Sei sulla pagina 1di 5

Orais de Processo Civil III (24.06.

2011)

1 Oral O devedor subsidirio pode indicar bens penhora? uma faculdade ou um poder? O agente de execuo tem a obrigao de averiguar a existncia desses bens? O que acontece se o agente de execuo no averiguar os bens indicados pelo devedor subsidirio? Como o devedor subsidirio se pode defender? Um documento particular de obrigao no liquidada pode servir como ttulo executivo? A obrigao tem sempre que ser liquida na proposio da aco executiva? Um contrato de compra e venda de aces sujeito a clculo contabilstico determinado por simples clculo aritmtico? Est abrangido pelo art.46,1 c) CPC? O que simples clculo aritmtico? Uma obrigao calculada por juros de simples clculo aritmtico? E se for um ttulo judicial, tambm podem depender de simples clculo aritmtico? Sabe porque foi substitudo o texto de sentenas condenatrias das sentenas de condenao na reviso do CPC2003? Um reconhecimento de divida um ttulo executivo? Quais so as posies doutrinrias divergentes? Uma penhora de salrios em conta bancria tem aplicao se for uma pessoa colectiva? Em que situaes se aplica o art. 824,3CPC? E se for uma conta conjunta? Qual o valor impenhorvel se houver 2 executados na mesma conta?

2 Oral O que o efeito repristinatrio na venda executiva? De um exemplo pratico para o efeito repristinatrio. O que acontece aos direitos reais de garantia na venda executiva? H alguma situao em que o titular do direito no pode reclamar de 3 mas pode embargar de 3?

A e B (vizinhos) partilham serventia, e agente de execuo penhora carro de B por engano, pode B embargar de 3 ou tem que reclamar os crditos? Supondo que o carro esta hipotecado a favor de C, o que ele pode fazer? Embargo de 3 ou reclamao de crditos? Quem se pode opor penhora? Se o carro estivesse emprestado irm do A, podia este fazer o qu? O cnjuge do executado pode embargar de 3? Um cnjuge no citado pode embargar de 3, de uma penhora de salrio do outro conjugue? Salrio bem comum ou nem prprio? Veja o art.1692 CC.

3 Oral Quando o exequente te garantia real a seu favor h algum litisconsrcio necessrio? Tem que intentar aco apenas contra o devedor ou contra os 2? O art.835,1 CPC aplica-se em que situaes? A tem uma casa e celebra pacto de preferncia com B, entretanto a casa penhorada e vendida em venda executiva, o que B pode fazer? Se o seu direito se extingue como pode ser tutelado? Numa penhora de salrios, e aps empregador ser notificado para penhora, o mesmo decide que pretende compensar o crdito, pode? Pode o empregador depois da penhora invocar a compensao? Conhece algum artigo do CC? Esta compensao seria imponvel? Se sim, porqu?

4 Oral Um titular de direito de preferncia pode embargar de 3? Um executado com direito de preferncia pode ver esse mesmo direito a ser penhorado? Um direito de preferncia pode ser penhorado? Um titular de direito de preferncia pode no querer exercer o seu direito? E pode exercer o seu direito entre a penhora e a venda executiva? Um contrato mtuo nulo por falta de forma pode ainda assim por efeitos do art. 289CC ser vlido enquanto ttulo executivo? H divergncia doutrinria nesta questo, quais so?

Basta a apresentao do contrato nulo para pedir a restituio do que foi prestado, ou necessrio intentar aco declarativa?

5 Oral O nus de invocao do benefcio da excusso prvia tem algum regime especfico no CPC? O fiador pode invocar o benefcio da excusso prvia se tiver uma garantia real? O benefcio automtico do art.823CPC abrange as garantias reais? Na oposio execuo h litisconsrcio necessrio? A oposio de um pode aproveitar ao outro?

6 Oral Em que situaes pode o conjugue do executado embargar de 3? Na penhora de bens comuns pode embargar sempre? Se o conjugue no poder embargar de 3, como se pode defender? Qual a aplicao do art.50CPC? H ento um TE com 2 partes, quais so as partes? D um exemplo de obrigaes virtuais do art.50CPC? Quais so os limites do art.859CPC? Tambm se pode substituir o executado em deveres potestativos? Um cheque um ttulo executivo? E se estiver prescrito? Quais so os fundamentos da doutrina mais restritiva?

7 Oral Em que momentos do procedimento o devedor subsidirio invoca o beneficio da excusso prvia? Se o devedor subsidirio for citado, quando deve invocar o beneficio? H alguma forma mais clere sem ser a oposio execuo? O que A pode fazer se for penhorado um bem seu (computador porttil) que estava na casa do executado?

O que prova por documento inequvoco? Quais as posies doutrinrias? Qual a posio do prof. Lebre de Freitas? Os embargos de 3 podem ser cumulveis com a aco de reivindicao? Quando o fundamento seja o mesmo, pode haver cumulao? Qual o problema em causa? Haver litispendncia no caso julgado? A penhora uma garantia real? Qual a divergncia doutrinria? O que a sequela? Porque se diz qua h problemas de sequela na garantia real da penhora?

8 Oral Qual o efeito da penhora em conta bancria? O que acontece ao saldo? O que cativo bancrio? No pode haver dbitos? Veja o art.810 a)CPC. H algum problema com o art.819CC? O banco depois da penhora do saldo pode compensar o crdito, pode fazer uma compensao bancaria? A sentena homolgatria um ttulo executivo? ttulo judicial ou extrajudicial? H divergncia doutrinria, conhece? Qual a regra no nosso ordenamento jurdico quanto citao prvia? E o despacho liminar regra ou excepo? Na penhora de recheio de uma casa penhorado um quadro muito valioso do irmo do executado, o que o irmo pode fazer? No h um meio mais rpido que o embargo de 3 ou a aco de reivindicao? O que uma prova documental inequvoca? Sabe qual a posio do prof. Lebre de Freitas?

Potrebbero piacerti anche