Sei sulla pagina 1di 22

Os 12 Pontos Que Voc Precisa Saber Antes de Comprar uma Cmera Infravermelha

A compra de uma cmera infravermelha difere de um usurio para o outro. Para alguns, o custo ser o item mais importante enquanto que para outros, algumas caractersticas chaves ou a necessidade de se tornar um especialista atravs de treinamentos certicados podero ser mais importantes. A maioria, entretanto, quer um alto nvel de qualidade e valor. H ainda, os usurios que no desejam fazer a escolha errada e adquir um equipamento de obteno de imagens trmicas que seja pesado ou difcil de ser usado. Na FLIR, ns queremos que voc tenha sucesso. J nos anos 60, trouxemos a primeira cmera infravermelha para o mercado. Ns inventamos este mercado. Ento tenha a segurana de que este folheto ir ajud-lo a escolher a melhor cmera infravermelha! Por ser a maior fabricante mundial de cmeras infravermelhas e por operar a maior organizao de treinamento do mundo o ITC (Infrarred Training Center) ou traduzindo, o Centro de Treinamento em Infravermelho ns aprendemos uma srie de pontos sobre infravermelho e aqui esto pontos para ajud-lo na escolha de sua cmera infravermelha. Leitores, favor observar que: ns utilizamos o termo cmera infravermelha, entretanto poderamos perfeitamente ter utilizado o termo equipamento de obteno de imagens trmicas ou termovisor. Todos os termos possuem o mesmo signicado. Caso voc tenha uma questo a qualquer momento sobre o que apresentado a seguir, ou tenha questionamentos sobre qual cmera infravermelha a melhor para voc, por favor, ligue para 1 800 GO INFRARED (1 800 464 6372).

Ponto #1: Compre uma cmera infravermelha que fornea resultados precisos e conveis.
Isto pode soar bvio, mas se alguma vez existiu a frase caveat emptor ou seja, Comprador, que atento ela est aqui! Imagine que voc comprou uma calculadora e percebeu que algumas vezes adicionou dois mais dois, mas quando apertou a tecla igual o resultado apontado no foi quatro! Ou ainda pior, imagine que quando comprou esta calculadora voc assumiu que ela iria funcionar, e como a maioria das pessoas, voc no questionou sua preciso e passou a utilizar-la no seu dia-a-dia. Mas, um dia recebe uma carta dizendo que seu extrato est fortemente no vermelho. Voc resolve conferir as compras e, ao fazer isto, percebe que a calculadora teve um erro ou outro nos clculos. No mnimo, voc no car feliz. Alm disto, dependendo do tamanho do erro, voc poder ter somente um pequeno saldo negativo ou poder estar em grandes apuros. Ou seja, igual a caculadora, o requisito bsico de uma cmera infravermelha produzir resultados precisos e conveis. Anal, qual a preciso necessria para uma cmera infrevermelha? Bem, aps 40 anos no negcio, a FLIR tem mantido um padro de preciso consistente e slido que nunca falha. Ele o padro da indstria: 2% ou 2 C. Isto lido como mais ou menos dois por cento ou 2 graus Celsius. Ento, caso voc esteja comprando uma cmera infravermelha, e voc descobre que a preciso de mais ou menos 5% ou algo acima de 2 C, ento voc deve parar o processo e desconsiderar a compra desta cmera. Por qu? Porque uma cmera infravermelha que pode ter uma

impreciso de 5% assim como a calculadora em nosso exemplo o colocar em problemas srios. As suas imagens e medies de temperatura estaro erradas. Outra analogia como dizer voc quase discou o nmero de telefone correto, somente um dos dgitos estava errado. Bem, suponha o que vai acontecer? Ele estar completamente errado. Voc se lembra que dissemos acima que um requisito bsico para a sua cmera infravermelha produzir resultados conveis e precisos? Bem, existem parmetros importantes para garantir esta preciso. Para gerar resultados conveis e precisos, necessrio que voc possa denir os valores tento de emissividade como de temperatura reetida, conforme indicado com as echas vermelhas na gura abaixo.

Caso voc esteja preocupado por no saber o que signicam emissividade ou temperatura reetida relaxe. Estes so termos da indstria e , caso voc esteja a ponto de comprar uma cmera infravermelha, com o tempo voc car familiarizado com eles. Existem outros tpicos sobre treinamento mais adiante, ento, no se preocupe com isto agora.

Voltando ao nosso exemplo, voc no compraria uma calculadora que estivesse sem a tecla (+) mesmo que ela possusse um preo de venda muito baixo. Caso um fabricante esteja tentando vender uma cmera infravermelha para voc que no possua na tela um local para que voc insira os valores tanto de emissividade quanto de temperatura reetida - ento voc estar comprando uma clculadora com uma tecla a menos!

Ponto #2: Compre uma cmera infravermelha com alta qualidade de imagem/resoluo de deteco.
Assim como na compra de uma cmera digital, quanto mais pixels, maior a resoluo, e mais ntida ser a imagem trmica. Utilizando mais um exemplo, vamos dizer que voc comprou uma TV de Alta Denio. Agora, vamos dizer que na sua rea, a empresa de cabos local ainda no transmite o sinal de Alta Denio. Agora, vamos dizer que voc entre em contato com o vendedor da sua TV a cabo local e diz bem, eu acabei de comprar uma TV de Alta Denio e eu quero conect-la ao meu receptor de cabo regular (ou seja, que no possui Alta Denio) na minha sala. Isto me dar uma imagem de Alta Denio na minha nova TV? claro que a resposta ser No . Ela no ir funcionar porque o receptor de cabo regular no transmite os pixels adicionais da Alta Denio. Ento, mesmo que se tenha uma TV capaz de exibir em Alta Denio, caso no exista um sinal em Alta Denio, voc no ter a imagem de Alta Denio. Possivelmente a pessoa que vendeu a TV de Alta Denio para o nosso amigo cou muito focada nas capacidades da tela em si - na TV. Mas ele possivelmente tambm ignorou o fato que o nosso amigo no ter acesso ao sinal de Alta Denio.

O mesmo acontece com as cmeras infravermelhas. No nosso exemplo, vamos dizer que o sinal da TV a cabo de Alta Denio a resoluo do detector de Infravermelho e que a TV em si o Visor LCD . Novamente, um aviso para o comprador: se um vendedor disser, ns oferecemos uma resoluo de pixel de 640 x 480 ou 307.200 a prxima , questo que voc deve fazer : Esta a resoluo do Detector ou a Resoluo LCD? A resoluo do visor LCD pode de fato ser 640 x 480 (lida 640 por 480) ou capaz de exibir 307.200 pixels (640 multiplicados por 480) de contedo de imagem. Mas, se a resoluo de pixel do detector IV a alimentao como dissemos for de somente 160 x 120 ou 19.200 pixels, ento simplesmente no vai importar a capacidade da resoluo do visor. Melhor dizendo, voc no pode ter uma resoluo de detector menor para transmitir em alta denio mesmo se o visor LCD tem a capacidade de exibir mais pixels. Ou seja, voc no pode obter a Alta Denio de imagem da sua TV recebendo um sinal de cabo regular. Voc deve sempre perguntar: Qual a resoluo do detector, e qual o nmero de pixels deste detector? Esta realmente a resoluo verdadeira da cmera que voc prestes a comprar. Se voc olhar por este prisma, ento sim, quanto mais pixels tiver o detector, mais ntida ser a imagem trmica.

Ponto #3: Compre uma cmera infravermelha que voc mesmo pode trocar as baterias.
Este um dos aspectos operacionais mais importantes de sua cmera infravermelha. Este tambm um daqueles itens que difcil de entender at que se tenha trabalhado com a cmera por algum tempo e ento se perceba o que signica esta limitao de no poder trocar a sua prpria bateria.

Vamos pensar sobre utilizar uma furadeira sem o em sua residncia. Assim como muitos fazem em suas casas, este autor ir de tempos em tempos reformar um cmodo. De fato, eu simplesmente penso reformar a minha cozinha. Agora, quando penso sobre o trabalho, eu direi coisas tais como amanh eu vou pendurar o quadro azul Ento eu penso, ser que tenho parafusos . sucientes, eu tenho minha furadeira, eu tenho o material . O que eu quero dizer aqui que quando voc pensa sobre o seu trabalho, voc supe algumas coisas. Neste caso, eu sei que no terei problemas ao fazer este trabalho porque tenho uma boa furadeira, de alta qualidade e a ento, sabe o que acontece? Uma vez comeado o trabalho, a minha bateria ir descarregar e eu irei retir-la, pegarei outra do recarregador e a colocarei na minha furadeira e, o mais importante: seguirei trabalhando. Eu acredito que seguro dizer que para a maioria nada mais frustrante que comear a trabalhar em algo e ento ter que parar completamente porque algo simplesmente no funciona bem, como por exemplo, minha bateria est descarregada e eu no possa carreg-la imediatamente ou tenha que conectar um o em minha furadeira em esperar por 2 horas para que ela que novamente carregada, ento eu deveria ter comprado uma furadeira diferente. O mesmo mais vlido ainda para cmeras infravermelhas. Como que isto pode ser ainda mais vlido? Bem, caso voc esteja utilizando a sua cmera para inspecionar problemas eltricos, ou para inspecionar ativos importantes tais como motores e bombas e linhas de produo em uma fbrica, e a sua cmera IV ca sem energia, voc pode se expor e expor a outros a problemas de segurana - particularmente em uma subestao eltrica que no tenha sido inspecionada por algum tempo. No mnimo existe a questo do tempo, ento isto est custando dinheiro para voc ou para a empresa. Sem mencionar que parecer que voc comprou a cmera IV errada, ou ainda pior: que voc no sabe o que est fazendo. Aqui est a premissa sobre sistemas de gerenciamento de energia para cmeras IV: Sempre compre uma cmera infravermelha que permita que voc insira/retire uma nova bateria conforme exibido na prxima gura. Mesmo que eles chamem de substituvel em campo ou porttil no signicar ,

isto realmente. Assegure-se de poder voc mesmo trocar a bateria, de forma rpida e fcil. Caso voc compre uma cmera infravermelha com um compartimento de bateria lacrado, esteja preparado para retornar a cmera para o fabricante caso voc tenha um problema ou precise instalar uma nova bateria. Mesmo que as cmeras que utilizem este tipo de tecnologia possam ser mais baratas para serem produzidas, elas tendem a ser um ponto chave para rompimento de negcios para os usurios nais que percebem que isto poder restringir a produtividade de forma signicativa. Garanta que alm de estar apto a substituir a bateria, voc tenha uma bateria extra e uma estao de carregamento de baterias. A tecnologia de baterias percorreu um longo caminho nestes ltimos anos, ento h razes para acreditar que a cmera infravermelha - ou a furadeira eltrica - que voc est comprando utilize a tecnologia de baterias de ons de Ltio. Elas tero uma vida til maior, permitindo que voc trabalhe por mais tempo utilizando uma nica bateria. Finalmente, caso seja possvel, alguns fabricantes tambm oferecem carregadores para veculos que permitem que voc carregue a sua bateria no compartimento de cmera enquanto estiver em seu veculo. Os benefcios disto so bvios no menos conveniente do que para voc carregar o seu telefone em seu carro; isto um benefcio verdadeiro!

Ponto #4: Compre uma cmera infravermelha que exporte em formato JPEG padro.
Este ponto simples de ser explicado em texto, mas difcil de se tornar um benefcio claro para os usurios nais. Voc compraria um computador que no fosse compatvel com o Microsoft Word? claro que no! Voc no deveria comprar uma cmera infravermelha que solicitasse um software adicional para converter os seus formatos de imagens trmicas proprietrias em um jpeg padro. Voc deve solicitar uma demonstrao de qualquer fabricante de cmera infravermelha de modo que eles possam mostrar tanto (1) quantos toques de tecla ou cliques so necessrios para exportar uma imagem e (2) a exportao de um JPEG padro direto da cmera. O JPEG Padro torna fcil enviar e-mails de suas imagens ou coloc-las em documentos do Microsoft Word sem problemas ou frustraes! Nos Estados Unidos, a FLIR possui a patente do que se denomina JPEG radiomtrico completo, o que signica que todos os seus dados e temperaturas armazenados nas imagens trmicas de sua cmera infravermelha so automaticamente transferidos para o formato JPEG padro da indstria. Ou seja, voc mantm as informaes radiomtricas armazenadas no JPG, mesmo quando voc as envia para um companheiro de trabalho, supervisor, cliente etc. A analogia aqui a de quando voc compra um novo celular com uma cmera embutida, e aquela cmera tira fotos a cores incrveis, mas quando voc quer envi-las por e-mail... Elas so transmitidas somente em preto e branco! Ou seja, voc ter que remover as cores e perder qualidade na sua foto. O mesmo acontece com as cmeras infravermelhas. Voc compra uma cmera infravermelha para obter imagens trmicas ntidas e para obter dados de medio de temperatura nestas imagens. Mesmo porque, esta a razo pela qual ela chamada obteno de imagens trmicas . Caso voc tire imagens trmicas e as envia por e-mail sem os dados de temperatura, o nosso celular transmitindo em preto e branco! Novamente, solicite uma demonstrao para ver o nvel de diculdade

para baixar uma imagem JPEG. Assegure-se de perguntar se estas imagens JPEG so padro ou se primeiro elas tero que passar atravs do software de converso ou proprietrio do fabricante. Finalmente, voc deve realmente decidir se voc quer ou no ter a capacidade de enviar imagens JPEG radiomtricas completas atravs do e-mail.

Ponto #5: Compre uma cmera infravermelha ergonmica e leve.


A cincia material, a robtica de fabricao, e outros fatores de engenharia chaves iro literalmente pesar na sua deciso de qual cmera infravermelha comprar.

O peso, por si s uma preocupao. Uma cmera que pese somente 1 ou 2 Kg a mais que outra ir comear a causar dores nos braos e nas costas em at 20 minutos. Podemos conrmar isso, com produtos do nosso dia-a-dia, desde aspiradores de p at aquele realmente novo cortador de grama que vemos nos comerciais de TV. Ser leve um ponto fundamental, principalmente se voc estiver utilizando a cmera freqentemente ou por perodos muito longos. Tambm, quanto menor, mais leve e mais ergonmica for a cmera, mais facilmente voc estar apto a carreg-la, alm de correias que permitem as mos livres sempre que voc precisar. Tenha cuidado aqui, entretanto, porque um fabricante pode fazer uma caixa de qualquer tamanho. As cmeras infravermelhas atuais devem pesar at 2 Kg e devem ser fceis de ser carregadas.

10

A interface das cmeras infravermelhas ou seus botes, fundamental para a sua facilidade de uso. Embora isto parea ser paradoxal, comum que um boto adicional ou um teclado possa realmente facilitar a utilizao de sua cmera infravermelha, ao invs de tentar fazer o mesmo com menos botes. Algumas cmeras infravermelhas tambm possuem funcionalidade de operar diretamente na tela LCD (touch-screen). Isto poder custar um pouco mais, mas as funcionalidades adicionadas so signicativas e devero ser levadas em considerao seriamente. Os botes na cmera devem ser tambm confortveis para usar, mas o mais importante, tambm devem de fcil entendimento: Qual a funo que cada boto desempenha? Em alguns casos, os fabricantes podem tambm fazer cmeras infravermelhas para o uso militar, onde os botes devem ser literalmente certicados para condies de campos de batalhas. A FLIR fez um bom trabalho ao transferir a facilidade de uso e a durabilidade que ela colocou em suas cmeras infravermelhas de nvel militar para as suas cmeras infravermelhas comerciais. Alm de facilitar o uso, ela pode tambm ser mais relevante em ambientes de fabricao severos ou de temperaturas extremamente frias ou quentes. fundamental que voc tenha uma demonstrao e percorra as diversas atividades dirias que voc ir executar: salvar uma imagem baix-las para os seus computadores, criar um relatrio simples. Por qu? Porque enquanto voc no ver quanto cliques e passos ter que percorrer com qualquer pacote de software/cmera infravermelha, voc nunca saber se o sistema ir funcionar bem. Algumas cmeras infravermelhas requerem diversos passos para fazer uma tarefa simples, e algumas operaes simples podem ser dicultadas por menus difceis de serem utilizados. Obtenha uma demonstrao sobre as funes bsicas - ou voc poder ter a diculdade do dia-a-dia aumentada de forma signicativa - para no mencionar a frustrao - depois que voc tenha comprado a sua cmera infravermelha.

Ponto #6: Compre uma cmera infravermelha que incorpore uma cmera visual de alta resoluo com uma lmpada de iluminao embutida para ajudar a documentar claramente o seu trabalho.

11

Cmeras infravermelhas vem na total escurido, mas as cmeras visuais, como ns sabemos, requerem alta resoluo e condies de boa iluminao para gerar imagens ntidas e claras. Voc compraria uma cmera digital para tirar fotos da famlia sem ash? claro que no! Por qu? Porque voc vai passar por situaes onde a noite est se aproximando, ou por uma sala que no bem iluminada. Em um ambiente industrial estas situaes so muito mais comuns. As imagens abaixo valem mais que mil palavras. As duas fotos foram tiradas do mesmo alvo. A imagem direita foi tirada com uma cmera infravermelha que possui alguns faris embutidos ou iluminador de alvo como muitos ter, mograstas o chamam.

A imagem visual esquerda do mesmo alvo tirada com uma cmera sem lmpada de iluminao. Voc pode ver claramente a diferena.

12

Ponto #7: Compre uma cmera infravermelha com um apontador a laser embutido.
A segurana, a convenincia e a facilidade de uso so todas boas razes para comprar uma cmera infravermelha com um apontador laser embutido. Isto tende a estar disponvel em todas as cmeras, exceto para os modelos mais simples. A segurana sempre a melhor razo para gastar um pouco mais na ferramenta correta. Caso voc no esteja tocando o alvo que est olhando com uma cmera infravermelha - por exemplo, uma caixa de luz, um motor, uma bomba ou algo que possa ser visto de uma escada - ento o apontador laser ir auxili-lo de duas maneiras importantes. O apontador laser permite mostrar um detalhe em uma rea de resco para um companheiro ou chefe, sem a necessidade de se aproximar de qualquer perigo. Este dispositivo permite que mais de uma pessoa visualize o problema ao mesmo tempo. Alm disto, o apontador laser o auxilia na sua orientao em relao ao alvo. Isto particularmente verdadeiro caso voc esteja situado a mais de 30cm do alvo. Ela responde a sua questo interna:agora, o que a cmera est olhando especicamente? O apontador laser permite que voc veja com preciso para onde a lente da cmera infravermelha est apontada. Ele tambm ideal para que se obtenha mais orientao em ambientes escuros, mesmo se voc estiver mais prximo ao alvo. Existem muitas analogias aqui, mas vamos voltar ao dia-a-dia. como ter uma lava-louas ou microondas. Voc pode imaginar a sua cozinha sem estas ferramentas? Caso voc fale com termograstas que possuam apontadores a laser embutidos em suas cmeras infravermelhas, eles iro lhe falar que eles no imaginam trabalhar sem ele Isto o suciente. .

13

Ponto #8: Compre uma cmera infravermelha com potencial de atualizao de software.
Atualmente, a maioria das cmeras infravermelhas vm com um software grtis para ajud-lo a analisar as suas imagens e criar relatrios. De qualquer forma, elas so ferramentas teis que fazem todas as atividades essenciais para as necessidades corporativas de documentar descobertas, e tambm para aumentar o uso de imagens trmicas e relatrios para uma ampla gama de inspees: auditoria de energia, inspees eltricas, pesquisas de deteco de gs, anlises de revestimentos prediais e pesquisas de manuteno preditiva. Ao mesmo tempo em que estes programas freeware de nvel de ingresso so teis, muitas pessoas rapidamente iro descobrir que elas precisam de mais funes de software. O que importante perceber aqui que voc no quer comprar uma cmera e ento, depois de alguns meses de sua utilizao, decidir que voc est agora pronto para fazer mais, porm notar que estar limitado porque no existe a possibilidade de atualizao. Compre o seu segundo barco em primeiro lugar! Por que eu disse isto? Bem, para todos aqueles que j compraram um barco este um tema comum. O motivo simples. Para aqueles que so novos na navegao fcil pensar: Eu vou comprar um pequeno barco sem todos estes itens eletrnicos incorporados. Eu s quero comear a praticar. Anal, levar um bom tempo para que eu me acostume com tudo isto . Nosso amigo aqui, vamos cham-lo de Joe, tem uma boa observao. O problema que Joe vai usar o seu barco e depois de algumas semanas, ele estar muito confortvel ao utiliz-lo. Umas poucas semanas depois, o Joe j vai saber fazer isto muito bem. Umas poucas semanas depois o Joe vai estar chateado com a sua compra e frustrado porque ele no pode realmente melhorar o seu barco sem gastar um monte de dinheiro; dinheiro suciente para que ele pense que ele fez a deciso de compra errada e que agora deve tentar vender o seu barco j usado caso queira sair e comprar um novo barco com as caractersticas e funcionalidades que ele deseja agora.

14

O Joe no est sozinho. Ns todos passamos por isto. Existe uma srie de fatores que voc deve realmente levar em considerao. Primeiramente, voc deve pelo menos ter uma demonstrao de uma cmera infravermelha que esteja um nvel acima daquela que voc est pensando em comprar. claro que isto vai lhe custar mais dinheiro, mas no faa os processos de escolha somente baseado em preo. Saiba quais caractersticas e funes que voc est deixando de lado caso compre um modelo mais barato. Mesmo que voc acabe comprando aquele modelo de nvel mais baixo e mais barato, voc saber o que est perdendo, e isto por si mesmo, uma educao em infravermelho. Ento sim, voc deve considerar a sua segunda cmera infravermelha em primeiro lugar. Mas, mais sobre o nosso ponto inicial, se voc compra o modelo menos caro e voc sabe que, assim como um barco, voc no pode atualizar o casco ou o chassi. Mas, diferentemente do barco, o casco ou chassi da cmera infravermelha verdadeiramente relacionado qualidade fundamental de projeto de engenharia e fabricao, o que signica que voc pode atualizar as suas funcionalidades at que muito com a compra de alguns novos softwares adicionais. Ns no temos tempo e espao para explorar as coisas que voc pode fazer com este novo software, e esta tabela abaixo no faz justia s todas grandes coisas que voc ser capaz de fazer, mas aqui est uma referncia delas. Quando voc tem uma demonstrao, voc pode sempre pedir para ver a atualizao do software e suas caractersticas e funcionalidades. Ok, aqui est a tabela:
DESCRIO DO ITEM Documento do Word Manipulao de Imagem no Word Gerao de relatrios instantneos Fuso/PIP Mvel Personalizao de Relatrios Tendncias Arquivamento Frmulas Ferramenta de Seta Zoom Digital SOFTWARE GRTIS Sim No No No No No No No No No SOFTWARE ATUALIZADO Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim

15

Ponto #9: Compre uma cmera infravermelha com capacidades de fuso de imagens melhoradas.
Existe uma srie de comentrios sobre as capacidades de fuso com as cmeras infravermelhas. Nosso pensamento sobre a fuso que se ela no lhe oferece mais do que simplesmente colocar uma caixa trmica xa de Figura-na-Figura (Picture-in-Picture (PiP)) sobre a sua imagem visvel, ento seria mais til no t-lo. Ao contrrio, garanta que voc pode fazer uma manipulao de imagem bsica, tal como ser capaz de mover a caixa trmica ao redor, ou mesmo torn-la maior ou menor. Capacidades de fuso mais avanadas permitem que voc alongue e redimensione o PIP Trmico usando uma caneta stylus diretamente na tela, permitindo que voc personalize a sua fuso para o alvo exato que voc est olhando. Isto pode ser ideal para analisar o problema, isto justamente faz o seu infravermelho ter um salto de qualidade! Para aqueles que precisam apresentar a documentao para supervisores ou clientes, esta capacidade de fuso melhorada ir realmente ter um impacto favorvel. Em um nvel mais avanado, algumas cmeras infravermelhas permitiro que voc marque uma combinao de imagens visveis e trmicas em uma imagem composta. Isto pode trazer resultados excepcionais e exceder relatrios inteligentes. Regra Geral: se voc procurando uma cmera infravermelha com capacidades de fuso incorporadas, garanta que voc pode mover e redimensionar a caixa trmica no meio da tela LCD. So como os culos bifocais. A metade superior permite que voc veja claramente distncia, enquanto que a metade inferior til para leitura prxima. Voc redimensiona olhando para cima ou para baixo e elas parecem perfeitas. Mas imagine se as lentes de aproximao forem colocadas bem no meio de uns culos normais! E para onde voc olhar, ver esta caixa no meio e ela ca no caminho de tudo o que voc v. Isto no ser til. Ela vai comear a atrapalhar e voc vai querer retir-la.

16

por isto que dizemos que se a cmera infravermelha que voc est procurando tem uma Caixa Fixa exibindo uma camada trmica sobre a sua imagem visual e voc no pode mover ou redimensionar a caixa, ento no a compre. Voc pode facilmente fazer melhor. A FLIR criou um excelente vdeo que mostra claramente do que estamos falando. Voc pode v-lo no site? www.goinfrared.com/fusion.

Ponto #10: Compre uma cmera infravermelha com um amplo intervalo de temperaturas.
Este um dos pontos mais fceis. Quando voc for comprar uma cmera infravermelha, garanta que o intervalo de temperatura em que ela opera o suciente para medir os alvos que voc est visualizando. Voc no vai querer uma cmera infravermelha que no pode medir as temperaturas que voc quer!

Ponto #11: Compre uma cmera infravermelha com potencial de atualizao.


Isto bvio para qualquer produto para voc for comprar. Este autor est sempre tentando garantir que o eu estou comprando tem uma via de atualizao ou algum tipo de programa formal de trade-in/trade-up (troca e atualizao). Entretanto, no mundo das cmeras infravermelhas, isto nem sempre possvel. A engenharia e sosticao de deteco infravermelha, tcnicas de fabricao robtica ou especialidades ticas podem ser facilmente atualizadas enquanto outras no podem. Com exceo das cmeras menos caras, muitas cmeras infravermelhas iro permitir que voc atualize o rmware para melhorar a contagem de pixel

17

e resoluo trmica, para no mencionar que permitiro que voc atualize todos os tipos de caractersticas e funcionalidade da cmera. Em qualquer lugar voc pode comprar uma cmera infravermelha que permite que voc a atualize, este um valor chave para voc. Por qu? Bem, como voc estar comprando o seu segundo barco em primeiro lugar sem comprar o seu segundo barco em primeiro lugar! Caso no exista um caminho de atualizao neste modelo, voc deve perguntar se o fabricante constantemente compra de volta as cmeras usadas em troca da compra de uma nova cmera infravermelha. Voc no ter a melhor utilizao para o seu dinheiro nesta cmera usada, mas ter um preo melhor. Isto se torna mais importante quando voc v uma caracterstica que aumenta substancialmente a sua produtividade ou segurana, ou mesmo, o ajuda a criar uma vantagem competitiva. Estas caractersticas podem ser como comprar uma cmera infravermelha de alta resoluo, ou uma com uma sistema de posicionamento global (GPS) incorporado, ou uma com um controle remoto sem o. Existem tambm novas cmeras infravermelhas capazes de detectar vazamentos de gs, tais como compostos orgnicos volteis (VOCs), metano, monxido de carbono e vrios outros tipos de gases que precisam ser monitorados. E existem cmera xas, com funes de alarmes e so ideais para ver atravs da fumaa, neblina ou completa escurido condies tpicas em muitos ambientes industriais. Atualmente, as cmeras infravermelhas xas so ideais para aplicaes contra incndios em armazns, pilhas de carvo ou mesmo locais de rejeitos, ou seja, em locais onde a combusto espontnea um problema em potencial. O ponto mais importante que se voc estiver comprando de um fabricante que ofereceu programas formais de trade-in/trade-up (troca/atualizao), e faa todos os tipos de cmeras infravermelhas, ento voc est comprando de uma empresa que est em condies de continuar atendendo s suas necessidades em infravermelho. Voc precisa de uma empresa com a qual voc possa crescer - ou pelo menos um especialista em infravermelho que lhe fornea suporte!

18

Ponto #12: Compre uma cmera infravermelha de um fabricante que um forte treinamento tcnico ps-venda e certicado.
Caso voc seja novo no campo de cmeras infravermelhas, ir obviamente querer pensar sobre atendimento ao consumidor e suporte tcnico depois de sua compra. Alm de a FLIR ser a maior e mais experiente fabricante de cmeras infravermelhas do mundo para aplicaes comerciais, ela tambm possui e mantm a maior organizao de treinamento de estudantes do mundo o Centro de Treinamento em Infravermelho (Infrared Training Center ou ITC). O ITC fornece treinamento independente do tipo de cmera infravermelha que voc possui. O ITC treina estudantes de todos os tipos de indstrias com uma grande variedade de aplicaes, independente da construo ou modelo da cmera infravermelha que voc possui. Caso voc esteja inseguro sobre se deve ou no comprar uma cmera infravermelha, saiba que muitos decidiram se matricular no treinamento primeiro, antes de comprar. sempre melhor ter uma cmera e traz-la para a classe, mas se voc est realmente inseguro, esta uma tima opo. O ITC preparou esta Top Ten List (Lista de Dez Pontos Principais) do porque o ITC deve ser sua organizao de treinamento escolhida. 1. Credenciada na ISO 9001 Nenhuma outra organizao de treinamento infravermelha no mundo tem as suas credenciais o ITC o nico! 2. O Melhor Treinamento Infravermelho - No Importa onde voc esteja. Se voc faz o treinamento nas instalaes de Boston ou da Sucia ou aqui no Brasil, voc ter acesso ao nosso pessoal, recursos e tecnologia de ponta. 3. Os Instrutores Mais Altamente Qualicados Com uma equipe composta por termograstas certicados de Categoria 2 pela BINDT e de nvel III pela ASNT do que qualquer outra organizao no mundo, voc ter a oportunidade de aprender com instrutores com as maiores credenciais em termograa infravermelha.

19

4. Mais de 100 Anos de Experincia Juntos os nossos instrutores do ITC trazem mais de dez dcadas de experincia em termograa prtica juntamente com um conhecimento profundo da teoria de infravermelho. 5. Treinamento Autorizado em Fbrica da FLIR Garantido Caso voc tenha investido na compra de uma cmera infravermelho da FLIR, ento receba treinamento da nica organizao de treinamento autorizado pela fbrica para os produtos termogrcos da FLIR. 6. Materiais de Curso Totalmente Coloridos Nossos manuais de treinamento totalmente coloridos ajudam a fortalecer o seu aprendizado e so um recurso excelente para depois que voc deixa a sala de aula. 7. Ns Falamos o Seu Idioma Nossa equipe do ITC fornece treinamento em mais de 15 idiomas diferentes, inclusive Portugus, ento nada ca aberto para interpretaes. 8. Treinamento de Software Prtico. 9. Treinamento Baseado em Simulao Ns trazemos o campo para os nossos laboratrios de aplicaes com dispositivos que simulam as mais diversas situaes industriais. 10. InfraMation, a Maior Conferncia do Mundo em Aplicaes de Infravermelho Nosso evento anual um pacote com oportunidades de aprendizado projetado para mant-lo atualizado sobre as mais recentes inovaes em aplicaes neste mundo em rpido desenvolvimento da termograa. Registre-se aqui para a InfraMation! www.inframation.org
Os tamanhos das classes so propositadamente mantidos pequenos para garantir o seu acesso s equipes de especialistas da FLIR e nossos laboratrios de pesquisa.

Registre-se on-line no endereo www.infraredtraining.com, ou ligue para 55 15 3238 8070

20

RESUMO
Em nome deste autor e de toda a organizao da FLIR, ns esperamos que este livreto tenha sido informativo, e at mesmo trazido um pouco de entretenimento. Ns tentamos fazer o nosso melhor para fornec-lo o nosso melhor conhecimento e dicas teis para voc que busca comprar uma cmera infravermelha. Ao mesmo tempo em que, com certeza, ns esperamos que voc compre uma cmera infravermelha da FLIR, tambm sabemos que quanto mais fabricantes entrem no mercado, a escolha pode se tornar mais difcil, e confusa. Assim como a maioria das questes na vida, a melhor deciso feita quando voc fez a sua tarefa de casa. Este livreto lhe fornece algumas formas diretas de se pensar no campo do infravermelho, como ele est relacionado s nossas vidas dirias e que fazemos mas para informaes alm destas, favor sempre solicitar uma demonstrao. Obtenha uma demonstrao no tipo de ambiente de aplicao onde voc trabalha no somente em uma sala de conferncias. Por qu? Porque s vezes fcil disfarar uma demonstrao em um ambiente no real parecido com uma sala de conferncia. Muitas cmeras infravermelhas fazem medies precisas em salas de conferncias com ar condicionado mas ser que elas vo manter as suas precises quando expostas a diferenas de temperaturas em condies de trabalhos reais? Caso voc solicite uma demonstrao, e voc sabe em primeira mo como opera uma cmera infravermelha, voc ter feito a sua tarefa de casa e ir fazer a deciso de compra correta. Ns temos uma equipe de especialistas internos pronta, tcnicos em suporte tcnico e de software, engenheiros de venda direta e especialistas de aplicaes, e uma base em crescimento de excelentes parceiros em distribuio. Todos estamos em prontido para responder a qualquer questo que voc possa ter. Ento, aproveite o que temos a oferecer. Ligue grtis e ns estaremos felizes em falar com voc.

21

Qual a sua aplicao? Que tipo de cmera infravermelha a melhor para as suas necessidades?
Para falar com um especialista em cmeras infravermelhas, favor ligar para: 55 15 3238 8070 Ou visite-nos a qualquer momento no site: www.ir.com.br

Ns Conhecemos Infravermelho. Como Ningum.

Potrebbero piacerti anche