Sei sulla pagina 1di 3

Industrializaao brasileira

O processo de expanso industrial no Brasil foi intensificando nas dcadas de 1940 e 1950. A partir da segunda metade dos anos 50, o setor industrial passou a ser o carrochefe da economia no pas. Durante o perodo colonial, pelas regras da poltica econmica mercantilista, no podia ser implantada no Brasil nenhuma atividade produtiva que competisse com as atividades da metrpole ou que prejudicasse seus interesses comerciais. Em 1785 o governo portugus proibiu formalmente o funcionamento de fbricas na colnia, para no atrapalhar a venda de tecidos e roupas comercializadas por portugueses no Brasil. Os primeiros esforos importantes para a industrializao aconteceram no Imprio. Durante o Segundo Reinado, empresrios brasileiros, como Irineu Evangelista de Souza (o visconde de Mau) e grupos estrangeiros investiram em estradas de ferro, empresas de transporte urbano e gs, bancos e seguradoras. A poltica econmica oficial, porm, continuava a privilegiar a agricultura exportadora. No final do sculo XIX e incio do XX, as indstrias brasileiras, em sua maioria, no passavam de pequenas pelarias, serrarias, moinhos de trigo, fiaes e fbricas de bebida e de conserva. O pas importava matrias-primas, mquinas, equipamentos e grande parte dos bens de consumo. Os efeitos da quebra da bolsa de Nova York sobre a agricultura cafeeira e as mudanas geradas pela Revoluo de 1930 (movimento poltico-militar que derrubou o presidente Washington Lus e acabou com a Repblica Velha, levando Getlio Vargas ao poder) mudaram o eixo da poltica econmica, que assumiu um carter mais nacionalista e industrialista. As medidas concretas para a industrializao foram tomadas durante o Estado Novo. As dificuldades causadas pela Segunda Guerra Mundial ao comrcio internacional favoreceram essa estratgia de substituio de importaes. Em 1946 comeou a operar o primeiro alto-forno da Companhia Siderrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda, no Rio de Janeiro. A Petrobrs foi criada em outubro de 1953. O nacionalismo da era Vargas foi substitudo pelo desenvolvimentismo do governo Juscelino Kubstischek (1956 a 1961). Atraindo o capital estrangeiro e estimulando o capital nacional com incentivos fiscais e financeiros e medidas de proteo do mercado interno, JK implantou a indstria de bens de consumo durreis, como eletrodomsticos e veculos, com o objetivo de multiplicar o nmero de fbricas de peas e componentes. Ampliou os servios de infra-estruturas, como transporte e fornecimento de energia eltrica. Com os investimentos externos e internos, estimulou a diversificao da economia nacional, aumentando a produo de mquinas e equipamentos pesados para mecanizao agrcola, fabricao de fertilizantes, frigorficos, transporte ferrovirio e construo naval. No incio dos anos 60 o setor industrial superou a mdia de crescimento dos demais setores da economia brasileira. Urbanizaao brasileira

As razes da urbanizao brasileira so decorrentes da histria, os primeiros centros urbanos surgiram no sculo XVI, ao longo do litoral em razo da produo do acar, nos sculos XVII e XVIII, a descoberta de ouro fez surgir vrios ncleos urbanos e no

sculo XIX a produo de caf foi importante no processo de urbanizao, em 1872 a populao urbana era restrita a 6% do total de habitantes. Posteriormente, no incio de sculo XX, a indstria foi um instrumento de povoamento, a partir da dcada de 1930, o pas comeou a industrializar-se, como o trabalho no campo era duro e a mecanizao j provocava perda de postos de trabalho, grande parte dos trabalhadores rurais foram atrados para as cidades com intuito de trabalhar no mercado industrial que crescia. Esse xodo rural elevou de forma significativa o nmero de pessoas nos centros urbanos. Atualmente 80% da populao brasileira vive nas cidades, apesar disso o Brasil um pas urbano, industrial e agrcola. Ao longo das dcadas a populao brasileira cresceu de forma significativa, ao passo desse crescimento as cidades tambm tiveram sua acelerao em relao ao tamanho, formando imensas malhas urbanas, ligando uma cidade a outra e criando as regies metropolitanas (agrupamento de duas ou mais cidades). O crescimento desenfreado dos centros urbanos provoca conseqncias, como o trabalho informal e o desemprego decorrente de sucessivas crises econmicas. Outro problema muito grave provocado pela urbanizao sem planejamento a marginalizao dos excludos que habitam reas sem infra-estrutura (saneamento, gua tratada, pavimentao, iluminao, policiamento, escolas e etc.) e junto a isso a criminalidade (trfico de drogas, prostituio, seqestros etc.).

Hierarquizaao do brasil As cidades so diferentes, no somente pelo nmero de habitantes, mas tambm pela concentrao de servios nelas contidos. Um aspecto que caracteriza a urbanizao brasileira referente a uma extrema concentrao de uma vasta parcela da populao em grandes cidades, dando origem assim s metrpoles. Os grandes centros urbanos abrigam empresas e servios de alto padro e sofisticao, neles esto presentes universidades, centros de pesquisas, laboratrios, clnicas especializadas, alm dos meios de comunicao de massa, revenda de produtos importados. As cidades mdias muitas vezes no dispem de tantas variedades de servios, apesar desse processo estar mudando, uma vez que o processo de globalizao tem dinamizado as informaes e o acesso ao consumo. Nas cidades pequenas oferecido somente o necessrio sua populao, geralmente o servio de sade no consegue cuidar de casos mais complexos e no h variedade em servios e acesso ao consumo. Metrpoles significam grandes aglomeraes urbanas que concentram um enorme contingente populacional, alm de abrigar uma imensa variedade de indstrias, comrcio em geral, universidades, centros de pesquisas, hospitais de referncia, bancos e instituies financeiras, reparties pblicas, empresas de comunicao como rdio, tv e jornais impressos dentre outros. Uma cidade se destaca em diferentes nveis de acordo com a funo e o grau de importncia que ela exerce em escala regional ou nacional em relao aos outros centros urbanos, independente do tamanho.

No Brasil, existem metrpoles, cidades de grande, mdio e pequeno porte, interdependentes de acordo com sua influncia, dando origem hierarquia das cidades. A partir dessas consideraes, a malha urbana brasileira classificada da seguinte forma: Centro regional: possui uma influncia restrita em relao a outras cidades, trata-se de cidades mdias que so subordinadas s capitais, mas ao mesmo tempo um centro para ncleos urbanos menores. Capital regional: exerce uma grande influncia e abriga vrios centros regionais, porm seu domnio se limita fronteira estadual. Nesse caso se trata de cidade de grande e mdio porte que apesar de no se enquadrar na categoria de metrpole possui indstrias e prestao de servios como hospitais, bancos, centro comercial e muitos outros. Metrpole regional: so cidades que exercem grande influncia em seu prprio estado, alm de avanar a fronteira de outros, essas correspondem a centros urbanos que concentram um nmero superior a um milho de habitantes e detm uma economia diversificada. Metrpole nacional: devido sua importncia exerce influncia nos centros regionais, capitais regionais e nas metrpoles regionais, ou seja, preponderncia em diferentes estados. Metrpole mundial: so cidades de grande importncia cultural e econmica e exerce influncia sobre todo o territrio e so os centros urbanos mais conhecidos internacionalmente, no caso do Brasil destacam-se duas cidades com essas caractersticas, So Paulo e Rio de Janeiro.

Potrebbero piacerti anche