Sei sulla pagina 1di 30

Notas da Aula para a Disciplina Geografia Poltica

Prof. Danny Zahreddine

Os Antecedentes da Geografia Poltica Charles Darwin


Aspectos Favorveis que Permitiram o Grande sucesso da Teoria da Evoluo de Darwin Emmanuel Kant: formulou a teoria da evoluo csmica em 1755. Todo o aparato do Universo, argumentava ele, nasceu de foras fsicas atuantes sobre a matria bruta, de acordo com leis mecnicas passveis de serem descobertas. O Conde de Buffon: estudou a estrutura da Terra. Sua concluso foi de que a Terra era muito mais antiga do que se pensava e se formara gradualmente. Aspectos Favorveis que Permitiram o Grande sucesso da Teoria da Evoluo de Darwin (Cont.) Joseph Kolreuter: cruzou variedades de fumo para descobrir se podia criar uma nova espcie com o cruzamento (Os hbridos) Surgimento da "Sociedade Lunar". Lamarck: havia reclassificado o reino animal, pela primeira vez desde Aristteles. Erasmus Darwin: convence-se de que os animais mudavam de forma e se transformavam em novas espcies a mudana era provocada pela transmisso de caracteres adquiridos durante a vida de um indivduo e de que toda vida, enfim, provinha do mar. Charles Darwin Pequena Biografia (1809-1882) Naturalista Ingls. Expedio no HMS Beagle (teve durao de 5 anos). Incio de seus estudos sobre evolucionismo nas espcies. Finaliza a sua obra em 1844, mas por receio de sua repercusso decide public-la aps a sua morte. Pressionado por colegas, e por saber de uma pesquisa semelhante feita pelo amigo Alfred Russel Wallace publica sua obra mais revolucionria. Publicao de A origem das espcies em 1859. Trs princpios para evoluo Variabilidade: presente em todos os seres vivos. Hereditariedade: transmisso das caractersticas de pai para filho. A luta pela sobrevivncia: o que determina as variaes que tornaro uma espcie mais apta a sobreviver. Conceitos Fundamentais da Biologia Trabalhados por Darwin Gene: unidade hereditria que determina as caractersticas do indivduo, presente em todos os organismos.

Mutao: modificao na informao gentica (genes) que resulta na formao de clulas ou indivduos alterados. Principais Idias de Charles Darwin A idia de organismo vivo como um dos fundamentos da Biologia. A expanso e retrao dos organismos de acordo com a teoria da evoluo. A existncia de uma hierarquia entre as espcies, pois o grau de organizao tende a avanar na medida que um organismo evolui uma espcie mais evoluda um organismo mais complexo. Principais Idias de Charles Darwin (Cont.) Distribuio geogrfica das espcies e dos meios de disperso. A existncia do instinto entre os animais. Idia de progresso, de que a evoluo histrica da humanidade levaria a um destino melhor. A possibilidade de uma viso global da realidade. A importncia do meio para o homem. Mutaes, luta pela sobrevivncia, ajuda Mtua e seleo natural (prevalncia do mais apto). Oposio ao criacionismo.

A Geografia Ratzeliana

Pequena Biografia:

o Ratzel nasceu em Karlsruhe (atual Alemanha), aos 30 de agosto de 1844 e faleceu aos 9 de agosto de 1904, em Ammerland, na Baviera o Nacionalista entusiasta, engajou-se e foi ferido na guerra francoprussiana, em 1870, perto de Auxonne. o Como jornalista poltico colaborou para o "Kolnischer Zeitung". Interessou-se pela Geografia durante suas longas viagens pela Europa Meridional, Estados Unidos, Mxico e Cuba seus trabalhos de campo que fundamentariam muitas de suas idias o Ratzel foi primeiro farmacutico (inicia estudos em Farmcia em 1866) e apenas entrou para a vida acadmica anos mais tarde, produzindo a partir de 1870 o Freqentou as universidades de Heidelberg, Iena e Berlin. Interessando-se inicialmente pelas cincias naturais, principalmente a Geologia e a Zoologia, na qual defendeu doutoramento. o Em seguida enveredou-se pelos Estudos Sociais, sobretudo pela Cincia Poltica. Fixando-se enfim na Geografia, para qual trouxe uma contribuio notvel. Falta de acuidade nas interpretaes das idias de Ratzel Principais Obras
o

"Anthropogeographie" e "Politische Geographie "

Principais idias o Por que num espao geogrfico relativamente homogneo, foi possvel que os povos desenvolvessem organizaes sociais e polticas to distintas? o Gnero de Vida (crtica ao determinismo) o Influncias de Darwin: competio entre as espcies, sobrevivncia do mais apto e necessidade de expanso (alimentao, etc.) o O estado como um Organismo Vivo (populao e solo) o A terra demasiada pequena para um grande Estado o A Geografia Poltica de Ratzel um marco epistemolgico o Principal objetivo da obra de Ratzel: "alar um nvel superior do conjunto da geografia poltica, somente pode ser feito por um estudo comparativo das relaes mediadoras entre o Estado e o solo". o Segundo Ratzel (1844-1904), a Geografia Poltica o estudo comparativo das relaes mediadoras entre o Estado e o solo; ou seja, como os aspectos geogrficos interagem com o Estado.

o "Semelhante luta pela vida, cuja finalidade bsica obter espao, as lutas dos povos so quase sempre pelo mesmo objetivo.

A Geografia de Ellen C. Semple1

Ellen Simple (1863 1932) o A mais importante gegrafa do seu tempo o Aluna de Ratzel em Leipzig em 1891 o Ela encara sua prpria obra como a traduo do pensamento ratzeliano para a tradio anglo-celtica o Expoente do Determinismo Ambiental

Principal Obra o American History and its geographic conditions (1903. Com mais de 600 pginas incluem captulos da geografia geral, localizao e fronteiras, relao entre o meio fsico e a cultura humana, alm do conceito de hereditariedade e raa. o Sua obra foi atacada somente na dcada de 1920, pelo historiador francs Lucien Le Febvre o Talvez, sua abordagem determinista do meio ambiente tenha obscurecido a sua obra, que contm observaes geogrficas importantes.

Principais Idias o Seu trabalho consiste em comparar grupos das mais diversas raas em ambientes similares. Se tais povos desenvolverem atividades econmicas, sociais, e etc. similares, possvel dizer que esta similaridade devida ao meio ambiente, e no raa. o O homem um produto da superfcie da terra. Os fatores geogrficos incentivam o seu desenvolvimento. o A terra um todo inseparvel. Cada Estado um elemento fsico, logo, faz parte do todo.

Influences of geographic environment. Ellen. C. Semple. Agnew J. et al. Editors: Human Geography An essential Anthology: Oxford, Blackwell, 1996, 696p.

o A histria moldada pelas configuraes geogrficas da superfcie da terra. o A histria de um estado influenciado pelo seu clima, solo, relevo, riso, fronteiras montanhosas e etc. o Uma perspectiva histrica no pode ser entendida sem a anlise de mapas (mapas em sries temporais). o As foras internas da raa e as foras externas do meio ambiente. Exemplos e comparaes feito pela autora o Mistiscismo X Racionalismo (ndia e Grcia) Inacessibilidade e acessibilidade geogrfica. o O meio ambiente e o aparecimento da religio o Inter-relao entre os lugares (A ustria vai alm dos Alpes austracos o Danbio) o Efeitos causados por lugares remotos ou de difcil acesso (montanhas, mares) o Vias de fcil deslocamento para a humanidade (rio Danbio) o O deslocamento dos nmades devido fatores geogrficos (busca por terras mais abundantes) o A arte condicionada pelo meio ambiente o Estrabo relativizao da influncia do meio para a formao das caractersticas dos povos (o que mais influi so as instituies e a educao). Mas o que levou criao das instituies e da educao? o O hibridismo como soluo para a colonizao dos trpicos

A Geografia poltica Engajada


Piotr Kropotkin
Nasceu em Moscou, em 21 de dezembro de 1824 Estudou em So Petesburgo e interessou-se especialmente pela geografia Membro da elite russa (corte) durante o sculo XIX, cursou a escola do corpo de pajens e decidiu seguir para a Sibria para fugir do convvio entediante da corte czarista, que tanto o incomodava. Na Sibria, Kropotkin teve dois contatos importantes: com o meio ambiente de condies fsicas extremamente hostis; com as comunidades de camponeses (sem cooperao no se sobrevive na Sibria, essa constatao o faz desenvolver as idias anarquistas). Em 1871, recusou o cargo de secretrio da Sociedade Geogrfica da Rssia e preferiu dedicar-se causa do anarquismo Preso em 1874 por envolvimento em atividades revolucionrias, conseguiu escapar dois anos depois e foi para a Europa ocidental. Em seu longo exlio, Kropotkin escreveu vrios livros, nos quais sistematizou sua filosofia libertria. Em Mutual Aid (1902; Ajuda Mtua, defendeu que, apesar do conceito darwinista de sobrevivncia dos mais aptos, a cooperao, e no o conflito, o fator principal de evoluo das espcies). Em Kropotkin, entre as diversas influncias, podemos identificar as de Darwin em suas principais idias: a ajuda mtua, a ecologia humana e a descentralizao poltica. Kropotkin foi um dos primeiros a fornecer bases tericas para o ativismo (engajamento) na Geografia Poltica. Retornou Rssia em 1917 Ao retornar, assistiu ao surgimento espontneo das comunas soviticas, conselhos de soldados e trabalhadores, que conforme acreditava, formariam a base da sociedade sem estado. Com a tomada do poder pelos bolcheviques, no entanto, seu entusiasmo inicial converteu-se em grande desapontamento. Kropotkin morreu no vilarejo de Dmirov, prximo a Moscou, em 8 de fevereiro de 1921.

A Geografia poltica Engajada


Elise Reclus
Jean jacques Elise Reclus nasceu em Saint Foy la Grande (Frana), em 15 de maro de 1830 Estudou Geografia em Berlim com Carl Ritter Sua simpatia pelos republicanos foi a causa do primeiro exlio, aps o golpe de 1851 (2 Imprio) Entre 1867 e 1868 publicou La Terre, description des phnomnes de la vie du globe Lutou como soldado contra a Prssia em 1870 e, no ano seguinte, participou da Comuna de Paris, pelo que foi condenado deportao e depois ao banimento Radicou-se na Sua, onde estabeleceu contato com Peter Kropotkin e publicou sua principal obra: Gographie universelle (1875-1894; Geografia universal), em 19 volumes, que foi, em seu tempo, a maior obra de conjunto sobre a matria. Em 1892 tornou-se catedrtico de geografia na Unversidade de Bruxelas Anarquista e gegrafo, o francs Reclus recebeu a medalha de ouro da Sociedade Geogrfica de Paris em 1892, j radicado na Sua, aps ter sido preso e exilado por suas atividades polticas Reclus viajou muito por vrias regies do mundo, tanto espontaneamente quanto por exlio (diversas vezes). Cada lugar por onde passava fazia trabalho de campo, e isso enriquecia cada vez mais sua Geografia e sua viso de mundo Inspirado pelo princpio da analogia de Ritter e pelo Darwinismo, Reclus teoriza sobre a Geografia, propiciando possibilidades de reaplicao de seus conceitos em contextos regionais diferentes Reclus fez Geografia de forma acadmica-cientifica, mas utiliza-se dela politicamente Reclus postulava que os estudos geogrficos deveriam partir dos aspectos humanos e sociais para aportar nos aspectos naturais, e no o contrrio A perspectiva anarquista no ir apagar por completo a presena do protestantismo no pensamento de Reclus: "Jesus um anarquista". 8

As principais idias de Reclus: o Fazer uma Geografia Social; o Anlise e crtica dos processos de dominao em diversas escalas (indivduos, espcies e pases): trata-se de um dos pilares do Anarquismo; o Descentralizao poltica mxima (sociedade sem Estado, sem poder centralizado e sem governo): parece que Reclus utiliza a idia de comunidade para pensar na possibilidade de relaes benignas entre os indivduos e espcies ("A anarquia a mxima expresso da ordem"); o Relao harmoniosa do homem com a natureza: isto claro j em "La Terre", onde elabora uma abordagem "ecolgica", que vai se repetir em "La Nouvelle Gographie Universelle" (de 1876 a 1908) e em "L'Homme et la Terre" (1905-1908); o Na evoluo de seu pensamento o homem ganha cada vez mais importncia de ao para a elaborao do espao geogrfico; assim, como os condicionantes que o meio ambiente coloca para o homem se tornam, segundo Reclus, cada vez menos determinantes em vista do desenvolvimento cultural e tecnolgico do homem; o Ajuda mtua: quando Reclus faz essa proposta, utiliza-se de um conceito ecolgico darwinista, que est ligado s idias de relao entre os indivduos e as espcies. o Necessidade dos conhecimentos geogrficos: para se respeitar a natureza e fazer poltica preciso conhecimentos geogrficos; o Viso evolucionista da histria: de forma semelhante a Marx ou Montesquieu, Reclus acreditava que o processo histrico levaria a humanidade, ou uma determinada sociedade, a um destino melhor.

Elise Reclus morreu em Thorout, Blgica, em 4 de Julho de 1905

Alfred Thayer Mahan e a Geoestrgia


Historiador naval americano (1840-1914) Principal obra: Influence of Sea Power upon History Almirante da Marinha dos Estados Unidos Presidente do Naval War College Desenvolveu propostas de criao de uma poderosa Marinha de guerra e do estabelecimento da hegemonia do seu pas nos dois grandes oceanos. Mahan enxergava nos Estados Unidos uma "ilha geopoltica" um Estado com sadas para os principais oceanos e sem ameaas territoriais nas suas faixas de fronteiras terrestres. Essa condio geogrfica excepcional oferecia a possibilidade da expanso do Poder Martimo. De acordo com Mahan existem alguns fatores geopolticos que estimulam ou limitam a capacidade dos povos para o exerccio de atividades martimas, que so os seguintes: o Posio do territrio, que se relaciona com a existncia ou inexistncia de presses nas fronteiras terrestres (definindo, pois, o esforo nacional que pode ser dirigido para o mar), com a necessidade de concentrao ou disperso das foras navais, com o acesso aos mares "livres" (quentes) e com o controle dos canais e reas martimas focais; o Configurao fsica do territrio, que se relaciona com o conceito de litoral com fronteira permevel, com o nmero e a qualidade dos portos e seus acessos para o interior, com a orografia como elemento de presso para o uso das comunicaes martimas, com a existncia de braos para o mar ou rios penetrando o interior e com o clima como agente de produo e de adequao dos acessos ao mar; o Extenso do territrio e do prprio litoral, que pode ser fonte de fora ou franqueza, dependendo do nmero, da qualidade e da distribuio da populao; o Produo nacional (ou regional); criando necessidade do comrcio martimo internacional ou inter-regional; e a existncia de mercados capazes de justificar tal comrcio; o Vocao ou tendncia martima do povo, viso, coragem e competncia de lderes e elites.

10

O primeiro a focalizar os oceanos como horizonte de expanso do poder do Estado. A GEOESTRATGIA DE HALFORD MACKINDER

Halford Mackinder Nasceu em 1861, no norte da Inglaterra ( de origem escocesa) Era um colonialista exaltado Foi nomeado para Oxford em 1887 Foi Ministro das Relaes Exteriores, junto a Marinha. Portanto, foi ao mesmo tempo Gegrafo Poltico e Geopoltico. o Cria um mtodo original, era um professor itinerante, dava aulas em diversas instituies. Era muito carismtico e fez com que o prestgio da geografia crescesse muito na Inglaterra. o Recebeu no final de sua vida o ttulo de Sir, cavaleiro real. o Morreu em 1947, imediatamente aps a 2 Guerra Mundial o o o o

Caracterizao geral dos estudos de Mackinder o Sofreu grande influncia de Ratzel, quanto idia organicista. Estudou o nascimento, o desenvolvimento e a decadncia dos imprios. Abordou as foras que engendram os imprios, seus problemas, ameaas e perspectivas. o Relao entre espao e poder, Geografia Poltica e Geopoltica. o Para ele, existia dois tipos de poder: o terrestre e o martimo. o Sua proposta era de uma diviso dual entre o poder martimo e o poder terrestre. O poder terrestre o central e o poder martimo o perifrico. Isto foi um impacto para os ingleses, pois significava que o poder ingls era vulnervel. o Foi um dos primeiros a teorizar sobre a noo de centro-periferia, propondo a Teoria "Heartland-Hinterland: Para se ter o poder mundial preciso dominar a "rea core" (Europa Central e Leste Europeu, ou seja, do sul da Alemanha at os Montes Urais e o Cucaso). o Mackinder procurou os lugares mais conflituosos do mundo e que raramente eram vencidos. Achou ento a regio da unio da Europa Central com a sia Ocidental e a denominou de Heartland.

11

o O Heartland era incomparavelmente a mais extensa regio de plancies de todo o globo terrestre. Essa regio era quase totalmente isolada do mundo exterior, j que seus grandes rios desembocavam nos mares do interior da Eursia ou nas costas geladas do oceano rtico. o O Heartland era uma fortaleza inacessvel ao assdio do poder martimo das potncias insulares ou marginais da Eursia, favorecendo ao mesmo tempo o desenvolvimento do poder terrestre da potncia continental que possusse ou viesse a conquistar aquela regio basilar. o Para ele, existia na verdade apenas um grande oceano, isto , um oceano nico cujas guas contnuas e intercomunicantes recobriam trs quartos da totalidade do globo. o Do restante um quarto de terras emersas, dois teros correspondiam aos continentes da Europa, sia, e frica, que na viso de Mackinder, formavam de fato um nico grande continente. Com efeito, os montes Urais e o istmo de Suez uniam e interligavam, em vez de separar, as terras da Eursia-frica que envolvidas por todos os lados pelo oceano nico, constituam uma grande Ilha mundial: World Island o Quem domina a Europa Oriental controla o Heartland; quem domina o Heartland controla a World Island; quem domina a World Island controla o mundo. o Inner Crescent: O inner Crescent um grande arco interior, ou marginal, que circunda as regies anfbias eurasianas em torno do Heartland. Esse crescente interno era composto por um conjunto de zonas amortizadoras que constituam pontos de frico ou reas de disputa onde se chocavam o poder terrestre e o poder martimo. O Inner crescent era o espao natural de expanso do poder terrestre. o Outer crescent. Protegidas pelos fossos do grande oceano, as potncias martimas do crescente insular estavam a salvo do assdio do poder terrestre dominante no ncleo basilar eurasiano. No Outer Crescent localizavam-se as grandes potncias martimas, como a Inglaterra, Estados Unidos e Japo, alm do domnio ingls do Canad, frica do Sul e Austrlia.

12

O cordo Sanitrio o Era vital para a Inglaterra isolar a Rssia e a Alemanha, impedindo uma aliana entre ambas ou a conquista de uma pela outra. A configurao de um bloco de poder russo-germnico provocaria a ruptura do equilbrio europeu, colocando em risco a posio insular e a preponderncia naval britnica. o Mackinder props que as potncias vitoriosas (1 Grande Guerra) criassem, na Europa Oriental, uma cadeia de Estados-tampes desde o mar Bltico at os mares Negro e Adritico. A funo estratgica desse cordo sanitrio era introduzir uma cunha entre a Alemanha vencida e a Rssia bolchevique, impedindo uma futura aliana da potncia situada no centro da Europa com aquela que controlava a regio piv da Eursia.

Algumas Avaliaes de Mackinder o Mackinder acreditava que era muito mais propcio as condies para o poder terrestre construir uma esquadra e lanar-se ao oceano a partir de sua plataforma continental, que para o poder martimo organizar um exrcito e lanar-se terra a partir de sua base insular. o A Alemanha e a Rssia sempre privilegiaram o poder terrestre. A Inglaterra e o Japo sempre se basearam no poder martimo prioritariamente. Alguns pases conciliavam bem os dois tipos de poder, como os Estados Unidos. o Os pases que querem o poder internacional devem conquistar a "Heartland", e os pases que no podem conquist-la devem se contentar em ocupar a "Hinterland". o Mackinder alertou aos ingleses, que os Estados Unidos, por esse equilbrio entre os poderes, era o pas emergente na poltica internacional.

13

Rudolf Kjellen

Sueco Pan-germanista influenciado por Darwin e Ratzel Caracteriza a poltica como Cincia Pela primeira vez se faz uma ligao entre Ratzel e o Nazismo ( Ratzel j se encontrava morto) Principal Livro: O estado como organismo vivo Em 1908 d um curso de geopoltica na Alemanha, tratando o Estado como forma de vida. (Karl Haushofer participa deste curso) o primeiro a utilizar o termo Geopoltica Foi a ponte para a Geopoltica Alem Divide a nao Alemo em trs escalas o Klein Deutschland A Alemanha propriamente dita (Pequena Alemanha) o Gross Deutschland Territrios alemes fora da Alemanha e ocupado por alemes (Grande Alemanha) o Kolonial Deutschland Territrios distantes com colnias Alems (Alemanha Colonial)

14

Karl Haushoffer e a Geopoltica do Nazismo


Oficial do exrcito Alemo que aos 30 anos j possui um alto posto Foi adito militar de embaixadas alems na Rssia, ndia e Japo Sua experincia no extremo oriente influencia pensamento de Haushoffer (Principalmente o Japo) Responsvel pela aproximao entre Alemanha e Japo Pregava que a geopoltica deveria ser includa nas escolas desde os primeiros anos Diviso da terra em quatro zonas de influncia: o o o o Americana Alem Russa Japonesa tremendamente o

Geopoltica como conscincia do Estado Professor e idealizador do Instituto para o estudo da Geopoltica, em Munique (Institut fr Geopolitik) funcionou at 1943. Revista Zeitschrift Fr Geopolitik (1924 1944), era dela que saam os mapas utilizados nos Atlas Citaes de Haushoffer que caracteriza a geopoltica alem da 2 grande guerra: o um mtodo globalizante, totalizante, visando a explicao do conjunto dos fenmenos na superfcie da Terra; o uma dmarche gentica, no sentido de que o conhecimento geopoltico constri e reproduz sua lgica no interior de um mundo fechado, praticando a auto-referncia e projetando-se como lgica natural, orgnica; o um discurso dotado de uma funo propagandista; o um saber dotado de um instrumento iconogrfico, a cartografia; 15

o um conhecimento que d coerncia a esse saber, cuja finalidade esse conhecimento est encarregado de definir; o um saber que tem por objeto o domnio do poder; o um saber que se coloca a servio do regime no poder, no momento.

Nicholas Spykman e a Geopoltica da Conteno


Pequena Biografia Holands Naturalizado estadunidense; Nasceu em 1893; Conhecido como um dos precursores da teoria da conteno; Um dos fundadores da percepo realista de poltica estadunidense;

Quando o Nazismo esfacelado a geopoltica quase se extingue

externa

Percepo de Mundo Foi fortemente influenciado por Mackinder; Escreveu em um momento decisivo para a poltica externa americana; Sua principal obra foi The Geography of the peace, de 1944; Morreu em 1943 de Cncer aos 49 anos. Postura realista frente poltica internacional; Compreendia o sistema internacional como anrquico;

Sua Teoria Elaborou sua teoria com o intuito de conter a expanso de um bloco europeu-oriental contra os EUA; Crtico atroz do presidente Wilson; Foi fortemente influenciado por Mackinder, mas acreditava que a fora estava na periferia, e no na regio core; Mudana no olhar do mundo, com uma nova perspectiva cartogrfica; A importncia estratgica do Rimland.

16

17

18

A complexidade do Mundo Ps-moderno e a necessidade de uma Geografia Poltica Ampliada

Ps Segunda Grande Guerra A volta da Geografia Poltica Tradicional (1950, 1960, 1970) Temas abordados por esta Geografia Poltica Tradicional: o Gnesis dos Estados: O Estado o fruto de uma herana histrica. Estados de origens diferentes tm evolues diferentes. o Soberania: O componente principal o territrio, no existe estado sem territrio. o Fronteiras: um dos temas mais estudados por gegrafos polticos, um problema constante na geografia poltica. Existem vrios tipos de fronteiras, a natural, tnica, poltica e etc. o Comunicao: Grande importncia na geografia poltica tradicional

A partir dos anos 70: o Retorno GPT o Novos Paradigmas o Geografia Poltica Ampliada

Insuficincia da Geografia Poltica Ampliada e surgimento de novos paradigmas o A Teoria de Sistemas o A Teoria Marxista o A Teoria Centro-Periferia

19

TEORIA DE SISTEMAS
O que um Sistema O que so os elementos de um sistema As relaes entre os elementos de um sistema podem ser: o Relao Serial (causa e efeito) o Relaes paralelas (os elementos do sistema so afetados por outros elementos o Relao de feedback (o elemento afeta ele prprio (ciberntica)) O comportamento do sistema e o seu ambiente o Um sistema funciona basicamente atravs de estmulos e respostas. A cada estmulo (input, proveniente do meta sistema) o sistema d uma resposta (output). atravs destes estmulos que o comportamento de um sistema pode ser caracterizado. Em geral, um ambiente de sistema pode ser considerado tudo que nele existe. Existem vrios tipos de ambientes de sistemas, como por exemplo: o Homoesttico: caracterizado por manter constante a operacionalidade do seu ambiente frente s cisrcusntncias externas. o Adaptativo: possui as mesmas caractersticas do anterior, porm, d respostas mais eficazes s adversidades do ambiente e dos estmulos externos. o Dinmicos: pertencem a uma classe de sistemas em separado. De uma forma geral, um sistema para sobreviver deve ser dinmico, porm, os sistemas classificados como dinmicos necessitam desta dinamicidade para sobreviverem. Um ponto negativo deste sistema que ele pode explodir dependendo do fluxo que mantm entre seus prprios elementos ou do fluxo com outros sistemas Otimizao, estrutura e funcionalismo Teoria de sistemas aplicada geografia Pontos positivos e negativos da abordagem sistmica

20

TEORIA SISTEMA MUNDO


O Sistema Mundo formado pelos Estados territoriais e seus prolongamentos coloniais Um sistema s existe se nele ocorrer trocas e fluxos entre as partes, o mesmo ocorre no Sistema Mundo Um Estado territorial alm de ser um elemento do Sistema mundo, tambm pode ser um sistema em si mesmo. A rede que mantm este sistema interligada de essencial importncia para a dinmica do sistema, pois deve-se vincular todos os espaos habitados, no deixando de fora nenhuma populao do mundo. A rapidez das trocas diretamente proporcional aos progressos e diversidade dos meios de comunicao e de informao. Principais atores do Sistema Mundo o Estados o Organizaes internacionais. Atores deslocalizados: so elementos que possuem uma base geogrfica que no representa um fator determinante de suas aes. Um exemplo de atores deslocalizados so os grupos financeiros que tm suas sedes em parasos fiscais. Suas relaes se do em dois grandes domnios o Internacional: Formado pelos Estados. As relaes entre os Estados regulada pelas convenes internacionais, tratados e acordos. A ONU um destes instrumentos de regulao internacional, que visa ordenar as relaes entre os Estados. Os fluxos financeiros, comerciais e de pessoas tambm so exemplos de regulao internacional. (relaes oficiais) o Transnacional: ultrapassa a fronteira estatal. O domnio Transnacional isento de um instrumento que possa controlar seus fluxos. Geralmente seus fluxos no so contabilizados estatisticamente. Um exemplo do fluxo transnacional o trfico internacional de drogas.

21

Modelos de explicao terica: o o o o Modelo Centro Periferia Modelo Bipolar Modelo do Oligoplio Potncia Regional

TEORIA DO CAOS
Situaes de caos: A passagem de um sistema a outro, com um intervalo relativamente longo, durante o qual as organizaes polticas desaparecem, sem serem sucedidas de imediato, configurando um vcuo de poder e a incapacidade de controle da situao. Utiliza-se deste conceito para caracterizar a passagem de um sistema extinto a outro que ir suced-lo. Este estgio pode ser definido com: o no-sistema o intersistema O perodo de Caos exactamente o espao de transio entre os dois sistemas, que se sucedem em um mesmo espao. O caos um estado de desorganizao que vem antes da instalao de uma nova ordem, ou que se coloca entre duas ordens, ou sistemas. Essas situaes de caos se estabelecem quando as regulaes que tornam possvel o funcionamento do sistema desaparecem ou se tornam muito frgeis. Quando um novo sistema surge de dentro de uma situao de caos, sempre um sistema com uma ordem diferente daquele sistema que sucumbiu.

22

A Teoria Centro Periferia

A Teoria Centro-Periferia discorre sobre trs crculos distintos de poder o Centro o Periferia o Semi-periferia

Poderes envolvidos o Desenvolvimento econmico o Poltico o humano

O Centro o O Centro consiste nas mais bem sucedidas potncias coloniais do sculo XIX e as mais recentes potncias neo-imperialistas que alcanaram um grande sucesso econmico. o No centro se encontra as maiores instituies responsveis pela circulao do capital financeiro e os maiores canais para investimentos. o Os pases que se configuram como centro tm na indstria a sua base econmica. o Nenhum dos pases centrais so auto-suficientes em suas necessidades de matria-prima, e poucas so auto-suficientes na produo de alimentos.

A Periferia o A Periferia se apresenta como o outro extremo econmico de um grupo de estados, onde as marcas da explorao do perodo colonial e imperialista bem evidente.

23

o O capital nacional e a indstria nacional tm pouca participao na economia do pas, e os nveis de consumo so bem baixos. o Os pases que fazem parte deste crculo so os pases de terceiro mundo, alguns em desenvolvimento e os subdesenvolvidos, e isto significa a maioria esmagadora dos pases do planeta Terra. o Muitos destes pases so relativamente pequenos, tm a base de seus recursos limitados e so altamente dependentes das colheitas que efetuam e dos recursos minerais que extraem para exportao. o Dependncia em relao a um nico pas ou a mais de um pas central. A Semi-Periferia o Os Semi-perifricos convivem com uma situao de menor dependncia com os pases centrais do que os Perifricos. o Alguns pases Perifricos conseguem se deslocar atravs da SemiPeriferia at alcanar um status de pas central, assim como possvel um pas Central ou Semi-Perifrico despencar para a Semi-Periferia ou para Periferia. o A Semi-Periferia se encontra entre a grande diversidade industrial do modelo central e a enorme dependncia dos pases Perifricos em relao aos Centrais. o Outra Caracterstica dos pases semi-perifricos que eles possuem um nvel salarial mais alto do que os Perifricos e possuem um bom nmero de indstria nacionais que utilizam de equipamentos tecnologicamente avanados. Tambm existem em certos locais uma razovel acumulao de capital. Fatores que tornaram possvel o aparecimento das Semi-Periferias: o Maior facilidade para obter a independncia perante suas metrpoles do que a maioria dos pases Perifricos; o A resoluo de alguns problemas advindos do perodo colonial ou imperialista; o O surgimento de uma burguesia capaz de desenvolver recursos, principalmente em tempos de crises econmicas mundiais.

24

Para um pas se inserir no crculo dos Semi-Perifricos necessrio que ele possa fazer uma combinao entre recursos nacionais e desenvolvimento estratgico. Dificuldade cada vez maior de um pas Semi-Perifrico passar a ser considerado Central

Geopoltica das Minorias


Pode-se caracterizar como minorias grupos humanos que se encontram em posio numrica inferior. As minorias podem ser: o o o o tnicas Lingusticas Religiosas Outras

A origem das minorias: o Populaes submetidas por invasores, reduzindo os vencidos o Populaes introduzidas em um espao que no o seu, para explorar recursos locais, defesa de fronteiras, etc. o Disperso de populaes expulsas de seus territrios de origem, em funo de acontecimentos polticos, religiosos, etc.

A conscincia das minorias depende de sua identidade. Estes so alguns processos que envolvem as minorias e seu carcter identitrio: o Coexistncia de coletividades distintas ex: judeus o Conservao da cultura minoritria original ex: Qubec o Perda de identidade ou sincretismo

25

Existem algumas formas de relacionamento entre as Minorias e o Estado: o Coexistncia harmoniosa ou situao diferencial o Situao majoritria de direito que domina uma coletividade menos numerosa o Pluralismo: no h minoria ou maioria: (ex. Sua) o Nenhum grupo possui autoridade predominante; a relao maioriaminoria depende da situao poltica (ex: Lbano)

Regionalismos das minorias: o o o o Reconhecimento das populaes regionais Base: passado comum ex: lngua Defende estatuto de autonomia interna limites no so definidos no plano geogrfico Basco.

ex: Espanha e Pas

Dispora: grande distribuio de um determinado povo por todo o mundo, que mantm suas tradies, cultura, lngua e costumes nas comunidades onde se encontram. As principais disporas do mundo so:

o o o o

Judaica; Chinesa; Libanesa; Palestina; o japonesa. A importncia de se estudar as disporas reside em vrios fatores, como por exemplo: a influncia que estes grupos possuem nos mais variados pases. Estas influncias podem ser caracterizadas como:

o Influncia poltica; o Influncia econmica;


o Influncia social.

26

No Brasil temos vrios exemplos da importncia das disporas para a vida poltica e econmica do pas, como os grandes empresrios judeus e libaneses e a influncia da bancada rabe no congresso nacional.

OS CONFLITOS IDENTITRIOS
Os conflitos identitrios so aqueles que a sobrevivncia de um grupo est ameaada no somente materialmente, mas, antes de tudo, cultural e psicologicamente. O conflito identitrio existe de fato quando um grupo humano se sente ameaado, ou despossudo no somente de um territrio, mas quando ele se sente despossudo de seu direito de viver a sua identidade e especificidade. Os conflitos identitrios so aqueles cuja chance de resoluo tremendamente pequena e difcil de se alcanar. Todo conflito identitrio repousa sobre um medo existencial. Seu corpo de uma profundidade extrema, pois constitudo pelos fundamentos da sociedade (seus pilares de formao) Em face dos fatores que causam a desestruturao da sociedade contempornea, da misria econmica, da desintegrao poltica, a identidade coletiva de um grupo humano torna-se seu nico ponto de estabilidade, como para o indivduo, uma das nicas referncias estruturantes. Os conflitos identitrios aparecem como fontes das graves perturbaes que assolam os diversos grupos humanos, ameaando assim a estabilidade mundial Os chamados micronacionalismos identitrios so violentos, radicais, muito mais do que os nacionalismos das grandes naes. Na maioria das vezes, esses conflitos somam-se a outros fatores j existentes, fatores mais clssicos das Relaes Internacionais. A geopoltica percebe a existncia de um conflito identitrio quando h a certeza de que um ou vrios grupos humanos ameaam, mais ou menos secretamente, suprimir o grupo ao qual pertence o indivduo.

27

Classificao dos focos de Tenso

Tipos de hierarquia: Intensidade: Mede o movimento dos conflitos. Exemplo: de estragos na infra-estrutura, de mortos, etc. Pode assumir vrios significados. Escala: os conflitos podem ser de vrios alcances, locais ou mundiais. Mede o tamanho do foco de tenso. Alcance ou polarizao: Confunde-se com a escala. Tempo: Mede o tempo, a durao do conflito.

Principais Tarefas no Processo de Gesto dos Conflitos: Preveno: conhecimento de todo o processo Monitoramento: acompanhamento do processo Administrao: almeja evitar o conflito o mximo possvel Resoluo: almeja resolver o conflito Peacekeeping: manuteno da paz

Atores da Gesto dos Conflitos Organizaes formais de alcance mundial. Exemplo: ONU Organizaes internacionais regionais. Exemplo: OTAN Grupos ad-hoc de Estados. Exemplo: comisso de pases

28

Estados individuais Organizaes religiosas internacionais Organizaes de assistncia humanitria Organizaes no-governamentais Foras militares de manuteno da paz Lderes de influncia regional e mundial. Exemplo: Nelson Mandela.

Os Mediadores Os mediadores internacionais podem ajudar pela influncia nas percepes subjetivas e no conhecimento profundo das causas das disputas. A influncia a habilidade do negociador em alterar o objetivo das disputas, isto , a capacidade das partes de reavaliar a guerra e as possveis recompensas que viro ao se escolher a paz. Cabe ao mediador facilitar a comunicao entre as partes, que normalmente entram em negociaes com percepes extremamente diferentes acerca do conflito e da idia de paz. O mediador tambm deve promover as solues de modo prtico e no relatar os objetivos ou os termos de um possvel acordo em termos muito tcnicos, ou seja, deve ser o mais prtico possvel. Para ter credibilidade, um mediador deve optar por uma estratgia que prime por buscar acordos e promessas que tenham sempre uma possibilidade real de serem implementadas. Uma mediao deve ter um tempo ideal, um momento chave quando uma das partes comea a temer as conseqncias de se continuar com o conflito. Saber manipular o sentimento de urgncia pela paz pode fazer uma negociao ser bem sucedida, o que pode representar o fim de um conflito.

29

30

Potrebbero piacerti anche