Sei sulla pagina 1di 7

DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA CURSO: HISTRIA TURMA: NA5 ANO: 2010 ALUNO: SILVIA ELENA ALEGRE 1.

A primeira parte do curso tratou da articulao entre aspectos naturais e os culturais para a formao do ser humano. Aponte as principais caractersticas desse processo, enfatizando a importncia do estabelecimento de um controle da violncia/ irracionalidade, que so muito mais intensas na nossa espcie. Pra responder esta pergunta trabalhei com o texto de Georges Bataille, A organizao social: os interditos. No texto o autor parte da idia do trabalho enquanto representao da cultura e do impulso sexual como representao do natural. Os homens distinguiram-se dos animais pelo trabalho sendo que ao mesmo tempo estabeleceram proibies/ restries sobre a atitude com os mortos e sobre o comportamento sexual. Para Bataille legtimo reconhecer uma origem comum e contempornea ao conjunto de comportamentos humanos fundamentais entre os que inclui: o trabalho, a conscincia da morte e a sexualidade contida. A libertao do homem da animalidade inicial est associada ao fato dele trabalhar, compreender que mortal e ter uma sexualidade envergonhada, que a origem do erotismo. A obedincia do homem razo no ilimitada. Subsiste sempre nele um fundo de violncia. O excesso se manifesta quando a violncia domina a razo. O comportamento racional exigido pelo trabalho no admite movimentos tumultuosos que so fonte de satisfao imediata. O trabalho ao contrrio promete uma satisfao posterior, uma recompensa a mais longo prazo. A vigilncia para que os impulsos de desejo no atrapalhem a execuo do trabalho realizada pela comunidade que a diretamente beneficiada pela execuo deste trabalho. Para o autor, o que se exclui atravs das proibies a violncia, particularmente a vinculada reproduo sexual e morte. A morte e a violncia, que sempre a sua causa para o homem primitivo, tm um duplo sentido, elas repelem e ao mesmo tempo produzem uma atrao. O morto, resultado ltimo da violncia da morte, sendo perigoso para a vida enquanto representao em si do seu fim, deve ser afastado do mundo dos vivos. A comunidade acha o lugar para ele para abrig-lo mas muito mais para afastar os vivos do perigo que ele representa. Perigo associado decomposio do cadver, idia de contagio transmitida pelo cadver decomposto.

A morte vista pela comunidade, que se encontra e rene pelas relaes de trabalho, como algo proibido quando acontecida dentro dela. Fora de seu mbito a proibio pode ser transgredida. Fora da comunidade unida pelo trabalho o homem pode voltar violncia e matar o membro de outra comunidade na guerra. Durante algum perodo excepcional o assassnio de membros da comunidade pode ser permitido, pode at ser necessrio. A proibio do assassinato dentro da comunidade pode ser transgredida, mas mesmo quem transgressor no pode ignorar o tamanho do crime que cometeu. O que no admissvel ignorar a proibio. Ignor-la muito mais grave que transgredi-la. A interdio sexual to antiga quanto da morte. O impulso sexual uma violncia que perturba a realizao do trabalho. A liberdade sexual deve ser limitada. Para Bataille, desde que se tm notcias a sexualidade do homem uma sexualidade regrada. O autor trabalha com o conceito de lei geral que a proibio sexual e a proibio da morte existente em todas as sociedades, em todos os tempos. Para ele no adianta isolar e analisar uma interdio particular, como o tabu do incesto, fora do contexto geral da totalidade das proibies religiosas. Para ele a proibio universal e o que est por trs da proibio sempre a interdio da violncia que fascina e horroriza ao mesmo tempo. Outras interdies relacionadas sexualidade como o sangue menstrual ou do parto tem direta relao com a violncia que o sangue em si representa mas so acessrias proibio principal. Pensando no trabalho como o ato de conscincia que diferencia o homem da animalidade, o desejo sexual a fora contrria a ele j que prejudica a capacidade de discernimento. Existe uma relao de oposio entre atividade sexual descontrolada, que inibe a capacidade de trabalho, e o trabalho intenso que diminui o apetite sexual, mostrando uma incompatibilidade entre a conscincia ligada ao trabalho e a atividade sexual. O homem o animal que nega sua condio natural. Ele transforma a natureza inventando os objetos que fazem parte do mundo humano ao mesmo tempo em que nega a si prprio exercendo um controle sobre as suas necessidades animais. E isto refora a anlise de Bataille que estabelece a conexo entre o mundo do trabalho (que transforma a natureza no mundo humano) e a violncia do impulso sexual (controlada pelas proibies religiosas). 2. O carter cultural do homem pode ser perceptvel nas mltiplas trajetrias de seus grupos particulares vide as diferentes formas de codificao da corporeidade e da instaurao dos sistemas sociais. Indique como o racismo/ etnocentrismo pode ser considerado um efeito normal ao contato entre as parcelas da humanidade.

Para desenvolver a resposta a esta pergunta utilizei os textos de Michel de Montaigne e de Cornelius Castoriadis. O primeiro, j no sculo XVI, naturaliza a rejeio ao outro em seu ensaio sobre os canibais. Para Montaigne considerar o outro como brbaro natural j que cada pas considera brbaro o que no pode praticar em sua terra. O julgamento daquilo que certo s pode partir dos costumes e prticas da sociedade em que se vive j que nela que se produz o que h de melhor. Se para Montaigne a prtica por parte de uma sociedade daquilo que na outra proibido o que determina o sentimento de inferioridade do outro, quatro sculos depois, o filosofo e psicanalista Cornelius Castoriadis segue em princpio a mesma linha de pensamento para analisar os motivos do racismo. Para Castoriadis constitutiva das sociedades humanas a incapacidade de compor a si prprio sem excluir o outro, ou ainda a incapacidade de excluir o outro sem desvaloriz-lo ou odi-lo. Toda sociedade se constitui criando seu prprio mundo, criando uma esttica e uma lgica que sero a lente de sua viso de mundo. Nesta criao de mundo admite-se sempre a existncia de outros homens e de outras sociedades. Em um primeiro momento mtico no existem outros. Mas quando estes outros aparecem e a sociedade se defronta com eles se abrem trs possibilidades: os outros sero considerados superiores, equivalentes ou inferiores. A primeira possibilidade, considerar o outro encontrado como superior a ns, seria a representao do suicdio j que se os estrangeiros (e suas instituies) so considerados superiores, a nossa sociedade deveria deixar lugar a esta outra superior. Pode-se admitir que um ou outro aspecto de outra sociedade seja considerado superior e portanto adotado pela sociedade que assim o julga. Mas a aceitao global de superioridade de instituies de outra sociedade implicaria na extino e dissoluo da sociedade considerada inferior. Assim restam duas possibilidades. Ou os outros so semelhantes ou so inferiores. Mas pensar na igualdade em termos absolutos significaria que os costumes que diferenciam uma e outra sociedade no fazem sentido na sua diferena. Em outras palavras que d na mesma usar vu ou no, fazer representaes do sagrado ou no, jejuar ou no, ter vrias mulheres ou no. Tudo poderia ou no ser feito e assim todos os costumes perderiam seu sentido. Aceitar no outro o que para mim inaceitvel impensvel entre culturas em conflito. O que resta, excluda a possibilidade de ver o outro como superior ou como igual, a confirmao de que quando o outro aparece este sempre considerado inferior. Esta a tendncia natural das instituies humanas. Tudo o que pertence a uma dada sociedade visto por ela como a verdade, o que torna consequentemente todos os outros falsidades.

Mas a questo que permanece , mesmo que considerar os outros inferiores seja a condio de valorizao de tudo o que pertence a minha sociedade, porque transformar esse juzo de inferioridade em dio, vontade de destruio, raiva, vontade de extermnio? A resposta, para Castoriadis, histrica. No sempre, em todas as sociedades ou em todos os tempos que a excluso do outro tomou a forma do racismo. A primeira concluso a que ele chega, que no possvel encontrar uma lgica, baseada em qualquer argumentao, econmica, poltica ou blica que justifique o surgimento da loucura do racismo em umas naes e no em outras, contra uns povos e no contra outros. Quando se fixa o sentimento racista o outro passa de ser inferior a reunir em si atributos de maldade e perverso que justificam qualquer ao contra eles. Para Castoriadis redutor deste sentimento descreve-lo como uma ideologia que diz respeito a tal ou qual grupo poltico ou classe. Particularmente, usando como exemplo o anti-judasmo europeu o considera um sentimento que se expande por toda Europa a partir, pelo menos, do sculo XI, de maneira difusa, tendo momentos de apaziguamento e momentos de exacerbao, sem que seja possvel encontrar uma relao causa-efeito histrica para estes movimentos. Mas nacionalismos extremados ou perseguies religiosas no constituem precisamente o fenmeno do racismo. Estes sentimentos, e o racismo tambm, perseguem o outro pelo que ele , por aquilo que foi determinado pelo seu nascimento e que no , necessariamente, produto de uma opo. Mas o que diferencia o racismo dos outros sentimentos que ele no admite a converso do outro. O desejo no de converso ou de aceitao de uma verdade por parte do outro, mas de extermnio. a rejeio do outro exclusivamente motivada pela sua condio de outro. na psique humana que Castoriadis encontra as bases que correspondem ao sentimento de racismo. como se amar a si prprio implicasse diretamente no dio ao outro. Como se amar uma coisa implicasse automaticamente no noamor ao que dela se diferencia. O argumento que para afirmar o valor de algo se tem que afirmar o nao-valor daquilo que esse algo no . Mas isto vale para qualquer sentimento de inferiorizao do outro. E na busca de um fundo psquico para o racismo, Castoriadis vai mais longe. O que caracteriza as formas mais exageradas de dio ao outro ser a contrapartida de um dio inconsciente por si prprio derivado, na origem, de um sentimento de desprezo inconsciente por aquilo que se . Isto o que transforma toda a construo da vida humana em uma construo de extrema fragilidade. Voltamos aqui especificidade do racismo. Por ter em sua origem um dio inconsciente daquilo que se , no se deseja que o outro adote qualquer atitude que o aproxime do sujeito, ao contrrio de outros tipos de inferiorizao do outro que se contentam com que o outro adote para si aquilo em que creio ou aquilo que me caracteriza.

Por isso, para Castoriadis, a superao do racismo implicaria em mudanas psquicas e sociais mais profundas que teriam que passar pela aceitao real da mortalidade humana e do sentimento de pertencimento universal. 3. Apresente uma das correntes por intermdio da qual os antroplogos estabeleceram o dilogo terico-metodolgico com a histria. Claude Lvi-Strauss no texto Histria e Etnologia se debrua sobre a relao entre a histria e a antropologia. A questo do tempo no trabalho do etnlogo e do etngrafo abordada como um problema que estas cincias tm que resolver. O passado, considerando-se a limitao de sua possibilidade de reconstituio, deve fazer parte do trabalho de etnlogos e etngrafos. Da mesma forma, a etnologia no pode ficar alheia aos processos histricos e s expresses mais conscientes dos fenmenos sociais. Tanto a etnologia quanto a histria estudam outras sociedades. No primeiro caso distanciadas pelo espao e/ou pelas caractersticas culturais, no outro distanciadas pelo tempo. O objetivo possvel do trabalho de cada uma das cincias trazer a experincia de esta sociedade estudada para uma experincia mais geral que possa ser acessvel a homens de outro tempo (no caso da histria) ou de outro local e costumes (no caso da etnologia). Muitas diferenas apontadas entre uma e outra disciplina no fazem sentido para Lvi-Strauss. Falar, por exemplo, que as diferenas se encontram na quantidade de testemunhos ou olhares diferentes que uma e outra disciplina utilizam para analisar determinada sociedade no constitui para ele um diferencial. Os historiadores tradicionalmente trabalham com o confronto de vrios olhares sobre o mesmo assunto e estes olhares so, muitas vezes, to afastados do objeto estudado quanto o olhar dos etngrafos sobre os objetos que estudam. Para aproximar uma abordagem outra Lvi-Strauss argumenta que quase todos os povos estudados pela etnografia j tiveram o olhar de mais de um pesquisador e estas observaes se estendem muitas vezes por longos perodos, s vezes chegando a vrios sculos. As argumentaes que pretendem separar as duas disciplinas pela sua abordagem metodolgica tampouco respondem realidade. Os mtodos utilizados pela etnografia e pela histria so os mesmos, e inclusive para o autor os trabalhos de observao dos etngrafos devem ser utilizados pelos historiadores. Assim ele conclui que o que separa histria e etnografia no o objeto de estudo nem o mtodo. O objeto o mesmo: a vida social. E o mtodo tambm o mesmo considerando-se que podem existir diferenas de dosagem de alguns procedimentos. O que efetivamente separa as duas cincias , para Lvi-Strauss, o fato da histria organizar seus dados com relao s expresses conscientes e a etnologia com relao s inconscientes.

Lvi-Strauss valoriza o trabalho de Franz Boas com relao abordagem dos aspectos inconscientes dos fenmenos culturais no seu trabalho com a linguagem (mesmo que na seqncia do texto considere que o trabalho do colega foi tmido em muitos aspectos.) Para Franz Boas o processo de construo do mito um modelo de desenvolvimento da cultura em geral. Para ele a cultura humana se desenvolve sempre em um contexto histrico especfico. O que os homens recebem por tradio ou de outros grupos com que entram em contato retrabalhado na situao cultural particular em que se encontram. Mesmo sendo um crtico do evolucionismo, Franz Boas aceita, de certa forma, a preocupao com processos psicolgicos universais caracterstica desta corrente. Franz Boas valoriza a anlise histrica que deve preceder os estudos comparativos mas considera estes como ferramentas ainda fundamentais da pesquisa antropolgica. Mas voltando a Lvi-Strauss, para ele a etnologia deve atentar para os fenmenos mais conscientes. E ele resgata para sua justificativa para a existncia e a qualidade indissocivel das duas disciplinas a polmica frase de Marx os homens fazem sua prpria histria mas no sabem que a fazem. Da mesma forma como os etnlogos devem considerar em suas anlises os aspectos conscientes da vida social, os historiadores devem levar em considerao os aspectos inconscientes. E de fato, Lvi-Strauss conversa aqui com a produo historiogrfica da sua poca. Citando a obra de Lucien Fbvre O problema da descrena no sculo XVI: A religio de Rabelais, de 1946, na qual o autor trabalha o tempo todo com estruturas psicolgicas para abordar os documentos. Esta era de fato a novidade introduzida pela Escola dos Annales, com a incorporao da histria das mentalidades como objeto de estudo em contraposio histria cientfica, a histria poltica que se fazia at ento. Mais uma vez Lvi-Strauss constata que historiadores e etnlogos andam juntos no caminho da abordagem de aspectos conscientes e inconscientes de fenmenos sociais e culturais. Finalmente Lvi-Strauss aborda uma ultima possvel diferena entre histria e antropologia. Isto a presena nas sociedades estudadas por uma e outra disciplina de documentos escritos. Lvi-Strauss reconhece que esta diferena existe mas relativiza a sua importncia j que a inexistncia de documentos escritos produziu como efeito que o etnlogo desenvolvesse mtodos e tcnicas apropriadas para o estudo destas sociedades e ainda valoriza a possibilidade de utilizar a tradio oral. Na concluso do texto a proposta de uma abordagem conjunta de histria e etnologia das sociedades contemporneas, que deve ir contra antigas tradies e necessidades conjunturais que separam ambas disciplinas mais do que considera conveniente.

BIBLIOGRAFIA BATAILLE, Georges. A organizao social: os interditos, in Antropologia Paisagens, sbios e selvagens. Santos, M.H.V. e Lucas, M.R. (orgs) Porto: Porto Editora, 1982. CASTORIADIS, Cornelius. Reflexes sobre o racismo, in O mundo fragmentado: As encruzilhadas do Labirinto III. So Paulo: Paz e Terra, 1992. MONTAIGNE, Michel de. Dos Canibais. In: Ensaios/Michel de Montaigne, Os Pensadores; 18. So Paulo: Nova Cultural, 1991. LVI-STRAUSS, Claudio. Antropologia Estrutural Vol.I. So Paulo: Cosac&Naify, 2008. BOAS, Franz. A formao da antropologia americana 1883-1911 - Antologia STOCKING JR, George W. A formao da antropologia americana 1883-191: antologia/ Franz Boas. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. da UFRJ, 2004.

Potrebbero piacerti anche