Sei sulla pagina 1di 9

Sumrio

1 - Observaes Iniciais .......................................................................................................................2 2 - O que o Webmin ..........................................................................................................................3 3 Acessando o Webmin .....................................................................................................................3 3.1 - Tela Inicial do Webmin............................................................................................................4 3.2 - Mdulos Principais..................................................................................................................4 4 - Administrando o seu Servidor.........................................................................................................5 4.1 Servidor de Proxy Squid.........................................................................................................5 4.1.1 Liberando e/ou bloqueando o acesso a sites...................................................................5 4.1 - Compartilhamento de Arquivos com Windows (Samba)........................................................6

1 - Observaes Iniciais
Neste manual iremos considerar o nome SERVIDOR como sendo o endereo de nosso servidor de rede, no dia a dia, apenas troque o endereo pelo endereo que lhe foi fornecido pela Concept Tecnologia.

2 - O que o Webmin
O Webmin uma ferramenta de administrao grfica, escrita por Jamie Cameron, utilizando a linguagem Perl. Ela foi projetada para ser uma ferramenta de administrao leve, funcional, e que possa ser facilmente estendida. A ferramenta est disponvel hoje para mais de 20 idiomas, e est sendo considerada a ferramenta oficial de administrao em vrios sistemas operacionais e distribuies, incluindo o Ubuntu Linux. O Webmin funciona como um centralizador de configuraes do sistema, monitorao dos servios e de servidores, fornecendo uma interface amigvel, e que quando configurado com um servidor web, pode ser acessado de qualquer local, atravs de um navegador.

3 Acessando o Webmin
H uma maneira simples de acessar o Webmin, atravs do navegador favorito do usurio, acesse o endereo: https://SERVIDOR:10000 Como no exemplo a baixo:

A partir da tela de login, entre com seu usurio e senha, fornecidos previamente pela Concept Tecnologia.

3.1 -Tela Inicial do Webmin


A partir da tela inicial do Webmin possvel verificar as estatsticas gerais do seu sistema. Entre eles Verses do Sistema Operacional, Atualizaes Disponveis, Espao em disco, Mdia de Carga do Hardware e etc.

3.2 - Mdulos Principais


Na tela inicial do Webmin, possvel ver um menu principal na parte superior esquerda da tela, onde encontramos as principais opes do sistema. Para o usurio final, a Concept Tecnologia, desabilita muitas das funes mais avanadas do sistema, mantendo apenas o necessrio para a manuteno cotidiana do sistema. Segue uma lista com descries das principais opes: Webmin: Onde encontramos as principais configuraes da interface web, como temas, menus, entre outros. Sistema: Nesta opo, podemos gerenciar diretamente o Linux, como por exemplo realizar backups, criar usurios, atualizar programas entre outras. Servidores: Ser a opo mais utilizada por todos os usurios, aqui configuramos liberaes de sites, compartilhamentos de arquivos, bloqueios de sites, computadores e outras opes diversas. Outros: Configuramos aqui algumas opes de comandos personalizados. Rede: Atravs desta opo, temos acesso ao firewall do sistema, configuraes de IP, Monitoramento de uso de rede, entre outros. Hardware: Aqui temos acesso a Impressoras, Discos Rgidos, e outras peas do computador. Cluster: Utilizado apenas em computao avanada, onde diversos computadores trabalham como se fossem uma nica pea de Hardware poderosa. Mdulos no utilizados: No ltimo dos menus, temos a opo de instalar novos mdulos no Webmin, habilitando inmeras novas funcionalidades.

4 - Administrando o seu Servidor


O seu servidor Linux tem inmeras possibilidades, ferramentas disponveis em servidores deste tipo, fazem a segurana dos maiores conglomerados do mundo, no entanto, necessrio conhecimento para gerenciar tais ferramentas. O grande trunfo desta tecnologia, est justamente na no obrigatoriedade de um expert para gerenciamento de rotinas do dia a dia, este documento, tem a misso de mostrar que um usurio comum pode gerenciar com calma um servidor deste tipo.

4.1 Servidor de Proxy Squid


O proxy uma ferramenta que gerencia todo o trafego de rede, especificamente o squid um dos Servidores Proxy mais usado no mundo. Um prozy atua como um filtro entre a rede interna de sua empresa e a internet, atravs de regras previamente definidas, pode-se habilitar ou desabilitar privilgios ao uso de recursos, principalmente do acesso a sites na internet. Para acessar o servio, vamos ao menu:

Servidores Servidor Proxy Squid

4.1.1 Liberando e/ou bloqueando o acesso a sites


Sempre lembrando que havero usurios que tem tudo liberado exceto os sites definidos na lista de bloqueados e haver tambm usurios que tem acesso a tudo bloqueado, exceto o que est na lista de liberados. Dentro do Mdulo Squid, temos a tela vista acima, nesta tela, simbolizado por um cadeado, temos o atalho, Controle de Acesso.

Dentro deste menu temos a seguinte visualizao:

Na tela vista acima temos diversos links com significados diversos, mas os que nos interessam esto listados abaixo: sites_seguro: Onde colocaremos os sites que tero acesso irrestrito; Para liberar um site para todos os usurios que tem tudo bloqueado, basta adicion-lo a lista de sites_seguro. Para bloquear um site para todos os usurios que tem tudo bloqueado, basta removlo a lista de sites_seguro. sites_bloq: Onde colocaremos os sites que tero acesso bloqueado; Para liberar um site para os usurios que tem tudo liberado, basta remov-lo na lista de sites_bloq. Para bloquear um site para os usurios que tem tudo liberado, basta adicion-lo na lista de sites_bloq. Para realizar este procedimento, devemos simplesmente clicar sobre o nome da regra escolhida, como no exemplo abaixo, clicaremos na regra sites_bloq e adicionaremos o site http://www.concepttecnologia.com

Note que muito importante, ns no usamos o http nem o www, s realmente usamos o nome do domnio para realizar o bloqueio ou liberao. Note tambm que importante clicar no boto Salvar para que as configuraes sejam salvas. Um conceito que tambm importante ter em mente, que h o procedimento de salvar uma alterao e s posteriormente h o procedimento de aplicar esta alterao. Podendo assim, o usurio fazer e desfazer inmeras alteraes antes que as mesmas entrem em vigor. Para aplicar uma ou mais alteraes, deve-se clicar na opo Voltar Base do Squid que fica localizada logo abaixo das regras. E s aps isso clicarmos no boto Aplicar alteraes que fica no final da pgina.

4.2- Compartilhamento de Arquivos com Windows (Samba)


Samba, o sistema responsvel por realizar o compartilhamento de arquivos em uma rede, hoje o software mais utilizado no mundo para compartilhamento de arquivos em rede, acompanhado de perto por servidores Windows da Microsoft. Acessamos o link atravs do menu:

Servidores Compartilhamento de Arquivos com Windows (Samba)

4.2.1 Compartilhando uma pasta


Para iniciar a criao de um compartilhamento de arquivos, deve-se selecionar a opo Cria um novo arquivo de compartilhamento, que fica localizada na parte superior da pgina como mostrado na imagem abaixo:

Aps selecionar o link marcado acima, a seguinte tela surgir:

H uma grande quantidade de informaes importantes nesta pgina, mas, o mais importante sempre colocarmos nomes simples e sem espaos para a opo Nome do compartilhamento e colocar o caminho como mostrado acima,/home/nomedapasta deixando marcada as opes como esto, e tomando o cuidado de selecionar os usurios e grupos corretos. PS:. Os usurios e grupos podem ser visualizados clicando no boto com as reticencias. Aps criarmos este compartilhamento, ele herdar valores padro configurados em seu servidores previamente. Portanto, a necessidade de configuraes personalizadas ser to minimizada que inicialmente no tocaremos neste manual.

Potrebbero piacerti anche