Sei sulla pagina 1di 10

A) Comutador - Introduo O comutador (mais comumente chamado "coletor") uma pea vital de todos os motores e geradores de corrente contnua,

, merecendo, por isso, o melhor tratamento possvel. Via de regra, o fato de os comutadores solicitarem manuteno, apresentando indcios de dificuldades antes da ocorrncia de defeitos, constitui grande vantagem para os encarregados de manuteno. Se reconhecer esses indcios e souber como atuar poder, com freqncia, corrigir defeitos antes que eles se convertam em problemas graves. Funo - Os comutadores exercem trs funes: 1- Fornecem o contato eltrico deslizante indispensvel entre as escovas fixas e a armadura em rotao. 2- Atuam como chave de reverso. medida que as pontas das bobinas da armadura passam pelas escovas, o comutador transfere-as de um circuito para outro, fazendo com que todas as bobinas sejam atravessadas por corrente eltrica, fluindo sempre na direo correta. 3- Eles tambm conduzem superfcie das escovas a tenso total de operao da mquina. Comutao a inverso da corrente em uma bobina que est sendo curto-circuitada por uma escova. A circulao da corrente atravs das escovas e dos enrolamentos da armadura de uma mquina de corrente contnua normalmente segue vrios caminhos ao penetrar nos enrolamentos, vinda do comutador. Depois de circular pelos enrolamentos, esses caminhos juntam-se novamente e saem atravs da escova de sada. medida que cada bobina passa por baixo da escova (veja figura 24), a corrente circula em uma direo, quando em um lado da escova, e na direo oposta, quando no outro lado; assim, a corrente deve passar pelo valor zero, em seguida invertida na frao de segundo que demora para a bobina passar por baixo da escova. Note que cada escova bastante larga para alcanar duas lminas adjacentes comutadoras e curto-circuitar a bobina do induzido durante um instante.

Figura 24 - Desenho da armadura mostrando a direo do fluxo de corrente atravs das bobinas. indicada a polaridade do gerador. Este fenmeno o da comutao. Que que acontece se a corrente no for invertida a tempo? A bobina sair debaixo da escova com a corrente ainda fluindo na direo primitiva. O ponto de encontro com a corrente que flui no outro caminho (chamado "ponto neutro")

no mais estar por baixo da escova. Esta mudana do "ponto neutro" acumula a corrente em uma das bordas da escova. Em seguida, ela bate para a superfcie do comutador sob a forma de uma centelha para alcanar este ponto mudado. Estas mquinas operam com uma ampla faixa de corrente de carga e, quanto maior for a corrente, mais difcil ser atingir uma inverso completa quando a bobina corre por baixo da escova. Assim, a maioria das grandes mquinas de corrente contnua so dotadas de interplos (ou plos de comutao) para acelerar esta inverso de corrente e para manter o "ponto neutro" embaixo da escova. Estes plos so menores e ficam localizados entre os plos principais da carcaa do gerador ou do motor (figura 25). A polaridade a mesma que no plo seguinte na direo de rotao de um gerador e a mesma que no plo no caso de um motor. Eles no trabalham para outra coisa que no seja ajudar o trabalho da comutao. O magnetismo destes plos forma uma tenso nas bobinas do induzido medida que passam pela zona coberta pelo contato da escova. Esta tenso acelera a inverso de corrente para complet-la antes que a bobina deixe o contato da escova.

Figura 25 - Posies relativas dos plos principais, plos de comutao e em curtocircuito, onde a corrente est sendo invertida. Estes plos so projetados para realizarem um bom trabalho de comutao a plena carga e mesmo at alm dela. Quando, entretanto, ocorre uma sbita passagem de excesso de corrente pelos enrolamentos, o magnetismo do ferro no pode crescer de modo bastante rpido. quase a mesma coisa que subitamente abrir uma mangueira de gua de jardim - demora alguns segundos antes que a gua possa sair pelo bocal. Isto significa que no h tenso suficiente para inverter a corrente no tempo concedido e, como resultado, ocorre o centelhamento. Alm disso, somente se pode aplicar um certo grau de magnetismo em uma pea de ferro. No seu valor mximo fica cheio ou saturado. como o caso de tentar forar a passagem por uma mangueira de uma quantidade de gua maior do que capaz. Da, portanto, existe um limite para a ajuda que os plos possam prestar na inverso da corrente na bobina. Quando a corrente fica to intensa que este auxlio no suficiente, caso de se ter na mquina uma carga maior do que a mesma capaz, ocorrer, como resultado, o centelhamento. Construo Os comutadores so construdos com segmentos alternados de cobre e de mica (figura 26). Os segmentos de cobre recebem com freqncia o nome de barras, sendo as sees de mica chamadas simplesmente "mica". As sees de mica separam eletricamente as barras, sendo rebaixadas em relao superfcie das barras para no interferirem no deslizamento das escovas sobre a superfcie do comutador. As barras (ou lminas) tm perfil de cunha, de maneira a formarem um cilindro quando montadas.

Figura 26 - Corte do comutador. Cada barra possui uma bandeira em uma extremidade onde so feitas as ligaes com a bobina da armadura. As barras so mantidas em posio pela ao de aperto de uma capa de ao parafusada em uma carcaa de ao (figura 27).

Figura 27 - Conjunto de comutador em arco. Os cones de mica, com contorno adequado para se encaixarem entre a carcaa e a capa, isolam as barras do terra (induzido). Uma bandagem de Teflon para isolamento superficial, aplicada sobre o isolamento exposto de cone, protege a mica contra avarias e apresenta uma superfcie lisa de isolamento superficial que fcil de manter limpa. Processamento Durante a manufatura dos comutadores feito um grande esforo para se assegurar que ele seja estvel depois de concludo. Essa estabilidade significa que a superfcie do comutador no ponto de ataque das escovas: 1a - No se torna spera a velocidades muito altas. 2a - No fica spera ao ser aquecida (isto , com altas correntes de partida), ou, se amacia quando quente, no se torna

spera ao esfriar. 3a - No fica spera em resultado do movimento das barras (ou lminas), depois de ter estado em servio durante algum tempo. Para se conseguir um comutador estvel, aplicado diversos recozimentos e apertos a alta temperatura, tanto no anel de lminas de cobre e de mica, antes de serem estas retificadas, quanto no conjunto completo do comutador. As temperaturas de recozimento excedem as que os comutadores podem encontrar na prtica. Uns grandes nmeros de comutadores para motores e geradores de trao so "sazonados" em cavaletes de rotao, depois de terem sido montados nas armaduras e de estes terem recebido as bobinas. Nesses cavaletes, os comutadores so submetidos a ciclos sucessivos de aquecimento e esfriamento durante a sua rotao, a velocidades que excedem de cerca de 20% a mxima velocidade de funcionamento. Um dos ciclos mais comuns consiste em aquecer o comutador at 160oC em uma hora, manter essa temperatura durante hora e esfriar at a temperatura ambiente em hora, sempre a grande velocidade. Esse ciclo repetido diversas vezes, at serem obtidos os resultados desejados. Excentricidade Embora a superfcie do comutador esteja lisa, ele pode estar descentrado. Diz-se, ento, que o comutador est excntrico. Esse um defeito comum, sendo geralmente a alterao da superfcie compensada com maior facilidade pelas escovas. Estas se limitam apenas a subir e descer nos porta-escovas, em cada rotao. Porm esse movimento excntrico torna-se mais rpido medida que a velocidade aumenta. Finalmente, as escovas comeam a no fazer contato, acabando por queimar a superfcie do comutador. A continuao dessa queima causa destruio ainda maior na superfcie do comutador (figura 28).

Figura 28 - Exemplo de comutador excntrico (exagerado para melhor esclarecimento). As causas possveis de excentricidade so: 1) Eixo empenado 2) Mancais desalinhados 3) Comutador usinado entre centros desalinhados. 4) Deformaes causadas por grandes alteraes de temperatura a alta velocidade. 5) Acoplamento descentrado nos geradores de trao de um s mancal. Desnivelamentos na superfcie Por vezes surgem desnivelamentos acentuados ou "degraus" na superfcie dos comutadores. Tais defeitos podem ser causados por choques ou pancadas no comutador. Ainda que a alterao na superfcie possa ser pequena, nenhuma mola, por mais forte que seja, pode manter a escova em contato com o rebaixo na superfcie. A escova pode bater (pular) do nvel mais alto ou, se a rotao for invertida, o degrau pode bater nas escovas e expulsa-las da superfcie. A velocidades mais altas, essa pancada pode ser bastante forte para fragmentar as escovas (figura 29).

Figura 29 - Efeito das barras recuadas. Barras salientes Se o motor for mantido parado com a fora ligada, as barras do comutador situadas debaixo das escovas sero superaquecidas. Tais barras dilatam-se e levantam-se em relao s outras. As barras salientes batem nas escovas, produzindo faiscamento e queima, agravando, ainda mais, a superfcie do comutador. Se isso no for corrigido, as escovas acabaro por despedaar-se e haver faiscamento grave (figura 30).

Figura 30 - Efeito das barras salientes sobre as escovas. Nos casos mais srios, a temperatura pode aumentar at o ponto de recozer ou destemperar o cobre. A pr-cinta de mica poder ser mesmo queimada. Flocos de mica sero expulsos dos pontos de maior presso, afrouxando a ao de aperto das barras aquecidas. Os comutadores, nessas condies, criam muitos problemas. As barras amolecidas desgastam-se de maneira diferente das barras adjacentes e, por estarem soltas, sero levantadas a velocidades altas. Se suspeitar que h barras destemperadas, verifique-as com um escleroscpio ou por outro mtodo equivalente. Em alguns casos, as barras recozidas podem ser descobertas por sua descolorao, principalmente nas extremidades onde as escovas no tocam. Micas salientes A expresso mica saliente refere-se relao de altura entre a superfcie das barras do comutador (figura 31 - A). Em operao normal, a superfcie do comutador desgasta-se gradativamente. proporo em que o cobre removido por desgaste, a profundidade do rebaixamento (ranhuras) diminuda at que as bordas das micas fiquem niveladas (ou levemente mais altas) com a superfcie do comutador (figura 31 - B). Neste ponto, diz-se que "mica saliente".

A mica saliente pode ser resultado de desgaste eletromecnico normal ou pode ser uma falha no rebaixamento da mica aps as operaes de retificao do comutador. A formao de penas ou bigodes de mica nas arestas resulta do rebaixamento incorreto da mica saliente (figura 31 - C) a qual deixa penas de mica junto superfcie do comutador.

Figura 31 - Mica saliente ou com bordas irregulares. Qualquer que seja a forma da mica saliente ela perturba o processo da comutao. Isto, por sua vez, aumenta o desgaste das barras do comutador e o das escovas que ir expor mais mica, aumentando a perturbao do comutador. Polimento Se a superfcie do comutador estiver simplesmente manchada poder-se- limp-la polindo-a com lona. Se isso no for suficiente, ou se o comutador estiver levemente spero, podero ser utilizados um pano de brunir ou uma lixa fina de madeira. Todos devem ser montados num bloco de madeira conformado, para se adaptar superfcie do comutador (figura 32).

Figura 32 - Lixa fina montada num bloco de madeira perfilado. Escovas e superfcie do comutador devem, de incio, ter bom contato eltrico e admisso perfeita. Um fator de grande influncia nisto a rugosidade da superfcie do comutador. Se ela for muito lisa, deve-se contar com elevaes peridicas dos valores dos atritos, mesmo a baixas velocidades de deslizamento, pois as escovas de carvo chegam prximas ao atrito de aderncia enquanto que em altas velocidades de deslizamento est presente o risco de manifestao dos efeitos aerodinmicos. Ambos os efeitos conduzem a um contato inseguro e irregular sobre o permetro do coletor. Alm disso, em superfcies lisas, as partculas de carvo e grafite, provenientes do desgaste da superfcie de funcionamento da escova, tm dificuldades de aderncia, de modo que a formao do filme lenta e imperfeita.

Em particular, nas mquinas com comutao complexa, isto pode levar rapidamente a danos na superfcie das barras, na forma de manchas que produzem, como conseqncia, o faiscamento nas escovas. Uma superfcie muito spera do comutador leva em pouco tempo a um grande desgaste inicial, que tambm deve ser evitado, embora para a admisso uma superfcie spera seja prefervel a uma superfcie lisa. Portanto, para uma admisso tima das escovas, a superfcie do comutador no deve ser muito spera nem tampouco muito lisa. Pesquisas e experincias mostraram que a profundidade ideal para as ranhuras Rz=5~8m. Ressalte-se que esta profundidade deve ser igualmente produzida e distribuda por torneamento ou polimento na direo axial. Retificao com pedra Se a superfcie do comutador tiver ranhuras pouco profundas ou se estiver riscada ou queimada, e se for suficiente retirar uma pequena espessura de cobre para corrigir o defeito, o mtodo mais apropriado a retificao com pedra, que deve ter a superfcie conformada, de maneira a adaptar-se do comutador. Alm disso, a pedra deve ser bastante comprida para abranger todo o defeito a ser corrigido; se no for assim, ela entrar e sair do defeito, sem de maneira alguma corrigi-lo. Via de regra, o comprimento da pedra limitado pelo espao entre porta-escova. Porm, se isso no for suficiente, poder ser retirado um porta-escovas a fim de permitir a utilizao de uma pedra maior (figura 33).

Figura 33 - Aplicao correta da pedra de retificar. A retificao com pedra, porm, no corrigir os comutadores excntricos ou descentrados. Rebaixando a isolao das barras Para instalaes nas atuais mquinas industriais e ferrovirias, praticamente s so utilizadas qualidades de escovas de carvo que no desgastam a isolao entre as barras do comutador. Com isto, a isolao das barras pode ser feita sem dificuldades. A isolao imperfeita das barras ou resduos de mica salientes causa problemas de contato, manchas no comutador e desgaste das escovas. Para o formato da fenda das barras, para corte ou fresa da mica, para um bom desmicamento da isolao, bem como para chanfrar os cantos, no existem normas que forosamente devam ser obedecidas. Em geral, uma largura de isolao corresponde profundidade da fresa tem se mostrado suficiente. O importante que no haja resduos de mica da isolao salientes nas laterais. Por isso, e tambm para eliminar eventuais erros de escala, a fresa deve ser lateralmente cerca de 1/10 mm maior que a ponte isolante, conforme mostra a figura 34.

Figura 34 - Corte correto da isolao das lamelas do coletor. Aps o desmicamento da isolao das barras e tambm aps fortes polimentos ou torneamento, recomendvel chanfrar levemente os cantos vivos das barras. Para isso, podem ser usadas ferramentas desbastantes ou semelhantes (figura 35).

Figura 35 Os ngulos mais usados para o chanfro dos cantos das barras situam-se entre 60o e 90o (figura 36).

Figura 36 - Valores limites do ngulo de chanfro dos cantos. Nas pequenas mquinas, o rebaixamento da isolao das barras pode ser obtido atravs de mtodos manuais. Porm, para usos mais complexos torna-se necessrio a utilizao de mquinas especiais oferecidas no mercado. Se os cantos das barras tiverem que ser chanfrados, isto deve ser feito antes da ltima etapa de polimento ou torneamento. Geralmente, aps a usinagem deve-se proceder a uma limpeza das fendas. Aps a retfica e polimento - Para a velocidade superficial 45 m/s a excentricidade ou leitura total do indicador deve ser menor que 0,013 mm. - Para velocidade superficial entre 25,4 e 45 m/s a excentricidade deve ser menor que 0,025 mm. - Para baixa velocidade e dimetro grande, a excentricidade deve ser ao redor 0,0762 mm. - O comutador no deve ter lminas altas e baixas. Variaes de uma lmina a outra da ordem de 0,0025 mm podem trazer complicaes na operao.

B) Alinhamento das escovas O alinhamento das escovas outro problema que deve ser tratado com toda a ateno. Devemos respeitar trs regras importantes: 1- Os porta-escovas devem ficar dispostos paralelamente s lminas do comutador. 2- A superfcie do comutador dever ser completamente coberta pelas pistas das escovas. 3- Toda pista dever ser percorrida por escovas positivas e negativas, e sempre em igual nmero (figura 37).

Figura 37 OBS: Pista a faixa que uma escova determina sobre o comutador quando este est em movimento, e tem a largura igual largura da escova. C) Outros cuidados que devemos levar em considerao 1- Presso. Verificar se a presso nas escovas est correta e se todas tm a mesma presso, pois presses diferentes causam desgastes tambm diferentes. 2- Escovas de qualidades diferentes e com densidade de correntes diferentes resultam na sobrecarga das escovas de menor densidade de corrente, acarretando no maior desgaste das mesmas e dificultando a comutao. A este fenmeno chamamos de ao seletiva das escovas. 3- Aperto nos parafusos terminais. O terminal deve ser bem apertado, seno a corrente fluir atravs dos portaescovas, aquecendo-os e danificando-os. 4- Porta-escovas. Verificar a ausncia de rebarbas no interior dos porta-escovas, bem como sua fixao no pente. O fundo do porta-escovas deve estar assentado em ngulo correto. A distncia do porta-escovas e o comutador deve estar entre 1,6 a 3,2 mm. 5- Assentamento. Fazer assentamento das escovas de modo a se obter uma curva na superfcie de contato igual curvatura do comutador. O assentamento dever ter aproximadamente 75% da rea de contato das escovas.

This document was created with Win2PDF available at http://www.win2pdf.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only. This page will not be added after purchasing Win2PDF.

Potrebbero piacerti anche