Sei sulla pagina 1di 51

ENGENHARIA DE PRODUO

PROCESSOS DE PRODUO ( FUNDIO)

CARLOS ROBERTO FERREIRA

1 - INTRODUO um processo de fabricao de peas metlicas que consiste essencialmente em encher com metal lquido a cavidade de um molde com formato e medidas correspondentes aos da pea a ser fabricada.

Figura 1 (a) e (b) vazamento de um forno e preenchimento de moldes O objetivo fundamental da fundio dar a forma adequada ao metal, vertendo-o na cavidade de um recipiente denominado molde, o qual tem a forma desejada, isto , a forma da pea que se pretende fabricar. Por vezes necessrio tratar o metal para se alterar a sua composio qumica [1]. Deste modo, num passo nico, formas simples ou complexas podem ser feitas de qualquer metal que possa ser fundido. O produto resultante pode ser optimizado relativamente resistncia, as propriedades direccionais podem ser controladas, e a aparncia pode ser agradvel. As peas fundidas podem variar desde fraes de centmetros e baixo peso at vrios metros e vrias toneladas. Este tipo de tecnologia tem srias vantagens na produo de formas complexas, peas com seces cncavas ou com cavidades internas, peas muito grandes e peas feitas a partir de materiais difceis de maquinar/usinar. Devido a estas vantagens, a fundio um dos mais importantes processos de produo. 2 VANTAGENS a) As peas fundidas podem apresentar formas externas e internas desde as mais simples at as bem complicadas, com formatos impossveis de serem obtidos por outros processos;

b) As peas fundidas podem apresentar dimenses limitadas somente pelas restries das instalaes onde so produzidas. Isso quer dizer que possvel produzir peas de poucos gramas de peso e com espessura de parede de apenas alguns milmetros ou pesando muitas toneladas; c) A fundio permite um alto grau de automatizao e, com isso a produo rpida e em srie de grandes quantidades de peas; d) As peas fundidas podem ser produzidas dentro de padres variados de acabamentos (mais liso ou mais spero) e tolerncia dimensional (entre 0,2mm e 6mm) em funo do processo de fundio usado. Por causa disso, h uma grande economia em operaes de usinagem; e) A pea fundida possibilita grande economia de peso, porque permite a obteno de paredes com espessuras quase ilimitadas. Hoje em dia, quase impossvel desenhar qualquer pea que no possa ser fundida por qualquer tipo de tecnologia de fundio existente. Contudo, como em todas as tcnicas de produo, os melhores resultados a baixo custo so atingidos se o projetista compreender as vrias opes e desenhar as peas para serem utilizadas pelo processo mais apropriado e da maneira mais eficiente. Os vrios processos diferem primeiramente no material do molde (areia, metal, ou outros materiais) e no mtodo de vazamento (gravidade, vcuo, baixa ou alta presso). Todos os processos partilham o requisito que o material ao solidificar maximiza as suas propriedades e simultaneamente previne potenciais defeitos, tais como macro e micro rechupes, porosidade, incluses, etc. [2] 3 ETAPAS DA FABRICAO DE PEAS METLICAS POR FUNDIO Confeco do modelo. Essa etapa consiste em construir um modelo com o formato aproximado ao da pea a solidificada fundida. Esse, servir para a construo de um molde. O modelo deve ser ligeiramente maior que a pea original, pois, se deve levar em conta a contrao durante solidificao. (conforme os metais ou ligas a serem fundidas, estas so disponveis em tabelas ou bacos).

Obs. Portanto as dimenses do modelo devem prever a contrao do metal quando ele se solidificar bem como um eventual sobremetal para posterior usinagem da pea. Os modelo podero ser feitos de madeira, alumnio, ao, resina plstica e at isopor; Modelo (conforme a regio): nome dado pea que servir para imprimir no molde ou forma ou negativo do componente a ser fundido.

Figura 2 Modelo para fundio. Confeco do molde. O molde o dispositivo no qual o metal fundido colocado para que se obtenha a pea desejada. Ele feito de material refratrio composto de areia e aglomerante. Esse material moldado sobre o modelo que, aps retirado, deixa uma cavidade com o formato da pea a ser fundida; Confeco dos machos. Macho um dispositivo, feito tambm de areia, que tem a finalidade de formar os vazios, furos e reentrncias da pea. Eles so colocados nos moldes antes que eles sejam fechados para receber o metal lquido; Fuso. Etapa em que acontece a fuso do metal; Vazamento. o enchimento do molde com o metal lquido; Desmoldagem. Aps determinado perodo de tempo em que a pea se solidifica dentro do molde, e que depende do tipo de pea, do tipo de molde e do metal (ou liga metlica), ela retirada do molde (desmoldagem) manualmente ou por processos mecnicos; Rebarbao. A rebarbao a retirada dos canais de alimentao, massalotes e rebarbas que se formam durante a fundio. Ela realizada quando a pea atinge temperaturas prximas do ambiente; Limpeza. A limpeza necessria porque a pea apresenta uma srie de incrustaes de areia usada na confeco do molde. Geralmente ela feita por meio de jatos abrasivos.

4 - ETAPAS DO PROCESSO 4.1 - Desenho das peas a serem fundidas. Ao se projetar uma pea para ser fundida, devem ser levados em conta os fenmenos que ocorrem na solidificao do metal lquido no interior do molde, evitando assim os defeitos oriundos do processo. Os fatores observados pelos tcnicos dizem respeito estrutura do metal (estrutura em forma de cristais), que aparece assim que o mesmo comea a se solidificar. As tenses provenientes do resfriamento e a espessura das paredes da pea, quando no devidamente considerados, podem resultar num produto no conforme. preciso dimensionar de maneira proporcional todas sees da pea, de modo a ocorrer uma variao suave e gradual das espessuras, eliminando-se cantos vivos e mudanas bruscas de direo. 4.2 - Fabricao do modelo Para a confeco do modelo utilizada madeira, plsticos (poliuretano), metais (alumnio ou o ferrofundido). Muitas vezes, se utiliza a prpria pea como modelo, porm esta passa por um processo de ajuste tridimensional (geralmente com a aplicao de diversas camadas de tinta ou resina). 4.3 - Bi-partio do modelo Fabricam-se dois semi-modelos correspondentes a cada uma das partes do modelo principal que necessrio fabricar. Dependendo da geometria, so confeccionados moldes macho e fmea. Tambm pode-se cortar o modelo ao meio, ou para ser imprimido em duas formas ( ateno na observao da espessura da lmina de serra que cortou-o depois de acabado), por isso, comum confeccionar estes com sua matria bruta (antes da formao destes). Devido ao processo de utilizao de dois semi-modelos, em algumas peas, depois de prontas h uma espcie de marca separando-a em duas metades, (linha de apartao). Acabamento do modelo : lixamento e pintura (desmoldante)

5 - Moldagem A cavidade do molde, tendo a forma e tamanho desejado, tem de ser produzida tendo em conta as contraes e dilataes, devido solidificao do metal. O molde tem de ser capaz de produzir os detalhes desejados e possuir propriedades refratrias para que no seja afetado significativamente pelo metal fundido [2].

Fig. 3 Projetista de moldes.

Fig. 4 Obteno do molde. Fig. 5 Desenho 2D do molde.

Observaes. Existem diversos tipos de moldes de fundio (areia, gesso, cermicos e metlicos), descartveis, reciclveis, mecanizados, manuais, etc Para a compactao da areia cada semi modelo colocado numa caixa de moldagem, preenchida e compactada So retirados os moldelos, e so feitos os canais de respiro e vazamento. Aps este processo so montadas as duas metades, em cujo interior est o negativo (cavidade) a ser preenchido pelo metal fundido. Vale lembrar que as tcnicas de moldagem por mquinas apresentam ainda problemas de vibrao e de rudo. Obs.

Resinas Sintticas Para Aglomerao de Areia


Resina sinttica um termo genrico de uma classe de substncias composio qumica complexa, alto peso molecular e ponto de fuso indeterminado.Estes compostos apresentam propriedade e polimerizao ou cura, isto , fuso de vrias molculas pra formar longas cadeias moleculares. Ao se polimerizarem, as resinas sintticas endurecem, formando blocos de material slido e quimicamente inerte. A reao de polimerizao normalmente iniciada por certos reagentes qumicos, como cidos fortes ou steres, ou por condies fsicas, como sabor ou radiao. As resinas sintticas vm sendo utilizadas comercialmente nos mais diversos produtos desde o incio do sculo, quando foi introduzido o material conhecido como baquelite. Entretanto, foi somente durante a II Guerra Mundial que a indstria, ao pesquisar alternativas para as matrias-primas tradicionais, descobriu o imenso potencial de aplicao das resinas sintticas.

MATRIAS-PRIMAS
As principais matrias-primas empregadas na produo de resinas sintticas para moldagem em areia so descritas rapidamente a seguir:

Metanol (lcool metlico)


Lquido incolor, txico e inflamvel, miscvel em gua, outros lcoois e teres. O metanol o primeiro e o mais simples dos lcoois alifticos, com apenas 1 tomo de carbono. Ponto de ebulio: 64,5C. Utilizado na produo de formol, em snteses qumicas e como solvente.

Formol (formaldedo)
Gs temperatura ambiente, geralmente misturado gua pra formar uma soluo clara, incolor, irritante, com odor penetrante e forte efeito lacrimejante. O formol um aldedo, o primeiro e o mais simples da srie

aliftica. Utilizado na manufatura de resinas sintticas por reao com fenol, uria, melamina e outros. utilizado tambm como intermedirio na sntese de outros produtos qumicos e desinfetantes. Fenol Slido, cristalino, incolor, venenoso e corrosivo. o composto qumico mais simples da srie dos fenis. Ponto de fuso: aproximadamente 42C. Solvel em gua, lcool e ter. O fenol empregado na fabricao de resinas para a fundio, resinas para abrasivos e materiais de frico, aglomerados de l de vidro e outras fibras, laminados para decorao, composies especiais de borracha e plsticos do tipo baquelite.

Uria
Slida, cristalina, branca, praticamente inodora e incombustvel, com ponto de fuso a 132,7C. uma das principais matrias-primas para a produo de resinas uria-formol. Que so resinas termo fixas de boa resistncia.

lcool furfurlico (furfurol)


Lquido venenoso, solvel em lcool e ter, miscvel em gua, facilmente resinificvel por cidos.Obtido por reao cataltica do furfural (aldedo furfurlico). Utilizado como solvente e na produo de resinas sintticas para fundio.

Resinas Sintticas
As resinas sintticas podem ser classificadas em dois grandes grupos, de acordo coma sua propriedade final:

Resinas termoplsticas: so resinas que tem a propriedade de


amolecer sob a ao do calor e de enrijecer quando resfriadas, todas as vezes que for aplicado o calor necessrio.

Resinas termoestveis termofixas: so compostos que ao se


solidificarem (curarem) tornam-se produtos insolveis, infusveis, rgidos e estveis.Isso significa que a cura no apenas a evaporao do solvente, ou seja, a secagem propriamente dita, mas sim o desencadeamento de uma ou mais reaes qumicas complexas, como condensao, reticulao, polimerizao, etc. Para que a cura se processe imprescindvel que existia no sistema um conjunto de condies que possibilitem estas reaes, como calor e pH adequados.As caractersticas de insolubilidade e infusibilidade so inerentes s resinas sintticas formadas por ligaes cruzadas (reticulao).A estrutura qumica da resina controlada de forma a que sua polimerizao final ocorra apenas na utilizao da resina na manufatura do produto final. Este o principal tipo de resina empregado na indstria de fundio. As possibilidades de aplicao das resinas para aglomerao de areia em fundio foram percebidas h muito tempo. Entretanto, os primeiros sistemas de resinas comerciais surgiram apenas na dcada de 50. Atualmente, a aglomerao com resinas sintticas praticamente substituiu os mtodos anteriores, que sobrevivem apenas para algumas aplicaes especficas ou em regies economicamente pouco desenvolvidas. No Brasil, a ALBA Qumica foi pioneira no lanamento destas resinas, em 1960, e permanece desde ento na liderana deste segmento. A seguir, uma breve descrio das principais resinas de interesse para a indstria de fundio de metais.

RESINAS FENLICAS
Tambm chamadas resinas fenol-formol ou FF, so resinas sintticas termofixas produzidas pela reao de fenol e formol. As primeiras informaes sobre as resinas fenlicas surgiram em 1872, na Alemanha, quando A. VON Bayer descobriu que o fenol reagindo com o formol originava um produto

resinoso. Em 1907, nos EU, L.H. Baekeland publicou a primeira patente de real interesse sobre resinas fenlicas. Em 1910, as resinas fenlicas foram pela primeira vez aplicadas industrialmente na produo de vernizes de isolamento eltrico. A partir de 1914, a indstria de equipamentos eltricos come ou a utilizar regularmente estas reinas para a impregnao de papel e tecidos.A partir de 1920, iniciou-se o desenvolvimento de materiais moldados para a indstria automobilstica e, sobretudo, para a indstria de equipamentos eltricos. As resinas fenlicas podem ser produzidas por processo alcalino ou cido, em resultado em resinas alcalinas ou resis e resinas cidas ou novolacas. As resinas resis caracterizam-se por um excesso de formol em relao ao fenol e so produzidas com catalisadores alcalinos, do tipo hidrxido de sdio, hidrxido de potssio, hidrxido de brio, etc. Uma grande quantidade de resis obtida coma variao da quantidade de formol em relao ao fenol, cuja relao molar oscila normalmente entre 1/1 e 2/1 (formol/fenol). possvel tambm a obteno de produtos diferentes atravs de variaes dos derivados fenlicos, dos catalisadores e dos processos de sntese.A temperatura para a obteno de resis varia de 40 a 120C, sendo a faixa dos 70-80C a mais utilizada.De forma geral, os resis so lquidos, podendo tambm ser obtidos na forma slida, quando necessrio. Estas resinas exigem altas temperaturas para cura, acima de 130C, nvel em que no necessitam de conversores, uma vez que sua proporo molecular e seu ambiente j esto em equilbrio para uma perfeita cura final. Entretanto, algumas resinas podem ser curadas temperatura ambiente, coma adio de conversores especiais, que destroem o inibidor e permitem que a reao continue at o final, como, por exemplo, as novas resinas ALPHASET e BETASET> Normalmente, as operaes de aplicao, secagem e cura final so realizadas em curto intervalo e tempo. O grupo das resinas novolacas obtido a partir de catalisadores cidos e se caracteriza por um excesso de fenol com relao ao formol. As novolacas so normalmente slidas, e diferentes produtos so obtidos pela variao de mistura com derivados fenlicos, com catalisadores (que podem ser orgnicos ou inorgnicos) e com pequenas alteraes no processo. A relao molar

fenol/formol, que normalmente vai de 1/0, 5 a 1/0, 88, freqentemente alterada para a obteno de produtos diferentes. As resinas fenlicas do tipo novolacas podem ser entregues para consumo tanto na forma slida quanto em soluo em solventes orgnicos. Estas resinas se caracterizam pela sua excelente estabilidade na armazenagem. Sua proporo molecular exige a adio de conversores para a cura final, sendo a hexametilenotetramina (ou hexamina) o conversor mais empregado. As composies com novolacas podem ser armazenadas por longo tempo. Exigem altas temperaturas para cura. Tanto as resinas fenlicas do tipo resol como as novolacas encontram largo emprego como aglomerantes de areia, bem como na preparao de revestimentos de machos e moldes para a fundio. Ao selecionar resinas fenlicas para uma determinada aplicao necessrio observar o grau de dilutibilidade, a solubilidade, as condies de diluio e a compatibilidade de resina em relao s funes da aplicao.

RESINAS URIA-FORMOL
Tambm chamadas resinas uricas ou UF, so resinas termofixas produzidas pela reao de formol com uria. Apresentam alta qualidade, extraordinria versatilidade e baixo custo. Podem ser produzidas com diversas composies moleculares, puras ou modificadas por outros compostos, resultando em resinas especiais, como, por exemplo, as modificadas com lcool furfurlico. As resinas uricas contm nitrognio, originrio da prpria uria, que uma amina. Podem ser formuladas com diversas temperaturas de cura, desde a temperatura ambiente at 200C. Para a cura final necessrio secar a resina pela evaporao do solvente (gua) e adicionar um conversor que destrua a ao dos inibidores e estabilizantes. Resistem bem aos solventes orgnicos, mas so hidrolisadas por cidos e bases fortes.

RESINAS FURNICAS
So resinas complexas, com trs componentes ativos: Uria-

formol/lcool furfurlico (UF/FA) ou fenol-formol/lcool furfurlico (FF/FA). So resinas lquidas e termofixas, catalisadas por sistemas cidos. Resinas furnicas especiais do tipo novolaca so utilizados em outras reas tcnicas. Em fundio, utilizam-se os seguintes tipos bsicos de resinas: Resina urica-furnica (UF/FA): apresenta teor de lcool furfurlico entre 30 e 80% e vrios teores de nitrognio e gua. Tem alta resistncia a frio e adequada para o uso com alumnio e ferros fundidos de baixa liga. Em alguns casos, os altos teores de nitrognio podero interferir na qualidade final do fundido, causando porosidades. Resina fenlica-furnica: apresenta teor de lcool entre 30 e 70%, com um desempenho ligeiramente inferior UF/FA em termos de desenvolvimento de resistncia a frio. Entretanto, devido ausncia de nitrognio, mais indicada para o uso com ao, ferro fundido nodular e ferro fundido de alta resistncia. Resina urica-fenlica-furnica (UF/FF/FA): apresenta teor de lcool furfurlico entre 40 e 85%, com baixos teores de nitrognio, apesar de manter um bom desenvolvimento de resistncia a frio. adequada para ferro fundido de alta resistncia, ferro fundido nodular e ao.

CONVERSORES
So compostos auxiliares utilizados em conjunto com as resinas sintticas para promover sua polimerizao ou cura. H sempre um conversor adequado para cada situao especfica de produo. De forma geral, as resinas fenlicas novolaca de cura a quente utilizam como conversor a hexamina, que, pela ao do calor, se desdobra em amonaco e formol, promovendo a reao de cura.

De forma geral, as resinas de cura a frio utilizam como conversores alguns cidos fortes. Os cidos mais freqentemente utilizados com resinas furnicas so o cido fosfrico, o cido paratolueno sulfnico (PTSA) e o cido xileno sulfnico (XSA). O cido fosfrico e suas misturas so recomendados para uso apenas com resinas do tipo urica-furnica. A recuperao da areia geralmente no possvel com estes conversores, devido formao de fosfatos na areia, o que resulta em resistncia final inferior e absoro de fsforo pelo metal.Os cidos paratolueno sulfnico e xileno sulfnico podem ser usados com todos os tipos de resinas furnicas. So altamente recomendados do ponto de vista da recuperao de areia, devido facilidade de decomposio coma resina durante o vazamento do metal. Os sistemas mais avanados de moldagem pelo processo cura a frio utilizam resinas curadas por steres.

PROCESSO DE CURA A FRIO (NO-BAKE/COLDSET)


RESINAS CONVENCIONAIS Neste processo, a resina aglomerante de areia solidifica-se temperatura ambiente, quando exposta a um conversor cido.A cura exotrmica. A retirada do macho da caixa pode ser feita em poucos minutos temperatura ambiente; a resistncia mxima atingida em 4 ou 5 horas aproximadamente. Os moldes e machos produzidos por este sistema apresentam boa preciso dimensional e boa fluidez da areia. Este sistema faz uso de resinas furnicas e fenlicas e no requer qualquer equipamento especial. Suas principais vantagens so a facilidade de produo, boa remoo dos machos, excelente acabamento superficial e excelente estabilidade dimensional dos machos e moldes.No h necessidade de compactao ou compresso da areia nas caixas de machos.Basta verter a areia nas caixas.

Devido alta resistncia dos machos produzidos com resinas furnicas, no so necessrias armaes reforadas.Em muitos casos, so usados apenas os tirantes necessrios movimentao dos machos.Os machos produzidos apresentam boa colapsibilidade, e a areia pode ser removida rapidamente dos fundidos.Dependendo das dimenses, o macho poder ser extrado da caixa num lapso de 15 a 60 minutos. O teor de resina empregado neste processo est na caixa de 1,2 a 1,5%, do peso da areia. A concentrao do conversor normalmente varia entre 20 e 30% do peso da resina, dependendo da vida til da mistura, do tempo de cura desejado e da temperatura ambiente. A umidade da areia um dos fatores que causam o retardamento da cura.Recomenda-se usar areia seca e limpa, isenta de argila, carbonatos, calcrios e outras impurezas. Qualquer que seja o tipo de equipamento utilizado para a mistura, importante que esteja limpo. Contaminaes com outros tipos de resinas ou conversores podem causar efeitos indesejveis.

Precaues: No manuseio dos conversores cidos, devero ser


tomadas todas as precaues usuais para lquidos corrosivos, uma vez que estes conversores so base de cidos concentrados.Evitar contatos com a pele.Utilizar recipientes de plstico, vidro ou loua para a armazenagem, evitando recipientes metlicos. 5. 1 - Caixas para moldagem So armao metlica ou de outro material resistente usado para conter, sustentar e manter a areia utilizada na realizao de um molde.

Fig. 6 Caixas de moldao.

Fig. 7 Lavagem das caixas de moldao.

As caixas, durante o processo, so submetidas a grandes esforos logo, para satisfazer estas exigncias devem ser reunidas vrias qualidades: Resistncia: para suportar impactos durante todo o ciclo (batidas e compactao); Peso: devem ter o peso ideal para facilitar o manuseamento e economizar energia [8]. A moldao pode ser obtida por vrios processos, que diferem entre si, principalmente, na forma como feita a compactao da areia de moldao em redor da placa molde. Os mtodos de compactao da areia /execuo da moldao mais utilizados so o processo sacudidela e aperto (Jolt-squeeze), o processo Disamatic e a moldao por impacto. 5.2 - Sacudidela e aperto (Sistema Jolt-Squeeze) Neste sistema a compactao consegue-se atravs de 2 efeitos consecutivos (figura 8): 1. Movimentos bruscos de subida e descida da caixa de moldao em simultneo com a operao de enchimento da areia, em que a sbita desacelerao provoca uma forte compactao da areia em redor do molde (Sacudidela); 2. Compresso da areia j compactada atravs de uma prensa (Aperto).

Fig. 8 Compactao Jolt Squeeze. Fig. 9 Mquina Jolt Squeeze.

Embora no seja um processo de grande preciso, nem se consigam cadncias de produo muito elevadas, a simplicidade do processo, os baixos custos do equipamento e ferramentas (caixas de moldao e placas molde), bem como os de operao, tornam este processo de compactao o mais utilizado pelas fundies de areia verde [4]

5.3 - Processo Disamatic Este processo muito importante pois, contrariamente aos outros processos de fundio em areia verde, este no utiliza caixas de moldao mas apenas areia.

Descrio do processo:
Passo 1

Inicialmente, a areia colocada numa cavidade, entre as duas placas molde, quando a porta basculante se encontra fechada (passo 1).

(a) Passo 2

Seguidamente

pisto exerce

uma presso sobre a porta basculante, comprimindo a areia (passo 2). Isto leva formao de um bloco de areia com uma determinada forma de cada placas lado do do molde bloco, desenho (a). das resultante

Passo 3

A porta basculante recua horizontalmente e depois verticalmente, para permitir a sada do bloco de areia da cavidade (passo 3).

Passo 4

O pisto movimenta-se horizontalmente, empurrando o novo bloco de areia, juntando-o fila de blocos j existente. Este conjunto transforma-se assim em moldes onde vai ser posteriormente vazado o metal lquido

(passo 4). As duas placas molde retornam posio original, para o processo se repetir (passo 5). No possvel vazar o metal quando s existe apenas um bloco de areia, pois este por si s no forma uma cavidade de moldao (b).

Passo 5

(b)

Passo 6

Quando os blocos de areia se encontram alinhados formam, dois a dois o molde onde vai ser vazado o metal lquido, dando origem ao fundido (passo 6) [13]. 5.4 - Moldao por impacto A moldao por impacto o sistema mais recente de moldao em areia verde. Neste sistema, aps o enchimento da caixa de moldao com areia, aplicado um impulso de ar comprimido superfcie da areia, a uma presso de cerca de 4 bar, no sendo utilizado nenhum outro processo de compactao (Figura 10). O sistema d origem a uma densidade de areia

muito elevada na zona em contacto com o molde, a qual diminui medida que aumenta a distncia ao molde. Com esta caracterstica, a moldao apresenta uma resistncia mecnica excelente na zona que ficar em contacto com o fundido, condio necessria obteno de peas de boa preciso dimensional e geomtrica. A diminuio da densidade da mistura ao longo da parede da moldao vai por sua vez conduzir a melhorias substanciais no que se refere permeabilidade da mesma. Pelos mesmos motivos que os apresentados para o processo Disamatic (elevados custos) e acrescentando ainda o custo elevadssimo das caixas de moldao, a moldao por impacto est essencialmente vocacionada para a obteno de mdias e grandes sries de peas de dimenso mdia [4].

Fig. 10 Moldao por impacto.

As superfcies do molde devem respeitar ngulos mnimos em relao ao modelo, com o objetivo de no danificar os formatos tomados pela areia durante a extrao da pea que serve como modelo. Este ngulo denominado ngulo de sada. 5.5 - Molde Metlico Os processos que empregam moldes metlicos so: Fundio em Molde Permanente; Fundio sob presso. 5.6 - Moldes Permanentes A aplicao mais conhecida a da fundio de "lingotes",. Os moldes nesse caso, sero chamados de "lingoteiras". 6 - Fabricao do macho - macharia O macho, no processo de moldagem, tem a funo de formar uma seo cheia onde o metal no ever penetrar, de modo que depois de fundida, a pea apresente um vazio naquele ponto. A localizao dos achos dada em funo do tipo e da forma como a pea vai ser produzida (moldagem manual, moldagem m placas, moldagem mecnica). A figura (11) seguinte ilustra um exemplo simples de uma pea j acabada e o papel do macho antes de sua fundio.
.

Figura 11- Representao esquemtica de um processo de moldagem O macho um elemento refratrio colocado no molde para definir uma cavidade ou espao vazio no fundido final. Um vez que o material ir fluir em volta do macho ele tem de ser mecanicamente forte durante o vazamento e ainda tornar-se quebradio aps o vazamento e o resfriamento, permitindo assim, uma facil remoo da pea fundida. A areia para a fabricao do macho preparada em um misturador atravs da mistura de areia de silica com um ligante orgnico tal como o leo de linhaa e amido ou dextrina. 6.1 - Colocao do Macho Geralmente os machos so fabricados com areias mais finas e misturadas com materiais que proporcionam uma compactao maior (Existem algumas argilas especficas). Um exemplo do uso de machos: para resfriamento. 7 - Molde em areia seca Molde se consolida em altas temperaturas (entre 200 e 300 C). Mtodo utilizado para aumentar a resistncia mecnica e a rigidez da forma de fundio. Processo permite a modelao de peas de grandes dimenses e geometrias complexas. A preciso dimensional boa e o acabamento blocos de motores, onde existe a

necessidade de preservar os condutos de lubrificao e de passagem de gua

superficial bom, pois o corrugamento das peas causado pela areia bem menor. 8- Moldagem em areia verde O processo de moldao em areia verde responsvel por mais de 60 % da produo mundial de fundidos [3]. Uma moldao em areia normalmente constituda por 2 meias moldaes, embora para peas de geometria complexa, possa ser necessrio utilizar mais do que um plano de apartao. Excetuando estes casos, bem como a fundio de peas de grandes dimenses ou pequenas quantidades de peas para as quais utilizada a moldao manual, o processo normalmente mecanizado. Cada meia moldao obtida atravs da compactao de areia de moldao em redor de um molde/placa molde, no interior de uma caixa metlica. Os processos utilizados para compactao do molde so sacudidela e aperto (jolt squeeze), impacto ou Disamatic. Aps esta operao efectua-se a separao/extraco do molde/placa molde (desmoldao), obtendo-se uma cavidade na areia destinada a receber o metal lquido. Se o fundido tiver seces ocas, cilndricas ou de outras formas variadas necessrio a utilizao de machos. Estes so elaborados em areia mais endurecida (esta areia endurecida por aquecimento ou quimicamente). 8.1 - Circuito de fundio em areia verde.

Figura 12 Representao esquemtica de um circuito de produo de peas fundidas

Etapas do Processo de Preparao do Molde

I. A caixa de moldar colocada sobre uma placa de madeira ou no cho. O modelo, coberto com talco ougrafite para evitar a aderncia da areia, ento colocado no fundo da caixa. A areia compactada sobre o modelo manualmente ou com o auxlio de marteletes pneumticos;

Essa caixa, chamada de caixa-fundo, virada de modo que o molde fique para cima;

Outra caixa de moldar, chamada caixa-tampa, ento posta sobre a primeira caixa. Em seu interiorso colocados o massalote e o canal de descida. Enche-se a caixa com areia que socada at que a caixa fique completamente cheia;

O canal

de descida e o massalote so retirados e as caixas so separadas;

Abre-se o copo de vazamento na caixa tampa;

Abre-se o canal de distribuio e canal de entrada na caixa fundo e retira-se o modelo;

Coloca-se a caixa de cima sobre a caixa de baixo. Para prender uma na outra, usam-se presilhas ou grampos.

Depois disso, o metal vazado e aps a solidificao e o resfriamento, a pea desmoldada, com o canal e o massalote retirados. Obtm-se assim, a pea fundida, que depois limpa e rebarbada. Para que um produto fundido tenha a qualidade que se espera dele, os moldes devem apresentar as seguintes caractersticas essenciais: a) Resistncia suficiente para suportar a presso do metal lquido; b) Resistncia ao erosiva do metal que escoa rapidamente durante o vazamento; c) Mnima gerao de gs durante o processo de vazamento e solidificao, a fim de impedir a contaminaodo metal e o rompimento do molde;

d) Permeabilidade suficiente para que os gases gerados possam sair durante o vazamento do metal; e) Refratariedade que permita suportar as altas temperaturas de fuso dos metais e que facilite a desmoldagem da pea; f) Possibilidade de contrao da pea, que acontece durante a solidificao.

9 - Modelo de cera descartvel em moldes para microfuso Modelos de cera descartvel, normalmente so utilizados para modelagens delicadas das peas que precisam de acabamento fino. Estes processos so chamados tambm de microfuso. Sua fabricao consiste num modelo em cera ou plstico de baixo ponto de fuso. Em seguida a pea em cera ou plstico inserida no material que a recobrir, formando assim o molde preenchido com o modelo. A granulao do material do molde que recobre o modelo deve ser fina para dar um melhor acabamento na pea fundida. Aps a formao do molde preliminar, este material recobreto por outro de granulao maior com a finalidade de proporcionar rigidez mecnica ao conjunto que ter a cavidade preenchida com o material liquefeito. Um detalhe importante deste sistema de confeco do molde, que uma vez completo, o modelo no retirado de seu interior, ele derretido. A principal vantagem deste sistema a ausncia de machos e de superfcies de junta, ficando a pea com acabamento fino. 10. Molde coquilha Ao invs da conformao em areia usa-se um tipo de molde fixo e macio chamado "coquilha. Trata-se de um sistema onde o metal fundido ou derramado por gravidade ou injetado atravs de equipamento pneumtico ou hidrulico em cavidades mecnicas (negativo) ou formas de metal macio no aderente liga fundida.

A vantagem a rapidez de injeo, resfriamento e extrao da pea pronta. A desvantagem da coquilha a geometria limitada das peas a serem fundidas. 11- Fundio por injeo Basicamente obedece ao mesmo processo da coquilha, porm o molde mecanizado. Existem menos restries geometria das peas, pois o molde fabricado por processos como eletroeroso, por laser, entre outros, que do excelente acabamento. 12 - Fundio sob presso Consiste em forar o metal lquido a penetrar na cavidade do molde, chamado de matriz. A matriz, de ao ferramenta tratado termicamente, geralmente construda em duas partes hermeticamente fechadas no momento do vazamento do metal lquido. O metal bombeado na cavidade da matriz sob presso suficiente para o preenchimento total de todos os seus espaos e cavidades. A presso mantida at que o metal sesolidifique. Ento, a matriz aberta e a pea ejetada por meio de pinos acionados hidraulicamente.

Figura 13- Siatemas de injeo sob presso

Muitas matrizes so refrigeradas a gua. Isso importante para evitar superaquecimento da matriz, afim de aumentar sua vida til e evitar defeitos nas peas. Para realizar sua funo, as matrizes tm que ter resistncia suficiente para agentar o desgasteimposto pela fundio sob presso, e so capazes de suportar entre 50 mil e 1 milho de injees. 12.1 - Mquinas de Fundio sob Presso A fundio sob presso automatizada e realizada em dois tipos de mquina: Mquina de cmara quente; Mquina de cmara fria. Em princpio, o processo de fundio sob presso realizado na mquina de cmara quente utiliza umequipamento no qual existe um recipiente aquecido onde o metal lquido est depositado. No seu interior estum pisto hidrulico que, ao descer, fora o metal lquido a entrar em um canal que leva diretamente matriz. A presso exercida pelo pisto faz com que todas as cavidades da matriz sejam preenchidas,formando-se assim a pea. Aps a solidificao do metal, o pisto retorna sua posio inicial, mais metal lquido entra na cmara, por meio de um orifcio, e o processo se reinicia. Uma representao esquemtica desse equipamento mostrada abaixo.

Figura 14 Representao de um sistema de molde usado sob presso Essa mquina dotada de duas mesas: uma fixa e outra mvel. Na mesa fixa ficam uma das metadesda matriz e o sistema de injeo do metal. Na mesa mvel localizam-se a outra metade da matriz, o sistema de extrao da pea e o sistema de abertura, fechamento e travamento da mquina. Ela usada quando o metal lquido se funde a uma temperatura que no corri o material do cilindro e do pisto de injeo, de modo que ambos possam ficar em contato direto com o banho de metal. Se a liga se funde a uma temperatura mais alta, o que prejudicaria o sistema de bombeamento (cilindro e pisto), usa-se a mquina de fundio sob presso de cmara fria, empregada principalmente para fundir ligas de alumnio, magnsio e cobre. O princpio de funcionamento desse equipamento o mesmo. A diferena que o forno que contm o metal lquido uma unidade independente, de modo que o sistema de injeo no fica dentro do banho de metal. Veja representao esquemtica abaixo.

Figura 15 - Representao esquemtica de um sistema de injeo de metal sob presso. 12.2 - Resumo Consiste em forar o metal liquido sob presso, a penetrar na cavidade do molde, chamado matriz (metlica, permanente). Devido presso e a consequente alta velocidade de enchimento da cavidade do molde, o processo possibilita a fabricao de peas de formas bastante complexas e de paredes mais finas do que os processos por gravidade permitem. A matriz geralmente construda em duas partes, que so hermeticamente fechadas no momento do vazamento do metal lquido. Ela pode ser utilizada fria ou aquecida temperatura do metal lquido, o que exige materiais que suportem essas temperaturas simultaneamente, produz-se alguma rebarba. Enquanto o metal solidifica, mantida a presso durante um certo tempo, at que a solidificao se complete. A seguir, a matriz aberta e a pea expelida. Procede-se, ento, a limpeza da matriz e a sua lubrificao. Fecha-se novamente e o ciclo repetido. 12.3 - Principais Vantagens Produo de formas mais complexas do que no caso da fundio por gravidade;

Produo de peas de paredes mais finas e tolerncias dimensionais mais estreitas; Alta capacidade de porduo; Produo de peas quase que acabadas; Utilizao da mesma matriz para milhares de peas, sem variaoes significativas nas dimenses das peas produzidas; As peas fundidas sob presso podem ser tratadas superficialmente por revestimentos superficiais, com um mnimo de preparo prvio da superfcie; Algumas ligas, como a de Alumnio, apresentam maiores resistncias do que se forem fundidas em areia. 12.4 - Principais Desvantagens As dimenses das peas so limitadas - normalmente seu peso inferior a 5kg; raramente ultrapassa 25kg; Pode haver dificuldade de evaso do ar retido no interior da matriz dependendo dos contornos das cavidades e dos canais; o ar retido a principal causa de porosidade nas peas fundidas; O equipamentos e os acessrios, so relativamente caros, de modo que o processo somente se torna econmico para grandes volumes de produo; Processo com poucas excesses, s empregado para ligas cujas temperaturas de fuso no so superiores s da liga de cobre. 13- Fundio por centrifugao O processo consiste em vazar-se metal lquido num molde dotado de movimento de rotao, de modo que a fora centrfuga origine uma presso alm da gravidade, que obriga o metal lquido ir de encontro com as paredes do molde onde aquele se solidifica. A mquina empregada, consiste essencialmente de um molde metlico cilndrico, montado em roletes, de modo que nele se possa aplicar o movimento de rotao. Esse cilindro rodeado por uma camisa de gua

estacionria, montada por sua vez, em rodas, de modo a permitir que o conjunto se movimente longitudinalmente. 14 - Fundio de Preciso Quando se quer produzir um produto fundido com peso mximo de 5 kg, formato complexo, melhor acabamento de superfcie e tolerncias mais estreitas em suas medidas, ou seja, um produto com caractersticas aliadas qualidade do produto usinado, ser necessrio usar o processo de fundio de preciso. Por esse processo, pode-se fundir ligas de alumnio, de nquel, de magnsio, de cobre, de cobreberlio,de bronze-silcio, lato ao silcio, ligas resistentes ao calor, alm do ao e do ao inoxidvel para a produo de peas estruturais para a indstria aeronutica, para motores de avio, equipamentos aeroespaciais, de processamento de dados, turbina a gs, mquinas operatrizes, equipamentos mdicos,odontolgicos, pticos, etc. A fundio de preciso se diferencia dos outros processos exatamente na confeco dos modelos e dos moldes. Enquanto nos processos por fundio em areia, o modelo reaproveitado e o molde destrudo aps a produo da pea, na fundio de preciso tanto o modelo quanto o molde so destrudos aps a produo da pea. Neste caso, os modelos para a confeco dos moldes so produzidos em cera a partir de uma matriz metlica formada por uma cavidade com formato e dimenses da pea desejada. A cera um material que derrete com o calor. E no estado lquido que ela injetada dentro da matriz para formar os modelos. O molde produzido a partir de uma pasta ou lama refratria feita com slica ou zirconita, na forma deareia muito fina, misturada com um aglomerante feito com gua, silicato de sdio e/ou silicato de etila. Essa lama endurece em contato com o ar e nela que o modelo de cera ou plstico mergulhado. Quando a lama,endurece em voltado modelo forma-se um molde rgido. Aps o endurecimento da pasta refratria, o molde aquecido, o modelo derretido, e destrudo.

Essa casca endurecida o molde propriamente dito e nele que o metal lquido vazado. Assim que apea se solidifica, o modelo inutilizado. Por causa das caractersticas deste processo, ele tambm pode ser chamado de fundio por moldagem em cera perdida.

Resumindo, a fundio por moldagem em cera perdida apresenta as seguintes etapas: I. A cera fundida injetada na matriz para a produo do modelo e dos canais de vazamento; II. Os modelos de cera endurecidos so montados no canal de alimentao ou vazamento; III. O conjunto mergulhado na lama refratria; IV. O material do molde endurece e os modelos so derretidos e escoam;

Depois que a pea se solidifica, o material do molde quebrado para que as peas sejam retiradas; As peas so rebarbadas e limpas;

Os processos de fundio por preciso utiliza um molde obtido pelo revestimento de um modelo consumvel com uma pasta ou argamassa refratria que endurece temperatura ambiente ou mediante a um adequado aquecimento. Uma vez que essa pasta refratria foi endurecida, o modelo consumido ou inutilizado. Tem-se assim uma casca endurecida que constitui o

molde propriamente dito, com as cavidades correspondentes pea que se deseja produzir. 14.1 - Principais Vantagens e desvantagens Possibilidade de produo em massa de peas de formas complicadas que so ddifceis ou impossveis de obter processos convencionais de fundio oupor usinagem; Possibilidade de reproduo de pormenores precisos, cantos vivos, paredes finas etc.; Obteno de maior preciso dimensional e superfcies mais macias; Utilizao de praticamente qualquer metal ou liga; As peas podem ser produzidas praticamente acabadas, necessitando de pouca ou nenhuma usinagem posterior, o que torna mnima a importncia de adotarem-se ligas fceis de usinar; O processo permite um rigoroso controle do tamanho e contornos dos gros solidificao direcional e orientao granular, o que resulta em controle mais preciso das propriedades mecnicas; O processo pode adotar fuso sob atmosfera protetora ou sob vcuo, o permite a utilizao de ligas que exijam tais condies. As dimenses de peso so limitados, devido a consideraes econmicas e fsicas, e devido capacidade do equipamento disponivel. O peso recomendado dessas peas no deve ser superior a 5kg. O investimento inicial para peas maiores(de ~5kg a 25kg) muito elevado. 14.2 - Etapas do processo de fundio de preciso pelo sistema de cera perdida A partir da matriz: 1) A cera injetada no interior da matriz para confeco dos modelos; 2) Os modelos de cera endurecida so ligados a um canal central; 3) Um recipiente metlico colocado ao redor do grupo de modelos; 4) O recipiente enchido com uma pasta refratria (investimento), para confeces do molde;

5) Assim que o material do molde endurecer, pelo aquecimento, os modelos so derretidos e deixam o molde; 6) O molde aquecido enchido do metal lquido, sob ao de presso, por gravidade, a vcuo ou por intermdio da fora centrifuga: 7) O material do molde quebrado e as peas fundidas so retiradas; 8) As peas so separadas do canal central e dos canais de enchimento, esmerilhadas. 15 - Fundio Usando o Mtodo Shell Molding O uso de resinas foi um grande aperfeioamento na utilizao de areia para a produo de moldes de fundio. A areia no precisa mais ser compactada porque o aglomerante, que como uma espcie de cola, tendo a funo de manter juntos os gros de areia. E isso feito de dois modos: a quente e a fria. O processo Shell Molding (Moldagem de Casca) realizado da seguinte maneira: I. Os modelos, feitos de metal para resistir ao calor e ao desgaste, so fixados em placas, juntamentecom os sistemas de canais e os alimentadores;

II. A placa presa na mquina e aquecida por meio de bicos de gs at atingir a temperatura de trabalho(entre 200 e 250oC);

III. A placa ento girada contra um reservatrio contendo uma mistura de areia/resina de modo que omodelo fique envolto por essa mistura;

IV. O calor funde a resina que envolve os gros de areia e essa mistura, aps algum tempo ( 15segundos), forma uma casca (Shell) com a espessura necessria (entre 10 e 15mm) sobre o modelo;

V. A cura da casca, ou seja, o endurecimento da resina se completa quando a placa colocada em uma estufa em temperaturas entre 350 e 450oC;

VI. Aps 2 ou 3 minutos, a casca extrada do modelo por meio de pinos extratores. Por causa da caracterstica do processo, a casca corresponde a uma metade do molde. Para obter omolde inteiro, necessrio colar duas metades. Esse processo de moldagem permite que os moldes e machos sejam estocados para uso posterior. Alm disso, ele fornece um bom acabamento para a superfcie da pea, alta estabilidade dimensional para omolde, possibilidade de trabalhar com tolerncias mais estreitas, facilidade de liberao de gases durante asolidificao. totalmente mecanizado e automatizado e adequado para peas pequenas e de formatos complexos. A fundio das peas feita por gravidade. A maior desvantagem deste processo o custo mais elevado em relao moldagem em areia verde. Outra maneira de se obter o endurecimento ou cura da resina sem a utilizao do calor, o processo decura a frio no qual a resina empregada se encontra em estado lquido. Para que a reao qumica seja desencadeada adiciona-se um catalisador a mistura de resina com areia limpa e seca. Essa mistura feita, pormeio de equipamentos, na hora da moldagem e deve ser

empregada imediatamente porque a reao qumica de cura comea a se desenvolver assim que a mistura est pronta. O processo o seguinte: a) Os modelos, que podem ser feitos de madeira, so fixados em caixas; b) A mistura areia/resina/catalisador feita e continuamente despejada e socada dentro da caixa, demodo garantir sua compactao; c) A reao de cura inicia-se imediatamente aps a moldagem e se completa algumas horas depois; d) O modelo retirado girando-se a caixa 180o C ; e) O molde ento pintado com tintas especiais para fundio. Estas tm duas funes: aumentar aresistncia do molde s tenses geradas pela ao do metal lquido, e dar um melhor acabamento para a superfcie da pea fundida; f) O molde aquecido com maarico ou levado para um estufa para secagem da tinta. Com esse processo, os fundidores obtm moldes mais rgidos para serem usados na produo depeas grandes e de formatos complicados com bom acabamento de superfcie. O vazamento do metal feito por gravidade. A cura a frio um processo de moldagem mais caro quando comparado aos outros processos que usam areia. Alm disso, os catalisadores so compostos de substncias cidas e corrosivas, que exigem muito cuidado na manipulao porque so muito txicas. 16 - Moldes Permanentes Dependendo do trabalho que se quer realizar, da quantidade de peas a serem fundidas e, principalmente, do tipo de liga metlica que ser fundida, o fabricante tem que fundir suas peas em outro tipo de molde: os moldes permanentes, que dispensam o uso da areia e das misturas para sua confeco. Os processos de fundio por molde permanente usam moldes metlicos para a produo das peas fundidas. Por esses processos realiza-se a fundio por gravidade ou presso. Usar um molde permanente significa que no necessrio produzir um novo molde a cada pea que se vai fundir. A vida til de um molde metlico permite a fundio de at 100 mil peas. Um nmero to impressionante deveria possibilitar a extenso de seu uso a todos os processos de fundio.

A utilizao dos moldes metlicos est restrita aos metais com temperatura de fuso mais baixas do que o ferro e o ao. Esses metais so representados pelas ligas com chumbo, zinco, alumnio, magnsio, certos bronzes e, excepcionalmente, o ferro fundido. O motivo dessa restrio que as altas temperaturas necessrias fuso do ao, por exemplo, danificariam os moldes de metal. Os moldes permanentes so feitos de ao ou ferro fundido ligado, resistente ao calor e s repetidas mudanas de temperatura. Moldes feitos de bronze podem ser usados para fundir estanho, chumbo e zinco.

Moldes metlicos para a produo de peas. Os produtos tpicos da fundio em moldes permanentes so: bases de mquinas, blocos de cilindros de compressores, cabeotes, bielas, pistes e cabeotes de cilindros de motores de automveis, coletores de admisso. Esses produtos, se comparados com peas fundidas em moldes de areia, apresentam maior uniformidade, melhor acabamento de superfcie, tolerncias dimensionais mais estreitas e melhores propriedades mecnicas. Por outro lado, alm de seu emprego estar limitado a peas de tamanho pequeno e produo em grandes quantidades, os moldes permanentes nem sempre se adaptam a todas as ligas metlicas e so mais usados para a fabricao de peas de formatos mais simples, porque uma pea de formas complicadas dificulta no s o projeto do molde, mas tambm a extrao da pea aps o processo de fundio. Para fundir peas em moldes metlicos permanentes, pode-se vazar o metal por gravidade. Nesse caso, o molde consiste em duas ou mais partes

unidas por meio de grampos para receber o metal lquido. Isso pode ser feito manualmente.

A montagem dos moldes tambm pode ser feita por meio de dispositivos mecnicos movidos porconjuntos hidrulicos, que comandam o ciclo de abertura e fechamento dos moldes.

Tanto os moldes quanto os machos so cobertos com uma pasta adesiva rala feita de materialrefratrio cuja funo, alm de proteger os moldes, impedir que as peas grudem neles, facilitando a desmoldagem. A fundio com moldes metlicos tambm feita sob presso. Nesse caso o molde chama-se matriz.

16 - Processo de Fundio com Areia Aglomerada com resina de cura a frio Este processo apresenta uma mistura de areia de slica com um ligante reativo (resina) e um catalisador, que so misturados antes da moldagem; A reao de endurecimento (polimerizao), ocorre sem nenhum outro tratamento, com o molde endurecendo-se num determinado perodo de tempo a temperatura ambiente, em funo do tipo e quantidade de catalisador (so os aceleradores da reao). Tipos de resinas utilizadas: Lino Cure, Furanica, Fenlica, Alqudica. Tipos de catalisadores utilizados: cido Fosfrico, cido Tolueno sulfnico, cido orgnicos. 17 - DRENOS Quando o material fundido preenche as cavidades, necessrio que haja uma pequena sobra deste para expulsar o ar e possveis contaminaes. para possibilitar a drenagem do material.. 18- COLOCAO DE CANAIS DE VAZAMENTO A figura seguinte mostra a disposio dos canais antes mencionados e a nomenclatura utilizada. Observe que ocorre uma regio de estrangulamento no final do canal de descida. Ela tem a funo de diminuir a presso do metal lquido quando este penetrar dentro do molde, permitindo um enchimento mais homogneo

Figura 16 - Representao esquemtica de um sistema para vazamento de metal lquido no interior de um molde para fundio.

18 - Vazamento O fator mais importante que afeta a fluidez do metal fundido a temperatura de vazamento ou a quantidade de sobreaquecimento, embora, a temperatura e o intervalo de arrefecimento sejam tambm fatores importantes que afetam a fluidez. Quanto mais alta for a temperatura de vazamento, mais elevada a fluidez. Contudo, auma temperatura excessivamente alta, as reaes do metal so aceleradas e a penetrao em pequenos vazios possvel, entre as partculas da areia no molde, que deixar partculas embutidas na pea de fundio, traduzindo-se num defeito mecnico.

Fig. 17 Vazamento na linha de moldagem

A tcnica de vazamento tem de ser projetada para introduzir o metal fundido no molde. Tm de ser tomadas precaues para a liberao do ar e dos gases no molde antes do vazamento e aqueles que so gerados pela seco do metal quente que entra no molde. O metal fundido pode ento encher completamente a cavidade, produzindo um fundido de qualidade, visto que denso e no tem defeitos [2].

19 - Resfriamento e solidificao O processo de solidificao deve ser desenhado e controlado convenientemente. Devem ser tomadas precaues para que o molde no apresente muitas restries s contraces que acompanham o arrefecimento do metal slido. Se no, o fundido ir fraturar quando estiver a solidificar e a sua resistncia ser baixa. Em adio, o desenho do fundido tem de ser tal que a solidificao e as contraes de solidificao podem ocorrer sem produzir porosidade interna ou rechupes. Depois do metal fundido ser vazado para o molde, uma srie de eventos toma lugar durante a solidificao do fundido e o seu arrefecimento at temperatura ambiente. Estes eventos influenciam muito o tamanho, forma e uniformidade dos gros formados durante a solidificao que influenciam as suas propriedades gerais. Os fatores significantes que afectam estes eventos so o tipo de metal, as propriedades trmicas do metal e do molde, as relaes geomtricas entre o volume e a rea de superfcie do fundido e a forma do molde. Como exemplo considera-se um metal puro que tem um ponto de fuso e solidificao bem definidos. O alumnio puro solidifica aproximadamente a 600C, o ferro a 1537C e o tungstnio a 3410C. Quando a solidificao acaba o arrefecimento comea. O metal solidificado, que agora se d pelo nome de fundido, retirado do molde e arrefecido at temperatura ambiente [2].

20 - Estrutura de gro Nas paredes do molde, o metal arrefece rapidamente devido a estas estarem temperatura ambiente. O arrefecimento rpido produz um pele slida, e gros equiaxiais. Os gros crescem na direo oposta onde se d a transferncia de calor do molde para o exterior. Estes gros que tm orientao favorvel crescem preferencialmente e so denominados gros colunares. medida que a transferncia de calor diminui nas paredes do molde, os gros comeam a ficar equiaxiais e grosseiros. O desenvolvimento dos gros conhecido como nucleao homognea, que significa que os gros (cristais) crescem em cima de outros, comeando pelas paredes do molde [2].

Fig. 18 Estrutura do gro de um metal puro de fundio.

21- Contraes

Devido suas caractersticas de expanso trmica, os metais contraem durante a solidificao e arrefecimento. As contraces causam modificaes dimensionais e por vezes ruptura, como resultado de: Contraco do molde de metal que arrefece antes da solidificao; Contraco do metal durante a mudana da fase lquida para slida; Contraco do metal solidificado (fundido) quando a temperatura baixa para a temperatura ambiente. A maior contraco ocorre durante o arrefecimento do fundido. 22- Desmoldagem Aps resfriado e solidificado o material fundido, executada a retirada da pea do molde. (Areia dos machos e da pea, esta pode ser reaproveitada em outros moldes de fundio, desde que no tenha sido contaminada por nenhum elemento que venha a causar alguma reao. Erro comum nas fundies a contaminao de determinados materiais em sua superfcie por outros que ficaram dispersos na areia. 23 - Limpeza, rebarbagem Depois do fundido ser removido do molde, vrias operaes de limpeza, acabamento e inspeco podem ser necessrias de serem realizadas. O material externo que est encostado onde o metal entrou na cavidade, excessos na linha de apartao e material do molde que est nas faces do fundido tem de ser todo removido. Devido aos moldes serem em resina e metlicos necessrio fazer um acabamento das peas em mquinas de controlo numrico (CNCs) [2]. 24 - Defeitos de fundio Os vrios defeitos podem ocorrer no processo de produo, dependendo dos fatores tais como os materiais, desenho das peas, e tcnicas de processamento. Enquanto alguns defeitos afetam s a

aparncia das peas, outros podem afetar muito a integridade estrutural das peas finais. Alguns Defeitos dos Produtos Fundidos Incluso da areia do molde nas paredes internas ou externas da pea. Isso causa problemas de usinagem: os gros de areia so abrasivos e, por isso, estragam a ferramenta. Alm disso, causam defeitos na superfcie da pea usinada; Defeitos de composio da liga metlica que causam o aparecimento de partculas duras indesejveis no material. Isso tambm causa desgaste da ferramenta de usinagem; Rechupe, ou seja, falta de material devido ao processo de solidificao, causado por projeto de massalote mal feito; Porosidade que se origina quando os gases que existem dentro do metal lquido no so eliminados durante o processo de vazamento e solidificao. Isso causa fragilidade e defeitos superficiais na pea usinada. Vrios defeitos podem-se desenvolver em fundio (figuras 19 e 20 ).

Fig. 19 Defeitos de fundio.

Fig. 20 Defeitos de fundio.

Podemos denominar os defeitos da seguinte maneira: Projees metlicas; Salpicos; Incluses;

Cavidades, consistindo em cavidades internas ou externas redondas e rugosas, incluindo furos e cavidades contradas. Descontinuidades, tais como fendas, rupturas a frio ou a quente, devido aos rpidos arrefecimentos. Se a solidificao do metal no contrai livremente podem ocorrer fendas ou rupturas. Embora muitos fatores esto envolvidos na ruptura, o tamanho de gro grosseiro e a presena de segregaes de baixa fuso ao longo das fronteiras de gro (intergranular) aumentam a tendncia de ruptura a quente. Os vazamento incompletos resultam do metal fundido estar muito baixa temperatura ou de um mau vazamento. Faces defeituosas, tais como pregas, dobras, abas, rugosidade, areia aderente, e oxidao. 24 - Porosidade A porosidade na fundio por ser causada por contraes ou gases. Este defeito prejudicial ductilidade do fundido e ao acabamento superficial. As regies porosas podem desenvolver-se em vazamentos devido s contraes do metal solidificado. As seces finas do fundido solidificam mais rpido do que as regies mais grossas. Como resultado, o metal

fundido no pode ser fornecido s regies mais grossas que ainda no esto solidificadas. Devido s contraes, as superfcies da regio mais grossa comea a solidificar, e as regies porosas desenvolvem-se nos seus centros. As microporosidades podem tambm desenvolver-se quando o metal lquido solidifica e encolhe entre as dendritas e entre as ramificaes das dendritas [9]. 25 Controle de qualidade 25. 1 - Controle de Qualidade de peas fundidas: A inspeo de peas fundidas - como de peas produzidas por qualquer outro processo metalrgico - tem dois objetivos: Rejeitar as peas defeituosas; Preservar a qualidade das matrias-primas utilizadas na fundio e a sua mo-de-obra 25.2 - O controle de qualidade feito da seguinte maneira: Controlo metalrgico, das areias e da composio qumica; Mquina CNC tridimensional e mquina de layout 3D; Espectmetro de emisso ptica; Mquinas de ensaios mecnicos; Durmetros (anlise de dureza Brinnel); Microscpio metalogrfico.

Fig. 21- Controle de dureza ptica.

Fig.22 Microscpio metalogrfico Fig. 23- Espectmetro emisso

Exerccios

1. Na ilustrao apresentada identifique os elementos indicados.

2. Como o processo de fundio em casca. 3. Como o processo de fundio por cera perdida. 4. O que rechupe? 5. Qual a diferena entre uma lingoteira e um molde metlico? 6. Qual a diferena entre uma matriz e um molde? 7. Explique de maneira simplificada o processamento por metalurgia do p. 8. Relacione os principais defeitos que ocorrem em peas fundidas. 9. Quais os fatores que influenciam no vazamento do metal lquido e no total preenchimento do molde?

Potrebbero piacerti anche