Sei sulla pagina 1di 11

A CONSTITUIO DA IDENTIDADE E DOS TERRITRIOS AFRO-BRASILEIROS EM MATO GROSSO DO SUL: ESTUDOS SCIO-ETNOLINGSTICOS Antonio Carlos Santana de SOUZA (Doutorando

FFLCH-USP/UEMS) 1. Introduo O reconhecimento, por parte do Estado, da existncia de comunidades negras rurais como uma categoria social carente de demarcao e regularizao das terras que ocupam longevamente e s quais se convencionou denominar comunidades remanescentes de quilombos, traz tona a necessidade de redimensionar o prprio conceito de quilombo, a fim de abarcar a gama variada de situaes de ocupao de terras por grupos negros e ultrapassar o binmio fuga-resistncia, instaurado no pensamento corrente quando se trata de caracterizar os quilombos. Consoante busca dos direitos dos quilombolas, pesquisadores esto investigando a presena ou no de elementos que possam atestar um processo de crioulizao prvia na fala dos habitantes de comunidades afro-brasileiras rurais no Brasil (em muitos casos, remanescentes de antigos quilombos). 2. A atualizao do conceito de quilombo e a distino de identidade tnica e de territrio nas definies tericas Em 1740, reportando-se ao rei de Portugal, o Conselho Ultramarino valeu-se da seguinte definio de quilombo: toda habitao de negros fugidos, que passem de cinco, em parte despovoada, ainda que no tenham ranchos levantados e nem se achem piles nele. Esta caracterizao descritiva perpetuou-se como definio clssica do conceito em questo e influenciou uma gerao de estudiosos da temtica quilombola at meados dos anos 70, como Artur Ramos em 19531 e, posteriormente, Edson Carneiro em 19582. O trao marcadamente comum entre esses autores atribuir aos quilombos um tempo histrico passado, cristalizando sua existncia no perodo em que vigorou a escravido no Brasil, alm de caracterizarem-nos exclusivamente como expresso da negao do sistema escravista, aparecendo como espaos de resistncia e de isolamento da populao negra.
1 2

RAMOS, A. O negro na civilizao brasileira. Rio de Janeiro: Casa do Estudante Brasileiro, 1953. CARNEIRO, E. O Quilombo dos Palmares. So Paulo: Cia. Editora Nacional, 1958.

Embora o trabalho destes autores seja importante e legtimo, ele no abarca, porm, a diversidade das relaes entre os escravizados e a sociedade escravocrata e nem as diferentes formas pelas quais os grupos negros apropriaram-se da terra. Flvio dos Santos Gomes3 tenta abarcar tal diversidade com o conceito de campo negro: uma complexa rede social permeada por aspectos multifacetados que envolveu, em determinadas regies do Brasil, inmeros movimentos sociais e prticas econmicas com interesses diversos. Esta viso reduzida que se tinha das comunidades rurais negras refletia, na verdade, a invisibilidade produzida pela histria oficial, cuja ideologia, propositadamente, ignora os efeitos da escravido na sociedade brasileira4 e, especialmente, os efeitos da inexistncia de uma poltica governamental que regularizasse as posses de terras de grupos e/ou famlias negras aps a abolio, extremamente comuns poca, conforme comprovam os estudos de Ciro Flamarion S.Cardoso5. No entanto, foi a produo cientfica ainda atada a conceitos restritivos e pouco plsticos que subsidiou a luta poltica em torno das reivindicaes da populao rural negra que, sofrendo expropriaes incessantes, se colocava como um segmento especfico no palco dos movimentos sociais. Desta forma, a denominao quilombo se imps no contexto da elaborao da constituio de 1988. Ao fazer a crtica do conceito de quilombo estabelecido pelo Conselho Ultramarino, Alfredo W. B. de Almeida6 mostra que aquela definio constitui-se basicamente de cinco elementos: 1) a fuga; 2) uma quantidade mnima de fugidos; 3) o isolamento geogrfico, em locais de difcil acesso e mais prximos de uma natureza selvagem que da chamada civilizao; 4) moradia habitual, referida no termo rancho; 5) auto consumo e capacidade de reproduo, simbolizados na imagem do pilo de arroz. Para ele, com os instrumentos da observao etnogrfica se pode reinterpretar criticamente o conceito e asseverar que a situao de quilombo existe onde h autonomia, existe onde h uma produo autnoma que no passa pelo grande proprietrio ou pelo senhor de escravos como mediador efetivo, embora simbolicamente tal mediao possa ser estrategicamente mantida numa reapropriao do mito do bom senhor, tal como se detecta hoje em algumas situaes de aforamento.
3

GOMES, F. S. (Orgs.) Liberdade por um fio. Histria dos quilombos no Brasil. So Paulo: Cia. das Letras, 1996, p. 36. 4 GUSMO, N. M. Os direitos dos remanescentes de quilombos. In: Cultura Vozes, n.6. So Paulo: Vozes, nov/dez de 1995. 5 CARDOSO, C. F. S. Escravo ou campons? O protocampesinato negro nas Amricas. So Paulo: Brasiliense, 1987. 6 ALMEIDA, A. W. B. Terras de preto, terras de santo e terras de ndio posse comunal e conflito. In Humanidades, Ano V, n.15, p. 14-15, 1987/88.

A promulgao da Carta Magna de 1988 e a necessidade de regulamentao do artigo 68 do ADCT provocaram discusses de cunho tcnico e acadmico 7 que levaram reviso dos conceitos clssicos que dominavam a historiografia sobre a escravido, instaurando a relativizao e adequao dos critrios para se conceituar quilombo, de modo que a maioria dos grupos que hoje, efetivamente, reivindicam a titulao de suas terras, pudesse ser contemplada por esta categoria, uma vez demonstrada, por meio de estudos cientficos, a existncia de uma identidade social e tnica por eles compartilhada, a antigidade da ocupao de suas terras e, ainda, suas prticas de resistncia na manuteno e reproduo de seus modos de vida caractersticos num determinado lugar8. A condio de remanescente de quilombo definida de forma ampla e enfatiza os elementos identidade e territrio. Com efeito, o termo em questo indica: a situao presente dos segmentos negros em diferentes regies e contextos e utilizado para designar um legado, uma herana cultural e material que lhe confere uma referncia presencial no sentimento de ser e pertencer a um lugar especfico9. Este sentimento de pertencer a um grupo e a uma terra uma forma de expresso da identidade tnica e da territorialidade, construdas sempre em relao aos outros grupos com os quais se confrontam e se relacionam. Estes dois conceitos so fundamentais e esto sempre inter-relacionados no caso das comunidades negras rurais, pois a presena e o interesse de brancos e negros sobre um mesmo espao fsico e social revela, no dizer de Maria de Lourdes Bandeira, aspectos encobertos das relaes raciais10. Estes aspectos encobertos aos quais a autora se refere so a submisso e a dependncia dos grupos negros em relao sociedade inclusiva, na qual foram um dia escravos. A identidade tnica um processo de identificao de grupos em situaes de oposio a outros grupos. Frente a esta constatao, Roberto Cardoso de Oliveira 11 elaborou a noo de identidade contrastiva para embasar as anlises que tm como centro interpretativo a
7

Especialmente no III Encontro Nacional sobre Stios Histricos e Monumentos Negros (Goinia: 1992); na Reunio do Grupo de Trabalho sobre Comunidades Negras Rurais, da Associao Brasileira de Antropologia (Rio de Janeiro, outubro de 1994), e na reunio tcnica Reconhecimento de Terras Quilombolas Incidentes em Domnios Particulares e reas de Proteo Ambiental (So Paulo, abril de 1997). 8 Conforme OLIVEIRA, J. P. e ODWYER, Eliane C. Documento do Grupo de Trabalho sobre Comunidades Negras Rurais. Encontro da ABA (Associao Brasileira de Antropologia). Rio de Janeiro, 17 e 18 de outubro de 1994. 9 Garcia, Jos Milton (PPI/SP), publicado em Quilombos em So Paulo: tradies, direitos e lutas, org. Tnia Andrade (1997:47). 10 GUSMO, N. M. op.cit.:14 11 OLIVEIRA, R. C. Identidade, etnia e estrutura social. So Paulo: Pioneira, 1976.

identidade tnica de um grupo social. As situaes de oposio entre os grupos levam-nos a elaborar os seus critrios de pertencimento e de excluso, e quando o confronto se estabelece entre um grupo minoritrio e os brancos, temos uma situao de submisso e dominao, de hierarquia de status, a qual o autor denominou frico intertnica. So justamente estas relaes que se estabelecem no convvio/confronto das comunidades negras com a sociedade abrangente. A maior parte dos grupos que hoje reivindicam seu direito constitucional o faz como um ltimo recurso na longa batalha para manterem-se em suas terras, as quais so alvo de interesse de membros da sociedade envolvente, em geral grandes proprietrios, grileiros e especuladores imobilirios, cuja caracterstica essencial tratar a terra apenas como mercadoria. Em conseqncia da cobia que esta lgica de mercado despertou, os camponeses foram pressionados com expedientes esprios, tais como constantes ameaas de violncia, a violncia fsica direta e o auxlio do aparato judicial, que agiram no sentido de negar-lhes o direito de obter o registro legal de suas posses, invariavelmente muito mais antigas do que o tempo mnimo requerido pela legislao para a sua transformao em propriedades. Portanto, no se deve imaginar que estes grupos camponeses negros tenham resistido em suas terras at os dias de hoje porque ficaram isolados, margem da sociedade. Pelo contrrio, sempre se relacionaram intensa e assimetricamente com a sociedade brasileira, resistindo a vrias formas de violncia para permanecer em seus territrios ou, ao menos, em parte deles12, nos quais, atravs de relaes solidrias entre si, mantm sua dignidade, alguma liberdade e, em ltima instncia, sua humanidade. Finalmente, devemos salientar que devido s consideraes tericas e s constataes histricas aqui apresentadas que estudiosos das comunidades negras rurais e, particularmente, da legislao pertinente questo quilombola tm buscado rediscutir e recaracterizar o conceito de quilombo. Tal intento, ainda em curso, tende a aprimorar-se quanto mais os organismos responsveis pela identificao, reconhecimento e auxlio s comunidades quilombolas ampliem e otimizem suas atividades, gerando mais dados que contribuam para o desvendar cientfico das lacunas referentes aos grupos quilombolas que marcam a historiografia nacional.
12

Muitas das comunidades rurais negras j pr-identificadas no Estado de So Paulo mantm o domnio sobre uma pequena parcela de seus territrios originais, estando o restante ocupado por fazendeiros, empresas imobilirias ou posseiros, alguns destes ltimos com o consentimento dos prprios grupos quilombolas; os primeiros, entretanto, invariavelmente se apropriaram de grandes reas valendo-se da ingenuidade das comunidades ou mesmo da coero fsica para apoderar-se dos territrios negros.

3. A pesquisa lingstica A partir da anlise lingstica da fala dessas comunidades, pretende-se apresentar novos elementos para o significativo debate sobre a relevncia do(s) processo(s) de crioulizao na constituio histrica do portugus do Brasil. Este trabalho semelhante ao desenvolvido pelos pesquisadores Alan Noam Baxter, da Universidade La Trobe, Austrlia, e Dante Lucchesi, da Universidade Federal da Bahia que desenvolveram pesquisas no Estado da Bahia. O objetivo das investigaes o de juntar-se a uma literatura cientfica que ir somar-se a uma expressiva produo sociolgica e antropolgica sobre o negro e as suas condies de vida e fala em grandes centros urbanos brasileiros. Buscar-se nas comunidades afro-brasileiras, atualmente existentes em Mato Grosso do Sul, evidncias lingsticas de processos de formao do Portugus do Brasil (PB). A partir da anlise lingstica da fala das comunidades abordadas, pretende-se apresentar novos elementos para o significativo debate sobre a relevncia da fala dos negros na constituio histrica do PB. Em seu sentido mais amplo, as pesquisas visam a contribuir para um maior conhecimento da realidade cultural das minorias de origem africana e a reunir elementos que permitam definir a real contribuio desses segmentos na formao da lngua falada no Brasil. 4. Crioulizao ou descrioulizao? O estreito contato do portugus com lnguas africanas, durante o perodo colonial, e possveis processos de pidginizao e crioulizao dele decorrentes sempre estiveram na pauta daqueles que se ocuparam da caracterizao scio-histrica do PB. J no final do sculo passado, F.A. Coelho13 rene o PB aos crioulos de base portuguesa, com base nas semelhanas identificadas entre eles. No bojo do movimento de afirmao de uma lngua brasileira, no incio do sculo passado, R. Mendona14 e J. Raimundo15 chegam a atribuir a influncia das lnguas africanas a motivao de todas as caractersticas que distinguem o PB do Portugus Europeu (PE). Na
13

COELHO, F. A. Os dialetos romnicos ou neo-latinos na frica, sia e Amrica. Boletim Soc. Geogr. Lisboa, Srie 2, n.3, p129-196, 1880. 14 MENDONA, R. A influncia africana no portugus do Brasil. Rio de Janeiro: Sauer, 1933. 15 RAIMUNDO, J. O elemento afro-negro na lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Renascena, 1933.

reao que se segue, Serafim da Silva Neto16, Gladstone Chaves de Melo17 e Slvio Elia18, embora admitam a formao de crioulos e semicrioulos decorrentes do aprendizado imperfeito do portugus por falantes africanos, negam qualquer influncia destes na constituio do PB. Tal posio se justifica pela imagem de unidade e conservadorismo do PB, por que militavam seus autores, decorrente de uma viso de superioridade cultural do colonizador branco, bem como pela fragilidade de sua concepo acerca dos crioulos e semicrioulos, vistos como uma simplificao e/ou deturpao do portugus. Joaquim Mattoso Cmara Jr.19 tambm negar um papel relevante ao crioulo falado por escravos africanos no Brasil, em funo do modelo terico ao qual se filiava, o estruturalismo, que encerrava na lgica interna do sistema lingstico os fatores determinantes do desenvolvimento histrico da lngua. Desse modo, segundo Cmara Jr., a influncia das lnguas africanas na constituio do PB estaria resumida acelerao de tendncias prefiguradas no sistema lingstico do portugus. O advento da sociolingstica permitir a retomada do debate em torno da questo, em outros termos. O ponto de partida o quadro atual de profundas diferenas entre o portugus popular do Brasil (PPB) e o portugus padro. Muitos dos traos que caracterizam o PPB so tpicos de lnguas crioulas: (i) preferncia pela marcao do plural apenas no primeiro elemento do SN; (ii) drstica reduo na flexo nmero-pessoal do verbo; (iii) dupla negao (como no crioulo portugus de So Tom e no palanquero) sendo que esses traos de tipo crioulo do PPB podem ser ainda mais radicais nos dialetos rurais20. O debate atual, ento, envolve duas posies: uma que v essa situao do PPB apenas como o resultado de mudanas lingsticas internas, e uma segunda, que destaca a importncia do(s) crioulo(s) portugus(es) falado(s) pelos escravos africanos na compreenso das origens do PPB. A hiptese da relevncia da crioulizao prvia na formao do PPB, postulada por Gregory Riordan Guy21 e J. Holm22, encontra um forte amparo nos dados scio-histricos. O
16 17

SILVA NETO, S. Introduo ao estudo da lngua portuguesa no Brasil. Rio de Janeiro: Presena, 1986. MELO, G. C. Lngua do Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 1981. 18 ELIA, S. A unidade lingstica do Brasil. Rio de Janeiro: Padro, 1979. 19 CMARA Jr., J. M.. Histria e estrutura da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Padro, 1985. 20 JEROSLOW, H. M. Creole characteristics in rural brazilian portuguese. Comunicao apresentada a Conferncia Internacional sobre Lnguas Pidgins e Crioulas. Universidade do Hava, 1975. 21 GUY, G. R. Linguistic variation in brazilian portuguese: Aspects of phonology, syntax and language history. Ph.D dissertation, University of Pennsylvania. Ann Arbor: University Microfilms, 1981 e; GUY, G. R. On the nature and origins of popular brazilian portuguese. In: Estudios sobre Espaol de Amrica y Linguistica Afroamericana. Bogota: Instituto Caro y Cuervo, 1989. 22 HOLM, J. Pidgins and creoles. Theory and structure. Vol. I. New York: Cambridge Language SURVEYS, 1989.

Brasil, por si s, absorveu aproximadamente 40% dos escravos levados para as Amricas, ou seja, algo em torno de 3,6 milhes de indivduos; e a abolio s ocorreu aqui tardiamente, em 1888. Em determinadas regies, houve concentraes demogrficas afro-brasileiras muito elevadas, sendo que, por algum perodo, a populao afro-brasileira superou notavelmente a populao europia. Deve-se acrescentar, ainda, que, no Brasil colonial, a maioria da populao se concentrava no campo, e o campo era o destino da maioria dos escravos. Desse modo, como destaca G. Guy23, parece razovel supor que a lngua portuguesa no Brasil pode ter sofrido mudanas do tipo das que afetaram as lnguas europias em outros pases do Novo Mundo, cuja histria tambm marcada pelo processo da escravido de populaes africanas; pases onde hoje crioulos e post-crioulos so largamente falados, como, por exemplo: a Jamaica (crioulo ingls), o Haiti (crioulo francs) e Curaao (crioulo espanhol). No entanto, a hiptese da crioulizao prvia do PPB sensivelmente prejudicada pela falta de dados lingsticos especficos a ela concernentes. Os defensores da proposta de evoluo lingstica interna argumentam que, se variedades de crioulos portugueses tivessem existido no Brasil, elas teriam logo desaparecido, sem que pudessem interferir decisivamente na formao do PB. Contudo, em outros pases da Amrica, onde a escravido existiu e a lngua hoje predominante no o crioulo, lnguas crioulas permaneceram em comunidades isoladas, especialmente em reas em que houve uma considervel concentrao de africanos. Assim, na Carolina do Sul, nos EUA, o gullah, uma variedade crioulizada do ingls sobreviveu; e, em So Baslio de Palenque, prximo a Cartagena, na Colmbia, o palanquero, um crioulo espanhol, continua a ser falado em uma comunidade remanescente de um antigo quilombo. O fato de o palanquero s recentemente ter sido reconhecido como um crioulo levanta a possibilidade da sobrevivncia de outros crioulos ou post-crioulos em outras comunidades afro-americanas isoladas24. Estudo piloto conduzido por Alan Baxter entre 1987 e 1988 confirmou a permanncia de um dialeto com traos do tipo crioulo em uma comunidade afro-brasileira de descendentes de escravos, prxima a Helvcia, no sul do Estado da Bahia25. Resultados preliminares da pesquisa sobre o sistema verbal desse dialeto foram apresentados no Colquio Internacional sobre Crioulos de Base Lexical Portuguesa realizado pela Universidade de

23 24

GUY, G. R.: 1989, op. cit. Conforme Ganda apud Holm, op. cit: 310. 25 Ver tambm FERREIRA, C. S. Remanescentes de um falar crioulo brasileiro. Revista Lusitana, n.5, p. 21-34, 1984/85.

Lisboa26. Esse estudo destacou os seguintes traos que no se encontram na maioria dos dialetos rurais: (i) uso de formas da 3 pessoa do singular do presente do indicativo para indicar estados e aes pontuais e contnuas que se situam no passado; (ii) uso varivel de formas da 3 pessoa do singular do presente do indicativo em contextos em que normalmente se usam formas do infinitivo; (iii) marcao varivel da 1 pessoa do singular. Outros traos morfossintticos desse dialeto que podem ser mencionados so: (i) dupla negao; (ii) variao de concordncia de nmero e gnero no sintagma nominal; (iii) oraes relativas no introduzidas por pronome; (iv) presena varivel do artigo definido em sintagma nominal de referncia definida; (v) uso varivel das formas do subjuntivo; (vi) ausncia de formas sintticas de futuro. As concluses desse estudo indicam que: i) o dialeto de Helvcia apresenta traos sugestivos de processo irregular de aquisio e transmisso da linguagem do tipo que caracteriza as lnguas crioulas; e (ii) o sistema verbal encontrado nos dialetos rurais do portugus do Brasil pode ser derivado de dialetos como o de Helvcia, configurando assim um processo de descrioulizao. Tendo demonstrado que ainda se encontram evidncias de crioulizao do portugus em ao menos uma localidade do Brasil, essencial pesquisar a existncia e a extenso desses fatos em outras comunidades, situadas em outros pontos do territrio brasileiro. Esses achados podem ser extremamente importantes para a compreenso da configurao e das tendncias atuais da lngua falada na zona rural brasileira, na medida em que podem explicar a distncia que a separa do portugus padro e a direo dos processos de mudana que nela se verificam atravs de um processo anterior de crioulizao e do processo atual de descrioulizao. Essa pesquisa pode contribuir tambm para a compreenso da situao atual da lngua falada nos centros urbanos, j que um quadro scio-histrico mais acurado do desenvolvimento do portugus na zona rural essencial para se avaliar o impacto lingstico sobre a norma urbana da migrao em massa do campo para a cidade, que se verificou ao longo deste sculo. Por outro lado, no mbito do desenvolvimento da teoria lingstica, esse estudo pode contribuir tambm fornecendo dados empricos para uma definio mais precisa de conceitos como post-crioulo, processo de descrioulizao, que esto no centro das preocupaes atuais da crioulstica.

26

BAXTER, A. N. A contribuio das comunidades afro-brasileiras isoladas para o debate sobre a crioulizao prvia: um exemplo do Estado da Bahia. Actas do colquio sobre Crioulos de Base Lexical Portuguesa. ed. by Ernesto dAndrade e Alain Kihm, 7-35. Lisboa: Colibri, 1992.

Concluso O estudo lingstico das comunidades quilombolas que ainda existem de grande relevncia no apenas no mbito da lingstica, pode representar tambm uma importante contribuio para o conhecimento da cultura das minorias brasileiras de origem africana, j que se dedica a um aspecto pouco considerado da cultura desse segmento que vem sendo marginalizado ao longo do nosso processo civilizatrio. Por outro lado, contribui tambm para reunir novos dados sobre a real participao das lnguas africanas na formao do portugus do Brasil; participao esta que, devido ao preconceito e/ou restries de origem terica, tem sido muito negligenciada27. Muitas dessas comunidades constituem remanescentes de antigos quilombos e a busca de sua identidade histrica e cultural tem, em muitos casos (como o da comunidade de Rio das Rs, no alto So Francisco, So Pedro e Nhunguara, no Vale do Ribeira/SP, Caandoca, em Ubatuba, Litoral Norte de So Paulo e Cafund, na regio de Sorocaba/SP), um sentido prtico imediato, pois a afirmao dessa identidade tem, ao abrigo da constituio brasileira, implicaes diretas sobre uma questo que lhes de fundamental importncia: a posse da terra. Os dados relativos a sua realidade lingstica podem assim entrar em linha de conta nesse processo. No Estado de Mato Grosso do Sul est previsto o estudo dos seguintes itens que j se mostraram relevantes na caracterizao do PPB e no debate de campo e que tm paralelo com outras lnguas crioulas: (i) concordncia de nmero e gnero no sintagma nominal; (ii) concordncia verbo-nominal; (iii) dupla negao; (iv) verbos seriais; (v) formao de oraes relativas; (vi) preposies; (vii) estruturas verbais do subjuntivo; (viii) sistema de artigos; (ix) objeto nulo; (x) marcao de tempo e aspecto. Por fim, far-se- um estudo comparativo dos resultados obtidos. Os dialetos das diversas comunidades, a serem investigadas em etapa posterior, sero comparados com vistas a se determinar o seu grau de uniformidade. Tais resultados sero confrontados tambm com os provenientes de estudos j realizados em outros dialetos (rurais e urbanos). Os traos lingsticos analisados sero comparados tambm com os das lnguas crioulas de base ibrica na rea atlntica, a saber, palanquero (crioulo espanhol); papiamento (crioulo espanhol), crioulo portugus de Cabo Verde, crioulo portugus de Guin-Bissau,
27

Conforme os estudos de MUSSA, A. B. N. O papel das lnguas africanas na histria do portugus do Brasil. (Dissertao de Mestrado). Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1991 e; CARENO, M. F. Linguagem rural do Vale do Ribeira. A voz e a vez das comunidades negras. Assis. Tese (Doutoramento em Letras) Faculdade de Cincias e Letras, Universidade Estadual Paulista, 1991.

crioulo portugus de So Tom, todos ligados ao trfico negreiro no Atlntico s lnguas africanas que foram trazidas para o Brasil. Desse modo, pretende-se abordar as seguintes questes: (i) relaes genticas; (ii) influncia do substrato africano. Bibliografia ACEVEDO MARIN, R. E. Terras e afirmao poltica de grupos rurais negros na Amaznia. In ODWYER, E. C. Terra de quilombos. Associao Brasileira de Antropologia, 1995. ALMEIDA, A. W. B. Terras de preto, terras de santo e terras de ndio posse comunal e conflito. In Humanidades, Ano V 1987/88, n. 15. ANDRADE, T. (org). Quilombos em So Paulo: tradies, direitos e lutas. So Paulo: IMESP, 1997. BANDEIRA, M. L. Territrio negro em espao branco. Estudo antropolgico de Vila Bela. So Paulo: Brasiliense/CNPq, 1988. BAXTER, A. N. A contribuio das comunidades afro-brasileiras isoladas para o debate sobre a crioulizao prvia: um exemplo do Estado da Bahia. Actas do colquio sobre crioulos de base lexical portuguesa. ed. by Ernesto dAndrade e Alain Kihm, 7-35. Lisboa: Colibri, 1992. CMARA Jr., J. M.. Histria e estrutura da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Padro, 1985. ______. Lnguas europias de ultramar: o portugus do Brasil. In: Dispersos. Rio de Janeiro: Getlio Vargas, 1972. p.71-87. CARDOSO, C. F. S. Escravo ou campons? O protocampesinato negro nas Amricas. So Paulo: Brasiliense, 1987. CARENO, M. F. Linguagem rural do Vale do Ribeira. A voz e a vez das comunidades negras. Assis. Tese (Doutoramento em Letras) Faculdade de Cincias e Letras, Universidade Estadual Paulista, 1991. CARNEIRO, E. O Quilombo dos Palmares. So Paulo: Cia. Editora Nacional, 1958. FERREIRA, C. S. Remanescentes de um falar crioulo brasileiro. Revista Lusitana, 5 (19845) :21:34. GOMES, F. S. (orgs.): Liberdade por um fio. Histria dos quilombos no Brasil. So Paulo: Cia. das Letras, 1996. GUSMO, N. M. Os direitos dos remanescentes de quilombos. in Cultura Vozes, n 6. So Paulo: Vozes, nov/dez de 1995. GUY, G. R. Linguistic variation in brazilian portuguese: Aspects of phonology, syntax and language history. Ph.D dissertation, University of Pennsylvania. Ann Arbor: University Microfilms, 1981. ______. On the nature and origins of popular brazilian portuguese. In: Estudios sobre Espaol de Amrica y Linguistica Afroamericana. Bogota: Instituto Caro y Cuervo, 1989.

HOLM, J. Creole influence on popular brazilian portuguese. In: Gilbert, Glen (ed.). Pidgin and creole languages. Honolulu: University of Hawaii Press, 1987. p. 406-429. HOLM, J. Pidgins and creoles. Theory and structure. New York: Cambridge Language SURVEYS, 1989. Vol. I. JEROSLOW, H. M. Creole characteristics in rural brazilian portuguese. Comunicao apresentada a Conferncia Internacional sobre Lnguas Pidgins e Crioulas. Universidade do Hava, 1975. LUCCHESI, D. Variao e norma: elementos para uma caracterizao sociolingstica do portugus do Brasil. Revista Internacional de Lngua Portuguesa. Lisboa, n.12, 1994. p. 1728. MELO, G. C. Lngua do Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 1981. MENDONA, R. A influncia africana no portugus do Brasil. Rio de Janeiro: Sauer, 1933. MUSSA, A. B. N. O papel das lnguas africanas na histria do portugus do Brasil. (Dissertao de Mestrado). Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1991. OLIVEIRA, R. C. Identidade, etnia e estrutura social. So Paulo: Pioneira, 1976. OLIVEIRA, J. P. e ODWYER, Eliane C. Documento do Grupo de Trabalho sobre Comunidades Negras Rurais. Encontro da ABA (Associao Brasileira de Antropologia). Rio de Janeiro, 17 e 18 de outubro de 1994. RAIMUNDO, J. O elemento afro-negro na lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Renascena, 1933. RAMOS, A. O negro na civilizao brasileira. Rio de Janeiro: Casa do Estudante Brasileiro, 1953. SILVA NETO, S. Introduo ao estudo da lngua portuguesa no Brasil. Rio de Janeiro: Presena, 1986.

Potrebbero piacerti anche