Sei sulla pagina 1di 10

EXAME DE PROFICINCIA ORAL (EPO)

O objetivo deste exame avaliar a produo e a compreenso oral do militar brasileiro na lngua estrangeira. Podem realizar este exame os militares que possuam o nvel B do TCL. O EPO, atualmente, realizado por uma banca de examinadores do CEP, oficiais do QCO Magistrio (francs, ingls, alemo, espanhol, russo e italiano), e franqueado nacionalmente aos militares no 1 e 2 semestres. Esta banca composta, na maioria das vezes, por trs membros. Atravs do sistema de vdeo conferncia, o militar pode realizar a prova nos Comandos Militares, em tempo real, quando haja infra-estrutura para tal, ou deslocar-se ao CEP. A seqncia do exame segue o seguinte ritual:

1 momento: O candidato ser encaminhado a uma das salas de aula do CEP. L haver uma televiso de 29 polegadas com uma webcam. Sua imagem ser projetada banca examinadora da mesma forma que ele ver os oficiais que sero seus avaliadores. Estes estaro locados no laboratrio do CEP. No caso da realizao do exame no ser no CEP, o processo dar-se- atravs do envio do texto pelo fax e por conversas telefnicas, caso no haja o sistema de vdeo-conferncia na OM. O oficial mais antigo da banca far a apresentao dos membros e explicar como ser realizada a prova. Desde o primeiro momento do contato da banca com o candidato conversar-se- em lngua estrangeira. Assim, o candidato DEVER falar no idioma, pois j estar sendo AVALIADO informalmente. Haver 15 (quinze) envelopes. Cada um com os temas previamente listados pela Portaria do EME (Portaria n 121-EME/1SCH, de 22 de outubro de 2007). Os envelopes sero embaralhados e solicita-se ao candidato a escolha de um deles aleatoriamente. Neste momento, ser informado qual tema foi sorteado para o exame. 2 momento: O texto referente ao tema sorteado (SEMPRE UMA LAUDA) colocado em um retroprojetor, projetado de forma que o candidato veja pela imagem da webcam. Ao candidato ser dado um tempo para tomar cincia do assunto, para uma leitura silenciosa e para exercitar sua pronncia individualmente. APROVEITE ESTE MOMENTO! Quando se sinta preparado, o candidato informar banca e o presidente desta pedir que seja feita a leitura em voz alta. Neste momento, esto sendo avaliados: a) A pronncia / entonao (se comete erros freqentes, tornando-se ininteligvel, se h o emprego precrio da tonicidade e da entonao, se h pronncia bvia de um estrangeiro); b) A gramtica (se apresenta erros freqentes, se usa frases curtas, se h falta de um discurso coeso);

c) A coerncia (se no apresenta habilidade funcional, se adapta a linguagem situao dada, se consegue persuadir, negociar idias, dar opinies, criar hipteses); d) A fluncia (se emprega construes da lngua portuguesa em seu discurso, se faz longas pausas para pensar, se consegue pensar no idioma estrangeiro, se costuma usar muletas lingsticas do portugus); e) O vocabulrio ( se apresenta um vocabulrio limitado e geralmente impreciso, se comete alguns erros do emprego vocabular, se apresenta um vocabulrio diversificado, evitando a repetio ou a parfrase); f) A compreenso oral (se compreende perfeitamente a lngua falada, se compreende parcialmente palavras isoladas e estruturas bsicas, se necessita de repeties ou parfrases para compreender a lngua falada); 3 momento: a) O texto retirado do campo de viso do candidato. A banca passa a fazer perguntas sobre o TEMA e no particularmente sobre PONTOS ESPECFICOS do texto. Ou seja, o objetivo ver se o candidato consegue expor suas OPINIES sobre o assunto. NO NECESSRIO DECORAR O TEXTO, MAS SIM OPINAR SOBRE O ASSUNTO. Neste momento, adotam-se os parmetros referidos anteriormente.

Normalmente, a banca realiza entorno de seis perguntas, mais ou menos. Duas por cada membro. Uma vez que a banca tem subsdios para avaliar o candidato, a prova encerrada. No se preocupe se sua prova foi rpida demais ou muito demorada! Tudo depender da observao satisfatria da banca de seu desempenho oral. LEMBRE-SE: o objetivo saber se o militar capaz de interagir satisfatoriamente em uma situao comunicativa em um pas estrangeiro, tendo condies de desempenhar bem o papel de adido, instrutor ou observador. DICAS: - No decore um texto previamente preparado sobre o assunto, pois poder ser surpreendido pelo tipo de perguntas realizadas pela banca; - No responda sucintamente e to pouco seja prolixo. No esquea: o objetivo verificar a compreenso e a produo oral com certa fluidez na lngua; - Tenha algumas idias amadurecidas previamente sobre os temas para poder ter contedo para explanar suas opinies;

- Busque na Internet textos sobre os temas em sites gerais, jornais e revistas, por exemplo; - Durante sua preparao para o EPO, utilize um gravador porttil para repassar sua leitura em voz alta na lngua estrangeira. um excelente exerccio para detectar falhas na pronncia e na gramtica; - Tente ouvir na lngua estrangeira para acostumar-se com a fala do nativo; - Tendo oportunidade, procure interagir com militares estrangeiros, pois, informalmente, estar desenvolvendo a competncia oral; - No pare de praticar! Da mesma forma que o Treinamento Fsico, a aprendizagem do idioma exige exerccio constante. - Para aqueles que esto se sentindo enferrujados com a gramtica, o melhor fazer um intensivo com um professor particular para sanar as dvidas e depois partir para a prtica oral. Com a portaria n 024 EME, de 7 de abril de 2003, foram estabelecidas as diretrizes do credenciamento lingstico para misses no exterior. Da mesma forma, a proficincia lingstica de um idioma foi dividida nos seguintes nveis: 1) Nvel A caracteriza-se por muito boa preciso e fluncia no uso do idioma, alm do amplo domnio da compreenso escrita e oral. O discurso possibilita a conversao em situaes formais, informais, na resoluo de problemas e na fundamentao de idias com fatos, opinies e argumentos. 2) Nvel B caracteriza-se por boa preciso no uso do idioma, alm do domnio parcial da compreenso escrita e oral. O discurso escrito possibilita a fundamentao de idias com fatos, opinies e argumentos. 3) Nvel C caracteriza-se por regular preciso no uso do idioma. H uma suficincia que permite a comunicao em situaes de sobrevivncia diria e participao em conversaes curtas com interlocutores nativos acostumados a lidar com estrangeiros. De acordo com a referida portaria, TODOS AQUELES QUE TIVEREM SE CREDENCIADO AT A DATA DA PUBLICAO DESTE DOCUMENTO (07 ABR 03) ESTARO CLASSIFICADOS NO NVEL B. OS MILITARES E CIVIS QUE VIEREM A SE CREDENCIAR, A PARTIR DE 2003, FICARO OBRIGADOS A REVALIDAR SUA PROFICINCIA LINGUSTICA, A CADA SEIS ANOS, CONFORME O CONTIDO EM LEGISLAO ESPECFICA DO DEP.

A PARTIR DE 1 DE JANEIRO DE 2003, OS MILITARES CREDENCIADOS FICARO OBRIGADOS A REVALIDAR SUA PROFICINCIA LINGUSTICA NO PRAZO MXIMO DE SEIS ANOS, CONFORME O CONTIDO EM LEGISLAO ESPECFICA DO DEP.

TESTE DE CREDENCIAMENTO LINGSTICO (TCL)


O objetivo deste teste avaliar a competncia lingstica do militar brasileiro na lngua estrangeira. Podem realizar este teste todos militares do EB. A confeco do TCL realizada pelos oficiais do QCO Magistrio (francs, ingls, alemo, espanhol, russo e italiano), franqueado nacionalmente no 1 e 2 semestres e realizado nas OM estabelecidas pela Portaria (Portaria n 121EME/1SCH, de 22 de outubro de 2007). proibido consultar qualquer material didtico. A prova consta de duas etapas distribudas da seguinte forma:

1 etapa: durao 90 minutos. 1 Parte (compreenso auditiva, valor 25 pontos): Ser executado um CD udio fornecido pelo CEP com textos na lngua estrangeira gravados por nativos e/ou brasileiros. Os textos so lidos duas vezes com um intervalo de dez minutos, em mdia, para que o candidato tenha tempo para responder e certificar-se das respostas. interessante aproveitar os minutos iniciais antes da reproduo do udio para ler as questes da prova. Assim ganhar tempo! H uma alternncia das questes (falso ou verdadeiro, completar lacunas, mltipla escolha, etc). 2 Parte (gramtica, valor 25 pontos): So apresentadas, normalmente, questes de mltipla escolha. Os principais pontos gramaticais que COSTUMAM aparecer so: verbos (regulares e irregulares), expresses idiomticas e vocabulrio, sendo que a maior nfase dada aos verbos. Por isso, bom dedicar um pouco mais de ateno a este assunto! 2 etapa: durao 120 minutos. 3 Parte (interpretao de texto, valor 25 pontos): Normalmente, so apresentados dois textos com cinco a seis perguntas ou mltipla escolha sobre o tema. Os textos variam a cada prova. Pode aparecer textos literrios, temas militares, charges, historias em quadrinhos, entre outros. 4 Parte (redao, valor 25 pontos):

Geralmente apresentada uma situao como motivao para o pedido da redao. Costuma-se utilizar textos da ONU, resenhas de filmes, extratos da Military Review, entre outros. O ideal o militar manter-se atualizado com os temas militares dos outros exrcitos. Revistas como La Defensa, Ejrcito de Tierra, Military Review so boas fontes de referncia.

DICAS: - No utilize provas-carimbo (redaes com esquemas de estruturas lingsticas que circulam, informalmente, entre os militares do EB). Os oficiais do CEP que corrigem as provas sabem reconhec-las e quando isto ocorre, anulam a prova do candidato; - Procure desenvolver sua redao em INCIO (apresentao das idias), MEIO (desenvolvimento das idias) e FIM (condensao e concluso das idias). Ou seja, procure expor o encadeamento das idias de forma lgica; - No copie frases do texto de referncia, pois fica latente a inteno de encher lingia para completar o mnimo pedido de linhas; - Evite repetir palavras. Utilize sinnimos para mostrar sua riqueza lexical; - Seja CLARO, PRECISO E CONCISO. Ou seja, concentre-se em atender o pedido do enunciado; - Para fazer uma redao adequada PRECISO TREINAR. Por isso, redija MUITAS redaes! - Os possveis critrios utilizados pelos oficiais do CEP para corrigir as redaes podem ser: 1) fuga do pedido. O candidato no canalizar seu texto argumentativo para atender ao que foi proposto. 2) erros de concordncia verbal e nominal. 3) erros de ortografia. 4) estruturas aportuguesadas. 5) formatao: introduo, desenvolvimento e concluso. - Ao final de cada parte h uma folha de respostas para ser respondida a caneta. permitido ao candidato fazer correes, porm sem o uso de apagador lquido ou borracha. Risca-se a palavra e escreve-se ao lado; - O candidato no pode zerar nenhuma das partes da prova, seno automaticamente ser desconsiderada o restante das respostas;

- procure desenvolver sua competncia lingstica utilizando os meios da Internet, da TV a cabo, das revistas estrangeiras, entre outros; - Lembre-se que a maior parte da prova est concentrada na parte escrita. Portanto, dedique-se ao estudo da gramtica e a prtica da redao.

Calendrio EPO 2008:


Perodo de inscrio testes 1 TCL Idiomas Alemo 22 abr 08 Francs 23 abr 08 Russo 24 abr 08 Italiano 25 abr 08 Espanhol 28 abr 08 Ingls 29 abr 08 Russo, Francs e Ingls 10 mar a 18 abr 08 Alemo 13 out 08 Francs 15 out 08 Russo 10 out 08 Italiano 17 out 08 Espanhol 14 out 08 Ingls 16 out 08 Alemo, Italiano e Espanhol 04 ago a 05 set 08

03 dez 07 a 07 fev 08 1 EPO 2 TCL

02 jun a 10 jul 08 2 EPO

RECOMENDAES BIBLIOGRFICAS: 1) Sntesis gramatical de la lengua espaola. Autora: M. Teodora Rodrguez Monz Freire. So Paulo: Editora Enterprise Idiomas, 1995. Comentrios: este material muito bom para aprendizes brasileiros, pois descreve a lngua espanhola contrastando com o portugus. De forma didtica, aborda esquematicamente os principais temas gramaticais, sendo bastante til para aqueles que necessitam aprender ou relembrar o espanhol. 2) Conjugar es fcil en espaol. Autor: Alfredo Gonzlez Hermoso. So Paulo: Editora Edelsa, 2005. Este material apresenta a flexo dos verbos regulares e irregulares do espanhol da Espanha e da Amrica. Alm disso, traz uma parte explicativa sobre a gramtica dos verbos em espanhol, regncia preposicional e frases feitas e expresses idiomticas. Apresenta uma lista com 82 tabelas de verbos referncia e ao final uma outra lista de verbos que seguem tais modelos. 3) Gramtica bsica del espaol. Autor: Ramn Sarmiento e Aquilino Sanchez. Madrid: SGEL, 1989.

um material de referncia para o estudo da gramtica espanhola. Sua abordagem no est direcionada especificamente para aprendizes brasileiros, mas serve para aqueles que procuram um material detalhado dos pontos lingsticos. 4) Prcticas de gramtica espaola para hablantes de portugus. Autor: Rafael Fernndez Dias. Madrid: Arco/Libros, 1999. Da mesma forma que o material didtico Sntesis Gramatical, o livro Prcticas faz um contraste entre alguns pontos gramaticais do espanhol com o portugus. Vale como material complementar. 5) Gramtica de Espanhol para brasileiros. Autora: Esther Maria Milani. So Paulo: Editora Saraiva, 2000. um material de fcil acesso no mercado e est voltado para a realidade do aprendiz brasileiro. Apresenta os pontos gramaticais de forma esquemtica com explicaes em portugus. Alm disso, h exerccios ao final de cada tema com respostas para a conferncia. Alguns aspectos negativos podem ser observados neste material: explicaes gramaticais equivocadas e exerccios com respostas incorretas. 6) Seas diccionario para la enseanza de la lengua espaola. So Paulo: Martins Fontes, 2000. o dicionrio mais adequado para os estudantes brasileiros de espanhol, de nvel intermedirio e avanado. Para aprender uma lngua necessrio pensar nessa lngua. Seas um dicionrio bilnge espanhol-portugus que se insere perfeitamente nessa perspectiva. Permite que voc aprenda o espanhol sem se perder. Para cada palavra, Seas fornece definies em espanhol, exemplos de emprego e um termo de referncia para sua traduo em portugus. 7) Diccionario esencial santillana de lengua espaola. Madrid: Editora: Santillana, 1998. As definies deste dicionrio so de espanhol para espanhol, contudo de fcil entendimento para o aprendiz. Apresenta as categorias gramaticais da palavra, os americanismos, os termos compostos, aspectos gramaticais dos verbos, sinnimos, antnimos e homnimos. Ao final, apresenta um apndice esquemtico da gramtica e algumas dvidas freqentes de ortografia e gramtica. 8) Apostila de Idioma Instrumental da EsAO. Seo de Idiomas, 2006. Este material est voltado, principalmente, para atender o capito-aluno do CAO, pois a abordagem do idioma estrangeiro neste estabelecimento prioriza a compreenso leitora em ingls e espanhol. Desta forma, a apostila apresenta os principais conceitos da leitura instrumental, fazendo uso de textos

estrangeiros da rea profissional-militar. Alm disso, h um captulo especfico dedicado aos aspectos gramaticais do espanhol e do ingls.
http://www.esao.ensino.eb.br/paginas/secoes/div_ens/idiomas/material_didatico/material_didati co.htm

9) Preparao do credenciamento lingstico (Espanhol, AMAN). Este material foi organizado pelas oficiais QCO Magistrio de Espanhol da AMAN (Cap Jucelia e Cap Godinho) com o intuito de direcionar os estudos daqueles que almejavam realizar o TCL. Fonte de referncia at os dias atuais, este compndio est esquematicamente organizado com exerccios e chave de respostas, facilitando o estudo individualizado. 10) English Grammar in Use. Autor: Raymond Murphy. Cambridge: Cambridge University Press, 1999. Este livro oferece descries gramaticais sucintas e centenas de exerccios prticos que cobrem praticamente tudo que se necessrio saber para se comunicar bem em ingls. H tambm guias que ajudam os alunos a escolher reas que eles tenham maior necessidade de praticar. 11) English Vocabulary in Use. Autor: Michael McCarthy e Felicity O'Dell. Cambridge: ambridge University Press, 1999. Este material a escolha perfeita para alunos intermedirios e avanados desejosos de aperfeioar a habilidade de construo de vocabulrios. So mais de 2.000 novas palavras e expresses que so apresentadas e praticadas em contextos apropriados e adequados. 12) Practical English Usage. Autor: Michael Swan. Oxford: Oxford University Press, 1998. Este livro considerado por muitos a referncia gramatical de lngua inglesa mais confivel do mundo. No deixa de tirar qualquer que seja a dvida que algum possa ter em ingls. 13) Oxford Practice Grammar. Autor: John Eastwood. Oxford University Press. Oxford, 2006. Esta gramtica consta de 153 unidades que tratam separadamente de tpicos que cobrem as principais reas da gramtica inglesa. O livro d maior nfase aos pontos que trazem maior dificuldade aos alunos, tais como o significado dos diferentes tempos verbais, preposies, voz passiva e verbos modais. 14) Dictionary of Contemporary English, the living dictionary. Edinburgh: Longman, 2003. Este excelente dicionrio oferece aos alunos mais de um milho de exemplos que mostram palavras claramente definidas em contextos significativos, alm

de figuras ilustrativas e marcadores que ajudam a encontrar as palavras rapidamente. 15) Link teis: Militares http://www.army.mil pgina oficial do Exrcito Americano. http://www.army.mod.uk pgina oficial do Exrcito Britnico. http://www.defenselink.mil/ - pgina oficial do Ministrio da Defesa dos EUA. http://www.ejercito.mde.es/inicio.htm - pgina oficial do Exrcito Espanhol. http://www.ejercito.mde.es/inicio.htm - pgina oficial do Ministrio da Defesa Espanhol. http://www.un.org/english/ - pgina oficial da ONU (verso em ingls). http://www.un.org/spanish/ - pgina oficial da ONU (verso em espanhol). http://www.nato.int/ - pgina oficial da OTAN (verso em ingls). Site em geral: http://www.voanews.com/english/ http://www.bbc.co.uk/ http://www.cnn.com/ Sugestes de estudo para os links: 1) Baixe dos sites indicados arquivos de mp3 onde se faz leitura de um artigo jornalstico. Escute-o de duas a trs vezes antes de ler o artigo impresso. Durante as audies, escreva o maior nmero de informaes possveis que voc conseguiu compreender. Em seguida, compare os dados recolhidos com o artigo impresso. Tenha sempre mo um dicionrio e uma referncia gramatical para tirar dvidas. 2) Aproveite o mesmo artigo que voc selecionou para treinar a parte auditiva. Primeiro identifique os pronomes, artigos, preposies e conjunes no texto. Em seguida, suprima alguns deles, sobretudo aqueles cujo uso idiomtico. Guarde o texto com as partes suprimidas por dois ou trs dias e, ento, tente preencher as lacunas corretamente. No se esquea de fazer a correo com o texto original. Tenha sempre mo um dicionrio e uma referncia gramatical para tirar dvidas. 3) Sempre leia artigos versando sobre algum assunto atual. No escolha artigos muitos longos, pois podem desestimular o estudo dirio e ser pouco produtivos para a preparao. Lembre-se de que mais importante que a quantidade de horas estudadas a regularidade com que feita. Meia hora diria de estudo pode trazer resultados surpreendentes.

Dicionrios virtuais http://www.rae.es/ - pgina da Real Academia Espanhola. http://www.automatictrans.es Tradutor virtual com vrias lnguas. Revistas militares: http://usacac.army.mil/CAC/milreview/English/english.asp - Military Review (verso em ingls. http://usacac.leavenworth.army.mil/CAC/milreview/Spanish/index.asp - Military Review (verso em espanhol). http://www.ejercito.mde.es/publicaciones/ejercito/index_revisejercito.asp revista Ejrcito de Tierra Espaol. http://www.ejercito.mde.es/publicaciones/bitierra/index_bitierra.htm - Boletim Informativo do Exrcito Espanhol. Livrarias virtuais: www.siciliano.com.br (loja virtual com uma grande variedade de assuntos) www.submarino.com.br (loja virtual que oferece descontos para associados) www.saraiva.com.br www.fnac.com.br (loja virtual com freqentes descontos de livros) www.cialivros.com.br (loja virtual com sede em Braslia e entrega em todo Brasil) www.estantevirtual.com.br (loja virtual de sebos) www.sbs.com.br (loja virtual especializada em material didtico para idiomas) www.abebook.com (loja virtual especializada em livros usados verso em ingls) www.iberlibro.com (loja virtual especializada em livros usados verso em espanhol) www.livrariadoestudante.com.br (loja virtual de venda de libros) www.amazon.com (loja virtual com grande abrangncia site americano)

Potrebbero piacerti anche