Sei sulla pagina 1di 30

CURSO DE EXPERIMENTAO

Prof. Adriano Mendona Souza, Dr. Departamento de Estatstica - PPGEP - PPGEMQ - UFSM -

A imaginao mais importante que o conhecimento Albert Einstein

Experimentao?!?
uma parte da estatstica probabilstica que estuda o planejamento, execuo, coleta de dados, anlise e interpretao dos resultados provenientes de experimentos.

A experimentao oferece suporte probabilstico ao pesquisador permitindo fazer inferncias sobre o comportamento de diferentes fenmenos da natureza, com grau de incerteza (margem de erro) conhecido .
2

Muito do conhecimento que a humanidade acumulou ao longo dos sculos foi adquirido atravs da experimentao.

A experimentao s se difundiu como tcnica sistemtica de pesquisa neste sculo, quando foi formalizada atravs da estatstica.

As tcnicas experimentais se aplicam a diferentes reas de estudo: agronomia medicina engenharia psicologia 3

Origem
Boa parte da formalizao que existe hoje em experimentao se deve a Sir Ronald A. Fisher (1890-1962), um estatstico que trabalhou na Estao Experimental de Agricultura de Rothamstead, na Inglaterra.

a origem agrcola da experimentao que explica o uso de vrios termos tcnicos.

Definies
Experimento
um procedimento planejado partindo de uma hiptese que visa provocar fenmenos em condies controladas, observar e analisar seus resultados.
5

Definies
Planejado indica que o pesquisador mantm o controle sobre o experimento, onde qualquer ao deve ser pr-definida ou prevista Provocar fenmenos escolher diferentes maneiras, procedimento, tcnicas, ... para resolver um determinado problema. Condies controladas refere-se que somente as diferentes alternativas (fatores ou tratamentos) podem variar e as demais condies devero manter-se constantes, salvo os erros no controlveis. 6

Termos Utilizados
- Tratamento
Serve para indicar o que est em comparao: fertilizantes, inseticidas, variedades. Hoje o termo tratamento tem significado mais geral. Muitos experimentos so feitos para comparar mquinas, mtodos, produtos ou materiais. tratamento qualquer procedimento ou conjunto de procedimentos cujo efeito dever ser avaliado e comparado com outros
7

- Variveis respostas
So obtidas por medio ou contagem, no devem ser confundidas com os tratamentos que so as variveis que esto sendo comparadas.

Quantitativos: altura (10cm, 20cm, 30cm) - nmero de folhas idade (2 anos, 3 anos, 5 anos) nmero de dentes tempo (30min, 1h, 1h e 30 min.) distncia percorrida Qualitativos: sexo (masculino e feminino) idade, altura, peso turma (A, B, C e D) notas 8

- Parcela
O termo parcela foi criado para designar a unidade de rea usada no experimento. uma faixa de terra; uma planta; uma pea fabricada; um vaso; um animal; uma pessoa;

Muitos autores, no entanto, passaram a usar o termo unidade experimental, em lugar de parcela, porque mais abrangente.
9

- Unidade Experimental - UE
a menor unidade de um experimento na qual aplicado um tratamento, em experimentos de campo as unidades experimentais so denominadas parcelas. As parcelas iro depender no nmero de tratamentos e o nmero de repeties dos tratamentos.

I = nmero de Tratamentos J = nmero de Repeties IJ = nmero de Unidades Experimentais ou nmero de Parcelas


10

- Grupo Controle
o grupo que no recebe o tratamento para se efetuar as comparaes. Nas reas mdica e paramdica, no entanto, preciso discutir a tica de constituir o grupo controle.
As pessoas submetidas aos experimentos no devem correr o risco de sofrer danos graves; A constituio de um grupo controle nas reas mdica e paramdica depende, basicamente, do que est em estudo;

11

- Repetio
As UE do mesmo grupo recebem, em estatstica, o nome de repeties ou rplicas. Quanto mais homogneo, menor o nmero de repeties necessrias para mostrar, com clareza, o efeito de um tratamento.
sempre desejvel que o experimento tenha um grande nmero de repeties; Na prtica, o nmero de repeties limitado pelos recursos disponveis; O tamanho de seu experimento deve ser utilizado conforme usual na rea. 12

- Casualidade
A diferena entre dois grupos s pode explicada pelo tratamento quando os grupos so, de incio, iguais. Para formar grupos to iguais quanto possveis fundamental que os tratamentos sejam sorteados s unidades experimentais. Os tratamentos devem ser designados s unidades experimentais por puro e simples sorteio a escolha da tcnica da casualizao fica a critrio do pesquisador. Sorteido; Tabela de nmeros aleatrios; Outros
13

A casualizao foi formalmente proposta por Fischer na dcada de 1920. Vinte anos mais tarde esta tcnica j estava definitivamente incorporada experimentao agrcola. Na rea industrial, a casualizao passou a ser rotina aps a II Guerra Mundial. Na pesquisa mdica, no entanto, a idia de casualizao s comeou a ser aceita muito mais tarde. A relativa demora na medicina para incorporar essa tcnica simples de trabalho s se explica pela natureza do material experimental.
14

S a casualizao garante que unidades com caractersticas diferentes tenham igual probabilidade de serem designadas para os dois grupos.

Finalmente vale insistir no existem alternativas vlidas para a casualizao. O pesquisador que escolhe as unidades por critrio prprio por melhores que sejam as intenes introduz tendenciosidade nos resultados.
15

- Experimentos cegos
Quando as UE so objetos, plantas, animal ou material provindo de plantas ou animais como folhas de rvores ou peas anatmicas , importante que o pesquisador pese, mea ou observe cada unidade sem saber a que grupo pertence essa unidade. Isto evita a tendenciosidade. Nessa fase do experimento, o pesquisador no pode trabalhar sozinho precisa trabalhar com outro tcnico.

16

- Experimentos duplamente cegos


So os experimentos feitos com pessoas, em que se recomendam ainda outros cuidados.
1. 2. No se deve informar pessoa o grupo para o qual foi designada; Devem ser mantidos alheios ao resultado do sorteio a todos os profissionais envolvidos no trato dessas pessoas, para no afetar o moral delas; O pesquisador que faz as observaes ou medies deve faz-lo sem saber a que grupo pertence a pessoa que examina. 17

claro que os experimentos que envolvem certos tipos de tratamento como prtese e psicoterapia no podem ser do tipo cego ou duplamente cego. Finalmente, embora os procedimentos duplamente cegos sejam altamente recomendveis, necessrio por razes de tica explicar s pessoas que elas esto sendo submetidas a um experimento. Isto, alis, j exigido por lei, em alguns pases.
18

Delineamentos Experimentais
Para planejar um experimento preciso definir: 1. 2. 3. 4. a unidade experimental a varivel em anlise. os tratamentos em comparao e a maneira de designar os tratamentos s unidades.
Imagine que se quer comparar o efeito de dois analgsicos em cobaias. Nesse experimento, a unidade experimental uma cobaia submetida a um processo de dor e os tratamentos em comparao so os dois analgsicos. J a varivel em anlise, que o alvio da dor, difcil de ser medida.
19

- Experimentos inteiramente ao acaso


o delineamento em que os tratamentos so designados s unidades sem qualquer restrio, e este experimento s pode ser conduzido quando as unidades so similares. A similaridade no significa igualdade, mas sim que as unidades respondam aos tratamentos da mesma forma.
Em se tratando de animais, considera-se: o mesmo sexo; a mesma idade; tenham no incio do experimento as mesmas caractersticas. 20

- Experimentos inteiramente ao acaso


bastante comum que experimentos inteiramente ao acaso tenham igual nmero de repeties.

Ho: As mdias dos desgastes para os 4 tipos de pneus so iguais

DESGASTE = CTE + efeito TIPO + erro

21

-Experimentos em blocos ao acaso com nmero diferentes de repeties


O pesquisador nem sempre dispe de um nmero de unidade que mltiplo do nmero de tratamentos. Os experimentos inteiramente ao acaso com nmero diferente de repeties so indicados para o estudo de drogas teraputicas. Nesses casos recomenda-se fazer mais repeties no grupo controle do que nos grupos tratados com drogas.

22

- Experimentos em blocos ao acaso


O pesquisador s deve optar por experimentos inteiramente ao acaso quando dispe de nmero suficientemente grande de unidades experimentais similares e que haja variabilidade entre os blocos. O sorteio dos tratamentos feito dentro de cada bloco. Se o nmero de unidades similares que constitui o bloco sempre igual ao nmero de tratamentos, cada tratamento aparece em cada bloco uma nica vez.

23

- Experimentos em blocos ao acaso


O bloco pode ser uma faixa de terra, uma ala da estufa, um perodo de tempo, uma ninhada, uma partida de produtos industriais, uma faixa de idade tudo depende do que est em experimentao.

Ho: As mdias do desgaste para os 4 tipos de pneus so iguais levando em conta o tipo de carro DESGASTE = CTE + efeito TIPO + efeito CARRO + erro

24

-Experimentos em blocos ao acaso com repeties


Sorteia-se ento os tratamentos dentro de cada bloco, tomando o cuidado de repetir os tratamentos igual nmero de vezes. Por exemplo, se o nmero de unidades que caem dentro de um bloco for maior que o nmero de tratamentos que o pesquisador pretende comparar, isto pode causar algumas dificuldades. A anlise estatstica dos experimentos em blocos ao acaso com repeties relativamente fcil, desde que o nmero de unidades dentro de cada bloco seja mltiplo do nmero de tratamentos que se pretende comparar.
25

Outros delineamentos
- Experimentos em quadrado latino
Controlam duas causas de variao, isto , tm dois tipos de blocos. Para um experimento com animais, primeiro organizam-se blocos de animais de mesma raa e depois se organizam blocos de animais de mesmo peso. Ento existem blocos em colunas e em linhas. Os tratamentos so sorteados, mas cada tratamento s deve aparecer uma vez em cada coluna e uma vez em cada linha.
26

- Experimentos em quadrado latino


Os experimentos em quadrado latino no so comuns na prtica devido s restries do delineamento.

Ho: As mdias do desgaste para os 4 tipos de pneus so iguais levando em conta o tipo de carro e a posio do pneu DESGASTE = CTE + efeito TIPO + efeito CARRO + efeito POS + erro

27

-Experimentos rotacionais (cross-over experiments)


Utilizam o princpio dos blocos, mas nesses caso, cada participante um bloco. Um exemplo ajuda a entender a lgica do delineamento. Imagine que um dentista quer comparar dois mtodos de escovao, A e B. Se cada participante do experimento for tomado como bloco, preciso sortear a ordem dos mtodos AB ou BA para cada participante. O dentista deve tomar o conjunto de participantes e sortear metade para testar os mtodos numa seqncia por exemplo AB. A outra metade, evidentemente, testar os mtodos na seqncia BA, para que no haja influncia de um mtodo sobre o outro.
28

Se quisermos determinar, com base em dados amostrais, se h realmente diferena na eficcia de trs mtodos de ensino de uma lngua estrangeira, ou se h diferena na quilometragem obtida com cinco tipos de gasolina, ou se existe alguma diferena na durabilidade de seis marcas de tinta para pintura externa. O mtodo que vamos utilizar em tais situaes a Anlise da Varincia, ou ANOVA (de Analysis Of Variance).

A anlise da varincia pode ser utilizada para abordar vrias questes simultaneamente. Quanto ao ensino de uma lngua estrangeira, por exemplo, podemos perguntar tambm se os resultados observados so causados por diferenas nos mtodos de ensino e no por causa dos professores ou dos livros. A abordagem desses problemas nos conduz ao planejamento experimental, ou planejamento de experimentos, que nos permite formular questes de real significado e submet-las a teste.

Potrebbero piacerti anche