Sei sulla pagina 1di 18

Sobre esposas, xerimbabos e flechas: o casamento e seus homlogos entre os Aw-Guaj (texto provisrio)

Texto a ser apresentado nos seminrios do CPEI (Unicamp), Setembro 2010 Uir F.Garcia - aluno de doutorado, PPGAS- USP

Palavras-chave: Aw-Guaj, casamento, criao, rik, jar, nim.

O objetivo desta apresentao descrever uma noo que rege as relaes entre diferentes seres (humanos, no-humanos e objetos) em uma sociedade indgena da Amaznia, e discutir de que maneira o seu sistema de aliana tributrio de uma lgica de pensamento, a meu ver, mais ampla e atuante em outras esferas da vida, que transcende o parentesco.

Os Aw-Guaj
Os Aw-Guaj so um pequeno grupo de caadores, habitantes da poro oriental da Amaznia, mais exatamente o noroeste do estado do Maranho, nas bacias do Rio Pindar e Gurupi. Com cerca de 350 pessoas, esto divididos em quatro aldeias distribudas por trs terras indgenas. Falantes da lngua Guaj da famlia Tupi-Guarani, se auto-denominam aw, vocbulo que, em linhas gerais, pode ser traduzido por humanos, e a depender da situao, homem, em oposio a mulher, kuanh. Como sabemos, vrios outros grupos tupi da Amaznia utilizam o termo aw como um designador da espcie humana (ver por ex. Ball 1994, Fausto 2001, Mller 1990), por isso a categoria aw entre os Aw-Guaj no seria propriamente um etnnimo. Quanto ao termo Guaj, este no era conhecido por eles at a poca do contato, e foi a FUNAI, a fim de diferenci-los dos Guajajara, povo Tupi que habita a mesma regio, que os ensinou o nome Guaj. Minha pesquisa est baseada em, nove meses de trabalho de campo desenvolvidos em duas aldeias (aldeia Tiracamb, margeada pelo rio Pindar e aldeia Jurit margeada pelo Car). Os Aw nunca possuram aldeias permanentes e, at o contato, organizavam-se em pequenos grupos, formados por uma ou duas famlias nucleares, dispersos sobre um territrio tambm ocupado por outros povos indgenas (Tenetehara e Kapor). Famosos por
1

no praticarem agricultura, no dominavam nenhum cultivo agrcola, nem mesmo milho ou mandioca. Tal situao vem se modificando desde os ltimos vinte anos, com a populao mais jovem sendo ensinada por funcionrios da FUNAI a cultivar mandioca (basicamente para a produo de farinha), alm de milho, macaxeira, abbora e arroz. Antes de tudo, os Aw so exmios caadores. A caa a principal atividade - o tema que mais interessa a todos -, e sobre ela que os Aw depositam boa parte de seus interesses. Caam dezenas de espcies de aves e mamferos, e possuem uma tcnica extremamente apurada para a caa de quatro tipos de macacos (macaco-prego, cuxi, capelo/guariba e cairara). A caa em geral, e a caa de macacos especificamente, uma atividade que mobiliza toda a aldeia: homens, mulheres e crianas. Com tais caractersticas (caa e nomadismo), de tempos em tempos os Aw aparecem nos meios de comunicao nacionais e internacionais como os ltimos nmades caadores-coletores do Brasil, e coisas do gnero.

Sobre o casamento
Os Aw postulam que a relao matrimonial entre um homem e uma mulher uma relao de criao, em certa medida, da mesma maneira que outras relaes existentes em seu mundo (como veremos mais a frente). Em linha gerais, o modelo de casamento ideal o que envolve uma menina muito jovem e um homem mais velho (as vezes muito mais velho), de preferncia o seu tio materno. Antes de prosseguir, no entanto, so necessrias algumas breves palavras sobre a terminologia de parentesco. Tal como encontramos em outros grupos das terras baixas da Amrica do Sul, os Guaj apresentam uma terminologia de parentesco dravidiana, do tipo avuncular1. Ocorre de um homem considerar a filha de sua irm (ZD) sua imirika, que o termo reservado esposa (W), e o filho de sua irm um hawaj (txi o termo vocativo), o termo dispensado aos afins de sexo oposto, cunhado ou sogro por exemplo. J a mulher, se refere ao seu tio materno (MB) atravs do termo imen-a, que o termo consagrado para marido. Veremos mais abaixo uma traduo possvel para imirika ("a esposa dele"), quanto a imena, podemos traduzir por "marido dela" (i-men-a) sendo -men a raiz para "marido", encontrada no s na lngua Guaj, mas em outras lnguas Tupi-Guarani (como o -me, do Guarani). Em linhas gerais, os homens Aw-Guaj se casam com suas sobrinhas cruzadas (ZD), geralmente meninas muito mais jovens do que eles, e as mulheres se casam com os irmos de suas mes.

1 O casamento avuncular entendido como a unio entre ego masculino e a filha de sua irm, ZD ; ou ego feminino e o irmo de sua me, MB.

Alm disso, na terminologia Aw-Guaj, quase sempre, um homem transforma sua sogra (WM) - a me de sua esposa - em irm (Z). Nas vezes em que a sogra uma irm real no h novidade, porm, mesmo quando a sogra um parente distante, no-cognato, um homem se refere a ela por txikar, o mesmo termo utilizado para se referir irm. Para os Guaj, se assim posso exagerar, as sogras sempre so irms (e vice-versa). *** Os Aw reservam pouca importncia instaurao de uma relao conjugal, tal como defende Taylor (2001) para os Jvaro, e a maioria dos grupos amaznicos. Mesmo vivendo na casa de seus pais, a jovem noiva, gradativamente, toma parte nas atividades do cnjuge: aos poucos (1) passa a acompanh-lo na caadas; (2) deixa de tomar banho no rio de forma animada com seus irmos primos e amigos, para acompanh-lo nos banhos em casal muitas vezes levando um irmo ainda de colo; (3) passa a realizar suas refeies junto ao novo marido; (4) e aos poucos comea a freqentar sua rede. No h um momento especfico para ela sair da casa de seus pais, e s toma essa atitude realmente um pouco antes de engravidar. A partir dos seis, ou sete anos de idade, at a sua gravidez, a menina experimenta uma gradual transio, deixando de viver como filha em sua casa natal, para viver como esposa ao lado do marido. E o casamento visto como um processo gradativo de transformao de uma menina em esposa. Ela aprende neste processo a cantar bonito a principal marca de beleza e feminilidade que uma mulher pode ter (aprende ouvindo sua me e irms); a cuidar dos filhos; e a caar com o marido ou na companhia de outras mulheres (pois l as mulheres tambm caam). E o final da infncia o perodo da descoberta do sexo (ao lado do marido, e muitas vezes com alguns irmos dele, tambm chamados maridos). Durante o processo a principal tarefa do futuro esposo fornecer alimentos (caa, as vezes peixe, e mais atualmente farinha) sua jovem mulher, me e irmos jovens. Alm disso, o homem recm-casado deve incluir seus jovens cunhados nas caadas, que at ento realizava com seus irmos e afins mais velhos. possvel encontrar casamentos de homens muito mais velhos com meninas muito jovens, mas tambm de jovens tios com suas sobrinhas. S para termos uma noo, os dois ltimos arranjos de uma das aldeias corresponde (1) um homem com cerca de 35 anos e uma menina de 8, tio (MB) e sobrinha (ZD) respectivamente; e outro, (2) entre um rapaz de 13 anos, e a filha de sua irm (ZD) de 7 anos.

Criando esposas
dispensvel mencionar que a ausncia de marcas ou ritos de casamento, no implica em uma perda na produo de boas relaes conjugais, e muito menos que elas sejam observadas como algo secundrio vida das pessoas, ao contrrio, talvez seja assunto dos mais envolventes. Os Aw postulam que o casamento entre um homem e uma mulher uma relao de "criao" (que se assemelha acepo amaznica de "domesticao"), em certa medida, homloga a outras relaes existentes no mundo. Para tanto as pessoas utilizam o termo rik, que traduzem para o portugus como "criar". Como ocorre em outras lnguas da famlia Tupi-Guarani, o verbo -ik traduzvel por "estar em movimento" (realizando alguma ao: "estar", "morar", etc), no entanto, quando acrescido do prefixo relacional " r- " tal verbo flexionado forma rik, passando a significar "estar associado a algo ou algum em movimento" (Magalhes comunicao pessoal). Em uma traduo lingstica vrios so os verbos que podem preencher semanticamente o rik (possuir, casar, domesticar, amansar, criar, dentre outros), porm a traduo que os Aw encontraram foi "criar". No defendo aqui que a traduo para o portugus encontrada pelos Aw seja a melhor traduo, porm, a criatividade em traduzir o termo rik por "criar", e no "casar" ou "estar associado a", ou qualquer outro verbo que um lingista no hesitaria em encaixar na sentena, parece indicar que articulam o que seja "casar" uma outra teoria sobre a relao conjugal, para alm um sistema de classificao de parentes2. O verbo que exprime uma relao conjugal rik, (ou, a depender da estrutura da frase, rik), e os Aw, eles mesmos, traduzem para o portugus como "criar". Muito comum s lnguas Tupi-Guarani, os cognatos -reko e -teko foram traduzidos de formas diferentes por lingistas e antroplogos. Em seu "Vocabulrio do Guarani" (mbya), Dooley define -reko como um verbo transitivo, cuja primeira traduo "ter", assim, "Mba'e pa oguereko?" traduzido por "O que (ele) tem?"; as outras quatro possibilidades de traduo, no entanto, referem-se a relaes de domesticao e conjugalidade, como vemos na tabela abaixo.

Tal como observamos em outros casos (como entre os Cinta-Larga, Dal Poz 2004), verbos como "pegar", apy, tambm so utilizados como sinnimo para "casar"; os Aw defendem que um homem apanha (apy) uma menina ainda criana e, uma vez ela pega, inicia-se o ciclo de casamento (rik).

Tradues possveis ao verbo -reko, em Guarani (Mbya)

Traduo possvel 1 2 3 "Ter" "Criar (animais)" "Ter plantado"

Exemplos na fala Mba'e pa oguereko? O que (ele) tem? eta oguereko jagua ra'y cria muitos cachorrinhos areko'i oro'u'i va'er tenho um pouquinho plantado para comermos

"Conduzir (pessoa)"

xee ma toroguereko tape rupi deixe-me conduzi-lo pelo caminho

"Andar junto com, ajudar (geralmente referindo-se a casados)"

petei rami va'er erereko xereindy (voc) vai andar junto, de acordo, com minha irm.

(Fonte: Dooley 1982)

Alm do fato de encontrarmos, na linha 2, a mesma traduo fornecida pelo Aw da aldeia Jurit para esse mesmo verbo ("criar"), todas as outras idias tambm se encaixariam em uma outra traduo para o verbo rik - essa mais abrangente-, fornecida por uma outra lingista: "Estar associado a algo ou alguem em movimento" (Magalhes com.pessoal). Isto posto, "criar", "plantar", "conduzir (uma pessoa)", "andar junto ( esposa ou ao marido)", dentre outras definies que podem (ou no) se conectar essa, so passveis de serem explicadas atravs da idia de rik. A partir da tabela acima, possvel relembrar que a domesticao de diversos cultivares para os Ashuar ("plantar") percebida sob um fundo de relaes sociais de domesticao, sendo a domesticao a matria propiciadora da agricultura Ashuar (Descola 1996); da mesma forma que "andar junto com" espritos auxiliares (ou xerimbabos onricos, dentre outros nomes) condio capital atividade xamnica em quase todos os contextos amerndios (penso no Parakan como um excelente exemplo); tal como "criar" animais (capturados), como contraparte da predao (e no s), uma forma de relao entre os humanos e o seus ambientes, difundida em toda a Amaznia (ver Erikson 1987). Quanto a traduo antropolgica, a idia de rik se identifica a uma forma generalizada de relao na Amaznia que prescreve relaes assimtricas entre, de um lado, "mestres", "donos", "controladores" - e no caso Aw, "pais" (F, M) e "cnjuges" (W, H) e, de outro, animais de caa, animais domsticos, mel, frutos e vegetais - e no caso Aw,
5

"filhos", "cnjuges" (novamente) e duplos celestes. Trata-se de uma idia de relao (nas palavras de Lima, 2005) capaz de exprimir diferentes agncias, abrangendo tanto a adoo (e posterior domesticao) de animais domsticos, quanto a paternidade e a maternidade; que envolve as relaes estabelecidas entre os donos dos animais e suas criaturas (como vermos mais abaixo): 1A relao entre uma me e seus filhos dita ser uma relao do tipo rik. 2O lao de aliana conjugal estabelecido entre um marido e sua esposa chamado rik. 3A relao perfilhar entre humanos e animais domsticos (chamados -im), filhotes de presas animais caadas e criados na aldeia, dita rik. 4Da mesma forma os objetos. Possuir um flecha, uma faca, um tecido ou qualquer outra coisa, manter com o objeto uma relao do tipo rik. No contexto Aw-Guaj, a idia de criar (no sentido de fazer crescer) mais significativa para exprimir o controle do que o verbo possuir. O portador de determinado objeto, ao possu-lo, o cria mais do que o tem : ae rik (eu o crio), seria a resposta imediata quando algum diz estar com algo.

Os Aw tambm postulam que boa parte das relaes no mundo podem ser pensadas como relaes entre donos (no sentido amaznico do termo) e criaturas ou, como colocam, entre um jar- (jar o substantivo) e um -im, sendo o rik um esquema relacional baseado na interseo destas duas categorias. As muitas relaes dos povos amerndios com seus estimados animais de criao - os chamados "xerimbabos" - est bem documentada por parte da bibliografia etnolgica3 , e se coaduna idia bastante difundida, e recentemente batizada por Fausto como "maestria", relaes que se apiam nas categorias indgena de dono ou mestre e so constituintes da socialidade amaznica. Segundo o autor, "todas as lnguas amaznicas possuem um termo - bastante estavel historicamente - que designa uma posiao que envolve controle e/ou protecao, engendramento e/ou posse, que se aplica a relaoes entre pessoas (humanos ou naohumanos) e entre pessoas e coisas (tangveis ou intangveis). Esse termo tem grande produtividade e seu espectro de aplicaao e amplo (Fausto 2008: 332).

Mesmo Fernandes, ao se debruar sobre a economia Tupinamb, ressalta a peculiar forma de domesticao de animais empreendida naquelas aldeias - j que as fontes quinhentistas destacavam a domesticao de animais como algo muito presente entre os Tupi antigos. Desde animais de selva como macacos, papagaios e tats, at cachorros e galinhas trazidos por europeus, as aldeias eram espaos onde a domesticao desses animais era praticada, no para fins econmicos como sabemos, pois, conclui, "parece que os animais domsticos se tornavam tabs alimentares" (Fernandes op.cit : 92).

Em linhas gerais, toda criatura tem um dono e todo dono exerce domnio sobre algumas criaturas a eles relacionadas. Os Wajpi por exemplo, (um povo linguisticamente muito prximo aos Guaj), utilizam as noes de -jar ("dono") e eima ("criatura") (Gallois, 1988: 98) para explicarem o funcionamento da vida. So estes donos que garantem a vida e a reproduo dos seres, e porque as criaturas tem um dono que elas se reproduzem. Assim, ko-jar = "o dono da roa", tem como principal atribuio "tomar conta de suas criaturas, controlando sua reproduo, seu crescimento, seu bem-estar fsico e tambm seu movimento" (Gallois idem). Lembro aqui tambm a complexa noo de iwa, encontrada entre os Yudj, que exprime a relao de sujeitos com coisas, ambientes, seres humanos, animais, dentre muitas outras possibilidades. Como aponta Lima, o iwa atua como condio da vida social em seu desenrolar no dia-a-dia, e essa agncia que torna pensvel tanto a existncia humana e o universo, quanto os acontecimentos mais mundanos (Lima 2005: 95). O iwa Yudj, noo que traduz aspectos fundamentais da condio humana, sua maneira, explicita esta forma social especfica presente de forma significativa no pensamento amerndio, ao mesmo tempo que nos obriga a problematizar a noo de dono, naturalmente desviada pelas conotaes que o termo tem em nossa prpria vida. Vejamos melhor o que acontece com os Aw. As pessoas da aldeia Jurit (uma, entre as duas, onde realizo pesquisa) no traduzem o termo jar. Desconfio at que eles no conheam a palavra dono em portugus. Penso que se alguma traduo pudesse ser feita, certamente a idia de dono, tal como aparece em outras etnografias, seria um termo razovel. Por outro lado, como veremos, os donos de l possuem particularidades no-generalizveis a outros contextos etnogrficos. Todos afirmam que muitos - mas muitos - animais no mundo se enxergam como jar, e que como tais so vistos pelas criaturas que controlam. Esse seria um processo muito caracterstico da etologia (a forma de classificao animal) aw-guaj, donde animais entre si possuem relaes do tipo "donos", em que alguns so nim ou jar de outros, domesticandose atravs de uma verdadeira teoria da relacionalidade. Exemplificando uma paca , para ela mesma, jar de uma cotia, e nim de um veado. Em uma linguagem perspectivista poderia formular que, do ponto de vista das pacas, os seus donos so os veados, e do ponto de vista das cotias, seus donos so as pacas. Uma paca se v como xerimbabo de um veado e dona de uma cotia. Outros exemplos? Borboletas so criadas por jabutis; formigas so animais de estimao de macacos guaribas; os porcos do mato so donos de algumas espcies de cobra; o poraqu (peixe eltrico) dono de diversas espcies de peixes e por sua vez animal de criao do jacar; assim como toda espcie de mel, dentre as dezenas existentes
7

(encontrei 31 tipos de mis consumidos), pertence a algum ser que seu jar seu "controlador", "dono" etc. De uma maneira geral, muitos animais caados pelos humanos so animais de estimao de outros animais.

Com as flechas acontece algo interessante. Desde o contato, quando tiveram acesso espingarda, os jovens caam com arma de fogo e os velhos com arco e flecha. Mesmo assim, todo homem, jovem ou velho, possui o seu feixe de flechas e tabocas, e cada feixe pode conter, facilmente, centenas de flechas. Embora as flechas sejam feitas pelos humanos, elas possuem uma autonomia a ponto de seus donos manterem com elas uma relao de rik. Em outras palavras, como gostam de traduzir, os homens criam suas flechas. Criar as flechas implica basicamente em confeccion-las (obviamente, porm com as penas certas), aliment-las e repar-las sempre que necessrio. Depois de confeccionada a flecha ainda no est pronta para o uso, pois requer um longo processo de alimentao e envenenamento para que se fortalea e, com isso, seja capaz de matar. Uma flecha se alimenta fundamentalmente do sangue dos animais que abate. Uma vez o animal morto, os homens esfregam na carne cheia de sangue a ponta de diversas flechas para que a fome delas seja aplacada. Os Aw dizem que as flechas no param de pedir sangue, e caso eles no atendessem os pedidos incessantes das flechas, elas no matariam nenhum animal (se quebrariam ou no acertariam no alvo). Alm disso, uma flecha s aceita penas de urubu ou aves de rapina, pois as penas desses animais gostam de sangue. O fato de serem penas so de animais que comem carne (Urubus e diversas espcies de gavio), um fator levado em conta, mas para alm disso, os Aw dizem que os gavies e urubus aceitam esse acordo com os humanos, e gostam que suas penas sejam utilizadas para matar outros animais (a pena do gavio a melhor de todas). Uma vez a flecha alimentada ela posta em um jirau situado estrategicamente em cima do moqum, para que a fumaa seque o sangue. Com o sangue seco, e depois de defumada, a flecha est envenenada, e pronta para o uso. As nicas excees so os sangue da ona (jawara) e dos humanos (aw, kamar [povos vizinhos] e kara [brancos]). O sangue humano altamente nocivo uma taboca. Caso uma dessas flechas venha a matar algum humano, ela deve ser descartada, jogada fora. O sangue de um inimigo faz com a taboca se acostume com o sabor de sangue humano e queira sempre mais. Se a mesma taboca que matou um humano, for reutilizada em uma caada, tempos depois, ela certamente desprezar o alvo e se voltar contra as pessoas que estiverem ao redor do caador, em busca de mais sangue humano. Por isso ela deve ser imediatamente inutilizada. No podemos esquecer que, na Amaznia, a taboca sempre fez parte do arsenal de guerra de vrios povos, o que faz, segundo os Aw, elas possuem uma predileo especial por
8

sangue humano. Elas seriam naturalmente predispostas a gostar do sangue dos humanos, j que foram criadas para matar humanos (e outros animais de grande porte). J o sangue da ona-pintada (jawara) enfraquece a flecha. Embora no precise ser descartada, to logo ela abata uma ona, o sangue do animal no deve permanecer na ponta da flecha, como desejvel em outros casos, e ela deve ser limpa4. Os Aw tambm defendem que os muitos agenciamentos entre um caador e suas flechas, so da ordem de uma relao rik, e parte da destreza do caador est na relao que ele estabelece com o seu feixe de flechas, pois se elas no quiserem funcionar elas no funcionam. Assim, os homens fabricam e criam suas flechas. Do mesmo modo, do ponto de vista dos ajy (espectros canibais que vivem na floresta) os macacos da noite so seus nim (xerimbabos). E se determinadas borboletas so animais de criao dos jabuts, ou se os macacos cuxi o so dos macacos-pregos, essa uma relao entre os respectivos donos e suas criaturas, que escaparia ao controle humano; um espectador absoluto. Um jar e um nim, entre si, so considerados harapihiara, parentes que compartilham da mesma substncia, histria e espao. Parentes do tipo consanguineos, se assim posso colocar. Os Aw afirmam que o rik uma relao das que ocorre entre parentes prximos, na distncia genealgica e espacial. isso o que, por exemplo Loretta Cormier defende para a relao existente entre as mulheres e seus animais de criao (pets, segundo a autora). Em seu livro Kinship with Monkeys, impressionada com a obsesso que as mulheres tem em criar xerimbabos em suas aldeias - algumas mulheres possuem cinco ou mais macacos de estimao , a autora afirma que, sobretudo com o guariba, existe uma relao direta de perfilhao, que transforma aquele pequeno cativo animal em um filho da mulher. Este talvez seja, para os Aw, o nim por excelncia (sobretudo o guariba) . Concordo com a autora quando nos lembra da importncia dos pets como constituintes da vida das mulheres e a criao desses animais como um dos principais atributos da feminilidade e, principalmente, da maternidade. Acrescento, porm, que a idia de hanim no se encerra nas relaes humano-animal desse tipo (humanos - animais de criao). Os nim (xerimbabo), como estamos vendo, so um dos plos desta relao de criao, e s existe nim pois existem jar e vice-versa. A conexo entre estas duas categorias (que defendo aqui ser a relao rik) talvez, seja a chave para compreenso da socialidade Aw-Guaj. Darei mais alguns exemplos.

4 A complexa relao dos Aw-Guaj e suas flechas vai alm desta breve observao. Desenvolvo melhor o tema em minha tese.

Uma aldeia Aw-guaj no um local dos mais confortveis. Quem afirma isso no sou eu, so eles prprios . Acostumados ao frescor e a liberdade da floresta, onde permaneceram vivendo at o contato recente, a aldeia, que veio como parte do kit pacificao (refiro-me agricultura; utenslios e espingarda), ainda algo novo para as pessoas. A aldeia um local mnah (feio) enquanto a floresta parah (bonito).
5

Parafraseando Viveiros de Castro, quando escreve sobre a aldeia Arawet, o que ocorre com os Aw so aldeias junto a Postos Indgenas, e no o contrrio; a aldeia em si, muitas vezes, chamada por eles de Funai. Os tapiris (tap) cederam lugar s casas de taipa, e a concentrao de pessoas em uma nica aldeia como essa trouxe, alm das galinhas e cachorros, muitas baratas. O amontoado de coisas e comida que os Aw estocam em seus telhados de palha, e brechas de parede, tamanho que toda noite uma mirade de baratas aparece zanzando em boa parte dos espaos das casas, do cho ao teto. Nas noites midas de inverno sobem por nossas pernas circulando por todo o corpo, por dentro e fora da roupa, da cabea aos ps. A quantidade de baratas to grande que eu (particularmente) tive que me acostumar quanto aos movimentos delas por meus braos e pernas. Quando espantamos uma do brao, duas j esto no tornozelo. Certa vez, conversando sobre o desconforto que as baratas traziam aldeia, Uiroh, um homem, me disse que elas eram de responsabilidade da SUCAM (rgo da Fundao Nacional de Sade), disse mais, que as baratas eram sucam nim, isto , xerimbabos da SUCAM (criaturas cuja vida e o controle da vida propiciado pela SUCAM). Em linhas gerais, a SUCAM jar das baratas. Segundo Uiroh, a Funai foi a responsvel por trazer as baratas at a aldeia, porm, por no ser uma jar das baratas, a FUNAI teve que chamar o verdadeiro dono delas, a SUCAM, ela sim, por ser o jar verdadeiro sabe controlar essa praga. Cada vez que um funcionrio da SUCAM vai at a aldeia, ele no est l para exterminar as baratas, mas sim para control-las, elas so as suas criaturas. Um no vive sem outro, e disso que se trata o rik. esta a relao entre a SUCAM e baratas; uma relao de criao. Ainda dentro da categoria pragas, assim como a SUCAM jar das baratas, uma anta jar de seus carrapatos. Quando abatem animais grandes como porcos, veados e, principalmente antas, os Aw, maldizendo o animal, queimam, com um ramo seco de palhas, os pelos do bicho a fim de tirar todos os carrapatos. Reclamam da anta, por exemplo, por gostar de criar tantos carrapatos. Dizem: tapira jatika rik (anta + carrapatos + criar). As mordidas de carrapato que qualquer um de ns adquire nas caminhadas pela mata, so associadas a um animal
5

O contraste entre aldeia e mata; aldeia e cu, ressaltado todo tempo pelas pessoas.

10

especfico: Esses so os carrapatos de um veado que passou por aqui, ou eu fui mordido pelo carrapato daquele porco, ou daquela anta. Cada carrapato tambm tem o seu jar. No que nesse caso as antas, porcos e veados controlem os carrapatos, mas, diferente disso, os carrapatos apenas esto com esses animais. Estar com, como vimos, tambm pode ser uma traduo para rik. Para que no haja mal entendido, os carrapatos so uma chateao para todos, tal como as baratas e algumas espcies de cobra o so. E, se dependesse das pessoas da aldeia, elas manteriam esses bichos todos bem longe, no muito diferente do que ns mesmos pensamos e fazemos. Porm, quando os Aw dizem que os carrapatos e baratas s vivem a partir desses jars, diferente de ns, esto enfatizando que o que ns chamamos praga, trata-se de um descontrole de outra ordem, de uma ordem sociolgica (talvez), donde a relao entre no-humanos pode ser pensada como so pensadas a relao entre pessoas, e no de um desequilbrio ambiental. *** Alm dos exemplos citados, tambm so jars uma complexa classe de seres celestes, chamados karawara. Um grupo que envolve ex-humanos, espritos de inimigos (tenetehara) e animais, os karawara, em linhas gerais so potncias animais que no cu so pessoas, Aw celestes como dizem, e quase todos so donos de pequenos animais, insetos, plantas e alguns objetos. Donos, por exemplo, do pica-pau, do pssaro jurit, tucano, papagaio, siricora, sabi, vrias borboletas, do marimbondo, da takwara, dentre muitos outros; todos so exmios caadores; e embora vivam no cu (iw), todos mantm um trnsito constante entre cu e terra onde vm buscar, basicamente, caa, gua, mel e outros produtos essenciais que s se encontram na terra (wa), alm de ajudarem os humanos em curas xamnicas. Os karawara so humanos melhores: bonitos; habitantes de um lugar mais limpo e agradvel; e, sobretudo, caadores infalveis. Cada um especializado em um tipo de caa, ento por exemplo, o airuh iar (papagaio) s caa porcos, e nada mais; j o txapei iar (pssaro txapei), s caa e come macacos-prego, e assim por diante. Algumas plantas como a bacaba e o inaj, tambm tem a sua verso karawara. O Inaj Iar um grande caador de guaribas, por exemplo. Menos do que uma espcie de super donos, os karawara talvez sejam, de alguma maneira, "anti-donos", pois so donos de uma fauna menor, compostas por pequenos passarinhos, insetos e borboletas, e os Aw esto muito mais preocupados com o que os karawara caam do que com o que eles criam. O mokor iar, um grande caador de porcos, tem como nim na terra o frgil passarinho mokor (pomba-galega). Os karawara
11

so um tema vasto que no poderei tratar aqui, porm, o que gostaria de enfatizar, por hora, o fato de serem constitudos enquanto jara, donos. A prpria cosmografia Aw nos ajuda a pensar a domesticao como um acontecimento que transcende as barreiras scio-espaciais. Alm da terra (wy), local onde vivem os humanos, o mundo dividido em diferentes patamares. Para cima da terra h diversos "cus" (iw), cada um habitado por diferentes grupos de seres. Como vimos, muitos jar esto no cu, e muitos desses jar celestes, tem uma predileo especial em criar determinados tipos seres. Portanto, a esposa do mikya jar (o poraqu celeste), tem uma predileo especial por macacos-prego, por isso ela possui muitas desses animais como animais de estimao; j o ka iar, o marimbondo, cria kamars (outros indgenas teneteharas e kaapor). No cu os kamar vivem soltos, como as galinhas da aldeia ao redor da casa de ka iar, como me disseram. Alm do iw celeste, h um patamar subterrneo no qual, at onde eu sei, os Aw no tem acesso. Este local no muito diferente da terra - com suas rvores e rios -, a diferena fundamental entre o patamar dos humanos e este patamar subterrneo est no fato dos Aw de l criarem animais domsticos em grandes quantidades, tal como os kara (brancos) criam gado. L, uma mulher pode ter centenas ou milhares de nim. As aldeias seriam como as fazendas (me disseram os Aw), que ao invs de gado e cavalos teriam queixadas, caititus, veados, macacos e diversos outros animais de criao. Estes humanos subterrneos voltam da caa trazendo muitos filhotes, e aps alguns anos de convvio nas aldeias subterrneas, ao invs de soltarem os filhotes no mato, eles deixam os animais se reproduzirem. Nem os soltam como fazem os Aw (e, imagino, todos os outros povos, pois essa regra da domesticao na Amaznia - no que ela funcione sempre) e nem os consomem como fazem os kara ("no-indgenas). um local onde prevalece o exagero da domesticao de animais, levada s ltimas conseqncias. *** Recapitulando: at agora temos uma relao (ou uma ao), rik, estabelecida entre um jar e um nim, e tal ao pode ocorrer entre seres de diferentes ordens. Na tabela abaixo encontramos seis possibilidades.

12

Algumas possibilidades para a relao rik

Possibilidades 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Relaes humanos humanos humanos humanos humanos animais humanos no-humanos "outros seres" animais animais animais animais animais/alimentos no humanos animais no-humanos xerimbabos terrenos e caas terranas

Exemplos pais e filhos maridos e esposas mulheres e seus animais de estimao pessoas na terra (jar) e seus duplos celestes (nim) FUNASA e baratas veados e pacas; todas as relaes entre um jar e um nim animal animais e abelhas/mel Ajy e macaco-da-noite Um karawar chamado Ka jar tem uma espcie de marimbondo como nim, alm de ser um caador de macacos-prego

O rik como casamento


Com isso, e pelo que pude perceber (como j adiantei no incio dessa fala), a idia de rik tambm nos informa sobre o sistema de aliana. Muito embora os Aw no mencionem nenhum verbo para casar, em todas as indagaes sobre o tema, me oferecem o rik, como a idia de relao entre marido e esposa. E se rik no casar, casar rik. Vejamos agora por que. Porm, antes, gostaria de ler uma passagem, j resumida por mim, de um mito que coletei. Conta-se que, certo dia, um caador que (por algum motivo) vivia sozinho, realizou uma produtiva caada e matou um grupo de macacos guariba (Alouatta Belzebul), conseguindo ainda como saldo da caada capturar um filhote do bando como xerimbabo (como animal de estimao), prtica muito comum entre os Guaj. A partir de ento, este homem, sempre que retornava sua casa aps um dia inteiro na mata, encontrava-a bastante bagunada: seus objetos revirados, e os alimentos, que at esto estavam sem preparo, j preparados e consumidos, como se algum tivesse se aproveitado de sua ausncia, passado por l, e feito uma bela refeio. Dia aps dia era a mesma coisa: no
13

haviam rastros de outras pessoas, e s quem ficava em sua casa era aquele adorvel filhote de macaco (provavelmente amarrado em algum canto). Certo dia, intrigado com tais acontecimentos, este homem resolveu voltar mais cedo para casa a fim de averiguar o que estava de fato ocorrendo em sua ausncia. Eis que, ao chegar em casa, ele se depara com uma bela jovem, que, naquele momento estava cozinhando os frutos da palmeira inaj. Atordoado, porm muito atrado pela jovem, ele prope que ela fique com ele, porm a jovem recusa a proposta, acusando-o de ter assassinado os seus pais e t-la aprisionado como um animal, tornando-se dono dela. Eis que ele se d conta que aquele macaquinho que ela havia aprisionada era, na verdade, a jovem que agora ele mesmo pleiteava como esposa. Ele tenta convenc-la a ficar, mas ela foge para o cu a fim de encontrar seus parentes j mortos, deixando o homem sozinho novamente. Neste mito, que chamo (por sugesto de uma amiga) de mito da origem das relaes de gnero, esto relacionados, dentre outros, os temas da domesticao e de uma aliana frustrada. Aprisionamento e casamento so noes que aparecem juntas. O animal domstico (nim) seria, na verdade, a possvel esposa desse jar - o "dono" do animal - que tambm um possvel marido, mais exatamente um mau marido. Sabemos que em diversas sciocosmologias sul americanas (por exemplo, entre os Ashuar, Waipi, e at mesmo nos histricos Tupinamb) o casamento descrito como um processo de, nas palavras de Anne Christine Taylor, amansamento da esposa, muitas vezes desposada ainda bem jovem (entre os Aw por volta dos 6, 7 anos). No caso Ashuar, por exemplo, o casamento modelado por uma relao de captura violenta, j que, na prtica muitas esposas eram fruto de expedies guerreiras entre os diferentes grupos. O mesmo acontece com os Parakan, que davam preferncia s jovens pois as mais velhas eram difceis de pacificar e, por vezes, resistiam captura. Mesmo entre os Aw, quando mencionam os grupos que vivem sem contato com a FUNAI (os isolados que chamam miha), uma das principais preocupaes dos homens com as possveis esposas que podero adquirir a partir do contato com esses isolados (desejadas ainda que por rapto). Para os Waipi, lembra Gallois, o apresamento de mulheres algo tributrio a um estado indmito das esposas e das mulheres em geral, cuja captura e domesticao so necessrias uma transformao da jovem. No caso Aw-Guaj, tal necessidade transformar uma jovem menina em esposa, e isso o Casamento. Essa a nica forma de se contrair matrimnio. Eles do vrias motivos (de ordem econmica, ecolgica e sexual) para a preferncia em se casar com um parente to prximo e to jovem, e todos alegam a necessidade de criar a esposa, a fim de que ela no entre em um estado de raiva incontrolvel, destino a que toda mulher est sujeita caso, por algum motivo, no se case.
14

Entre os Aw-Guaj, uma mulher no pode crescer sem estar casada, e no recomendvel que ela demore para arranjar um marido pois cresceria muito zangada (imahy). Cresceria zangada, por exemplo, pois no se alimentaria direito, tarefa que, desde que institudo o casamento, compete ao marido (ou pretendente). Alm disso, se a esposa no se casar durante a infncia, ela no serviria mais ao casamento pois estaria com tanta raiva que no toleraria marido algum. O que acontece com a jovem esposa Aw algo parecido com o que Fausto demonstra para as mulheres raptadas pelos Parakan, como uma relao direta entre raiva, comida e "casamento", onde o alimento aplaca a raiva e possibilita o matrimnio. O rik, como um modulador da aliana, aplicvel tanto para homens quanto para mulheres. Em outras palavras, as mulheres tambm dizem criar os seus maridos. Muitas mulheres adultas casadas com homens velhos, e outras tantas vivas, dizem criar seus jovens maridos, pois o perigo nesse caso o rapaz entrar em um profundo estado de melancolia, por no possuir uma esposa, capaz de comprometer a sua produtividade na caa - talvez o pior mal que possa se abater sobre um homem. Como sabemos, tal casamento (mulheres velhas e homens jovens) tambm caracterstica dos regimes de avunculares (ver o histrico exemplo Tupinamb). No caso Aw-Guaj, de um lado temos mulheres zangadas e de outros homens melanclicos, ambos so indesejados, e s o enlace matrimonial (ou pelo menos um sexo s escondidas), aplaca tais estados. Como no mito que relatei, e no esforo paciente que vrias amigos Aw-Guaj vem empreendendo para que eu entenda suas preferncias matrimoniais, tenho percebido que tais preferncias esto relacionadas idias como criao, adoo, amansamento... Me parece que o entendimento do esquema que prescreve um mundo repleto de donos e criaturas fundamental para se entender o sistema de aliana caracterizado pelos prprios Aw como uma relao rik: uma relao assimtrica que pressupe um jar e um nim, um dono e uma criatura, e chave da socialidade guaj. O fato desta relao aparecer em esferas to diferentes (entre os animais, seres celestes, fantasmas, dentre outros - e por isso falo no ttulo em "homologia") aponta para um sistema de pensamento que destaca parte significativa da vida como um exerccio permanente de produo desta ao. Para mim, a complexidade da relao rik est no fato de no se desenrolar em um nvel especfico de realidade, a despeito de seu carter realista, ela acontece em diferentes esferas da vida sem necessariamente reduzir uma outra. Por isso gosto de pensar que rik no casar, mas casar rik. O prprio termo para esposa, imirik, baseado nessa idia. A raiz nominal imirikoa pode ser subdividida lingisticamente em imi-r-ik imi- (prefixo relacional que transforma verbos em nomes de objeto) + -r- (prefixo relacional que transforma o verbo iko "estar em movimento" em "estar associado a algo ou algum em movimento") + -ik, ou -riko a
15

depender da pronncia (verbo, "estar em movimento"). Uma traduo literal para esposa , portanto, "objeto do meu criar". Podemos pensar em outras tradues possveis e mais abrangentes como: (1) "aquela a quem estou associado (ou junto), produzindo uma ao qualquer"; ou ainda, (2) "aquela que est comigo sendo produzida por uma ao", ou um conjunto de aes. A ao em questo o prprio processo de aliana, o rik, o casamento, formada por diversas outras aes (principalmente a comensalidade e o sexo). O rik AwGuaj pode ser pensado, antes, como um sistema de ao que enfatiza agncia, inteno, causao, resultado e transformao (nas palavras de Gell 1998). Um sistema de ao programado para interferir (ou produzir) nas relaes do mundo, e no um sistema simblico ou de atitudes, preenchido por regras, hbitos, prescries e preferncias (como so ditos os sistemas de parentesco, por exemplo). O termo rik, ele mesmo, uma "idia de relao" (repetindo novamente a idia de Lima), formada por um conjunto de aes tais, que atravessam, ao menos aos nossos olhos, diferentes ordens: sexual, alimentar; animal e humano; seres animados e inanimados; etc. A tese que defendo aqui relativamente simples, pois busca considerar o "casamento" Aw-Guaj, no pela forma que nossa tradio concebe as relaes de parentesco indgenas (ou qualquer outro sistema de ao no-ocidental), mas atravs de uma definio propriamente Aw-Guaj. A "conjugalidade Aw", se que podemos assim denominar, faz referncia uma terminologia de relaes que "transcende de muito a simples expresso de um lao de parentesco" (nas palavras de Viveiros de Castro), se ligando outras esferas que fogem do parentesco, como vemos aqui. Dificilmente entenderemos o que - por exemplo - o casamento entre os Aw, sem antes entendermos como eles concebem e constroem suas relaes. E quando as penso aqui passando de uma para outra tenho a inteno de destacar o carter multinatural e perspectivo presente nestas relaes que, como j salientado por outros autores (ver Viveiros de Castro 1996, Lima 1996), fundamental para o entendimento de uma sciocosmologia como essa. *** Em seu artigo, onde prope um balano terico sobre a noo de dono, fazendo uso da idia de maestria como um conceito fundamental da socialidade amaznica, Fausto defende que tal conceito - a maestria- to central compreenso das sciocosmologias indgenas quanto a afinidade (Fausto 2008: 330). No caso Aw, me parece que maestria e afinidade no podem ser pensadas isoladamente, e a aliana especificamente, ela mesma pode ser uma forma de maestria. Ao explicitarem que casar rik, esto alegando que a aliana um caso particular da maestria, ao que est em vrios lugares, produzindo afeces entre seres de diferentes ordens, inclusive entre um homem e a filha de sua irm. Se a inteno justamente fazer parentesco querer dizer outra coisa, as idias Aw-Guaj
16

para o casamento - que nada tem de simblicas -, no s determinam outros referentes que os nossos, como envolvem outros componentes (Viveiros de Castro 2002: 407). E se "l" h uma outra aliana, provavelmente h uma outra maestria. Por isso gosto de pensar a relao rik dos Aw-Guaj como uma anti-maestria, j que donos absolutos no existem. Sempre se jar para si e para um outro (ou alguns outros), e a relao existente entre um jar e seu nim, no irrestrita, pois um dono para algum pode ser um animal criado para outrem (como no exemplo das cotias, pacas e veados), e isso parece estar acordado entre os diversos seres no mundo - todos parecem saber que voc s um dono a posteriori. Se para os povos amaznicos a humanidade vai variar de acordo com o ponto de vista, para os Aw-Guaj, a maestria - uma das mais sublimes condies da humanidade - tambm opera de forma similar. *** O processo do parentesco Aw-Guaj, est baseado em uma lgica de produo e transformao de meninas em esposas, e em certa medida prescrito pelo esquema relacional jar - nim, tendo na idia de rik a sua melhor forma de compreenso. O parentesco Aw seria uma dessas teorias no-biolgicas sobre a vida, como escreveu Viveiros de Castro em um artigo recente (2008); isto significa que para apreend-lo se faz necessrio incorporar no s o mtodo genealgico mas tambm o conjunto de idias que caracterizam os Aw com um grupo diferente de - por exemplo - ns mesmos.

17

Referncias Bibliogrficas
Bale, William. 1994. Footprints of the forest: Kaapor ethnobotany the historical ecology of plant utilization by an amazonian people. New York: Columbia University Press.

Cormier, Loretta A. 2003. Kinship With Monkeys: The Guaj foragers of eastern Amazonia. New York: Columbia University Press.

Erikson, Philippe. 1987. De l'apprivoisement a l'approvisionnement: chasse, alliance et familiarisation en Amazonie amrindienne. In Techniques et cultures, 9: 105-140.

Fausto, Carlos. 2001. Inimigos Fiis histria, guerra e xamanismo na Amaznia. So Paulo: Edusp.

________. 2008. Donos demais: maestria e domnio na Amaznia. Mana 14 (2) : 329-366.

Gallois, Dominique Tilkin. 1988. O movimento na cosmologia Waipi: criao, expanso e transformao do universo. Tese de Doutorado. So Paulo: PPGAS/USP.

Lima, Tnia Stolze. 1996. O dois e seu mltiplo: reflexes sobre o perspectivismo em uma cosmologia tupi. Mana v.2, n.2: 21-47.

________. 2005. Um peixe olhou para mim o povo Yudj e a perspectiva. So Paulo: Editora UNESP, ISA, NuTI.

Mller, Regina Plo. 1990. Os Asurin do Xingu: histria e arte. Campinas: Ed.Unicamp.

Taylor, Anne-Christine. 2001. Wives, Pets and Affines: Mariage among Jivaro. In Rival, Laura & Neil L. Whitehead (orgs). Beyond the Visible and the Material- the amerindization of society in the work of Peter Rivire. Oxford: Oxford University Press.

Viveiros de Castro, Eduardo. 1986. Arawet, os deuses canibais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, Anpocs.

________. 2002. A inconstncia da alma selvagem. So Paulo: Cosac & Naify.

________. 2008. The Gift and the Given: three nano-essays on kinship and magic. In S.Bamford & J.Leach (orgs.), Kinship and Beyond: the genealogical model reconsidered. Oxford: Bergham Books.

18

Potrebbero piacerti anche