Sei sulla pagina 1di 18

1 Teoria e prtica (tetica) na autocura de depresso

Nia Lcia Souza Resumo. Experincia na autocura de uma depresso instalada aps longo perodo de stress. Tanto a abordagem para a cura quanto a elaborao do relato utilizam o paradigma consciencial. Apresenta as especialidades da Conscienciologia relacionadas com o tema autocura, a autopesquisa no contexto de variveis dessas especialidades, as prticas utilizadas na autopesquisa, as tcnicas aplicadas na busca da cura e os resultados alcanados. Introduo. Este artigo aborda o processo de autocura que estou empreendendo durante o perodo dedicado ao tratamento de uma depresso. resultado de uma autopesquisa formatada no Curso Para Formao do Consciencilogo Pesquisador realizado em Braslia, fevereiro de 2007. O objetivo da autopesquisa entender por que adoeci em um momento de crise, identificar outros momentos de adoecimentos semelhantes no passado, relatar as aes promovidas para a cura e buscar posturas e tcnicas que propiciem as mudanas necessrias para a reciclagem existencial 1 e para evitar novos quadros de depresso. um relato de caso. A pesquisa utiliza o paradigma consciencial segundo o qual o pesquisador o objeto da pesquisa, transita por mltiplas dimenses, j viveu inmeras existncias, possui vrios veculos de manifestao, vive uma existncia energtica e leva em conta a cosmotica 2 . O paradigma consciencial amplia a abordagem de qualquer estudo. Causalidade. A depresso surgiu aps a experincia de cuidar de familiar com Doena de Alzheimer durante quatro anos, acompanh-lo cerca de sessenta dias na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de um hospital, a maior parte do tempo em coma e presenciar o momento de sua dessoma 3 . Estava cansada, mas parecia em equilbrio. No entanto, aps um ms a entropia (desorganizao e imprevisibilidade no funcionamento de um sistema)

Reciclagem existencial(rec+exis) - Tcnica da reciclagem existencial executada pela conscincia humana.


2

Cosmotica (cosmo + tica) tica ou reflexo sobre a moral csmica, multidimensional, que define a holomaturidade, situada alm da moral social, intrafsica, ou que se apresenta sob qualquer rtulo humano. uma especialidade da Conscienciologia Dessoma (des + soma) Desativao somtica, prxima e inevitvel para todas as conscins; projeo final; primeira morte; morte biolgica; monotanatose. A dessoma (simplesmente) ou primeira dessoma a desativao do corpo humano ou soma. A segunda dessoma a desativao do holochacra. A terceira dessoma a desativao do psicossoma.

2 HOUAISS, 2001), se manifestou com a desorganizao do holossoma 4 , na forma de depresso. Reconheci o adoecimento no momento em que, ouvindo uma msica no carro, senti extremo desconforto holossomtico. Percebi que no estava em meu estado normal, que o sofrimento estava muito maior que apenas a tristeza pela dessoma do familiar e que o mais lcido seria buscar ajuda profissional. A letra da msica, triste, negativa, fixou o pensene 5 depressivo. Autoconscientizao. Nesse momento percebi que o conhecimento terico j adquirido nos estudos da Conscienciologia 6 e Projeciologia 7 no era suficiente para a manuteno da higidez holossomtica - equilbrio na sade fsica, energtica, psicolgica, emocional e mental (BALONA, 2003, p.36). Estava faltando experincia (prtica) para superar a crise sem adoecer. Era preciso buscar ajuda profissional e iniciar as mudanas ntimas necessrias para a autocura e criar condies para no adoecer novamente em situaes de crise. Nomeei esse processo de tetica na autocura. Tetica. a aplicao da teoria j conhecida e conhecimento adquirido juntamente com a prtica (teoria +prtica ). Segundo Vieira a tetica demonstra ser a experincia pessoal ou vivncia 99% mais til perante a teoria 1% (VIEIRA, 2003, p.154). Idia-fora curativa / bom-humor. Mesmo com o abatimento causado pela depresso no me resignava a ficar sem meu estado natural de bom-humor trafor 8 pessoal e sinal de higidez (BALONA, 2003, p. 27). Considerei insuportvel permanecer no meio daquela nuvem escura, parada, sem ao eu no sou assim! Quero recuperar a alegria e movimento! (BLANC, 2006). Livre-arbtrio. Optei pela sade, decidindo nesse momento que vou me curar. Uso o livre-arbtrio para escolher a cura nessa existncia e a sade para as prximas. Sei, no entanto, que para me curar pensamento positivo sem ao no basta. preciso mudar o modo de agir, alterar hbitos mentais e de comportamento. (PANOZZO, 2004, p. 22). a ao em prol da autocura.
Holossoma (holo + soma) Conjunto dos veculos de manifestao da conscin: soma, holochacra, psicossoma e mentalsoma; e da consciex: psicossoma e mentalsoma.
5 4

Pensene Unidade de manifestao prtica da conscincia, pensamento ou idia, sentimento ou a emoo e energia consciencial, em conjunto, de modo indissocivel.

Conscienciologia Cincia que estuda a conscincia de modo integral, holossomtico, multidimensional, multimilenar, multiexistencial e, sobretudo, conforme suas reaes perante as Energias Imanentes e as Energias Conscienciais. Projeciologia (Latim: projectio, projeo; grego: logos, tratado) Cincia que estuda as projees da conscincia e seus efeitos, inclusive as projees das ECs para fora do holossoma. uma especialidade da Conscienciologia.
8 7

Trafor (tra + for) Trao-fora da personalidade da conscin; componente positivo da estrutura do microuniverso consciencial que impulsiona a evoluo da conscincia.

AUTOCURA Definio. a ao de tomar a cura nas prprias mos, ser responsvel pela cura pessoal de maneira abrangente e com resultados multiexistenciais. Manuteno ou recuperao da sade holossomtica. Segundo Balona, fazer a autogesto da enfermidade (BALONA, 2003, p. 39). Sinonmia. 1. Tratamento de si mesmo. 2. Autocompensao bioenergtica 3. autodesassdio lcido. 4. Tratamento do holossoma 5. Auto-amparo 6. Autotares. Antonmia. 1. Doena sem controle. 2. Perda da sade. 3. Desinteresse pela recuperao da sade. 4. Auto-assdio. 5. Anticura. DEPRESSO Definio. Estado de desencorajamento, de perda de interesse. Sinonmia. Tristeza. Desinteresse profundo. Prostrao. Doena mental. Antonmia. Higidez mental. Vitalidade. Alegria. Caractersticas. A depresso uma doena que interfere no modo de pensar, de sentir e de agir. Pode resultar de uma complexidade de fatores que desencadeiam alteraes na atividade cerebral. uma doena grave que causa alterao na memria, pensamento (alteraes cognitivas) e humor, alm de mudanas fsicas e comportamentais (KRAMLINGER, 2004, p. 3). A percepo que se tem de um mundo sombrio, desconfortvel. A depresso pode ser precedida por um longo perodo de estresse. Histrico. No um mal da atualidade. Textos antigos j descreviam males depressivos mencionados como Melancolia termo usado durante muito tempo para descrever distrbios de humor. As primeiras descries clnicas foram feitas por Hipcrates, 400 anos antes de Cristo, na Grcia (KRAMLINGER, 2004, p. 4). Em 1960 o Prmio Nobel Julius Axelrod, americano, descobriu as substncias que permitem a transmisso dos impulsos nervosos no crebro, os neurotransmissores. As pessoas deprimidas podem ter uma quantidade menor de certos neurotransmissores, entre eles a serotonina, no espao entre os neurnios (KRAMLINGER, 2004, p. 6). Fatustica. Sade mental. Segundo a Associao Brasileira de Psiquiatria (ABP) 9% dos brasileiros sofreram de algum transtorno mental em 2006 e procuraram ajuda de um especialista. J os dados da Organizao Mundial de Sade indicam que 20% dos brasileiros tm esse tipo de problema e a maioria no recebe auxlio mdico. A ABP diz que 14% das mulheres e 6% dos homens tomam remdios contra males psiquitricos. O risco de uma mulher

4 desenvolver depresso durante a vida de 20%. Entre os homens o risco de 10% (COMO..., 2007). Hipteses. No campo da experimentologia estabeleci quatro hipteses para ter adoecido de depresso: Hiptese 1 - Adoeo em momentos de crise emocional profunda ou longo perodo sob estresse. Hiptese 2 - Tive uma intoxicao energtica na UTI, considerando que: - o ambiente hospitalar influencia os pensamentos e energias; - o ambiente de uma UTI gera muita ansiedade principalmente por parte dos familiares do doente; - um ambiente onde ocorrem inmeras dessomas. No fiz a desassim 9 de modo eficaz, no fiz higiene mental eficaz Por imaturidade, inexperincia ou incapacidade. Hiptese 3 - Tive depresso no passado, sem ser diagnosticada. - Como no sabia que estava doente nunca busquei apoio especializado. - Identifiquei outros eventos depressivos usando a Tcnica da linha do tempo pessoal. Comprovei serem estados depressivos comparando as caractersticas com meu estado atual. Hiptese 4 possvel, no meu caso, tratar e curar a depresso sem antidepressivos. -A partir do autoconhecimento e histrico pessoal de tratamentos pela homeopatia 10 e conhecimento das possibilidades de cura usando teraputicas energticas (acupuntura 11 e outros) - Considerando meu temor de dependncia a medicamentos antidepressivos. -Considerando a auto-avaliao do meu adoecimento como srio, porm no extremo. A maior comprovao desta condio era a certeza da cura. A demonstrao desta hiptese s ser possvel com o desenrolar do tratamento, com a opinio de mdicos e terapeuta e com os resultados alcanados

Desassim (desas + sim) Desassimilao simptica de ECs exercida pela impulso da vontade, normalmente atravs do EV.

10

Homeopatia - Sistema de terapia medicamentosa baseada em uma filosofia de sade, estabelecida inicialmente pelo mdico Samuel Hahnemann, baseada na Lei dos Semelhantes. Segundo essa lei, os semelhantes se curam pelos semelhantes. Acupuntura Ramo da medicina chinesa tradicional que consiste em introduzir agulhas metlicas em pontos precisos do corpo de um paciente, para tratar de diferentes doenas ou provocar efeito anestsico.

11

5 Especialidades. Vrias especialidades da Conscienciologia podem ser relacionadas com a autocura. Na pesquisa analiso onze delas e listo alfabeticamente. 1- Assistenciologia. A autocura a ao da conscincia se auto-assistir. o auto-amparo em busca da holomaturidade 12 e da recuperao do holopensene 13 pessoal. Estou praticando a tares 14 comigo mesma enquanto me autopesquiso e escolho meios para me curar. Eu como agente e paciente da assistencialidade. 2- Comunicologia. Na depresso a comunicao se restringe, inclusive a comunicao com a multidimensionalidade. Conversava com o amparo pessoal e com a multidimensionalidade em geral, solicitando ajuda no processo de recuperao da sade e ao mesmo tempo me colocando disponvel para ajudar, caso fosse til, mesmo na condio temporria de doente. 3- Consciencioterapia. Especialidade que estuda o tratamento, alvio e remisso de distrbios da conscincia, executados atravs de recursos e tcnicas derivadas da abordagem da conscincia como um todo, em suas patologias e parapatologias. Teraputica importante para a autocura. Em Braslia ainda no temos consciencioterapeutas em atividade. Portanto, no momento no tenho acesso a essa teraputica. 4- Experimentologia. A autocura um experimento evolutivo da conscincia. (VIEIRA, 1999, p.39). quando se pode transformar uma dificuldade em oportunidade evolutiva. Nesse caso, transformar uma doena em oportunidade de aprendizado. 5- Evoluciologia. Para efetivar a cura preciso mudar de patamar evolutivo. No nvel atual ainda sou influenciada por fatores emocionais e energticos que facilitam o adoecimento. Para mudar de patamar preciso melhorar o autodiscernimento, a autoconsciencialidade multidimensional, a cosmotica aplicada e a assistencialidade prtica (TELES, 2007). 6- Holochacralogia. Na depresso as dificuldades energticas vo desde a instalao do Estado Vibracional at a diminuio do apetite e sono sem qualidade. Esses fatores prejudicam o refazimento do soma. A defasagem energtica uma conseqncia desse quadro. A autocura busca equilibrar as energias para melhorar todos os aspectos da holossomtica. 7- Holomaturologia. A autocura um dos caminhos para a holomaturidade da conscincia.
Holomaturidade - Condio da maturidade integrada biolgica, psicolgica, holossomtica e multidimensional da conscincia humana.
13 12

Holopensene(holo+pen+sen+ene) Pensenes agregados ou consolidados.

14

Tares (tar + es) Tarefa do esclarecimento, assistencial, pessoal ou grupal, avanada. Plural: tarefas do esclarecimento

8- Holossomtica. Para realizar a autocura a conscincia precisa tratar todo o holossoma buscando equilibrar os veculos de manifestao. 9-Pensenologia. Mudana do patopensene 15 para o ortopensene 16 . Sair do monoidesmo para a pensanidade 17 (BALONA, 2003, p. 43). Substituio do patopensene por um pensene sadio ou neutro. Mudar o pensamento o libera de seu domnio (PANOZZO, 2004, p.131). 10- Proexologia. A cada adoecimento os projetos estacionam, as energias so dispersas inutilmente e a entropia se instala provocando uma parada evolutiva. Empreender a autocura uma deciso da conscin 18 na tentativa de diminuir o tempo dessa parada. A superao das dificuldades representa conquista da conscincia, passos no seu caminho evolutivo. Para que o adoecimento no se torne um obstculo realizao da proxis, preciso encar-lo como oportunidade de autoconhecimento, aprendizado e crescimento pessoal (FRUTUOSO, 2007). 11- Projeciologia. As projees da conscincia podem ajudar no entendimento da situao. Encontros com o familiar dessomado ajudaram a acalmar quanto situao ps-dessomtica em que se encontrava. Auto-observao. Durante a terapia e pela auto-observao identifiquei os seguintes sinais de depresso: Tristeza persistente nvel de interao com o meio reduzido. Ansiedade estado de ansiedade permanente. A ansiedade uma emoo constante na nossa vida e s considerada negativa quando causa sofrimento e mal-estar. Os sintomas no campo mental so preocupao excessiva, medo, pensamentos antecipando desfechos catastrficos para eventos cotidianos. No fsico, alteraes na respirao, tontura, e em situaes extremas, sensao de estar fora do corpo. No comportamento, agressividade e fala compulsiva. (SINAL..., 2002). Perda de interesse ou de prazer na vida - Desinteresse por pessoas, passeios, trabalho, comidas.

15

Patopensene O pensene patolgico; o pecadilho mental; a vontade patolgica; a inteno doentia; a ruminao cerebral.

Ortopensene - O pensene reto ou cosmotico, prprio da holomaturidade consciencial; a unidade de medida da cosmotica prtica, segundo a conscienciometria.
17 18

16

Pensanidade Pensenidade sadia.

Conscin (consci + in) Conscincia intrafsica; a personalidade humana; o cidado ou cidad da Socin. Sinnimo envilecido pelo uso: encarnado.

7 Negligncia com responsabilidades ou com cuidados pessoais Atraso no pagamento de contas sem motivo forte; no conseguir usar roupas com cores vivas, adereos ou perfumes. Mudana no padro de sono Sono turbulento. Sono curto. Dificuldade para adormecer. Acordar cansada. Cansao e perda de energia - Movimentos mais lentos, pensamentos mais lentos. Cansao o tempo todo. Diminuio da concentrao, da ateno e da memria Dificuldade de manter o foco nas tarefas, dificuldade para iniciar tarefas novas, dificuldade em tomar decises, at as mais simples. Sentimentos de culpa Culpa por no ter levado o familiar doente mais cedo para o hospital, aborrecida comigo mesma, descontente com a prpria atuao e desempenho. Pensamentos negativos constantes - No vou conseguir fazer um trabalho novo, ser que vou conseguir terminar o trabalho? Pensamentos mrbidos. Devaneios sobre acidentes no trnsito. Medo da morte, medo de morrer e deixar o filho sozinho. Sintomas fsicos - Problemas digestivos, dores nas costas, tenso muscular, fraqueza muscular. Mudanas de hbitos alimentares - Inapetncia. Comer o mnimo, apenas por necessidade. A conseqncia disso foi o emagrecimento rpido. Fatores que agravavam os sentimentos depressivos: Msica- Canes descrevendo qualquer dor de amor, abandono ou tristeza aprofundavam o meu sofrimento. Interferncia no padro pensnico, levando ao patopensene, ansiedade, sentimento que alguma coisa ruim ia acontecer. Filmes Semelhante ao que acontecia com a msica. Insuportvel assistir a filmes srios, dramas, trama complexa. Monoidesmo, repetio mental das situaes dramticas, de sofrimento ou frustrao apresentadas no filme. Impossibilidade de ficar sentada numa sala de cinema, quieta, acompanhar uma histria. Situao opressiva s de pensar. Noticirios na televiso, notcias nos jornais e revistas - Provocavam angstia, ansiedade com posterior encadeamento de monoidesmo mrbido. No trabalho profissional - realizar pesquisa sobre temas difceis, mrbidos (exemplo: roubo de rgos de conscins numa cidade do interior do Amazonas) aumentava o desconforto mental. Rudos - Rudos altos incomodam, aumentam a ansiedade e interferem nas percepes.

Fatores hormonais - Identifiquei que na semana pr-menstrual h alteraes no humor devido s mudanas hormonais. Isso indica que havia pelo menos uma recada mensal. (BRETON, 2000, p. 32), Medicamento Nesse perodo -tinha enxaqueca. Descobri que o medicamento usado para aliviar a dor tambm provocava alteraes no humor. A mudana de medicamento, por indicao mdica, melhorou a situao. Presso pensnica geogrfica - Percepo, ao voltar de uma viagem, que chegar a Braslia era como voltar para uma bolha de opresso. Senti mudana nas energias, no aumento da ansiedade.

Variveis Analticas. Em seguida relato minha autopesquisa no contexto de seis variveis de diversas especialidades da Conscienciologia. A especialidade est indicada entre parnteses, aps a varivel. 1- Hiperacuidade (holomaturologia). A partir da auto-observao identifiquei vrias situaes e acontecimentos nesta serix em que passei por momentos de depresso. Comprovei a reincidncia da doena fazendo a Tcnica da linha do tempo pessoal (MELLO; BORGES, 2005). Vale ressaltar que at o momento presente nunca havia considerado ou identificado meus estados de tristeza e dificuldades como depresso ou mesmo como doena. O uso dessa tcnica melhorou a hiperacuidade e ajudou a identificar mataburros existenciais nos quais adoeo. 2- Efeitos (experimentologia). A depresso provoca o retraimento da conscin afetando a convivialidade e a comunicao pessoal. Diminui a produtividade no trabalho e a qualidade nos resultados, o que gera insegurana. A insegurana leva baixa auto-estima e ao desinteresse por tudo ao redor. Provoca a neofobia 19 e o desestmulo para assumir novos projetos. Interrompe o continusmo e leva patopensenidade. No meu caso a pensenes mrbidos. Pode configurar um encolhimento consciencial, condio patolgica da conscincia se encolher, atrofiar, reduzindo a prpria vitalidade ou as manifestaes sadias do microuniverso consciencial. (VIEIRA, 2007, p. 1051). 3- Fobias (parapatologia). Durante a depresso, surgiu o medo da morte, medo de morrer e deixar o filho sozinho, medo de adoecer novamente em outras situaes crticas. Esses medos esto sendo tratados na terapia. 4- Tetica (experimentologia). Fui tomando atitudes para me curar sustentada pela discordncia com o estado doentio em que me encontrava, pela certeza da cura e pelo conhecimento de que toda dificuldade uma oportunidade evolutiva.

Neofobia - Condio ou reao de repulsa pessoal s novidades ou ao progresso em geral e s concepes inovadoras.

19

9 A primeira atitude foi entender que o conhecimento que tenho a meu respeito e a respeito das energias est muito terico. Falta-me experincia para superar as crises sem adoecer. Aps admitir a falta de tetica na crise e reconhecer o adoecimento, busquei ajuda. Como usualmente me trato com homeopatia, com bons resultados, procurei meu mdico homeopata e outros mtodos naturais para me tratar. Percebi que a sade mental estava comprometida, mas no a ponto de procurar um psiquiatra e me tratar com medicamentos alopticos. Na inteno de conquistar a sade holossomtica recorri s seguintes prticas e teraputicas: Consciencioterapia - Na impossibilidade de fazer Consciencioterapia em Braslia, decidi procurar ajuda de um psiclogo. Psicoterapia - No meu caso, para que a terapia tivesse resultados, o terapeuta teria que conhecer e respeitar questes tais como multidimensionalidade, multiexistencialidade, holossoma e energias, para entender e aceitar quando eu falasse sobre dessoma e outras dimenses, sobre ressoma 20 e imortalidade da conscincia, sobre consciex 21 , amparador 22 , assedialidade 23 e projeo da conscincia. Procurei ento, ajuda de um psiclogo esprita, indicado por amigos. Iniciei a terapia no dia 6 de dezembro de 2006. Fatustica. Psicoterapia Estudos conduzidos pela Universidade de So Paulo mostram que a psicoterapia provoca mesmo mudana na atividade cerebral. A pesquisa foi feita com pacientes diagnosticados com um tipo especfico de estresse ps-traumtico e o resultado apresentado no Segundo Simpsio Internacional de Neurocincias, fevereiro de 2007, Natal-RN. (O Novo..., 2007). Florais de Bach - Iniciei o uso de florais solicitados por mim ao terapeuta. Acupuntura Estimula pontos no corpo, reequilibrando as funes do organismo. Leva o corpo a manter a serotonina equilibrada. (LOBATO, 2006). Tive melhoras na circulao das energias e na qualidade do sono, alvio nas dores musculares e nas dores nas costas. A ansiedade tambm diminuiu. (VEIGA, 2004 ; SERVAN-SCHREIBER, 2004, p.123).

20 21

Ressoma Renascimento intrafsico da conscincia no soma.

Consciex (consci + ex) Conscincia extrafsica; o paracidado ou paracidad da Sociex. Sinnimo envilecido pelo uso: desencarnado.
22

Amparador - Consciex auxiliadora de uma conscin ou de vrias conscins; benfeitor

extrafsico.

Assedialidade Intruso pensnica interconsciencial, doentia. Expresso equivalente, anacrnica: obsesso.

23

10 Fitoterapia Prescrita pela homeopatia e usei tambm um fitoterpico chins indicado pelo acupunturista. Acrescentei tambm outras posturas teraputicas tais como: Estudos sobre a depresso. Estudar para entender a doena e os processos de cura da mesma, os tratamentos existentes, as experincias e pesquisas em desenvolvimento. Pesquisei em livros, revistas, internet e fiz o cosmograma 24 Esta a abordagem de se usar o estudo da doena como recurso teraputico e profiltico. A informao e o conhecimento podem subsidiar mudanas quando desejadas. No entanto, como escreve a professora Mlu Balona (2003, p. 35) em seu livro Autocura atravs da reconciliao A informao til s se transforma em autoconhecimento (sade emocional) quando aplicada. Participao no Curso Para Formao do Consciencilogo Pesquisador (17 a 25 de fevereiro de 2007) - Aproveitei o campo consciencioterpico do curso para entender melhor minha condio e fazer o auto-enfrentamento necessrio para a reciclagem existencial. O curso funcionou como ambiente propcio autocura promovendo vrias mudanas e reforando a determinao pessoal. O resultado proposto pelo curso a produo de um artigo com posterior apresentao da autopesquisa em um evento do Plo de Pesquisa IIPC, denominado Seminrio de Pesquisa. Escrever o artigo e apresent-lo a um grupo de pessoas interessadas no assunto funciona como auto-assistncia e auto-tares. Compartilhar com outras conscincias nossos estudos e esforos na superao das dificuldades e imaturidades pessoais significa que tambm estamos praticando a heteroassistncia e tares. Leituras. Sabia que durante a crise seria importante priorizar o uso do mentalsoma, principalmente para mudar o padro pensnico. No entanto sentia dificuldade mental e defasagem energtica para realizar estudos ou leituras de textos mais longos e complexos. Sentia dificuldade at para fixar a ateno em pequenas leituras. A soluo encontrada foi me ater leitura de pequenos trechos, por exemplo, os livros com megapensenes trivocabulares do professor Waldo Vieira, como o Mximas da Conscienciologia, trechos do livro O caminho da tranqilidade, do Dalai Lama e pequenos trechos de livros de auto-ajuda (auto-superao) como O poder do agora de Eckhart Tolle. Esse ltimo foi indicado pelo psiclogo, a meu pedido, sobre sugestes de leituras. Mudanas intrafsicas. Descarte de objetos, livros e mveis que reforavam lembranas, saudades e tristezas. Aproveitamento da mudana de moradia que viria a seguir para fazer uma reciclagem intrafsica. Descarte e doao de objetos sem uso incluindo a livros h muito sem utilizao. Postura de paraassepsia que consiste em afastar de seu soma todos os objetos que induzam,
24

Cosmograma Planilha tcnica para determinao valorativa das realidades do Universo, filtradas pelos princpios multidimensionais da Conscienciologia, atravs da associao mxima de idias (viso de conjunto), a partir dos fatos (fenomenologia) que alcanam e envolvem o holopensene da personalidade humana auto e heterocrtica.

11 energtica ou psicologicamente, criao de pensenes nocivos ou doentios. Esta uma das posturas indicadas na Tcnicas das otimizaes para as autocuras (VIEIRA, 1994, p. 432). Ainda para no reforar a patopensenidade evitei ambientes, percursos no trnsito, ouvir msicas tristes, ler livros ou assistir filmes com histrias trgicas. Evitei a leitura dos jornais e assistir aos noticirios com os fatos do dia-a-dia carregados de tragdias e sofrimento. Evitaes essas para fazer a paraassepsia. Mudana de moradia. Deciso de sair do ambiente cheio de lembranas onde as evocaes aconteciam o tempo todo. Ambiente impregnado com as energias da conscincia dessomada. Foram necessrios trs meses para realizar a mudana que foi feita em 22 de fevereiro de 2007, durante o Curso Para Formao do Consciencilogo Pesquisador. Mudana de posturas. Principalmente para buscar a auto-suficincia energtica. Uma das dificuldades sentidas durante a depresso foi a instalao do Estado Vibracional. A soluo encontrada foi fazer mobilizao bsica das energias, circulando e expandindo as energias como conseguia. Essa condio dificulta fazer a desassim. Inclu a rotina da chuveirada hidromagntica nas prticas energticas. Nos momentos mais crticos da doena s conseguia expandir as energias um pouquinho, mas com a recuperao gradual do equilbrio do energossoma o desempenho foi melhorando. Para aumentar o efeito da chuveirada, passei a usar a palavra mental para qualificar a energia: melhorando a sade, eliminando a dor, equilibrando a captao da serotonina e outras mais. (VIEIRA, 2007, p. 1615). Disponibilidade para a assistncia. Associando a uma conversa com o amparador 25 e me colocando disponvel para ajudar, apesar da minha situao. Colocaes como: Que acontea o melhor para todos os envolvidos. Apesar do meu estado atual de baixa sanidade, como posso ajudar? Renovao pensnica. No meu caso a patopensenidade parece ser o aspecto mais resistente mudana. O quadro geral da depresso torna a conscincia mais vulnervel ao assdio pela baixa das energias e pela patopensenidde. Esse quadro provoca primeiramente o auto-assdio. Uma das posturas adotadas para eliminar a patopensenidade foi a utilizao da geopoltica desassediadora, estratgia multidimensional de estudo e aplicao para potencializar conscientemente a desassedialidade interconsciencial, com a busca de territrio favorvel ao auto-desassdio. (VIEIRA, 2007, p. 1212). Outra postura foi, nos momentos em que surge um pensene mrbido, contrapor outro pensene do tipo: Isso no verdadeiro, um devaneio. Volte para a realidade - olha em volta, se situa!. o uso da palavra oral ou mental para mudar o pensamento e a energia. (VIEIRA, 2007, p.1615).

25

Amparador Consciex auxiliadora de uma conscin ou de vrias conscins; benfeitor extrafsico.

12 Alimentao Inclu na alimentao ou consumi em maior quantidade alimentos que elevam o nvel de serotonina no crebro. Banana - Aumentei o consumo de banana. (Banana..., 2007). Cientistas do Instituto de pesquisa de Alimento e Nutrio das Filipinas afirmam que a ingesto de duas ou trs bananas por dia pode combater a depresso devido alta presena da substncia triptofano, aminocido que na presena da vitamina B6 converte-se em serotonina. um antidepressivo natural. Laranja, mexerica, abacaxi e uva - So frutas energticas, ricas em vitaminas do complexo B que ajudam no funcionamento do sistema nervoso. Alface calmante, diminui a irritao. Cereais integrais contm vitamina B6. mega-3 - estudos sobre os benefcios do mega-3 no organismo so realizados no mundo todo. Estudo feito na Finlndia mostra que entre a populao em geral o consumo de peixe, mais de duas vezes por semana, est associado a um menor risco de depresso. (SERVANSCHREIBER, 2004, p. 149), enquanto estudiosos da Universidade de Sydney, Austrlia, afirmam que o mega-3 alivia os sintomas da depresso. (BONS..., 2007). Inclu mega-3 na dieta, em forma de cpsulas. Evitei caf, ch preto, ch mate e refrigerantes, j que a cafena existente nesses alimentos aumenta a ansiedade. Evitei chocolates e outros doces Os doces provocam aumento e queda repentina do acar no sangue o que desestabiliza o humor. Evitei o lcool que acentua a depresso. (ALIMENTAO..., 2005). Caminhada O exerccio fsico considerado essencial no tratamento da depresso. (SERVAN-SCHEIBER, 2004, p.159) Caminhadas de cerca de trinta minutos pelo menos trs vezes na semana. Ajudou muito, inclusive na anlise da autopensenidade - o que estou pensenando enquanto caminho? Que pensamentos so esses? Sero realmente meus ou de outras conscincias? Respirao Procurei fazer a prtica da coerncia cardaca respirao ateno, meditao e relaxamento (SERVAN-SCHEIBER, 2004, p.63). Senti melhoras respirando assim. Luz solar - A luz influencia funes do crebro emocional. Quando no era possvel caminhar, me sentava um pouco ao sol. (SERVAN-SCHEIBER, 2004, p.113). 5-Tcnica (paratecnologia) A tcnica o meio mais direto para se chegar soluo prtica de um problema. (BALONA, 2003, p. 35). Usei as tcnicas listadas abaixo no processo de autocura. 1-Tcnica da linha do tempo pessoal - mapa para verificao existencial. Objetivo: autoconhecimento,

13 2-Tcnica das minileituras leitura de pequenos textos Objetivo: priorizar o mentalsoma para mudar o padro pensnico 3-Tcnica de superao do trafar 26 procrastinao - listar tarefas, priorizar, realizar. Utilizar agenda, organizar, executar. Fazendo isso com o terapeuta. Objetivo: Diminuir a desorganizao pessoal. Diminuir a ansiedade. Esse trafar pode estar ligado depresso como causa ou efeito da mesma. Relacionado com a auto-desorganizao. 4-Tcnica da para-higienizao mental e fsica - evitar locais e pensamentos que levem a reviver situaes traumticas desencadeadoras da depresso. (VIEIRA, 1994, p. 432). Trata-se de um item das Tcnicas das otimizaes para as autocuras. Objetivo: Autodesassdio / desassdio 5-Tcnica das pequenas tarefas dirias Continuar exercendo a atividade profissional mesmo produzindo menos e com mais dificuldade, no parar com o voluntariado. Em casa, organizar papis, limpar gavetas, descartar coisas inteis. Objetivo: Resistncia. Elevar a auto-estima. 6-Tcnica da busca de territrio favorvel ao auto-desassdio, baseada no verbete da Enciclopdia da Conscienciologia, Geopoltica desassediadora. Objetivo: Potencializar a desassedialidade interconsciencial. 7-Tcnica da respirao Fazer respirao profunda, de acordo com a prtica da coerncia cardaca. Objetivo: Diminuir a ansiedade, promover o relaxamento e mudar o foco pensnico. Vitalizar o holochacra 27 . 8-Tcnica do relaxamento psicofisiolgico relaxar todo o corpo, parte por parte Objetivo: Diminuir a depresso e a ansiedade 9-Tcnica da limpeza do sto Prtica conjunta com o relaxamento, visualizao para tornar limpo de entulhos desnecessrios o campo mental, refletindo nas energias e no soma. Essa foi uma das primeiras tcnicas propostas pelo terapeuta. Objetivo: Diminuir a depresso 6- Realizaes (experimentologia) Durante o tempo de tratamento consegui manter ou realizar vrias atividades do dia-a-dia o que considero movimento proativo para a autocura.

Trafar (tra + far) Trao-fardo da personalidade da conscin; componente negativo da estrutura do microuniverso consciencial que a conscincia ainda no consegue alijar de si ou desvencilhar-se at o momento.
27

26

Holochacra (holo + chacra) Paracorpo energtico da conscincia humana.

14 a) Continuar com o voluntariado no Plo de Pesquisa IIPC / Braslia - DF. b) Reorganizar o acervo da biblioteca do Intercampi em Natal-RN (assistenciologia). c) Fazer caminhadas (teraputica). d) Manter a alimentao direcionada para a cura. e) Manter o continusmo no tratamento. f) Viajar de frias. g) Mudar de moradia. h) Escrever este artigo (autotares). i) Apresentar o artigo no Seminrio de Pesquisa, em 25 de agosto de 2007, no Plo de Pesquisa IIPC, Braslia-DF (autotares). As atividades ou tarefas que no consegui manter foram interrrompidas at me sentir em condies de retom-las. A Recuperao A recuperao se deu aos poucos, com recadas cclicas e eventos que demonstravam que pouco a pouco a sade prevalecia. As recadas fazem parte do processo de autocura (BALONA, 2003, p. 51). Algumas situaes ou eventos provocam ou acentuam esses momentos, porm cada vez com menor intensidade e com intervalos sempre maiores. Momentos marcantes de melhora foram as sesses de acupuntura que aliviaram a ansiedade e melhoraram a qualidade do sono e a limpeza da psicosfera pessoal durante o Curso Para Formao do Consciencilogo Pesquisador. Perto do final do curso, dia 25 de fevereiro, no intervalo para o almoo, segundo anotaes pessoais do curso (parapercepciografia) percebi melhoras no estado geral - dirigindo no trnsito senti alvio na tenso nas pernas e reduo da dispersividade. Avaliei que ocorrera um ou vrios desacoplamentos de conscincias extrafsicas. A sensao de alvio indica a possibilidade da cura e cria a confiana de que o estado de sofrimento no ser permanente. A consolidao da cura tambm aconteceu aos poucos. Aps um ano de tratamento considerei que a crise estava superada, no entanto ainda passei por uma recada. No encerrei a terapia. Estou tratando a ansiedade e outros aspectos da personalidade. No estou usando mais nenhum medicamento. A depresso passou, estou bem. Tempo de tratamento at agora, em julho de 2008, um ano e sete meses. Consideraes finais

15 Para avaliar a autopesquisa vou comparar os objetivos da mesma com os resultados alcanados e verificar a validade das hipteses.

Com a autopesquisa e o auto-enfrentamento entendi que o estresse, a ansiedade, a assimilao de energias (assim 28 ) nocivas sem a devida desassimilao, a patopensenidade e o sentimento de culpa me levaram ao adoecimento. Identifiquei, pela comparao, outros momentos em que estive com depresso. Como tenho pessoas no meu grupocarma 29 com manifestaes depressivas posso receber influncia gentica no adoecimento. Recordando uma projeo retrocognitiva 30 repetitiva, que me acompanhou durante anos, identifico meus sentimentos naquele evento: ansiedade, descontentamento e sentimento de culpa sentimentos na depresso atual. Isso indica que posso ter tido depresso em serixis 31 passadas, com efeitos hoje, devido paragentica. As hipteses levantadas se mostraram vlidas. Adoeo em momentos de crise emocional profunda com longo perodo de estresse, quando no tenho o controle da situao e me sinto culpada pelo desfecho da mesma. Tive sim, depresso no passado que no foram diagnosticadas por ignorncia de que se tratava de uma doena. Meu trabalho com as energias durante o perodo de visitas UTI foi falho e provavelmente o resultado teria sido diferente caso eu tivesse buscado uma terapia ainda nesse perodo. E, finalmente, curei a depresso sem antidepressivos. Empreendi com seriedade o processo da autocura e um dos hbitos mentais que mudei foi a depreciao do trabalho dos psiclogos, trafar da arrogncia, considerando que numa terapia eu provavelmente iria analisar o terapeuta. um trafar derivado da minha imaturidade consciencial.

Assim (as + sim) Assimilao simptica de ECs, ou energias conscienciais, pela vontade, no raro com a decodificao de um conjunto de pensenes de outra(s) conscincia(s).
29

28

Grupocarma (grupo + carma) Princpio de causa e efeito, atuante na evoluo da conscincia, quando centrado no grupo evolutivo. Estado do livre-arbtrio individual, quando ligado ao grupo evolutivo.

Projeo retrocognitiva Projeo da conscncia para um evento ocorrido em outra existncia.


Serixis (seri + exis) 1. Seriao existencial evolutiva da conscincia; existncias sucessivas; renascimentos intrafsicos em srie. 2. Vida humana ou intrafsica. Sinnimo desgastado e envilecido pelo uso excessivo para a primeira acepo: reencarnao; esta palavra arcaica no mais atinge as pessoas srias dedicadas s pesquisas de ponta da conscincia
31

30

16 Meu discernimento aumentou. Sei mais sobre mim e assim posso evitar cometer os mesmos erros. Em situaes semelhantes poderei estar atenta para no adoecer, reconhecer as situaes e fazer a profilaxia at superar a deficincia e atingir a maturidade consciencial e sade mental. Quanto aos trafores que me motivaram para a autocura foram o bom humor que desapareceu com a depresso e se tornou estado consciencial saudvel a ser reconquistado, e a persistncia que sustentou a autopesquisa e o tratamento. A confiana na amparalidade foi outro fator de sustentao nesse perodo. Ficou claro que preciso melhorar meus conhecimentos e prticas sobre higiene consciencial (higiene mental, parapsquica e energtica). Tenho que resignificar, redimensionar os eventos registrados no time-line nos quais me deprimi. Posso ter supervalorizado, dramatizado e cometido equvocos de avaliao levando a uma auto-responsabilizao indevida. O mais importante, a meu ver, aplicar a tetica profilaticamente antes do adoecimento e no como aconteceu comigo no caso relatado aqui, em que a mesma foi buscada para a cura e no para a evitao do adoecimento. A reeducao da pensenidade continua e ainda estou no processo de mudana. provvel que a reciclagem acontea em etapas e a cada nova sinapse criada novos entendimentos sobre minha condio consciencial e realidade multidimensional aparecem.

17

Bibliografia 1) ALIMENTAO e depresso. A voz que vem do alto. Publicado em 30/05/2005,disponvel em: <http://www.avozquevemdoalto.com.br/index.php?secao=pingossaude&codigo =00000050 > 2) BALONA, Mlu. Autocura atravs da reconciliao: um estudo prtico sobre a afetividade. Rio de Janeiro: IIPC, 2003. 342p. il. Bibliografia: p.268-292. Filmografia: p.294-298. 3) BANANA pode reduzir a depresso. Sade em movimento. Publicado em 25/06/2007.disponvel em: <http://saudeemmovimento.com.br/reportagem/noticia_exibe.asp?cod_noticia= 2369 >acesso em: 8 ago 2007. 4) BLANC, Valria. A piada como terapia. poca. Rio de Janeiro, n. 399, p. 16-18, 9 jan. 2006. Entrevista com Daniel Kupermann, psicanalista. 5) BONS motivos para botar mega-3 no prato. Sade vital, So Paulo, n. 283, p.10, mar. 2007. 6) BRETON, Sue. Depresso: esclarecendo suas dvidas. So Paulo: Agora, 2000. 131p. 7) COMO vai a sade da nossa cuca? Sade vital. So Paulo, n. 283, p.69, mar. 2007. 8) DALAI-LAMA. O caminho da tranqilidade. Traduo Maria Luiza Newlands Silveira; Mrcia Cludia Alves. Rio de Janeiro : Sextante, 2000. 119p. il. 9) FRUTUOSO, Suzane. Desabafar muda o crebro. poca. Rio de Janeiro, p. 114-116, 28 maio 2007. 10) HOUAISS, Antonio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionrio Houaiss da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 11) KRAMLINGER, Keith. Depresso pesquisada e comentada pela Clnica Mayo. Rio de Janeiro : Anima, 2004. 212p. 12) LIMA, Joo Gabriel de. O equilbrio do crebro e da alma. Veja. So Paulo, n. 1882, p. 116-124, 1 dez. 2004. 13) LOBATO, Eliane; RODRIGUES, Greice; TARANTINO, Mnica. A consagrao da acupuntura. Isto. So Paulo, n. 1920, p.70-74, 9 ago. 2006. 14) MDICE, Patrcia Mutta; MAIOCHI, Lcia da Conceio C. ; SERRA, Ana Maria. Depresso: comprovao emprica. Psique Cincia e Vida. So Paulo, v.1, n. 3, p.16-19, [2007]. Edio especial.

18

15) MELLO, Alexandre; BORGES, Leonardo. Autopesquisa e cultura conscienciolgica. 35. Oficina de Cincia e Cultura. Braslia, 21 ago 2005. 16) O NOVO mapa do crebro. Sade vital. So Paulo, n. 283, p. 30-37, mar. 2007. 17) PANOZZO, Gioia. O curador interno: despertando a conscincia para a autocura. So Paulo: Agora, 2004. 147p. 18) SERVAN-SCHREIBER, David. Curar... o stress, a ansiedade e a depresso sem medicamentos nem psicanlise. Traduo Luis Manuel Louceiro. 13. ed. So Paulo : S Editora, 2004. 298p. Bibliografia: p. 283-298. 19) SINAL de alerta. poca. Rio de Janeiro, n. 224, p.85, 2 set. 2002. 20) A SUA sade. Depresso. Disponvel em: < http://www.pfizer.pt/saude/nerv_dep_his.php > Acesso em: 8 ago 2007. 21) TARANTINO, Mnica. As razes do corpo. Isto. So Paulo, n. 1896, p.711, 22 fev. 2006. Entrevista com Denise Ramos, psicloga. 22) TELES,Mabel. Profilaxia das manipulaes conscienciais. Foz do Iguau: Editares, 2007. 345p. Bibliografia: p. 294-297. Inclui glossrio. 23) TOLLE, Eckhart. O poder do agora. Rio de Janeiro : Sextante, 2002. 222p. 24) VEIGA, Ada ; OLIVEIRA, Otvio Dias de. Sonho de consumo. poca. N.334, p. 76-82, 11 out. 2004. 25) VIEIRA, Waldo. Enciclopdia da Conscienciologia. 3. ed. Versoprottipo aumentada e revisada. Foz do Iguau: Editares, 2007. 2. vol. 26) VIEIRA, Waldo. Homo sapiens pacificus. 1. ed. Princeps. Foz do Iguau: CEAEC; Editares, 2007. 1584p 27) VIEIRA, Waldo. Homo sapiens reurbanisatus. Foz do Iguau: CEAEC, 2003. 1584p. 28) VIEIRA, Waldo. Mximas da conscienciologia. 1. ed. Rio de Janeiro: IIP, 1996. 164p. 29) VIEIRA, Waldo. Projeciologia: panorama das experincias da conscincia fora do corpo humano. 4. ed. Ver ampl. Rio de Janeiro : IIPC, 1999. 1217p. 30) VIEIRA, Waldo. 700 experimentos da Conscienciologia. 1. ed. Rio de Janeiro : IIP, 1994. 1058p.

Potrebbero piacerti anche