Sei sulla pagina 1di 25

GNOSIS GNOSTICISMO.

UMA INTRODUO
Joaquim Carreira das Neves
109

Universidade Catlica Portuguesa

Abertura O gnosticismo, baseado no conhecimento nico a gnose -, um sistema filosfico e teolgico de cristos que viveram nos sculos II-IV (V), sobretudo no Egipto e Sria. Como veremos, um sistema de sistemas de acordo com os mestres fundadores dos sistemas. At s ltimas descobertas da biblioteca de Nag-Hammadi, conhecamos estes sistemas filosfico-teolgicos atravs dos Padres da Igreja (sobretudo dos heresilogos, isto , que viam nos vrios gnosticismos uma heresia), que referiremos nas Fontes. Durante muito tempo, mas sobretudo nos sculos XIX e XX, alguns estudiosos julgaram estes Padres da Igreja como autores pouco recomendados no estudo do gnosticismo uma vez que partiam do pressuposto da heresia dos gnsticos a evitar pela Igreja ortodoxa. Hoje em dia, depois das descobertas da literatura gnstica em Nag-Hammadi e noutros cdices, conclui-se pela seriedade da apresentao dos mesmos, quanto aos contedos, mas sempre em perspectiva apologtica. Definir o que o gnosticismo, que se confunde com a gnose, um trabalho rduo e complexo porque, como dissemos, h muitos gnosticismos ou escolas gnsticas entre os sculos II-V. Mas todos os grupos gnsticos partem do princpio ou da crena de que existe no homem uma falha ou centelha divina, encerrada no seu mundo e corpo material, que deve ser libertada ou redimida, para regressar sua origem do Plroma divino. O processo gnstico consiste nesta viagem de um mundo superior que, atravs de emanaes os clebres arcontes contacta com a falha divina, encarcerada no corpo do mundo inferior, operando a obra da redeno ou salvao. Mas quanto a definies, continuamos com dvidas e reservas. Num dos melhores livros sobre o assunto, o do italiano Aldo Magris, o autor tem esta afirmao: Os documentos gnsticos so, de facto, e em primeiro lugar, uma grande criao do pensamento: no por acaso que, desde sempre, suscitaram um grande interesse nos filsofos. Embora no sendo exclusivamente nem uma filosofia nem uma religio, o gnosticismo situa-se no espao em que o pensamento filosfico e religioso aparecem intimamente ligados um ao outro1. Historiadores, filsofos e telogos, no vem no gnosticismo uma religio paralela a tantas outras religies, mas, na realidade, foi uma religio de contraste e oposio grande igreja crist em formao. Foi devido ao gnosticismo que os Padres da Igreja, em processo de defesa e apologia, apresentaram o Cnone do AT e NT como norma, e os Conclios como regra e Credo a seguir. Os gnsticos foram homens e mulheres altamente intelectuais, sedentos de filosofia teolgica para encontrarem a verdade sobre Deus, criao, mundo, bem e mal, redeno. Para tanto, recorrem s fontes literrias e filosficas de Plato, Bblia do AT e NT e s religies orientais, mormente iranianas.

MAGRIS, Aldo - La Logica del Pensiero Gnostico. Brescia: Morcelliana, 1997, p. 10.

Joaquim Carreira das Neves | Gnosis-Gnosticismo. Uma introduo

Nmero 1 (2011) - Narrativas e Mediao | Margem | 109-133 109

Os gnsticos floresceram no tempo em que o imprio romano abafava e martirizava a Igreja dos primeiros sculos. Com a liberdade de Constantino, essa mesma Igreja, com o cnone das Escrituras, a sua ortodoxia e doutrina, atacou as escolas gnsticas e seus livros e destruiu mosteiros e bibliotecas.
110

Apresentar uma Introduo gnose e gnosticismo , de facto, um trabalho fascinante e complexo, como dissemos. Para compreender esta gente, digna de toda a admirao intelectual e racional, devemos comear por apresentar as fontes histricas e literrias e, depois, percorrer as grandes etapas gnosiolgicas dos diversos sistemas. Fontes Comeamos pelos Padres da Igreja. Justino. Justino morreu mrtir em Roma pelo ano 165. Na sua primeira apologia ao imperador Antonino Pio refere os hereges gnsticos Simo, Menandro e Marcio. Apesar de todos os esforos para recompor a obra, no se conseguiu. Ireneu de Lio. Ireneu de Lio (130/150-200), denominado pela Igreja Catlica, Santo Ireneu, , porventura, o maior escritor e apresentador das heresias gnsticas do seu tempo. Na obra, escrita em grego, mas que chegou at ns em latim, Adversus Haereses (Contra os Hereges), comea por dizer que a escreve a pedido de um amigo que desejava conhecer as doutrinas do gnstico e mestre Valentim e escola dos valentinianos, de entre os quais sobressaem os alunos Ptolomeu e Marcos. Em trinta e um captulos disserta sobre os valentinianos, mas tambm sobre Simo Mago e outras escolas gnsticas. Trata-se, evidentemente, de uma obra apologtica e polmica e deve ser apreciada como tal, se bem que os contedos correspondam s descobertas modernas de Nag-Hammadi. A apreciao deveras negativa, chamando besta doutrina gnstica, que se intrometeu no meio do rebanho cristo (Ad. Haer. I, 31, 4). Alis, o primeiro escritor a denominar, por trs vezes, como gnsticos os seguidores deste sistema. Ireneu refere na primeira vez, que o subgrupo dos seguidores do alexandrino Carpocrates, a ensinar em Roma nos anos 160 sob a guia de uma sedutora profetiza chamada Marcellina: estes chamam-se gnsticos2. Nas outras duas vezes fala-se de uma seita apelidada seita gnstica (legomne gnostik hiresis) cuja doutrina teria influenciado de modo determinante o pensamento de Valentim3. Hiplito de Roma. Hiplito morreu por volta de 235 e foi discpulo de Ireneu. Escreveu a obra Refutatio omnium haeresium (Refutao de todas as heresias), que tambm recebeu o ttulo Philosophoumena (Ensinamentos filosficos). Tratase de uma espcie de enciclopdia, dividida em duas partes: na primeira estuda os erros dos pagos, filsofos, magos, astrlogos, e na segunda as heresias crists, num mbito de trinta e trs sistemas. o nico a apresentar a escola gnstica dos Naassenos e a obra de Simo Mago Grande Revelao. Segundo ele, os filsofos gregos so mais dignos do que os hereges cristos, e estes no fazem mais do que distorcer o pensamento dos filsofos. Tertuliano. Tertuliano viveu entre 150-223/225. Era jurista e escreveu contra os hereges gnsticos a obra De praescriptione haereticorum (Sobre a defesa contra os hereges). A finalidade da obra consiste sobretudo em apresentar a ortodoxia
2 3

Adversus haeresis, I, 25. 6. Cf. A. MAGRIS, Idem, p. 25. Idem, Ibidem.

Joaquim Carreira das Neves | Gnosis-Gnosticismo. Uma introduo

Nmero 1 (2011) - Narrativas e Mediao | Margem | 109-133 110

confrontada com a heresia. Assim nasce o princpio ortodoxo da tradio apostlica. clebre a frase: O que que Atenas tem a ver com Jerusalm, a Academia com a Igreja, os hereges com os cristos? Os nossos ensinamentos emanam do prtico de Salomo, que ensinou que os homens devem procurar o Senhor com simplicidade do corao.
111

Clemente de Alexandria. Clemente de Alexandria viveu entre 140/150-211-215. A cidade de Alexandria, naquele tempo, correspondia velha Atenas, centro de todas as correntes filosficas. Clemente conhecia as escolas gnsticas e procurava harmonizar a sabedoria crist com o pensamento gnstico. Chegou a ser classificado de gnstico cristo. Escreveu trs obras: A Exortao aos Gregos, o Paedagogus e o Stromata. No Stromata estende a carpete do dilogo entre os cristos e a sabedoria dos gregos-pagos. Para ele, a vida do gnstico no mais do que obras e palavras que correspondam tradio do Senhor4. As citaes de autores gnsticos so da mxima importncia para o conhecimento das escolas gnsticas, sobretudo da obra de Valentim. Escreve:
Acerca das seitas (gnsticas), so denominadas de acordo com os seus fundadores, como o caso de Valentim, Marcio e Basilides, que se orgulham em apresentar o pensamento de Matias (apstolo). Mas h apenas uma doutrina de todos os apstolos e apenas uma nica tradio. Outras seitas so denominadas de acordo com o lugar como os Perateus, outras de acordo com o povo como o caso da seita dos Frgios, outras de acordo com a conduta moral como o caso dos encratitas (que proibiam o matrimnio e todos os actos sexuais), outras de acordo com as suas doutrinas especiais como o caso dos Docetas e dos Hematitas, outras de acordo com as suas ideias e ritos como o caso dos Canitas e dos Ofitas, outras de acordo com as suas prticas sem qualquer sistema de leis como o caso dos Entiquitas entre os Simonitas5.

Epifnio. Epifnio nasceu na Judeia por volta de 315 e morreu em 403. Fundou um mosteiro na Judeia apenas com vinte anos, segundo os moldes do monaquismo egpcio, presidindo ao mosteiro durante trinta anos. Foi eleito arcebispo de Chipre em 367. Tornou-se num paladino da ortodoxia contra a heresia, a comear pela heresia de Orgenes. Na sua obra Ancoratus (Firmemente ancorado na ortodoxia) despreza a filosofia grega e a especulao teolgica. Podemos classificlo de tradicionalista ou fundamentalista, contrrio aos telogos alexandrinos. A sua
4 5

Strom. VII, 104, 2. RUDOLPH, Kurt - Gnosis. The Nature & History of Gnosticism. San Francisco: Harper San Francisco, 1987, p. 17. Seguimos de perto este autor na exposio dos Padres da Igreja.

Joaquim Carreira das Neves | Gnosis-Gnosticismo. Uma introduo

Nmero 1 (2011) - Narrativas e Mediao | Margem | 109-133 111

Orgenes. Orgenes morreu por volta de 253/254, e foi, juntamente com Clemente de Alexandria, um outro expoente do cristianismo de Alexandria. Como Clemente, estendeu o brao ecumnico ao pensamento gnstico, combatendo-o, por um lado, mas sempre aberto ao dilogo entre a f e a razo/conhecimento, por outro. Seguiu de perto o pensamento platnico da pr-existncia da alma (as Ideias em Plato), a sua queda na matria e o seu regresso (processo de redeno) a Deus. Foi o Padre da Igreja que mais escreveu, mas, infelizmente, a maioria das obras perderam-se. Tem oito livros de comentrio ao quarto evangelho e atravs do que chegou at ns deste estudo que podemos compreender o mtodo simblico e alegrico de Orgenes. Sem entrar no sistema dualista dos gnsticos com a floresta dos arcontes ou mediadores entre o Esprito e a matria, procura penetrar, um pouco maneira dos gnsticos, no sentido mais profundo e esotrico das Escrituras. importante, para a compreenso dos gnsticos, a sua obra contra o gnstico Celso.

112

obra mais vasta o Panarion, que significa Mala de medicina, escrita entre 374377, que o classificou de Patriarca da Ortodoxia. Os hereges so vistos como animais selvagens, especialmente como serpentes, cujo veneno pe doente a f e contra este estado de coisas que oferece a sua mala de medicina. Apresenta oitenta heresias, vinte pertencentes era pr-crist, entre as quais a filosofia grega, e sessenta dentro da f crist. Os estudiosos concluem que o mtodo seguido por Epifnio pouco criterioso. Mas deve realar-se o facto de ter convivido com alguns gnsticos, sobretudo com a escola dos Barbeliotes. Numa viagem ao Egipto por volta do ano 335, com o objectivo de melhor conhecer o monaquismo cristo, entrou nas malhas dos Berbeliotes e descreve as suas doutrinas e ritos de acordo com a sua convivncia. Fez um relato Igreja local que acabou por condenar alguns dos seus membros. Os estudiosos continuam a discutir estes mtodos de Epifnio como caador de heresias e a perguntar se Epifnio no inventou estas situaes vivenciais. Depois da sua morte, um autor desconhecido apresentou um resumo da sua obra no livro Anakephalaios (Recapitulao), muito usado posteriormente, por exemplo, por Santo Agostinho e So Joo Damasceno. Depois de Epifnio, os autores apresentam como significativos para o nosso estudo Efrm de Edessa (306-373), importante para o estudo dos gnsticos e semignsticos na Sria, Teodoro de Ciro (395-466), que escreveu cinco livros sobre a heresia, Santo Agostinho, que militou no maniquesmo e, depois da sua converso, escreveu um catlogo sobre as heresias (De haeresibus), dependendo em grande parte da Recapitulatio do pseudo Epifnio, e So Joo Damasceno (675-749), referido como o ltimo Padre da Igreja. Damasceno escreveu a obra Fonte do Conhecimento e apresenta as novas seitas do islamismo: Ismaelitas, Hagarenos e Sarracenos. Outros documentos Corpus hermeticum. Trata-se de uma coleco de textos escritos em grego, do sculo segundo e terceiro d. C., do Egipto, em honra de Hermes Trismegistos (Hermes Trs Vezes Grande), personificao do deus egpcio da Sabedoria, Toht. um produto de sincretismo religioso sobre a revelao da sabedoria em funo do renascimento, libertao e redeno da alma. Em dezoito tratados, onde abunda a astrologia, magia, xtase, mstica, meditao, esconde-se um sistema gnstico, sobretudo no primeiro tratado com o nome Poimandres (Pastor dos homens). No se trata de gnosticismo cristo, mas de misticismo neo-platnico, que ter influenciado o gnosticismo cristo e, mais tarde, na Renascena, muitos renascentistas, sobretudo na Itlia de ento. H uma traduo em latim de Marsiglio Ficino, de 1463, e uma ptima traduo e introduo em francs e em quatro volumes de A.-J. Festugire. Asclepius. Originalmente o texto, do sculo segundo, era em grego, mas chegou at ns em latim. O contedo doutrinal refere uma revelao de Hermes a Asclepius, e foi muito usado pelos gnsticos, tambm presente na biblioteca de Nag-Hammadi. Pistis Sophia (F-Sabedoria). Trata-se de quatro obras, do sculo segundo, escritas em copta, que chegou at ns em dois manuscritos do sculo quarto e quinto. uma obra tipicamente gnstica onde Jesus ressuscitado conversa com os seus discpulos, homens e mulheres, sobre a queda e redeno da entidade celestial chamada Pistis Sophia.

Joaquim Carreira das Neves | Gnosis-Gnosticismo. Uma introduo

Nmero 1 (2011) - Narrativas e Mediao | Margem | 109-133 112

113

Os dois livros de Je. A obra vem na Pistis-Sophia com este ttulo. Jesus ressuscitado aparece aos seus discpulos e revela-lhes os segredos do mundo gnstico do alm. Num fragmento suplementar descreve-se o mundo celestial da luz com os seres divinos, entre os quais sobressai Seth, figura icnica das doutrinas gnsticas, como acontece na obra de Nag-Hammadi com o nome As Trs Estelas de Seth. Papiro berlinense 8502. O papiro foi descoberto no sculo XIX, no Egipto, e refere a importncia do Egipto na histria da Gnose. Contm os textos gnsticos: Evangelho de Maria, Apocryphon (Livro Secreto) de Joo e Sophia de Jesus Cristo. As obras tambm aparecem em Nag-Hammadi, com a excepo do Evangelho de Maria. Odes de Salomo. Trata-se de uma pequena coleco de hinos em siraco de mbito doutrinal gnstico. O Padre da Igreja Lactncio, do sculo terceiro, refere-o e igualmente a Pistis-Sophia. Como se trata de hinos (salmos) estabelece-se uma ponte entre a espiritualidade gnstica e crist. Hino da Prola. Do sculo terceiro e da Sria devemos realar o Hino da Prola, que faz parte do apcrifo Actos de Tom. Judas Tom canta o hino numa priso do Egipto para conforto dos prisioneiros. , pois, um bom exemplar da potica gnstica e das ligaes entre o Egipto e a ndia. Na histria parablica, um prncipe do oriente enviado ao Egipto para procurar o tesouro da prola, que no mais do que o mito gnstico da libertao da alma do mundo das trevas para o reino da luz. Mandeus. As comunidades dos Mandeus tm-se estudado muito a partir do sculo XIX, mas continuamos a saber pouco porque h muitos textos por publicar. Segundo Kurt Rudolph, um dos principais estudiosos destas reas, que temos vindo a acompanhar, os Mandeus esto ligados sobretudo ao AT e a sua literatura apareceu pela primeira vez na Europa atravs das descobertas dos portugueses do sculo XVI. Os estudiosos reconhecem cada vez mais o mbito religioso gnstico dos Mandeus. Biblioteca de Nag-Hammadi. A descoberta dos clebres manuscritos de NagHammadi, que vo revolucionar os estudos gnsticos, devem-se a dois irmos muito pobres da aldeia Al-Qasr wa al-Sayyad, que procuravam debaixo da terra fertilizantes para as suas terras. A aldeia situa-se entre Luxor e Assiut. Os dois camponeses, em Dezembro de 1945, em vez de fertilizantes encontraram uma grande jarra com cdices l dentro. A partir daqui, os treze cdices em forma de livros, passaram por uma histria dantesca e rocambolesca onde no faltaram assassinatos. Os cdices foram parar s mos do sacerdote cristo copta da aldeia, depois a um mdico copta do Cairo e, em seguida, s mos do conservador do Museu Copta do Cairo, Togo Mina. Entretanto, em 1947, aparece no Egipto o francs J. Doresse, grande conhecedor do gnosticismo em lngua grega e copta que, pela primeira vez, descobre a antiguidade e importncia do achado. Por esse tempo apareceram mais cdices gnsticos, que foram adquiridos pelo clebre psiquiatra suo Jung, interessado nesta literatura. Depois de muitas peripcias, em 1949, o Governo egpcio apoderou-se de todos os cdices e ficaram dentro duma mala selada at 1956. Em 1961, os especialistas H.-Ch-Puech e A. Guillaume informam a UNESCO da importncia do assunto, pensando desbloquear, desta maneira, a situao. Aparece tambm a pessoa de J. M. Robinson, grande perito na matria, que, sob a sua direco, consegue que o Institute for Antiquity and

Joaquim Carreira das Neves | Gnosis-Gnosticismo. Uma introduo

Nmero 1 (2011) - Narrativas e Mediao | Margem | 109-133 113

114

Christianity da Claremont Graduate School, na Califrnia, edite a primeira verso inglesa com o ttulo The Nag-Hammadi Library in English. A partir daqui, surgiram estudos em todas as lnguas modernas, com edies crticas, estudos exegticos e histricos, comparando os textos de Nag- Hammadi com os Padres da Igreja e com os demais textos gnsticos j conhecidos. Na lngua espanhola sobressaram os investigadores Antnio Piero, Jos Montserrat Torrents e Francisco Garcia Bazn que traduziram todos os textos, com uma longa Introduo Geral, introdues particulares e estudos comparados sobre as doutrinas gnsticas mais significativas a cada escola. Desta traduo saiu a traduo portuguesa, da edio squilo, em 1999. Qualquer leitor portugus tem ao seu dispor uma ptima edio crtica e consequentes estudos. Apresentamos, em primeiro lugar, os treze livros (cdices) e, depois, faremos uma apresentao-introduo sumria das principais doutrinas gnsticas de Nag-Hammadi.
CDICE I (Cdice Jung) 1. 2. 3. 4. 5. Apcrifo (livro secreto) de Tiago. Evangelho da Verdade. Tratado sobre a Ressurreio ou Epstola a Regino. Tratado Tripartido. Orao do Apstolo Paulo.

CDICE II 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Apcrifo (livro secreto) de Joo (verso longa). Evangelho de Tom. Evangelho de Filipe. Hipstase dos Arcontes. Sobre a Origem do Mundo (primeira cpia). Exposio sobre a Alma. Livro de Tom, o Atleta.

CDICE III 1. 2. 3. 4. 5. Apcrifo de Joo (verso breve). Evangelho dos Egpcios. Carta de Eugnosto, o Bem-Aventurado. Sabedoria de Jesus Cristo. Dilogo do Salvador.
Nmero 1 (2011) - Narrativas e Mediao | Margem | 109-133 114

CDICE IV 1. Apcrifo de Joo (verso longa). 2. Evangelho dos Egpcios. CDICE V 1. 2. 3. 4. 5. Carta de Eugnosto, o Bem-Aventurado. Apocalipse de Paulo. Primeiro Apocalipse de Tiago. Segundo Apocalipse de Tiago. Apocalipse de Ado.

CDICE VI 1. Actos de Pedro e dos doze Apstolos. 2. O Trovo, a Mente Perfeita. 3. Ensinamento Autorizado ou Discurso Soberano.

Joaquim Carreira das Neves | Gnosis-Gnosticismo. Uma introduo

4. 5. 6. 7. 8.
115

O Pensamento da Grande Potncia. Plato, Repblica 588-689B. Discurso sobre a Ogdade e a Enada. Orao de Aco de Graas. Asclpio.

CDICE VII 1. 2. 3. 4. 5. Parfrase de Sem. Segundo Tratado de Grande Seth. Apocalipse de Pedro. Ensinamentos de Silvano. As Trs Estelas de Seth.

CDICE VIII 1. Zostriano. 2. Carta de Pedro a Filipe. CDICE IX 1. Melquisedeque. 2. O Pensamento de Norea. 3. Testemunho da Verdade. CDICE X 1. Marsanes. CDICE XII 1. 2. 3. 4. A Interpretao do Conhecimento. Exposio Valentiniana. Allgenes. Hipsifrone.

CDICE XII 1. Sentenas de Sexto. 2. Fragmentos do Evangelho da Verdade. 3. Fragmentos de procedncia desconhecida. CDICE XIII 1. O Pensamento Trimorfo. 2. Sobre a Origem do Mundo (algumas linhas).

O que a Gnose Como vimos, existe em todos os grupos gnsticos o princpio ou a crena da existncia de uma falha ou centelha divina, que caiu do Pleroma divino, origem de todas as coisas, no mundo material de trevas e escurido, de que faz parte o corpo humano. Prisioneira deste mundo inferior, a falha divina suspira pelo regresso sua origem ou morada, que acontece pelo processo da aco da gnose. Muitos autores distinguem entre gnose e gnosticismo. Gnose refere este processo de queda e redeno da falha divina do mundo e do corpo material. Gnosticismo consiste nos diversos sistemas operativos da gnose.

Joaquim Carreira das Neves | Gnosis-Gnosticismo. Uma introduo

Nmero 1 (2011) - Narrativas e Mediao | Margem | 109-133 115

Ireneu de Lio escreveu: O homem espiritual redimido atravs do conhecimento []. A perfeita redeno consiste no prprio conhecimento da grandeza divina6. O bispo opunha a gnose-conhecimento do processo operativo da redeno da falha divina, encarcerada no corpo, teologia ortodoxa crist da graa e da f.
116

Segundo o especialista Antnio Piero: Assim entendida, a gnose nasce da angstia inerente condio humana e pertence ao esforo comum e essencial de muitos movimentos espirituais idealistas. Representa uma sensibilidade metafsica essencial e , no fundo, uma tentativa de compreenso das relaes homemdivindade. Geralmente, o desejo desse conhecimento como uma nostalgia das origens e procede do anseio humano para alcanar a unidade do conhecer e do ser, do desejo de fuso do homem com o Ser por antonomsia, do qual acredita proceder7. Neste sentido, os gnsticos comeam por mergulhar na fenomenologia da filosofia platnica ao apresentar as formas das entidades (Ideias) do mundo humano como reflexo das formas celestes que existem no seio da divindade. Este processo especulativo abrange, portanto, todo o universo humano e divino e suas relaes: Deus mundo homem queda redeno. O homem passa por uma tragdia (diferente de drama) de ser, ligado a Deus e longe de Deus, cado do Plroma divino (Deus a-pessoal) e submerso na escurido, filho de Deus e filho das trevas, em busca da sua origem. Esta busca faz-se pela gnose. fcil concluir que esta tragdia, pelo menos nalguns sistemas gnsticos, comea por se apresentar como uma luta titnica em parmetros dualistas. Assim acontece com o maniquesmo que defende os dois princpios originais, iguais e contrapostos, da Luz e das Trevas, do Bem e do Mal, da Matria e do Esprito. Mas as escolas gnsticas mais avanadas partem de um monismo em que o Plroma, o Uno, o Bem, o Pai, o Transcendente, por um processo complicado engendra indirectamente o princpio do Mal, ou melhor, a Deficincia, o Erro, a partir do qual se gera o universo. Esta concepo do todo como um contnuo (em processo de degradao) de raiz estica. Em alguns grupos, o combate entre os dois Princpios, o bom e o perverso, pode dar-se j no mbito do divino. Para todos, pelo menos o cosmos visvel e o homem vem-se governados pela luta desses dois Princpios, o Bem e o Mal, a Matria e o Esprito, a Luz e as Trevas. Geralmente, os sistemas gnsticos pensam em termos dualistas s segundo a ordem regular, ou seja, no mbito do universo, de fora da divindade: a matria na qual vive o homem e o seu prprio corpo a ltima e perversa escala do ser e ope-se ao mundo do esprito. Este pensamento, secundariamente dualista, manifesta-se na cosmologia, na antropologia e na soteriologia8. Escola gnsticas As escolas ou famlias gnsticas distinguem-se fundamentalmente em dois grupos. Os no-dualistas, situados na Sria e Egipto, que incluem Basilides e Valentim, defendem que a queda da alma devida prpria divindade, e no a qualquer agente externo. Os dualistas, situados no Iro, cujos expoentes so os maniqueus e os mandeus, defendem o dualismo ontolgico onde coexistem ab aeterno o bem e o mal, a luz e as trevas.
6 7 8

Adv. Haer. I 21, 4. Idem, Ibidem, p. 43. Antnio Piero, Ibidem, 45-46.

Joaquim Carreira das Neves | Gnosis-Gnosticismo. Uma introduo

Nmero 1 (2011) - Narrativas e Mediao | Margem | 109-133 116

117

Para quase todas as famlias gnsticas, a alma confunde-se com a Sabedoria (gnosis), da qual provm o mundo material, que um produto da sua ignorncia. O Criador actual do mundo da descendncia da Sabedoria, chamado o Demiurgo, geralmente com o nome de Ialdabaoth (Jahv + Sabaoth). O mundo est sob a sujeio dos arcontes (dirigentes) que procuram a todo o custo reter a pequena falha divina da luz prisioneira no corpo. Por isso o Redentor, que Jesus, veio ao mundo para apresentar a sua identidade atravs da sua mensagem para quem o quer ouvir obedientemente. S os gnsticos que o ouvem e aproveitam da sua sabedoria e, assim sendo, so salvos e regressam sua ptria primitiva, o Plroma, enquanto que os no gnsticos sero destrudos na guerra csmica e apocalptica9. Como fcil de ver, o centro da vida espiritual gnstica no reside na f, mas no conhecimento secreto, na tal gnosis dos que ouvem a Sabedoria do Demiurgo e Redentor. O Deus bom permanece totalmente separado do mundo, que no foi criado por ele, e a revelao gnstica exclusiva de um pequeno grupo de eleitos. A histria e o mundo nada representam como locus theologicus, mas apenas a gnose. Marcio Segundo Marcio, o Deus do AT inimigo do verdadeiro Deus e, por isso, a igreja crist no passa duma igreja de conspiradores e mentirosos. Marcio estabeleceu pela primeira vez o verdadeiro cnone da Bblia, rejeitando todo o AT, e aproveitando do NT apenas algumas partes do evangelho de Lucas e de algumas cartas de Paulo. Como escreveu Ireneu de Lio, Marcio persuadiu os seus discpulos que ele era mais digno de f do que os apstolos que transmitiram o evangelho10. Marcio ope o Deus da Lei ao Deus da salvao, servindo-se, para tanto, do pano de fundo da dialctica da soteriologia paulina entre a Lei e a F que, em Marcio, correspondem a dois entes divinos opostos. Mesmo assim, o Deus bom, que nada tem a ver com este mundo, enviou o seu filho Jesus ao mundo como salvador e redentor, mas o corpo de Jesus era uma iluso, tal como afirmavam, antes de Marcio, todos os docetas. Paradoxalmente, Jesus morre na cruz para nos redimir da maldio da Lei (Gl 3, 13), isto , para redimir as almas prisioneiras do corpo que, ao contrrio dos outros sistemas gnsticos, no foram criadas pelo Deus do Plroma, mas pelo falso Deus criador. Por isso, tanto o corpo como a alma partilham do mal do Cosmocrator. Tambm ao contrrio dos outros gnsticos, que ensinavam que a nossa verdadeira morada reside em Deus, Marcio defende que a nossa morada se situa neste mundo mau do Deus Criador.
Assim sendo, a humanidade est totalmente corrompida, e s pode ser salva atravs da misericrdia e total beneficincia do verdadeiro Deus que interveio a nosso favor enviando-nos Jesus, ensinando os que tm ouvidos para ouvir e, assim, transformarem as suas almas ms11.

Valentim Ao contrrio de Marcio, Valentim entra em grandes especulaes de tipo mitolgico na medida em que, segundo ele, o Plroma formado pelo menos por
9

Ver WAPNICK, Kennet - Love Does Not Condemn. The World, the Flesh, and the Devil According to Platonism, Christianity, Gnosticism, and A Course in Miracles. New York: Foundation for A Course in Miracles, 1988. 10 Adversus har. I, 27. 2. 11 Kennet Wapnick, Ibidem, p. 32.

Joaquim Carreira das Neves | Gnosis-Gnosticismo. Uma introduo

Nmero 1 (2011) - Narrativas e Mediao | Margem | 109-133 117

118

quinze pares de ons ou emanaes, mas no se sabe se Deus existiu antes das emanaes ou se os ons coexistem com ele desde o princpio. O ltimo on a Sabedoria que cai neste mundo para procurar conhecer o Pai desconhecido e jamais conhecvel que, nessa lgica, acaba por criar este mundo como o Pai tambm cria. Como resultado, cria o mundo material atravs do Demiurgo, o tal Ialdabaoth, que arrogante e ignorante. Com este erro ou loucura da Sabedoria entrou a desarmonia no Plroma, e ento o Pai vai criar um par a mais de ons, o Cristo e o Esprito Santo, que reconduz a Sabedoria louca e errante harmonia primitiva. E assim se distingue a Sabedoria superior da inferior. A Sabedoria inferior necessita da salvao e Jesus enviado como fruto perfeito do Plroma para repor a harmonia salvadora atravs do conhecimento, que corrige a ignorncia original. Consoante a Sabedoria se processa dum estado mais baixo a um mais perfeito, assim nascem os trs mundos: o hlico, o mundo material e corporal, o psquico ou mental, j fruto do arrependimento da Sabedoria, e o pneumtico ou espiritual, fruto da Sabedoria totalmente purificada. Estes trs mundos correspondem aos trs estdios das pessoas, e s os gnsticos atingem o mundo pneumtico. Mani Mani condivide com o gnosticismo normal o dualismo entre o esprito e o corpo, a luz e as trevas, e a salvao consiste em retirar a luz da escravido das trevas. Para ele, a luz e as trevas existem desde o princpio, ao contrrio do sistema valentiniano. Entre os dois mundos opostos, as trevas levam a melhor, razo porque o Deus da luz responde criando seres, dos quais sai Ormuzd, o homem primitivo. Ormuzd combate contra as trevas, que levam a melhor, e abandona a sua alma adormecida. Em resposta, o Deus da Luz envia o Esprito vivificador para despertar o Ormuzd adormecido, aco que bem-sucedida, mas a alma continua prisioneira nas trevas. Ento, o Esprito vivificador cria o mundo material de partculas ao mesmo tempo de luz e trevas para poder libertar a alma, o que acaba por acontecer na roda csmica do Zodaco. Mas as trevas no desanimam e inventam um plano para enganar a luz por mais algum tempo. Este plano consiste na sexualidade que envolve as sementes da luz e das trevas que, uma vez fertilizadas, do nascimento s plantas e ao mundo animal. O auge deste plano est na criao do homem e da mulher (Ado e Eva) atravs de dois demnios escolhidos pelas trevas. O sexo tem como finalidade assegurar as almas a permanecerem prisioneiras dos corpos atravs do processo da procriao. Mas o Jesus Esplendor (no a figura histrica de Jesus, mas a mitolgica) ope-se a tal plano, na medida em que enviado para iluminar a alma do homem atravs do conhecimento da luz, que o esprito, oposto s trevas ms do corpo. E assim se realiza o plano redentor da alma, despertando-a para a luz. E se tal no acontece com a morte, a alma deve retornar continuamente ao corpo at sua redeno final. por isso que a humanidade precisa de mensageiros de luz para ajudarem as almas a libertarem-se, isto , a acordarem para a luz. Tais mensageiros so os grandes profetas da histria, comeando por Seth e No, os santos homens do AT, como tambm Buda, Zoroastro, Jesus, Paulo e, finalmente, Mani, que o ltimo dos profetas e a consumao de todas as religies do passado. Depois dele, no h outro12.

12

Ibidem, p. 36s.

Joaquim Carreira das Neves | Gnosis-Gnosticismo. Uma introduo

Nmero 1 (2011) - Narrativas e Mediao | Margem | 109-133 118

Setianos Ao tratarmos dos Setianos, no estamos perante um nome de mestre do gnosticismo, mas duma escola que usa muito o nome de Seth, terceiro filho de Ado e Eva (Gn 4, 25-26), com toda a sua simblica.
119

Em Nag-Hammadi encontrou-se, inclusivamente, uma obra dedicada a Seth, chamada As Trs Estelas de Seth. Trata-se de trs estelas (documentos) em forma de hinos de bno. A primeira estela comea assim:
A revelao de Dositeu13 de As trs estelas de Seth, o pai da raa vivente e imutvel. As que viu e conheceu. E tendo-as lido memorizou-as e transmitiu-as, assim como so, aos eleitos, de acordo como estavam escritas naquele lugar. Muitas vezes fui associado para dar glria juntamente com as potncias e fui considerado digno por elas das Grandezas incomensurveis. Por outro lado, deste modo como apresentam a: A primeira estela de Seth. Abenoo-te, Pai Geradama [Ado Primordial, mistura do grego gern com o hebraico Adam), eu que sou o teu prprio filho, Emmach Seth, a quem geraste de maneira no procriadora para louvor do nosso Deus, porque eu sou o teu prprio filho. E tu s o meu Intelecto, meu Pai. E eu, por um lado, procriei e gerei, ma[s] tu [vis]te as Grandezas e s [er]guido e imortal. Abenoo-te, [Pa]i, abenoa-me, Pai. Por tua causa sou, por causa de Deus s, por tua causa estou prximo dele. s luz vendo Luz, revelaste as luzes. s Miroteia, s Miroteu [em grego Moirothea/Moirothes, que significa parte divina]. Abeoo-te como um Deus. Abenoo a tua divindade. Grande o bom Auto-gerado erguido!, O primeiro Deus erguido! Vieste bondosamente, revelaste-te e manifestaste-te bondosamente. Proclamarei o teu Nome, porque s um primeiro Nome. s um no procriado. () s uma parte de Deus (moirothes). Abenoo o seu poder que me concedeu, o que fez as masculinidades, que realmente so trs vezes masculinas. O que se dividiu na pntada; o que nos foi concedido triplamente como poder; o que se gerou de maneira no procriadora; o que proveio da eleio, por causa daquele que caiu, indo para o Meio. Tu s um Pai que procede de um Pai. Uma palavra que vem de um mandato. Abenoamos-te, Triplo Varo, porque reuniste o Todo com o auxlio de todos, porque nos deste poder. Provieste do Uno atravs do U[no], saste, voltaste ao Uno. Sal[vas]te! Salvaste! Tu, que ests coroado!, Tu, que coroas!

A segunda estela tem por sujeito activo o primeiro on, Barbel, e comea assim:
Grande o primeiro on, Barbel14, Virgem masculina!, Glria primeira do pai invisvel, a quem se chama perfeito! Tu viste no princpio que o que realmente preexiste carece de essncia e que a partir dele e por ele preexististe eternamente. Inessencial proveni[ente] do Uno, indivisvel triplo [po]der, s triplo poder, [s uma] mnada grande proveniente de [uma m]nada pur[a]. s uma mnada eleita, Sombr[a] primeira d[o] Pai Sa[n]to,

13

Dositeu o recipiendrio da revelao, relacionado com a religio samaritana que v em Seth o depositrio de uma tradio admica ininterrupta. 14 A etimologia de Barbel insegura. H as seguintes possibilidades: do hebraico arbh (quatro), ou ttrada divina; do aramaico barbal: o esprito resplandece; ainda do aramaico bar Baal: filho do Senhor.

Joaquim Carreira das Neves | Gnosis-Gnosticismo. Uma introduo

Nmero 1 (2011) - Narrativas e Mediao | Margem | 109-133 119

Lu[z] proveniente de Luz, abenoamos-te, Geradora perfei[t]a, Criadora de ons! ()15.

120

O que est em causa, neste emaranhado de conceptualizao, a compreenso do Pai Uno que se revela, por um lado como Uno e, por outro, como multiplicidade. O autor reconhece claramente que o Um supera a unidade como sua concepo e que esta concepo escassa e vazia de determinaes individuais multiplicidade potencial com determinaes, por isso, para que permanea como , necessrio, por um lado, que o Uno se abra inteno de conhecer-se, e, por outro lado, que no degrade essa inteno em conhecimento inteligvel. A identidade cognoscitiva do acto generativo , ao mesmo tempo, acto regenerativo da soluo. A autoconscincia divina , na realidade, tentativa auto-consciente: una e distinta no prprio Deus. Volta-se, ento, atravs da tcnica filosfica do platonismo pitagorizante, ao pitagorismo, para mostrar com isto as limitaes do pensamento de Plato e corrigir os defeitos da interpretao plotiniana16. Deus (Teologia e Teogonia) DEUS dualista Nos sistemas dualistas, Deus (Luz, Plroma) pr-existente juntamente com a Treva. Assim acontece no Zoroastrianismo da Prsia (1000 a. C.), em Poimandres e, de modo mais sistemtico, em Mani e maniquesmo posterior. A Treva chamada, na Prsia, Ahriman e Iblis (do grego diabolos). Na Sria aparece como Hyle, palavra grega que significa Matria. No existe conflito entre as duas entidades co-eternas. Como reza um Salmo maniqueu nos Salmos de Tom:
Quando o Esprito Santo apareceu revelou-nos o caminho da Verdade e ensinou-nos que h duas Naturezas, a da Luz e a das Trevas, separadas uma da outra desde o princpio. O Reino da Luz, por outro lado, consiste em cinco Grandezas, o Pai e os seus doze Eons e os Eons dos Eons, o Ar Vivo, a Terra da Luz; o grande Esprito, que sopra neles, alimenta-os com a sua Luz. Mas o Reino das Trevas consiste em cinco depsitos, o Fumo e o Fogo, o Vento, a gua e a Treva; o seu Conselho introduz-se neles, move- os e impele-os a fazer guerra uns contra os outros.

Noutros textos, a divindade suprema chamada Plroma (Plenitude), isto , a plenitude da divindade. o Uno tornado Plenitude na medida em que gera eternamente Eons ou entidades intradivinas, espelho desse Uno. No existe unidade entre os gnsticos quanto ao modo de expressar como se constitui este Plroma. Para certos sistemas, como os sethianos de Nag Hammadi, a concepo do Plroma no supe em absoluto que as entidades emanadas da Divindade que nele se distinguem tenham uma autntica realidade em si mesma (isto , que sejam autnticas hipstases ou entidades divinas subsistentes), mas so, sim, meros modos ou disposies da divindade, meros modos da sua projeco para o seu exterior. Nesta concepo, a unicidade do Deus nico aparece ntida e clara. Noutras concepes gnsticas, o Plroma no consiste em disposies modais da Divindade, mas os seres divinos desenvolvidos ou gerados pelo Primeiro Princpio
15 16

Antnio Piero, Ibidem, Vol. I, p. 248-251. Idem, p. 244.

Joaquim Carreira das Neves | Gnosis-Gnosticismo. Uma introduo

Nmero 1 (2011) - Narrativas e Mediao | Margem | 109-133 120

Deus, portanto, como Luz inacessvel, espelha-se e rev-se em Eons de Eons, que variam consoante as escolas. Tanto so chamados Ar Vivo, terra da Luz, como Pensamento, Paz, Silncio. Outro tanto se diga do Reino das Trevas com o seu Conselho metido nas profundezas da Terra.

121

so autnticas substncias ou hipstases. () O nmero de ons varia de sistema para sistema. No valentinismo so trinta, e aparecem aos pares, que, por sua vez, engendram outros, formando a Ttrada, a Ogdada ou a Duodcada primordiais. importante assinalar que no sistema valentiniano abundante o uso de metforas sexuais para expressar a emanao ou gerao intradivina de ons. Geralmente, para o gnstico s o par, ou o andrgino, o perfeito. Provavelmente em consequncia de uma observao do que se passa no mundo, e em especial da gerao corprea, reflexo da celeste, chega o gnstico convico de que a individualidade no o perfeito. De facto, o prprio Transcendente tem o seu par, Pensamento, Voz ou Silncio, etc. No gnosticismo, esta concepo dualista denomina-se lei dos cnjuges, dos casais ou sizgias (do grego syzyx)17. Mas entre o dualismo e o monismo intradivino h uma variante que apresenta Deus como um composto de um princpio de Trs Razes: Luz, Escurido e Esprito, bem patente, em Nag Hammadi, na obra Parfrase de Sem:
A parfrase de Sem. A parfrase que foi sobre o Esprito no-gerado. A mim, Sem, revelou-a Derdequeia [do hebraico dardaka, Filho varo, Filho da Grandeza] de acordo com a vontade da Grandeza. () Havia Luz e Escurido e o Esprito no meio delas. Uma vez que a tua raiz caiu no esquecimento (e) este era o (estado) do Esprito no-gerado, estou a mostrar-te o que rigoroso sobre os poderes. A Luz foi pensada plena no escutar a palavra. Estavam unidos numa ideia nica. E a escurido era vento nas guas, [ainda que] possuindo o intelecto envolvido com um fogo agitado. E o Esprito que est no meio deles era uma luz tranquila e humilde. So estas as trs razes. Reinavam cada uma em si mesmas, ss, e cobriam-se entre si, cada uma com o seu poder. A Luz, no entanto, uma vez que possua um grande poder, conheceu a ruindade da Escurido e a sua desordem, porque a raiz no era recta. A irregularidade da Escurido, no entanto, no tinha faculdade perceptiva, ou seja, (cr que) no h nenhum acima dela (Par. Sem, I, 1-2).

DEUS no-dualista Valentim considerado o maior mestre entre os gnsticos, e o seu sistema o mais completo em metafsica teolgica da gnose, mas da obra do mestre conhecemos pouco. A novidade consiste em ultrapassar o sistema dualista do bem e do mal, da luz e das trevas, para estabelecer uma metafsica teolgica interna ao Plroma. O bem e o mal no provm de identidades co-eternas em luta aberta, mas dum processo psicolgico interno ao mundo do homem proveniente de Deus. A Luz divina no foi aprisionada no corpo mortal do homem, que a vive independente da Luz divina e primordial. Foi a mesma Luz primordial e divina que quis a queda da alma no corpo material e inferior; a queda um acontecimento desejado pela Luz, interno, portanto, ao sistema epistemolgico da gnose. A matria e o seu universo so, realmente, fruto duma queda e, como tal, so trevas, deficincia, aberrao. O mundo um epifenmeno deste erro fundamental psicolgico; a cosmogonia funde-se na psicologia. No estamos perante substncias ontolgicas de entidades divinas mas de funes do Ser supremo. Se a queda um processo interior Mente do Plroma, sobretudo ao on Sofia, a redeno desta queda consiste em corrigir este erro interno mente e, assim, corrigir o mal do mundo. Numa palavra, o problema do mundo consiste no estado psicolgico da sua ignorncia (ou do seu esquecimento) em relao sua origem, e o princpio da salvao consiste no conhecimento que repara a ignorncia. A antropologia e cosmologia valentinianas uma sinfonia gnstica ao dualismo ontolgico de Plato:
17

Antnio Piero, Ibidem, Vol. I, p. 12.

Joaquim Carreira das Neves | Gnosis-Gnosticismo. Uma introduo

Nmero 1 (2011) - Narrativas e Mediao | Margem | 109-133 121

as Ideias eternas, puras e divinas, acabam por se confundir com a matria. A imperfeio (matria e multiplicidade) procede da perfeio (Ideias eternas e puras do Uno), j que, segundo o Timeu 48, o mundo uma mistura ou combinao da necessidade e inteligncia.
122

O seguinte texto sobre o on Sofia, proveniente da obra Apcrifo de Joo, um dos tratados mais completos do corpus de Nag Hammadi, da escola valentiniana, pode iluminar-nos sobre todo este processo:
A Sabedoria, que era um on, concebeu no seu interior um pensamento, uma reflexo acerca do Esprito invisvel e da prescincia. Desejou manifestar-se numa imagem sada de si mesma sem o querer do Esprito, que no o consentia, e sem o seu consorte, que no dava a sua aprovao. E ainda que no o consentisse a sua personificao masculina, e sem ter obtido o seu acordo, e apesar de o ter premeditado sem o consentimento do Esprito e de no contar com o acordo (da sua parte masculina), ela seguiu adiante. Uma vez que havia nela uma potncia invencvel, o seu pensamento no permaneceu inactivo e a partir dela manifestouse uma obra imperfeita e diferente da sua forma, porque a tinha criado sem o seu consorte. No se parecia nada com a figura da sua me, mas tinha uma outra forma. Logo que viu a obra desejada, esta transmutou-se na figura de um estranho drago com rosto de leo, de olhos resplandecentes como relmpagos. Lanou-o para longe dela e daquele lugar a fim de que nenhum dos imortais o visse, porque o tinha criado em ignorncia. Envolveu-o numa nuvem luminosa e colocou-o num trono no meio de uma nuvem para que ningum o visse excepto o Esprito Santo, que chamado a me dos viventes. E deu-lhe o nome Ialtabaot. Este o primeiro arconte. Recebeu da sua me uma grande potncia e afastou-se dela e abandonou os lugares em que tinha sido criado. Robusteceu-se e criou para si outros ons resplandecentes de fogo luminoso. Ainda ali se encontra. (Ap. Joo II, 9, 26-32).

Uma vez que todos, tanto deuses do mundo como seres humanos, dizem: nada existe antes do caos, vou demonstrar que todos se enganam ao ignorar [a composio] do caos e sua raiz. Esta , pois, a demonstrao. Ainda que parea que todos os homens estejam de acordo, em relao ao caos, ao afirmar que se trata de uma coisa obscura, (h que dizer que) o que se passa na realidade que provm de uma sombra e foi denominado assim: obscuridade. Ora, a sombra um ser que procede de uma obra que existe desde o princpio, logo bem claro que (esta obra) existia antes do gnesis do caos e que o caos posterior primeira obra. Penetremos agora na verdade, o que equivale a examinar a primeira obra, aquela da qual procedeu o caos. Desta maneira tornar-se- manifesta a demonstrao da verdade. Uma vez que a natureza dos seres imortais terminou o seu processo de procedncia do que infinito, aconteceu que uma semelhana emanou da Pistis; chamam-na

Joaquim Carreira das Neves | Gnosis-Gnosticismo. Uma introduo

Nmero 1 (2011) - Narrativas e Mediao | Margem | 109-133 122

Sofia a mais nova dos ons do Pai, constitudos de macho e fmea. Mas Sofia no tem consorte e quis emanar (procriar), por sua vez, sem consorte, imagem do Pai. Foi esta a loucura da Sofia na mitologia da criao valentiniana porque o on ou substncia que saiu dela uma substncia incompleta que afecta toda a humanidade. Este processo da loucura da Sofia aparece igualmente na obra Sobre a Origem do Mundo, que tem por finalidade provar que o caos no coeterno com a divindade:

Sofia. Esta semelhana experimentou uma vontade e passou a ser uma obra semelhante luz primordial. Acto contnuo, a sua vontade manifestou-se como uma semelhana do cu que possua uma inconcebvel grandeza. Encontrava-se no espao intermdio entre os imortais e os seres que vieram depois deles, com figura [de cu]. Era como um vu que separava o gnero humano das realidades superiores.
123

O on da verdade no tem qualquer sombra no seu exterior, porque a luz sem limite est no omnipresente. Mas o seu exterior uma sombra, qual chamam escurido. A partir dela uma potncia manifestou-se sobre a escurido. A esta sombra, as potncias que vieram posteriormente chamaram-na caos infinito. [Todo o tipo] de divindade fluiu deste caos [] com o lugar inteiro, deste modo tambm [a sombra] veio depois da primeira obra. Manifestou-se precisamente no abismo, a partir da Pistis que j mencionmos. Ento, a sombra apercebeu-se de que havia algum mais poderoso do que ela e ficou com inveja. E depois de se ter emprenhado ela a si prpria, acto contnuo, gerou a inveja. Manifestou-se desde esse dia o princpio da inveja entre todos os ons e seus mundos. Esta inveja tornou-se um aborto carente de esprito. Foi com as sombras imersas numa extensa substncia aquosa. Ento, o fel que tinha surgido da sombra foi lanado para um lugar particular do caos. Desde esse momento manifestou-se uma substncia de gua e o que tinha fludo dentro dela esparramou-se manifestando-se o caos. (). Uma vez que estas coisas aconteceram, veio a Pistis e manifestou-se sobre a matria do caos, a que tinha sido expulsa como um aborto e carecia de esprito. Era, efectivamente, uma escurido infinita e uma gua sem limites (II, 97-99)18.

Mundo (cosmologia e cosmogonia) Com a exposio dos pressupostos gnstico sobre Deus, fcil depreendermos que o mundo (a cosmologia tornada cosmogonia) csmico e corporal fruto de uma escala descendente que vai da divindade criadora ao mundo corporal. O mundo e os humanos so fruto da loucura da Sabedoria. O mito clssico valentiniano, transmitido por Ireneu, assinala em termos poticos como a Sabedoria, j redimida pelo on Salvador, est j formada e capaz de entender o Pai, mas, ao mesmo tempo, vazia de Cristo/Logos que a tinha deixado. Lana-se, ento, a Sabedoria inferior em busca dessa luz que a tinha abandonado (no fundo procurava a luz do Transcendente), mas no pde alcan-la por causa do impedimento do Limite. Ao no poder ultrapassar este, por continuar entrelaada com a sua paixo e ao ficar abandonada no exterior do Plroma, a Sabedoria caiu em todo o tipo de paixes, multiformes e variadas, incluindo a converso. Destas paixes (tambm divinas!) nasce a primeira matria, primordial e inteligvel, no sensvel. Da sua converso tem origem o chamado Demiurgo. As outras coisas nasceram do seu temor e da sua tristeza. Das lgrimas da Sabedoria proveio toda a substncia hmida; do seu riso, a sabedoria luminosa; da sua tristeza e do seu torpor, os elementos corporais do mundo. Devemos insistir que esta matria primordial no o mundo corpreo. O mundo visvel ser criado posteriormente pela Sabedoria de modo indirecto, graas ao Demiurgo19.

18 19

Antnio Piero, Vol. I, Ibidem, p. 365-66. Antnio Piero, I Vol., Ibidem, p. 67.

Joaquim Carreira das Neves | Gnosis-Gnosticismo. Uma introduo

Nmero 1 (2011) - Narrativas e Mediao | Margem | 109-133 123

124

Este demiurgo, em todas as correntes gnsticas, um ser divino inferior. Ele acontece por necessidade de preservar o Transcendente/Deus/Plroma de qualquer contacto com a criao m e de qualidade inferior, sempre misturada matria. O demiurgo uma emanao de Deus, mas no Deus e, por isso, excepto no maniquesmo, a criao no acontece como sistema dualista mas ligado a Deus pelo demiurgo. Nesta qualidade de ser, a matria, o corpo, o mundo, sempre um produto da Deficincia, que se confunde tambm com o Mal. Como se l na obra de Nag-Hammadi, Sobre a Origem do Mundo:
Pistis Sofia desejou que aquele ser carente de esprito se configurasse com uma semelhana e que dominasse sobre a matria e todas as suas potncias. Acto contnuo manifestou-se em primeiro lugar num arconte sado das guas, parecido com um leo e andrgino, possuidor de um grande poder, mas ignorante de onde procedera. Quando Pistis Sofia o viu no fundo das guas, movendo-se, disse-lhe: Rapaz, atravessa at aqui; esta a interpretao de Ialdaaot. Desde esse dia manifestou-se o princpio da linguagem, que alcanou os deuses, os anjos e os homens20. O que distingue o sistema gnstico dos no-gnsticos a sua viso sobre o mundo. Na viso gnstica impera o anti-mundo j que o mundo fsico no provm de um Deus verdadeiro, mas de um princpio inferior consubstanciado na queda da unidade perfeita da divindade. Nada do que real ou bem existe fora do Plroma celestial. Na Hipstase dos Arcontes de Nag-Hammadi, o mundo fruto das potestades da obscuridade que se opem e se separam do Pai da Verdade: Falando sob a inspirao do Pai da verdade, o grande apstolo [Paulo] transmitiunos o seguinte ensinamento acerca das potestades da obscuridade: A nossa luta no contra a carne e o sangue, mas sim contra as potestades do mundo e contra os espritos do mal (Ef 6, 12). O seu chefe cego. [Impulsionado pela sua] potncia, pela sua ignorncia e pelo seu orgulho [] disse: Eu sou deus, e nenhum h [fora de mim]. Ao dizer isto, pecou contra [o todo]. E esta palavra chegou at Incorruptibilidade. Ento, da Incorruptibilidade surgiu uma voz que disse: Erras, Samael21 ou seja, o deus dos cegos. Os seus pensamentos tornaram-se cegos. Lanou a sua potncia ou seja, a blasfmia que tinha dito e foi perseguido por Pistis Sofia para baixo, para o caos e para o abismo, que a sua me. E ela instalou cada um dos filhos dele de acordo com aquela potncia e de acordo com a figura do on superior. Porque h que saber que as coisas manifestadas surgiram das coisas escondidas.
Nmero 1 (2011) - Narrativas e Mediao | Margem | 109-133 124

Este Samael, deus dos cegos, que origina o mundo, chamado noutros livros Sakla e Yaldabaot. A matria e o mundo, portanto, so um fruto duma actividade negativa, em ltimo caso, da loucura da Sofia, sobretudo entre os valentinianos. Este mundo uma pardia do mundo da luz. Esta pardia narrada, na obra Sobre a Origem do Mundo, numa aluso indirecta ao livro bblico do Gnesis, da seguinte maneira:
Depois o arconte reflectiu na sua natureza e atravs da palavra criou um andrgino, abriu a sua boca e glorificou-se diante dele. Quando os seus olhos se abriram viu o seu pai e disse-lhe: I. E o seu pai chamou-lhe Ia. Depois criou o segundo filho e glorificou-se diante dele.
20 21

Sobre a Ordem do Mundo, 100, 9-19 - em Antnio Piero, Ibidem, p. 367. Segundo a nota de rodap na edio de Antnio Piero, Vol. I, p. 348, Samael a deformao (j testemunhada em Ascenso de Isaas 1, 11) da palavra hebraica semel, que, a partir de Ezequiel (cf. 8, 3-6), designa o dolo antagonista de Yahv (semel da inveja).

Joaquim Carreira das Neves | Gnosis-Gnosticismo. Uma introduo

125

E quando os seus olhos se abriram disse ao seu pai: E. E o seu pai chamou-lhe Eloai. Depois criou o terceiro filho e glorificou-se diante dele. Ele abriu os olhos e disse ao seu pai: As. E o seu pai chamou-lhe Astafeu. Estes so os trs filhos do seu pai. Sete foram os que se manifestaram a partir do caos, e eram andrginos. Tinham o seu nome masculino e o seu nome feminino. (Yaldabaot) [o seu nome feminino] Pronoia Sambatas, ou seja, a hebdmada. Quanto quele filho (do arconte) chamado Ia, tem como nome feminino Dominao (provavelmente Kyriots). Sabaot: o seu nome feminino Divindade. Adoneu: o seu nome feminino Realeza. Eloeu: o seu nome feminino Inveja (ou Cime). Oreu: o seu nome feminino Riqueza. Astafeu: o seu nome [feminino] Sofia22.

Por tudo isto, o mundo cosmognico da criao, nos gnsticos, complexo como todos os demais tratados, mas depende essencialmente das Ideias de Plato que degeneram na multiplicidade do mundo material, de sombra e iluso, e da mitologia do AT, no livro do Gnesis, atravs do demiurgo Ialdabaot e Achamot (Sofia). A Sofia superior despeja os seus sentimentos de vaidade na Sofia inferior que se traduzem em criao material e corporal. O Deus Jahv da Bblia parodiado e denegrido por este processo de ironia subtil. Pelo menos esta a viso de Ireneu de Lio em Adversus Haereses I. 4. 5-5.1. No esquema valentiniano, que responde de maneira mais perfeita a todos os outros esquemas, existem os quatro seguintes escales na hierarquia das realidades: 1) O Plroma Superior; 2) A Sofia inferior (Ogdada, Achamot), Me, que deseja a redeno do inferior para o superior; 3) O Lugar do Meio, entre o superior e o inferior, residncia do filho-demiurgo da Sofia (me) superior; 4) O universo material nomeado, por vezes, com o nome hebraico Hamakom (que significa Lugar), correspondente ao Deus do AT. A este mundo corresponde o tempo que, no platonismo, o espelho das Ideias Eternas e a imagem em movimento da eternidade. No classicismo grego, o mundo fsico era um deus vivo que reflectia a natureza eterna e imutvel do princpio Supremo no-material, isto , o Deus ou Ideia Suprema do Bem. Mais tarde, na Idade Mdia, a chamada escola franciscana de S. Boaventura, cristianiza esta linha filosfica e teolgica, onde sobressai o livro de S. Boaventura, de acordo com esta linha, Itinerarium Mentis in Deum.. No mundo gnstico, o tempo um meio e instrumento dos arcontes controlarem as almas aprisionadas. O tempo corresponde ao estado de ser das almas a viverem num mundo de degradao. Na gnose valentiniana, o tempo uma imitao distorcida da eternidade que pertence aos ons do Plroma. O tempo o espao mundano em que os erros acontecem. A salvao no acontece no tempo histrico porque a histria, ao contrrio da Bblia, no o locus theologicus de vida e salvao; pelo contrrio, mundo e tempo, so o locus da queda. A vida corresponde deficincia, escurido e trevas. Enquanto que para os gregos, o tempo circular e para a Bblia linear, para os gnsticos um aprisionamento,
22

Antnio Piero, Ibidem, p. 367-68.

Joaquim Carreira das Neves | Gnosis-Gnosticismo. Uma introduo

Nmero 1 (2011) - Narrativas e Mediao | Margem | 109-133 125

um tempo mdio, enquanto no surgir a redeno da alma para o tempo superior das origens do Plroma atravs do conhecimento gnstico. O tempo funde-se na experincia como degradao pr-gnstica e redeno gnstica. Homem (Antropologia e antropogonia)
126

O homem constitudo de corpo (carne), fsico, psquico e esprito, maneira da antropologia grega. Tanto o corpo como o psquico so elementos constitutivos do homem no-divino, que necessitam de redeno. O psquico situa-se entre o corpocarne e o esprito. No h um dualismo ontolgico de opostos, mas uma situao de queda do superior para o inferior. A salvao, como temos visto, consiste em resgatar o esprito, prisioneiro do corpo. A morada do esprito no a do corpo, mas a do Plroma superior que o corpo e o psquico ignoram. A passagem da ignorncia para a verdade s se faz pela gnose e no pela f. Nesta situao, o eu espiritual uma prola no meio da lama, isto do corpo, que necessita de sair desta caverna platnica para a luz do Plroma. A caverna da lama, ltimo estdio da descida csmica e corporal da loucura da Sofia funde-se com tudo o que sexo. Nesta lama e neste corpo, como vimos, subsiste a falha divina que deseja regressar sua verdadeira morada, a da Luz. Foram os senhores ou os arcontes do mundo, a mando do demiurgo Ialdabaot, que assim criaram o corpo para priso da falha divina. A obra de Nag-Hammadi, Sobre a Ordem do Mundo, que j citmos vrias vezes, descreve o homem espiritual desta maneira: Logo que viu a semelhana da Pistis nas guas, o primeiro criador afligiu-se muitssimo, quanto mais ao escutar a sua voz, que se parecia com a primeira voz que o tinha chamado (para faz-lo surgir) das guas. E quando se apercebeu de que esta era a que lhe tinha dado nome, gemeu e envergonhou-se da sua transgresso. E quando soube na verdade que h um homem imortal luminoso existente antes dele, transtornou-se profundamente, porque antes tinha dito a todos os deuses com os seus anjos: Eu sou deus e no existe outro antes de mim. Com efeito, temeu que chegassem a saber que havia outro existente antes dele e que chegassem a conden-lo. Como era, no entanto, nscio [o Deus do AT], desprezou a condenao e num acto de audcia disse: Se algum existe antes de mim, que se manifeste de modo que possamos ver a sua luz. Acto contnuo, eis que uma luz saiu da ogdada superior e atravessou todos os cus da terra. Quando o primeiro criador viu que a luz era bela [Gn 1, 4] no seu esplendor, ficou maravilhado e envergonhou-se muitssimo. Mal se manifestou a luz, uma semelhana de homem apareceu na luz. Era extremamente admirvel, e ningum a viu seno o primeiro criador e a Pronoia [Prescincia, cnjuge de Ialdabaot] que est com ele. A luz (da semelhana), no entanto, manifestou-se a todas as potncias dos cus; por esta razo todas elas foram transtornadas pela luz. Ento, Pronoia viu o anjo e amou-o. Mas ele odiava-a porque ela estava na escurido. Ela desejava colar-se a ele, mas no pde. Ao no poder satisfazer o seu

Joaquim Carreira das Neves | Gnosis-Gnosticismo. Uma introduo

Nmero 1 (2011) - Narrativas e Mediao | Margem | 109-133 126

127

amor, verteu a sua luz sobre a terra. Desde esse dia este anjo foi chamado Ado de Luz, cujo significado o luminoso homem de sangue. E a terra [sobre a qual a luz] se esparramou foi chamada santo Adamas, cujo significado santa terra adamantina (ou de ferro). Desde esse dia, todas as potestades honraram o sangue da virgem (Pronoia). A terra, por seu lado, foi purificada pelo sangue da virgem. Alm disso, a gua foi purificada atravs da semelhana da Pistis Sofia, a que se tinha manifestado ao primeiro criador nas guas. Com propriedade, assim, diz-se atravs das guas [Gn 1, 2. 6], j que a gua santa, ao dar vida a tudo, purifica-o (107-108)23. Nesta obra narra-se a criao do homem psquico desta maneira:
Mas antes, quando ainda o Ado de luz no se tinha retirado do caos, as potestades viram-no e zombaram do primeiro criador porque tinha mentido ao dizer: Eu sou deus e nenhum existe antes de mim. Ento, dirigiram-se a ele dizendo: No este o Deus que destruiu a nossa obra? Ele respondeu e disse: verdade. Se quereis que ele no destrua a nossa obra, vinde, criemos da terra um homem de acordo com a imagem do nosso corpo e de acordo com a semelhana dAquele, e coloquemo-lo ao nosso servio, para que ao ver a sua semelhana a ame. E j no destruir a nossa obra, pelo contrrio, a todos aqueles que nascero da luz, ns os escravizaremos por todo o tempo deste on. (). Naquele momento, o primeiro criador, juntamente com os seus, concebeu um propsito em relao ao homem. Ento, cada um deles lanou a sua semente no meio do umbigo da terra. Desde esse dia os sete arcontes plasmaram o homem (atravs de uma dupla operao): o seu corpo assemelhava-se ao corpo deles, e esta sua semelhana assemelhava-se ao homem que lhes tinha aparecido. A sua criao procedeu, tomando parte de cada um deles. Foi o seu prncipe quem se encarregou do crebro e da medula, e depois manifestou-se como o que lhe precedia. O homem passou a ser psquico, e foi chamado Ado, que significa pai, de acordo com o nome do que lhe precedia24.

Fechemos o ciclo humano do homem espiritual, psquico e terreno com a narrativa do homem terreno:
Quando (os arcontes) terminaram Ado, (o prncipe) colocou-o numa vasilha [aluso a Gn 2, 7: p da terra], porque tinha tomado a forma de um aborto carente de esprito. Por causa disto, quando o grande arconte se lembrou da palavra da Pistis, temeu que o homem verdadeiro penetrasse na sua criatura e se constitusse em senhor (do arconte). Por esta razo deixou a sua criatura quarenta dias [o Gnesis fala de oito] sem alma e retirou-se, abandonando-o. Mas ao fim de quarenta dias, Sofia Zo [em grego significa Vida] insuflou o seu alento em Ado, que no tinha alma, e este comeou a mover-se sobre a terra, ainda que no conseguisse ficar de p. (). Depois do dia do repouso, Sofia enviou a sua filha Zo, a chamada Eva, na qualidade de instrutora para pr de p o Ado, j que este carecia de alma, a fim de que os que iam ser gerados por ele fossem recipientes da luz. Quando Eva viu aquele que era a sua viva semelhana estendido no cho, sentiu pena dele e disse: Ado, vive, levanta-te da terra. Num instante a sua palavra converteu-se em obra e, efectivamente, Ado levantou-se e, seguidamente, abriu os olhos. Quando a viu, disse: Tu sers chamada me dos viventes, porque tu me deste vida.
23 24

Antnio Piero, Ibidem, p. 371-72. Antnio Piero, Ibidem, p. 375-76.

Joaquim Carreira das Neves | Gnosis-Gnosticismo. Uma introduo

Nmero 1 (2011) - Narrativas e Mediao | Margem | 109-133 127

128

Ento, as potestades ficaram a saber de que a sua criatura vivia e andava erguido, e ficaram muito transtornadas. Enviaram sete arcanjos para averiguar o que tinha acontecido. Chegados perto de Ado, quando viram que Eva falava com ele, disseram uns aos outros: O que esta coisa luminosa? Parece-se com a semelhana que se nos manifestou na luz. Eia, capturemo-la e vertamos a nossa semente nela, para que fique manchada e j no possa regressar sua luz. Alm disso, os que nasam dela ficaro sob a nossa obedincia. (). Assim, o primeiro Ado de luz espiritual e manifestou-se no primeiro dia. O segundo Ado psquico e manifestou-se no [sexto] dia, denominado Afrodita. O terceiro Ado terreno, ou seja, o da Lei, e manifestou-se no oitavo dia, [] o repouso da indigncia, chamado dia do sol. A prole de Ado terreno foi numerosa e alcanou o seu acabamento e criou no seu seio todo o tipo de cincia do Ado psquico. Mas o todo encontrava-se na ignorncia25.

Estas narrativas falam por si, sobretudo porque interpretam de maneira gnstica o mito da criao do Gnesis. Em vez de antropologia mtica, segundo a Bblia, temos uma antropogonia gnstica. Nesta antropogonia, como vimos, o Criador inferior ao ser humano, que se encontra provido do esprito divino. Entre os documentos sethianos, o Apcrifo de Joo narra algo muito parecido: o Demiurgo, pelo facto de ser filho de Sofia (Sabedoria), detm o poder da me, ou seja, o elemento espiritual. () O Demiurgo e os seus anjos ficam, segundo a maioria dos sistemas, invejosos do homem precisamente por este facto, porque, ainda que tenha sido criado por intermdio deles, possui uma parte do esprito divino que eles no tm. A inveja tornar-se- de imediato em inimizade e esta procurar por todos os meios que esse esprito no homem seja inoperante. () Em resumo, De todo este mito, gerado em torno do texto do Gnesis, interessa-nos sublinhar, em sntese, o seguinte: a) O ser humano, completo, composto de trs partes: a matria, o corpo; a anmica ou vital, responsvel pelo movimento e pelas funes vitais; e a espiritual, divina, independente da matria, agrilhoada ao corpo. Esta como uma chispa, uma centelha do divino que desceu at matria. b) O infeliz processo pelo qual essa chispa se v agrilhoada na matria (corpo) explica a situao actual do ser humano. Mas o eu verdadeiro o esprito, a chispa ou centelha, que no tem a sua ptria aqui, neste mundo, na matria, mas sim na divindade. c) No s h uma distino verdadeira entre alma e corpo, como tambm entre alma superior (o esprito: objecto da salvao) e alma inferior, ou alma simplesmente (objecto da salvao intermdia junto do Demiurgo)26. Redeno

25 26

Antnio Piero, Ibidem, p. 377-79. Antnio Piero, Ibidem, Vol.I, p. 80.

Joaquim Carreira das Neves | Gnosis-Gnosticismo. Uma introduo

Nmero 1 (2011) - Narrativas e Mediao | Margem | 109-133 128

129

O pensamento e sistema gnstico ganhou corpo e forma por causa da Redeno ou Salvao da chispa divina cada no corpo material. Como essa chispa faz parte do Ser divino o prprio Ser divino (Deus, Plroma) interessado em readquirir essa parte de si mesmo. Neste particular, o Ser divino resgata-se a si mesmo, o Salvador salva-se a si prprio. Como se l no Tratado Tripartido 124-126:
Porque no s os seres humanos necessitam de redeno, mas tambm os anjos necessitam de redeno juntamente com a imagem e o restante do Plroma dos ons e dos maravilhosos poderes luminosos. De maneira que no podemos ter qualquer dvida quanto aos outros. Pelo contrrio, at o Filho que est estabelecido como modelo de redeno do Todo [necessi]tou de redeno, tambm ele que chegou a ser homem, tendo-se submetido a tudo o que necessitamos, os que somos na carne a sua Igreja. Portanto, quando foi o primeiro a receber a redeno da palavra que tinha descido sobre ele, tudo o resto recebeu a redeno por ele, os que a receberam para si. () Uma vez que o Pai conhecia-o previamente, j que existia no seu pensamento antes de nada ter chegado a ser tinha tambm (nele) aqueles pelos quais se manifestou. Estabeleceu a deficincia sobre o que dura por alguns perodos e tempos como uma glria para o seu Plroma, uma vez que o facto de que seja desconhecido encerra uma causa da sua criao pela sua benevolncia [fazendo]-se [conhecer] (); assim se encontra, por um lado, ser causa de ignorncia, por outro, tambm gerador de conhecimento.

O mesmo acontece no Evangelho de Filipe 70-71:


Jesus revelou [nas margens do] Jordo a plenitude do reino dos cus. O que foi gerado antes do Todo, foi de novo gerado. O que antes foi ungido, foi ungido de novo. O que foi redimido, redimiu por sua vez27.

Por estes textos, conclumos que a pessoa de Jesus tem uma importncia especial nesta fase final do processo gnstico, o da Redeno. Nos gnsticos, a redeno acontece, portanto, com a ascenso da alma ao Plroma de onde tinha cado, depois de todo o processo de purificao gnstico. uma purificao que nada tem a ver com a converso do pecado graa, da no-f f, mas da revelao da gnose que ilumina a alma decada sobre a sua identidade perdida e, agora, reencontrada.
Nmero 1 (2011) - Narrativas e Mediao | Margem | 109-133 129

Retomando a pessoa de Jesus, no h nem pode haver nos sistemas gnsticos uma encarnao verdadeira, j que o divino de modo nenhum se pode misturar com o material. O corpo deste Jesus meramente aparente. O momento dessa penetrao do on Salvador/Cristo em figura de Esprito Santo ou de Voz/Palavra divina no corpo de Jesus a teofania do Baptismo. Durante a sua vida terrena, esse Jesus pregar a verdadeira gnose, que consiste exclusivamente em fazer com que os homens espirituais se apercebam de onde vm, quem so e para onde devem ir, incitando-os a que se despojem da sua veste carnal para se revestirem da espiritual. A figura de Cristo como redentor aparece em alguns textos de Nag Hammadi como uma entidade introduzida secundariamente num texto judaico que apresentava outra figura de Salvador, tal como no Apcrifo de Joo e em Sabedoria de Jesus Cristo (adaptao crist de Eugnosto, o Bem-Aventurado). Nos tratados
27

Antnio Piero, Ibidem, Vol II, p. 44, refere em nota de rodap que esta posio gnstica uma formulao correspondente ao mitologema do Salvador salvo, corrente no gnosticismo; cf. Tratado Tripartido 124, 32-125, 2; Apcrifo de Joo 25, 14-15.

Joaquim Carreira das Neves | Gnosis-Gnosticismo. Uma introduo

130

genuinamente cristos, a figura de Jesus Cristo sofre uma remodelao para adapt-la aos esquemas gnsticos. Efectua-se uma clara separao entre o Jesus terreno, formado de elemento psquico, e o Cristo celeste, on do Plroma, que desce sobre esse Jesus. O Ressuscitado (Cristo) o revelador gnstico nos dias que vo da sua ressurreio sua ascenso (EvT, PocJo, etc.). No Evangelho dos Egpcios e no Pensamento Trimorfo as figuras de Cristo e Seth sobrepem-se ou, melhor, identificam-se (51, 20; 54, 20/50, 9-12). Nos sistemas gnsticos cristos, o Salvador recebe o tormento. Como, no ltimo instante, o Redentor arranca o homem do poder do Demiurgo e dos seus anjos, o Demiurgo, irritado, tenta provocar a sua morte atravs dos judeus. Mas, na realidade, no momento da crucificao, o on Salvador abandona Jesus e regressa ao Plroma. O nico que permanece na cruz o Jesus psquico que, na realidade, to-pouco padece, j que o seu corpo especial, como j indicmos. Assim, so enganados os poderes deste mundo e concludo o processo da redeno28. Lanando a ponte entre Jesus e os que nele acreditam os cristos - , o que os caracteriza, no sistema gnstico, o facto de descobrirem que a falha divina no seu corpo, anseia por regressar sua ptria ou casa. Para tanto o cristo deve renunciar a tudo o que seja matria corprea porque a sua verdade reside na esfera celeste do Plroma e no na lama da terra. Neste sentido, o homem faz parte integrante do Plroma e o Plroma do homem. O homem, na sua forma triforme, isto , material ou hlico, psquico e espiritual, s se encontra se encontrar o caminho da redeno atravs da gnose. Nessa caminhada tem dois caminhos, o caminho da asctica contra tudo o que seja matria, corpo e, com ele, sobretudo o sexo, e o caminho da libertinagem. A maioria dos gnsticos, nos seus redutos monacais da Sria, Palestina e Egipto, seguiram a espiritualidade encratita, onde se condena o casamento, o sexo e se castiga o corpo para que surja o esprito da libertao. Da mesma condenao sofre a mulher porque o verdadeiro gnstico s pode ser o homem. No clebre Evangelho de Tom, muito conhecido e estudado antes da descoberta de Nag-Hammadi, com 114 logia ou sentenas doutrinais, a ltima diz o seguinte:
Nmero 1 (2011) - Narrativas e Mediao | Margem | 109-133 130

Simo Pedro disse-lhes [aos demais Apstolos]: Que Mariham [Maria Madalena] saia de entre ns, porque as mulheres no so dignas da vida. Ento Jesus disse: Eis que me encarregarei de a fazer homem [literalmente: macho], para que tambm ela seja um esprito vivo semelhante a vs, os homens. Porque toda a mulher que se tornar varo, entrar no reino do cu.

Neste mesmo Evangelho, o conceito central e antropolgico consiste na palavra monakhs, de difcil traduo. Aparece nas sentenas 16. 49 e 75, que significa unificado. Segundo os gnsticos, os unificados so os que superam a dualidade masculino-feminino ou macho-fmea, j que a corporeidade, manifestada sobretudo na sexualidade, um impeditivo para a salvao/redeno. H que regressar aos tempos primordiais da androginia, antes de Ado e Eva. O Plroma Supremo (Ser Supremo/Deus/Pai) no tem cnjuge, diferente de todos os demais arcontes. E foi a loucura do on Sofia, que, por querer gerar tambm sem cnjuge, para imitar e ser igual ao Pai, proporcionou a queda. Agora, para se poder regressar ao Plroma sem cnjuge, o varo gnstico deve passar pelo
28

Antnio Piero, Vol. I, Ibidem, p. 83-4.

Joaquim Carreira das Neves | Gnosis-Gnosticismo. Uma introduo

sacramento da cmara nupcial (Evangelho de Tom, sentenas 61. 75. 104). A redeno consiste neste casamento-sacramento do Uno/Todo/Supremo com os homens e as mulheres-tornadas-homens pela iniciao gnstica. Como diz Jesus no logion/sentena 75: Muitos esto de p, junto da porta, mas s os unificados [monakhos] entraro na cmara nupcial.
131

Evangelho de Judas O ltimo evangelho gnstico, descoberto recentemente, foi o to mediatizado Evangelho de Judas29. Provm do Egipto, dum lugar no muito longe de NagHammadi, escrito no sculo segundo em grego e em copta no sculo quarto, como muitos outros textos de Nag-Hammadi. Judas responde a Jesus: Eu sei quem tu s e de onde vens. Vieste do on Barbel, o imortal e no sou digno de pronunciar o nome de quem te enviou (35, 10). Jesus impe a Judas que se separe dos mais discpulos: Separa-te deles. Eu contar-te-ei os mistrios do Reino. Tu podes alcan-los, mas sofrers muito (35, 20). Os discpulos so o smbolo dos psquicos e da Grande Igreja com os seus ritos, eucaristia e baptismo, que no atingiram o conhecimento total, ao contrrio de Judas, smbolo dos perfeitos gnsticos, conhecedores do Reino. Estes perfeitos constituem a outra gerao grande e santa, que Jesus visita de vez em quando, abandonando a terra, para depois regressar. Este evangelho pertence escola gnstica de Seth (49, 6; 55, 5) que, conjuntamente com outros livros da mesma escola, trata o Demiurgo Jahv de Yaldabaot (51, 15), Saclas, Barbel e Nebro. Como novidade maior deste Evangelho a imposio de Jesus a Judas: Tu, no entanto, sers mais que todos eles, pois o corpo que eu levo (phore), tu o sacrificars (56, 19-20). O Logos Autogerado encarna em Jesus num corpo aparente No Evangelho, como na demais literatura gnstica da escola de Seth, aparece o Logos autogerado (Jesus), que se reflecte em Adamas, o on do primeiro Ado, ideia arquetpica do ser humano perfeito e que existe desde sempre perante Deus, que, mais tarde, no processo de degenerescncia incarna no homem hlico ou material e corpreo. H, pois, os vrios tipos de homem, desde o mais perfeito, o Adamas, que existe na plenitude da divindade, ao mais imperfeito, que ser destrudo no final dos tempos conjuntamente com o Demiurgo Jahv (57):
o Arconte ser destrudo. E, ento, o modelo da grande gerao de Ado elevar-se, pois antes do cu, da terra e dos anjos, existe aquela gerao que est acima do on.

O Evangelho no se debrua com preciso sobre a redeno/salvao do homem corpreo com a falha divina, mas o facto de especificar os verdadeiros gnsticos no paradigma de Judas, ao contrrio dos demais discpulos no paradigma dos cristos da Grande Igreja de ento, com os seus ritos e sacramentos, significa que existe sempre a possibilidade de converso da Grande Igreja dos psquicos para o reino dos gnsticos espirituais.

29

PIERO, Antnio e TORRALAS-TOVAR Sofia - Evangelho de Judas. Lisboa: squilo, 2006.

Joaquim Carreira das Neves | Gnosis-Gnosticismo. Uma introduo

Nmero 1 (2011) - Narrativas e Mediao | Margem | 109-133 131

Bibliografia BIANCHI, V., (ed.) - Le origini dello gnosticismo. Colloquio di Messina, 13-18 Abril 1996. Leiden: Brill, 1970.
132

GARCA BAZN, Francisco - Gnosis. La esencia del dualismo gnstico. Buenos Aires: Castaeda, 1978 Idem - Neoplatonismo-Gnosticism-Cristianismo. Buenos Aires: Fundacin Los Cedros, 1986. Idem - Plotino y la gnosis. Buenos Aires: Fundacin para la Educacin, la Ciencia y la Cultura, 1981. JONAS, H. - Gnosis und sptantiquer Geist. Dois Vols. Gttingen: Vandenhoek and Ruprecht, 1934. Idem, The Gnostic Religion. Boston: Beacon, 1958. LACARRIRE, Jacques - Os Gnsticos. Lisboa: Fim de Sculo, 2001. MACGREGOR, Gedes - Gnosis. A Renaissance in Christian Thought. Illinois: Wheaton, 1979. MAGRIS, Aldo - La Logica del Pensiero Gnstico. Brescia: Morcelliana, 1997. MANZANARES, Vidal - Los evangelios gnsticos. Barcelona: Martnez Roca, 1991. ORBE, A. - Introduccin a la teologa de los siglos II y III. Roma: Univ. Gregoriana, 1955-1966. Idem - Cristologa gnstica. Madrid: BAC, 1976. PAGELS, Elaine - Os Evangelhos Gnsticos. Porto: Via ptima, 1999. PIERO, Antonio e MONTSERRAT TORRENTS, Jos e GARCA BAZN, Francisco Biblioteca de Nag Hammadi. 3 Vols. Lisboa: squilo, 2005. PIERO, Antonio e TORALLAS-TOVAR, Sofia - Evangelho de Judas. Lisboa: squilo, RAMOS, Jos Augusto Martins - O Evangelho segundo Tom. Lisboa: Estampa, 1992. RIES, J. - Les tudes gnostiques hier et aujourdhui. Louvain-la- Neuve: Centre dHistoire des Religions, 1982. RUDOLPH, K. Gnosis. Edimburg: T. T. Clark, 1983. RUDOLPH, Kurt - Gnosis. The Nature & History of Gnosticism. San Francisco: Harper San Francisco, 1987. SCHOLER, D. - Nag Hammadi Bibliography 1970-1994. Leiden: Brill, 1997. TARDIEU, M. e DUBOID, J. - Introduction la littrature gnostique. I. Collections retrouves avant 1945. Paris: Cerf, 1986.
Nmero 1 (2011) - Narrativas e Mediao | Margem | 109-133 132

2006.

Joaquim Carreira das Neves | Gnosis-Gnosticismo. Uma introduo

WAPNICK, Kennet - Love Does Not Condemn. The World, the Flesh, and the Devil According to Platonism, Christianity, Gnosticism, and A Course in Miracles. New York: Foundation for A Course in Miracles, 1988.
133

Joaquim Carreira das Neves | Gnosis-Gnosticismo. Uma introduo

Nmero 1 (2011) - Narrativas e Mediao | Margem | 109-133 133

Potrebbero piacerti anche