Sei sulla pagina 1di 57

Jesus

PREFCIO

Minha Irm Samaritana,

com imensa alegria que entrego em suas mos o presente Manual, onde, com a inteno de formar um pequeno acervo para voc, busquei reunir todo o material possvel relativo nossa falange - com fotos, informaes, leis, dicas, ensinamentos e mensagens de nossa Me Clarividente e da Espiritualidade-Maior para o enriquecimento dos seus conhecimentos sobre nossa bela Misso. Todas as dvidas e comentrios sobre o contedo deste manual, que porventura surgirem, traga-os s nossas reunies, para dividirmos com nossas irms e esclarec-los junto s mesmas. Espero que este Manual possa lhe fortalecer ainda mais e lhe proporcionar momentos de esclarecimento e aprendizado, ao reler nossas leis e aprender um pouco de nossa histria.

Com carinho, a sua irm,

1 Samaritana
Vale do Amanhecer, 26 de fevereiro de 2001.

nossa Me querida, o nosso mais puro amor.

MANUAL DAS SAMARITANAS


S vou ficar realmente tranqila quando deixar bem esclarecido aos meus filhos a importncia da herana transcendental. Tudo o que o homem possui a sua prpria alma portanto, vamos ilustr-la.

PEQUENO HISTRICO
Ninfas Samaritanas, Salve Deus! Ontem... A Cachoeira do Jaguar! Pai Joo, Pai Z Pedro, Me Tildes, estavam encarnados e viviam o princpio da Doutrina que nossa Me, Tia Neiva, traduziu para ns. Sim, a inspirao divina da misso que aflorava foi seguida, e aqueles que conseguiram evoluir, hoje so nossos mentores. Formaram o Adjunto de Jurema. Hoje... Estamos formando, atravs do Doutrinador e do Apar - Mestre Sol e Mestre Lua - o Orculo do Amanhecer (Orculo do Jaguar), assistidos pela Espiritualidade Maior os mesmos que conseguiram, na Cachoeira do Jaguar, formar o Adjunto de Jurema e se elevarem a Deus... Amanh... Terceiro Milnio! Era de renovao, trabalho e paz. Aqueles entre ns que conseguirem sucesso na jornada, iro substituir os que hoje so nossos mentores e guias, que iro para um outro ciclo... Se uniro, ento, aos demais que tem a mesma responsabilidade de assistirem aos que na Terra ficarem. nossa Me querida, o nosso mais puro amor.

Heranas conquistadas, manipuladas, transferidas... No passado, as mulheres, viveram intensamente o misticismo, a religio, a magia sacerdotisas nas diversas pocas da histria: Egito, Yucat, Prsia, ndia, Grcia, Palestina, Roma... formaram suas heranas transcendentais, resgatadas aqui, no Vale do Amanhecer, em nossas falanges missionrias. Cada uma representa essas pginas do passado, com suas atribuies especficas. Abaixo, a passagem do encontro de Jesus com a mulher Samaritana, extrado do Evangelho (em Joo IV 4 a 18), consagra no tempo a herana que formou Falange de Samaritanas...

E era preciso que Jesus passasse por Samaria. Veio, pois, a uma cidade de Samaria chamada Sicar, perto da Terra que Jac deu a seu filho Jos. Ora, havia ali um poo, chamado a fonte de Jacob. Fatigado, pois, do caminho estava Jesus assentado na borda do poo. Era isto quase a hora sexta. Vinda uma mulher de Samaria, tirar gua, disselhe Jesus: D-me de beber. A Samaritana lhe disse: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber, a mim, que sou mulher Samaritana? pois que os judeus no tem relaes com os samaritanos. Respondeu-lhe Jesus: Se conhecesses o Dom de Deus, e que o que te diz D-me de beber, talvez tu mesma fizesses igual pedido, e ele te daria da gua viva! Disse-lhe a mulher: Senhor, tu no tens com que tir-la, e fundo o poo. Onde tens, pois, esta gua viva? s tu, porventura, maior que nosso pai Jacob, de quem tivemos este poo, do qual tambm ele bebeu, e seus filhos, e seus rebanhos? Respondeu Jesus, e disse-lhe: - Todo aquele que beber desta gua, tornar a ter sede! Mas quem beber da gua que eu lhe der, no mais ter sede, eternamente; e a gua que eu lhe hei de dar se tornar nele uma fonte de gua que correr para a vida eterna...
Abaixo, outro episdio, narrado por Me Yara (28.08.80), numa reunio com Tia Neiva, justamente para as Samaritanas no ptio da Lojinha (registrado em fita cassete):

De forma que me d um prazer muito grande, ter estas falanges to organizadas, e que enfrentaram as piores situaes possveis. Foram as Nityamas e Samaritanas. Com todo respeito s outras falanges mas, Nityamas, Magos e Samaritanas, foram quem enfrentaram mesmo este Mestrado e, toda a minha vida eu digo sempre isto. As Samaritanas e as Nityamas, no espao, so as Aganaras que limpam os caminhos dos Cavaleiros, entenderam? Entenderam? Elas so as Aganaras que limpam os caminhos dos Legies, dos Mestres; uma falange lindssima...
Enquanto os Cavaleiros vo penetrando nas cavernas e nos pntanos, com suas redes magnticas, as Samaritanas se posicionam em determinados lugares. Quando a energia dos Cavaleiros de desgasta muito, elas lhes servem a gua viva, restauradora das foras. Me Yara contou outra passagem:

Quando Jesus estava sendo conduzido pelos Soldados romanos, pediu gua a um cidado que o atendeu. Mas um Soldado veio, agrediu o cidado e entornou a caneca
5

com gua no cho. Chegou ento, uma Samaritana, com sua nfora e serviu gua ao Mestre, que lhe perguntou: No tens medo do Soldado romano? No, Senhor. Porque acreditamos em Ti!...

FALANGE MISSIONRIA SAMARITANA INFORMAES GERAIS


PRIMEIRA: Ninfa Lua Vera Lcia Zelaya. Filha de Tia Neiva, escolhida para coordenar e orientar as Samaritanas em suas diversas atribuies e trabalhos. Ninfa responsvel pelo acervo da falange, pela organizao das reunies, trabalhos, indumentrias e escala de trabalho, com o auxlio das Ninfas Regentes e Adjuntos de Apoio. ADJUNTOS DE APOIO: Adjunto Trino Amuru Mestre Dcio. Adjunto Alcio Mestre Moraes.

CRITRIOS PARA INGRESSO NA FALANGE: - informar Primeira; - ser Ninfa Centuri, sendo que j pode fazer a sua Consagrao de Centria com a indumentria da Falange; - assistir s reunies, no segundo sbado de cada ms; EMISSO: ser fornecida pelos Mestres Devas, aps a Consagrao de Centria, no Castelo dos Devas, nos dias de Trabalho Oficial. A Missionria pode optar por emitir nos Adjuntos Aluf ou Adej, pela sua afinidade ou intuio. CANTO: Ser entregue somente pela Primeira, sendo que a Ninfa s poder emitir aps a aprovao da mesma. Emitir o canto sempre que servir o sal, o perfume e o vinho, alm dos rituais onde a Samaritana tem a sua funo (escala).

A tua conscincia pura, to somente, no te livrar da maldade dos olhos fsicos. caridade, tambm, dar satisfao do teu comportamento ao teu vizinho, que no conhece a tua conscincia. Minhas Filhas Missionrias, Todas as Missionrias devero colocar as suas indumentrias, pelo menos de 15 em 15 dias. E obrigatria a sua presena em todos os Rituais (Templo, Estrela, Turigano, Estrela de Ner, etc.). O no cumprimento, desta ordem implicar no afastamento da Falange. As Primeiras Ninfas e os Regentes, devero se reunir com os Devas para elaborao de uma escala de trabalho e para o recebimento das atribuies.
6

A GRANDE SAMARA
8

PRIMEIRA SAMARITANA

Vera Lcia Zelaya Ninfa Lua


9

ADJUNTOS DE ORIGEM

Adjunto Aluf Mestre Barros 1 Filho de Devas

Ministro Aluf

Adjunto Adej Mestre Fres 2 Filho de Devas

Ministro Adej

10

ADJUNTOS DE APOIO

Adjunto Trino Amuru Mestre Dcio

Ministro Amuru

Adjunto Alcio Mestre Moraes

Ministro Alcio
11

NINFAS REGENTES

Ninfa Lua Hlia Moreira Martins

Ninfa Lua Raimunda Pereira Mota

Ninfa Lua Margarida Lopes Fres

Ninfa Lua Conceio Mateus Bezerra

Ninfa Lua Helena de Jesus

Ninfa Lua Linea Mara Zelaya

12

INDUMENTRIAS

Exemplo da 3 e atual indumentria das Samaritanas (Ninfa Lua).

Exemplo da primeira indumentria das Samaritanas criada por Tia Neiva (na foto, a 1 Primeira Samaritana, Ninfa Lua Deusdar).

Exemplo da 2 indumentria criada por Tia Neiva.

Responsvel pelas Indumentrias: Carmem Lcia (Salo de Costura). A Ninfa mesmo poder confeccionar a sua Indumentria, desde que apresente Primeira antes de us-la (para possveis correes).

13

Observaes sobre as Indumentrias: carinho, amor, zelo e respeito. No devemos nos esquecer de que as Indumentrias foram trazidas do Espao por Me Yara, atravs de Tia Neiva, com muita dificuldade em ajustar detalhes to bonitos e com grande fora ao material. Ao usarmos complementos para nos aquecer do frio, devemos lembrar que estamos alterando a Indumentria. O que Nossa Me deixou foi o uso da blusa corda-pele, por baixo da Indumentria, ou o xale, por baixo da capa. No permitido o uso de tnis ou botina, com a Indumentria. Pelo carinho que temos com nossas Indumentrias, ao desencarnar, temos vontade de lev-las conosco. Mas, Nossa Me nos advertiu que o Uniforme usado o branco, podendo levar a fita e o colete dobrado, se quiser. No retirar a Indumentria no intervalo das Consagraes da Estrela Candente, nem mesmo a ala das capas, at a Entrega de Energias, no Turigano. Lembramos tambm que o apona no deveria existir, pois para complementar uma contagem na manipulao de energias, na Estrela Candente, so necessrios o Doutrinador e o Apar. A condio "apona" foi criada por Nossa Me Clarividente quando existiam poucos Mestres e Ninfas. Portanto, devemos nos esforar para que se tenha sempre um Trabalho completo.

14

A seguir, modelos das peas da nossa indumentria:

Pente: cabea em lam dourado com pedra roxa - para a Ninfa Sol ou em lam prata com a pedra roxa para a Ninfa Lua. Tules com 90 cm de comprimento, nas cores (do centro para as laterais): roxa, preta e laranja . O pente deve ser quebrado.

15

Vestido: em malha roxa, acinturado, barra em god, decote da gola rente ao pescoo. Gasta em mdia, 2,80 a 3,00 m de malha.

Bata: em malha laranja (no cor abbora, o laranja especial). A bata contornada com duas carreiras de lantejoulas mdias (externa dourada e interna preta para Ninfa Sol e externa prateada e interna preta para Ninfa Lua). As Ninfas podem tambm confeccionar uma bata em lam dourado, mas que s pode ser usada em grandes consagraes, como o 1 de maio ou na Bno do Pai.

16

Armas: nfora bordada em lantejoulas roxas mdias ou pequenas com Jaguar no centro e bordas pretas. Para Ninfa Sol, jogo de Sol pequeno com 7 raios. Para Ninfa Lua, jogo de Lua com 7 estrelas.

Capa: so trs. A externa feita com organza roxa e a interna de organza laranja. Entre as duas, somente a Ninfa Centuri usa uma tela preto-dourado (para a Sol) ou preto-prateado (para a Lua).

17

Manto: com 50 cm de largura e comprimento na altura da Ninfa. Pregueado, contornado na parte externa com bordado igual ao da capa.

Luvas: em tela ou renda roxa, com bordados nas bordas em trs carreiras: dourado roxo dourado (para Ninfa Sol) ou prata-roxo-prata (para Ninfa Lua).

18

EXEMPLO DE BATA DA SAMARITANA LUA

19

EXEMPLO DA BATA DA SAMARITANA SOL

20

EMISSO E CANTO
Emitir de maneira firme, segura, em voz alta, mas sem jamais gritar. A emisso e o canto devem ser decorados, sem erros e sem mudar nenhuma palavra. A emisso a sua procedncia. Com ela a missionria se identifica, se apresenta aos mundos espirituais. O canto o seu trabalho, com ele se evoca a fora da Falange, suas heranas transcendentais e as energias necessrias ao trabalho. A sintonia a medida do nosso merecimento. Somente assim, teremos a certeza de ultrapassar o neutrn.

O mdium desenvolvido recebe a sua emisso. Emisso um canal na linha horizontal que capta as foras que atravessam o neutrn. O mdium desenvolvido o responsvel por dois canais de emisso, que se cruzam e so ligados no seu interoceptvel, formando seu equilbrio na conduta doutrinria, donde se v o poder que se levanta em um Mestre Lunar. Observe, tambm, que o simples Apar, em fora ou emisso menor, tambm tem as suas emisses diretas. Sem mestres iniciados, o mdium que no tem as suas emisses em heranas transcendentais, est sempre em desequilbrio. Sim, o interoceptvel como uma balana, onde nossa cabea o fiel desta balana. Pesando s Terra, entra em desequilbrio.

21

CANTO DAS SAMARITANAS


Oh Jesus! Este o Canto da Samaritana Que h dois mil anos suspira por Ti! Jesus! Aqui me tens em misso especial Eu e minhas irms, Com o mesmo esprito daquela Samaritana Que um dia serviu a Ti, Grande Mestre Na passagem do Teu calvrio. Hoje, estou aqui, na minha individualidade Levando s Legies o que mais me for possvel E o que tanto precisamos receber... a luta para uma nova era! Venho de mundos afins em busca de Te servir. Jesus! Que as foras se desloquem em meu favor! Servindo teus Mestres, servirei tambm a Ti. Oh, meu Jesus! Eles vem do Reino Central confiantes nas palavras Que naquela tarde longnqua nos dissestes: Quem beber da gua que Eu lhe der, No mais ter sede, eternamente... Dissestes, Jesus, e tudo se clareou naquele instante. Hoje, estou aqui, com -0Em Ti, Jesus querido. Salve Deus!

CANTO DAS SAMARITANAS NO RITUAL DE TURIGANO (PRIMEIRO CANTO)


Oh Jesus! Volto nesta bendita hora Para agradecer a Deus A feliz oportunidade de minhas irms Quando naquela era distante Te ofereceram a gua de sua nfora Te libertando da sede. Hoje, servirei em seu lugar! Quero servir amando, Servindo sempre em Teu Santo Nome Pelo po de cada dia. E na fora decrescente de minha misso Parto com -0- // em Cristo Jesus. Salve Deus!

22

IMPORTNCIA DA ESCALA
Aprendemos com nossa Me Clarividente que, quando assumimos uma escala, nossa Guia Missionria assume conosco, e mesmo quando no comparecemos ao trabalho, ela se faz presente. Devemos assim, respeitar a espiritualidade evitando as faltas s escalas que assumimos por livre e espontnea vontade. A falta nos rituais acarretar em prejuzo para o trabalho, que pode deixar de ser realizado, muitas vezes sem um motivo srio. Quando estiver escalada, a missionria no dever assumir Priso. Caso haja necessidade, dever providenciar uma substituta com antecedncia, para evitar transtornos aos rituais.

IMPORTNCIA DA REUNIO
Alm das escalas, nosso dia de reunio serve para esclarecermos dvidas quanto aos rituais, nos informarmos sobre as decises dos Trinos, aprendemos cada vez mais sobre a conduta doutrinria, e tambm para nos conhecermos um pouca mais, nos tornando amigas e companheiras de trabalho como nossa Me queria. Juntas podemos sentir a fora que emana desta falange, partindo em busca das heranas que deixamos por no sabermos amar. Entrar em sintonia com a primeira da falange muito importante, e tenham certeza, ela estar sempre disposta a ouvir, para passar a sua experincia e aprender cada vez mais com vocs. As reunies se realizam sempre no 2 sbado de cada ms, a partir das 16:00 h na residncia da Primeira. Endereo das reunies e para correspondncia: CR 08 Casa 08 - Vale do Amanhecer Planaltina DF CEP: 73370-000.

23

DATAS HISTRICAS
1 DE MAIO DE 1958 - Juramento da Tia Neiva; NOVEMBRO DE 1959 - Chegada de Tia Neiva Serra do Ouro-GO, onde formou a UESB - Unio Espiritualista Seta Branca; 10 DE FEVEREIRO DE 1964 - Chegada de Tia Neiva Taguatinga, onde construiria mais um Templo; 09 de NOVEMBRO DE 1969 - Chegada de Tia Neiva ao Vale do Amanhecer; 30 DE SETEMBRO DE 1973 - 1 Iniciao Dharman-Oxinto; 1 DE MAIO DE 1974 - Entrega do Diploma do Doutrinador; JULHO DE 1974 - Inaugurao do Templo de Pedras; JULHO DE 1974 - Chegada da escultura de Pai Seta Branca ao Templo; 30 DE OUTUBRO DE 1975 - 1 Elevao de Espadas chega o Mestrado na Doutrina do Amanhecer. So trazidas por nossa Me as primeiras Falanges Missionrias, que consigo trazem a fora do Mestrado: Samaritanas, Magos e Nityamas. O Mestrado foi consagrado com a inaugurao da Estrela Candente. 1 DE MAIO DE 1976 - Inaugurao da Estrela Candente; 1 DE MAIO DE 1977 - Chegada da Falange de Zingaras; 1 DE MAIO DE 1978 - Consagrao dos Trinos e Adjuntos Koatay 108 Ramas; Inaugurao do Lago de Yemanj; chegada das Falanges: Dharman-Oxinto e Grega; 1 DE MAIO DE 1979 - Inaugurao da Pirmide e da Cabala de Delfos; Consagrao da Falange de Muruaicys e chegada das Falanges das Mayas e Yuricys; 1 DE MAIO DE 1980 - Consagrao da Falange das Yuricys; chegada das Falanges: Madalenas, Jaans e Prncipes Mayas; OUTUBRO DE 1980 Uma grande conquista: o Turigano; 1 DE MAIO DE 1981 - Inovao das Emisses; chegada das Estrelas: Harpsios, Sivans, Acelos, Mantios e outras; chegada das Falanges: Franciscanas, Naraiamas e Arianas; JULHO DE 1981 - Mais uma conquista: o Trabalho de Prisioneiros; 1983 - Outra conquista: Estrela Sublimao (Estrela de Ner); 1 DE MAIO DE 1983 - Consagrao das Falanges: Tupinambs, Cigana Aganara, Rochana, Caiaras e Yuricys Lua. 1 DE MAIO DE 1984 - Consagrao das Falanges de Niatra e chegada das Agulhas Ismnias. 20 DE ABRIL DE 1985 1 Consagrao de Enlevo. 1 DE MAIO DE 1985 - O Doutrinador tem pela ltima vez, no seu dia, a presena fsica de sua Me Clarividente em Cristo Jesus.

24

DATAS IMPORTANTES
MS FEVEREIRO ABRIL MAIO OUTUBRO DIA 14 Vsperas da Consagrao 01 13 2 Domingo 30 EVENTO Aniversrio de Pai Seta Branca Consagrao de Falanges do Mestrado Consagrao de Falanges Missionrias Dia do Doutrinador Dia dos Pretos Velhos Consagrao de Adjuntos Dia do Apar Aniversrio de Tia Neiva Troca de Rosas Aniversrio do Vale do Amanhecer Desenlace de Tia Neiva Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo Mensagem de Pai Seta Branca Bno de Pai Seta Branca Reunio das Samaritanas Escalada das Samaritanas

NOVEMBRO DEZEMBRO TODO MS

09 15 25 31 1 Domingo 2 Sexta 3 Domingo

CASSANDRA
Uma cassandra um ponto do Templo onde se projetam as energias de nossa Falange Missionria e de nossas Guias Missionrias e Mentores. A Missionria em sua cassandra, com amor e em sintonia com os mundos espirituais pode promover curas e auxlio aos que por ela esto sendo vibrados naquele momento. Vibrando com amor e com f, ela faz uso dessas grandiosas foras em benefcio de todos os que dela necessitam. Nossa cassandra est localizada ao lado esquerdo da imagem de Pai Seta Branca. Todas ns podemos e devemos sempre nos harmonizar em nossa cassandra. Devemos apenas tomar alguns cuidados para a perfeita utilizao da mesma: ao entrar e sair da cassandra emitir sua chave: Meu Senhor e Meu Deus! Minha Misso o meu Sacerdcio!, no h a necessidade de se fazer a emisso ou o canto; a cassandra um lugar sagrado, onde jamais devemos conversar com ningum; ao passar na frente da cassandra um Trino Presidente, o seu Adjunto ou a Corte de algum trabalho, devemos nos levantar em sinal de respeito; a missionria s poder se harmonizar em nossa cassandra quando estiver devidamente trajada com a indumentria da falange.

O VU COBRIR O ROSTO
Devemos cobrir o rosto com o vu roxo do nosso pente apenas quando estivermos servindo o sal, o perfume ou o vinho, com exceo da Consagrao de Centuria aonde todas que estiverem no aled devem cobrir o rosto.

25

LANAS
A lana, ao ser usada pela Missionria, torna-se condutora, onde as foras fluem continuamente, sendo distribudas para enriquecimento do trabalho. Por sua grande capacidade de atrair foras poderosas, no deve ser usada pela Ninfa Prisioneira, que pode no suportar a intensidade dessas foras e se desequilibrar. Existem conceitos de que a Ninfa Sol deve portar a lana na mo direita, e a Lua na mo esquerda. Isso no tem qualquer fundamento. Pode ser conduzida indistintamente, na direita ou na esquerda. Caso necessrio, para ajudar por um momento sua companheira, a Ninfa pode pegar outra lana, e manter as duas com uma s mo. No deve pegar uma lana em cada mo, porque estaria anulando as foras. Tambm, no deve pegar uma lana com as duas mos. A Missionria com a lana est "neutralizada", no precisando incorporar. Quando emitirmos a Prece de Simiromba portando, no precisamos Solt-la, basta erguer uma das mos, formando a "antena". Na Unificao, a Ninfa Sol Samaritana que fica de honra e guarda Pitya conduz lana.

PRISIONEIRAS
26

Querida Filha, Salve Deus! Que a sua fora, juntamente com essa Amac que voc tem agora, possa emanar esses irmozinhos, caindo sobre eles como ptalas de rosas que iro despert-los para uma nova vida, blsamo sagrado que ir iluminar as Trevas em que esto perdidos, tirando o dio e o rancor de seus coraes e fazendo com que tenham novamente esperana, amor e equilbrio. Assim como no passado voc foi instrumento de suas aflies e injustias, que hoje, evoluda, possa ser o instrumento da libertao - deles e sua - graas a essa feliz oportunidade que nosso querido Pai Seta Branca lhes proporcionou. Estamos felizes com todo esse maravilhoso trabalho e pedimos ao Divino e Amado Mestre Jesus que envolva a todos com o Seu Sagrado Manto, para que a Luz e o Amor acompanhem eles e ns nessas novas jornadas. Salve Deus!

Obs.: Inicialmente Nossa Me escrevia individualmente a histria de cada prisioneira, depois, com o aumento do nmero de prisioneiros, isso se tornou impossvel, e cada um passou a receber uma pequena mensagem com um "Prncipe" (pequena flor trabalhada por Nossa Me), ao ser libertado. A mensagem acima era entregue s Ninfas. Restries para a Missionria Prisioneira: A Missionria, na roupagem de Prisioneira, no deve usar a lana e no deve participar dos seguintes Rituais: Fazer o canto (Unificao, Quadrante, Leito Magntico, Turigano, Recepo Escalada) representando a Falange; Comandar o Abat das Missionrias, participar da Corte da Beno de Pai Seta Branca, trabalhar no Orculo de Pai Seta Branca; Ser a Divina na Cruz do Caminho; Ao emitir dever acrescentar logo no incio da emisso: "Eu, Prisioneira da Espiritualidade Maior, Ninfa Lua....; A Ninfa Sol no poder deitar nos esquifes; A Ninfa Lua em hiptese alguma poder trabalhar onde exista a incorporao de sofredores (Tronos, Mesa Evanglica, Trabalhos Especiais...); A capa da Indumentria de prisioneira no poder ser bordada.

APONA
27

Apona quer dizer estar s. O Mestre ou a Ninfa, quando desacompanhados um do outro, so chamados de aponas. Esta condio foi criada por Nossa Me Clarividente quando existiam poucos mdiuns nos trabalhos, isto no incio de nossa doutrina. Portanto, devemos nos esforar para que haja sempre um Trabalho completo. Isto : o apona foi uma condio especial e no mais deveria existir pois, uma contagem, uma manipulao de energias, seja na Estrela Candente ou em qualquer outro trabalho, s perfeita quando temos a participao do Doutrinador e do Apar. Recomendo a todas vocs que procurem se harmonizar com seu Mestre - aquele com quem ir realizar determinado trabalho - com antecipao, para evitar participar apona do mesmo. Nossa Me no foi somente a Me do Doutrinador. O Apar, em sua presena neste Amanhecer, tambm foi trazido por ela. Quem j existia era o mdium de incorporao. O Apar nico, um mdium de manifestao consciente, possuidor de uma conduta doutrinria respeitosa para com os pacientes, espritos e demais mdiuns, e que sempre se faz acompanhado de um Doutrinador, que o mantm sob a sua ateno consciente e vela por sua integridade.

28

PARTICIPAO DAS SAMARITANAS NOS RITUAIS 1. RECEPO ESCALADA


A partir das 18:40h, as Samaritanas escaladas na Corte de Recepo Escalada devem estar em sintonia, preparando-se no Castelo do Silncio para, s 19:00h, juntamente com as outras Falanges, formarem a Corte e se dirigirem ao Turigano. Chegando ao Turigano, as Samaritanas cobrem o rosto, se anodizam, se posicionam em frente ao sal e o perfume e aguardam o sinal do Mestre Recepcionista escalado, quando ento procedem sua emisso e canto. Depois das Samaritanas, as demais Falanges escaladas para o Ritual faro suas emisses e cantos junto Chama da Vida. Concludas as emisses e cantos, todos devero aguardar em silncio a chegada do Comandante da Escalada e seus componentes, buscando manter a sintonia, sem jamais se desarmonizar, para no dispersar as energias ali manifestadas atravs das suas emisses. Observaes: No caso do Ritual da Estrela entrar para o Templo antes de todos os Mestres se anodizarem, as Samaritanas que esto no sal e perfume devem permanecer no Turigano at a anodizao do ltimo Mestre e continuar ali at o retorno da Escalada ao Turigano, enquanto as outras Samaritanas conduzem os mestres ao interior do templo. Na Entrega das Energias, quando a Corte do Quadrante chega em frente ao Pai Seta Branca e a fila dos aponas estiver muito grande, a Ninfa que chegar primeiro no deve esperar a outra para fazer a reverencia em cruzamento. Deve prosseguir sem fazer a reverncia com a outra Ninfa.

29

2. QUADRANTES

O Quadrante ter inicio as 16:00h, porm as Samaritanas devem se apresentar s 15:4Oh. A Samaritana escalada deve passar antes pela Pirmide para pegar a bandeja de servir o vinho. Faa seus trabalhos em paz e harmonia, evitando conversar ou fazer comentrios. Devem comparecer ao trabalho de 02 (duas) a 04 (quatro) Samaritanas, escaladas ou no, para servir na Corte. As Samaritanas que participam do Quadrante devero estar dentro do Turigano no inicio do Canto das Samaritanas, que esto realizando o ritual do recebimento da Escalada. O Ritual: O Comandante faz breve harmonizao, sua emisso e canto passando em seguida a oportunidade as missionrias que so: Yuricy Sol, Samaritana, Muruaicy e as quatro falanges escaladas no dia emisses e canto. Aps os cantos das falanges, o Comandante convida os participantes para formarem a fila magntica e fazer o coroamento. As Ninfas Missionrias da corte descem a rampa conforme a chamada oficial . Devem fazer o coroamento com o Comandante os Mestres Magos e Prncipes Mayas (a partir de 1996, o Trino
30

para que estas faam suas

Araken suspendeu o coroamento da Corte, devido a grande quantidade de participantes, para evitar atrasos no Ritual). Aps o coroamento dos demais Mestres, a Corte os conduz Cabala de Delfos. Chegando Cabala, h um cruzamento: os Mestres Lua vo para a direita e os Mestres Sol para a esquerda. Aps a abertura do porto as Samaritanas convidam o comandante com sua ninfa para entrarem na cabala e tomar suas posies. Depois, convidam mestres de um a um para fazerem o mesmo. Aps cumprir o Ritual na Cabala, as Samaritanas conduzem o Mestre Comandante sua posio e assumem a Corte at a entrada da unificao. Aps a abertura do porto da unificao as Samaritanas cobrem o rosto anodizam do sal e perfume e se posicionam para que todos os mestres possam se anodizarem. Aps todos se anodizarem as Samaritanas assumem novamente a corte e conduzem o cortejo at a Lana de Me Yemanj, onde serviro o vinho para todos. Primeiro o comandante e sua ninfa, segundo a corte depois os mestres participantes e por ultimo elas se servem. Aps o canto do Comandante, a Corte prossegue, conduzindo os Mestres ao Quadrante do dia, onde todos tomam suas posies (as Samaritanas devem permanecer em frente a imagem da Princesa). As Samaritanas Lua podem incorporar a Falange de Yemanj, juntamente, com as outras Ninfas. Aps o trmino das incorporaes, a Corte segue at a lana de Me Yemanj para buscar o Mestre Arcanos (se houver), retornando ao Quadrante do dia para buscar os demais Mestres. Conduz o Ritual at a Pirmide para se anodizarem, registrar seus nomes e aguardar o trmino da Terceira Consagrao da Escalada, seguindo, depois, para o Turigano. As Ninfas participantes da Escalada do dia devem apenas registrar seus nomes e seguir para a Terceira Consagrao da Escalada. Observaes: No dia da Unificao, as Samaritanas escaladas para o Quadrante do dia conduzem normalmente a Corte na entrega de energias, porque o Comandante estar de honra e guarda. Isto havendo ou no Quadrante, a Corte conduzir o Comandante. Aps o trmino do Quadrante a Samaritana no deve servir o Comandante da Estrela no Radar, s dever servir aos que estiverem na Lana de Yemanj. Porm, se o Comandante insistir, para evitar desarmonia, pode servi-lo. A Samaritana pode servir mais de um Mestre Apona por vez.

31

3. ABAT DAS NINFAS MISSIONRIAS


LEI DO ABAT Salve Deus O Abat um trabalho de muita preciso e harmonia, onde se deslocam eflvios curadores das "Legies dos Mundos Verdes". tambm energia extra-etrica, manipulada na conduta doutrinria de uma emisso. So foras centrfugas que podem fazer um fenmeno fsico, distribuindo eflvios por todo este Vale, por toda esta Braslia, para beneficio dos hospitais, presdios, sanatrios, onde houver necessidade de tudo que precisar das "Legies de Deus Todo Poderoso" e dos luminosos Quintos de Jesus. tambm fora esparsa para os que gostam de brincar. Na ndia antiga, houve uma poca em que, o povo em fase de decadncia, foi submetido a grandes catstrofes e enfermidades. A espiritualidade, procurando favorecer aquele povo, programou o surgimento dos "Grandes Abats". Os homens santos, missionrios peregrinavam pelas aldeias, pelas casas, e em rituais precisos distribuam a cura desobsessiva dos enfermos, dos cegos, dos mudos, dos incompreendidos, e diziam: "no ciclo de um Abat tem um povo celestial: mdicos, curandeiros, enfermeiros, negociantes, tudo enfim que o homem precisa na sua hora". COMPONENTES: - A Ninfa Comandante e seu Mestre; - Um Trino Jurem ou Iramar e sua Ninfa; - Trs Ninfas Centuris aponas (no mnimo). - O Abat sempre dever ser formado por um nmero impar de Ninfas. RITUAL: - O grupo reunido no Turigano, harmoniza-se junto a Ninfa Comandante, anodiza-se do sal e do perfume e sai por todo Vale, para pontos onde iro formar o Aled. - Sem muita preciso nos horrios que dever ser entre as 10 e 12 h. E entre l5 h e 19h. Fica a critrio da Comandante a quantidade de trabalhos a serem realizados. - O grupo parte do Turigano, tendo frente a Ninfa Comandante e seu Mestre, seguidos do Trino Jurem e sua Ninfa e demais componentes. - A Comandante dever realizar os trabalhos nos lugares que verificar mais estratgicos. No local escolhido o grupo forma uma elipse, e a Ninfa Comandante, aps breve harmonizao faz a sua emisso e o seguinte canto: Jesus Divino e amado Mestre! Esta a hora feliz de minha vida, de nossas vidas. Porque, Jesus! Ns sentimos a prpria energia para a felicidade dos povos; ao lado do Cavaleiro da Lana Vermelha, do poder desobsessivo, dos cegos, dos mudos e dos incompreendidos. E para a harmonia deste Abat emito, Jesus, este Mantra Universal: (emite o PAI NOSSO).
32

- Logo aps o Canto da Ninfa Comandante, o seu Mestre faz a emisso e o Canto da Individualidade ou o Canto do Cavaleiro Especial. - Em seguida os demais componentes, designados pela Comandante, vo fazendo suas emisses e os cantos, de forma que sejam entrelaados, proporcionando a formao de uma Rede Magntica. - Realizado o ltimo trabalho, a Comandante libera o grupo onde estiver, no h encerramento. Observaes: - Para a manuteno diria deste trabalho, o Primeiro e o Segundo Mestres Devas escalaro (03) trs Falanges Missionrias*. - Para o atendimento escala feita pelos Devas, caber a Primeira Ninfa de cada Falange, escalar suas Missionarias para o trabalho. - Independentemente da escala, outras Falanges Missionrias, a critrio de suas Primeiras Ninfas e dos Mestres Regentes, podero tambm realizar o Abat, desde que previamente seja comunicado ao 1 e ao 2 Devas*. - Cada Abat das Missionrias ser comandado por uma Ninfa Sol ou Lua, desde que seja feita a cultura pela Primeira Ninfa de cada Falange, e que tenha concludo o Curso de Ninfas com o 1 Mestre Jaguar. - Nos primeiros domingos de cada ms, devido a Beno de Pai Seta Branca, os Trinos: Tumar (Mestre Z Carlos) e o Adjunto Trino Amaru (Mestre Lisboa), ficaro responsveis pelo Abat do dia, escalando as Missionrias Dharman-Oxinto e mais 03 (trs) Falanges para o trabalho. - Sem qualquer constrangimento a Ninfa ou o Mestre poder realizar apenas um Abat no dia, pois cada Abat um trabalho completo. - Aps a realizao de cada Abat, ou melhor, no intervalo entre um Abat e outro, os componentes daquele grupo podero participar de qualquer outro Ritual ou Sanday. Salve Deus, minha filhas, e boa sorte. Com amor a Me em Cristo Jesus,

Vale do Amanhecer 19 de setembro de 1985.

*Observao:
Na ausncia de um Mestre Trino Jurem ou Iramar, somente um Mestre Arcano poder proporcionar condies a sua realizao. Desde 1998, foram feitas algumas modificaes pelos Trinos nesta Lei, cujas alteraes so as seguintes: ser escalada apenas uma falange missionria por dia; o Abat s poder ser formado por Ninfas da Falange do dia e que no estejam Prisioneiras.

33

4. CRUZ DO CAMINHO
No Ritual da Cruz do Caminho, a participao das Samaritanas indispensvel, portanto, muita ateno ao observar as escalas, previamente elaboradas ( claro que no s para a Cruz do Caminho mas para todos outros rituais). A posio das Samaritanas na Corte deste Ritual tambm a frente do Comandante e das Ninfas de outras Falanges e sempre aos pares. O ritual inicia-se com os Mestres reunindo-se no Castelo do Silncio, inclusive as Falanges Missionrias que iro participar da Corte. Fica a cargo do Adjunto Comandante deste Trabalho, reunir os Mestres para compor este ritual. As Samaritanas, frente da corte, vo conduzindo o ritual, adentrando a Parte Evanglica, passando pelo Aled. No Aled o Comandante e a Ninfa Yuricy preparam a Divina, com as Atacas e o Vu Mntrico. Seguem a caminhada passando em frente ao Pai Seta Branca e param diante do Orculo, onde Divina e o Mestre Ariano iro se harmonizar. O outros seguem ento para a entrada da Cruz do Caminho, onde aguardam as Ninfas Muruaicys emitirem e abrirem o porto. Todos entram, se colocando em seus lugares enquanto o Comandante organiza o trabalho, menos as Samaritanas, Nityamas, Gregas, Mayas e Magos, que aguardam do lado de fora o sinal do Comandante para buscar a Divina e o Mestre Ariano no Orculo. A organizao, dentro da Cruz do Caminho, feita pelo Adjunto, enquanto as missionrias tomam suas posies. O Comandante toca o sino e a Corte segue para o Orculo em busca da Divina e do Ariano. No interior da Cruz do Caminho dever existir a maior harmonia, todo silncio possvel e a colaborao das Ninfas com o Comandante. Ao entrar na Cruz do Caminho as duas Samaritanas que esto na frente cobrem o
34

rosto e se posicionam em frente ao sal de honra e guarda. As demais Samaritanas permanecem no fundo do Aled junto com as ninfas das outras falanges. Assim que a Divina desincorporar, as Samaritanas tomam seu lugar junto ao vinho, em frente ao Aled da Cruz do Caminho. A Samaritana servir o vinho primeiro ao Comandante com o Ariano, segundo a Divina, terceiro as Yuricys quarto os Mestres que se encontram na lana , quinto a Corte, e por ultimo elas se servem. O retorno do Ritual terminar no Castelo dos Devas, devendo obedecer o mesmo trajeto do inicio, porm em sentido contrrio.

A Samaritana deve chegar com antecedncia de 20 minutos para prepara o vinho.

35

5. SANDAY DOS TRONOS


A atribuio das Samaritanas no Sanday dos Tronos simples, porm muito importante. Ritual: Aps a abertura da Corrente Mestra, as Samaritanas escaladas para o Sanday dos Tronos devem fazer a sua preparao na Pira e mediunizar-se no Castelo do Silncio. Aps breve harmonizao, devem apresentar-se ao Comandante do Sanday, aguardando a abertura do Ritual. As Samaritanas recebem as lanas, se posicionam e seguem com os demais Mestres e Ninfas participantes do Sanday. L chegando, cobrem o rosto, ionizam-se com o sal e perfume e a Ninfa escolhida faz a sua emisso e canto. Depois do canto h um cruzamento: a Ninfa da direita posiciona-se do lado esquerdo e a Ninfa da esquerda posiciona-se no lado direito, em frente ao Sanday. Aps os cantos das outras Falanges Missionrias, todos aguardam a entrada dos Mestres Ajans e Ninfas Sol para dentro do Sanday, onde faro suas emisses e o convite do mentor responsvel pelo trabalho. Aps a incorporao e abertura dos Tronos Vermelhos e Amarelos, a Corte est dispensada, devendo sair da mesma forma que est. A Samaritana que fizer o canto no Sanday, depois que entregar o ritual poder adentrar o mesmo e tomar a beno do mentor, evitando comunicar-se, deixando que o mentor d a sua mensagem. Observao: A Samaritana que faz o canto a que vai pelo lado direito.

36

6 - LEITO MAGNTICO

Para o ritual de Leito Magntico necessrio que a Samaritana escalada, chegue com vinte minutos de antecedncia para providenciar a bandeja e a taa e consagrar o vinho. O Adjunto que for comandar o Leito Magntico faz a sua emisso e a abertura da chave evanglica. As Samaritanas, logo aps a abertura, servem o vinho aos componentes, a saber: 1 Cavaleiro da Lana Reino Central 1 Cavaleiro da Lana Vermelha 1 Cavaleiro da Lana Rsea 1 Cavaleiro da Lana Lils Observao: Caso hajam Mestres Arcanos presentes no ritual, alm dos Mestres acima citados, tambm devero ser servidos do vinho. Neste trabalho se faz necessrio no mnimo trs Samaritanas, sendo: - uma portando a lana, que vai fazer o canto, se colocando juntos s demais - missionrias ao lado do 1 Cavaleiro da Lana Vermelha, cumprindo o ritual normalmente; - as outras duas serviro o vinho. Logo aps servi-lo, ficaro no recinto de honra e guarda, e podero incorporar suas entidades durante a Contagem. As Samaritanas no devem substituir missionrias que necessitem sair do riual.

37

7 - ORCULO DE SIMIROMBA

Para este ritual, as Samaritanas harmonizam-se no Castelo do Silncio junto s outras falanges, aguardando a ordem do Comandante para o inicio do ritual. Dado inicio, as Samaritanas seguem frente da Corte que conduz o Comandante e os Mestres Ajans com suas Ninfas, primeiro adentrando a Parte Evanglica, passando pelo Aled, por Pai Seta Branca seguindo em direo ao Orculo. Aps a abertura dos portes pela Ninfa Muruaicy, o Comandante entra com sua Ninfa. Em seguida entram as Samaritanas e os demais, em seqncia. Assim que os Mestres se posicionarem dentro do Orculo, as Samaritanas se servem do vinho, e logo em seguida s Muruaicys (que devem subir acompanhadas do Mestre Comandante). O Comandante faz a sua emisso, toma o vinho e retorna junto s mesmas ao seu posto. Se houver mais algum Mestre Sol ou mesmo alguma outra ninfa, pertencentes ou no a outras Falanges Missionrias, e que no iro participar diretamente do ritual (mas que permanecero no Orculo) devero, tambm, ser servidos do vinho logo aps o Comandante.
38

Em seguida, uma Ninfa Sol Yuricy e uma Samaritana sobem a rampa, viram-se para o porto, fazendo uma reverncia, voltam-se para a Cabine e abrem os vus, verificando se tudo est em ordem. Em seguida, ficam novamente voltadas para o porto e fazem suas emisses e seus cantos primeiro a Samaritana, depois a Ninfa Sol Yuricy. Terminados os cantos, a Samaritana serve o vinho Yuricy, pedindo outra Samaritana que conduza o Comandante e a Ninfa Sol at a sua presena, para fazer a cultura da Ninfa Sol que acompanha o Mestre Ajan. O Comandante sobe a rampa conduzido pela Samaritana, paralelo a Ninfa Sol. De frente para a cabine, a Ninfa Sol toma o vinho e faz a sua emisso. Terminado, o Comandante e a Ninfa Sol descem. A Ninfa Sol, juntamente com o Mestre Ajan, sobe a rampa e a Samaritana serve o vinho ao Ajan, que encaminhado para o interior da cabine, enquanto o Comandante conduz a Ninfa Sol para os fundos da cabine para fazer o convite da presena de Pai Seta Branca.

Observaes: 1. Ao entrar no orculo deve-se emitir: A minha misso o meu sacerdcio. Jesus est comigo. 2. Ao elevar a taa emite-se: Oh! Jesus, este o teu sangue, que jamais deixar de correr em todo o meu ser. Ningum jamais poder contaminar-se por mim. 3. O Mestre poder permanecer incorporado pelo perodo de trinta minutos. Em casos excepcionais, o mestre ali manifestado tem liberdade para comunicarse com sua Doutrinadora para proporcionar uma mensagem ou informar ser necessrio desincorporar antes da hora marcada. Terminado o tempo de incorporao o Comandante pede a uma Ninfa, que no seja Samaritana, que o acompanhe at a cabine. De frente ambos emitem: a minha misso o meu sacerdcio, Jesus est comigo. Comandante se dirige ao Pai Seta Branca e em voz baixa diz: Meu Pai, est na hora de desincorporar o Aparelho, o senhor est de acordo? Desincorporado, o Mestre Ajan se levanta, fazendo a seguinte prece: Oh Jesus! Graas a Ti, Jesus querido, me foi dada esta feliz oportunidade de receber em todo o meu ser esta divina luz que foi meu Pai Seta Branca, o Simiromba de Deus. Oh Jesus! Me faz instrumento de tua paz. Que as foras se desloquem em favor e para que eu possa partir sem receio. Ilumina meus olhos, minha boca e meus ouvidos com -0-0-X//, em Teu Santo Nome, a ti Jesus Querido. Salve Deus! Em seguida, o Comandante vai buscar a Ninfa Sol nos fundos da cabine. Esta, ao receber o Mestre Ajan, acompanha-o at a nfora para que a Samaritana os sirva da gua. Observaes: 1. Para cada trabalho sero escalados dois mestres Ajans que iro se revezando nas incorporaes. Se porventura, um ou mais mestres Ajans se
39

2. 3. 4.

5.

apresentarem voluntariamente, o Comandante poder integr-los ao ritual, desde que disponham das condies necessrias. Depois do Orculo aberto, os Mestres podero sair por alguns instantes, tantas vezes quanto for necessrio. No decorrer do trabalho, s podero entrar 10 (dez) pacientes, isto se houver Ninfas Franciscanas e/ou Dharman-Oxinto para busc-los. As Ninfas Franciscanas e/ou Dharman-Oxinto devero conduzi-los at a presena do Pai Seta Branca. Defronte ao Pai fazem urna reverncia, sendo em seguida conduzidos para os bancos fora do Orculo. Sob a guarda das Ninfas Franciscanas, os pacientes aguardaro as Ninfas Dharman-Oxinto para servi-los do vinho, em seguida liberando-os.

Para o encerramento, o Comandante se dirige frente da cabine, e entre as Ninfas Samaritanas e Yuricy, volta-se para o porto e faz o canto: Jesus! Estamos reunidos em Teu Santo Nome, bendizendo os momentos felizes que aqui tivemos, na luminosa harmonia do Simiromba de Deus, meu Pai Seta Branca, nos dando a mais perfeita luz. Jesus! Que todo este acervo de energia, seja levado Aos mundos necessitados, da cura desobsessiva do Cavaleiro da Lana Vermelha, da cura dos cegos, dos mudos e dos incompreendidos. E, com 0-0-X//, em Ti Jesus Querido, Salve Deus! Observaes: 1. A Ninfa Sol Yuricy guardi. 2. Com a emisso do canto de encerramento pelo Comandante, todos os mestres se retiram do orculo; no h mais nada a fazer, terminou o trabalho. 3. Os dias especficos para funcionamento deste ritual so: quartas, sbados e domingos (dias de trabalho oficial), podendo, excepcionalmente, ser aberto num dia de retiro, desde que o mesmo oferea as condies necessrias. 4. Recomenda-se ao mestre Comandante que encerre o ritual antes de meianoite. 5. A Samaritana deve chegar com antecedncia de 20 minutos para prepara o vinho.

40

8 TURIGANO
Mais um trabalho srio e muito importante, onde, mais uma vez, nossa presena fundamental. Realiza-se aos domingos, s 16:00h. Pouco antes do incio do trabalho, as Samaritanas escaladas devem apanhar o vinho (no mnimo 06 garrafas) com o Comandante e pegar a toalha, as taas e bandejas com os coordenadores. Durante a abertura, no momento da emisso e canto do Reino Central, as Samaritanas conduzem o Mago e a Nityama at o sal e o perfume, porm antes de servi-los, se servem, aguardam o trmino da abertura e fazem a emisso e o Canto . Em seguida os servem e os conduzem at a chama da vida. Enquanto o Mago e a Nityama fazem o canto, as duas Samaritanas se deslocam pela Via Sagrada e servem o vinho ao Reino Central e tambm ao Cavaleiro Reili e sua Ninfa, que se encontram ao lado do Reino Central. Ao retornarem, convidam o Padrinho do Reino Central a segui-las at o sal e perfume. Servindo-o de sal e perfume, colocam-no no Orculo, ajudadas pela Ninfa Yuricy. Enquanto o Padrinho e a Yuricy fazem as emisses e os cantos, as Samaritanas levam o vinho aos mestres: Tumuchy, Araken, Policena, Suman e ao Cavaleiro Sacramento. Retornando sua posio, prepara o vinho para o Padrinho do Reino Central e aguarda a Yuricy terminar o seu canto. Entrega ento o vinho Yuricy, que servir o Padrinho e far a incorporao do Ministro. Em seguida, as Samaritanas vo servir as duas Ninfas que vo incorporar Me Yara e Me Yemanj, em seus Orculos. As Samaritanas devem ficar atentas, pois a cada 15 minutos revezam-se estas Ninfas, e todas tem de tomar o vinho antes da incorporao, bem como o Padrinho quando h revezamento. As Samaritanas, aps as incorporaes de Me Yara e Me Yemanj, levam o vinho ao Cavaleiro Especial e sua Ninfa, e depois Rainha Exilada. Logo aps, serve o Cavaleiro da Lana Vermelha e sua Ninfa, o Cavaleiro Dubali e sua Ninfa, a Representante de Pytia com sua corte, as primeiras de falange ou regentes que iro fazer o canto. Em seguida no h mais sequncia para servir o vinho. As Samaritanas devem servir os Mestres da via sagrada, as cortes, as Yuricy e os coordenadores, mas devem ficar atentas aos orculos. As Samaritanas se servem no final.

41

9 IMUNIZAO
Antes do ritual as Samaritanas escaladas devero irem no Orculo, pegar a nfora , a bacia, rosa e copinhos e levar para o Castelo dos Devas. No ritual de Imunizao, so necessrias no mnimo quatro Samaritanas. Uma porta a nfora, outra a bacia com a rosa plstica vermelha e as demais posicionam-se no sal e perfume, emitindo mantras e colaborando com o ritual. RITUAL: Acontece todos os sbados, por volta das 15:30h. As Ninfas que desejam participar do ritual renem-se no Castelo dos Devas. Aps breve harmonizao, posicionam-se em frente ao Castelo, em fila magntica, na ordem normal da crte, e realizam uma imantrao no Templo, circulando-o da esquerda para a direita passando pelo Radar e, chegando ao Pai Seta Branca, aonde emitem o mantra Seta Branca. Aps a Imantrao do Templo retornam ao Castelo dos Devas aonde as Samaritanas pegaro a nfora e a bacia e o Comandante far a chamada das Ninfas que faro a emisso. Forma-se novamente a corte, dirigem-se ao Pai Seta Branca emitem novamente o mantra Seta Branca. Seguem em direo Pira e emitem o mantra Mayante, onde o Comandante dar incio ao ritual (as Ninfas devem estar sempre emitindo mantras com amor). A Samaritana emitir aps a emisso do ajan. Terminada a abertura, imuniza-se os Presidentes do dia e seguem a jornada em direo ao Turigano. L chegando, as ninfas do sal e perfume tomam suas posies, e as da nfora e da bacia posicionam-se em frente Chama da Vida, obedecendo ao Comandante. A Samaritana que porta a nfora, fica responsvel por renovar a gua da bacia. A que porta a bacia molha a rosa constantemente, projetando-a, com um leve toque sobre a cabea de cada paciente ou mdium, tendo todo o carinho e vibrao, consciente de que naquele momento a Espiritualidade est abenoando e curando a todos. Nem preciso lembrar de que os cuidados com as crianas, que so muitas neste ritual principalmente os recm-nascidos so redobrados, devido sensibilidade e fragilidade dos mesmos. Aps o ltimo paciente, o Comandante parte com a crte em direo ao Templo. Cumprindo o ritual, a Samaritana que porta a bacia e o Mestre Ajan que porta o defumador, percorrem os bancos, repetindo o ritual com a rosa nos pacientes que esto nas filas, aguardando o atendimento das entidades, proporcionando, assim, os benefcios da Espiritualidade aos mesmos. Seguem, depois, ao Pai Seta Branca, emitem seu mantra. E voltam Pira, onde o Comandante promover o encerramento todas emitem o mantra Noite de Paz.

42

10 JULGAMENTO / ARAM
Para os rituais de Julgamento e Aram, so necessrias duas Samaritanas, que serviro o sal e o perfume. A Samaritana que far o Canto aguarda o sinal do Mestre Aganaro responsvel pelo trabalho para fazer a sua Emisso e o Canto, dando incio ao ritual. No trabalho de Julgamento, aps todos se anodizarem do sal e do perfume, e tambm aps o Comandante proceder a abertura de todo o ritual, as Samaritanas so liberadas pelo mesmo. No trabalho de Aram, as Samaritanas permanecero de honra e guarda em seus lugares at o encerramento do trabalho.

43

11 - CASAMENTO

No ritual de Casamento em nossa Doutrina, faz necessria a presena de, no mnimo, duas Samaritanas para a Corte. Uma para conduzir a noiva e outra para conduzir o noivo. O cortejo forma-se em ambos os lados da entrada do Templo, dividido em duas partes: uma que ir conduzir a noiva e outra que conduzir o noivo. As Samaritanas iro sempre frente, em ambos os lados, seguidas das demais falanges, em sua ordem : esquerda, juntamente com as falanges Muruaicy, Nityamas, Gregas, Mayas, Magos, etc... seguidas da noiva, do pai da noiva e de seus padrinhos; direita, com os Prncipes Mayas, Dharman-Oxinto, etc... seguidas do noivo e de seus padrinhos. Ao som da Marcha Nupcial, os dois cortejos partem em direo imagem de Pai Seta Branca, onde se cruzam; seguem at a Pira, onde fazem novo cruzamento e adentram a Parte Evanglica, colocando-se a corte da noiva ao lado direito e a do noivo do lado esquerdo da Mesa Evanglica, com as Missionrias fazendo alas frente dos mesmos. As Samaritanas servir o sal, o perfume, e o vinho aos noivos quando a noiva se posicionar ao lado do noivo na Parte Evanglica. O cortejo prossegue com os noivos, seus pais e seus padrinhos em direo a Cruz do Caminho, passando pela imagem do Pai, onde recebero a bno do Mestre Acapu. Para evitar uma aglomerao inconveniente dentro da Cruz do Caminho, apenas algumas missionrias devem entrar, onde permanecero de honra e guarda at que se finalize a bno aos noivos, aos seus pais e padrinhos. Terminada esta bno, as Samaritanas servem o vinho Corte, depois esto liberadas.
44

12 - ESTRELA SUBLIMAO

As Samaritanas devero chegar com 20 minutos de antecedncia, para providenciar o sal e o perfume e preparar o vinho. Neste ritual devem participar, no mnimo, duas Samaritanas, que se posicionam entre os projetores do Trino Arakem e do Trino Suman, onde serviro o sal e o perfume. A Samaritana servem o perfume ao Trino Arakem ou o seu representante para que este faa a Cruz de Ananta nas costas do Mestre Vancares. A outra Samaritana serve o sal ao mestre Vancares a pedido do Trino Suman ou seu Regente. As Samaritanas no servem o vinho neste ritual. Elas entregam a bandeja e as taas para as missionrias Dharman-Oxinto e o vinho para a Yuricy. As Samaritanas servem o sal e o perfume s Ninfas Ismnias, aps a sua entrada, depois permanecem em seus lugares de honra e guarda, aguardando o trmino do trabalho. Aps o trmino do trabalho as Samaritanas se servem do vinho.

45

13 - ESTRELA ASPIRANTE

Neste ritual devem participar, no mnimo, duas Samaritanas, que conduzem a corte. O ritual se forma em frente ao Turigano. As Falanges formam a corte em sua ordem, tendo as Samaritanas frente. Aps a liberao pelo Mestre Comandante, o cortejo segue em direo Estrela Candente, emitindo mantras. L chegando, aguardam a realizao do coroamento no radar. Depois, se deslocam para a rea da Estrela, realizando uma imantrao enquanto ocorre o ritual. Aps o seu trmino, seguem para o Turigano conduzindo o cortejo. L chegando as Samaritanas cobrem o rosto, ionizam-se e posicionam-se no sal e no perfume. Uma das Samaritanas faz a sua emisso e o canto. Logo em seguida, aguardam os Mestres se ionizarem. Aps a ionizao dos mestres as Samaritanas vo para a via sagrada juntamente com a corte. Aps apagar a Chama de Vida esto liberadas.

46

14 - UNIFICAO ANODIZAO

ANODIZAO a realizao, em conjunto e ao mesmo tempo, da Estrela Candente e de todos os Quadrantes sob a regncia da lua cheia. realizada uma vez por ms, no h um dia certo, pois o mesmo marcado pelos trinos ou um trino, em um dia adequado e prximo da fora da lua cheia. A Unificao s realizada aps uma convocao feita pelos trinos ou um Trino. Ela visa o equilbrio em qualquer parte do mundo onde se fizer necessrio a fora de Mestre Sol e Mestre Lua. Nestes trabalhos, Mestre Sol e Mestre Lua so beneficiados com as energias em seu favor, onde reforamos nossas energias. Neste ritual, so necessrias no mnimo 10 (dez) Samaritanas: - 03 (trs) Samaritanas no Orculo de Pai Seta Branca, em frente ao radar, duas para servir o vinho, uma para abrir os portes da frente e da lateral (acesso da Ninfa Sol). Se houverem mais, ficam de honra e guarda ao Pai. - 07 (sete) na Unificao: uma Samaritana Sol conduz a Pitonisa; na entrada dos Quadrantes, duas ficam no sal e perfume, do lado esquerdo, e duas no sal e perfume, do lado direito; na Lana de Yemanj, duas para servirem o vinho aos Adjuntos comandantes e Pitonisa e seu Mestre. Depois, servem-se umas s outras. Aps o trmino do ritual as Samaritanas aguardam o retorno da corte. Se posicionam emitindo mantras, seguindo junto com a corte. Neste ritual, recomendado que participe um grande nmero de Samaritanas na corte, para a sua perfeita realizao, revezando-se em suas funes e de honra e guarda. um trabalho do mais alto nvel inicitico, onde devemos nos conduzir com muito amor, respeito e concentrao.

47

16 BNO DE PAI SETA BRANCA


No ritual de Bno de Pai Seta Branca, as Samaritanas tm uma importante participao neste ritual. Como somos a falange responsvel pelo vinho, somos ns que o servimos aos mdiuns e pacientes. Todas temos que nos preparar com muito amor para este ritual, para que a Espiritualidade possa nos fazer instrumentos de suas curas e realizaes. O ritual da Bno do Pai realizado todo primeiro domingo do ms no Templo Me. Forma-se a corte deste ritual, no Turigano s 14:30 h, e as Samaritanas conduzem os Mestres at a Parte Evanglica para fazer a preparao. Aps a preparao as Samaritanas se posicionaro na frente do radar para a abertura dos trabalhos. Aps a abertura dos trabalhos as Samaritanas conduziro a corte at a fonte de gua fluidificada. Nossa participao a que se segue: Uma Samaritana com o sal e outra com o perfume, lado a lado, junto Pira, direita de quem faz a preparao; Uma Samaritana servindo o vinho com a bandeja (as demais formam uma pequena fila atrs desta, revezando conforme vai acabando o vinho); Uma Samaritana enchendo os copinhos de vinho, junto ao Mestre Rafael ou seu representante (responsveis pela manuteno do vinho); Uma Samaritana com uma bacia com gua, onde so lavados os copos usados. importante informar que todas devem auxiliar com harmonia, cumprindo seu trabalho e, em seguida, cedendo seu lugar s demais, com muita harmonia e amor, lembrando-se de que nosso Pai est presente em nosso meio neste ritual. Por isso mesmo, devemos evitar as conversas desnecessrias e trabalhar com muita harmonia. Havendo grande nmero de Samaritanas, pode-se tambm participar da corte, atrs das ninfas Nityamas, emitindo os mantras, desde no haja prejuzo destes trabalhos.

48

15 - DEMAIS RITUAIS
H alguns rituais em que no h escala para a Missionria Samaritana, mas a sua presena tambm fundamental para a realizao dos mesmos: ELEVAO DE ESPADAS*; CONSAGRAO DE CENTRIA*; IMANTRAO NO TEMPLO*; IMANTRAO DO VALE DO AMANHECER*; CONSAGRAO DAS FALANGES MISSIONRIAS*; CONSAGRAO DE ADJUNTOS*; CONSAGRAO DE ENLEVO*; BATIZADO; PEQUENO PAJ. * Para alguns destes rituais, os Mestres Devas faro uma escala.

49

RESPEITO AO COMANDO DA DOUTRINA

dever da Missionria, ficar em sintonia quando estiver emitindo algum de nossos Trinos: Trino Araken (Mestre Nestor), Trino Suman (Mestre Michel) e Trino Ajar (Mestre Gilberto Zelaya). A Missionria fica de p quando estiverem emitindo o Adjunto de sua Origem, a Primeira de sua Falange e demais Missionrias Nossa Me nos ensinou que devemos sempre ficar de p na chegada de um Trino ou seu Adjunto no Templo Externo, e tambm quando os mesmos passarem pelas Cassandras. Nos Templos Externos no podemos esquecer nosso Coordenador, Trino Ajar, Mestre Gilberto Zelaya, que procura dar toda a assistncia necessria para a evoluo dos Templos e por conseguinte da Doutrina do Amanhecer. Expandindo os ensinamentos que recebemos de nossa Me Clarividente para todos os lugares onde houver um Jaguar encarnado e um esprito em busca de lenitivo espiritual

50

CONDUTA DOUTRINRIA
Falar sobre Conduta Doutrinria abordar os ensinamentos a ns transmitidos por Nossa Me Clarividente. CONDUTA - o somatrio de todos os seus atos, sua maneira de ser, seu comportamento. CONDUTA DOUTRINRIA - So as atitudes, o comportamento, a maneira de se conduzir em nosso dia-a-dia doutrinrio. Tia Neiva em uma Carta esclarece que: "dependendo de sua mente, de sua sintonia, conduta e amor, humildade e tolerncia, poder emitir sua Fora-Luz por todo este Universo, em Cristo Jesus. Realizar curas, dar paz aos desesperados, apenas sua passagem..." Por isso, Missionrias, principalmente tenhamos conduta doutrinria mesmo nos momentos difceis de nossas vidas, para que o nosso Sol Interior resplandea, nas noites densas, sem luar. "...Imantrai, filhos, com vosso trabalho, essa faixa que atravessais no peito. a candeia viva e resplandecente nos caminhos que tereis que percorrer. Cuidai do vosso padro vibratrio, porque de vossas bocas sairo mantras luminosos, curadores, como ondas sonoras para alcanar a dor. Pai Seta Branca Pai Seta Branca incansavelmente tem nos lembrado sobre Conduta Doutrinria. Mas afinal, como definir a Conduta Doutrinria de uma Missionria? Nossa Me deixou inmeras mensagens e cartas alertando e falando sobre nossa conduta. Seria impossvel transmitir em uma nica mensagem tudo que ela tentou nos ensinar. Porm, posso assegurar que a Conduta Doutrinria a que ela e Pai Seta Branca se referem, no se limita apenas a maneira como agimos quando estamos com nossas "armas", com nossas indumentrias. Conduta Doutrinria muito mais! a soma das nossas aes no dia-a-dia. Quando estamos sem a Indumentria, no deixamos de ser Missionrias. Ou seja, somos Missionrias em tempo integral, ou simplesmente no somos! Nossa misso no se resume aos momentos em que nos dispomos a trabalhar espiritualmente. Pessoas trazem seus problemas nossa porta e temos a obrigao de termos uma boa palavra para acolh-las. Nossos cobradores no se limitam a irmos desencarnados, que j cansados do mundo triste em que vivem, aceitam uma boa doutrina e partem de volta para Deus. Nossas dvidas esto ao nosso lado, em nossa casa, nos vizinhos; parentes e amigos. Reajustes que com uma Conduta Moral correta podemos acertar. claro que quando estamos com nossas armas a responsabilidade aumenta.
51

E, para condenar sem precipitao, o teu comportamento o nico sentimento a ser julgado. Voc, filho Jaguar, Raio Lunar, a prpria revelao. Sim, muitas vezes um aparelho em sua conduta moral, agasalha um esprito das trevas, dando-lhe oportunidade a ser gente, isto , segurando suas terrveis e pesadas vibraes e, com amor, o deixa falar ou promover um dilogo com o Doutrinador. Filho, muitas vezes, eu, tua Me Clarividente, vejo muitas oportunidades perdidas em ferozes Exs, que por falta de um dilogo, poderiam voltar para Deus. No entanto, s diz heresias por falta de bom comportamento do sensitivo. Filho, todos ns precisamos de carinho, e eles, apesar do seu endurecimento, so carentes de amor. Eis a razo do Doutrinador, em Cristo Jesus, sabendo conduzir o anjo e o demnio, em sua Conduta Doutrinria. E assim filho, um aparelho sensitivo espiritual pelo qual as foras extrasensoriais se manifestam, por conseguinte, voc o prprio poder da justia, se engrandece ou se condena. Sim, a conscincia fecha o ciclo evolutivo da fora psquica sensitiva. Ento, filho, com um pouco de reflexo poder concluir as mensagens e se souberes colocar esta candeia viva nos mais tristes recantos da dor, mais uma vez poder aliviar e esclarecer os incompreendidos".

Vale do Amanhecer -08/04/79.

CIRCULAR N0 02/83 Salve Deus! Meu filho, Visando o Vale do Amanhecer, tenho um srio compromisso de no aceitar absolutamente, homens ou mulheres de short, na rua ou em lugares iniciticos. Considero o nosso Vale do Amanhecer um recanto Missionrio, Inicitico. Um jovem indo para o seu esporte.. mas que no entre no Templo compreendo, porm no queira teimar comigo. Talvez, fisicamente no irei importun-los, porm, no ficar bom. No falo em Conduta Doutrinria, falo da impresso que nos causa uma mulher Missionria ou um Mestre em trajes no condizentes com a doutrina. Com Carinho,

52

MENSAGEM S NINFAS

Minhas Filhas: Salve Deus!

Entre as maiores benos que nos foram concedidas pelo Altssimo, que governa o Universo, esto a liberdade de agir e o poder das idias superiores. Porm, o alerta que sempre tive dos nossos Mentores o de no empregar nossa fora, querendo levar a luz sem que a luz nos venha primeiro ,em nosso interior. Evitar o desejo de iluminar sem, antes estar iluminado interiormente. Tudo o que fizemos, at ento, foi enviar mensagens de aviso para todas as partes da Terra. J fomos ouvidos, e estamos esperando a resposta, na certeza de que somos a principal fonte da cincia mstica. Somos diferentes, filhos. Ouam o que disse o meu velho Umah: NUNCA PODERS ODIAR A VIDA QUANDO SOFRERES E, NEM TAMPOUCO AM-LA QUANDO SORRIRES. ELA NO CULPADA DE TUAS DORES E NEM BENFEITORA DE TUAS ALEGRIAS... Filhas: a vida se coloca alm de nossas dores e de nossas alegrias, porque ela algo que vivemos, algo onde vivemos, e nela que as dores e alegrias nos do experincia. Sim, filhos, com estes hbitos tentei seguir, lembrando sempre do me dizia o velho Mestre:
53

-A TUA CONSCINCIA PURA, TO SOMENTE, NO TE LIVRAR DA MALDADE DOS OLHOS FSICOS. CARIDADE, TAMBM, DAR SATISFAO DO TEU COMPORTAMENTO AO TEU VIZINHO, QUE NO CONHECE A TUA CONSCINCIA. Sim, filhas, fcil destruir o que amamos. No entanto, nunca temos foras para nos livrar de quem no gostamos. Somos limitados pela matria. Somente o espirito ou a alma no tem limites. Porm, nela - na matria - que nos desenvolvemos nas coisas deste planeta. Este corpo composto por partculas, que so o prprio tomo. Um grupo de tomos constitui a molcula, e as molculas, reunidas formam o corpo .A alma forma a fora de atrao e , juntos formam o magntico. As foras moleculares s so conduzidas pela fora de atrao nos impulsos recprocos das molculas. Reflita contigo mesma, filha, e olhe a nossa fragilidade. S Deus em nossa alma poder sustentar o nosso corpo fsico. A nossa resistncia est no amor, no AMOR INCONDICIONAL, que nos d a viso das coisas, dos valores que formam o nosso SOL INTERIOR - TOLERNCIA, HUMILDADE E AMOR. Cuidado, porm com as mesquinharias da vida. Eu conheci um casal muito lindo. Ele era pedreiro, e passava o dia trabalhando numa firma, ela, sua esposa, ficava em casa. Era uma mulher de 32 anos, muito bonita. Tinha uma vizinha, mulher feia que tinha muito cime dela, o que a fez ser inimiga de todos ali na vizinhana. Ela no entanto, no visitava ningum. Assim sendo, no sabia do que se passava nas redondezas de sua casa. Realmente ,as pessoas realizadas no sentem certas mesquinharias. Porm, o destino deu uma lio na vizinha feia. Esta comeou a se enamorar de um rapaz, colega do pedreiro. Eram amigos ntimos, eram quase irmos. O pedreiro sabia do romance, embora lhe desse muitos conselhos, facilitava para o amigo aquele romance clandestino, deixando que ele passasse pelos fundos de sua casa. Porm, a mesquinharia daquela gente foi bem longe: Descobriram o rapaz saindo daqueles corredores e, sem pensar, fizeram um escndalo. Os maridos da vizinhana se alvoroaram, e alguns sairam para condenar como infiel a moa, esposa do pedreiro. Foi, ento, que receberam a maior lio. O pedreiro, com a mo passada no ombro de sua mulher, abraou o amigo, e disse: -ESTE MEU IRMO! Tudo terminou bem, porque somente os que amam com segurana tem moral e fora para ajudar aos outros. Com carinho, a Me em Cristo,

54

AGRADECIMENTO ESPECIAL
Mame, Hoje eu quero expressar, nessas linhas sinceras, tudo o que voc me ensinou a viver. Ser sua filha mais do que uma honra, a misso de cumprir tudo o que voc me confiou. Me lembro de tudo o que passamos juntos a ti, eu e meus amados irmos. Tudo o que sorrimos e tudo o que sofremos ao seu lado; voc nos educou para sermos missionrios, mesmo sem saber ainda de sua prpria misso. Oh mame, me lembro do seu sorriso, da sua palavra de amor, do seu colo, dos seus ensinamentos... Como eu tenho saudades do seu abrao, do seu calor.. Mas me sinto feliz quando me lembro que ests ao lado de nosso Pai Seta Branca, a velar tudo o que voc nos trouxe.

Sim, mame, o Doutrinador e sua Doutrina! As luzes do Cu que hoje esto a curar e a emanar por este Vale do Amanhecer, graas ao teu suor e s tuas lgrimas. As Estrelas benditas

esto cada vez mais perto de ns, e o seu brilho s nos faz recordar do teu olhar. Hoje eu vejo Mestre Sol e Mestre Lua, meus irmos, que voc me ensinou a amar, e os amo, porque so filhos teus, e peo a Jesus
55

que os ilumine e os ampare em suas misses. Em especial, mame, agradeo-te por me ter confiado as minhas irms,

Missionrias Samaritanas, as quais conduzo segundo o exemplo do teu amor e da luz divina da Grande Samara. E confiante na tua presena incansvel junto a ns, confiante tambm na tua luz e no teu amor incondicional, eu, Vera Lcia, tua filha caula, rogo ao Divino Mestre Jesus que te conceda um mundo de luz e de paz, jurando amar-te sempre. Com amor,

56

57

Potrebbero piacerti anche