Sei sulla pagina 1di 11

ABSORO "Processo fsico no qual um material coleta e retem outro, com a formao de uma mistura.

A absoro pode ser acompanhada de uma reao qumica" (ABNT, 1973). "Absoro de um gs o mecanismo pelo qual um ou mais elementos so removidos de uma corrente gasosa, por dissoluo desses elementos num solvente lquido seletivo (...) Do ponto de vista da poluio do ar, a absoro til como mtodo de reduzir ou eliminar a descarga de poluentes do ar na atmosfera" (Danielson, 1973). "Absoro: de radiao ? diminuio da radiao pela travessia de um gs, um liquido ou um slido. Tal o caso da radiao solar que, sem a atmosfera terrestre, suscetvel de transmitir 1,36 KW por m2 de superfcie perpendicular. A atmosfera absorve cerca da metade dessa energia nos casos mais favorveis; (...) de um gs ? quantidade retida por um lquido ou um slido. Aumenta geralmente quando a temperatura diminui e quando a presso aumenta. Se a absoro se faz superfcie, chama?se, freqentemente, adsoro" (Lemaire & Lemaire, 1975). AERAO "Reoxigenao da gua com a ajuda do ar. A taxa de oxignio dissolvido, expressa em % de saturao, uma caracterstica representativa de certa massa de gua e de seu grau de poluio (...) Para restituir a uma gua poluda a taxa de oxignio dissolvido ou para alimentar o processo de biodegradao das matrias orgnicas consumidoras de oxignio, preciso favorecer o contato da gua e do ar. A aerao pode tambm ter por fim a eliminao de um gs dissolvido na gua: cido carbnico, hidrognio sulfurado" (Lemaire & Lemaire, 1975). AERBIO/ANAERBIO Aerbios so organismos para os quais o oxignio livre do ar imprescindvel vida. Os anaerbios, ao contrrio, no requerem ar ou oxignio livre para manter a vida; aqueles que vivem somente na total ausncia do oxignio livre so os anaerbios estritos ou obrigatrios; os que vivem tanto na ausncia quanto na presena de oxignio livre so os anaerbios facultativos. "Aerbio ? diz?se de um organismo que no pode viver em ausncia do oxignio" (Dajoz, 1973). Respirao aerbia "Toda oxidao bitica na qual o oxignio gasoso (molecular) o receptor de hidrognio (oxidante); respirao anaerbia ? oxidao bitica na qual o oxignio gasoso no intervm. O eltron absorvente (oxidante) um composto diferente do oxignio" (Odum, 1972). AEROBIOSE/ANAEROBIOSE Aerobiose a condio de vida em presena do oxignio livre; ao contrrio, a anaerobiose a condio de vida na ausncia do oxignio livre. "Aerobiose ? vida em um meio em presena do oxignio livre. Anaerobiose ?

vida existente sob condies anaerbias, isto , num meio onde no exista oxignio livre" (Carvalho, 1981). AEROSSOL Adjetivo usado para designar produtos envasados em recipientes a presso, que se expelem em forma de partculas slidas ou lquidas de tamanho coloidal, finamente divididas em um gs. "Desde o ponto de vista ambiental, segundo diversos cientistas, alguns dos agentes propulsores liquefeitos (dos aerossis), como o tricloromonofluormetano (CCl3F) ou o diclorodifluormetano (CCl2F2), podem afetar negativamente a capa de oznio da estratosfera. Tais hidrocarbonetos halogenados, lanados na atmosfera, alcanam a estratosfera alguns anos depois, onde se decompem pela ao da radiao ultravioleta, liberando tomos de cloro. Os tomos de cloro participam dos mecanismos de decomposio do oznio que atua como barreira protetora da radiao ultravioleta. A destruio do oznio expe os seres vivos a uma radiao ultravioleta maior, claramente prejudicial" (Diccionario de la Naturaleza, 1987). Em controle da poluio do ar Partculas slidas ou lquidas de tamanho microscpico dispersas em meio gasoso. GUA BRUTA "gua de uma fonte de abastecimento, antes de receber qualquer tratamento" (ABNT. 1973). GUA POTVEL " aquela cuja qualidade a torna adequada ao consumo humano" (Portaria n 56/Bsb, de 14.03.77). "gua que satisfaz aos padres de potabilidade. No Brasil, definidos pela PB?19 da ABNT" (ABNT, 1973). "gua destinada ao consumo humano. Deve ser incolor e transparente a uma temperatura entre 8 e 11C, no devendo tambm conter germes patognicos (nem) nenhuma substncia que possa prejudicar a sade" (Carvalho, 1981). GUA TRATADA "gua a qual tenha sido submetida a um processo de tratamento, com o objetivo de torn-la adequada a um determinado uso" (Batalha, 1987). GUA SUBTERRNEA "Suprimento de gua doce sob a superfcie da terra, em um aqfero ou no solo, que forma um reservatrio natural para o uso do homem" (The World Bank, 1978). " aquela que se infiltra nas rochas e solos caminhando at o nvel hidrosttico" (Guerra, 1978).

"gua do subsolo, ocupando a zona saturada" (DNAEE, 1976). "A parte da precipitao total contida no solo e nos estratos inferiores e que esta livre para se movimentar pela influncia da gravidade" (USDT, 1980). "gua do subsolo que se encontra em uma zona de saturao situada acima da superfcie fretica" (ACIESP, 1980). GUAS RESIDURIAS "Qualquer despejo ou resduo lquido com potencialidade de causar poluio" (ABNT, 1973). "Resduos lquidos ou de natureza slida conduzidos pela gua, gerados pelas atividades comerciais, domsticas (operaes de lavagem, excretas humanas etc.) ou industriais" (Diccionario de la Naturaleza, 1987). ALCALINIDADE "Capacidade das guas em neutralizar compostos de carter cido, propriedade esta devida ao contedo de carbonatos, bicarbonatos, hidrxidos e ocasionalmente boratos, silicatos e fosfatos. expressa em miligramas por litro ou equivalentes de carbonato de clcio" (ABNT, 1973). "A alcalinidade das guas servidas devida presena de hidrxidos, carbonatos e bicarbonatos de elementos como clcio, magnsio, sdio, potssio ou amnia. Desses todos, o clcio e o magnsio so os mais comuns bicarbonatos. Os esgotos so, em geral, alcalinos, recebendo essa alcalinidade das guas de abastecimento, das guas do subsolo e materiais adicionados pelo uso domstico" (Amarlio Pereira de Souza, informao pessoal, 1986). ALDEDOS "Qualquer classe de compostos orgnicos contendo o grupo R-CHO, intermedirio no estado de oxidao entre lcoois primrios e cidos carboxlicos. Atualmente h grande preocupao no Brasil pelos aldedos originrios da queima de lcool em veculos automotores" (Braile, 1992). ANLISE AMBIENTAL Exame detalhado de um sistema ambiental, por meio do estudo da qualidade de seus fatores, componentes ou elementos, assim como dos processos e interaes que nele possam ocorrer, com a finalidade de entender sua natureza e determinar suas caractersticas essenciais. ANLISE DE CUSTO-BENEFCIO "Tcnica que tenta destacar e avaliar os custos sociais e os benefcios sociais de projetos de investimento, para auxiliar a decidir se os projetos devem ou no ser realizados (...) O objetivo identificar e medir as perdas e ganhos em valores econmicos com que arcar a sociedade como um todo, se o projeto em questo for realizado" (Bannock et alii, 1977). "A primeira tcnica formal de avaliao (ambiental) conhecida e a que tem sido mais aceita. Foi desenvolvida inicialmente em projetos de engenharia, sobretudo no que se refere s estruturas hidrulicas, ainda que hoje em dia

seu campo de aplicao se tenha ampliado consideravelmente para incluir a ordenao e a gesto dos recursos, os programas educativos, os projetos de construo etc." (Diccionario de la Naturaleza, 1987). AUDITORIA AMBIENTAL Instrumento de poltica ambiental que consiste na avaliao e documentada e sistemtica das instalaes e das prticas operacionais e de manuteno de uma atividade poluidora, com o objetivo de verificar: a obedincia aos padres de controle e qualidade ambiental; os riscos de poluio acidental e a eficincia das respectivas medidas preventivas; o desempenho dos gerentes e operrios nas aes referentes ao controle ambiental; a pertinncia dos programas de gesto ambiental interna ao empreendimento. Prevista pela legislao de diversos pases, notadamente aps as diretrizes baixadas pela Comunidade Europia, a auditoria ambiental pode ser voluntria, isto , realizada por iniciativa das empresas com o fito de controle interno de suas diferentes unidades de produo, servindo ainda para justificao junto a seguradoras. A Constituio do Estado do Rio de Janeiro determinou, no inciso XI do artigo 258: "a realizao peridica, preferencialmente por instituies e sem fins lucrativos, de auditorias nos sistemas de controle de poluio e preveno de riscos de acidentes das instalaes e atividades de significativo potencial poluidor, incluindo a avaliao detalhada dos efeitos de sua operao sobre a qualidade fsica, qumica e biolgica dos recursos ambientais". A Lei n 1.898, de 26.11.91, regulamentou a realizao das audincias pblica nesse estado, definindo em seu artigo 1: "(...) denomina-se auditoria ambiental a realizao de avaliaes e estudos destinados a determinar: I - os nveis efetivos e potenciais de poluio ou de degradao ambiental provocados por atividades de pessoas fsicas e jurdicas; II - as condies de operao e de manuteno dos equipamentos e sistemas de controle da poluio; III - as medidas a serem tomadas para restaurar o meio ambiente e proteger a sade humana; IV - a capacitao dos responsveis pela operao e manuteno dos sistemas, rotinas, instalaes e equipamentos de proteo do meio ambiente e da sade dos trabalhadores". Auditoria de conformidade (compliance audit) Auditoria ambiental destinada a verificar o grau de cumprimento, por parte de uma empresa, das normas e padres de controle e de qualidade ambiental. Auditoria de fiscalizao interna ou auditoria corporativa (corporative audit) Auditoria ambiental realizada pela empresa matriz em uma de suas subsidirias para nela verificar a estrutura organizacional, os papis e responsabilidades e o desempenho na implementao da poltica ambiental estabelecida. Auditoria da localizao (site audit) Considerada por muitos autores como a mais completa, a auditoria ambiental que se dedica a examinar todos os aspectos de desempenho de uma empresa, inclusive a verificao, por meio de monitoramento, da qualidade dos fatores ambientais que afeta, no local onde se acha instalada.

Auditoria de produto (product audit) Aquela que cobre diversos aspectos dos impactos ambientais que podem ser gerados pelos produtos: desenho, manufatura, uso e disposio final, incluindo as embalagens e at mesmo os provveis impactos da legislao que incide sobre o mercado atual e futuro. Auditoria de questes especficas (issue audit) Auditoria ambiental na qual se examinam um ou mais aspectos de interesse, selecionados com a finalidade de definir aes ou metas especficas de controle ambiental. Auditoria de resduos, efluentes e emisses Aquela realizada para identificar e quantificar os lanamentos de poluentes no meio ambiente, podendo incluir as prticas e procedimentos de tratamento, manejo e destino final dos rejeitos e se estender, quando o caso, s instalaes das empresas contratadas para process-los. Auditoria de responsabilidade (liability audit) Auditoria ambiental conduzida com a finalidade de demonstrar que a empresa cumpre com todas as suas responsabilidades legais, como condio para se habilitar a cobertura por companhia de seguros. BIFENILAS POLICLORADAS (PCB, ASCAREL) "So substncias orgnicas que consistem em uma molcula bifenila, com ou sem substituintes alquila ou arila, na qual mais de um tomo de cloro substitudo no ncleo bifenila. Os produtos comerciais so misturas de compostos clorados em vrios graus, de acordo com o uso pretendido, tambm podendo conter baixos teores de impurezas altamente txicas como clorobenzotioxinas e policlorodibenzofuranos. Os leos que contm PCBs so conhecidos, sob denominaes comerciais, como Ascarel, Aroclor, Clophen, Phenoclor, Kaneclor, Pyroclor, Inerteen, Pyranol, Pyralene e outros. So leos que apresentam PCBs em sua composio qumica, combinados com solventes orgnicos (...) Os PCBs podem se apresentar como leo ou slido branco cristalino, tendendo a sedimentar?se quando em mistura com gua, em funo de seu maior peso especfico (...) Os efeitos txicos dos PCBs nos seres humanos, a partir da ingesto ou do contato, passaram a ser observados atravs do acompanhamento de inmeros acidentes, o pior deles ocorrido em 1968, no Japo, quando mais de 1500 pessoas foram afetadas com leo de arroz contaminado" (FEEMA, 1988). BIOACUMULAO, ACUMULAO NA CADEIA ALIMENTAR "O lanamento de resduos ou dejetos, mesmo em pequenas quantidades, pode ser a causa de uma lenta acumulao pelo canal dos produtores vegetais e dos consumidores ulteriores (herbvoros, carnvoros). Esta concentrao na cadeia alimentar pode constituir uma ameaa direta para os organismos vegetais e animais, assim como para os predadores, inclusive o homem. A bioacumulao mais freqente e pronunciada no meio aqutico. Sua importncia depende da taxa de metabolismo, ou de eliminao dos produtos, considerada em cada organismo aqutico. Os seguintes produtos so conhecidos como tendo tendncia a se acumular nos sistemas marinhos: compostos de cdmio, mercrio e chumbo, Aldrin, Dieldrin, Endrin, DDT,

difenilas polihalogenadas, hexacloro benzeno, BHC, heptacloro" (Lemaire & Lemaire, 1975). BIODEGRADVEL Substncia que pode ser decomposta por processos biolgicos naturais. "Diz-se dos produtos suscetveis de se decompor por microorganismos" (Lemaire & Lemaire, 1975). "Um grande nmero de substncias dispersas no meio ambiente so instveis (...) Em muitos casos, os microorganismos: bactrias, edficos ou aquticos desempenham um papel ativo nessa decomposio; diz-se ento que a substncia biodegradvel" (Charbonneau, 1979). CORPO (DE GUA) RECEPTOR a parte do meio ambiente na qual so ou podem ser lanados, direta ou indiretamente, quaisquer tipos de efluentes, provenientes de atividades poluidoras ou potencialmente poluidoras. "Rios, lagos, oceanos ou outros corpos que recebam efluentes lquidos, tratados ou no" (The World Bank, 1978). "Cursos d'gua naturais, lagos, reservatrios ou oceano no qual a gua residuria, tratada ou no, lanada" (ACIESP, 1980). CONTROLE DE QUALIDADE " o conjunto de atividades desenvolvidas numa empresa, onde se somam aes de planejamento, programao e coordenao de esforos de todos os seus setores, objetivando obter e manter a qualidade (de seus produtos ou servios) fixada por um dado referencial" (Batalha, 1987). CRITRIOS DE QUALIDADE AMBIENTAL Baseados no conhecimento cientfico e nas informaes existentes sobre o comportamento dos componentes ambientais e suas interaes, os critrios de qualidade ambiental so o conjunto de princpios, normas e padres que servem de base para a apreciao, formao ou confirmao de julgamentos quanto qualidade do meio ambiente ou de seus componentes. Estabelecidos para o sistema ambiental como um todo, ou para cada um de seus componentes, os critrios de qualidade servem como referencial para o controle da degradao ambiental e da poluio. Neste ltimo sentido, por exemplo, a DZ 302 Usos Benficos da gua - Definies e Conceitos Gerais define: "critrios so requisitos ou julgamentos referentes qualidade e/ou quantidade baseados sempre que possvel em determinaes cientficas que devem ser identificadas e so passveis de controle" (FEEMA/PRONOL DZ 302). (para comparao, ver PARMETRO e PADRO) Critrios de qualidade da gua "Sistemticas, mtodos e padres adotados para o estabelecimento e aplicao de polticas de controle da qualidade da gua" (ABNT, 1973). "O nvel de poluentes que afeta a adequabilidade da gua para um

determinado uso: em geral, a classificao dos usos da gua inclui: abastecimento pblico; recreao; propagao de peixes e outros seres aquticos; uso agrcola e industrial" (The World Bank, 1978). Critrios de qualidade do ar "So a expresso do conhecimento cientfico sobre a relao entre as diferentes concentraes de poluentes do ar e seus efeitos adversos no homem e no meio ambiente. So baixados para assistir os Estados no desenvolvimento dos padres de qualidade do ar. Os critrios de qualidade do ar so descritivos, quer dizer, descrevem os efeitos que se observam ocorrer quando o nvel de um poluente do ar alcana um valor especfico, num perodo de tempo tambm especfico" (U.S. Departament of Health, Education and Welfare, 1969). "O nvel de poluio prescrito para o ar, que no pode ser excedido legalmente durante um tempo especfico, em uma dada rea geogrfica" (The World Bank, 1978). "So os nveis e tempos de exposio nos quais ocorrem efeitos prejudiciais sade e ao bem-estar" (Braile, 1983). CUSTO AMBIENTAL Custo social de uma atividade incidente sobre os recursos ambientais, isto , o custo da degradao da qualidade de um ou mais fatores ambientais e de qualquer forma de perda ou uso de recursos ambientais por uma atividade humana. "Danos e perdas com que arca a sociedade como conseqncia dos prejuzos causados por degradao ambiental, substituio dos usos do solo (cultivos tradicionais, por exemplo), diminuio da qualidade da gua etc."(Diccionario de la Naturaleza, 1987). DEMANDA BIOQUMICA DE OXIGNIO (DBO) " a determinao da quantidade de oxignio dissolvida na gua e utilizada pelos microorganismos na oxidao bioqumica da matria orgnica. o parmetro mais empregado para medir a poluio, normalmente utilizando?se a demanda bioqumica de cinco dias (DB05). A determinao de DBO importante para verificar?se a quantidade de oxignio necessria para estabilizar a matria orgnica" (Amarlio Pereira de Souza, informao pessoal, 1986). " a medida da quantidade de oxignio consumido no processo biolgico de oxidao da matria orgnica na gua. Grandes quantidades de matria orgnica utilizam grandes quantidades de oxignio. Assim, quanto maior o grau de poluio, maior a DBO" (The World Bank, 1978). "Quantidade de oxignio utilizado na oxidao bioqumica da matria orgnica, num determinado perodo de tempo. Expressa geralmente em miligramas de oxignio por litro" (Carvalho, 1981).

DEMANDA QUMICA DE OXIGNIO (DQO)

"Medida da capacidade de consumo de oxignio pela matria orgnica presente na gua ou gua residuria. expressa como a quantidade de oxignio consumido pela oxidao qumica, no teste especfico. No diferencia a matria orgnica estvel e assim no pode ser necessariamente correlacionada com a demanda bioqumica de oxignio" (ACIESP, 1980). " utilizada para medir a quantidade de matria orgnica das guas naturais e dos esgotos. O equivalente ao oxignio da matria orgnica que pode ser oxidado e medido usando-se um forte agente oxidante em meio cido. Normalmente, usa-se como oxidante o dicromato de potssio. O teste de DQO tambm usado para medir a quantidade de matria orgnica em esgotos que contm substncias txicas. Em geral, a DQO maior que a DBO. Para muitos tipos de despejos, possvel correlacionar DQO com DBO, correlao que, uma vez estabelecida, permite substituir a determinao da DBO pela da DQO" (Amarlio Pereira de Souza, informao pessoal, 1986). DIAGNSTICO AMBIENTAL A expresso diagnstico ambiental tem sido usada na FEEMA e em outras instituies brasileiras (rgos ambientais, universidades, associaes profissionais) com conotaes as mais variadas. O substantivo diagnstico do grego "diagnostiks", significa o conhecimento ou a determinao de uma doena pelos seus sintomas ou conjunto de dados em que se baseia essa determinao. Da, o diagnstico ambiental poder se definir como o conhecimento de todos os componentes ambientais de uma determinada rea (pas, estado, bacia hidrogrfica, municpio) para a caracterizao da sua qualidade ambiental. Portanto, elaborar um diagnstico ambiental interpretar a situao ambiental problemtica dessa rea, a partir da interao e da dinmica de seus componentes, quer relacionados aos elementos fsicos e biolgicos, quer aos fatores scioculturais. A caracterizao da situao ou da qualidade ambiental (diagnstico ambiental) pode ser realizada com objetivos diferentes. Um deles , a exemplo do que preconizam as metodologias de planejamento, servir de base para o conhecimento e o exame da situao ambiental, visando a traar linhas de ao ou tomar decises para prevenir, controlar e corrigir os problemas ambientais (polticas ambientais e programas de gesto ambiental). Nesse sentido, a legislao de muitos pases determina a realizao peridica desse tipo de diagnstico, em mbito nacional, s vezes incluindo, alm da situao ambiental, uma avaliao do resultado da poltica ambiental ou dos programas de gesto que tm sido implementados. Esses relatrios de diagnstico denominam?se, genericamente, pelo PNUMA "National Environmental Reports", em ingls, e "Diagnsticos Ambientales Nacionales", em espanhol. O "National Environmental Policy Act (NEPA)", decretado pelo governo dos Estados Unidos da Amrica em 1970, estabeleceu que o Presidente daquele pas apresentar ao Congresso, anualmente, um "Environmental Quality Report", a ser preparado pelo "Council of Environmental Quality (CEQ)", que deve conter: (1) o estado e a condio dos principais recursos ambientais naturais, feitos ou alterados pelo homem, incluindo florestas, terras secas e midas, campos, ambientes urbanos, suburbanos e rurais; (2) as tendncias existentes ou previsveis da qualidade, da gesto e da utilizao de tais ambientes e seus efeitos nas exigncias sociais e culturais da Nao; (3) a adequao dos recursos naturais

disponveis s exigncias humanas e econmicas da Nao, luz das necessidades expressas pela populao; (4) uma anlise dos programas e atividades (incluindo os regulamentos) do governo federal, dos estados e dos governos locais, de entidades no governamentais ou de indivduos, com particular referncia a seus efeitos no ambiente e na conservao, desenvolvimento e utilizao dos recursos naturais; (5) um programa para remediar as deficincias dos programas e atividades existentes, juntamente com recomendaes quanto legislao. Desde 1972, o CEQ tem apresentado os relatrios anuais correspondentes, que so tambm publicados e comercializados normalmente pela imprensa oficial americana. Vrios outros pases reconheceram a importncia da elaborao dos diagnsticos ambientais nacionais e determinaram por lei sua realizao (Japo, Sucia, Israel, Espanha, Itlia, Alemanha, Venezuela etc.). A entidade de proteo ambiental da Sucia foi quem primeiro comeou essa prtica, em 1969. No Brasil, a SEMA patrocinou a execuo do primeiro Relatrio de Qualidade do Meio Ambiente (RQMA), publicado em 1984. O Decreto n 88.351, de 01.06.83, assim como os decretos que o modificaram a partir de ento, estabelece em seu artigo 16 a competncia do IBAMA para, com base em informao fornecida pelos rgos Setoriais do SISNAMA, preparar anualmente um relatrio sobre a situao do meio ambiente no Pas, incluindo os planos de ao e programas em execuo, a ser publicado e submetido considerao do CONAMA, em sua segunda reunio do ano subseqente. No Estado do Rio de Janeiro, embora no exista determinao legal neste sentido, a elaborao de diagnsticos ambientais, no mbito estadual, tem sido praticada desde 1977, para apoio ao planejamento das atividades da FEEMA ou para outros fins. O resultado do primeiro diagnstico ambiental do Estado foi um mapa onde se indicavam os mais importantes problemas ambientais associados s diferentes formas de atuao da FEEMA. Em 1978, publicou?se o Diagnostico Ambiental do Estado do Rio de Janeiro, para cinco das Regies?Programa. Para a Regio Metropolitana, havia sido realizado, em 1977, o projeto "ndices de Qualidade do Meio Ambiente", em convnio com a FUNDREM. Com a criao da Diviso de Planejamento Ambiental, denominada, a partir de 1988, Diviso de Estudos Ambientais, tem sido realizados alguns diagnsticos ambientais do Estado e de diversos municpios. Outro uso e significado da expresso diagnstico ambiental que se tem disseminado no Brasil o referente a uma das tarefas ou etapas iniciais dos estudos de impacto ambiental (EIA) que consistem na descrio da situao de qualidade da rea de influncia da ao ou projeto cujos impactos se pretende avaliar. Em francs, essa etapa do EIA chama?se "analyse de l'tat de l'environnement". Em ingls, assume diversas denominaes, de acordo com o autor ou o pas de origem: "environmental inventory" (Canter, 1977), definido como a descrio completa do meio ambiente, tal como existe na rea onde se esta considerando a execuo de uma dada ao; "inicial reference state" (Munn, 1979), definida como o conhecimento da situao ambiental da rea, por meio do estudo de seus atributos; "environmental setting" e "description of baseline conditions" (Bisset, 1982); "evaluation of existing situation" (Clark, 1979), definida como a natureza das condies ambientais e socioeconmicas existentes na rea circunvizinha a um projeto proposto, de modo que os impactos possam ser identificados e suas implicaes avaliadas; "baseline data" (Beanlands 1983). Em espanhol, "marco ambiental" (legislao mexicana), "situacin ambiental" (Nicargua). De um modo geral, as diversas legislaes nacionais de proteo ambiental e

seus procedimentos determinam a realizao de estudos sobre as condies ambientais da rea a ser afetada por um projeto ou ao, como parte do relatrio de impacto ambiental, definindo sua abrangncia de acordo com o conceito de meio ambiente estabelecido por lei (ver os diversos conceitos legais em meio ambiente). A legislao brasileira oficializou a expresso "diagnstico ambiental da rea" para designar esses estudos, no item correspondente ao contedo mnimo do Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA) ( 1, art. 18, Decreto n 88.351/83). DIOXINA "Tetraclorodibezoparadioxina (TCDD). Composto altamente txico e persistente, que se forma na elaborao de herbicidas, como o 2,4,5T" (Diccionario de la Naturaleza, 1987). "So chamadas de ultravenenos, pela sua alta toxidez. As dibenzoparadioxinas policloradas (PCDD) e os "furanos, so duas sries de compostos com ligaes tricclicas aromatizadas, involuntariamente sintetizadas de forma plana com caractersticas fsicas, biolgicas, qumicas e txicas semelhantes (...) A dioxina tem uma DL/50 (dose letal) de 0,001 Mg/Kg (sic)" (Braile, 1992). ESTAO DE TRATAMENTO Conjunto de instalaes, dispositivos e equipamentos destinados ao tratamento. Quando dedicada a tratar gua bruta para uso pblico ou industrial, chama-se estao de tratamento de gua (ETA); para tratamento de esgotos domsticos, estao de tratamento de esgotos (ETE); para esgotos industriais, estao de tratamento de despejos industriais (ETDI) ou estao de tratamento de efluentes industriais (ETEI). OXIGNIO Oxignio consumido "Quantidade de oxignio necessrio para oxidar a matria orgnica e inorgnica numa determinada amostra" (ACIESP, 1980). Oxignio dissolvido (OD) "Oxignio dissolvido em gua, gua residuria ou outro lquido, geralmente expresso em miligramas por litro, partes por milho ou percentagem de saturao" (ACIESP, 1980). "O oxignio dissolvido requerido para a respirao dos microorganismos aerbios e de todas as outras formas de vida aerbias. O oxignio s fracamente dissolvido em gua. A quantidade de oxignio dissolvido depende de: (1) solubilidade do gs: (2) presso parcial do gs na atmosfera; (3) temperatura; (4) grau de pureza (salinidade, slidos em suspenso etc.) da gua. Como as reaes bioqumicas que utilizam o oxignio aumentam com o aumento da temperatura, os nveis de oxignio dissolvido tendem a ser mais crticos no vero" (Amarlio Pereira de Souza, informao pessoal, 1986).

CARGA ORGNICA "Quantidade de oxignio necessria oxidao bioqumica da massa de matria orgnica que lanada ao corpo receptor, na unidade de tempo. Geralmente, expressa em toneladas de DBO por dia" (ACIESP, 1980). "Quantidade de matria orgnica, transportada ou lanada num corpo receptor" (Carvalho, 198l). CARGA POLUIDORA "A carga poluidora de um efluente gasoso ou lquido a expresso da quantidade de poluente lanada pela fonte. Para as guas, freqentemente expressa em DBO ou DQO; para o ar, em quantidade emitida por hora, ou por tonelada de produto fabricado" (Lemaire & Lemaire, 1975). "Quantidade de material carreado em um corpo d'gua, que exerce efeito danoso em determinados usos da gua" (ACIESP, 1980). Carga poluidora admissvel "Carga poluidora que no afeta significativamente as condies ecolgicas ou sanitrias do corpo d'gua, ou seja, tecnicamente dentro dos limites previstos para os diversos parmetros de qualidade de gua" (ACIESP, 1980).

Potrebbero piacerti anche