Sei sulla pagina 1di 4

Curso de Jornalismo _________________________________________________________ Lngua Portuguesa

Excerto de FEDRO1 Scrates: Mas quanto convenincia ou inconvenincia da escrita, em que condies bom us-la e em quais despropositado, eis o que falta ainda examinar. No verdade? Fedro: , sim. Scrates: Sabes na verdade qual o melhor meio de agradar divindade em matria de discursos, quer na prtica quer na teoria? Fedro: De maneira nenhuma. E tu? Scrates: Posso narrar pelo menos uma tradio dos Antigos. Mas a verdade sabem-na eles. No entanto, se consegussemos descobri-la por ns mesmos, acaso precisaramos ainda de nos preocupar com as opinies dos homens? Fedro: Pergunta ridcula a tua. Mas conta l o que afirmas ter ouvido dizer. Scrates: Pois ouvi contar que, perto de Nucratis, no Egipto, havia um daqueles deuses antigos do lugar, cujo smbolo sagrado era a ave a que chamam bis. O nome dessa divindade era Theuth. Pois dizem que foi ele o primeiro a descobrir a cincia do nmero e do clculo, a geometria e a astronomia, o jogo das damas e o dos dados e sobretudo a escrita. O rei de todo o Egipto nessa altura era Tamos, que habitava a grande cidade da parte alta do pas que os Helenos chamam Tebas Egpcia e cujo deus mon. Theuth foi at ao seu palcio, mostrou-lhe os seus inventos e disse que precisavam de ser distribudos aos outros habitantes do Egipto. O rei, no entanto, perguntou-lhe que utilidade tinha cada um deles e, perante as explicaes do deus, conforme lhe parecessem bem ou mal formuladas, a uma censurava e a outra louvava. To numerosas foram na verdade ao que se diz as observaes que Tamos apresentou a Theuth, a favor e contra cada uma das suas artes, que seria tarefa longa referi-las em pormenor. Quando, porm, chegou a ocasio da escrita, Theuth comentou: Este um ramo do conhecimento, rei, que tornar os Egpcios mais sbios e de melhor memria. Est pois descoberto o remdio da memria e da sabedoria.
1

In, Jos Ribeiro Ferreira (Trad.), Plato, Fedro, Lisboa, Edies 70, 1997, pp.119-125.

Curso de Jornalismo _________________________________________________________ Lngua Portuguesa

Ao que o rei responde: Engenhosssimo Theuth, um homem capaz de criar os fundamentos de uma arte, mas outro deve julgar que parte de dano e de utilidade possui para quantos dela vo fazer uso. Ora tu neste momento, como pai da escrita que s, por lhe quereres bem, apontas-lhe efeitos contrrios queles que ela manifesta. que essa descoberta provocar nas almas o esquecimento e quanto se aprende, devido falta de exerccio da memria, porque, confiados na escrita, do exterior, por meio de sinais estranhos, e no de dentro, graas a esforo prprio, que obtero as recordaes. Por conseguinte, no descobriste um remdio para a memria, mas para a recordao. Aos estudiosos oferece a aparncia da sabedoria e no a verdade, j que, recebendo, graas a ti, grande quantidade de conhecimentos, sem necessidade de instruo, considerar-se-o muito sabedores, quando so ignorantes na sua maior parte e, alm disso, de trato difcil, por terem a aparncia de sbios e no o serem verdadeiramente. Fedro: Scrates, quanta facilidade tens tu em inventar histrias egpcias e de qualquer outro pas que queiras! Scrates: E certas delas, meu amigo, referem que, no santurio de Zeus em Dodona, os primeiros orculos saram de um carvalho. que aos homens de outrora visto que no eram sbios como vs, os jovens , na sua simplicidade bastava-lhes ouvir um carvalho e uma rocha, conquanto que proferissem verdades. Para ti, porm, talvez seja importante saber quem fala e de que pas , uma vez que no te basta examinar se as coisas so verdadeiras ou de outro modo. Fedro: Repreendes-me com razo. E no que respeita escrita, parece-me ser precisamente como diz o Tebano. Scrates: Por conseguinte, quem julgasse transmitir na escrita uma arte e quem por sua vez a recebesse, como se dessas letras escritas pudesse derivar algo de certo e de seguro, mostraria muita ingenuidade e desconheceria realmente o orculo de mon, se crem que os discursos escritos so algo mais do que um meio de fazer recordar a quem j sabe as matrias tratadas nesses escritos. Fedro: Muito justamente. Scrates:

Curso de Jornalismo _________________________________________________________ Lngua Portuguesa

isso precisamente, Fedro, o que a escrita tem de estranho e que a torna muito semelhante pintura. Os produtos desta apresentam-se na verdade como seres vivos, mas, se lhes perguntares alguma coisa, respondem-te com um silncio cheio de gravidade. O mesmo sucede tambm com os discursos escritos. Poder parecer-te que o pensamento anima o que dizem; no entanto, se, movido pelo desejo de aprender, os interrogares sobre o que acabam de dizer, revelam-te uma nica coisa e sempre a mesma. E uma vez escrito, cada discurso rola por todos os lugares, apresentando-se sempre do mesmo modo, tanto a quem deseja ouvir como ainda a quem no mostra interesse algum. No sabe, por outro lado, a quem deve falar e a quem no deve. Alm disso, maltratado e insultado injustamente, necessita sempre da ajuda do seu autor, uma vez que no capaz de se defender e socorrer a si prprio. Fedro: Mais uma vez falaste com toda a justeza. Scrates: Mas qu? Vamos examinar outro discurso, irmo legtimo daquele, para ver como nasce e quanto a sua natureza melhor e mais capaz do que a do outro. Fedro: Qual o discurso de que falas e como nasce? Scrates: Aquele que com conhecimento se escreve na alma de quem aprende, esse capaz de se defender a si prprio e sabe falar e ficar silencioso diante de quem convm. Fedro: Ests a referir-te ao discurso de quem sabe, o discurso vivo e animado, de que o escrito se poderia considerar justamente uma imagem. Scrates: Pois absolutamente. E agora diz-me: o agricultor inteligente, que se preocupa com as sementes e deseja torn-las fecundas, acaso as semeia diligentemente em pleno vero nos jardins de Adnis, pela alegria de ver que esses jardins se tornam belos em oito dias? Ou, pelo contrrio, se o chega a fazer, as semeia por divertimento e s na ocasio da festa? Mas com as sementes que lhe interessam, no usa as tcnicas agrcolas, no as semeia no terreno apropriado e no fica contente, se tudo o que semeou atingir a maturidade passados oito meses? Fedro: assim que faz com certeza, Scrates: umas cultivar de forma sria e outras de modo diferente, como dizes.

Curso de Jornalismo _________________________________________________________ Lngua Portuguesa

Scrates: E vamos ns admitir que o possuidor da cincia do justo, belo e bom demonstre menos inteligncia do que o agricultor para com as suas sementes? Fedro: De maneira alguma. Scrates: Ento de modo srio no as vai escrever na areia, semeando-as com a pena em discursos que no conseguem defender-se a si prprios, nem mostram capacidade de ensinar a verdade de forma adequada. Fedro: No provvel pelo menos. Scrates: Pois no. Mas nos jardins da escrita, ao que parece, por divertimento que ele semeia e escreve. E sempre que escreve, entesoura recordaes para si, tendo em vista a velhice atreita ao esquecimento, se l chegar, bem como para todo aquele que siga os seus passos, e alegrar-se- ao ver crescer essas delicadas plantas. E enquanto outros se entregam a divertimentos diferentes, embriagando-se nos banquetes e em tantos outros prazeres irmo daquele, natural que, em vez de tais diverses, ele prefira passar a vida a recrear-se nas coisas que acabo de referir. Fedro: Magnfico o passatempo de que falas, Scrates, em comparao com a baixeza do dos outros: o passatempo do homem que possui capacidade de se deleitar com a composio de livros em que discorre sobre a justia e outras virtudes por ti apontadas. Scrates: de facto assim, meu caro Fedro. Mas, em minha opinio, muito mais bela se torna a ocupao nestas matrias, quando algum, no uso da arte dialctica, toma uma alma apta e nela planta e semeia discursos com entendimento discursos capazes de vir em socorro de si mesmos e de quem os plantou, no improdutivos mas possuidores de grmen, de que mais discursos nascem em outros temperamentos e podem tornar para sempre essa semente imortal, e assim conceder ao seu detentor o mais alto grau de felicidade que um ser humano pode ter.

Potrebbero piacerti anche