Sei sulla pagina 1di 6

A Candidase Vaginal uma infeco geralmente causada por um fungo denominado de Cndida albicans.

. Este fungo que normalmente se encontra em pequenas quantidades no interior da zona vaginal pode ser causador de sensaes de ardor, corrimento vaginal, dores no acto sexual, etc Factores conhecidos que contribuem para a Candidase Vaginal incluem gravidez, diabetes, o uso de contraceptivos, esterides, antibiticos, ou ainda doenas relacionadas com o enfraquecimento do sistema imunitrio. tambm comum aps a menopausa, devido ao declnio dos nveis de estrognio, que tornam mais finas as paredes vaginais. Sintomas da Candidase Vaginal * Prurido e ardor ao redor da vagina. * Corrimento vaginal branco que pode ser parecido com o queijo cottage. * Dor durante a relao sexual. * Ardor ao urinar. Tratamento y Probiticos Probiticos so um remdio popular natural para infeces, nomeadamente a candidase vaginal. Os probiticos so micro organismos vivos, naturalmente presentes no trato digestivo e na vagina, estes so por vezes referido como bactrias amigveis que suprimem o crescimento de organismos potencialmente prejudiciais, tais como Cndida. Os tipos de probiticos com resultados contra infeces fngicas so o Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus rhamnosus GR-1, e Lactobacillus fermentum RC-14. Vrios estudos cientficos chegaram a concluso que baixos nveis de lacto-bacilosna vagina tm sido associadas com surtos de Candidase Vaginal, dai a importncia do uso destes suplementos probiticos como um remdio natural. y Iogurte Simples Pode-se usar iogurte natural, de preferncia iogurtes sem adio de aucares ou outros ingredientes como corantes ou conservantes. O tratamento consiste em mergulhar um tampo no iogurte, e inseri-lo na vagina durante cerca de uma hora, lavando posteriormente com gua fria a zona exterior. Efectuar o tratamento pelo menos duas vezes por dia, at que os sintomas de Candidase desapaream. O iogurte no s limpa a rea infectada, mas tambm tem um efeito calmante que alivia o ardor e a coceira intensa.

][

alho

O alho um alimento com comprovadas propriedades anti-bacterianas e anti-fungicas. Estudos cientficos chegaram a concluso que o alho das mais eficazes drogas no tratamento antifngico, nomeadamente na destruio de infeco por Cndida Albicans. Um facto importante entre a toma de medicamentos como antibiticos e anti-fngicos naturais como o alho, que as bactrias e os fungos no so susceptveis de desenvolver resistncias ao alho. Isto ocorre porque o alho contm diversas substncias com propriedades antibacterianas e anti-fngicas, incluindo a alicina, aliina, alliinase e a S-allylcysteine. Para obter melhores resultados no tratamento com alho, sugere-se a ingesto de alho na sua forma crua, nomeadamente por ingesto de um dente de alho com gua, sem mastigar antes de deitar por exemplo. Isto evita que a boca fique com o inconveniente e caracterstico cheiro do alho. Como complemento, o uso do alho deve ser um ingrediente fundamental no seu menu dirio, nomeadamente como condimento em carnes e saladas. y leo de orgo O leo de Oregano Vulgare, uma espcie de orgo muito usado na culinria mediterrnica, e no s, tambm conhecido por ter poderosas propriedades anti-fungicas. Curiosamente, os oregos Oregano so usados no Brasil principalmente como um remdio herbal para vrias doenas, como tosse e gripe e constipaes, em vez de uma erva para uso na culinria. O leo de orgo normalmente vendido como um leo puro, sendo muito concentrado, pelo que tudo que precisa de algumas gotas misturadas num copo de gua. Deve no entanto ter cuidado na toma excessiva de leo de organo pois pode causar irritao nas membranas mucosas. A erva oregos pode, e deve, ser usada em saladas, carnes ou peixes como condimento. y Super alimentos verdes As algas verdes, como spirulina e clorela s vezes chamado de Super alimentos verdes so muito nutritivos e tm uma capacidade de desintoxicao forte. Sendo que a infeco por Cndida Albicans prospera em ambientes txicos, estes super alimentos verdes so um passo importante na luta contra a infeco. Estes alimentos verdes tm tambm um efeito alcalinizante muito forte sobre o corpo, sendo que a infeco por Cndida Albicans prospera em ambientes cidos. Os produtos hortcolas em geral bastante alcalinizante e ricos em minerais. Ter cuidado porm na conservao de qualquer tipo de algas verdes, pois tendem a desenvolver mofo. Candidase vaginal (Parte 1-4) Candidase vaginal (Parte 2-4) Candidase vaginal (Parte 3-4) Candidase vaginal (Parte 4-4)

Argila comestvel A ideia de se comer argila pode parecer estranho para muitas pessoas, mas foi realmente uma prtica tradicional de muitas sociedades primitivas. Nos dias de hoje, a argila comestvel j uma prtica corrente no tratamento de algumas patologias. Dr Weston Price, que estudou a dieta e sade de sociedades primitivas descobriu que muitos povos primitivos comiam alimentos que tenha sido mergulhados em gua com argila dissolvida, a fim de evitar distrbios estomacais de intoxicao alimentar. Dois tipos de argila so hoje comummentee vendidos para consumo como suplementos de sade: a bentonita e a montmorilonita. A este tipo de tratamento costuma-se chamar de barro vivo, cura de barro, ou simplesmente barro comestvel. A argila altamente absorvente e absorve as toxinas, metais pesados, bactrias, vrus e fungos. Como o barro em si no absorvido pelo organismo, tudo o que absorve no interior do sistema digestivo totalmente expelido pelas fezes.

cido brico Outro remdio natural para Candidase vaginal o cido brico. O cido brico uma substncia qumica com propriedades anti-spticas e antifngicas. Um estudo cientifico testou uma dose nica de 150 miligramas de fluconazol oral (Diflucan), e supositrios vaginais de cido brico (600 miligramas por dia durante 14 dias) em 112 pacientes diabticos com infeces recorrentes de Candidase vaginal. No final do estudo, o tratamento vaginal com os supositrios vaginais de cido brico resultou numa maior taxa de cura (63,6%), em comparao com fluconazol (28,8%). Existem no entanto preocupaes de segurana com o cido brico, por ser txico, nunca deve ser tomado internamente (pela boca), ou colocado sobre cortes ou feridas abertas. No deve ser utilizado por um perodo prolongado de tempo, ou em quantidades maiores do que as recomendadas. No deve ser usado por mulheres grvidas, ou aplicado pele de recmnascidos ou crianas. Os efeitos colaterais do supositrios podem incluir a irritao e ardor vaginal.

Estilo de Vida, Factores Ambientais. Considere evitar o consumo de lcool, fumar e cansao ou stress excessivo. Estes factores prejudicam o bom funcionamento imunolgico do seu corpo. Durante um surto de Candidase Vaginal deve evitar todos estes factores e promover actividades que proporcionem momentos saudveis de qualidade, assim como a prtica de Meditao, Yoga, exerccio fisco, etc

Dieta contra a candidase vaginal Deve ser uma dieta rica em protena, com baixas quantidades de carbohidratos.

Abusar das gorduras saudveis o leo de coco extra virgem, manteiga orgnica, leo de oliva extra virgem (azeite extra virgem), banha, leo de fgado de bacalhau, leo de peixe, etc Quanto a carbohidratos a principal fonte deve ser legumes. Comer todos os vegetais cozinhados ou crus, sempre que possvel. Sucos de beterraba, cenoura ou frutos como mas, bananas, bagas e toranjas so aconselhaveis. Beber bastante gua, de boa qualidade, assim como chs de ervas. Todas as bebidas verdes (chs, sucos) so facilmente absorvidas pelo corpo. Se no gosta de bebidas verdes, pode tomar um suplemento de clorofila que tambm excelente. Experimente tambm um copo de gua filtrada, espremer um limo, e 1/4 de colher de ch de sal marinho. Os limes tm minerais essenciais e o sal tem 84 minerais, tornando-se esta numa excelente bebida electroltica. Beber ao longo do dia at ao mximo de seis vezes. Certifique-se beber trs delas com as refeies. Alimentos a evitar 1. Amendoim, manteiga de amendoim e pistachios. Amendoim, manteiga de amendoim e pistachios podem ter contaminao de fungos, pelo que no so permitidos em dietas contra a candida. 2. lcool. As bebidas alcolicas incentivam o crescimento do fermento. Todas as formas de lcool devem ser eliminadas, como o vinhos, cerveja, usque, conhaque, gim, bebidas fermentadas, vodka, etc.. 3. Caf, ch preto, sidra. Incundo caf expresso, solvel, descafeinado, e todos os tipos de ch preto. 4. Queijos processados. Roquefort e outros queijos envelhecidos ou azul no so permitidos em uma dieta tpica contra a Cndida. 5. Produtos secos, defumados, e as carnes em conserva. Onde se inclui salmo fumado, arenque, salsichas, bacon, salsicha, salame, mortadela, sanduches de carne, salame, carne enlatada, etc 6. Produtos embalados, e alimentos processados. Enlatados, engarrafados, embalados, em caixa, e outros alimentos industrializados que contenham fermento, acar refinado, farinha refinada, produtos qumicos, conservantes ou corantes alimentares. 7. Acar. O acar refinado incentiva o crescimento de Cndida. Alimentos que contenham acar refinado so: acar branco, acar mascavo, mel, xarope de maple, xarope de milho, acar de bordo, melao, etc Leia os rtulos com cuidado porque pode haver escondido as formas de acar procure por palavras como sacarose, frutose, maltose, lactose, glicognio, glicose, manitol, sorbitol, galactose, monossacardeos, polissacardeos. 8. Fermento. Os alimentos que contenham fermento incluem: fermento de padeiro, levedura de cerveja, Engevita, Torula, e quaisquer outros tipos de levedura nutricional. Da mesma maneira, os bens cozidos com fermento tais como pes, biscoitos, pes, bolos, muffins e no so permitidos. 9. Alimentos que contm glten. Alimentos que contm glten incluem o trigo, cevada e centeio, incluindo produtos feitos com esses ingredientes, tais como po e macarro. 10. Cogumelos. Cogumelos no so normalmente permitidos em dietas contra a Cndida. Candidase vaginal (Parte 1-4)

Dieta contra candidase vaginal (cont.) A regra nmero 1 desta dieta evitar absolutamente o acar. No deve sequer beber sucos de frutas processados devido ao seu elevado teor de acar. Evite tambm todos os alimentos ricos em amido, como o po branco, massas e batatas fritas. Evite todos os refinados, molhos, alimentos processados, enlatados, acares artificiais, etc e coma essencialmente alimentos naturais e no processados. Esta dieta pode parecer estranha, mas funciona. A Cndida adora acar, amidos e alimentos refinados. Esta dieta deve comear a surtir efeito num curto espao de tempo, se precisar, pode ir mudando para este tipo de dieta por fases, para que se torne mais fcil a transio e sintomas de abstinncia. y Higiene Mantenha toda a rea vaginal limpa e seca. muito importante manter a pele ao redor da rea vaginal limpa, fresca e seca, visto que a Cndidase prospera num ambiente hmido e quente. Deve dormir sem qualquer roupa interior, o que promove a respirao da pele e a ajuda a manter a rea seca. Utilize sempre produtos higinicos sem cheiro, tais como os papis higinico, tampes, pensos, etc Os produtos com aromas, por serem obtidos quimicamente, podem irritar a rea infectada. No use p de talco. O amido presente no p perfeito para o cultivo de culturas de fungos. y Vesturio Usar vesturio largo. Vestir roupas soltas ajudar circulao de ar. Existem alguns tipos de tecidos, tais como plstico, polister e couro, que impedem que o ar circule por isso evite usar qualquer roupa feita a partir desses tecidos. y Banho de imerso Tome banho de imerso e adicione gua suficiente apenas para cobrir as pernas quando se senta nela. Como mtodo de tratamento pode escolher uma destas opes: 1. Acrescentar meia xcara de sal gua. 2. Adicionar meio copo de vinagre, de preferncia de maa sem adio de corantes ou conservantes. Isto ir ajudar a reequilibrar o pH vaginal. Sente-se no banho com uma das opes de cura e manter as pernas abertas at que a gua esfrie. Aps o tratamento tomar um banho normal de chuveiro. Concluso Estas so algumas dicas que pode usar para tratar os sintomas de candidase vaginal. bvio que deve evitar a todo o custo a prtica de actividade sexuais vaginais durante o perodo de tratamento para acelerar o processo de cura.

Todas as mulheres so diferentes e certas curas podem ser mais eficazes do que outras, pelo que deve adoptar uma abordagem multifacetada, envolvendo mudanas de dieta, evitar o stress, assim como tratamentos tpicos. J se livrou da sua infeco de Candidase Vaginal?

Potrebbero piacerti anche