Sei sulla pagina 1di 3

Lentes de contato dentais

O destaque entre as novidades do mercado de Odontologia Esttica so as lentes de contato dentais. Trata-se de uma tcnica de confeco de finas lminas de porcelana (a mesma utilizada para confeco de coroas cermicas ou facetas). Veja o comparativo entre as lentes de contato dental e ocular:

O produto a resistncia ao desgaste, seu aspecto mais natural e o fato de no sofrer alteraes na cor com o tempo. O adesivo utilizado na aplicao tambm o grande responsvel pela durabilidade do produto. No entanto, importante ter cuidados na higiene bucal e na mastigao de alimentos muito duros. Com essas precaues a durabilidade estimada do produto de at 10 anos aps a aplicao. As lentes de contato dentais so conhecidas como Lumineers nos Estados Unidos. Lumineers uma marca de laminados feita de porcelana patenteada chamada Cerinate. As Lumineers requerem uma reduo muito pequena ou nenhuma reduo de dente. Lumineers so excelentes escolhas quando os dentes dos pacientes apresentarem pequenas deformaes ou alteraes de cor. Estas lentes de contato dental como so chamadas no Brasil no devem ser indicadas para todos os casos que anteriormente foram restauradas com facetas laminadas, portanto no so simples substitutos deste tipo de tratamento. Elas so aplicadas sobre a superfcie do dente para recobrir dentes amarelados, com manchas ou levemente desalinhados.

Antes

Depois O procedimento indicado pelo dentista que realiza o trabalho com a ajuda do ceramista (profissional tcnico em prtese dental - TPD) que fabricao a lente de cermica que vai ser "colada" sobre os dentes. As lentes de contato so confeccionadas uma a uma, em um processo delicado e artesanal de escultura, montagem e confeco, pois so estruturas de cerca de 0,2 mm de espessura. A tcnica pouco invasiva e, portanto, altamente conservadora das estruturas dentais naturais. A grande vantagem deste tratamento que o dentista no precisa desgastar os dentes do paciente com brocas, preservando ao mximo sua estrutura. O tempo de vida varia de paciente a paciente, mas pode durar entre 5 a 10 anos. As lentes de contato dentais consistem em uma fina lmina de porcelana de cerca de 0,2 mm, que aplicada sobre a superfcie do dente para recobrir dentes amarelados, com manchas ou levemente desalinhados. A vantagem deste tratamento, de acordo com a APDESP, que, ao contrrio do procedimento realizado atualmente, o dentista no precisa desgastar os dentes do paciente com brocas, preservando ao mximo suas estruturas naturais. Facetas laminadas de porcelana, ou simplesmente facetas, so pedaos de porcelana personalizados que o dentista posiciona na parte frontal dos dentes para melhorar sua aparncia e reparar danos. As facetas podem alterar de forma impressionante o sorriso de uma pessoa e ajudam a melhorar sua auto-confiana. Nas dcadas de 20 e 30, atores, atrizes e outros artistas chegavam ao extremo de extrair seus dentes e colocar dentes postios para melhorar seus sorrisos. Felizmente, esse procedimento radical deu lugar s facetas, uma tcnica bem menos invasiva. As facetas so o segredo por trs dos sorrisos arrebatadores que vemos nas telas de cinema.

As facetas podem ser usadas para melhorar uma ampla gama de problemas dentrios estticos. Elas podem clarear dentes manchados ou descoloridos, fechar espaos entre dentes, "corrigir" um sorriso torto sem precisar de aparelhos, consertar lascas e imperfeies, e criar um sorriso com aparncia mais atraente e jovial. O procedimento costuma envolver a remoo de uma fina quantidade da camada mais exterior do dente, chamada de esmalte. Ento, o dentista tira moldes da boca, e coloca facetas temporrias para o paciente usar enquanto as permanentes so fabricadas. O procedimento de remoo de esmalte normalmente leva de uma a duas horas e meia. Depois, o laboratrio cuidadosamente esculpe as facetas na porcelana. Em cerca de duas semanas, elas esto prontas para que o dentista as prenda na parte frontal dos dentes. Este processo melhora a fora e a aparncia dos dentes. Fontes Google Imagens http://www.ortoclassic.net/pagina/50/default.aspx

Potrebbero piacerti anche