Sei sulla pagina 1di 2

Testes In Vivo

Finalmente, foram realizados tambm estudos clnicos em voluntrios humanos. Os resultados foram avaliados por um dermatologista e baseados em metodologias objetivas e subjetivas. Os estudos clnicos foram feitos com dois grupos com 21 voluntrias, selecionadas considerando-se os parmetros de olheiras ou inchao periorbital e orientadas a no alterarem seus hbitos cosmticos. Todas tiveram que aplicar um Serum Fluido Facial contendo 5% de BIOSKINUP CONTOUR 2x/dia durante 28 dias. A anlise fotogrfica foi realizada antes do incio do tratamento (D1) e novamente ao seu trmino (D28). A aceitabilidade cutnea e a apreciabilidade cosmtica foram avaliadas atravs de um questionrio de avaliao aplicado ao dermatologista e tambm s prprias voluntrias. Avaliaes Subjetivas da Aceitabilidade Cutnea e Ocular do Produto: ambos os parmetros foram avaliados diariamente pelas voluntrias e controlados aps exame visual feito pelo dermatologista nos tempos D1 e D28. No se observou qualquer sinal clnico e/ou sensao de desconforto atribuvel ao produto testado. Avaliaes Subjetivas da Eficcia e da Qualidade do Produto: A avaliao subjetiva da percepo da eficcia cosmtica e das qualidades cosmticas foram verificadas atravs da aplicao de um questionrio dirigido que foi respondido pelas voluntrias e pelo dermatologista avaliador, aps o trmino do tratamento (D28):

LINHA DERMOCOSMTICA

Parmetros Avaliados
Melhora no inchao das plpebras Melhora na bolsa ao redor dos olhos Diminuio na intensidade da colorao das olheiras Diminuio no tamanho das olheiras Melhora na aparncia das olheiras

Opinio das Voluntrias


54% 67% 50% 50% 76%

Opinio do Dermatologista
58% 67% 33% 29% -

Bioskinup Contour
TRATAMENTO COMPLETO PARA OLHEIRAS E BOLSAS PERIORBITAIS.
Deg. Sempre uma bela soluo.

Avaliao Objetiva do Efeito Clareador do Produto Utilizado: O efeito clareador foi avaliado objetivamente pela comparao da cor da pele antes e aps o tratamento (D1 e D28), utilizando-se um Colormetro em reas da pele com e sem olheiras e tambm em uma rea controle no-tratada. Anlise visual (imagem) antes e aps a aplicao do produto (D1/T0 e D28)

Antes (D1/T0)

Depois (D28)

Parmetros Avaliados
Reduo da tonalidade das olheiras Reduo da tonalidade fora das olheiras

%
122% 1,99%

Avaliao Objetiva da Melhora da Circulao Provocada pelo Produto: Os dados obtidos demonstraram que o Serum Fluido Facial contendo 5% de BIOSKINUP CONTOUR apresentou um aumento satisfatrio do fluxo da microcirculao local, aps uma nica aplicao do produto teste.

Concluso
BIOSKINUP CONTOUR o mais completo e bem testado ativo dermocosmtico para o tratamento das olheiras e bolsas de edema e gordura ao redor dos olhos. Seu mecanismo de ao abrangente garante bons resultados, sejam quais forem as causas das olheiras e bolsas, proporcionando resultados rpidos e facilmente perceptveis ao consumidor.

Aplicaes e Cuidados na manipulao


Aplicaes: formulaes para o contorno dos olhos Concentrao de Uso: 2 a 5% Estabilidade: O pH da formulao dever ficar entre 4,5 e 6,0

Sugestes de Formulao
Gel-creme para minimizar olheiras, ideal para ser usado por pessoas de qualquer idade e tipo de pele: Para pessoas que querem, alm de tratar as olheiras, ajudar a diminuir as linhas de expresso que j comeam a aparecer: Um tratamento completo para aqueles casos em que se deseja a diminuio das rugas e uma ao firmadora associadas reduo das olheiras: Bioskinup Contour ................................... 5% Gel-creme Ultrasoft ........................... qsp 20g Bioskinup Contour ................................... 5% Activespheres C ..................................... 10% Serum Cristal .................................. qsp 20ml Bioskinup Contour ................................... 3% Sepilift DPHP ......................................... 1% Cr. Dermatolgico Montanov.............. qsp 20g

Referncias
BIOSKINUP CONTOUR um produto fabricado pela francesa SEPPIC e distribudo no Brasil com exclusividade pelas empresas CHEMYUNION e DEG 1. ANVISA CATEC, Parecer Tcnico n 8, de 28 de junho de 2002 2. Dossi tcnico do fabricante (Chemyunion)
Distribuio magistral exclusiva:

ESTA EMPRESA APIA A FUNDAO ABRINQ

Unidade 1: Rua Jurupari, 775/779/803 - Jardim Oriental - So Paulo - CEP 04348-070 Unidade 2: Rua Jos Mariano Filho, 200 - Jardim Oriental - So Paulo - CEP 04347-180 www.deg.com.br - deg@deg.com.br - Tels.: 0800 701-1974 / 11 5033-3700

BIOSKINUP CONTOUR um princpio ativo desenvolvido para ser um tratamento global da regio periocular. Diferente dos antiolheiras convencionais, atua tratando simultaneamente as olheiras, o edema e as bolsas de gordura na regio periorbital, por isso proporciona resultados rpidos e efetivos em praticamente todos os casos. Hoje em dia sabemos que as alteraes metablicas que levam ao surgimento ou ao agravamento das olheiras e bolsas palpebrais so, na verdade, uma resposta imunolgica da pele que, atravs da liberao de diversas substncias ir provocar uma reao inflamatria local. Uma vez desencadeada essa cascata de reaes biolgicas acontecero diversas alteraes que levaro ao surgimento das olheiras. Existe uma estreita relao entre as alteraes na colorao da pele e outras manifestaes cutneas como, por exemplo, o desenvolvimento de um processo inflamatrio local que resulta numa vasodilatao anormal dos capilares sangneos que podem levar ao extravasamento de lquido e conseqente formao de edema ao redor dos olhos. Por outro lado, uma m circulao linftica tambm contribui para o acmulo de lquido na regio. Outro aspecto considervel que a aparncia das olheiras pode, ainda, ser agravada pela formao de bolsas sob os olhos, resultantes da somatria do acmulo de gordura associada ao aumento da flacidez da pele, causada pela perda da firmeza, elasticidade e tnus muscular.
INCHAO
(Congesto Local)

Diminuio da quantidade de COX e LOX: Nas culturas onde foi adicionado o BIOSKINUP CONTOUR foi possvel verificar uma significativa reduo da quantidade dessas enzimas. Diminuio da formao de PGE1, PGE 2 e LTB4: Tal como no teste anterior, nas culturas onde foi adicionado o BIOSKINUP CONTOUR observamos uma significativa reduo da produo dessas substncias.
Mensurao de Prostaglandina E 1
1400 1200 1000

Mensurao de Prostaglandina E2
1400 1200 1000

Mensurao de Leucotrieno B4
2100 1800 1500

LTB (pg/mL)
com LPS

PGE (pg/mL)

PGE (pg/mL)

REA DOS OLHOS


(Regio Periorbital)

OLHEIRA
(Hiperpigmentao)

A figura ao lado uma representao esquemtica das principais alteraes que ocorrem na regio dos olhos e que levam ao surgimento das olheiras: O INCHAO que visualizamos como bolsas abaixo dos olhos se deve ao acmulo de lipdeos na regio e/ou ao acmulo de fluidos que vazaram dos vasos sangneos presentes na regio. A COLORAO uma mistura de melanina (que tem sua sntese aumentada por conta da inflamao) e/ou do depsito de derivados da hemoglobina do sangue que tambm vazou dos capilares.
ALTERAES VASCULARES E DEPSITO DE HEMOSSIDERINA

800

800

1200

600 400 200 0

600 400 200 0

900 600 300 0

BOLSA DE GORDURA (Acmulo de Lipdeos)

ALTERAES VASCULARES
(Estase Circulatria)

MICROINFLAMAO

sem LPS

com LPS

sem LPS

sem LPS

com LPS

controle

BIOSKINUP CONTOUR

controle

BIOSKINUP CONTOUR

controle

BIOSKINUP CONTOUR

EDEMA
(Acmulo de Fluidos Devido Deficincia da Microcirculao Local)

HISTAMINA, FA , COX, LOX, 2 PGE1 , PGE2 , LTB , IL 4 10

Diminuio da quantidade de Histamina e de IL-10 : Nas culturas onde foi adicionado o BIOSKINUP CONTOUR observamos uma significativa reduo da quantidade de histamina e da IL-10 .
Mensurao de Histamina
5

Produo de Interleucina10
45 40 35

Histamina (ng/mL)

AUMENTO DE SNTESE DE MELANINA

VASODILATAO CAPILAR ESTASE CIRCULATRIA

IL-10 (pg/mL)

30 25 20 15 10 5 0

3 2 1 0

As clulas da superfcie da pele so capazes de receber e processar as informaes vindas do ambiente externo, sinalizando para as clulas que se localizam em regies mais profundas a necessidade de produzir mediadores qumicos que estimulam ou interrompem determinadas reaes qumicas dentro das clulas. Atravs desse mecanismo, as clulas da epiderme reconhecem estmulos de agresso (ex.: modificaes hormonais, ao da radiao UV) e desencadeiam a secreo de citocinas pr-inflamatrias como a IL e o TNF- que vo se difundir da epiderme para a derme provocando transformaes na microcirculao: induzem a um aumento da permeabilidade dos capilares sangneos para facilitar que as clulas e substncias de defesa circulantes no sangue consigam atingir a rea agredida com maior facilidade. Outro processo importante que est relacionado ao surgimento das olheiras a degradao dos fosfolipdeos presentes na membrana das clulas:

sem LPS controle

com LPS BIOSKINUP CONTOUR

sem LPS controle

com LPS
BIOSKINUP CONTOUR

Cascata Inflamatria
Fosfolipdeos
(Membrana Celular) Fosfolipase A 2 (FA)
COX cido Araquidnico

Quando a enzima FA 2 degrada o fosfolipdeo, ela o transforma em cido araquidnico; este por sua vez pode ser metabolizado por duas outras enzimas que so chamadas de COX e LOX (Ciclooxigenase e Lipooxigenase). O AA metabolizado pela enzima COX vai originar as chamadas PGE1 e PGE 2 , que so indutores da inflamao. J o AA metabolizado pela enzima LOX vai dar origem aos leucotrienos, como o LTB 4 que aumenta a mobilidade e a migrao dos leuccitos para fora dos vasos sangneos em direo ao local onde est havendo o estmulo inflamatrio. Alm disso, o LTB 4 induz sntese de melanina, sendo um fator importante na formao de manchas ps-inflamatrias. O conhecimento desse processo levou ao desenvolvimento do BIOSKINUP CONTOUR, uma composio sinrgica de extratos vegetais de Lrio Branco, Pffaffia e Marapuama. Concentrado e padronizado em saponinas e flavonides, foi criado para atuar sobre a hiperpigmentao, as alteraes vasculares, o acmulo de lquidos e gordura nas plpebras e a flacidez da pele.

Esses resultados permitem concluir que BIOSKINUP CONTOUR possui um excepcional efeito antiinflamatrio tpico. A conseqncia direta a diminuio da vasodilatao anormal dos vasos sangneos perifricos e do extravasamento de lquidos responsveis pela alterao da colorao e formao do edema da regio periorbital. Assim, BIOSKINUP CONTOUR desempenha uma atividade descongestionante e drenante, agindo tanto na preveno do inchao local como na reduo das olheiras e minimizando a probabilidade de uma deposio anormal de hemossiderina na regio dos olhos. Uma segunda etapa de testes In Vitro foi realizada para avaliar a capacidade do BIOSKINUP CONTOUR em inibir a desestruturao da matriz extracelular. Aumento na produo de Colgeno e Elastina: Fibroblastos humanos cultivados em condies padronizadas mostraram um forte aumento na produo de colgeno e de elastina em relao ao controle quando tratados com BIOSKINUP CONTOUR. Esse aumento ocorreu tanto nas culturas que no foram submetidas agresso e tambm naquelas em que se aplicou radiao UV como um indutor de dano celular.

(AA)

LOX

Produo de Colgeno
Colgeno (pg/mL) Elastina (mcg/mL)
180 150 120 90 60 30 0 120 100 80 60 40 20 0

Produo de Elastina

Endoperxidos

5-HPETE*

PGE 1 TXA 2 PGE2


Leucotrienos
*hydroperoxyeicosatetraenoic acid-5

LTB4

Representao esquemtica da cascata dos mediadores da inflamao.

com radiao UV
controle BIOSKINUP CONTOUR controle

com radiao UV
BIOSKINUP CONTOUR

Testes de Eficcia
Amplamente testado In Vitro e In Vivo, BIOSKINUP CONTOUR se mostrou um produto excepcional: Antiinflamatrio, antiedematoso e vasoprotetor de uso tpico. Resultados visveis em menos de 30 dias. In Vivo: 76% das voluntrias observaram melhora na aparncia das olheiras e bolsas. In Vivo: reduo > 200% na tonalidade das olheiras (colormetro). 50% das voluntrias perceberam melhora no inchao das plpebras.

Finalmente, foi realizado tambm um ltimo teste In Vitro para avaliar a capacidade do BIOSKINUP CONTOUR em diminuir a bolsa de gordura que pode se formar na regio periorbital. Avaliao da capacidade lipoltica pela liberao de cidos graxos livres: Adipcitos humanos foram cultivados em condies padronizadas, com e sem BIOSKINUP CONTOUR. Ficou demonstrado que, em sua presena, ocorreu um forte aumento na liberao dos cidos graxos que estavam armazenados dentro desses adipcitos.
Liberao de cidos Graxos Livres (NEFA)
0.1
NEFA (m Eq/L)

Testes In Vitro
Uma primeira bateria de testes foi realizada para verificar que BIOSKINUP CONTOUR exerce uma potente atividade antiinflamatria, sendo capaz de inibir as etapas iniciais da cascata inflamatria explicada anteriormente. Para isso, queratincitos humanos foram cultivados com e sem a adio de um lipopolissacardeo (LPS) utilizado em laboratrio para induzir resposta imunolgica e inflamatria. Diminuio da Atividade da FA2: Nas culturas onde foi adicionado o BIOSKINUP CONTOUR foi possvel verificar uma significativa diminuio da atividade da FA 2 em relao aos controles.

0.08 0.06 0.04 0.02 0

controle

BIOSKINUP CONTOUR

Esses resultados demonstram que BIOSKINUP CONTOUR possui uma atividade lipoltica significativa, podendo atuar na reduo da formao de bolsas de gordura sob os olhos, contribuindo assim para atenuar o desconforto esttico causado por este transtorno, e ainda facilitar o fluxo sangneo local. Alm disso, ele estimula a produo de colgeno e elastina e, ao fazer isto, contribui para a manuteno da estrutura da MEC, criando um ambiente drmico mais ntegro e auxiliando indiretamente a manter a resistncia da parede dos capilares sangneos, diminuindo as chances de extravasamento dos derivados de hemoglobina que conferem cor escura s olheiras.

Potrebbero piacerti anche