Sei sulla pagina 1di 29

DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS

PROF. MIGUEL AUGUSTO MACHADO DE OLIVEIRA -Mestre em Direitos Difusos e Coletivos -Coautor da Obra Direitos Humanos e Cidadania (3 Edio Editora Revista dos Tribunais)

A CONQUISTA DOS DIREITOS HUMANOS


1. Antecedentes histricos 1.1 A Magna Carta 1.2 A Declarao Norte-Americana de 1776 1.3 Revoluo Francesa de 1789 2. As dimenses dos direitos humanos 2.1 Liberdades Pblicas 2.2 Direitos Econmicos e Sociais 2.3 Direitos de Solidariedade

A CONQUISTA DOS DIREITOS HUMANOS


Claramente, aps o apanhado histrico apresentado na ltima aula, identificamos na evoluo dos direitos fundamentais do homem trs grandes dimenses, geraes ou trs fases desses direitos. Seguindo a nomenclatura consagrada por Manoel Gonalves Ferreira Filho, teremos ento trs marcos: 1. Das liberdades pblicas; 2. Dos direitos econmicos e sociais; 3. Dos direitos de liberdade ou de ffraternidade. * EM SUMA:

AS GERAES DE DIREITOS HUMANOS


- 1 Gerao de Direitos Humanos: Das Liberdades Pblicas - 2 Gerao de Direitos Humanos: Direitos Econmicos e Sociais - 3 Gerao de Direitos Humanos: Direitos de Solidariedade

A PROTEO NO PLANO INTERNACIONAL


A Declarao Universal dos Direitos do Homem foi quem em primeiro lugar alou os direitos fundamentais como bem juridicamente protegido no plano internacional No entanto, como observa Canotilho, isso seria impensvel algum tempo atrs, visto que a proteo no plano internacional no contemplava o indivduo, mas to-somente os estados, as naes como um todo. (Gonalves:2002)

Ainda segundo ele o direito internacional clssico considerava o indivduo como estranho, sendo recente a mudana de perspectiva.

A PROTEO NO PLANO INTERNACIONAL


Na prtica, necessrio ficar registrado que a proteo individual dos direitos fundamentais do ser humano muito mais poltica do que jurdica, propriamente dita. Isso porque, h duas formas reconhecidas de se cuidar das famosas violaes dos direitos humanos. Lembrando que tais violaes, para fins didticos, devem ser interpretadas como danos que causam sofrimento individual ou coletivo das pessoas, incluindo dano fsico ou mental, sofrimento emocional, prejuzo econmico ou dano substancial de seus direitos fundamentais (in www.dhnet.org.br) A primeira o tratamento dado pelo ordenamento jurdico positivo de um pas, principalmente as questes criminais que envolvem a conduta do agressor.

A PROTEO NO PLANO INTERNACIONAL


E a segunda forma, por sua vez, aquela relacionada com atos e omisses imputveis ao Estado que no constituem ainda violaes de leis penais nacionais, mas de normas internacionalmente reconhecidas relativas a direitos humanos. De toda forma, tanto uma quanto outra podem ser tranquilamente denunciadas para os sistemas regionais de proteo aos direitos humanos, conforme veremos a seguir nos sistemas regionais

Mas antes, precisamos estudar importante rgo de proteo internacional dos Direitos Humanos.

TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL


Em 1998, quando foi criado oficialmente o Tribunal PENAL Internacional, tivemos um significativo avano na proteo dos Direitos Humanos no plano internacional (Tratado de Roma). A instituio desse tribunal foi aprovada por maioria de votos. Foram 120 pases a favor, entre eles o Brasil. No entanto, neste ato tiveram 7 votos contra, dentre eles Estados Unidos, China e Israel. E 21 abstenes. Nesse tratado so definidos determinados crimes, como genocdio, escravizao, etc que so violaes de direitos fundamentais, alm de outros que j eram considerados crimes de guerra.

TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL


Tais crimes sero processados e julgados perante uma Corte composta de dezoito juzes, tendo inclusive uma promotoria internacional, a qual, ter o papel de promover a acusao de tais crimes contra os rus. Prev o tratado que os culpados recebero pena de priso, que, em regra, no exceder 30 anos, embora possa ser perptua (por exceo), conforme as circunstncias pessoas do culpado e a gravidade do delito. (Manoel Gonalves Ferreira Filho) Embora idealista, no se pode esquecer que por trs de toda instituio h seres humanos, e sempre haver o risco dos mais fortes de sobreporem contra os mais fracos (governo de sbios de Plato e a Virt de Maquiavel)

A PROTEO NO PLANO INTERNACIONAL


www.un.org

A ONU nasceu oficialmente em 24/10/45, data de promulgao da Carta das Naes Unidas, que uma espcie de Constituio da entidade, assinada na poca por 51 pases, entre eles o Brasil. Criada logo aps a 2 Guerra, tem como objetivo a manuteno da paz e do desenvolvimento em todos os pases do mundo.

A PROTEO NO PLANO INTERNACIONAL


A expresso Naes Unidas, cunhada pelo presidente norteamericano Franklin Delano Roosevelt (1882-1945), foi utilizada pela primeira vez na Declarao das Naes Unidas, em 1 de janeiro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, quando representantes de 26 naes expressaram a inteno de continuar lutando contra os pases do Eixo (Alemanha, Japo e Itlia). Dois anos depois, lderes da China, da Unio Sovitica, do Reino Unido e dos Estados Unidos esboaram uma proposta de estatuto para uma organizao internacional de pases.

A PROTEO NO PLANO INTERNACIONAL

A misso da ONU parte do pressuposto de que diversos problemas mundiais como pobreza, desemprego, degradao ambiental, criminalidade, Aids, migrao e trfico de drogas podem ser mais facilmente combatidos por meio de uma cooperao internacional. As aes para a reduo da desigualdade global tambm podem ser otimizadas sob uma coordenao independente e de mbito mundial, como as Naes Unidas.

A PROTEO NO PLANO INTERNACIONAL


Atualmente, as Naes Unidas e suas agncias investem, em forma de emprstimo ou doaes, cerca de US$ 25 bilhes por ano em pases em desenvolvimento. Esses recursos destinam-se a proteo de refugiados, fornecimento de auxlio alimentar, superao de efeitos causados por catstrofes naturais, combate a doenas, aumento da produo de alimentos e da longevidade, recuperao econmica e estabilizao dos mercados financeiros. Alm disso, a ONU ajuda a reforar o regime democrtico em vrias regies, e j apoiou mais de 70 eleies nacionais. As Naes Unidas foram catalisadoras e promotoras de um grande movimento de descolonizao, que levou independncia de mais de 80 pases.

A PROTEO NO PLANO INTERNACIONAL


As Naes Unidas so constitudas por seis rgos principais: a Assemblia Geral, o Conselho de Segurana, o Conselho Econmico e Social, o Conselho de Tutela, o Tribunal Internacional de Justia e o Secretariado. Todos eles esto situados na sede da ONU, em Nova York, com exceo do Tribunal, que fica em Haia, na Holanda. Ligados ONU h organismos especializados que trabalham em reas to diversas como sade, agricultura, aviao civil, meteorologia e trabalho por exemplo: a OMS (Organizao Mundial da Sade), a OIT (Organizao Internacional do Trabalho), Banco Mundial e FMI (Fundo Monetrio Internacional). Estes organismos especializados, juntamente com as Naes Unidas e outros programas e fundos (tais como o Fundo das Naes Unidas para a Infncia, UNICEF), compem o Sistema das Naes Unidas.

A PROTEO NO PLANO INTERNACIONAL


www.onu-brasil.org.br/documentos_direitoshumanos.php A Declarao Universal dos Direitos do Homem, promulgada em 1948, na Assemblia Geral das Naes Unidas, prev em seus trinta artigos direitos fundamentais a todo e qualquer ser humano, em qualquer poca e local. Sendo o seu prembulo o seguinte: Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da famlia humana e de seus direitos iguais e inalienveis o fundamento da liberdade, da justia e da paz no mundo,

A PROTEO NO PLANO INTERNACIONAL


Considerando que o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos brbaros que ultrajaram a conscincia da Humanidade e que o advento de um mundo em que os todos gozem de liberdade de palavra, de crena e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade foi proclamado como a mais alta aspirao do ser humano comum, Considerando ser essencial que os direitos humanos sejam protegidos pelo imprio da lei, para que o ser humano no seja compelido, como ltimo recurso, rebelio contra a tirania e a opresso,

A PROTEO NO PLANO INTERNACIONAL


Considerando ser essencial promover o desenvolvimento de relaes amistosas entre as naes, Considerando que os povos das Naes Unidas reafirmaram, na Carta da ONU, sua f nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor do ser humano e na igualdade de direitos entre homens e mulheres, e que decidiram promover o progresso social e melhores condies de vida em uma liberdade mais ampla,

A PROTEO NO PLANO INTERNACIONAL


Considerando que os Estados-Membros se comprometeram a promover, em cooperao com as Naes Unidas, o respeito universal aos direitos e liberdades humanas fundamentais e a observncia desses direitos e liberdades, Considerando que uma compreenso comum desses direitos e liberdades da mais alta importncia para o pleno cumprimento desse compromisso,

agora, portanto,

A PROTEO NO PLANO INTERNACIONAL


A A.G. proclama a presente Declarao Universal dos Direitos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as naes, com o objetivo de que cada indivduo e cada rgo da sociedade, tendo sempre em mente esta Declarao, se esforce, atravs do ensino e da educao, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoo de medidas progressivas de carter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observncia universal e efetiva, tanto entre os povos dos prprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territrios sob sua jurisdio.

SISTEMA INTERAMERICANO DE PROTEO DOS DIREITOS HUMANOS


- Criao da ONU com o fim da primeira Guerra Mundial, em 24.10.1945 - Em 10 de dezembro de 1948 foi aprovada pela Assembleia das Naes Unidas, por meio da resoluo 217 A (III), A Declarao Universal dos Direitos do Homem. - Buscando fortalecer o cumprimento desses direitos, os pases membros criaram sistema regionais de proteo dos direitos humanos. - Atualmente temos dois sistemas ou regimes basilares de proteo desses direitos, um pautado na Carta de Organizao dos Estados Americanos (OEA) e outro na Conveno Americana.

- A Conveno Americana de Direitos Humanos CADH, por ter sido assinado em So Jos, na Costa Rica (em 22.11.1969) acabou por ficar conhecida como Pacto de So Jos da Costa Rica. - Tal conveno criou a Corte Interamericana de Direitos Humanos com sede em So Jos, na Costa Rica. - A Comisso Interamericana de Direitos Humanos CIDH, rgo institudo pela Organizao dos Estados Americanos, com sede em Washington, D.C.

importante ressaltar tambm que na prtica a proteo dos direitos humanos recebe valiosa contribuio da imprensa internacional e de organizaes no governamentais, principalmente na fiscalizao e denncia de abusos praticados contra as pessoas

PRINCIPAIS FUNES DESTES RGOS


a) Receber, analisar e investigar peties individuais que alegam violaes dos direitos humanos, segundo segundo seus estatutos; b) Observar o cumprimento geral dos direitos humanos nos Estados membros, e quando o considera conveniente, publicar as informaes especiais sobre a situao em um estado especfico; c) Realizar visitas in loco aos pases para aprofundar a observao geral da situao, e/ou para investigar uma situao particular. Geralmente, essas visitas resultam na preparao de um relatrio respectivo, que publicado e enviado Assemblia Geral.

d) Estimular a conscincia dos direitos humanos nos pases da Amrica. Alm disso, realizar e publicar estudos sobre temas especficos como, por exemplo, sobre: medidas para assegurar maior independncia do poder judicirio; atividades de grupos armados irregulares; a situao dos direitos humanos dos menores, das mulheres e dos povos indgenas. e) Realizar e participar de conferencias e reunies com diversos tipos de representantes de governo, universitrios, organizaes no governamentais, etc... para difundir e analisar temas relacionados com o sistema interamericano de direitos humanos. f) Requerer aos Estados membros que adotem medidas cautelares especficas para evitar danos graves e irreparveis aos direitos humanos em casos urgentes. Pode tambm solicitar que a Corte Interamericana requeira medidas provisionais dos Governos em casos urgentes de grave perigo s pessoas, ainda que o caso no tenha sido submetido Corte.

A PROTEO NO PLANO REGIONAL AMERICANO


Dentre as diversas atribuies vistas at aqui, devemos ressaltar, conforme mais uma vez nos ensina Manoel Gonalves Ferreira Filho (p.93), a de apreciar peties que contenham denncias ou queixas de violaes dos direitos declarados (art. 44). Tais denncias podem ser oferecidas por qualquer pessoa ou entidade no governamental. O Estado denunciado ser instado a se manifestar, e caso no seja solucionado o problema de imediato, receber um relatrio contendo proposies e recomendaes (art. 50)
Depois de trs meses do envio desse relatrio, se o caso no houver sido solucionado, a Comisso poder, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, emitir sua opinio e suas concluses (art. 51). Poder fixar prazo para que o Estado tome as medidas adequadas.

VIOLAES DE DIREITOS HUMANOS Trabalho Escravo Infantil

VIOLAES DE DIREITOS HUMANOS Trabalho Escravo Infantil

VIOLAES DE DIREITOS HUMANOS

VIOLAES DE DIREITOS HUMANOS

BIBLIOGRAFIA BSICA

Potrebbero piacerti anche