Sei sulla pagina 1di 6

De acordo com o comando a que cada um dos itens de 1 a 120 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item:

o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas.

CONHECIMENTOS BSICOS
Texto para os itens de 1 a 15
1

6 7 8 9 10

10

13

16

19

22

25

28

31

Geralmente, os microrganismos se aproveitam dos nutrientes de nosso organismo sem causar problemas e alguns at fazem bem, como certos lactobacilos que evitam infeces. Mas no faltam bactrias altamente perigosas. A Yersinia pestis, por exemplo, causouAa famosa Peste Negra, que matou um tero da Europa entre 1347 e 1351, sem que se soubesse a causa da doena. Ela s pde ser descoberta no final do sculo XIX, quando o qumico francs Louis Pasteur (1822-1895) demonstrou que as bactrias (qualquer microrganismo unicelular desprovido de ncleo), com sua grande capacidade de contgio, eram as verdadeiras responsveis por vrias doenas. Mas Pasteur tambm constatou que existiam microrganismos benficos para a humanidade, ao observar que certos fungos microscpicos, as leveduras, eram responsveis pela fermentao ou seja, sem elas no haveria po, queijo, vinho ou cerveja. To importante quanto o clebre cientista francs foi seu contemporneo Robert Koch (1843-1910), mdico alemo que demonstrou como bactrias especficas causavam doenas igualmente distintas. Em apenas duas dcadas (entre 1880 e 1900), os trabalhos de Pasteur e de Koch lanaram as bases de uma nova cincia: a microbiologia, que, ao longo do sculo XX, no pararia de revelar criaturas cada vez mais pequeninas. No demorou at que descobrissem que mesmo as bactrias eram infectadas por seres ainda menores: os vrus. Por fim, a microbiologia se expandiu alm da medicina, revelando que algas do tamanho de bactrias produzem de 30% a 50% do oxignio que respiramos. Sem elas, a atmosfera, como a conhecemos, no existiria, afirma o microbiologista Gabriel Padilla, da Universidade de So Paulo (USP).
Alexandre Versignassi. Superinteressante, fev./2003, p. 28 (com adaptaes).

De acordo com o texto, po, queijo, vinho ou cerveja (R.17) devem sua existncia aos microrganismos. Pasteur e Koch tm em comum, segundo o texto, o fato de terem investigado a influncia das bactrias nas doenas. Infere-se do texto que um microrganismo pode infectar outro microrganismo. De acordo com o texto, o nico objeto de estudo da microbiologia so as bactrias. De acordo com o texto, os microrganismos produzem de um tero at a metade do oxignio que respiramos.

A respeito das estruturas lingsticas do texto, julgue os itens subseqentes.


11 12

O travesso aps causar problemas (R.2) introduz uma idia contrria ao que foi dito imediatamente antes. Na linha 5, Mas liga duas descries com idias opostas a respeito de microrganismos: de um lado faz-se referncia aos microrganismos benficos e de outro a um malfico ao homem. A vrgula que ocorre aps Peste Negra (R.6) apenas enftica; portanto, sua retirada no altera os sentidos da frase. O trecho sem elas no haveria po, queijo, vinho ou cerveja (R.17) tem a funo de explanar o que vem antes. No trecho das linhas 18 e 19, o emprego de To importante quanto (R.18) uma forma de dar superioridade a Koch sobre todos os cientistas da poca, inclusive Pasteur.

13

14 15

Julgue os itens a seguir com base nas idias e na tipologia do texto.


1 2 3 4

Nos itens a seguir, os fragmentos constituem trechos sucessivos de um texto. Julgue-os quanto correo gramatical.
16 17 18 19 20

O texto informativo, mas apresenta algumas passagens narrativas. O autor do texto caracteriza os microrganismos em geral como viles causadores de doenas na espcie humana. Segundo o texto, a Peste Negra foi causada por um microrganismo. Infere-se do texto que a Peste Negra s foi vencida com a descoberta da Yersinia pestis, aps a morte de um tero da populao da Europa. Nas linhas 10-11, o trecho (qualquer microrganismo unicelular desprovido de ncleo) informa que todos os microrganismos so bactrias.

Dez mil vezes menores que as bactrias os vrus, no passam de material gentico com uma capa de proteina. Alguns cientistas nem os consideram seres vivos, por que no tem metabolismo prprio. Eles usam as clulas dos organismos que invade para se reproduzir. S o vrus da AIDS matou 25 milhes de pessoas nos ltimos 20 anos. Os vrus da gripe, como o Influenza, so de controle extremamente difcil.

UnB/CESPE PMV/SEMUS

MANH

Caderno G

Cargo 5: Assistente de Farmcia (40 h)

Julgue os itens seguintes, em relao aos cinco nveis de preveno de doenas: promoo da sade; proteo especfica; diagnstico e tratamento precoce; limitao do dano; reabilitao.
21

34

A promoo da sade inclui aes destinadas a melhorar o bem-estar dos indivduos, como, por exemplo, a educao sanitria. As aes de vacinao no fazem parte das medidas de proteo especfica. As aes de reabilitao contribuem para que o indivduo leve uma vida til e produtiva, o que favorece a sua reintegrao na famlia, no trabalho e na sociedade. O exame de preveno do cncer de colo uterino um exemplo de medida do terceiro nvel de preveno de doenas (diagnstico e tratamento precoce).

Um dos primeiros passos em qualquer processo de planejamento em sade consiste no clculo de indicadores de sade para a populao do territrio sobre o qual se pretende atuar. A taxa de mortalidade infantil no Brasil aumentou, durante a ltima dcada, em todas as regies, o que pode ser explicado pela crescente dificuldade no acesso ateno bsica em sade nesse perodo.

35

22 23

Com relao ao tema da segurana pblica no mundo e no Brasil, julgue os itens que se seguem.
36 37 38

24

A segurana pblica um tema de pouca importncia para a sociedade brasileira contempornea. A preocupao com a segurana pblica um fenmeno mundial. A questo da segurana pblica nas cidades brasileiras semelhante insegurana vivida pelas populaes rurais do pas. Pases como a Inglaterra aumentaram a segurana pblica unicamente com medidas voltadas para a represso policial ao crime. O aliciamento de jovens de diversas classes sociais pelo narcotrfico uma realidade em pases como o Brasil.

Acerca dos princpios e das diretrizes do Sistema nico de Sade (SUS), julgue os itens a seguir.
25 26

A criao formal do SUS ocorreu na Constituio Federal de 1988. Na Constituio Federal, est previsto que o direito sade um dever do Estado reservado a todos os cidados inseridos no mercado de trabalho. Os conselhos de sade e as conferncias de sade constituem mecanismos formais de participao da comunidade no SUS. Os servios privados contratados ou conveniados que integram o SUS obedecem exclusivamente aos princpios da administrao privada.

39

40

27 28

A sade pblica tem se destacado na agenda poltica do mundo e do Brasil. A respeito dessa matria, julgue os itens subseqentes.
41

Com relao a gerenciamento, planejamento e educao permanente em sade, elementos fundamentais para a gesto do SUS, julgue os prximos itens.
29

No Brasil, a melhoria na sade pblica pode ser uma forma de melhorar a qualidade de vida de populaes desfavorecidas pela falta de acesso ao trabalho. A busca por servios de sade de melhor qualidade uma das causas dos novos fluxos migratrios internos no Brasil. Os padres de combate e preveno da AIDS no Brasil, semelhantes aos dos pases desenvolvidos, so referncia para os pases do chamado Terceiro Mundo. O aborto, tema tratado recentemente pelo atual ministro da sade, assunto polmico no Brasil e em torno do qual no h consenso. Por ser um servio acessvel a todos os estratos sociais, a sade pblica do Brasil um modelo para pases vizinhos na Amrica do Sul, como o Chile e a Argentina. O SUS, mesmo com limitaes, tem atendido parte das necessidades nacionais de sade.

42 43

O financiamento das aes e servios de sade ofertados pelo SUS garantido pelo usurio, na modalidade de coparticipao. atribuio do SUS ordenar a formao de recursos humanos na rea da sade, conforme previsto na Constituio Federal de 1988. A direo do SUS deve ser nica em cada uma das esferas federal, estadual e municipal. direo municipal do SUS cabe executar servios de vigilncia epidemiolgica, vigilncia sanitria e sade do trabalhador, entre outras funes.

30

44

31 32

45

46

A anlise de resultados de estudos de prevalncia e incidncia e os clculos de indicadores de sade originados dos sistemas de informao em sade so instrumentos relevantes para o planejamento do SUS. Com relao a esse assunto, julgue os itens a seguir.
33

Com relao educao no Brasil, julgue os prximos itens.


47 48

A educao dos pobres no Brasil no recebeu historicamente ateno adequada da classe poltica nacional. No Brasil, as polticas pblicas para a educao so de longo prazo e h viso de conjunto dos diversos sistemas educacionais existentes no pas. A educao no Brasil tem servido apenas formao de uma reserva de trabalho desempregada. A educao tem papel primordial na participao social e na construo da cidadania no Brasil e no mundo.

O Brasil dispe, hoje, de importantes sistemas de informao em sade que apiam as anlises de situao e o planejamento de sade no mbito do SUS, a exemplo do Sistema de Informao sobre Mortalidade e do Sistema de Informao sobre Nascidos Vivos.

49 50

UnB/CESPE PMV/SEMUS

MANH

Caderno G

Cargo 5: Assistente de Farmcia (40 h)

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Acerca dos procedimentos tcnicos que devem ser adotados durante a estocagem de medicamentos, visando sua conservao, julgue os itens a seguir.
51 64

As aquisies e as prescries de medicamentos em todo o territrio nacional, independentemente de o servio de sade ser pblico ou no, devem adotar obrigatoriamente a DCB. A denominao genrica ou a DCB identifica o princpio ativo do medicamento.

Medicamentos sensveis umidade devem ser conservados em frascos hermeticamente fechados ou em embalagens que contenham substncias dessecantes. Segundo a farmacopia americana, a temperatura de conservao considerada fria ou refrigerada varia de 8 C a 15 C. As estantes de madeira so as mais recomendadas para a estocagem de medicamentos. O ambiente onde se armazenam os medicamentos deve ser limpo diariamente para se evitar a propagao de insetos e roedores. A incidncia direta de raios solares sobre os medicamentos no altera suas propriedades fsico-qumicas.

65

52

Acerca da manipulao do xarope de hidroxizine a 0,1% em xarope simples, julgue os itens subseqentes.
66 67 68 69 70

O xarope citado um medicamento composto. Cada 10 mL de xarope correspondem a 0,1 dL. O frmaco utilizado nesse processo dissolvido em um xarope simples, tambm conhecido como excipiente. Os xaropes so preparaes destinadas ao uso interno, com ao apenas local. Os poliis podem ser utilizados na elaborao do xarope simples.

53 54

55

Com relao rea de armazenamento, que de extrema importncia para a integridade das propriedades farmacolgicas e fsico-qumicas dos medicamentos, julgue os itens que se seguem.
56 57

Em relao s preparaes semi-slidas, que so destinadas aplicao na pele ou em certas mucosas segundo a farmacopia brasileira, julgue os prximos itens.
71 72

A recepo e o recebimento dos medicamentos fazem parte do processo de armazenamento. No ato do recebimento, necessria a conferncia das especificaes do medicamento, como o nome da substncia (segundo a denominao comum brasileira), a forma farmacutica, a concentrao, a apresentao e as condies de conservao e inviolabilidade do produto. O piso da rea de armazenamento deve ser plano, fcil de limpar e resistente o suficiente para suportar o peso dos produtos e a movimentao dos equipamentos que transportam as embalagens. O local de armazenamento dos medicamentos deve estar em temperatura ambiente, com temperatura de 10 C, com variao mxima de 2 C. O local de armazenamento dos medicamentos deve ser organizado internamente e conter os equipamentos necessrios para a segurana e o transporte de caixas e de outros acessrios.

Uma pomada simples tem lanolina ou vaselina em sua composio. As pomadas so preparaes tpicas constitudas de base monofsica, na qual podem estar dispersas substncias slidas ou lquidas. As pomadas proporcionam absoro local ou sistmica de seus componentes. Um dos controles de qualidade realizados para as preparaes semi-slidas a espalhabilidade da preparao. As pastas diferem das pomadas pelo excipiente utilizado.

58

73 74 75

59

60

Entre as preparaes farmacuticas, as solues injetveis so as mais utilizadas. Julgue os itens a seguir, a respeito desse tipo de preparao.
76

Julgue os seguintes itens, referentes denominao comum brasileira (DCB) de medicamentos, que uma das medidas aplicadas na implementao da poltica de medicamentos genricos.
61 62

A manipulao de preparaes injetveis pode ser realizada na mesma rea de manipulao das preparaes lquidas de uso externo. Aps o envase, o material deve ser esterilizado apenas por autoclavao. As formulaes para administrao por via parenteral devem ser apirognicas, estreis, isotnicas e sem material particulado. Uma preparao injetvel de amoxicilina sdica que contenha 1 g de p com 500 mg de princpio ativo e seja diluda em 5 mL de gua possui 20% do princpio ativo. As disperses coloidais so preparaes farmacuticas lquidas injetveis.

77 78

A utilizao da DCB obrigatria somente para as bulas dos medicamentos. Como a DCB no equivalente denominao comum internacional (DCI), somente a DCB aceita pelas autoridades sanitrias. As denominaes ciprofloxacino e cloridrato de ciprofloxacino esto includas na lista de DCB para designar o antibacteriano de uso sistmico.

79

63

80

UnB/CESPE PMV/SEMUS

MANH

Caderno G

Cargo 5: Assistente de Farmcia (40 h)

Julgue os seguintes itens, a respeito das formas farmacuticas slidas, elaboradas para que o paciente tenha acesso s inmeras vantagens da administrao dos frmacos por via oral.
81

A respeito da RDC n. 214/2006, publicada pela ANVISA, que dispe sobre as boas prticas de manipulao de medicamentos para uso humano em farmcias, julgue os prximos itens.
96

Os ps so preparaes constitudas de partculas slidas aglomeradas, ao passo que os granulados so obtidos com partculas de p fino. As cpsulas so receptculos utilizados para a ingesto de frmacos em doses preestabelecidas. O invlucro das cpsulas protege o frmaco dos agentes externos e o libera lentamente no trato gastrointestinal. Os comprimidos so preparaes slidas nas quais o p aglomerado por compresso em um volume constante de partculas slidas. Teste de desintegrao o controle de qualidade mais utilizado para as formas farmacuticas slidas.

Estabelecimentos como drogarias, ervanrios e posto de medicamentos podem captar receitas com prescries magistrais e oficinais. A responsabilidade pela superviso da manipulao de frmacos do farmacutico responsvel e, na sua ausncia, do tcnico de farmcia. A prescrio deve apresentar a assinatura e a identificao do prescritor. Os programas de treinamento do pessoal envolvido nas atividades da farmcia devem ser executados apenas aps a contratao do funcionrio. devem utilizar equipamentos de proteo individual (EPI) para assegurar a sua proteo contra os riscos de contaminao.

82 83 84

97

98 99

85

100 Os funcionrios que trabalham na rea de manipulao

Julgue os itens a seguir, acerca dos supositrios.


86 87 88 89

Os supositrios de base oleosa devem ser armazenados em local fresco, cuja temperatura varie entre 8 C e 15 C. As bases hidrossolveis proporcionam uma liberao rpida do princpio ativo presente no supositrio. A glicerina um excipiente de base oleosa, e a manteiga de cacau hidrossolvel. Os supositrios so formas farmacuticas de consistncia firme, de forma cnica ou ogival, que devem ser inseridas no reto, onde se desintegram ou se fundem temperatura do organismo, liberando, assim, o frmaco. Um dos testes de controle de qualidade a que os supositrios so submetidos o teste de dissoluo.

A promoo do uso racional de medicamentos uma das diretrizes da poltica nacional de medicamentos, que tem por meta o processo educativo dos usurios e profissionais da rea de sade, bem como a adoo de medicamentos genricos. Com relao aos medicamentos que so dispensados em uma farmcia, julgue os itens subseqentes.
101 O soro caseiro no considerado um remdio. 102 Medicamento qualquer princpio ativo presente em um

produto farmacutico produzido para a profilaxia ou cura de determinada patologia.


103 Apenas o efeito principal considerado efeito farmacolgico

90

de um medicamento.
104 Todo medicamento que apresenta uma denominao

Considerando a necessidade de garantir maior controle sanitrio nas atividades desenvolvidas nas farmcias e drogarias, foi editada a Resoluo n. 328/1999, com o objetivo de instituir um regulamento tcnico sobre as boas prticas de dispensao de medicamentos em farmcias e drogarias. Julgue os itens que se seguem, a respeito desse regulamento.
91

genrica tem o seu produto genrico disponvel.


105 Os medicamentos podem ser denominados de forma

genrica, desde que se identifique o princpio ativo do medicamento.


106 Frmaco toda substncia de estrutura qumica definida que

A vigilncia sanitria municipal responsvel pela fiscalizao das farmcias, realizada por meio de um roteiro de inspeo apropriado. O estabelecimento deve possuir infra-estrutura adequada s atividades desenvolvidas, como prateleiras higienizveis. Os funcionrios devem adotar condutas adequadas de higiene pessoal, evitando contaminaes cruzadas. As boas prticas de dispensao de medicamentos em farmcia no mencionam a rea de armazenamento de medicamentos. A aplicao de injetveis deve ser realizada em local separado, adequado e com acesso independente.

modifica o sistema fisiolgico ou o estado patolgico para o benefcio do organismo.


107 As especialidades farmacuticas so preparaes fornecidas

92 93 94

pela indstria farmacutica com frmulas aprovadas e registradas pelos rgos federais competentes.
108 Drogas so substncias capazes de modificar o sistema

fisiolgico ou patolgico com o objetivo de trazer benefcio ao organismo.


109 Dose a quantidade do medicamento que deve ser

administrada, e dosagem o estabelecimento de quantas doses devem ser administradas por um perodo.
110 A ao dos medicamentos pode ser avaliada pela

95

farmacocintica.
Caderno G

UnB/CESPE PMV/SEMUS

MANH

Cargo 5: Assistente de Farmcia (40 h)

A ateno farmacutica a prtica profissional responsvel por identificar e satisfazer necessidades farmacoteraputicas do paciente. Considerando a relao entre o profissional que trabalha com a dispensao de medicamentos e o paciente, julgue os itens que se seguem.
111 O profissional deve se envolver emocionalmente com os

Julgue os itens a seguir, que dizem respeito s converses de peso e volumes utilizadas durante a manipulao de medicamentos.

116 5 g de arginina correspondem a 500 microgramas desse

problemas apresentados pelo paciente, podendo at influenciar na adeso do mesmo ao tratamento proposto pelo mdico.
112 Nas prticas de sade, a relao entre profissionais e

frmaco.
117 Considerando-se que a densidade do cido actico glacial

usurios de servios entendida unicamente como uma relao tcnica.


113 O profissional de sade deve desestimular o paciente

PA seja de 1,049 g/L, correto afirmar que 1 L contm 1,049 g desse cido.
118 1 centilitro (cL) de etanol corresponde a 10 microlitros (L). 119 A diluio de 5 mL de um princpio ativo em 15 mL de

automedicao.
114 Durante o exerccio das atividades, os interesses pessoais do

profissional devem ser priorizados em relao aos interesses do paciente, considerando que os seus ganhos se baseiam nas vendas de medicamentos.
115 Do ponto de vista tico, as perguntas sigilosas relativas ao

soluo salina corresponde a uma diluio de 1:4.


120 1 mL de gua corresponde a 1 g de gua temperatura

tratamento do paciente devem ser abordadas com respeito, sinceridade e de forma a garantir o carter sigiloso das informaes prestadas.
RASCUNHO

ambiente.

UnB/CESPE PMV/SEMUS

MANH

Caderno G

Cargo 5: Assistente de Farmcia (40 h)

Potrebbero piacerti anche