Sei sulla pagina 1di 4

1

QUEBRA GELO PARA EVENTO PONTE 1. Apresentao com eco:


Coloque o grupo em crculo e explique como ser a apresentao: cada pessoa dever dizer o seu nome fazendo um gesto. Em seguida todos devero repetir o que ela disse e fazer o mesmo gesto. Por exemplo: Meu nome Carrlosssssssss. Algum se apresenta gritando e alongando o final do nome. Todos devem repetir a fala e o gesto. Outro Poder dizer: Meu nome Joo e em seguida bater palmas. Todos devero fazer o mesmo e assim por diante. O lder dever ser o primeiro a se apresentar de uma forma bem criativa para estimular os demais.

2. O Presente:
Como desenvolver a dinmica: Estabelece-se o nmero de participantes e seleciona-se o mesmo nmero de qualidades para serem abordadas durante a dinmica. (Se o grupo for muito grande faa com que pelo menos metade do grupo seja envolvido). Podero ser introduzidas algumas que achar relevante dentro da situao e quem vive. A pretenso que todos escolham uns aos outros durante a mesma, podendo acontecer de algum participante no ser escolhido. O presente: O organizador pode escolher como presente alguma guloseima como uma caixa de bombom com o mesmo nmero dos participantes, ou outro que possa ser distribudo por todos, no final da dinmica. Este presente deve ser leve e de fcil manejo pois ir passar de mo em mo. Tente embrulh-lo bem atrativamente com um papel bonito e brilhante para aumentar o interesse dos participantes em ganh-lo. Disposio e local: Os participantes devem estar em crculo ou descontraidamente prximos. Incio: O organizador com o presente nas mos diz (exemplo): Caros amigos, eu gostaria de aproveitar este momento para satisfazer um desejo que h muito venho querendo fazer. Eu queria presentear uma pessoa muito especial que durante o ano foi uma grande amiga e companheira e a quem eu amo muito. Abraa a pessoa e entrega o presente. Em seguida pede um pouquinho de silncio e l o pargrafo 1. PARABNS: Voc tem muita sorte. Foi premiado com este presente. Somente o amor e no o dio capaz de curar o mundo. Observe os amigos em torno e passe o presente que recebeu para quem voc acha mais ALEGRE. 2. ALEGRIA! ALEGRIA! Hoje festa, pessoas como voc transmitem otimismo e alto astral. Parabns, com sua alegria. Passe o presente a quem acha mais INTELIGENTE. 3. A inteligncia nos foi dada por Deus. Parabns por ter encontrado espao para demonstrar esse talento, pois muitas pessoas so inteligentes e a sociedade, com seus bloqueios de desigualdade, impede que eles desenvolvam sua prpria inteligncia. Mas o presente ainda no seu. Passe-o a quem lhe transmite PAZ. 4. O mundo inteiro clama por PAZ e voc gratuitamente transmite esta to grande riqueza. Parabns! Voc est fazendo falta s grandes potncias do mundo, responsveis por tantos conflitos entre a humanidade. Com muita Paz, passe o presente a quem voc considera AMIGO. 5. Diz uma msica popular que amigo coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do corao. Parabns por ser amigo, mas o presente... Ainda no seu. Passe-o a quem voc considera DINMICO. 6. Dinamismo fortaleza, coragem, compromisso e irradia energia. Seja sempre agente multiplicador de boas idias e boas aes em seu meio. Parabns! Mas passe o presente

a quem acha mais SOLIDRIO. 7. Parabns! Voc prova ser continuador e seguidor dos ensinamentos de CRISTO. Solidariedade de grande valor. Olhe para os amigos e passe o presente a quem voc considera ELEGANTE (bonito, etc...) 8. Parabns! Elegncia (beleza, etc...) completa a criao humana e sua presena tornase marcante, mas o presente ainda no ser seu, passe-o a quem voc acha mais OTIMISTA! 9. Otimista aquele que sabe superar todos os obstculos com alegria, esperando o melhor da vida e transmite aos outros a certeza de dias melhores. Parabns por voc ser uma pessoa otimista! bom conviver com voc, mas o presente ainda no ser seu. Passe-o a quem voc acha COMPETENTE! 10. Competentes so pessoas capazes de fazer bem todas as atividades a elas confiadas e em todos os empreendimentos so bem sucedidas, porque foram bem preparadas para a vida. Essas so pessoas competentes como voc. Mas o presente ainda no seu. Passeo a quem voc considera CARIDOSO. 11. A caridade como diz o Apstolo Paulo aos Corntios: ainda que eu falasse a lngua dos anjos, se no tivesse caridade sou como bronze que soa, mesmo que conhecesse todos os mistrios, toda a cincia, mesmo que tomasse a f para transportar montanhas, se no tivesse caridade de nada valeria. A caridade paciente, no busca seus prprios interesses e est sempre pronta a judar, a socorrer. Tudo desculpa, tudo cr, tudo suporta, tudo perdoa. Voc que assim to perfeito na caridade, merece o presente. Mas mesmo assim, passe o presente a quem voc acha PRESTATIVO. 12. Prestativo aquele que serve a todos com boa vontade e est sempre pronto a qualquer sacrifcio para servir. So pessoas agradveis e todos se sentem bem em conviver.Voc merece o presente. Mas ele ainda no seu. Passe-o a quem voc acha um ARTISTA. 13. Voc que em o dom da Arte e sabe transformar tudo, dando beleza, luz, vida, harmonia a tudo que toca. Sabe suavizar e dar alegria a tudo o que faz. Admiramos voc que realmente um artista, mas o presente ainda no seu. Passe-o a quem voc acha que tem F, 14. F o dom que vem de Deus. Feliz de voc que tem f, pois com ela voc suporta tudo, espera e confia porque sabe que Deus vir em socorro nas horas difceis e poder ser feliz. Diz o salmo 26 O Senhor a minha luz e minha salvao, de quem terei medo?. Se voc acredita e espera tanto de Deus, sabe tambm esperar e ter f nos homens, e na vida e assim ser feliz. Mas o presente ainda no seu, pois voc no precisa dele. Passe-o a quem voc acha que tem o esprito de liderana. 15. Lderes so pessoas que sabem guiar, orientar e dirigir pessoas ou grupos, com capacidade, dinamismo e segurana. Junto de voc que lder sentimos seguros e confiamos em tudo o que voc diz e resolve fazer. Confiamos muito em voc, que lder, mas o presente ainda no seu. Passe-o a quem voc acha mais JUSTO. 16. Ser jsuto colaborar com a transformao da nossa sociedade. Mas j que voc muito justo, no vai querer o presente s para voc. Abra e distribua com todos, desejando-lhes FELICIDADES! E assim o presente distribudo entre todos!!!

3. Origem dos objetos ou palavras:

Use esse quebra-gelo criativamente para inteirar as pessoas no grupo. Antes da reunio, junte 10 ou mais objetos de tamanhos e formatos variados. Procure usar objetos diferentes, como um batedor de ovos ou uma mquina fotogrfica, mais que sejam bastante usados. Coloque todos os objetos sobre a mesa. Pea para algumas pessoas que escolham um objeto e contem a histria como ela imagina que aquele objeto surgiu. Pode ser qualquer tipo de histria: baseadas em fatos reais ou inventados; podem ser engraadas ou srias. (voc pode usar nomes ao invs de objetos) O lder deve comear para dar o exemplo: Como surgiu o nome VIOLINO? O rapaz que inventou esse instrumento tocava na rua e todos o admiravam. O rapaz se chamava LINO. Quando as pessoas sentiam falta dele perguntavam s outras: voc viu o Lino por a?. Da comearam a associar o nome do instrumento ao rapaz. BIGODE: A palavra bigode, surgiu do uso que os ingleses tinham de ao fazer uma promessa, puxar um fio dos pelos acima dos lbios superiores, e dizerem BY GOD eu farei o que estou dizendo. Mais tarde esse texto passou a constar nos contratos. Durante o perodo da colonizao os portugueses passaram a usar a mesma frase no final dos contratos. Mas como no sabia a pronncia correta em ingls falavam da forma que lia, e a pronuncia mudou para BIGODE.

4. Tiro pela culatra:


O grupo em crculo cada pessoa escolhe uma prenda que a pessoa da sua direita tem que pagar. Depois que todos tiverem escolhido o lder ento anuncia: O nome dessa brincadeira TIRO PELA CULATRA. Cada pessoa dever praticar a tarefa, exatamente como foi escolhida para o pessoa da sua direita. Moral: Ns nunca devemos desejar para os outros aquilo que no desejamos para ns mesmos.

5. Sem Teto:
Separar em equipes de trs. Dois formaro uma casa com as mos dadas e uma ficar dentro. Uma pessoa ficar sozinha. Quando ela falar casa, as casas devero sair e procurar um morador. Quando ela falar morador os moradores devero procurar uma casa.Quando falar baguna todos devero se misturar e formar novas casas e moradores. Quem ficar do lado de fora continuar a brincadeira.

6. FAA O QUE EU FAO:


Participantes em crculo. O primeiro inventa uma ao - coa a cabea, estala os dedos, etc. O segundo, repete a ao do primeiro e acrescenta mais uma - tipo imita um carneiro. O terceiro vai repetir o que o 1o e o 2o fizeram e acrescentar mais uma e assim por diante. Coitado do ultimo, tem que lembrar de tudo e ainda fechar com chave de ouro.

7. A ESCULTURA: "Escultura"

Um participante trabalha com escultor enquanto os outro (s) ficam esttua (parados). O escultor deve usar a criatividade de acordo com o objetivo esperado pelo Coordenador, ou seja, pode buscar: -esttua mais engraada -esttua mais criativa -esttua mais assustadora -esttua mais bonita, etc. Quando o escultor acabar (estipulado o prazo para que todos finalizem), seu trabalho vai ser julgado juntamente com os outros grupos. Pode haver premiao ou apenas palmas.

8. DE QUEM SO AS QUALIDADES:
Cada um anota em um pequeno pedao de papel a qualidade que acha importante em uma pessoa(no escreva o nome da pessoa s as qualidades). Em seguida todos colocam os papis no cho, virados para baixo, ao centro da roda. Ao sinal, todos devem pegar um papel e em ordem devem apontar rapidamente a pessoa que tem esta qualidade, justificando.

Potrebbero piacerti anche