Sei sulla pagina 1di 65

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CURSO DE ESPECIALIZAO EM CONSTRUO CIVIL

ORAMENTO E CONTROLE DE CUSTOS NA CONSTRUO CIVIL

Autor: Flvia Regina Ferreira de S Cordeiro Orientador: Prof. Fernando Penna

Janeiro/2007

Flvia Regina Ferreira de S Cordeiro

ORAMENTO E CONTROLE DE CUSTOS NA CONSTRUO CIVIL

Monografia apresentada ao Curso de Especializao em Construo Civil da Escola de Engenharia UFMG

nfase: Tecnologia e Produtividade das Construes Orientador: Prof. Fernando Penna

Belo Horizonte Escola de Engenharia da UFMG 2007

AGRADECIMENTOS

Agradeo Deus pela vida e por mais esta etapa vencida. Agradeo minha famlia pelo apoio, carinho e dedicao. Agradeo ao Eduardo pelo amor e companheirismo. Agradeo ao meu orientador Prof. Fernando Penna. Agradeo aos Doutores, Mestres e funcionrios da UFMG.

SUMRIO 1. INTRODUO.....................................................................................................8 2. REVISO BIBLIOGRFICA: ORAMENTO E CONTROLE DE CUSTOS.....10 3. ORAMENTO DA CONSTRUO...................................................................13 3.1. Oramento por Estimativa de Custo...........................................................13 3.1.1- Clculo simplificado..................................................................................14 3.1.2- Oramento por estimativas.......................................................................16 3.2. Oramento Analtico.....................................................................................27 3.2.1 Interpretao do Projeto.............................................................................28 3.2.1.1 Projeto.......................................................................................................28 3.2.1.2 Interpretao............................................................................................28 3.2.1.3 Projetos especficos................................................................................29 3.2.1.3.1 Projeto arquitetnico............................................................................29 3.2.1.3.2 Projeto de fundaes............................................................................29 3.2.1.3.3 Projeto de estrutura..............................................................................30 3.2.1.3.4 Projeto de instalaes eltricas..........................................................32 3.2.1.3.5 Projeto de instalaes telefnicas......................................................32 3.2.1.3.6 Projeto de instalaes hidro-sanitrias..............................................33 3.2.2 Oramento discriminado............................................................................33 3.2.3 Levantamento de Quantidades e Critrios...............................................35 3.2.3.1 Quantidade de servios...........................................................................35 3.2.3.2 Critrios de levantamentos de medies..............................................35 3.2.4 Composio de Custo unitrio..................................................................42 3.2.4.1 Componentes da composio de custo................................................43 3.2.4.2 Coeficientes de aplicao de materiais.................................................45

3.2.4.3 Coeficientes de produo e aplicao de mo-de-obra.......................45 3.2.4.4 ndice de aplicao de equipamentos....................................................46 3.2.4.5 Preo unitrio de materiais.....................................................................46 3.2.4.6 Preo unitrio de mo-de-obra...............................................................47 3.2.5 Taxas de Leis sociais e Riscos de trabalho.............................................47 3.2.6 Benefcios e Despesas indiretas BDI.....................................................49 3.2.7 Custo Total..................................................................................................52 3.2.8 Cronograma.................................................................................................53 3.2.8.1 Tipos de Cronograma..............................................................................53 3.2.9 Curva ABC...................................................................................................54 3.2.10 Memria Descritiva Resumida do Estudo de caso................................55 3.3 Propostas Comerciais...................................................................................58 3.3.1 Preo Global................................................................................................58 3.3.2 Preo Unitrio..............................................................................................58 3.3.3 Administrao.............................................................................................59 3.4 Contrato..........................................................................................................59 4 ANLISE CRTICA.............................................................................................60 5 CONCLUSES...................................................................................................62 6 ANEXO...............................................................................................................63 7 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS..................................................................64

ANEXO...............................................................................................................63 - Cronograma fsico

RESUMO Em tempos de ajustamento economia globalizada, em que as margens vo diminuindo proporo inversa da competitividade empresarial, toda construo dever ter recursos disponveis e suficientes para a concluso da obra. Para o sucesso de um empreendimento fundamental o seu planejamento atravs de um estudo de viabilidade econmica, do desenvolvimento de oramento da obra e da elaborao de cronogramas que sirvam de parmetros para um

acompanhamento fsico-financeiro. Preparar um oramento e controlar o custo da construo so tarefas de grande responsabilidade e importncia.

1. INTRODUO

Para o sucesso de um empreendimento fundamental o estudo de viabilidade econmica. Tendo em vista as novas dimenses do mercado e das diretrizes da globalizao, existe a necessidade de dominar com segurana as finanas do empreendimento. Isso demanda uma metodologia capaz de gerar informaes de qualidade, de relevncia e em tempo hbil para as tomadas de deciso. Entendese que para a sobrevivncia e permanncia competitiva das empresas no mercado necessrio que estas integrem o processo de gesto da empresa ao processo de gesto de custos.

O oramento o clculo dos custos para executar uma obra ou um empreendimento e uma das primeiras informaes que o empreendedor deseja conhecer ao estudar determinado projeto. A construo implica gastos considerveis e em funo de seu valor, o empreendimento estudado ser vivel ou no. Quanto mais detalhado um oramento, mais ele se aproximar do custo real. O oramento pode resultar em lucro ou prejuzo para a empresa quando faltam critrios tcnicos e econmicos mnimos para a sua elaborao. Dependendo das fases de elaborao de um projeto, o oramento pode ser uma estimativa de custo, um oramento preliminar ou um oramento detalhado. Assim, para elaborar um oramento, necessrio desenvolver, alm do clculo dos custos, uma srie de tarefas sucessivas e ordenadas.

A abordagem do tema se explica pelo interesse de elaborar e controlar o oramento atravs da exposio das informaes obtidas, evidenciando o

mecanismo necessrio ao gerenciamento das atividades, tendo como base os dados cedidos pelo oramento e as informaes cedidas no encerramento do empreendimento e a partir da evidenciar a necessidade de anlise dos custos demonstrando a importncia dos resultados obtidos e suas aplicaes e decises futuras.

Mas efetivamente, o sistema no deve se limitar a medir custos, mas registrar a otimizao dos recursos na atividade de maneira a atingir um melhor desempenho dos mesmos, levando em considerao que estes devem trazer ganhos em competitividade e nesse sentido buscar encontrar a necessidade do cliente. E a avaliao de desempenho proporciona isso: verificar se os contratos esto sendo satisfeitos, bem como identificar as reas de problema e as oportunidades de melhoria pelas empresas.

2. REVISO BIBLIOGRFICA: ORAMENTO E CONTROLE DE CUSTOS Para execuo de um projeto, a empresa construtora deve seguir processos definidos, conhecer suas possibilidades e limitaes tcnicas e deve saber unir materiais e sistemas construtivos para ter um produto final de boa qualidade. Elaborar um oramento no diferente. Cada pequeno item deve ter uma composio planejada, que respeite a cultura da empresa construtora, seus procedimentos, capacidade financeira e organizacional para tornar aquele oramento exeqvel. O oramento uma das primeiras informaes que o empreendedor deseja conhecer ao estudar determinado projeto. Seja um empreendimento com fins lucrativos ou no, a construo implica gastos considerveis e por isso mesmo devem ser determinados, j que, em funo de seu valor, o empreendimento ser vivel ou no.

Muitas empresas fazem o estudo de viabilidade do empreendimento ainda com o projeto arquitetnico em fase de anteprojeto, com as especificaes tcnicas e de acabamentos por serem totalmente definidas e ainda com os projetos complementares (estrutura, instalaes especiais) por fazer. Assim, dependendo das fases de elaborao de um projeto estudo preliminar, anteprojeto e projeto executivo o oramento pode tomar as seguintes terminologias:

Estimativa de custo avaliao de custo obtida atravs de estimativa de quantidades de materiais e servios, pesquisa de preos mdios e aplicao de percentagens estimativas ou coeficientes de correlao, efetuada na etapa de estudo preliminar do projeto.

10

Oramento analtico ou detalhado avaliao de custo obtida atravs de levantamento de quantidades de materiais e de servios e da composio de preos unitrios, efetuada na etapa de projeto executivo.

Para elaborar um oramento, necessrio desenvolver, alm do clculo dos custos, uma srie de tarefas sucessivas e ordenadas. Estas tarefas requerem uma abordagem individualizada.

Assim, na anlise e interpretao de um projeto como um todo, indispensvel decomp-lo em suas partes constituintes, os projetos especficos de arquitetura, instalaes, estrutura, fundaes, etc., bem como as especificaes e analis-lo para saber extrair os dados que iro compor o oramento.

De modo anlogo, para relacionar todos os itens e subitens dos servios, preciso conhecer a discriminao oramentria a ser usada e ir comparando os servios a executar com aqueles j discriminados, a fim de se obter uma relao completa.

Na composio de custos unitrios necessrio conhecer os insumos, tais como materiais, mo-de-obra e encargos sociais, como ainda, os benefcios e despesas indiretas, etc. O oramento e o controle de custos so peas bsicas no planejamento e a partir deles possvel fazer: a) anlise de viabilidade econmico-financeira do empreendimento; b) o levantamento de materiais e de servios;

11

c) o levantamento do nmero de operrios para cada etapa de servios; d) o cronograma fsico ou de execuo da obra, bem como o cronograma financeiro; e) o acompanhamento sistemtico da aplicao de mo-de-obra e materiais para cada etapa de servio; f) Controle da execuo da obra.

Elaborar um oramento e controlar os custos so tarefas srias, que podem resultar em lucro ou prejuzo para a empresa.

12

3. ORAMENTO DA CONSTRUO

Consiste na determinao do custo de uma obra antes de sua realizao, elaborado com base em documentos especficos, tais como projetos, memorial descritivo e encargos, considerando-se todos os custos diretos e indiretos envolvidos, as condies contratuais e demais fatores que possam influenciar no custo total.

Para montar um oramento necessrio, entre outros aspectos, conhecer os coeficientes de produtividade da mo-de-obra, consumo de materiais e consumohorrio dos equipamentos utilizados nos servios.

Quanto mais especificado um oramento, mais til ele se torna enquanto referncia para a execuo, pois o engenheiro da obra passa a ter informaes sobre a quantidade de cada atividade que ter de implementar, facilitando, inclusive, o controle dos custos.

3.1. Oramento por Estimativa de Custo

Muitas empresas fazem o estudo de viabilidade do empreendimento ainda com o projeto arquitetnico em fase de anteprojeto, com as especificaes tcnicas e de acabamentos por serem totalmente definidas e ainda com os projetos complementares (estrutura, instalaes especiais) por fazer. Assim

praticamente impossvel executar um bom oramento detalhado, pois no h

13

tempo hbil para tal, uma vez que em poucos dias o empreendimento ou parte dele precisa ser comercializado.

Desta forma, cria-se uma alternativa a fim de que o empresrio no fique desprovido de informaes importantes para o estudo de viabilidade econmica do empreendimento. Executa-se, portanto, o que chamamos de oramento por estimativas.

O oramento por estimativas um oramento simplificado da obra. Ele tem como objetivo obter o custo de construo da obra levando em conta apenas os dados tcnicos que ela possa dispor, assim como obter os resultados em tempo consideravelmente inferior ao que seria obtido, caso fosse executado o oramento detalhado. Mas leva o trabalho a uma margem de incerteza que deve ser levada em conta no estudo de viabilidade do empreendimento.

Vrias so as alternativas viveis de oramento por estimativas para o clculo do custo da construo. Sero citadas duas formas possveis de serem obtidos os custos da construo por oramentos. So elas:

3.1.1- Clculo simplificado, obtido pelo custo unitrio do metro quadrado da construo: Trata-se de um oramento estimativo, obtido atravs da multiplicao de dois fatores:

1.) rea equivalente de construo: a rea estimada, correspondente a uma rea real de padro diferente, que, ao Custo Unitrio Bsico determinado, tenha o

14

mesmo valor estimado em reais. a somatria das reas equivalentes de todos os pavimentos da construo. A Norma Brasileira, NBR 12721 (Avaliao de custos unitrios e preparo de oramento de construo para incorporao de edifcio em condomnio), antiga NB 140, estabelece critrios para o clculo de transformao de reas reais de padres diferentes em reas equivalentes correspondentes a um mesmo padro.

2.) Custo unitrio do metro quadrado de construo: o custo unitrio obtido de revistas tcnicas, sindicatos da construo e empresas de consultoria, que fornecem mensalmente o custo por metro quadrado de rea equivalente de construo para os diversos casos de edificao, inclusive para os variados padres de especificao. De acordo com o disposto no item 4.2.3.4 da NBR 12721, at o dia 5 de cada ms os Sindicatos Estaduais de Construo Civil divulgam os valores dos Custos Unitrios Bsicos, correspondentes aos diversos projetos-padro.

O presente trabalho escolheu para estudo de caso de oramento por estimativa um empreendimento residencial composto de trs quartos no padro normal de: Pavimento de acesso 1.,2. e 3 pavimentos-tipo: 2 apartamentos por andar Cobertura

A edificao apresenta uma rea real total de 1.870 m2 e uma rea equivalente de construo correspondente a 1.496 m2, e tem um total de 6 unidades residenciais.

15

Estimando-se o custo por metro quadrado de rea equivalente de construo para o padro correspondente a este empreendimento de R$ 800,00/m2 (oitocentos reais por metro quadrado em novembro de 2006), foi calculado o valor do custo da construo desta edificao: 1) rea Equivalente de construo: 1.496 m2 2) Custo por metro quadrado de construo: R$ 800,00/m2 Custo da construo total:

1.496 m2 x R$ 800,00/m2 = R$ 1.196.800,00 Custo mdio por apartamento:

R$ 1.196.800,00/6 apartamentos = R$ 199.467,00 por apartamento

3.1.2- Oramento por estimativas leva-se em conta os principais servios de construo, calculando-se seus custos de maneira simplificada e rpida. Neste caso, faz-se necessrio um arquivo com valores unitrios e atuais, a fim de que os clculos unitrios no sejam trabalhosos. Data base de coleta de preos em novembro de 2006.

Obteno do oramento estimativo: 1 Projetos O clculo deste obtido atravs da multiplicao da rea real total da construo pelo custo por metro quadrado dos projetos. 2 Instalao da obra O clculo estimado do custo deste item obtido atravs da rea total do terreno multiplicada pelo custo unitrio desta mesma rea.

16

3 Servios gerais O valor estimado do custo de servios gerais obtido atravs do custo unitrio mensal do item pelo prazo total da obra. 4 Trabalhos em terra Pode ser estimado com base numa estimativa em volume de escavao mecnica multiplicada pelo preo unitrio do metro cbico de escavao. 5 Fundao O custo estimado deste item obtido atravs do custo unitrio de concreto armado multiplicado pelo volume estimado de concreto para fundao. 6 Estrutura O custo em estrutura obtido da multiplicao do custo unitrio do metro cbico de concreto pelo valor estimativo do volume total da estrutura. 7 Instalaes O valor estimado deste item obtido pela multiplicao do nmero de unidades existentes em projeto pelo valor unitrio de instalaes (material e mo-de-obra) correspondente unidade. Caso haja elevadores, pode-se calcular o custo unitrio da parada de elevador multiplicado pelo nmero de paradas existentes. 8 Alvenaria O valor estimativo de alvenaria pode ser feito atravs da multiplicao do custo unitrio de alvenaria pelo quantitativo estimado. 9 Cobertura O clculo do custo da cobertura feito atravs do custo unitrio do servio multiplicado pela quantidade estimada.

17

10 Tratamentos O clculo estimado para a obteno dos custos de tratamentos se faz atravs da multiplicao do custo unitrio do servio pela quantidade estimada. 11 Esquadrias O valor das esquadrias obtido atravs das estimativas de quantidades multiplicadas por seus respectivos custos unitrios. 12 Revestimentos O clculo deste item feito atravs de estimativas de quantidades multiplicadas por seus respectivos custos unitrios. Outra alternativa a de ser comparada a custos de outros servios, levando-se em conta a proporo de custos, como por exemplo, as esquadrias. 13 Pavimentao O custo deste item obtido atravs da estimativa de quantidades multiplicadas pelos correspondentes custos unitrios. 14 Rodap, soleira e peitoril Uma alternativa para estimativa deste item atravs da avaliao de um percentual de custos em relao a outros servios, por exemplo, pavimentao. 15 Ferragens Pode-se calcular o custo deste item pela multiplicao do nmero de unidades do empreendimento pelo seu custo unitrio. 16 Pintura Calcula-se o valor estimativo da pintura, multiplicando-se o preo por unidade do servio pelo total de unidades do empreendimento.

18

17 Vidros Multiplicando-se a quantidade total de vidros pelos custos unitrios

correspondentes, obtemos, portanto, o seu custo estimado. 18 Aparelhos O custo pode ser obtido pela multiplicao do custo de aparelhos por apartamento pelo nmero de unidades do empreendimento. 19 Complementao Em funo do padro da obra estima-se uma verba para as despesas com complementao da obra. 20 Limpeza Para a avaliao deste servio multiplica-se o nmero de unidades do empreendimento pelo custo de limpeza por apartamento. 21 Remunerao da construtora Quando no fornecido, o percentual de remunerao em relao ao custo da construo estimado em funo da rea da obra, do porte da construtora e do volume de dinheiro envolvido.

Considerando o mesmo Estudo de Caso, o empreendimento possui as seguintes reas reais: Trreo 520 m2 Pilotis 310 m2 1. ao 3. tipo 260 m2 (dois apartamentos com sala e trs quartos por andar) Telhado 260 m2 Considerando ainda:

19

1 O item Projetos custa R$ 22,00/m2 de rea real. 2 O item instalaes da obra custa R$ 72,00/m2 de rea do terreno. 3 O prazo da obra de 8 meses e o custo de Servios Gerais de R$ 15.000,00/ms. 4 A Escavao Mecnica (trabalhos em terra) ser executada at 1,50 metros de profundidade do nvel do terreno, em 80% de sua rea. 5 O volume da fundao direta de 25% da rea do terreno. 6 A laje mdia da estrutura 0,18. O total da rea estrutural de 1.800,00 m2. 7 O custo dos materiais e da mo-de-obra de instalaes de R$ 15.000,00/apartamento. 8 O projeto apresenta um consumo de alvenaria da ordem de 260 m2 meia vez por apartamento. 9 A cobertura ser executada 80% de sua rea em madeiramento e telhamento fibrocimento. 10 A rea a ser impermeabilizada representa 25% da rea total real do prdio. 11 O prdio apresenta o seguinte consumo de esquadrias: - 13 portas por apartamento. - 20 m2 de esquadrias de alumnio por apartamento. 12 O revestimento o prdio representa cerca de 100% a mais que o valor das esquadrias. 13 A rea a ser pavimentada (pavimentao) apresenta uma metragem da ordem de 130 m2 por apartamento. 14 Rodap, soleira e peitoril representam 20% do custo da pavimentao. 15 O custo de ferragens de R$ 1.200,00 por apartamento. 16 A pintura tem um custo de R$ 8.000,00 por apartamento.

20

17 Os vidros apresentam um consumo de 20,00 m2 por apartamento. 18 O valor de louas e metais de aproximadamente R$ 4.200,00 por apartamento. 19 Estima-se uma verba de servios complementares da ordem de R$ 50.000,00. 20 A limpeza final apresenta um custo de R$ 700,00 por apartamento. 21 A remunerao da construtora de 15% do valor total da obra. 22 Data-Base: janeiro de 2007.

Dados complementares: 1 Custo/m3 de escavao mecnica: R$ 16,00/m3. 2 Custo/m3 de frma, concreto e armao para fundao: R$ 760,00/m3 3 Custo/m3 de concreto, frma e armao para estrutura: R$ 950,00/m3. 4 A composio de alvenaria meia vez apresenta um custo de R$ 25,00/m2. 5 O custo de madeiramento e telhamento de fibrocimento de R$ 44,00/m2. 6 Custo por m2 de impermeabilizao: R$ 35,00/m2. 7 Os preos mdios para esquadrias so: - Portas: R$ 240,00 por unidade. - Esquadria de alumnio: R$ 300,00 por metro quadrado. 8 O preo mdio de pisos por metro quadrado de R$ 48,00/m2. 9 O preo unitrio do vidro de R$ 44,00 por metro quadrado.

21

Clculos: Item 1: 1 Projetos: Custo unitrio: R$ 22,00/m2 rea real total: 520 m2 - trreo 310 m2 - pilotis 3 x 260 m2 1 ao 3 tipo 260 m2 - telhado -------------------------------1.870,00 m2 total

Custo de projetos = R$ 22,00/m2 x 1870 m2 = R$ 41.140,00

2 Instalaes da obra: rea real total do terreno: 520 m2 Custo unitrio: R$ 72,00/m2 Custo de instalaes da obra: 520,00 m2 x R$ 72,00/m2 = R$ 37.440,00

3 Servios Gerais Custo unitrio: R$ 15.000,00/ms Prazo da obra: 8 meses Custo de Servios Gerais = R$15.000,00/ms x 8 meses = R$ 120.000,00

22

4 Trabalhos em Terra: Volume de escavao: 1,5 metros x 520 m2 terreno x 80% = 624 m3 Custo/m3 escavao: R$ 16,00/m3 Custo de trabalho em Terra: R$ 16,00/m3 x 624 m3 = R$ 9.984,00

5 Fundao: Volume do concreto: 25% x 520 m2 = 130 m3 Custo unitrio para fundao: R$ 760,00/m3 Custo de Fundao: 130 m3 x R$ 760,00/m3 R$ 98.800,00

6 Estrutura: Volume de concreto: 0,18 m x 1.800 m2 = 324,00 m3 Custo por m3 de concreto armado: R$ 950,00/m3 Custo da Estrutura: 324 m3 x R$ 950,00/m3 = R$ 307.800,00

7 Instalaes Custo do material e mo-de-obra por unidade: R$ 15.000,00/apartamento Total de apartamentos: 3 pavimentos x 2 apartamentos/pavimento = 6 apartamentos. Custo de instalaes: R$ 15.000,00/apartamento x 6 apartamentos = R$ 90.000,00

8 Alvenaria: Quantidade de alvenaria: 260 m2/apartamento x 6 apartamentos = 1560 m2

23

Custo unitrio da alvenaria: R$ 25,00/m2 Custo de Alvenaria: 1560 m2 x R$ 25,00/m2 = R$ 39.000,00

9 Cobertura: Quantidade de telhamento: 80% x 260 m2 = 208m2 Custo de telhamento: R$ 44,00/m2 Custo da Cobertura: 208 m2 x R$ 44,00/m2 = R$ 9.152,00

10 Tratamentos: Quantidade de impermeabilizao: 0,25 x 1870 = 468 m2 Custo unitrio de impermeabilizao: R$ 35,00/m2 Custo de Impermeabilizao: 468 m2 x R$ 35,00/m2 = R$ 16.380,00

11 Esquadrias: Quantidade de esquadrias: a 13 portas/apartamento x 6 apartamentos = 78 portas b 20 m2 de esquadrias de alumnio/apartamento x 6 apartamentos = 120 m2 esquadria Custos unitrios: - portas: R$ 240,00/unid. - esquadria de alumnio: R$ 300,00/m2 Custos de Esquadrias: 78 portas x 240,00/unidade + 120 m2 esquadrias x R$ 300,00/m2 = R$ 54.720,00

12 Revestimentos:

24

Valor da esquadria: R$ 54.720,00 Custo de Revestimento: 2 x R$ 54.720,00 = R$ 109.440,00

13 Pavimentao: Quantidade de pavimentao: 130 m2/unid. X 6 unidades = 780 m2 Custo unitrio de pavimentao: R$ 48,00/m2 Custo de Pavimentao: 780 m2 x R$48,00/m2 = R$ 37.440,00

14 Rodap, soleira e peitoril: Valor da pavimentao: R$ 37.440,00 Custo de rodap, soleira e peitoril: 20% x R$ 37.440,00 = R$ 7.488,00

15 Ferragens: Quantidade: 6 unidades Custo/unidade: R$ 1.200,00/unidade Custo de Ferragens: 6 unidades x R$ 1.200,00/unid. = R$ 7.200,00

16 Pintura: Quantidade: 6 apartamentos Custo unitrio: R$ 8.000,00/apartamento Custo de Pintura: 8 apart. X R$ 8.000,00/apart. = R$ 64.000,00

17 Vidros: Quantidade de vidros: 6 unidades x 20 m2/apart. = 120 m2 Custo unitrio do vidro: R$ 44,00/m2

25

Custo do Vidro: 120 m2 x R$ 44,00/m2 = R$ 5.280,00 18 Aparelhos: Quantidade: 6 unidades Custo/apartamento: R$ 4.200,00/apartamento Custo de Aparelhos: 6 unidades x R$ 4.200/unidade = R$ 25.200,00

19 Complementao: Custo de complementao: R$ 50.000,00

20 Limpeza: Quantidade: 6 apartamentos Custo unitrio: R$ 700,00/apart. Custo de Limpeza: 6 apart. X R$ 700,00/aprt. = R$ 4.200,00

21 Remunerao da Construtora: Valor total da obra = Somatrio dos Servios = R$ 1.134.664,00 Percentual de remunerao: 15% Valor de Remunerao da Construtora: 15% x R$ 1.134.664,00 = R$ 170.200,00

Item 2: Custo global da obra: R$ 1.134.664,00 + 170.200,00 = R$ 1.304.864,00

Item 3: rea equivalente de construo: 80% x 1870 m2 = 1.496 m2

26

Custo global da obra: R$ 1.304.864,00 Custo da obra por m2 de construo: R$ 1.304.864,00/1.496 m2 = R$ 872,24/m2.

3.2. Oramento Analtico

Oramento detalhado ou analtico a avaliao de custo obtida atravs do levantamento de quantidades de materiais e de servios, a partir do projeto e da composio dos seus respectivos preos unitrios. O oramento analtico ser baseado no estudo de caso apresentado anteriormente nos clculos do oramento estimativo, considerando a construo de edifcio residencial de projetos-padro com trs pavimentos, para apartamentos de trs quartos, dois apartamentos por andar no padro normal.

O oramento analtico deve ser apresentado numa planilha oramentria, onde sero relacionados todos os servios com as respectivas unidades de medida, extrados dos projetos executivos e demais especificaes tcnicas e

classificados segundo critrios que atendam s necessidades do construtor ou do contratante. A planilha oramentria pode ser classificada segundo a natureza dos grupos de servios: estrutura de concreto, alvenaria, servios eltricos, etc. Desta forma, para a determinao do custo da obra necessrio desenvolver uma srie de tarefas sucessivas e ordenadas, conforme seqncia.

27

3.2.1 Interpretao do Projeto 3.2.1.1 Projeto

O projeto de um empreendimento considerado completo quando dele fizerem parte: a) projeto de arquitetura; b) projeto de fundaes; c) projeto estrutural; d) projeto de instalaes eltricas, telefnicas, hidro-sanitrias; e) projetos especiais; f) detalhes; g) especificaes; h) caderno de encargos; i) memoriais descritivos, etc. De um modo geral, os cadernos de encargos e memoriais descritivos s fazem parte de obras de mdio e grande porte.

3.2.1.2 Interpretao

Interpretar o projeto analis-lo com o objetivo de extrair todos os dados que vo compor o oramento. Essa interpretao subentende uma compreenso pelo menos inicial do projeto como um todo, de modo a se saber: a) se o projeto est completo ou que projetos especficos faltam;

28

b) que informaes especficas, contidas nas plantas, nas especificaes, no caderno de encargos e s vezes no Edital de licitao, interessam ao oramentista.

3.2.1.3 Projetos especficos 3.2.1.3.1 Projeto arquitetnico

Os desenhos que o constituem so:

a) planta de situao; b) planta de locao; c) plantas baixas; d) planta de cobertura; e) cortes; f) fachadas; g) detalhes.

So importantes para o oramentista as cotas e dimenses dos desenhos, as escalas e os detalhes, que aliados s especificaes possibilitam levantar a maior parte dos servios com suas respectivas quantidades.

3.2.1.3.2 Projeto de fundaes

As pranchas que constituem este projeto contm: tipo de fundao, locao dos seus elementos, cotas de eixo a eixo, dimenses, cargas aplicadas, detalhes de

29

execuo, etc. Quando a fundao de concreto armado, temos ainda: detalhes de formas e armaduras, tabelas com tipo de resumo da ferragem, tenso de ruptura do concreto (fck), etc. O oramentista faz o clculo dos quantitativos e pode ter, em caso de fundao de concreto, com a tenso de ruptura, a indicao do trao de concreto para a composio do custo unitrio.

3.2.1.3.3 Projeto de estrutura

Os projetos estruturais so:

1) estruturas de concreto armado ou protendido; 2) estruturas metlicas; 3) estruturas de madeira.

No item 1): 1) O projeto estrutural de concreto armado composto por dois grupos de desenhos: formas e armaduras.

No primeiro grupo, temos os seguintes desenhos: a) planta de locao e cargas de pilares; b) planta de forma da infra-estrutura; c) planta de forma dos diversos pavimentos e cobertura; d) detalhes, em escala adequada, para correta interpretao dos desenhos.

30

O segundo grupo composto de: a) armao da infra-estrutura; b) armao dos pilares; c) armao das lajes; d) armao das vigas; e) armao de escadas, caixas dgua, marquises e outros elementos.

Para o oramentista interessa: . dimenses e cotas dos diversos elementos estruturais, para os quantitativos; . a resistncia caracterstica do concreto compresso (fck), para determinao do trao. . a categoria e a classe do ao a ser usado; . o quadro-resumo das armaduras, onde constam as bitolas, os pesos de cada bitola e o peso total.

No item 2): 2) O projeto de estrutura metlica constitudo de pranchas com todos os desenhos e elementos estruturais, tais como pilares, vigas, perfis, arremates, etc., onde basicamente interessa o peso de cada elemento ou do total.

No item 3): 3) O projeto estrutural de madeira constitudo geralmente de desenhos de madeiramento de telhados. Nele contm as dimenses dos vrios tipos de

31

peas ou a rea de projeo ou o volume, alm claro, do tipo de madeira a ser usada.

3.2.1.3.4 Projeto de instalaes eltricas

Os projetos de instalaes eltricas so constitudos dos seguintes desenhos: 1) Planta de situao, com a indicao da entrada de energia eltrica; 2) Planta de cada pavimento, indicando os quadros de luz e centros de distribuio, caixas de passagem, pontos de consumo de energia eltrica, tomadas, interruptores, circuitos, etc., com as especificaes resumidas e legendadas com os smbolos adotados; 3) Quadro da diviso dos circuitos, com o resumo dos pontos de consumo ou distribuio, com as respectivas cargas; 4) Diagrama unifilar discriminando circuitos, seo dos condutores,

dispositivos de manobra e proteo, etc. 5) Detalhes dos quadros de entrada, geral e parciais, mostrando a posio dos dispositivos de manobra e proteo.

Para o oramentista interessam as quantidades de materiais ou servios, equipamentos, acessrios e dispositivos, com as suas respectivas especificaes.

3.2.1.3.5 Projeto de instalaes telefnicas

O projeto telefnico contm os seguintes desenhos:

32

1) situao do terreno; 2) locao da edificao; 3) planta de cada pavimento, com indicao de caixas, tubulaes, cabeamento, com respectivas dimenses e pontos telefnicos; 4) cortes esquemticos; 5) memorial descritivo. Para o oramentista interessa as especificaes e as quantidades de materiais e servios.

3.2.1.3.6 Projeto de instalaes hidro-sanitrias

O projeto hidro-sanitrio contm os seguintes desenhos: 1) planta de situao e locao; 2) plantas de cada pavimento; 3) esquema vertical; 4) detalhes e perfis isomtricos.

Para o oramentista interessa as especificaes e as quantidades de materiais e servios.

3.2.2 Oramento discriminado

uma relao dos diferentes servios que entram na composio de um oramento. O objetivo apresentar o roteiro a ser seguido na execuo de oramentos, de modo que no seja omitido nenhum dos servios a serem

33

executados durante a construo, como tambm aqueles necessrios ao pleno funcionamento e utilizao da edificao. Deve obedecer ao projeto e s especificaes tcnicas. Das discriminaes oramentrias mais conhecidas citamos:

a) NRB 12721 Avaliao de custos unitrios e preparo de oramentos de construo para incorporao de edifcio em condomnio - antiga NB140/65; b) a do Decreto 92.100, de 10 de dezembro de 1985; c) a do Decreto 52.147, de 1963.

Algumas observaes:

1)

mediante as caractersticas de cada edificao, qualquer uma delas pode e

deve ser completada ou suprimida em seus por menores, sempre que necessrio; 2) a discriminao do Decreto 92.100 a que normalmente se utiliza para

obras de edifcios pblicos, se bem que pode ser usada para edifcios de qualquer destinao; 3) a discriminao da NBR 12721-antiga 140/65 da ABNT dirigida mais

especificamente para oramentos de edifcios construdos para incorporao em condomnio; 4) a discriminao do Decreto 52.147, apesar de ter sido revogada, ainda

usada, talvez devido sua simplicidade e utilizao por longo tempo pelos oramentista. Qualquer opo, o resultado final dever ser mesmo para o custo final da obra.

34

3.2.3 Levantamento de Quantidades e Critrios 3.2.3.1 Quantidade de servios

As quantidades a serem levantadas referem-se aos servios que sero executados. Para levant-las necessrio, seguir os projetos e as especificaes, que vo indicar o qu e onde usar. Ento, feito o levantamento das quantidades de servios de aplicao de materiais, utilizando as medidas e dimenses das plantas e desenhos. Nos levantamentos, usam-se formulrios e planilhas.

3.2.3.2 Critrios de levantamentos de medies

H vrios critrios que podem ser adotados nos levantamentos. Para o estudo de caso foram utilizados os seguintes critrios:

00 PROJETO Obedecero legislao pertinente e s determinaes dos rgos de classe.

01 SERVIOS GERAIS Medio pelas quantidades, comprimentos e reas reais.

02 PREPARAO DO TERRENO Medio pelas quantidades, comprimentos, reas e volume definidos nos projetos e nas especificaes.

1 Limpeza do terreno:

35

a) medio por unidade, para corte, destocamento e remoo de rvores com dimetro superior a 0,15m, tomado a 1,00 do solo. 2 Escavao: a) Considerado nas escavaes de subsolos e garagens subterrneas um acrscimo de 1,00m nas dimenses de comprimento e largura, para efeito de formas laterais e execuo de impermeabilizao de paredes.

03 FUNDAES Medio pelas quantidades, comprimentos, reas, volumes e pesos definidos nos projetos e nas especificaes.

1 Formas: a) no sero descontadas reas de interseo no caso de cruzamentos ou interferncias.

2 Armadura: a) medio pelo levantamento das diversas bitolas constantes do projeto de fundaes, em peso nominal, acrescentando-se 10% (dez por cento), a ttulo de perdas e desbitolamento.

3 Concreto: a) os volumes comuns a vrias peas sero computados uma s vez; b) na medio de tubules e estacas a trado, os volumes nominais sero acrescidos de 10% (dez por cento), a ttulo de irregularidades na escavao.

36

04 ESTRUTURA Medio pelos comprimentos, reas, volumes e pesos definidos nos projetos e nas especificaes.

1 Formas:

a) no foram descontadas reas de interseo, no caso de cruzamentos ou interferncias; b) nos elementos estruturais, sero integralmente descontadas reas de vazios previstos no projeto estrutural; c) nas formas laterais das escadas, no sero deduzidas as reas dos vazios triangulares dos degraus.

2 Armadura:

a) medio pelo levantamento das diversas bitolas constantes do projeto estrutural, em peso nominal, acrescentando-se 10% (dez por cento), a ttulo de perdas e desbitolamento.

3 Concreto:

a) os volumes comuns a vrias peas sero computados uma s vez; b) nos elementos estruturais, ser descontado integralmente o volume resultante dos vazios previstos no projeto estrutural.

37

05 INSTALAES Medio pelas quantidades, comprimentos e reas reais.

06 PAREDES Medio pelas quantidades, comprimentos, reas e volumes reais.

1 Alvenaria de tijolos macios ou furados, blocos de concreto e placas de concreto celular:

a) sero descontadas integralmente reas de apertos ou de elementos estruturais que interfiram nas alvenarias; b) nos demais casos, sero descontadas, apenas no que exceder a 2,00m2, reas de vazios ou interferncias.

07 COBERTURA Medio pela rea de projeo no plano horizontal.

1 Estrutura de telhado em madeira ou metlica:

a) medio pela rea de projeo horizontal, calculada a partir do permetro formado pelas peas destinadas a suportar as telhas.

08 ESQUADRIAS Medio pelas quantidades, comprimentos e reas reais. Podem ser levantados em metros quadrados ou em unidades.

38

09 REVESTIMENTOS Medio pelas quantidades, comprimentos e reas reais.

1 Argamassas e chapiscos: a) sero descontadas, apenas no que exceder a 2,00m2, reas de vazios ou interferncias.

2 Materiais cermicos e sintticos: a) os vazios, cujas superfcies de topo que o delimitem no sejam revestidas, tero suas reas descontadas no que exceder a 1,00m2 e, quando revestidas, no sofrero desconto algum.

10 RODAPS, SOLEIRAS E PEITORIS Medio pelos comprimentos reais.

11 FERRAGENS Medio pelas quantidades e comprimentos reais.

12 VIDROS Medio pelas reas definidas no projeto e nas especificaes.

13 TRATAMENTOS Medio pelas quantidades, comprimentos e reas reais.

39

1 Acstico, trmico, vibratrio, impermeabilizante: a) tratamento do respaldo do embasamento: medio pelo

desenvolvimento da rea de capeamento; b) c) no sero descontadas reas de interseco de alvenarias; no tratamento impermeabilizante, a medio ser pelo desenvolvimento da rea tratada, considerando-se os dobramentos verticais,

descontadas, apenas no que exceder a 0,30m2, reas de vazios ou interferncias; d) em juntas de dilatao tratadas com mastique elstico, a medio ser pelo volume real empregado.

14 PAVIMENTAO Medio pelos comprimentos e reas reais.

1 Contrapisos, argamassas de regularizao e revestimento de pisos: a) sero descontadas, apenas no que exceder a 0,50m2, reas de vazios ou interferncias. 2 Material no monoltico em degraus de escada: a) a medio ser o somatrio dos comprimentos dos pisos de cada degrau (unidade piso/espelho).

15 PINTURAS (tintas, resinas, vernizes, etc.) Medio pelos comprimentos e reas reais.

40

1 Paredes, tetos e pisos: a) foram descontadas, apenas no que exceder a 2,00m2, reas de vazios ou interferncias (no computadas reas de topos, filetes, molduras, rodaps baguetes quando tratados com o mesmo material); b) topos, filetes, molduras, rodaps e baguetes quando tratados com material diverso do das paredes, tetos ou pisos, sero medidos pelo comprimento, descontada toda e qualquer interferncia;

2 Esquadrias:

a)

simples quando incluir os marcos, multiplicar a rea do conjunto por 3; se excluir, o multiplicador ser 2;

b)

venezianas e persianas de enrolar quando incluir os marcos, multiplicar a rea do conjunto por 5; se excluir, o multiplicador ser 4;

c)

portas medio pela rea da folha; quando pintada nas duas faces, multiplic-la por 2,5;

d)

chapeadas, onduladas (de enrolar), pantogrficas e grades treliadas ou articuladas medio pela rea do conjunto multiplicada por 2,5;

e)

cercas, grades e alambrados medio pela rea de projeo do conjunto no plano vertical, contada uma s vez.

41

3 Estruturas:

a)

plana para telhado, teras e elementos de sustentao medio pela rea de projeo no plano horizontal multiplicada por 2;

b)

em arco para telhado medio pela rea de projeo no plano horizontal multiplicada por 2,5.

4 Diversos:

a)

armrios totalmente tratados (portas e interiores) medio da rea de portas multiplicada por 5;

b)

telhamentos medio pelo desenvolvimento da rea tratada.

16 APARELHOS Medio pelas quantidades e conjuntos definidos nos projetos e nas especificaes.

19 LIMPEZA Medio pelas quantidades e reas reais

3.2.4 Composio de Custo unitrio

Uma composio de preos unitrios constituda pela definio da especificao do servio a ser executado, sua unidade de medida e a identificao dos

42

componentes a serem utilizados, ou seja, insumos (materiais, mo-de-obra e equipamentos) necessrios sua execuo, associados s respectivas unidades e coeficientes de consumo, para executar uma quantidade unitria do servio. As unidades de servio so aquelas constantes na discriminao oramentria, como alguns itens do estudo de caso: a) 1 m2 de tapume de madeirit resinado; b) 1 m3 de escavao manual; c) 1 kg de ao CA-50; d) 1 m2 de alvenaria de bloco de concreto 14x19x39 cm; e) 1 m2 de ladrilho cermico; f) 1 m de rodap de ip de 1,5cm x 5,0 cm, etc.

3.2.4.1 Componentes da composio de custo

A composio de custo unitrio possui os seguintes componentes: a) ndices ou coeficientes de aplicao de materiais; b) ndices ou coeficientes de produo ou de aplicao de mo-de-obra; c) ndices de aplicao de equipamentos com o seu custo horrio; d) Preos unitrios de materiais; e) Preos unitrios de mo-de-obra; f) Taxas de encargos sociais; g) Benefcios e despesas indiretas (BDI).

Abaixo, composio do estudo de caso:

43

Execuo de 1 m2 de forma comum ndice obtido no TCPO Materiais Discriminao Unid. Tbua pinho Pontalete 8 x M 8 cm Arame PG-18 Kg Prego 18 x 30 Kg 0,05 0,15 4,0 4,03 0,20 0,60 6,43 Mo-de-obra Carpinteiro Servente H H 1,35 1,35 6,76 4,34 9,13 5,86 14,99 Total Geral 21,42 1,0 1,50 1,50 de M2 Coef. 0,35 P. Unit. 11,80 Sub-totais 4,13 Total

44

3.2.4.2 Coeficientes de aplicao de materiais

So as quantidades de materiais aplicadas na execuo do servio de construo. Abaixo, item referente ao estudo de caso:

a) Preparo de 1 m3 de concreto estrutural com 350 kg cimento/m3 ndice obtido no TCPO Cimento 350 kg Areia grossa 0,600 m3 Pedra britada 0,800 m3

3.2.4.3 Coeficientes de produo e aplicao de mo-de-obra

Aplicao de mo-de-obra na execuo de determinado servio da construo do empreendimento. So obtidos em manuais de apropriao de servios ou diretamente atravs de apropriao dos servios nas obras. Abaixo, alguns itens referente ao estudo de caso. ndices obtidos na empresa atravs da anlise de servios j executados: a) Armao de 1 kg de ao CA-50 Armador 0,10 h Ajudante 0,10 h

b) Lanamento de concreto em fundaes/m3 Pedreiro 1,00 h Servente 1,00 h

45

c) Execuo de 1 m2 de forma comum Carpinteiro 1,35 h Ajudante 1,35 h

3.2.4.4 ndice de aplicao de equipamentos

o tempo de utilizao do equipamento para a execuo do servio. O custo honorrio do equipamento, alm de conter o custo honorrio de utilizao, compreende tambm as despesas de operao e manuteno, inclusive mo-de-obra, depreciao e juros de capital imobilizado. Abaixo, alguns itens referente ao estudo de caso. ndices obtidos na empresa atravs da anlise de servios j executados: a) Escavao mecanizada de 1 categoria, 1 m3 de solo at 2,00 de profundidade Retroescavadeira sobre esteiras 0,08 h

b) Transporte de material de 1 categoria DMT < = 1 Km, caminho basculante Caminho Basculante 0,037 h

1 m3 em

3.2.4.5 Preo unitrio de materiais

O preo dos materiais so coletados e fazem parte da composio de custos unitrios. Abaixo, alguns preos referente ao estudo de caso em novembro 2006:

46

a) cimento: R$ 15,00/saco de 50 Kg; b) areia lavada mdia: R$ 30,00/m3; c) Arame galvanizado fio 10: R$ 6,00/Kg

3.2.4.6 Preo unitrio de mo-de-obra

Os valores de mo-de-obra do estudo de caso foram conseguidos diretamente no sindicato dos trabalhadores da construo civil (setembro 2006). Mas podem ser adquiridos no departamento pessoal da empresa:

a) servente: R$ 4,34/h b) pedreiro: R$ 6,76/h c) Pintor: R$ 7,66/h d) Eletricistas: R$ 9,19/h

3.2.5 Taxas de Leis sociais e Riscos de trabalho So taxas correspondentes s despesas com encargos sociais e trabalhistas, conforme legislao em vigor, incidentes sobre o custo da mo-de-obra. ndices TCPO. Taxas de Leis Sociais: A. Encargos sociais bsicos A1. Previdncia Social 20% A2. Fundo de Garantia por Tempo de Servio 8% A3. Salrio-educao 2,50%

47

A4. Servio Social da Indstria (SESI) 1,50% A5. Servio Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) 1,00% A6. Servio de apoio Pequena e Mdia Empresa (SEBRAE) 0,60% A7. Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria (Incra) 0,20% A8. Seguro contra os acidentes de trabalho (INSS) 3% A9. Servio Social da Indstria da Construo e do Mobilirio (SECONCI) 1%

Total de Encargos Sociais bsicos: 37,80%

B. Encargos sociais que recebem as incidncias de A B1. Descanso semanal e feriados 22,90% B2. Auxlio Enfermidade 0,79% B3. Licena Paternidade 0,34% B4. 13 Salrio 10,57% B5. Dias de chuva / faltas justificadas / acidentes de trabalho 4,57%

Total de Encargos Sociais que recebem incidncia de A: 39,17%

C. Encargos sociais que no recebem incidncias globais de A C1. Depsito por despedida injusta: 40%sobre A2+(A2 xB) 4,45% C2. Frias 14,06% C3. Aviso-prvio 13,12%

Total de Encargos Sociais que no recebem incidncia globais de A: 31,63%

48

D. Taxas de reincidncias D1. Reincidncia de A. sobre B (35,80% x 39,17%) 14,81% D2. Reincidncia de A2. sobre C3. (8% x 13,12%) 1,05%

Total de Taxas de reincidncias: 15,86% PERCENTAGEM TOTAL - 124,46% + Vale transporte 6% + Refeio mnima (caf) 1% + Seguro de Vida 1,40% = 132,86%

Observaes:

1)

As taxas podem ser alteradas em funo das mudanas nos recolhimentos da Previdncia Social.

3.2.6 Benefcios e Despesas indiretas BDI

Aps o clculo dos custos diretos (mo-de-obra, leis sociais inclusive materiais e equipamentos), atravs das composies de preos unitrios, os custos indiretos so apurados.

O BDI uma taxa correspondente despesas indiretas e lucro, para a execuo de servios, incidentes sobre a soma dos custos de materiais, mo-de-obra, equipamentos, etc. Esta taxa tanto pode ser inserida na composio dos custos unitrios, como pode ser aplicada diretamente ao final do oramento, sobre o custo total, objetivando conseguir-se o preo de execuo de obra, por terceiros.

49

No estudo de caso, o BDI foi considerado na composio dos custos. O preo de execuo , pois, igual ao custo da obra mais a taxa de BDI. O BDI inclui os seguintes componentes:

a)

Despesas eventuais Servios e materiais no orados ou no cobertos especificamente nos levantamentos de quantitativos ou na composio de custo unitrio, s vezes, por falta de detalhes, s vezes por descuido e, s vezes, por ser um servio que no foi possvel prever.

b)

Quebra de materiais - s vezes no lembrada na composio de custos;

c)

Riscos:

Chuvas que atrapalham o andamento dos servios; Perdas de eficincia da mo-de-obra; Erro de execuo, na obra; Problemas de fundao ou estrutura; Compra errada de materiais; Greves, etc.

d)

Rateio da Administrao do Escritrio Central normalmente as despesas com o escritrio central so rateadas proporcionalmente ao valor das obras em andamento;

e)

Impostos imposto sobre servio, imposto de renda, etc.

50

f)

Despesas financeiras com o no recebimento imediato dos gastos para construo, o construtor precisa lanar mo de recursos prprios para continuar a obra, o que gera despesas de investimento de capital, que precisa ser remunerado e at receber correo monetria;

g)

Bonificao que o lucro ou remunerao que o construtor cobra pela execuo do empreendimento;

h)

Fim social de acordo com a legislao vigente, 2% sobre o faturamento bruto;

i)

PIS de acordo com a legislao vigente, 0,65% sobre o faturamento. Pode-se incluir ainda: Administrao da obra desde que no tenha sido levada em conta no oramento; Despesas com instalao do canteiro idem Depreciao dos equipamentos desde que no tenha sido levada em conta no oramento ou nas composies de custos unitrios.

A ordem de grandeza dos valores para os itens acima :

1 Despesas eventuais - 4% 2 Quebra de materiais - 6% 3 riscos - 3% 4 Administrao central - varivel 5 Impostos (COFINS, ISS) 7,60% / 4,5% 6 Despesas financeiras - varivel 7 Seguro (nem sempre obrigatrio) - 1%

51

8 Finsocial - 2% 9 PIS - 0,65% 10 Lucro - 10% *11 Administrao da Obra - varivel *12 Mobilizao e desmobilizao do canteiro - varivel *13 Depreciao de equipamentos - varivel *Desde que no tenha sido levado em conta na planilha oramentria ou na ficha de composio de custos. Na composio do BDI, conveniente chamar a ateno para os seguintes fatores: a) destinao ou finalidade do oramento; b) tempo de durao da obra; c) em se tratando de obra licitada, verificar se tem ou no reajustamento; d) validade da proposta.

3.2.7 Custo Total O custo total a soma de todas as parcelas correspondentes aos valores dos subtotais e subitens para cada servio.

52

O custo total do oramento conseguido somando-se todos os totais dos itens. Quando ainda no foi embutido o valor do BDI nos custos unitrios, teremos com o total, o valor de custo da edificao.

3.2.8 Cronograma Cronograma de uma obra estabelece o incio e o trmino das diversas etapas de servios de construo, dentro das faixas de tempo previamente determinadas, possibilitando acompanhar e controlar a execuo planejada. O cronograma pode conter os itens principais ou os subitens das vrias etapas de servios de uma obra, bem como a sua durao, com o incio e o trmino de cada etapa, permitindo fazer o acompanhamento e o controle fsico-financeiro da obra.

3.2.8.1 Tipos de Cronograma Os cronogramas mais conhecidos so: a) b) c) d) o de GANTT ou de barras horizontais; o PERT/COM; Cronograma fsico ou de execuo: utilizado no estudo de caso; Cronograma fsico-financeiro.

53

Cronograma Fsico O cronograma fsico apresenta as atividades e os tempos de execuo por perodo de durao, geralmente em meses, os valores totais e o percentual de execuo acumulado.

3.2.9 Curva ABC Com os microcomputadores, foram desenvolvidos programas de anlise oramentria que agilizam a tomada de decises. Os programas fornecem vrios relatrios com bastante rapidez e segurana, que praticamente so quase impossveis de ser feitos pelos mtodos convencionais, principalmente, devido falta de tempo, nessas ocasies. Um desses relatrios a curva ABC, que pode ser de insumos e de servios. O nome curva vem do grfico que pode ser traado usando-se um plano cartesiano, onde so marcados os insumos, em um eixo, e as suas respectivas porcentagens simples ou acumuladas, em outro. O ABC corresponde ao sistema alfabtico das iniciais dos insumos. Na prtica, o relatrio curva ABC de insumos contm o cdigo, a descrio, a unidade, o preo unitrio, as quantidades, o valor total e as percentagens simples e acumuladas para cada insumo. O relatrio curva ABC de servios contm o cdigo, a descrio, a unidade, o preo unitrio, a quantidade, o valor total e as percentagens simples e acumuladas dos servios. A anlise baseada nas curvas ABC permite verificar de imediato os itens crticos do oramento: os insumos e os servios que pesam mais.

54

3.2.10 Memria Descritiva Resumida do Estudo de caso

O Estudo de caso apresentado anteriormente nos clculos do oramento estimativo, considerando a construo de edifcio residencial de projetos-padro com trs pavimentos, para apartamentos de trs quartos, dois apartamentos por andar no padro normal, ser apresentado com valores reais $ reais de levantamento. O oramento ser apresentado com os valores finais dos servios por se tratar de ndices especficos da empresa.

Memria descritiva da obra Descrio Servios Iniciais Servios tcnicos Servios preliminares Instalaes provisrias Locao de Obra Mquinas e ferramentas Administrao e despesas Limpeza da obra Trabalhos em terra Intra-Estrutura Tubules Blocos de coroamento Cintas de travamento Cintamento Total 247.266,48 27.151,00 4.538,84 17.864,64 1.001,40 47.78,10 128.343,78 18.194,72 2.400,00 115.079,12 68.074,80 22.848,72 2.149,42 2.608,66

55

Arrimos entre os cintamentos Superestrutura Pilares Vigamento Laje macia Alvenarias 0,10/0,15/0,20 Canaletas e reforos Vigas/Vergas e contravergas Laje do pavimento tipo e forro Escadas Esquadrias Assentamento de marcos Assentamento de portas Alvenaria de Platibanda Alvenaria do hall de escada Rampas e passarelas Revestimento Reboco interno Reboco externo Pintura externa Assentamento do azulejo Forro de gesso Fachada Barrado Impermeabilizante Gesso em parede

19.397,52 408.379,12 23.410,38 49.523,88 31.089,76 126.711,90 20.111,58 9.693,00 87.536,08 6.989,00 59.859,58 14.084,24 51.313.80 2.830,36 22.067,94 7.181,64 191.047,33 22.530,78 39.474,40 23.775,12 38.998,32 3.298,90 7.038,78 52,56 44.760,30

56

Pintura Pintura Pintura do Hall de escada Pintura leo/Esmalte Pintura do pilotis Cobertura Cobertura Pavimentao interna Piso pobre Cermica de piso Soleira Peitoril Pavimentao Externa Pavimentao Externa Instalaes Eletro-Hidrulicas Instalaes Eltricas/Hidrulicas/Telefnicas Instalaes de complemento hidrulicas Caixas de passagem de esgoto/pluviais/eltricas/incndio Complemento de obra Gradil Muro de divisa Muretas para conteno de Taludes Limpeza Reservatrio de gua superior Reservatrio de gua inferior

30.471,76 20.321,28 3.000,00 39,92 7.120,56 10.398,66 10.398,66 63.360,48 364,64 61.854,32 685,50 456,02 18.464,52 18.464,52 117.034,32 84.000,00 22.095,22 10.939,10 66.380,70 5.682,28 18.818,38 984,80 5.024,00 15.985,16 15.747,92

57

Reboco de pilotis Servios gerais Servios gerais Habite-se e cartrios Habite-se e cartrios Total de Custos R$: Custo / m2 R$ rea: 1496,0 m2

7.138,16 67.008,00 67.008,00 34.720,00 34.720,00 1.369.610,49 915,51

3.3 Propostas Comerciais 3.3.1 Preo Global

O cliente fornece os quantitativos da obra ou os projetos completos, para que o construtor fique responsvel pelos quantitativos, os quais, multiplicados pelos respectivos preos unitrios, resultaro no preo de venda, preo este que o cliente pagar para ter a obra pronta, de acordo com o s projetos, especificaes, caderno de encargos e critrios de medio.

3.3.2 Preo Unitrio

O cliente fornece os quantitativos estimados, que serviro como base para o julgamento das propostas, ficando o construtor, responsvel pelos preos unitrios, sendo que os quantitativos sero medidos quando estiver completa a documentao.

58

3.3.3 Administrao

Proposta em que o construtor se prope a executar a obra fornecendo apenas a administrao sobre a mesma e, para tal, receber pelo servio, um percentual sobre o valor da obra (taxa).

3.4 Contrato

Documento legal que servir para nortear todo empreendimento. Composto de vrias partes, dentre as principais so: -Objeto do contrato; -Obrigaes do contratante; -Obrigaes do contratado; -Preo do servio; -Frmula de reajustamento; Condies de pagamento; -Diversos.

59

4 ANLISE CRTICA

Observa-se que o processo oramentrio em estudo apresentou diferentes valores de custo / m2, devido aos diferentes processos de clculo do oramento.

O oramento quando calculado pelo mtodo da rea equivalente e um custo /m2 j definido, o valor final da construo ficou inferior ao custo analtico. J analisando o resultado do oramento por estimativa, o custo/m2 ficou superior em aproximadamente 5% (cinco) ao resultado final do custo do oramento analtico do empreendimento adotado como instrumento de estudo. O fato de ser uma estimativa, o oramento uma vez que se forem feitas alteraes, medidas diferentes das reais, dentre outros, os valores cotados bem como as quantidades no revelaram a realidade e sendo assim o oramento deixa de servir como parmetro. J com o oramento analtico, temos dados reais que viabilizam a economia e o planejamento tcnico do empreendimento.

Ressalta-se que aps se elaborar um oramento, necessrio fazer uma anlise para avaliao da exatido, da coerncia, da competitividade e, a partir da, tomar decises para melhor-lo e torn-lo competitivo. necessrio analisar todos os componentes da planilha oramentria para se proceder tomada de posies. Assim, examinar criticamente todos os elementos do seu oramento: materiais, mo-de-obra, equipamentos, composies, ndices de produtividade, preos unitrios, quantidades, encargos sociais, BDI, durao da obra, etc.

60

importante salientar que existem vrios fatores que influem nos ndices de produtividade, tais como alimentao, repouso ou fadiga, condies ambientais, local e condies de trabalho, tempo de servio na profisso, etc. Em decorrncia do desenvolvimento do mercado, as empresas precisam buscar concentrar-se no produto ou servio de sua linha que mais estratgico, isto , aquilo que de melhor sabem fazer, com maior produtividade e competitividade. tambm necessrio trabalhar nos menores limites possveis de preos, de ndices de produtividade, de quebra de materiais, para estar em condies de competir com os outros concorrentes.

61

5 CONCLUSES

A cada dia, torna-se mais importante o gerenciamento do empreendimento, pois permite avaliaes da performance fsica e financeira do empreendimento, intervindo de maneira positiva para a melhoria da qualidade, no cumprimento dos prazos e barateamento dos custos.

A empresa da construo civil, apesar de totalmente adversa aos sistemas de produo convencionais, uma vez que a prpria produo mutante, necessita refletir urgentemente sobre a formulao oramentria, visando, alm de atender a demanda, em constante crescimento, a garantir sua competitividade no mercado. A padronizao dos procedimentos de clculo do preo para as obras bem como da nomenclatura viriam a minimizar deficincias verificadas no clculo, alm de agiliz-los.

Concludo o empreendimento recomendvel a avaliao dos resultados com base nos dados de receitas e despesas do momento, e de suas projees futuras, em comparao aos estudos efetuados na viabilidade do empreendimento.

Investir em empreendimentos imobilirios gera riqueza real, alm de possibilitar a criao de empregos para a mo-de-obra especializada e no-especializada.

62

6 ANEXO

63

7 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10520: informao e documentao citaes em documentos - apresentao. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 12721: Avaliao de custos unitrios e preparo de oramento de construo para incorporao de edifcio em condomnio. Rio de Janeiro: ABNT, 2006. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 14724: informao e documentao - trabalhos acadmicos- apresentao. Rio de Janeiro: ABNT, 2005. ANTHONY, R.N e GOVINDARJAN, V. Sistemas de controle gerencial. So Paulo: Atlas, 2002.

FREZATTI, Fbio. Oramento empresarial: Planejamento e Controle gerencial. 2 Ed. So Paulo: 2000.

SAMPAIO, Fernando Morethson. Oramento e Custo da Construo. 1 Ed. Braslia: Hemus, 1989.

GOLDMAN, Pedrinho. Introduo ao Planejamento e Controle de custos na Construo Civil Brasileira. 4 Ed. So Paulo: Pini, 2004.

64

PINI, Fausto. TCPO 2000 Tabela de Composies de Preos para Oramentos. 1 Ed. So Paulo: Pini, 1999.

HANSEN, Don R.Maryanne M. Gesto de custos : Contabilidade e controle. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

SALOMON, D.V. Como fazer uma monografia. 9 Ed. So Paulo: Martins Fonseca, 1999.

65

Potrebbero piacerti anche