Sei sulla pagina 1di 12

MINISTRIO, CONFLITOS E COMPROMISSO

Pr. Eli J. Reis, Rio, 10/2011

Introduo:
A imagem que muitas vezes se vende do cristianismo e do ministrio no condiz, muitas vezes com a verdade. Para muitas pessoas ser crente viver num mar de rosas. Ser pastor andar sempre de bem com a vida, ter tudo, no ter enfermidades, em fim, ser um semideus. Entretanto, o que vemos em nossos dias so alguns poucos vivendo uma vida de verdadeiros prncipes e princesas. Outros at de reis e rainhas, enquanto muitos esto pagando caro para viver uma vida de graa e poder porque no so contados entre os que esto em evidncia. O ministrio maravilhoso! Paulo disse: Se algum deseja o episcopado, excelente obra
deseja. (I Tm 3.1), na continuao ele s fala dos deveres e responsabilidades do ministrio.

A graa e a bno do ministrio no esnt no que ele promove para ns como indivduos que somos, mas no que Deus promove para o homem e a mulher atravs do nosso trabalho. Isto apenas para dizer que o Ministrio maravilhoso, mas ns ministros do Senhor vivemos muitas vezes conflitos para mantermos o nosso compromisso, no com o homem, mas com o Senhor. Vamos estudar o dois casos: O caso de Elias e o Caso dos Discpulos de Jesus para vermos como esses conflitos envolvem nossa vida e como Deus nos ajuda a venclos.

I UM EXEMPLO EM ELIAS
1. Quem foi Elias: O nome Elias, vem de "El" (Elohim, Deus) e "a" de Yah (Jeov/Yahweh ou Senhor), o pequeno "i" significa "de", ou seja significa: "O Senhor Deus" ou "O Senhor meu Deus. Ele chamado de Elias, o tesbita em I Rs 17.1. No se sabe ao certo qual era a cidade que dava esse nome ao seu natural ou ao seu cidado. Alguns pensam ser uma cidade chamada Tesba ou Tesbi. Cr-se, tambm, que a referncia a Tisb de Naftali, ou a Tisbi ou Tesebe de Gileade. Pensou-se que as palavras "que era dos habitantes de Gileade" deviam ler-se "que era de Tisb de Gileade", em conformidade com a Verso dos Setenta. Isto implica apenas uma alterao nas vogais, e no nas consoantes. 2. Cenrio de Israel nos dias de Elias Elias, sem dvida, foi um profeta que teve um valor muito grande para o povo de Israel. Ele viveu seu ministrio num tempo tremendamente difcil. Um tempo Ministrio, Conflitos e Compromisso Pr. Eli J. Reis Pgina 1

em que o Rei Acabe reinava sobre Israel. Acabe, filho de um mau rei chamado Onri, foi tambm um rei mau que reinou sobre Israel por 22 anos. A Bblia relata que ele foi um mau rei, que fez o que era mal aos olhos do Senhor , no apenas fez o que era mal, ele o fez mais do que todos os outros que foram antes dele. (I Rs 16.30). Ele no apenas fez o que era mal, sendo o rei que procedeu pior em Israel, mas ele tomou, tambm, por mulher Jezabel, filha de Etbaal (com Baal), Rei de SIdom. Em se casando com Jezabel ele trouxe para Israel o culto a Baal (senhor), uma divindade masculina suprema dos cananeus ou fencios, Acabe servir a Baal, se encurvou diante dele, levantou um altar para Baal em Samaria, numa casa edificada a esse deus, e ainda fez um bosque (Aser), que era, na verdade um lugar para adorao de dolos.
I Rs 16. 31 E sucedeu que ( como se fora coisa leve andar nos pecados de Jeroboo, filho de Nebate ), ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidnios; e foi, e serviu a Baal, e se encurvou diante dele. 32 E levantou um altar a Baal, na casa de Baal que edificara em Samaria. 33 Tambm Acabe fez um bosque, de maneira que Acabe fez muito mais para irritar ao SENHOR, Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que foram antes dele.

3. O Ministrio de Elias Foi neste contexto que apareceu Elias, o Profeta de Deus, com uma responsabilidade tremenda de denunciar o pecado da famlia real.
I Rs 17.1 Ento, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR, Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haver, seno segundo a minha palavra.

Deus sabia muito bem que o corao de Acabe e Jezabel eram coraes maus que no aceitariam com afagos a palavra de um profeta to desconhecido como parecia ser Elis naquele momento, por isso, imediatamente Deus fornece a Elias um plano para que ele pudesse salvar sua vida.
I Rs 17. 2 Depois, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: 3 Vai-te daqui, e vira-te para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que est diante do Jordo. 4 E h de ser que bebers do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem.

4. OS PROBLEMAS DE ELIAS 4.1 O ribeiro se secou I Rs 17. 7 E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque no tinha havido chuva na terra. Tem muitas coisas que so da economia de Deus que ns no entendemos. Como Deus manda um profeta falar que durante alguns anos

Ministrio, Conflitos e Compromisso

Pr. Eli J. Reis

Pgina 2

no haver orvalho nem chuva, e envia esse profeta a viver junto a um ribeiro que depende da chuva para continuar a abenoar a terra. Como voc reagiria a isso? 4.2 Deus ento o envia a SAREPTA de Sidom Lembra-se de Sidom Era o lugar de onde veio Jezabel. Etbaal, seu pai, era de SIdom. pra l que Deus envia o profeta neste seu segundo ciclo de fuga. Deus diz pra ele que l tem uma mulher viva que o sustentaria. Preste ateno: Uma mulher viva. Pode ser que Elias tenha pensando. Que legal. Deve ser uma viva rica. Agora, sim, estou muito bem! Mas, O que ele encontra l para lhe abenoar: Ele encontrou: Uma viva, que estava porta da cidade apanhando lenha. Isto j no cheira bem. Mas, ele faz o teste; Ei, por favor, traze-me um pouco de gua para que beba...Ei, ei, me traz tambm um bocado de po na tua mo. Ento o PROBLEMA SE AGRAVA, porque ela lhe diz: Vive o SENHOR, teu Deus, que nem um bolo tenho, seno somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vs aqui, apanhei dois cavacos e vou prepar-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos e morramos. No, Deus no pode estar falando srio... Como Ele me envia para este lugar, o lugar de onde saiu minha inimiga e para ser sustentado por uma mulher que nada tem. Tudo o que ela tem : um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; ... e, agora, dois cavacos para fazer um bolo para ela e para o seu filho, para que o comamos e morramos. s isto, ou quer mais? O que que voc faria? Deus lhe envia para ser missionrio, sem sustento de igreja alguma, para um lugar onde as pessoas esto esperando a morte chegar. E agora?

I Rs 17. 8 Ento, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: 9 Levanta-te, e vai a Sarepta, que de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viva que te sustente. 10 Ento, ele se levantou e se foi a Sarepta; e, chegando porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viva apanhando lenha; e ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peo-te, numa vasilha um pouco de gua que beba. 11 E, indo ela a busc-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me, agora, tambm um bocado de po na tua mo.

Ministrio, Conflitos e Compromisso

Pr. Eli J. Reis

Pgina 3

12 Porm ela disse: Vive o SENHOR, teu Deus, que nem um bolo tenho, seno somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vs aqui, apanhei dois cavacos e vou prepar-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos e morramos. 13 E Elias lhe disse: No temas; vai e faze conforme a tua palavra; porm faze disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-mo para fora; depois, fars para ti e para teu filho. 14 Porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: A farinha da panela no se acabar, e o azeite da botija no faltar, at ao dia em que o SENHOR d chuva sobre a terra. 15 E foi ela e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias. 16 Da panela a farinha se no acabou, e da botija o azeite no faltou, conforme a palavra do SENHOR, que falara pelo ministrio de Elias.

4.3 - Como Profeta de Deus, ele no duvidou de Deus. Ele sabia que Deus fiel e que, certamente, haveria soluo. Ento ele lana uma palavra de f. Mas uma f que a mulher deveria executar, e uma palavra proftica de prosperidade.
I Rs 17. 13 E Elias lhe disse: No temas; vai e faze conforme a tua palavra; porm faze disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-mo para fora; depois, fars para ti e para teu filho. 14 Porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: A farinha da panela no se acabar, e o azeite da botija no faltar, at ao dia em que o SENHOR d chuva sobre a terra.

Entenda: Faze primeiro para mim, depois para ti e para seu filho. Isto colocaria a f daquela mulher em ao. 4.4 Como Profeta verdadeiro ele viu sua profecia se cumprir. A farinha no se acabou da panela e azeite nunca mais faltou na botija, conforme a palavra do Senhor atravs de Elias. No a palavra de Elias, mas a palavra do Senhor atravs dele.
I Rs 17.15 E foi ela e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias. 16 Da panela a farinha se no acabou, e da botija o azeite no faltou, conforme a palavra do SENHOR, que falara pelo ministrio de Elias.

4.5 AGORA SIM, TUDO MUITO BEM. SUSTENTADO... ABENOADO... VENDO A PALAVRA DE DEUS SE CUMPRINDO, MAS... eis que de repente, adoece o filho da mulher e a doena vai piorando at que flego algum est nele. Novo problema, e agora mais grave. A mulher vem a ele com todo o mpeto e lhe faz severa reprovao. Elias agora se torna, aos olhos daquela senhora o matador do seu filho. O que fazer nesta hora? Fugir...correr... abandonar o ministrio... voltar s nossas atividades?

Ministrio, Conflitos e Compromisso

Pr. Eli J. Reis

Pgina 4

No... agora crer que Deus e o nosso Deus. Ele continua sendo o Senhor. Elias toma o rapaz no colo, levou para o quarto de cima e clamou ao Senhor...dizendo: Senhor, agora tambm at a esta viva ests afligindo? ... no a basta eu? Veja que esse CLAMOR um clamor srio. uma reclamao para Deus. Mas ao mesmo tempo em que clama ele TOMA P DA SITUAO. Ele entendeu-se sobre o menino por trs vezes e, mais uma vez, clamou ao Senhor, dizendo: Senhor meu Deus, rogo-te que torne a alma deste menino a entrar nele. E o Senhor ouviu a voz de Elias. Glria a Deus, que frase: E o Senhor ouvir a voz de Elias. E a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu. Ento a mulher disse: Nisto conheo, agora, que tu s homem de Deus e que a palavra do Senhor na tua boca verdade. Aleluia!!! 4.6 Deus manda que Elias volte ao Rei Acabe para lhe dizer que enviaria chuva sobre a Terra novamente. Elias e descobriu que a fome era sria em toda a Samaria. 4.7 Enquanto isso no Palcio Um homem chamado Obadias (Servo de Jav, ou Servo e Deus), vendo Jezabel destruir os profetas de Deus, havia escondido 100 deles em dois grupos de 50, numa cova, e os sustentou a po e gua. Acabe resolve sair pela terra e chama Obadias para ir por um caminha enquanto ele iria por outro, a fim de procurar pelas fontes das guas e tentar descobrir erva para conservar em vida os cavalos e mulas. 4.8 Elias chega a Samaria e encontra-se com Obadias, servo do Rei, que prostra-se diante dele e lhe diz: s tu o meu senhor Elias? Sim. Sou eu mesmo, vai e dize a Acabe que Elias est aqui. Eu, Obadias? Eu que vou falar sobre ti ao Rei. Olha aqui profeta... Acabe lhe procurou por toda a parte, no houve nao nem reino aonde o meu senhor no mandasse em busca de ti; e dizendo eles: Aqui no est, ento, ajuramentava os reinos e as naes, se eles te no tinham achado. Voc acha que eu vou a ele dizer que voc est aqui? Mas Obadias acabou cedendo e o anunciou a Acabe que o recebe com a pergunta: s tu o perturbador de Israel?

4.9 Elias se encoraja e responde a Acabe:


I Rs 18. 18 Ento, disse ele: Eu no tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do SENHOR e seguistes os baalins.

4.10

Elias, agora parte para o desafio: Pr. Eli J. Reis Pgina 5

Ministrio, Conflitos e Compromisso

I Rs 18. 19 Agora, pois, envia, ajunta a mim todo o Israel no monte Carmelo, como tambm os quatrocentos e cinqenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas de Aser, que comem da mesa de Jezabel. 20 Ento, enviou Acabe os mensageiros a todos os filhos de Israel e ajuntou os profetas no monte Carmelo.

4.11 Elias, mostra para Acabe, Jezabel e para o povo de Israel que o seu Deus o nico que tem todo o poder e autoridade, Deus lhe responde e leva o povo de Israel a matar os profetas de Baal. (I Rs 18.21-40)
I Rs 18.40 - E Elias lhes disse: Lanai mo dos profetas de Baal, que nenhum deles escape. E lanaram mo deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom e ali os matou.

4.12 O Tempo fechou sobre Elias Quando Jezabel soube que Elias havia matado os seus profetas. Mandoulhe um recado: Assim me faam os deuses e outro tanto, se decerto amanh a estas horas no puser a tua vida como a de um deles. I Rs 19.2. UMA MULHER CONTRA UM PROFETA. Que situao!!! Elias corre. Agora se tornam mais srios os seus conflitos... o seu medo.. e ele deseja morrer.
I R19. 3 O que vendo ele, se levantou, e, para escapar com vida, se foi, e veio a Berseba, que de Jud, e deixou ali o seu moo. 4 E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu em seu nimo a morte e disse: J basta, SENHOR; toma agora a minha vida, pois no sou melhor do que meus pais. 5 E deitou-se e dormiu debaixo de um zimbro; e eis que, ento, um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. 6 E olhou, e eis que sua cabeceira estava um po cozido sobre as brasas e uma botija de gua; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se. 7 E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque mui comprido te ser o caminho. 8 Levantou-se, pois, e comeu, e bebeu, e, com a fora daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites at Horebe, o monte de Deus.

Mas, com a fora da comida ele chega ao monte de Deus, a Horebe, depois de 40 dias e 40 noites.

4.13 Elias entra na caverna Sim Elias est no fundo do poo, no buraco. Eles no tem mais nimo. Ali seria um bom lugar para morrer, pelo menos ele estava no Monte de Deus. Mas ali, naquela caverna lhe vem a voz de Deus. Deus nos fala, tambm, quando estamos na caverna.
I Rs 19. 9 E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? 10 E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exrcitos, porque os filhos de Israel deixaram o teu concerto,

Ministrio, Conflitos e Compromisso

Pr. Eli J. Reis

Pgina 6

derribaram os teus altares e mataram os teus profetas espada; e eu fiquei s, e buscam a minha vida para ma tirarem.

EU fiquei s, disse Elias.... assim que nos sentimos muitas vezes. ESTOU S... E Deus ficou quieto... Mas 4.14 Elias foi chamado por Deus para fora da Caverna. Caverna no lugar de profeta. Caverna no lugar de Pastor. Caverna no lugar de Lder levantado por Deus para uma obra. Caverna no lugar de filho de Deus. Saindo da caverna, o Senhor passava, bem como um forte vento que fendia os montes e as penhas.... OBA!! Agora sim... com esse poder todo... eu estou vivendo o meu melhor. Mas o Senhor no estava no vento. Depois um terremoto: Agora sim... Mas o Senhor no estava no terremoto. Depois do terremoto um fogo.... ta poder.... mas o Senhor no estava no fogo. Mas, DEPOIS DO FOGO, uma voz mansa e delicada, que fez Elias envolver o seu rosto na capa e sair um pouco mais para fora, entrada da caverna... e a voz de DEUS era; 4.15 O QUE FAZES AQUI, ELIAS?

O que fazemos ns quando nos colocamos na caverna? O que fazemos ns quando queremos ver o vento soprar de maneira forte e maravilhosa? O que fazermos ns quando queremos ver os terremotos acontecendo? O que fazemos ns quando queremos ver o fogo? O que fazemos ns quando ouvimos a voz do Senhor, mansa e delicada? Elias responde com a mesma defesa: y y y y y Eu tenho sido em extremo zeloso pelo Senhor, Deus dos Exrcitos. Os filhos de Israel deixaram teu concerto Derribaram teus altares e mataram os teus profetas espada. E eu FIQUEI S E buscam a minha vida, para ma tirarem.

E DEUS RESPONDE: Est bem! Agora vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco, vem e unge: y y y y A Hazael, rei sobre a Sria. A Je, como rei de Israel. A Elizeu profeta em teu lugar. E tem mais, Elias, voc no o nico: Eu reservei em Israel sete mil, todos os joelhos que no se dobraram a Baal, e toda a boca no o no beijou. Pr. Eli J. Reis Pgina 7

Ministrio, Conflitos e Compromisso

Isto tudo que Elias no queria ouvir, mas , tambm tudo que ns no queremos ouvir. Vai, volta.. faz isto e aquilo... e unge algum para assumir o teu lugar... SABE QUAL FOI A PRIMEIRA COISA QUE ELIAS FEZ. Ungiu a Elizeu, que a partir daquele momento comeou a segui-lo.
I Rs 19. 19 Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; e ele estava com a duodcima. Elias passou por ele e lanou a sua capa sobre ele. 20 Ento, deixou ele os bois, e correu aps Elias, e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha me e, ento, te seguirei. E ele lhe disse: Vai e volta; porque que te tenho eu feito? 21 Voltou, pois, de atrs dele, e tomou uma junta de bois, e os matou, e, com os aparelhos dos bois, cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram. Ento, se levantou, e seguiu a Elias, e o servia.

Isso COMPROMISSO COM DEUS!!!.

II UM EXEMPLO NOS DISCPULOS DE JESUS


1. Uma viso ofuscada Lc 24.1-8 As mulheres (Maria Madalena, e Joana, e Maria, me de Tiago, e as outras que com elas estavam) que haviam ido ao sepulcro de Jesus, aps sua morte, no primeiro dia da semana, no o acharam. A pedra estava removida e entrando no acharam o corpo do Senhor. Perplexas elas viram dois anjos do Senhor que as perguntaram: Por que buscais o vivente entre os mortos? e ouviram mais: Ele ressuscitou e lembraram os anjos quelas mulheres que Jesus havia falado sobre sua ressurreio e que as palavras foram estas: Convm que o Filho do Homem seja entregue nas mos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia, ressuscite. E, ento, elas lembraram-se das suas palavras Anunciaram estas coisas aos apstolos, mas eles no acreditaram. Pedro foi correndo ao sepulcro, e viu somente os panos de linho. Ficou admirado. A Ressurreio de Jesus, apesar de profetizada pelo prprio Jesus, no foi algo que os apstolos conseguiram guardar no corao. A viso deles estava ofuscada, porque no imaginavam um Rei que viesse para morrer. A morte de Jesus tirou o foco da sua viso. 2. Uma viso secularista Dois discpulos seguiam pelo caminho de Emas, uma distncia de aproximadamente 11 km. Estavam vindo de Jerusalm. Era uma caminhada de frustrao... de decepo.. de discusso. Certamente diziam entre si: Quanto tempo perdido com ele! Ns acreditamos tanto. Ns pregamos tanto..E agora? To envolvidos eles no perceberam que um caminhante se aproxima e se junta a eles e entra na conversa deles. Eles pararam entristecidos, Semblantes cados; olhos cheios de lgrimas; S derrota... s frustrao.

Ministrio, Conflitos e Compromisso

Pr. Eli J. Reis

Pgina 8

Talvez, at mesmo sem olhar para o companheiro viajante, eles o perguntam com uma certa dose de sarcasmo: s tu o nico que tendo estado em Jerusalm, ignoras as ocorrncias destes ltimos dias?. Quais perguntou-lhes o viajante: Eles responderam: O que aconteceu com Jesus, o nazareno, que era varo profeta e poderoso em palavras diante de Deus e de todo o povo. E como os principais sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado morte e o crucificaram. DESNIMO TOTAL. Ento dizem: Ora, ns espervamos que fosse ele quem haveria de remir a Israel, mas, depois de tudo isto, j o terceiro dia, desde que tais coisas sucederam. INCREDULIDADE verdade que algumas mulheres foram ao sepulcro e no acharam o corpo. verdade que outros de ns foram ao sepulcro e comprovaram ser verdade o que as mulheres disseram, mas no o viram. O SERMO DO VIAJANTE - nscios e tardos de corao para crer ... e exps-lhes as escrituras tudo o que elas falam sobre Jesus. O DIA TERMINA E A NOITE CHEGA e eles resolvem parar numa aldeia, mas o viajante faz como quem vai continuar a viagem, ao que constrangidos por eles a ficar ali. Chega o momento da ceia, e o viajante, Jesus, toma o po em suas mos e o parte, SOMENTE NO PARTIR DO PO Jesus foi reconhecido. Mas ele desapareceu. Agora eles diziam: O nosso corao no ardia quando ele falava?.. Ento eles no seguem mais o caminho da derrota... eles voltam para Jerusalm e procuram os demais discpulos. Agora eles tem uma nova conversa. Eles tm uma nova mensagem; eles tem UM NOVO COMPROMISSO

CONCLUSO
Ns no somos em nada diferente de Elias nem dos discpulos e apstolos de Jesus. Muitas vezes estamos mesmo querendo ir para Emas. Emas significa banhos quentes. tudo o que queremos no inverno das nossas vidas. No inverno da vida ministerial, nada melhor que um banho quente. Queremos correr outras vezes com o pouco de fora que ainda temos e chegar ao monte de Deus e entrar numa caverna, para no ver nem a banda passar. Achamos que estamos sozinhos e que ningum compartilha da nossa dor, do nosso sofrimento, da nossa fuga, do nosso medo, das nossas frustraes. nessa hora que precisamos deixar que a voz de Deus penetre na caverna onde estamos. nesta hora que precisamos sair da caverna para vermos o que Deus ainda tem planejado para ns. nessa hora que precisamos no de um vento, um terremoto, um fogo... mas ouvir a delicada e mansa voz de Deus. Ele ainda tem um propsito conosco. Ele ainda tem bno e graa.;.. At o momento em que ele vai precisar de ns e ns deveremos ter, j, ungido aquele que vai ficar em nosso lugar. Ministrio, Conflitos e Compromisso Pr. Eli J. Reis Pgina 9

Seja como for eu e voc estamos comprometidos com Deus. Como estamos comprometidos com Deus, estamos comprometidos com a Igreja e como o ser humano; como estamos comprometidos com a Igreja, estamos comprometidos com aqueles que nos conduzem no Senhor. Ns no somos donos do rebanho de Cristo Jesus. Ns no somos donos da Igreja. Ele pertence a Deus. Ns somos meros servos. Eu gosto de dizer: SERVO E NADA MAIS! Porque ser servo de Jesus a maior de todas as maravilhas. Que o Senhor abenoe nossas vidas!

Ministrio, Conflitos e Compromisso

Pr. Eli J. Reis

Pgina 10

Apndice. A IGREJA O NICO EXRCITO QUE DEIXA SEUS FERIDOS PARA TRS

1 Sm. 30:1-20 Na Guerra moderna matar no mais o objetivo principal, e sim ferir. At o calibre das armas militares foram reduzidas. O objetivo ferir o inimigo, por que um inimigo ferido ter necessidade de ser atendido. No mnimo 2 ou 3 homens iro prestar socorro. Esta a estratgia de Satans, ferir os irmos, porque ele sabe que a igreja no vir a trs dele. Nenhum exrcito deixa seus feridos para trs, somente a igreja. Quando me refiro a igreja no estou falando do corpo de Cristo e sim de instituies humanas. Agora, uma pergunta fica em meu corao. Ser que ns, a Igreja do Senhor Jesus, temos atendido aos nossos irmos fracos, abatidos, desviados e desanimados? A resposta no. Quantos que se convertem em nossa Igreja, so batizados, integrados e j no esto mais entre ns? Quantos ficaram para trs? Quantas vidas perdemos para o mundo e para o Diabo? Quantas vidas voc pastor j perdeu? O pior que no fazemos nada. O texto que acabamos de ler, conta uma histria, que aconteceu no tempo do rei Davi, quando ele saiu com seu exrcito para batalha, vieram os amalequitas contra seu povo, inclusive seus filhos e mulheres e os levaram cativos. Ao retornarem verificaram entristecidos a grande perda que haviam sofrido e choraram amargamente. Davi, porm buscou ao Senhor em orao, foi reanimado e foi atrs da sua famlia. Ele partiu com seiscentos homens, no possuam pistas, estavam cansados, mas encontrou no caminho um egpcio. O Homem estava doente, faminto e sedento, Davi perguntou-lhe: Quem s tu e de onde vem ele sem demora, respondeu: Sou servo amalequita, e meu senhor me deixou aqui, porque adoeci h trs dias. I Sm. 30:13. Pelo visto, a filosofia do povo amalequita era bem semelhante nossa. Enquanto o servo estava produzindo, trabalhando e lutando tinha valor. No versculo 14 ele conta o quanto era forte antes de adoecer Ns demos com mpeto contra a banda do sul dos queretitas, contra o territrio de Jud e contra a banda do sul de Calebe e pusemos fogo em Ziclague. Ao usar a expresso ns ele estava dizendo: Eu participei da batalha ou Eu fui um dos soldados nessa batalha. Mas bastou adoecer e perder o vigor deixou de ter serventia e foi abandonado para que morresse pelo caminho. Mesmo sabendo que aquele egpcio participara do ataque, que era adversrio, Davi no o sacrificou. Ele sabia do valor de uma vida para o Senhor. Pelo contrrio, deu-lhe de comer e beber, pois j estava abandonado havia trs dias. Vendo aquele homem que algum lhe estava dando importncia, recobrou o vigor e a vontade. Ento, um indivduo antes descartvel, uma vez restaurado e valorizado, transformou-se num trunfo de grande livramento. Davi soube utilizar o inutilizvel e atravs dele conseguiu localizar seus adversrios e resgatar todos os cativos ainda com vida. Quantos em nossos dias fazem o mesmo que o amalequita fez, deixam para trs pastores, presbteros, diconos, cooperadores, obreiros, oficiais, dirigentes e auxiliares. Sabem que esto passando por maus momentos, sabem que esto com Ministrio, Conflitos e Compromisso Pr. Eli J. Reis Pgina 11

problemas, sabem que a angustia lhes corri a alma, mesmo assim esto ocupados demais para voltar atrs e cuidar dos feridos, se esquece da parbola da ovelha perdida, que devem deixar as noventa e nove e cuidar somente de uma se for preciso. Quando Pedro negou a Jesus trs vezes, como ficou seus sentimentos, ser que ainda se considerava um apstolo, ser que ainda se considerava um soldado do mestre, ou o sentimento de culpa lhe invadiu a alma, e satans aproveitou a oportunidade para acus-lo de dia e noite. Mas o que o fez voltar e permanecer junto dos demais discpulos? Em Marcos 16:7, encontramos as palavras do anjo que diz: Mas ide e dizei aos discpulos e a Pedro, isto porque o mesmo estava tomado por sentimentos de culpa, sua alma o condenava no se considerava mais um discpulo do Senhor, mas o bom Pastor, o verdadeiro Pastor do Salmo 23, que Davi conhecia to bem, no era como os amalequitas, que abandonam seus soldados feridos. O Senhor Jesus sabia dos sentimentos de Pedro, e deu ordens ao anjo para pronunciar a Pedro de forma diferenciada dos demais apstolos, para que ele soubesse que seu mestre ainda contava com ele, que ele ainda era importante para o seu Deus, e assim Pedro pode ser a grande coluna da igreja primitiva, pois o nosso bom pastor sabe cuidar com perfeio dos soldados feridos.

Infelizmente a Igreja, no est preparada para cuidar dos feridos, daqueles que vo ficando no caminho, seja por infelicidade na vida ou por causa de seus prprios erros. Parece-me ser mais fcil excluir, deixar pra l como se os feridos no tivessem feito parte de nada e que simplesmente acabaram. Triste ver um rastro ficando atrs da Igreja de soldados feridos, de gente esquecida! A Igreja usa as pessoas at o ponto que elas tm pra dar, seja seu dinheiro, seu tempo seu potencial e depois dispensa, deixando de expressar a maior nfase de Cristo. O AMOR DE DEUS. No deixe os soldados feridos morrerem perto de voc! O que seria de Paulo, se no fosse Barnab? O que seria de Marcos, se no fosse Barnab? O que seria de ns, se o Senhor desistisse de nossas vidas? Para finalizar quero deixar trs mensagens ao seu corao: 1. Faa como Jesus, transforme um soldado ferido na principal coluna do seu ministrio. 2. Faa como Davi, que transformou um inimigo ferido e abandonado, num grande trunfo de livramento. 3. Faa como Barnab, que acreditou em Paulo e em Marcos, e os transformou em instrumentos poderosos nas mos do Senhor. Cndido Mrio de Queiroz, pr
http://voltandoapalavra.blogspot.com/2011/09/igreja-e-o-unico-exercito-que-deixa.html

Ministrio, Conflitos e Compromisso

Pr. Eli J. Reis

Pgina 12

Potrebbero piacerti anche