Sei sulla pagina 1di 18

MSICA NA SALA DE AULA DE INGLS: UMA PROPOSTA PARA 7 E 8 SRIE

Yeda Carneiro Gomes1 Maria Ins Chaves2

Resumo: Para atender as necessidades de formao continuada dos professores da rede pblica do Estado do Paran foi criado o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Os professores inseridos nesse programa devem, dentro do seu plano de trabalho, elaborar um projeto que dever ser implementado na escola onde atuam. Assim sendo, este artigo visa relatar o processo de implementao do projeto Cantando e Aprendendo, que foi desenvolvido em 2009, nas 7 e 8 sries do Colgio Estadual Amanda Carneiro de Mello, localizado na cidade de Castro, Paran, para atender as normas do PDE. Esse projeto teve como objetivo desenvolver estratgias de ensino utilizando msica para estimular o interesse e o efetivo aprendizado da lngua inglesa dos alunos. Para tal foram selecionadas dez msicas - Perhaps Love, I can see clearly now, I say a little prayer for you, Yesterday, Kiss me quick, I cant take my eyes off of you, Last Kiss, Help, We are the champions e Girl from Ipanema. Para cada uma dessas msicas foram realizadas atividades com o intuito de estimular o interesse e o efetivo aprendizado da lngua inglesa. O trabalho realizado permitiu que os alunos trabalhassem a habilidade de compreenso auditiva em atividades dinmicas, ampliassem o contedo lingstico e se familiarizassem com o modo de ser de outros povos.

Palavras chaves: PDE; Ingls; Msica; Ensino; Aprendizado.

Professora PDE, e-mail: yeda_gomes@yahoo.com.br Professora Orientadora PDE, e-mail: michaves@uepg.br

Abstract: The Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) was created to attend to the needs of continue development of the public school teachers from Paran State. The teachers registered in this program should work out a project within their school work plan that should be put into practice at the schools they work. Thus, this article aims to report the process of development of the project Cantando e Aprendendo, which was developed in 2009, at two junior high classes of the Amanda Carneiro de Mello State school in Castro, state of Paran, as part of the demands of PDE. The aim of this project was to develop teaching strategies using music to stimulate the interest and effective learning of the English language. For that purpose ten songs were selected - Perhaps Love, I can see clearly now, I say a little prayer for you, Yesterday, Kiss me quick, I cant take my eyes off of you, Last Kiss, Help, We are the champions e Girl from Ipanema. With each of these songs were developed activities with the aim of stimulating the interest and effective learning of the language. The project developed made it possible for the students to practice listening comprehension in dynamic activities, enlarge their vocabulary knowledge and familiarize with other peoples way of being.

Key words: PDE; English; Music; Teaching; Learning

1. INTRODUO

O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) uma poltica da Secretaria de Educao do Estado do Paran (SEED) que visa uma maior aproximao entre os professores dos cursos de licenciaturas das universidades pblicas e os professores das escolas estaduais de educao bsica, atravs de atividades terico-prticas orientadas, visando a produo de conhecimento e a mudana qualitativa na prtica escolar da escola pblica paranaense. Nessa perspectiva, o PDE instaura uma nova concepo de formao continuada que integra a poltica de valorizao dos professores que atuam na Rede Pblica Estadual de Ensino do Estado do Paran (Documento-Sntese do PDE, 2007)

O PDE proporciona aos professores da Educao Bsica Estadual subsdios terico-metodolgicos que lhes possibilitem desenvolver aes educacionais sistematizadas que resultem na maior eficcia de seu ensino e consequentemente maior aprendizado por parte dos alunos. Assim, so oferecidos aos professores participantes contedos relacionados aos Fundamentos Poltico-Pedaggicos da SEED e aos das reas Curriculares Especficas, desenvolvidos atravs de Seminrios Especficos, Cursos/Disciplinas e demais atividades pertinentes execuo do Plano de Trabalho dos Professores (Documento-Sntese do PDE, 2007). A elaborao e execuo do Plano de Trabalho dos professores inseridos no PDE so realizadas sob a orientao dos professores das Instituies de Ensino Superior (IES), com participao dos professores da Rede, atravs de Grupos de Trabalho em Rede, preparo e aplicao de material didtico relacionado ao objeto de estudo definido no Plano de Trabalho. O Plano de Trabalho do PDE prev a elaborao de um projeto a ser implementado na escola de atuao do professor PDE. Aps a implementao, como trabalho de concluso do PDE, o professor ter que escrever um artigo cientfico sobre o processo de implementao desse projeto. Dentro desse contexto, foi elaborado o projeto Cantando e Aprendendo, que teve como objetivos especficos a promoo da motivao dos alunos para o aprendizado da lngua inglesa, o trabalho da habilidade de compreenso auditiva, a ampliao do contedo lingstico dos alunos e o desenvolvimento de material didtico especfico, objetivando desenvolver estratgias de ensino utilizando msica para estimular o interesse e o efetivo aprendizado da lngua inglesa dos alunos. A idia do projeto surgiu a partir da constatao de que no Brasil msicas internacionais, especialmente em ingls, esto presentes em todos os lugares, inclusive na prtica de sala de aula. Elas representam valiosa ferramenta para o professor de lnguas, uma vez que se constituem em elemento incentivador nas aulas e atravs delas os alunos desenvolvem a habilidade lingstica e obtm conhecimento. Observa-se, no entanto, que muitas vezes a msica no trabalhada de forma eficiente, pois apenas o aspecto do entretenimento levado em considerao. Assim sendo, o trabalho de interveno realizado desenvolveu material didtico com atividades relacionadas a msicas e foi utilizado no sentido de promover a aquisio de contedos lingsticos. O trabalho feito com msicas tornou

o aprendizado mais eficiente e divertido, porque possibilitou ao aluno ter contato com uma forma viva do idioma. Atravs do estudo com msicas os alunos puderam praticar pronncia, enriquecer o vocabulrio, desenvolver a leitura e at praticar a escrita. Importante destacar, ainda, que as aulas tradicionais de lngua estrangeira podem ser eficientes, no entanto dependendo da forma como so trabalhadas, podem se tornar montonas para os alunos. O trabalho realizado com msicas busca tornar o aprendizado de ingls mais divertido e consistente porque possibilita que o aluno se familiarize com o modo de ser de outros povos e desenvolva um vocabulrio ativo. Os professores de Lngua Estrangeira (LE) reconhecem a necessidade de que os alunos tenham uma atitude positiva em relao aprendizagem. Adamowski (1997), Bechtold (1986), Lems (1984), Little (1983) e Monreal (1982) ressaltam que o aspecto divertido de aprender lnguas atravs de msicas est diretamente relacionado a fatores afetivos. Krashen (1982) explica que para que uma aprendizagem eficaz ocorra, o filtro afetivo deve ser baixo. Um filtro afetivo baixo significa que uma atitude positiva com relao ao aprendizado est presente. Se o filtro afetivo alto, o educando no se envolver no estudo do idioma e consequentemente no estar aberto para a aquisio da linguagem. Assim sendo, os professores devem providenciar uma atmosfera positiva que conduza aprendizagem da lngua. Desse modo, ao usar msicas na sala de aula o professor proporciona a descontrao do ambiente, fortalecendo o vnculo afetivo com os alunos e consequentemente favorecendo a aprendizagem. Em razo de a msica constituir-se em condio favorvel para se conseguir um filtro afetivo fraco e promover o aprendizado de idiomas, Saricoban e Metin (2000) afirmam que as canes podem ser usadas para desenvolver as quatro habilidades, ou seja, leitura, escrita, compreenso auditiva e fala. Miragaya (1992, apud Gobbi, 2001) ressalta ainda que a msica pode ser usada em todas as reas, ou seja fonolgica, morfolgica, sinttica, semntica, pragmtica, etc. Sendo que algumas canes podem, inclusive, ser usadas para ilustrar pontos especficos de pronncia, expresses idiomticas, grias, redues das vogais, omisso de sons, dentre outros.

Lo e Li (1998) sugerem que as canes proporcionam uma pausa na rotina da sala de aula e que aprender ingls atravs de msicas desenvolve uma atmosfera descontrada no ambiente onde as quatro habilidades podem ser aprimoradas. Alm disso, neurologistas j comprovaram que o processamento da linguagem e das msicas ocorre na mesma rea do crebro e que parece haver um paralelo em como a sintaxe lingstica e musical so processadas (Maess e Korlsch, 2001). A maioria das atividades com msica nas salas de aula foca a letra, onde aparece um vocabulrio simples, usado em conversas, com muita repetio, que justamente o que os professores procuram em textos. Murphey (1992) conduziu uma anlise das letras de vrias msicas populares e descobriu que elas tm vrios elementos que ajudam os estudantes de uma segunda lngua. Elas contm palavras comuns e curtas e muitos pronomes pessoais, sendo que 94% das msicas tm como referncia a primeira pessoa. A linguagem de conversao, imperativos e perguntas formam 25% das frases dos textos. As letras so geralmente cantadas em ritmo mais lento do que as palavras so faladas, com pausas, e h repetio do vocabulrio e estruturas. Esse autor constatou, ainda, que, a maioria das msicas populares tem vocabulrio relacionado ao dia a dia das pessoas, ou seja, palavras comuns de uso cotidiano, sendo que o conhecimento desse vocabulrio facilita ao aluno a compreenso de textos em seus estudos futuros Atravs das msicas os estudantes podem perceber melhor a pronncia de palavras, entonao e slabas tnicas. Por exemplo, a reduo do verbo auxiliar have ao som /uv/ pode ser ouvida na cano de Toni Braxton Youve Been Wrong for So Long (2002). Da mesma forma a mudana do som final t + som inicial y para /ch/ pode ser ouvida em uma linha da cano de Tracy Chapman All that You Have Is Your Soul (1989) onde a cantora diz, Dont you eat of a bitter fruit. Moriya (1988) ressalta o valor da utilizao de msica para a prtica de pronncia dos alunos de qualquer origem tnica. Canes tambm apresentam oportunidades para o desenvolvimento da automaticidade, a qual a principal razo cognitiva para seu uso em salas de aula. Gatbonton e Segalowitz (1988) definem automaticidade como um componente da fluncia lingstica que envolve tanto saber o que dizer e falar rapidamente sem pausas.

Alm da automatizao, h tambm uma razo lingstica para o uso de msicas em sala de aula. Algumas canes so excelentes exemplos de ingls coloquial, a linguagem de conversas informais. Uma msica como My Best Was Never Good Enough de Bruce Spingsteen um timo exemplo de linguagem coloquial. Canes como esta trabalham o vocabulrio informal, que o mais usado em conversaes, filmes, entrevistas, e outros. Domoney e Harris (1993) e Little (1983) concluram, ainda, que a msica geralmente a principal fonte de ingls na vida dos estudantes fora da sala de aula. A exposio ao ingls autntico um fator importante em promover o aprendizado da lngua. Ela se relaciona diretamente a ambos: o filtro afetivo e automaticidade. Se os alunos so expostos s msicas que gostam, mais aprendizado poder acontecer, visto que eles as ouviro fora da sala de aula. O estilo repetitivo das msicas ento ajuda a promover a automatizao da linguagem coloquial. Ensinar e aprender ingls no Ensino Fundamental tem sido uma tarefa no mnimo desafiadora. A razo disso o abandono da disciplina por parte das equipes de ensino. Enquanto as demais disciplinas tm um livro didtico como material de apoio, as Lnguas Estrangeiras (LE) no recebem suporte algum. Cabe a cada professor organizar suas aulas de forma individual. Para tanto devemos nos orientar segundo as Diretrizes Curriculares para o ensino de LE no Estado do Paran, e ali nos fica claro que devemos desenvolver estratgias de ensino que acompanhem a evoluo e transformao que ocorre com a lngua inglesa, assim como com outras lnguas em uso, e no apenas estudar a sua estrutura gramatical.
Toda lngua uma construo histrica e cultural em constante transformao. Como princpio social e dinmico, a lngua no se limita a uma viso sistmica e estrutural do cdigo lingustico. Ela heterognea, ideolgica e opaca.(Diretrizes de LEM)

O trabalho com msica possibilita uma anlise cultural de diferentes pocas e diferentes povos, pois cada cano retrata em sua letra e melodia os anseios culturais e ideolgicos de um grupo social em determinada poca, os quais podem ser confrontados com as ideologias dos nossos educandos hoje.
No ensino de Lngua Estrangeira, a lngua, objeto de estudo dessa disciplina, contempla as relaes com a cultura, o sujeito e a identidade. Torna-se fundamental que os professores compreendam o que se pretende com o ensino da Lngua Estrangeira na Educao Bsica, ou seja: ensinar e aprender lnguas tambm ensinar e aprender percepes de mundo e maneiras de atribuir sentidos, formar subjetividades, permitir que se reconhea no uso da lngua os diferentes propsitos comunicativos, independentemente do grau de proficincia atingido.(Diretrizes de LEM)

Professores de lnguas so professores privilegiados, pois podem trabalhar os mais variados assuntos, e nesse leque de opes certamente haver muitos assuntos do interesse de seus alunos . Trabalhar assuntos que sejam significativos para os estudantes favorece a motivao, que base para o aprendizado de qualquer idioma. A msica est em todos os lugares e todos os alunos tm algum tipo de interesse em msica, portanto pode-se afirmar que ao utilizarmos canes na sala de aula estaremos fazendo uso de um meio que por si s capaz de despertar o interesse de uma classe. No entanto, isoladamente, canes no ensinam ningum a usar uma lngua, no importa quo fceis de memorizar, quo divertido seja cantlas e ouvi-las. Apenas ouvir e cantar msicas em outro idioma no tornar os alunos capazes de se comunicar em nessa lngua. Em outras palavras, sozinhas, msicas podem ser imensamente vlidas para desenvolver certas capacidades, tais como: ampliao de vocabulrio e

conhecimento relativo pronncia de sons peculiares de um idioma, mas elas podem ser mais eficientes se exploradas criativamente no sentido de serem um elo entre o prazer de ouvir e cantar e o domnio da habilidade comunicativa. Este foi o maior desafio deste projeto: criar atividades com msica que preservassem o prazer de ouvir e cantar e fossem capazes de servir de link para um estudo orientado visando o aprendizado significativo.

2. MATERIAL DIDTICO

O projeto de interveno foi desenvolvido no primeiro semestre de 2009, nas turmas de stima e oitava sries do Ensino Fundamental do Colgio Estadual Amanda Carneiro de Mello em Castro, Paran. Durante a elaborao do projeto buscou-se desenvolver atividades prticas que pudessem promover a motivao dos alunos para o aprendizado da Lngua Inglesa (LI), visto que muitos estudantes no demonstram grande interesse pelo estudo de estruturas escritas da LI. Assim sendo, procurou-se produzir um material didtico especfico para o trabalho com msica que trabalhasse com mais nfase a

habilidade de compreenso auditiva da lngua inglesa e possibilitasse a ampliao do contedo lingstico dos alunos. Durante a elaborao da proposta, dez canes em lngua inglesa foram selecionadas Perhaps Love(Plcido Domingo), I can see clearly now(Jimmy Cliff), I say a little prayer for you (B. Bacharach/H. David), Yesterday (The Beatles), Kiss me quick (Elvis Presley), I cant take my eyes off of you(Gloria Gaynor), Last Kiss (Pearl Jam), Help (The Beatles), We are the

champions(Queen) e Girl from Ipanema (Norman Guimble). O critrio para a escolha dessas msicas foi a relevncia cultural e lingstica contida na letra e seu possvel poder de contagiar a classe e lev-la a ter prazer em aprender. Para cada msica foram desenvolvidas atividades de grammar/vocabulary, listening, reading e class discussion. Cada turma trabalhou com cinco msicas diferentes, cada uma por mais ou menos trs aulas. Cada msica foi trabalhada seguindo uma metodologia diferente para que vrias estratgias de ao fossem testadas. Durante as aulas de implementao deste projeto os alunos executaram atividades que exercitaram habilidades de compreenso e produo oral e escrita. Eles trabalharam algumas vezes em grupos e outras individualmente em atividades variadas. Cabe ressaltar que as msicas no foram apresentadas em seqncia, mas intercaladas com outros contedos do plano de curso, visto que o planejamento anual da turma devia ser enriquecido pelas atividades com msica e no substitudo. A msica Perhaps Love foi utilizada com a oitava srie. Essa msica foi escolhida por ter uma melodia lenta e vocabulrio relativamente conhecido, o que facilitou o acompanhamento por parte dos alunos. Essa msica permitiu o trabalho envolvendo vocabulrio, pronncia e estruturas da lngua. Buscou-se, tambm, realizar uma discusso acerca do amor e suas diferentes formas e definies. Como complemento atividade foi feito o estudo de um texto relativo ao casamento em diferentes culturas e pocas. A avaliao do trabalho aconteceu durante todo o processo, pois os alunos fizeram atividades que foram recolhidas pela professora. Ao final, foi realizada uma avaliao da atividade. Nessa avaliao os alunos citaram os pontos positivos e negativos da atividade. A msica I can see clearly now foi utilizada com a stima srie. Para a atividade com essa msica cada aluno recebeu uma folha contendo um desenho como se fosse uma cartela de bingo, s que sem nmeros, onde deveriam escrever

palavras no lugar dos nmeros. Foram escritas aproximadamente vinte palavras no quadro, sendo que algumas dessas palavras constavam na msica, outras no. Foi solicitado aos alunos que copiassem na sua cartela nove delas. Ao ouvir a msica, os alunos marcavam com X as palavras que constava na sua cartela. Todos participaram atentamente procurando entender as palavras. Depois disso, trabalhouse algumas caractersticas do present perfect. Importante ressaltar, que no foi realizado um aprofundamento desse contedo gramatical em uma vez que na 8 srie os alunos ainda no possuem conhecimento lingstico para entender alguns pontos do referido contedo. O reading que falava sobre o casamento em diferentes pocas, foi realizado no grande grupo (professor e alunos juntos) bem como a discusso que abordou o tema as definies de amor A msica I say a little prayer for you foi utilizada com a stima srie. A aula foi iniciada com questes sobre a rotina diria dos alunos no perodo da manh. As respostas foram colocadas no quadro. Posteriormente os alunos foram questionados sobre o hbito de orar. Alguns responderam que em suas oraes costumavam pedir e agradecer pela famlia. Posteriormente houve uma explicao sobre a msica, enfatizando o fato de que a mesma faz parte da trilha sonora do filme O casamento do meu melhor amigo (My best friends wedding), com Julia Roberts, e Cameron Diaz. Foi mostrado um vdeo em que a cantora Diana King interpreta a msica e aparecem cenas do filme. Muitos se lembraram de ter assistido e contaram rapidamente a estria para os colegas. Em seguida foram realizadas duas atividades relacionadas s atividades de rotina de uma mulher, em portugus com o correspondente em ingls e completar a 1 estrofe da msica com esse vocabulrio. Depois que a maioria terminou foi explicado que para entender melhor a 2 estrofe era necessrio revisar como se formava o futuro dos verbos em ingls. Assim foi relembrado rapidamente o uso do auxiliar will. Ouvimos a 2 estrofe algumas vezes para que todos pudessem complet-la. Antes de ouvirmos a 3 estrofe, fizemos sua leitura e pelo sentido da frase os alunos escolheram o verbo que completava a letra da estrofe. Eles completaram a ltima estrofe enquanto ouviam a cano. A primeira letra da palavra que faltava j estava l, no houve muitas dificuldades. Quando terminamos de completar a msica ouvimos ela toda de incio ao fim. A parte de reading, que era sobre citaes de amor foi feita em duplas. Cada dupla ficou responsvel por ler, entender e traduzir uma citao para o grupo. Durante a apresentao das tradues, os alunos analisavam quais mostravam uma viso

10

positiva do amor, quais demonstravam uma viso negativa e no final elegeram a melhor: When you are in love you can't fall asleep because reality is better than your dreams". Na seqncia foi realizada uma discusso sobre o tema, no entanto os alunos se mostraram tmidos em falar sobre o assunto. A msica Yesterday foi utilizada com a oitava srie. Foram distribudas aos alunos folhas contendo a letra da msica com linhas numeradas em um quadro. Em outro quadro, ao lado, havia a traduo da msica tambm separada em linhas com um parntese no final. Em duplas os alunos relacionaram a letra com a traduo. Na atividade seguinte eles deviam fazer uma lista das coisas citadas na msica que estavam relacionadas ao passado e outra lista com o que estava relacionado ao presente. Esta atividade foi feita no grande grupo. A atividade de listening constava em ouvir a cano e colocar tirinhas com a letra da msica na ordem correta. Em outra atividade os alunos deviam marcar verdadeiro ou falso em afirmaes referentes letra da msica. Na aula que antecedeu o reading foi solicitado aos alunos que pesquisassem sobre os Beatles. Alguns leram suas pesquisas na sala antes de comear a atividade. Isso ajudou a entender melhor o texto. Houve uma discusso na sala sobre o ontem e o hoje, as coisas que preocupam as pessoas em diferentes fases da vida. A msica Kiss me quick foi utilizada com a stima srie. Os alunos receberam uma atividade onde deviam relacionar os verbos com as definies correspondentes. Essa atividade foi feita no grande grupo porque trabalhava todos os verbos da msica e era essencial para a compreenso da letra da msica. A segunda atividade comeou com a breve explicao de imperativo afirmativo. Em seguida os alunos copiaram verbos da msica que estavam no imperativo. A

terceira atividade tambm comeou com a explicao sobre imperativo negativo e em seguida os alunos transformaram frases afirmativas em negativas. Como atividade de listening os alunos receberam uma tira de papel contendo uma linha da msica. Eles deveriam se levantar cada vez que ouvissem aquela linha ser cantada e sentarem-se quando ela acabava. Houve um pouco de confuso no incio, mas na segunda e terceira vez todos se saram bem. Observou-se que o reading sobre Elvis Presley foi um pouco difcil para o nvel lingstico dos alunos, mas como o exerccio de verdadeiro e falso era em portugus foi possvel conclu-lo. Foi realizada uma discusso com a turma sobre o tema relacionamento. Como o

11

assunto gera interesse dos alunos da stima srie, houve grande participao deles nas discusses. A msica I cant take my eyes off you foi utilizada com a oitava srie. A atividade foi iniciada com a reviso e exerccios sobre a utilizao de there is e there are, assunto j trabalhado em srie anterior. A primeira parte do listening foi uma atividade de numerar a ordem correta das frases da 1 estrofe medida que elas eram contadas. Repetiu-se a msica algumas vezes at que todos pudessem concluir o exerccio. O exerccio da 2 estrofe consistia em ouvir a msica e escolher a palavra correta para preencher a letra. As opes eram palavras que rimavam, dessa forma os alunos precisavam prestar bastante ateno na pronncia. No ltimo exerccio do listening praticou-se a diferena entre os sons /u:/ e /^/. O tema do texto do reading era o amor. A leitura foi feita no grande grupo e eles deviam preencher lacunas com as palavras retiradas do texto. Eles ainda responderam questes sobre o texto, em portugus. Foram discutidas as diferentes formas de amor e as caractersticas necessrias para uma pessoa ser considerada Mr. ou Mrs. Right.. A msica Yesterday foi utilizada com a oitava srie. A atividade foi iniciada com a reviso e exerccios sobre a utilizao de there is e there are, assunto j trabalhado em srie anterior. A primeira parte do listening foi uma atividade de numerar a ordem correta das frases da 1 estrofe medida que elas eram contadas. Repetiu-se a msica algumas vezes at que todos pudessem concluir o exerccio. O exerccio da 2 estrofe consistia em ouvir a msica e escolher a palavra correta para preencher a letra. As opes eram palavras que rimavam, dessa forma os alunos precisavam prestar bastante ateno na pronncia. No ltimo exerccio do listening praticou-se a diferena entre os sons /u:/ e /^/. O tema do texto do reading era o amor. A leitura foi feita no grande grupo e eles deviam preencher lacunas com as palavras retiradas do texto. Eles ainda responderam questes sobre o texto, em portugus. Foram discutidas as diferentes formas de amor e as caractersticas necessrias para uma pessoa ser considerada Mr. ou Mrs. Right.. A msica Last Kiss foi utilizada com a oitava srie. Os alunos receberam uma folha com verbos regulares e irregulares que aparecem na msica. medida que se foi lendo, foi-se completando o que faltava passado de alguns, particpio ou traduo de outros. Em seguida fez-se a leitura desses verbos em voz alta, a fim de que os alunos pudessem praticar a pronncia e ficar mais familiarizados com tais verbos, uma vez que eles seriam usados posteriormente na aula. Na sequncia

12

outra folha com a letra da msica foi entregue. Nela havia lacunas que deveriam ser preenchidas com os verbos estudados nas atividades anteriores. Eles trabalharam em duplas e preencheram os espaos medida que ouviam a msica. A correo foi no grande grupo e depois os alunos fizeram a traduo da letra da msica oralmente para checar a compreenso. Na aula seguinte realizou-se a atividade de verdadeiro ou falso. Os alunos foram fazendo a leitura das frases e com o auxlio do professor puderam compreender o vocabulrio desconhecido e concluir a atividade. O exerccio seguinte constava em numerar os acontecimentos na ordem em que eles aconteceram na estria da msica. Eles trabalharam em dupla e tiveram alguns problemas para entender as frases que eram todas em ingls. Durante o exerccio de reading fez-se a leitura do texto "Causes of car accidents" e discutiu-se sobre o assunto acidentes automobilsticos, tema da msica trabalhada. A msica Help foi trabalhada com a stima srie. Os alunos receberam tiras de papel contendo trechos da msica. Na medida em que a msica era executada eles deviam organizar as frases na ordem correta. Essa atividade foi realizada em duplas. Foram dadas explicaes sobre "somebody/anybody", comparativo e o uso de "do", "does" e "did" para indicar nfase. Tais explicaes foram suficientes para resolver os exerccios. Durante esta atividade no houve a preocupao de fornecer definies e regras gramaticais, buscou-se entender as estruturas no sentido de compreender a letra da msica. O texto do reading tratou da origem do sinal S.O.S. Esse texto foi escolhido porque o tema e ttulo da msica Help, que significa socorro em portugus. Houve discusses sobre as diferentes necessidades afetivas que as pessoas tm ao longo da vida. A msica We are the champions foi trabalhada com a stima srie. O estudo dessa msica comeou com o Present Perfect, porque esse tempo verbal muito usado na msica. O primeiro exerccio abordou os verbos contidos na letra e sua conjugao. Esse exerccio foi feito no grande grupo (professor e alunos juntos). Em outro exerccio havia definies de palavras da letra. Os alunos deviam interpret-las e localizar na letra da msica as palavras correspondentes a tais definies. A atividade de listening consistia em completar a letra da msica com os verbos trabalhados no primeiro exerccio. O reading falava sobre o sucesso da msica We are the champions e sua execuo em vrios eventos internacionais. A msica Girl from Ipanema foi trabalhada com a stima srie. O exerccio com esta msica consistia em ouvi-la e escolher a conjugao correta dos verbos

13

para preencher os espaos. Como a letra fala de uma moa, todas as frases exigiam verbos terminados em S ou ES por estarem no presente. Assim foi possvel revisar esse tempo verbal j estudado em sries anteriores. O reading falava da histria da msica, quem era a garota de Ipanema e em que situao a letra foi composta. As questes a serem respondidas foram em portugus. Importante ressaltar que ao final do estudo de cada msica, o professor fez a leitura da letra em voz alta e os alunos repetirem as sentenas a fim de checar pronncia. Os alunos tambm foram encorajados a cantar todas as canes.

3. CONSIDERAES FINAIS

Os resultados obtidos no decorrer da implementao do projeto Cantando e Aprendendo refora as concluses de vrios pesquisadores sobre o uso de msicas na prtica de sala de aula de lngua estrangeira. A msica tem potencial de mudar a atmosfera na sala de aula, trazendo vitalidade e energia ao ambiente considerado montono e entediante por muitos dos alunos. Alm disso, favorece o relaxamento e a concentrao das turmas mais agitadas. possvel concluir que o trabalho envolvendo canes predispe um relacionamento mais afetivo entre professor e alunos e tambm entre os alunos, o que contribui para o melhor desempenho do educando em relao aos contedos abordados em sala de aula. Foi possvel constatar que as atividades propostas possibilitaram manter as turmas totalmente atentas s aulas, uma vez que para resolver os exerccios os alunos necessitavam ouvir atentamente a letra da msica, os esclarecimentos do professor e muitas vezes contar com a ajuda de colegas. Isso contribuiu para se obter maior controle sobre as turmas. O interesse pela lngua inglesa tambm se tornou maior na medida em que os alunos comearam a procurar compreender as letras das msicas estudadas em sala de aula e tambm passaram a se interessar mais pelas letras de outras msicas, principalmente as mais executadas nas rdios e na televiso. A forma como os exerccios foram apresentados permitiu mesclar o estudo de estruturas relativas s msicas e estruturas que fazem parte da lista de contedos

14

bsicos exigidos em cada srie. Dessa forma o aprendizado de tais contedos tornou-se mais leve e contextualizado. Importante ressaltar, no entanto, que para que se possa obter um resultado eficaz necessrio que o material didtico relacionado a msica seja elaborado pensando na realidade dos alunos da escola pblica brasileira, o que demanda um trabalho exaustivo do professor. Outro aspecto que merece destaque o desenvolvimento da habilidade oral. Nenhuma outra estratgia de ensino anteriormente utilizada produziu to bons resultados no aspecto da prtica de pronncia quanto s atividades com msica. O trabalho desenvolvido deixa claro que a msica pode e deve ser utilizado na prtica de sala de aula. No entanto para que cumpra o seu papel dentro do processo de ensino-aprendizagem o professor tem que estabelecer metas com relao aos contedos lingsticos presentes na msica bem como aos aspectos que meream destaque na formao global do aluno. O planejamento das aulas utilizando a msica como material de apoio permite que o professor proporcione ao aluno aquisio de vocabulrio, prtica da compreenso auditiva, fixao de estruturas gramaticais, ampliao de

conhecimentos culturais e discusso sobre assuntos do cotidiano. Alm do mais a msica possibilita um trabalho para atender as Diretrizes do Estado do Paran para as Lnguas Estrangeiras (2008) vez que segundo essas diretrizes ensinar e aprender lnguas tambm ensinar e aprender percepes de mundo e maneiras de atribuir sentidos, formar subjetividades, permitir que se reconheam no uso da lngua os diferentes propsitos comunicativos,

independentemente do grau de proficincia atingido. Dessa forma, a msica, enquanto texto pode contribuir para incentivar a reflexo critica e a discusso de temas diversificados, enriquecendo e motivando o processo de ensino-

aprendizagem da lngua inglesa.

4. REFERNCIAS

ADAMOWSKI, E. The ESL songbook. Don Mills, ON: Oxford University Press, 1997.Internet TESL Journal. Disponvel em

15

http://iteslj.org/ Acesso em 22/10/2009.

BECHTOLD, J. Musical ESL. TESL Talk, 14, 180-184, 1983. Internet TESL Journal. Disponvel em http://iteslj.org/ Acesso em 22/10/2009.

DOMONEY, L.& Harris, S. Justified and ancient: Pop music in EFL classrooms. ELT Journal, 47, 234-241, 1993. Internet TESL Journal. Disponvel em http://iteslj.org/ Acesso em 24/10/2009.

GATBONTON, E.& SEGALOWITZ, N. Creative automatization: Principles for promoting fluency within a communicative framework. TESOL Quarterly, 22, 473492, 1988. Internet TESL Journal. Disponvel em http://iteslj.org/ Acesso em 24/10/2009.

GOBBI, Denise. A msica enquanto estratgia de aprendizagem no ensino de lngua inglesa. Dissertao de Mestrado. Universidade de Caxias do Sul e Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2001. Disponvel em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/3066/000331440.pdf?sequence=1 Acesso em 15/11/2009.

GRIFFEE, D.T. Hey baby! Teaching short and slow songs in the ESL classroom. TESL Reporter, 23(4), 3-8, 1990. Internet TESL Journal. Disponvel em www.cal.org/caela/esl_resources/.../music.html Acesso em 30/10/ 2009.

GUGLIEMINO, L. M. The affective edge: Using songs and music in ESL instruction. Adult Literacy and Basic Education, 10, 19-26, 1986 Internet TESL Journal. Disponvel em http://iteslj.org/

16

Acesso em 02/11/2009.

KRASHEN, S. D. Principles and practices in second language acquisition. Oxford , England : Pergamon Press, 1983 Internet TESL Journal. Disponvel em http://www.languageimpact.com/articles/rw/krashenbk.htm Acesso em 10/11/2008.

LEMS, K. For a song: Music across the ESL curriculum. Paper presented at the annual convention of Teachers of English to Speakers of Other Languages, Chicago. (ED No. 396 524), 1996 Internet TESL Journal. Disponvel em http://iteslj.org/ Acesso em 15/11/2009.

LITTLE, J. Pop and rock music in the ELS classroom. TESL Talk, 14, 40-44, 1983 Internet TESL Journal. Disponvel em http://iteslj.org/ Acesso em 15/11/2009.

MAESS, B., & KOELSH, S. Musical syntax is processed in Brocas rea: Na Meg study. Nature Neuroscience 4, 540-545, 2001. Internet TESL Journal, Disponvel em http://iteslj.org/ Acesso em 18/11/2009. MIRAGAYA, Ana Maria. On the use of rocknroll in the EFL classroom. In 3rd. BRAZTESSOL (1992). So Paulo, 1994.

MORIYA, Y. English speech rhythm and its teaching to non-native speakers, Paper presented at the annual convention of Teachers of English to Speakers of Other Languages. Chicago , 1988. Internet TESL Journal. Disponvel em http://iteslj.org/ Acesso em 20/11/2008.

17

MINISTRIO DA EDUCAO E CULTURA. Parmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: lngua estrangeira. Braslia: MEC/SEF, 1998. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12657%3 Aparametros-curriculares-nacionais-5o-a-8o-series&catid=195%3Aseb-educacaobasica&Itemid=859> Acesso em 15/10/2009.

MINISTRIO DA EDUCAO E CULTURA. Parmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introduo aos parmetros curriculares nacionais. Braslia: MEC/SEF, 1998. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf> Acesso em 15/10/2009.

MINISTRIO DA EDUCAO E CULTURA. Parmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: temas transversais. Braslia: MEC/SEF, 1998. Disponvel em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf> Acesso em 15/10/2009.

MINISTRIO DA EDUCAO E CULTURA. Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio Bases Legais. Braslia: MEC/SEF, 2000. Disponvel em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf Acesso em: 16/10/2009.

MINISTRIO DA EDUCAO E CULTURA. Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias. Braslia: MEC/SEF, 2000. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf> Acesso em: 16/10/2009.

MURPHEY, Tim. The discourse of pop songs. TESOL Quarterly, 26(4), 770-774, 1992.

MURPHEY, Tim. Resource Books for Teachers Music and Song. Oxford University Press, 2001.

SECRETARIA DE EDUCAO DO ESTADO DO PARAN. Documento Sntese. Programa de Desenvolvimento Educacional PDE, 2008 disponvel no site:

18

<http://www.pde.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=2>, em 16/10/2009.

Acesso

SECRETARIA DE EDUCAO DO ESTADO DO PARAN. Diretrizes Curriculares da Educao Bsica do Paran Lnguas Estrangeiras Modernas. Disponvel em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/diretrizes_2009/l em.pdf> Acesso em 20/10/2009.

Potrebbero piacerti anche