Sei sulla pagina 1di 3

UNIVERSIDADE DE BRASLIA FACULDADE DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO FLORESTAL

MP 2186-16/2001 Medida Provisria sobre Biodiversidade.

PROFESSOR: VOLPATO GRUPO: Estela Martini Karina Santos Lzaro Bonfim Ndia Alves Viana Omolabake Alhambra

06/92255

BRASLIA-DF, Junho de 2011.

1- INTRODUO
Durante as ltimas dcadas, tem-se vivido um perodo crtico no que diz respeito conservao da diversidade biolgica. Ao longo de sua evoluo, o homem utilizou-se, indiscriminadamente, de bens e servios proporcionados pela biodiversidade, atingindose, em consequncia, um estgio onde se urgente uma tutela mais efetiva do nosso patrimnio natural. De fato, a vasta extenso territorial brasileira, a complexa variedade de espcies que a povoa, e o potencial tecnolgico hoje disponvel para o seu aproveitamento como valor econmico, uma vez feito o seu mapeamento e consolidado o seu conhecimento cientfico, tornam a biodiversidade do Brasil uma riqueza efetiva e um desafio permanente, de modo que se apresenta como um bem do qual o Direito deve estar cada vez mais a proteger. Diferentes conceitos so apresentados de biodiversidade, ou diversidade biolgica. Termo este ligado vida, aos genes, riqueza, a variedade de organismos e microrganismos, compreendendo ecossistemas e espcies. Durante a Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92), em 1992, cerca de 175 pases, incluindo o Brasil, assinaram a Conveno da Diversidade Biolgica (CDB), que foi ratificada em 1994, pelo Brasil. A partir da foram traados planos de estratgia para a conservao e uso sustentvel da biodiversidade, de modo a atender as exigncias da CDB. No Brasil, por exemplo, desde 23 de agosto de 2001 existe a Medida Provisria 2186-16, que rege o acesso ao patrimnio gentico e a proteo e o acesso ao conhecimento tradicional associado. A Medida Provisria um mecanismo legal, introduzido na Constituio de 1988. Foi criada para dar ao governo um meio gil de atuar em assuntos relevantes e urgentes. Mas uma MP e no uma lei regulamentada e isso faz diferena na hora de sua aplicao, sobretudo na hora de fechar contratos entre detentores do conhecimento tradicional e empresas interessadas, dado seu carter provisrio. Ao menos essa MP coloca o Brasil em sintonia com as principais decises que esto sendo adotadas no plano internacional, e na vanguarda legislativa que d todo o suporte s aes, tanto do governo como da iniciativa privada.

O objetivo deste trabalho mostrar os pontos positivos e negativos que a medida provisria sobre biodiversidade apresenta e tambm torna-la mais conhecida entre as pessoas.

2- DESENVOLVIMENTO

Potrebbero piacerti anche