Sei sulla pagina 1di 5

UnB/CESPE PC/ES

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas objetivas. Nos itens que avaliam conhecimentos de informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao padro, em portugus. Considere tambm que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios, recursos e equipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS BSICOS
Texto para os itens de 1 a 11
1

9 10

10

13

16

19

22

Bandos de homens armados perpetram anualmente 450 roubos a bancos e carros-fortes no Brasil. Tais episdios pem em risco a vida de clientes, agentes de segurana e policiais, mas o prejuzo financeiro relativamente pequeno para as instituies. Para os bancos, a maior ameaa est embutida nos servios prestados pela Internet ou por outros meios eletrnicos. As perdas resultantes de assaltos so de 50 milhes de reais anuais. J os crimes cujas armas so os computadores devem, em 2010, ser responsveis por perdas de 900 milhes de reais, dezoito vezes mais que nos assaltos convencionais. Os crimes eletrnicos proliferam porque oferecem pouco risco aos bandidos, e as autoridades tm dificuldade de puni-los. O Cdigo Penal no prev os crimes virtuais. Quando so presos, os criminosos respondem geralmente por estelionato, cuja pena mxima de cinco anos de cadeia. Se fossem condenados por assalto a banco, eles poderiam ser punidos com at quinze anos de priso. Por causa dessas vantagens, h de 100 a 150 quadrilhas virtuais em atividade no pas. Para reverter esse quadro, a Federao Brasileira de Bancos tenta convencer o Congresso Nacional a criar uma legislao especfica para punir os delitos eletrnicos, semelhante quela adotada h nove anos pela Unio Europeia.
Andr Vargas. Assalto.com.br. In: Veja, 24/11/2010 (com adaptaes).

Na linha 8, a forma verbal so est no plural porque concorda com o nome crimes. A retirada da vrgula logo aps o vocbulo presos (R.15) acarretaria, segundo a prescrio normativa, erro gramatical ao texto. O uso do acento grave no pronome quela (R.23) obrigatrio.

11

Texto para os itens de 12 a 22


1

10

13

16

Com base nas ideias do texto, julgue os itens a seguir.


1

Afirma-se, no texto, que os crimes eletrnicos ocorrem cada vez mais amide, porque a falta de legislao especfica favorece os bandidos. Infere-se do texto que, embora seja uma das mais avanadas e democrticas do mundo, a legislao brasileira no tem acompanhado o avano do crime virtual no pas. De acordo com o texto, os assaltos mo armada so menos nocivos populao e aos bancos do que os assaltos eletrnicos. Segundo o texto, o risco de uma pessoa ser vtima de assalto na Internet maior do que o de ela ser assaltada em uma agncia bancria. A conjuno mas (R.4) poderia ser substituda, no texto, sem afetar o sentido ou a correo gramatical deste, por todavia ou por entretanto. O pronome cujas (R.8) poderia ser substitudo por onde, sem que houvesse prejuzo semntico ou sinttico para o texto. O vocbulo perpetram (R.1) poderia ser substitudo por cometem, sem que isso acarretasse prejuzo semntico ou sinttico ao texto. Na linha 3, a substituio da forma verbal pem por oferecem no acarretaria erro ao texto, desde que tambm se substitusse a expresso risco a vida de por risco vida a.

19

22

25

28

31

Julgue os itens de 5 a 11, relativos estrutura lingustica do texto.


5

No Brasil, um exame, ainda que superficial, da questo da segurana pblica revela que h um crescimento contnuo da criminalidade e da violncia, principalmente nas regies metropolitanas e nas periferias das grandes cidades do pas, e que o sistema judicirio e, em particular, a polcia tmse mostrado ineficazes para o enfrentamento da questo. Especialmente nas reas urbanas do pas, a sensao de medo e insegurana tem sido experimentada como grave problema pblico devido expectativa de que qualquer pessoa pode-se tornar vtima de crime em qualquer ponto das cidades e em qualquer momento de sua vida cotidiana. Nesse cenrio catico de insegurana, um dos temas frequentemente levantados a necessidade de profissionalizar a polcia brasileira como recurso para capacit-la para o desempenho mais eficiente, mais responsvel e mais efetivo na conduo da ordem e da segurana pblicas. No obstante nas ltimas duas dcadas se terem verificado inovaes na rea da formao profissional, poucas iniciativas lograram sucesso no sentido de implementar mudanas efetivas nas prticas e nos procedimentos dominantes. A atividade policial mostra-se inscrita em um padro de desempenho que se traduz no s na ineficcia dos resultados, mas que se reveste de aspectos suplementares, relacionados, fundamentalmente, forma de atuao predominantemente violenta e arbitrria da polcia, permanecendo como desafio sociedade contempornea brasileira. Salvo rarssimas excees, as propostas para reformulao da formao profissional da polcia no pas no incorporaram o debate sobre o modelo profissional a ser adotado pela polcia e as metodologias prticas de interveno para a realizao das tarefas cotidianas que envolvem a manuteno da ordem e da segurana pblicas.
Paula Poncioni. O modelo policial profissional e a formao profissional do futuro policial nas academias de polcia do estado do Rio de Janeiro. In: Sociedade e Estado, vol. 20, n.o 3. Braslia, set.-dez./2005. Internet: <www.scielo.br> (com adaptaes).

6 7

Com referncia s ideias contidas no texto, julgue os itens de 12 a 16.


12

De acordo com o texto, os sistemas judicial e policial brasileiros tm sido inoperantes no que tange ao aumento da criminalidade. Segundo o texto, a vulnerabilidade da populao com relao exposio violncia urbana confere ao problema da criminalidade o carter de problema pblico de alta gravidade.
1

13

UnB/CESPE PC/ES
14 15

Infere-se do texto que uma atuao renovada e eficaz da polcia deve envolver atitudes menos violentas. Conforme a autora, a necessidade de profissionalizao da polcia brasileira advm do aumento do nmero de crimes nas grandes cidades e nas periferias do pas. O texto afirma que poucas iniciativas de mudana no setor policial foram bem-sucedidas, conquanto tenha havido alteraes na formao profissional policial nos decndios mais recentes.

Acerca de conceitos bsicos de informtica e sistemas operacionais, julgue os itens a seguir.


26

16

27 28

Com relao estrutura lingustica do texto, julgue os itens seguintes.


17 18

29

A colocao de vrgula logo aps o vocbulo pessoa (R.9) prejudicaria a correo gramatical e o sentido do texto. A substituio do adjetivo efetivas (R.20) pela expresso capazes de produzir um efeito real no afetaria o texto semntica nem sintaticamente. As formas verbais incorporaram (R.29) e envolvem (R.31) apresentam, respectivamente, complementao direta e complementao indireta. A substituio da expresso um crescimento contnuo (R.2-3) por elevaes constantes no exigiria a mudana de nmero do verbo haver h (R.2) , mas alteraria o sentido original do texto. Na linha 8, para concordar com os referentes medo e insegurana, a forma verbal tem poderia ser flexionada no plural: tm. Os vocbulos pblico (R.9) e catico (R.12), que foram empregados no texto como adjetivos, obedecem mesma regra de acentuao grfica.

30

O modem exemplo de um dispositivo hbrido, pois pode permitir simultaneamente a entrada e a sada de informaes na unidade central de processamento. Quanto maior a quantidade de instrues contidas em um processador CISC, mais complexo e mais rpido ele se torna. No ambiente Windows, a opo de Mapear unidade de rede permite se associar um atalho para uma unidade local, de modo que esta possa estar disponvel para outro usurio ou outra rede. O sistema de diretrio do Linux apresenta os diretrios de maneira hierarquizada, por isso, tambm conhecido como rvore de diretrios. CDs, DVDs e HDs so as memrias principais de um computador, utilizadas para manter as informaes por um longo perodo de tempo.

Julgue os itens seguintes, a respeito dos ambientes BROffice e Microsoft Office.


31

19

20

32

21

33

22

34

A redao oficial deve caracterizar-se por impessoalidade, uso do padro culto de linguagem, clareza, conciso, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituio (...). Sendo a publicidade e a impessoalidade princpios fundamentais de toda administrao pblica, claro est que devem igualmente nortear a elaborao dos atos e comunicaes oficiais.
Manual de Redao da Presidncia da Repblica. 2.a ed. 2002, p. 4. Internet: <www.planalto.gov.br> (com adaptaes).

35

No Microsoft PowerPoint, a opo de agrupar objetos permite que sejam unidas em uma nica autoforma diversos itens de um eslaide, de modo que se atribua a todos eles um nico comando, como, por exemplo, alterar o tamanho dos objetos por proporo. O programa Adobe Acrobat Reader, um dos componentes da sute Microsoft Office, permite abrir, editar e salvar arquivos no formato pdf, cuja caracterstica principal gerar arquivos em formato de imagem e de tamanho pequeno. O BROffice um ambiente de software livre que pode ser utilizado em diversos sistemas operacionais diferentes, como o Linux, o Solaris e o Windows. O aplicativo Writer um editor de textos que possui como limitao principal o fato de adotar formatos do tipo odt e sxw, no permitindo que sejam abertos arquivos nos formatos .doc ou .dot. No Impress, a forma de edio de eslaides pode ser definida pelo usurio, que dispe, entre outras, dos modos de exibio em Estrutura de tpicos, Notas, Folhetos e Classificador de slides. Na Internet, os sufixos de endereos eletrnicos compostos pelos termos .net, .org e .mil referem-se, respectivamente, a endereos de redes internacionais de dados, organismos governamentais e rgos militares. O protocolo http permite o envio e o recebimento de mensagens de correio eletrnico por meio do servio de webmail, ou seja, de correio eletrnico via www. A confidencialidade, um dos princpios bsicos da segurana da informao em ambiente eletrnico, est relacionada necessidade de no alterao do contedo de uma mensagem ou arquivo; o qual deve ser garantido por meio de uma poltica de cpia de segurana e redundncia de dados. FTP (file transfer protocol), um protocolo de transferncia de arquivos utilizado quando os usurios se conectam a determinado stio da Internet, oferece a opo de se baixar o arquivo (download) ou de se enviar um arquivo (upload). O conceito de grupos de discusso da Internet provm do termo listas de discusso, das quais fazem parte usurios cadastrados que recebem simultaneamente as mensagens enviadas para o grupo.
2

Com relao a conceitos de Internet, julgue os itens subsequentes.


36

Tendo o fragmento de texto acima como referncia inicial, julgue os itens seguintes, acerca das normas que regem a redao de correspondncias oficiais.
23

37

38

O uso do padro culto da linguagem em um texto oficial reduz o tempo despendido com sua reviso, que passa a ser dispensvel. O aviso, o ofcio e o memorando apresentam a mesma funo; o que os distingue fundamentalmente a diagramao adotada em sua forma. fundamental observar o emprego correto dos pronomes de tratamento em um expediente oficial, o que, somado a outros cuidados, imprime formalidade no tratamento de assuntos pblicos.
39

24

25

40

UnB/CESPE PC/ES

A questo da desigualdade de gnero na relao de poder entre homens e mulheres forte componente no crime do trfico de pessoas para fins de explorao sexual, pois as vtimas so, na sua maioria, mulheres, meninas e adolescentes. Uma pesquisa realizada pelo Escritrio das Naes Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), concluda em 2009, indicou que 66% das vtimas eram mulheres, 13% eram meninas, enquanto apenas 12% eram homens e 9% meninos.
Ministrio da Justia. Enfrentamento ao trfico de pessoas: relatrio do plano nacional. Janeiro de 2010, p. 23 (com adaptaes).

RASCUNHO

Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.


41

O argumento A maioria das vtimas era mulher. Marta foi vtima do trfico de pessoas. Logo Marta mulher um argumento vlido. Se for escolhida ao acaso uma das vtimas indicadas na pesquisa, a probabilidade de que ela seja ou do sexo feminino ou um menino ser inferior a 80%. Se as vtimas indicadas na pesquisa totalizaram 250 pessoas, ento o nmero de maneiras distintas de se escolher um grupo de 3 homens entre as vtimas ser superior a 4.000. Tecnologia no combate ao crime

42

43

Desde dezembro de 2009, uma aeronave no tripulada sobrevoa e monitora as fronteiras do Brasil com o Paraguai, o Uruguai e a Argentina na regio de Foz do Iguau. Ao todo, sero 6 estaes equipadas com 2 aeronaves cada, operadas pela Polcia Federal, somando investimento da ordem de US$ 655,6 milhes.
Segurana pblica com cidadania. Equipe CGPLAN/MJ, agosto/2010 (com adaptaes).

Considere que tenham sido sugeridos os seguintes critrios para a escolha das rotas de vo da aeronave mencionada no texto acima. < Se a rota passar pelo Brasil ou pelo Paraguai, ento ela dever passar pelo Uruguai; < Se a rota passar pelo Paraguai, ento ela no dever passar pela Argentina; < Se a rota passar pelo Uruguai e pela Argentina, ento ela dever passar pelo Paraguai. Suponha, tambm, que as estaes A, B e C tenham sido construdas em pontos equidistantes, de modo que a distncia de uma dessas trs estaes para outra seja de 150 km. Com referncia s informaes contidas no texto acima e s consideraes hipotticas que a ele se seguem, e considerando 1,73 como valor aproximado para , julgue os itens seguintes.
44

Supondo que uma nova estao, D, seja instalada em um ponto equidistante das estaes A, B e C, ento a distncia da estao D para as estaes A, B e C ser inferior a 87 km. Considerando que devam ser escolhidas 3 aeronaves para inspeo e manuteno, sendo que no podem ser selecionadas as 2 aeronaves de uma mesma estao, e que todas as seis estaes j possuam as duas aeronaves previstas, ento o nmero de formas distintas de se fazer essa escolha ser superior a 150. Se a rota escolhida passar pela Argentina, ento ela passar apenas neste pas. Considerando que o dlar esteja cotado a R$ 1,70, ento o investimento mencionado ser superior a R$ 1,1 bilho.
3

45

46 47

UnB/CESPE PC/ES

Julgue os prximos itens, relativos lgica sentencial, em que os smbolos v, w, ~ e representam, respectivamente, as operaes lgicas e, ou, no e implicao.
48 49

Acerca de operaes com conjuntos, julgue o item subsequente.


50

A negao da proposio (Pw~Q)vR (~PwQ)v(~R). Se a proposio R for falsa e se a proposio composta (PvQ)(~QwR) for verdadeira, ento a proposio P ser verdadeira.

Considere que os conjuntos A, B e C tenham o mesmo nmero de elementos, que A e B sejam disjuntos, que a unio dos trs possuia 150 elementos e que a interseo entre B e C possuia o dobro de elementos da interseo entre A e C. Nesse caso, se a interseo entre B e C possui 20 elementos, ento B tem menos de 60 elementos.

RASCUNHO

Potrebbero piacerti anche