antigos livros manuscritos em pergaminho, os cdices. A atividade no era simples. Copistas permaneciam horas esc revendo sobre os joelhos, pranchas ou mesas. Usavam canio (vareta muito fina) ou pena.

Um exemplar da Bblia levava um ano para ser copiado. Livros de autores romanos, c omo Ccero ou Sneca, custavam caro no sculo 9 . Eram trocados por um rebanho de carnei ros, na proporo de uma cabea por quatro flios (folhas escritas dos dois lados). No t empo do imperador Carlos Magno (742 814), monges deixaram mais de 8 mil manuscri tos. Em muitos deles encontram-se notas com queixas do frio, da hora da refeio que tarda, da tinta que congela. dessa poca o relato de um monge francs sobre o ofcio: Embaralha a vista, causa corcunda, encurva o peito e o ventre, d dor nos rins. um a rude provao para todo o corpo. Por fim, exige: Assim, leitor, vire delicadamente a s pginas e no ponha os dedos sobre as letras.

Iluminuras Embora os mais antigos exemplos de iluminuras aparecessem em manuscri tos egpcios, essa arte tornou-se popular na Europa da Idade Mdia. Iluminuras eram pinturas, miniaturizadas, feitas pena diretamente em livros e pergaminhos, ilust rando pginas de texto. Podiam ser capitulares letras que iniciavam captulos; vinhe tas que margeavam texto; ou pintura reproduzindo imagem do fato ou idia narrada. Atingiu extraordinrio nvel artstico entre os sculos 7 e 10.

O gtico ou a letra preta Surgida por volta do sculo 12, a letra de estilo gtico, tamb conhecida por letra preta, a mais famosa da Idade Mdia. Ficou assim denominada por ser contempornea ao estilo arquitetnico de mesmo nome. Era comum em todo o noroes te da Europa, incluindo Inglaterra, at o sculo 16. Com o surgimento da imprensa na Alemanha, foi adotada como tipo principal.

Em 1999, uma enquete mundial entre intelectuais e cientistas apontou o livro com o a inveno da era. Instrumento fundamental de preservao e divulgao de todo conhecimen o, desde primrdios o livro teve formatos adaptados ao uso que pretendiam lhe dar, variando conforme materiais que se tinha disposio. Na Mesopotmia, alm de tabletes d e argila avulsos com textos em seqncia, h referncias de tabuletas em srie presas umas s outras.

No Egito tinham forma de rolos de papiro. Na China eram tbuas de madeira, depois substitudas pela seda, at surgir o papel no sculo 2 . Gregos e romanos tambm usaram pa piro, depois pergaminhos. Por volta do sculo 1 , surgiu o formato mais conhecido do livro, o cdice, feixe de pginas quadrangulares encadernadas. Mais prticas, no era p reciso desenrolar o papiro para localizar trecho escrito. Com o pergaminho, surg ido por volta do sculo 2 , ficou mais fcil confeccionar cdices, j que folhas de papiro s eram quebradias demais para serem dobradas. No sculo 15, a imprensa provocou uma revoluo, multiplicando produo e acesso. Hoje, com o livro eletrnico, nova transforma se anuncia e o prazer ttil das pginas de papel comea a sofrer concorrncia do mouse e da tela do computador.

Volume era o livro em forma de rolo A palavra vem do termo latino volumen e sign ifica movimento giratrio, rolo. Para ser lido nesse formato, o livro era seguro com as duas mos. Ficava enrolado nas extremidades em suportes de madeira. O texto ia passando pelos olhos do leitor e ficava difcil comparar trechos distantes uns do s outros.

Biblioteca O sonho de armazenar todo o conhecimento humano antigo. Sumrios e egpci os j constituam bibliotecas, s acessveis a iniciados. A mais famosa da Antiguidade f oi a de Alexandria, no Egito, fundada em 290 a.C. e destruda no ano de 391. Seu a cervo possua mais de 500 mil tolos. Atualmente a maior biblioteca do mundo a do C ongresso dos Estados Unidos. Ela chega a receber 300.000 livros por ano.

No sculo 11, o alquimista Pi Sheng esculpiu, em cubos de madeira, tipos mveis com ideogramas do alfabeto chins para aplic-los com tinta sobre papel. O invento no pro sperou, a quantidade de ideogramas era grande. Chineses lidavam com formas de im presso grfica desde 2000 a.C., aproximadamente. Budistas esculpiam em colunas de mr more textos sagrados em relevo. Depois de revestidos com tinta e envolvidos em p apel, eram reproduzidos.

Na Europa, os primeiros livros foram impressos no sculo 15 por meio da xilografia . Por volta de 1430, o holands Laurens Coster teria usado pela primeira vez tipos mveis e reutilizveis. Mas foi em 1450 que Johannes Gutenberg, inspirado em histria s da China, desenvolveu tipos mveis de metal. Letras, nmeros e sinais de pontuao era m agrupados manualmente em linha, formando palavras e frases, fixados em caixilh os de madeira. As palavras eram separadas por tipos lisos que no imprimiam nada, resultando nos espaos em branco entre elas. Montada a pgina, passava-se tinta sobr e o relevo, pressionando os caixilhos sobre o papel com uma prensa inspirada na de espremer uvas. A difuso foi imediata, era mais barato e rpido. A Bblia foi o pri meiro livro impresso por Gutenberg.

Primeira prensa da Amrica Menos de 100 anos depois de Gutenberg ter inventado a p rensa, sua tcnica j se espalhava pelo mundo. Em 1539, a primeira prensa da Amrica e ra instalada na Cidade do Mxico.

O papel Inventado pelos chineses por volta do ano 105 da nossa era, o papel s che gou a Europa no sculo 12, trazido pelos rabes. No sculo seguinte, italianos e franc eses desenvolveram tcnicas para fabric-lo. Era artigo de luxo. Com a inveno da impre nsa, por volta de 1450, substituiu definitivamente o pergaminho e o papiro como suporte de escrita.

O teclado de um computador deve ser, atualmente, o principal meio de produo de esc rita. Com o desenvolvimento da tecnologia e o advento das novas mdias, ampliaramse as formas de percepo da escrita. A leitura de um texto pode incorporar sons e i magens em movimento com maior facilidade, situao bastante incomum h menos de 20 ano s. J existem livros eletrnicos e papel digital, to fino e flexvel quanto a celulose, no descartvel e carregado em computador. Mas essa tecnologia no descartou a existnc ia do material impresso.

Em 1861, um padre brasileiro, o paraibano Francisco Joo de Azevedo, apresentou mqu ina na Exposio Nacional do Rio de Janeiro. Jornais da poca descreviam o invento com o um piano pequenino onde letras que compem uma slaba saem impressas no papel em um a mesma linha. O padre no teve apoio para desenvolver e comercializar seu invento. Poucos anos depois, Remington, um americano, fabricava mquinas semelhantes de Az evedo. Ironia da histria, na dcada de 80 do sculo 20 o Brasil era o maior produtor mundial de mquinas de escrever.

A ESCRITA NO MUNDO ANTIGO. So Paulo: Museu de Arqueologia e Etnologia da universi dade de So Paulo, 1998. [catlogo de exposio] CHAMOUX, Franois. La Civilisation Grecqu e. Paris: Arthaud, 1963. CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao nave gador. So Paulo: Ed. Unesp, 1998. DAHL, Svend. Histoire du Livre. Paris: Jules La marre, 1933. DIRINGER, David. A Escrita. Lisboa: Editorial Verbo, 1985. DONATO, Hernni. A palavra escrita e sua histria. So Paulo: Melhoramentos, t951. DUBY, Georg es (Org.). Histria da vida privada. So Paulo: Cia. das Letras, 1990.

GAIARSA, Octaviano A. Atlas de Epigrafia. 2.ed. Santo Andr: Edio do autor, 1998. HE RKENHOFF, Paulo. Biblioteca Nacional: a histria de uma coleo. Rio de Janeiro: Salam andra, 1996. MANGUEL, Alberto. Uma histria da leitura. So Paulo: Cia. das Letras, 1997, MARTINS, Wilson. A palavra escrita: histria do livro, da imprensa e da bibl ioteca. So Paulo: tica, 1998. MINDLIN, Jos. Uma vida entre livros: reencontrou como tempo. So Paulo: Cia. das Letras, 1997. VORONOVA, Tamara ; STERLIGOW, Alexander. Western European Iluminated Manuscripts. Bournemonth (UK): Parkstone Press/Auro ra, 1996.

Potrebbero piacerti anche