Sei sulla pagina 1di 14

APRENDA A USAR O NERO 8 ou 9:

Como Gravar Cds com o Nero Express - levando-se em conta a verso 8 do Nero Express, que vem sido baixada da internet. Esta verso do Nero foi desenvolvida para o Windows Vista, ela 100% compativel com o Windows Vista e tem ferramentas para os mais novos recursos da era digital atual.

Ao abrir o Nero Express, voc ter que escolher uma entre as opes para proceguir seu trabalho. Para um usurio iniciante, vamos nos limitar a apenas Dados e Msicas. Embora hajam algumas explicaes extras a baixo, para voce poder dar uns passos maiores neste tutorial. Vale lembrar que CD ou DVD de Dados refere-se a um CD/DVD que contenham arquivos para serem lidos em um computador. Neste tipo de gravao, voce poder gravar arquivos da pasta Meus Documentos, por exemplo.. ou sua fotos, ou programas que voc baixou da internet e que lhe importante, mas que voc s usa quando precisa reinstalar em seu computador, o que no interessante mante-lo no seu HD, pois ocupara espao, e gravando-o em um CD, poder guarda-lo para utiliza-lo quando necessrio. Tambm poder gravar documentos do word, receitas, apresentao de PowerPoint baixadas da internet ou recebidas em seus e-mail. Tambm poder gravar como Dados as suas msicas, mas convertidas em mp3 ou wma, ou seja as musicas que voce baixa dos programas compartilhadores, como o e-mule, limeware, entre outros.... Neste tipo de gravao o CD poder ser aberto no windows e tocado no seu media player ou poder ouvir as musicas em aparelhos de som que toquem mp3, aparelhos de DVD e no MP3 player de seu carro. J na opo de um CD de Musica, voce grava o seu arquivo de MP3 num CD igual esses comprados em lojas, para serem tocados em aparelhos de som comum. Lembre-se que este tipo de gravao voce conseguira gravar uma mdia de 15 a 25 msicas por CD, dependendo da quantidade de minutos que a msica tem. A diferena bsica que uma gravao de CD de Dados, voce colocar 700 Megas de arquivos no CD enquanto que num cd de udio, voce gravar 80 Minutos de udio. Esta uma diferena bsica para voce comear a entender como usar o sistema de gravao. Escolhido uma das opes abaixo voc prosseguir a gravao. Entanda melhor um pouco das opes que lhe apresentada: Nesta verso 8 temos duas colunas, digamos assim, a da esquerda, com as,opes e a da direita, com o que vc vai fazer..... Basicamente esquerda temos opo para DADOS, onde vamos gravar CD ou DVD de dados; MUSICA, onde teremos opes para gravar um CD ou DVD com msicas VIDEO/IMAGENS, para gravarmos CD ou DVD contendo videos de maquinas digitais, por exemplo e Imagens, de mquinas fotograficas ou celulares IMAGEM, PROJETO, CPIA, para gravarmos os CDs ou DVDs de imagens de um CD nero, ou projetos salvou ou fazer uma cpia de disco a disco. Selecionando a opo de CD de Dados, voce ter duas opes diferentes: CD de dados: serve para voc gravar dados de todos os formatos por exemplos, arquivos de word, pastas de mp3 para armazenamento em cd e leitura em CD-ROM. - Esta a opo que voc ir utilizar. DVD de dados: serve para voc gravar dados de todos os formatos por exemplos, arquivos de word, pastas de mp3 para armazenamento em cd e leitura em DVD-ROM. - Esta a opo que voc ir utilizar. se optar por DVD

As opes HD DVD de dados e Disco de dados Blu-ray sao sistemas de gravaes j suportados pelo nero 8, mas que dependem, claro de outro aparelho de gravao, que nao um gravador de DVD e outro tipo de mdia, que no um CD comum. Abaixo est a tela pra voc ver como . Lembre-se: Estamos falando do Nero Express 8. Se voc tem o Nero Express 7 ter que entrar no outro tutorial.

Agora, na imagem abaixo, aparecem as opes quando voce seleciona a aba para gravar de de msica..... Opao Msica: Se voc deseja gravar um CD de msica para ser tocado em aparelho de som comum, voce poder selecionar o seu arquivo de MP3 ou WMA que o nero automaticamente converte ele em arquivo de udio suportado nos aparelhos de com comum.

Estas so as opes que aparecem.... Cd de udio: Serve para gravao de CDS que sero tocados em aparelhos que no rodam mp3, sendo que varia de 15 a 25 musicas dependendo do tamanho das musicas em minutos. - como iniciante, utilize esta opo primeiro, ok? Cada opo direita, voce ter um breve relato te explicando o que cada uma faz.. a que voce mais vai utilizar, j que voce um iniciante a opo CD de udio. Para gravar um cd com MP3 ou arquivos de WMA, melhor selecionar a opo DADOS e colocar os arquivos l para gravar. A tele essa ai, quando vc seleciona a aba Msica.

Temos, ainda, a Opao/imagens: Cd de Vdeo: Serve para voc gravar vdeos, por exemplo que voc baixa da Internet, e tambm o formato VCD que tambm pode ser usado como um cd de dados. - Aqui melhor voce procurar na internet como gravar CD desse genero, pois muitas vezes, cds gravados assim s funcionam mesmo no computador, tem muita promessa de que rode legal num aparelho de DVD, mas varia de marca pra marca de DVD, provavelmente, algumas opes que uns aparelhos tem e outros no, sendo assim, melhor se informar melhor e fazer testes para ter certeza de que tudo esta certo. Cd de Super Vdeo: Serve para gravar cds de vdeo com o formato SVCD. - a dica acima, vale aqui tambem.. procure melhor na internet sobre esse tipo de gravao. Arquivos de DVD de Vdeo: Serve para voce montar um DVD de filmes, por exemplo, mas bastante complicado, tem que ter outro tutorial para isso, e para um usuario domestico, nao lhe muito util essa informao.. mas se voce quer mesmo aprender, ento procure na internet assuntos especificos para isso.

Chegamos em Imagem, Projeto e Cpia: Esta opo serve para voc copiar cds diretamente sem salvar para o micro fazendo uma cpia fiel de CD para CD - ou de DVD para DVD. Funiona assim... voce coloca primeio o CD ou DVD original, que vc quer copiar. Deixe que o Nero faa a copia. Quando ele terminar de copiar para uma pasta temporria, ele vai ejetar o CD/dvd que voce colocou no gravador.... Da s voce tirar o Cd/dvd e colocar um CD/DVD "virgem" para ser gravado para voce. Feche a bandeja (geralmente, o programa ja comea a gravar sem ter que clicar no OK que esta na tela.. mas, se nao comear, isso no a parte dificil, ento,clique no OK e aguarde. Terminando a gravao, o Nero ejeta o seu CD/DVD e apaga o arquivo temporrio.. MASSSSS como tudo tem um MASSSS, no fique felizinho pois esse tipo de cpia legal para aquele Cd/dvd que vc pegou emprestado de um amigo com fotos, videos, musicas, filmes pirato... essas coisas..... no v achando que s ir numa locadora de CDs/DVDs ou pegar aquele CD/DVD original de um amigo e sair enfiando no Nero que vc vai ter um CD/DVD bonitinho pra voce.. A maioria dos CDs de msicas original, pode-se dizer que 99,99% deles vem com um sistema de proteo de autoria. O que isso faz? simples.. Tenha em mente que o Nero no um programa de piratiao ou de fazer cpias nao autorizadas. As msicas de um CD nada mais so que dados de computador, quando copiadas para o computador, so lidos as "travas anti-piratas" das msicas, quando o nero vai gravar o seu cd, chega naquele cdigo e ento, o Nero programado para PARAR a gravao.. Geralmente, esses cdigos ficam no meio ou perto do final do CD, isso faz com que vc fique esperando o Cd ser gravado para a pasta temporaria, faz com que vc coloque um Cd novinho l e faz voce perder o CD, pois a gravao comea.. MASSSSS no termina, ou seja.. se o CD nao for fechado, ele nao lido...he eh he... entendeu?

Para os DVDs de filmes, a mesma coisa... ento.. esquea isso, alem de crime, fazer uma cpia pirata de um DVD original, tirar a trava, fazer ele caber num DVD bsico de 4 gigas, esperar o processo todo, leva em mdia umas 3horas.. d tempo de ir na locadora, pegar o filme, assistir e devolver. Voce assistira, um filme de alta qualidade, completo, com menus, titulos, trailers e tudo mais.. muito mais rpido e DENTRO DA LEI.

Existem programas que fazem o desbloqueio, eliminando as travas etc e tal. MASSSSS, olha o MASSSS ai de novo... ns da Skill nao estamos aqui para colocar voce no mundo do crime federal em pirataria. Ento, se quiser aprender sobre esse tipo de comercio procure voce mesmo.

Imagem do disco ou projeto salvo: Serve para voc regravar projetos salvos, por exemplo quando voc acabar de gravar o Nero vai trazer uma opo "SALVAR PROJETO", se voc clicar em sim, voc vai salvar o projeto e nesta opo voc pode abrila e regravar o projeto salvo futuramente. Se voce quiser gravar este projeto novamente, ento abra esta aba, selecione o projeto (lembre-se de que voce ter dado um nome para ele) e clique em gravar. Isso bom para quem grava muito CD igual e no quer ficar fazendo tudo de novo.. mas lembre-se de que se a sua inteno em gravar arquivos no cd for para liberar espao em HD, ento salvar o seu projeto ser inutil, j que uma cpia ficar salva no seu computador.

Opo Mais: Voce deve ter observado que do lado esquero tem um botaozinho indicando para a esquerda. Clicando ali, voce vai abrir a opo MAIS do Nero, com algumas obes extras. Verifique na fotoabaixo como fica o seu Nero, quando abre a opo MAIS. Ali voce tem algumas ferramentas extras, que nem muito bom voce mexer.. mas.. uma importante a opo LIMPAR DISCO. Quando voce compra um CD/DVD do tipo RW ( que regravvel) voce poder formatar ele clicando em Limpar Disco. O CD ou DVD ser formatado e tudo o que tiver nele ser excludo.

Clicando no LIMPAR DISCO, vai abrir esta janelinha ai, por cima do nero, estando com o CD ou DVD dentro do gravador, basta clicar em LIMPAR e aguardar o processo.

Exemplo de Gravao: Vamos tomar de exemplo a gravao do CD de MP3, que vai dar na mesma se voce selecionar a opo de CD de Dados: Aps escolhido uma das opes do nero ele vai abri uma tela igual ou parecida com essa, o que modifica o que voc vai gravar aqui eu peguei fomato mp3. Vejamos agora como gravar: Clique em Adicionar para selecionar os arquivos em MP3.

Selecionando as MP3s a serem gravadas: Aps ter Clicado em Adicionar o Nero vai abrir esta opo onde voc vai encontrar as musicas do formato MP3 para selecionar e gravar. Aqui voc vai procurar a pasta onde estao suas msicas, e assim que as encontrar selecione as que voce quer adicionar ao CD e clique em ADICIONAR. Lembre-se de que para montarmos esse tutorial passo a passo para nossos clientes, estamos utilizando o NERO EXPRESS 8 no WINDOWS VISTA ULTIMATE.

Adicionando as MP3s Aps encontradas as MP3, voc seleciona as que voc quiser gravar. Aps selecionada as que voc escolheu, clica em Adicionar, se voc deseja gravar s estas musicas clica em Concludo. (para continuar a gravao) Se quiser colocar mais, procure mais pastas e escolha mais arquivos e v adicionando, sempre respeitando o tamanho total do disco. CDs comuns tem uma capacidade de armazenar 700Mb eu recomendo no ultrapassar 650 para no gravar arquivos muito proximos da borda, onde qualquer coisinha o primeiro lugar a ficar riscado e sempre perdem aqueles arquivos..O mesmo vale para cd de udio, que armazena at 80 minutos, eu recomendo 75 minutos. MP3s selecionadas para a gravao: Aps ter selecionado as msicas, o Nero vai voltar nesta tela trazendo as musicas que voc selecionou e adicionou para efetuar a gravao. Onde tem o circulo em baixo o tamanho que esta sendo ocupado pelas MP3, aqui por exemplo pode-se adicionar at chegar ao traado amarelo em torno dos 700 MB, se voc ainda deseja adicionar MP3 basta clicar em adicionar, se no clica em Avanar.

Configurando a gravao

Aps definido o que voc deseja gravar, e ter clicado em avanar o Nero vai abrir esta tela para efetuar a gravao.

AQUI, NESTA HORA, O MOMENTO PARA VOCE CLICAR NA SETINHA MAIS, lembra-se dela? ela fica ali do lado esquerdo, o tempo topo, clicando nela, voce vai abrir novas opes, lembrou-se? S que agora ela vai dar outras opes, a que ns vamos usar a de escolher a velocidade de gravao. Se voc desejar selecionar a gravadora, em Gravadora Atual voc pode selecionar qual voc quer quando tiver 2 ou mais gravadoras. Nome do disco: voc pode colocar um nome para seu cd quando abrir j trazer o nome gravado no CD. Velocidade de Gravao: selecione a velocidade que voc deseja gravar, detalhe quanto mais rpido a gravao menos qualidade ter a gravao. Verificar os dados aps a gravao: Desabilite esta opo!!! Se voc ainda deseja adicionar MP3 clique em voltar, se no clica em Gravar. E agora s esperar pra concluir a gravao o Nero pedir para voc colocar um CD virgem, todo explicado. Ali na velocidade de gravao, quanto menor a velocidade melhor a gravao. A velocidade 8 excelente, voce tera um Cd mais resistente a riscos, j que a gravao mais profunda, no entanto, demora mais para finalizar, um CD total sera gravado em torno de 20 minutos ou mais. Se gravar em alta velocidade, o Cd todo ser gravado em menos de 8 minutos.. MASSSSSS lembra-se desse MASSSSS? A qualidade fica pior, se o Cd pensar em cair no chao e aparecer uma pequena impresso de algo que sugere ser um risco no Cd o danado j no le mais.. comea a engasgar.. dar erros de dados, essas coisas.. Tambem, gravando-se muito rapido, se voce colocar o Cd num leitor meio cansado ele demoooooooora para ler.. demooooooora para copiar.. ou ento voce coloca um CD com dez pastas e ele abre como um CD de udio com 10 faixas.. coisa de louco.... ento.. nao tenha pressa e faa a coisa direito.. lembre-se: quem faz mal feito, faz duas vezes.

De todas as opes que tem ali no lado esquerdo, nao mexa em nada, deixe habilitado somente a opo GRAVAR, as outras opoes desmarque tudo. Deixe marcado a opo de permitir multisesso, mas eu recomendo que vc evite esse tipo de opo. Gravar uma metade e adicionar outra at aceitavel, mas fazer dezenas de mini gravaes ser uma dor de cabea e no diga que nao colocamos aqui no tutorial. Veja melhor informao ou pouco abaixo, nas consideraes finais.

Ai foram as dicas para voce gravar.. se for gravar um CD de udio.. a mesma coisa.. a unica diferena que no espao utilizado pelo disco, ao inves de aparecer em Mega byte (MB) vai aparecer em Mintuos..... s isso.. o Restante igual. Bom, se j tiver um CD ou DVD pronto para gravar, assim que clicar no gravar, vai dar inicio gravao..... se no tiver nem um CD la, o Nero ir abrir a bandeja do seu gravaodr e vai abrir uma telinha pedindo pra voce inserir a mdia, uma tela igual a esta ai em baixo.

s colocar o CD na bandeja, fechar ela (apertando no botao do gravador, ou dar um leve empurrozinho na bandeja, a janelinha ira fechar automaticamente e a gravao vai dar inicio. Quando vc clicar no Gravar, vai aparecer uma janela onde voce vai acompanhar o processo. Quando terminar, geralmente o proprio nero ejeta o CD Terminada a gravao, o programa vai por na tela uma mansagem de que foi gravado com sucesso, basta clicar no OK depois em avanar. Feche tudo e pronto. Ta feito. Para gravar DVD de DADOS, a mesma coisa.. tudo igual, s que ao inves de 700MB voce tera 4.5GB ou 8.4GB dependendo da mdia. Para gravar um filme de DVD.. entao melhor voce pesquisar na internet como montar um DVD, pois tem aqueles menus, botes, etc e tal. existem programas melhores que o nero express para esse tipo de coisa. CONSIDERAES FINAIS: Eu sugiro voce a gravar sempre o Cd total, nao ficar gravando pedacinho hoje, pedacinho semana que vem. faa pastas e encha elas com 650 megas e grava tudo de uma s vez. Tem uma opo l que vc vai ver, logo abaixo da velocidade de gravao, que se voce deixar habilitada, voce ativa a opo MULTISESSO. O QUE ISSO? Simples, se voce colocar 200 Megas e fechar o CD, vc perdera os outros 500 restantes. deixando aberto a multisesso, voce poder continuar o disco e enche-lo. No raras as vezes que vc se colocar mais de tres sesses, alguns aparelhos leem uma sesso, mas nao le a outra, ou ento o Cd perde a primeia sesso e vc chupa o dedo. Hoje em dia com essas midias de sessenta centavos, a qualidade caiu e muito e o Cd nao est assim to confivel como se diz. Melhor vc gravar um pedao hoje. e se quiser continuar.. Refaa o Cd inteiro. Esperamos ter ajudado

Potrebbero piacerti anche