Sei sulla pagina 1di 7

AMPUTAO

Amputao a remoo de uma parte do corpo e pode ocorrer devido a muitas razes: Necrose - Causada por Doena Vascular Perifrica - Causada por Queimaduras - Causada por Congelamento Congnitas - Malformao Traumas - Leso por Esmagamento (comum em acidentes) Tumores - Forma profiltica do Osteossarcoma Infeces - Osteomielite A amputao geralmente temida por todos, pois traz a imagem de mutilao, incapacidade, impossibilidade de trabalhar e de exercer as actividades da vida diria. Estas consequncias so temidas pelos indivduos que sofrem uma amputao. Mas, no devemos considerar a amputao como o fim de alguma coisa ou simplesmente a perda de uma membro que consequentemente ir gerar incapacidades. Devemos consider-la como o principio de uma nova fase, pois se por um lado houve a perda de um membro e a alterao da imagem corporal, por outro eliminou-se o perigo da perda de vida, ou deu alvio a sofrimentos intolerveis, tornando ainda possvel maior liberdade de aco. No deve ser, portanto lamentado o que foi perdido mas sim dado a devida importncia ao que restou, oferecendo ao paciente e familiares as devidas orientaes e informaes para um bom prognstico do amputado. Atentando-se tambm para as alteraes psicofisiolgicas, tais como as dores fantasma.

Tamanho do coto de amputao Para executar uma amputao, o mdico deve remover o membro doente, mas preservar o mximo de pele, fluxo de sangue, e tecidos nervosos saudveis o quanto possvel, considerando onde o membro ter boa circulao, e onde permanecer um coto que permita a boa adaptao a uma prtese. Caso o cirurgio no conhea profundamente os diversos tipos de prteses e os seus componentes, aconselhvel que procure ouvir antes da amputao, as sugestes do Ortoprotsico. , portanto uma deciso anatmica / fisiopatolgica / funcional do cirurgio que for operar. H muitos factores que determinam o tamanho do membro a ser amputado. Geralmente, quanto mais longo for o comprimento do coto e mais articulaes forem mantidas intactas, maiores so as facilidades aquando da protetizao.

Nveis de Amputao Amputao Membro Superior 1. Desarticulao do ombro 2. Transumeral 3. Desarticulao cotovelo. 4. Transradial 5. Desarticulao do Punho 6. Transcarpiana Amputao Membro Inferior 1. Hemipelvectomia 2. Desarticulao da anca 3. Transfemural 4. Desarticulao joelho. 5. Transtibial 6. Desarticulao tornozelo. 7. Syme 8. Parcial do p

Procedimento Cirrgico

Cicatriz pos-cirurgica Esta deve ser, sempre que possvel terminal, sendo a sutura feita plano por plano, evitando ao mximo as aderncias aos planos profundos. Quando presentes as aderncias provocam dores, repuxamento e mal-estar, dificultando o apoio do coto na prtese. As cicatrizes comprimidas entre a parede interna da prtese e os planos profundos do coto causando desconforto e impossibilidade de uma boa descarga. Ponta do Coto - No deve ter massa muscular muito volumosa e "solta", o Msculos que prejudicar a ancoragem da prtese. Deve-se obter, uma camada regular de msculo para proteco da extremidade ssea.

Vasos Devem ser ligados medida que os msculos forem seccionados. De maneira alguma deve-se garrotear um membro com afeco vascular perifrica, pois os vasos j lesados pioraro a sua situao se apertados e traumatizados. Nervos Os troncos nervosos principais devem ser seccionados cuidadosamente, deixando-se, aps o corte, a extremidade do nervo retrair-se de maneira a ficar sepultado sob a massa muscular. Os pequenos neuromas que se formam pela cicatrizao, protegidos pela massa muscular, no produziro dor. Pele Convm suturar as partes moles deixando um comprimento tal que haja uma ligeira tenso das mesmas contra a ponta ssea. Evitar sempre aderncias da pele com os planos profundos. Se deixar a pele e os msculos sem uma determinada tenso, com o desuso podem ficar frouxos na ponta do coto, prejudicando a ancoragem e o encaixe da prtese. Formas Os cotos das amputaes devero ser cnicos, mais finos na ponta do que na base, facilitando o encaixe na prtese. Edema normal aps a amputao, o coto estar volumoso e endurecido. Aps alta mdica, ou total cicatrizao do coto deve-se iniciar a colocao de ligaduras compressivas afim de reduzir o volume do coto preparando-o para futura protetizao.

Tcnicas de colocao da ligadura

Amputaes abaixo do joelho uma tcnica realizada aps a remoo dos pontos cirrgicos do coto. So utilizadas ligaduras elsticas compressivas, com necessidade em cotos longos de usar duas a trs ligaduras. Traz benefcios como melhoria da circulao, diminuio do edema (inchao) na ponta do coto, alm de mant-lo protegido.

1. Inicie a colocao da ligadura no joelho e desa em diagonal com presso maior distal aliviando na zona proximal.

2. Suba em diagonais com presso distal, aliviando na zona proximal. 3. Prenda a ligadura no joelho sem exercer presso. 4. No volte sempre ponta do coto. V construindo diagonais e aliviando a presso. 5. A colocao da ligadura deve terminar prximo a articulao acima da amputao, com presso maior nesta rea.

Amputaes acima do joelho

1. Comece colocando o final do rolo da ligadura de 10 cm de largura na parte superior da coxa e envolva-o no coto em direco parte de trs. 2. Leve o rolo atravs das pernas e sobre o final da parte da frente da coxa. 3. Leve o rolo por trs e pela rea mais baixa do estmago. 4. Continue envolvendo-a em torno da coxa e pela rea baixa do estmago at que o rolo seja suspenso. Prenda o final do rolo com clips de metal que esto includos na ligadura. 5. Com o segundo rolo de ligadura elstica, comece envolvendo o coto diagonalmente pela superfcie exterior mais alta em direco a superfcie inferior interna. 6. Leve o rolo de ligadura em torno do coto diagonalmente voltado para cima. 7. Leve o rolo por trs da parte superior do coto. 8. Continue envolvendo o coto sobrepondo a ligadura at que todo seja coberto. Prenda o final do 2 rolo com o 1 rolo Cuidado! Se sentir formigueiro ou pontos de grande presso, a ligadura pode estar muito apertada. Retire a ligadura e coloque novamente. Se sentir comicho ou observar pontos avermelhados no coto, observe se a faixa est limpa ou coloque por baixo uma meia fina ou malha de algodo

Dicas

A ligadura pode ser retirada de duas em duas horas. Nos primeiros momentos de adaptao, mantenha o coto sem ligadura durante um perodo mnimo de 15 minutos, e ento coloque novamente. At se acostumar, no h necessidade de dormir com a ligadura. Ao acordar, coloque novamente. Observe se as ligaduras esto limpas, principalmente, se mora num lugar muito quente. Lave as meias pelo menos uma vez por ms. Observe se a ligadura est correctamente colocada em relao presso. Deve ter maior presso distal (ponta do coto), aliviando a zona proximal. Se tiver dvidas quanto a colocao da ligadura procure o seu fisioterapeuta ou ortoprotesico. Realizar correctamente e diariamente a tcnica de colocao da ligadura muito importante para a sade do seu coto, alm de prepar-lo para a futura protetizao.

Cuidados Ps-Operatrio Um ps-operatrio bem feito pode abreviar em muito a recuperao e reabilitao do paciente, evitando com isso o aparecimento de contracturas musculares indesejveis, dificilmente corrigveis. A posio dos pacientes no leito aps a cirurgia de grande importncia para evitar estas contracturas. O paciente amputado do membro inferior deve estar deitado sobre colches duros e firmes, no usando almofadas sob o coto. Com este procedimento evita-se o aparecimento de contracturas em flexo, facilitando a colocao da prtese. Com o paciente em decbito ventral deve-se colocar uma almofada sob o coto (zona da coxa), mantendo-o em hiperextenso por meia hora a uma, vrias vezes ao dia. A movimentao do coto e do membro restante deve ser iniciada 24 horas aps a amputao, tendo a finalidade de activar a circulao geral e impedir o descondicionamento.

Preveno de Contraturas

Potrebbero piacerti anche