Sei sulla pagina 1di 2

Descritivos dos cursos superiores de tecnologia em Segurana Pblica, em Servios Penais e em Segurana do Trnsito:

1. Curso Superior de Tecnologia em Segurana Pblica O tecnlogo em Segurana Pblica o profissional que atua nas reas de poltica, gesto, planejamento e tcnicas-operacionais no mbito do sistema de segurana pblica, fundamentado nos princpios da cidadania, dos Direitos Humanos e da cultura da paz, em relao s atividades de preveno e enfrentamento das conflitualidades contemporneas. O exerccio profissional exige viso sistmica, identificao das caractersticas, necessidades e desafios da sociedade contempornea, formulao das polticas pblicas voltadas para compreenso da vida nas cidades, nos bairros, nas comunidades e das relaes entre as pessoas. Envolve o domnio de dispositivos administrativos, penais e processuais penais referentes s aes de segurana pblica; conhecimentos que possibilitem a compreenso das teorias e abordagens scio-psicolgicas; tcnicas, tecnologias e estratgias relacionadas s reas de atuao; habilidades pessoais para lidar com a complexidade das situaes, o risco e a incerteza. O curso deve enfatizar, considerando as diversas possibilidades de atuao profissional, uma ou mais atividades da rea de segurana pblica relacionadas a: segurana e ordem pblica, segurana comunitria, defesa civil, polcia tcnico-cientfica e polcia investigativa. Carga horria mnima 1600h Infraestrutura recomendada biblioteca com acervo especfico e atualizado; laboratrio de informtica com programas especficos; laboratrio didtico especfico para atividades de segurana pblica.

2. Curso Superior de Tecnologia em Servios Penais Este tecnlogo atua na gesto de servios penitencirios, garantindo a segurana e promovendo a disciplina, a sade e qualidade de vida, a insero social do preso, internado e egresso, formulando, propondo e implementando polticas pblicas que minimizem os riscos do confinamento. Este profissional define estratgias de preveno e articulao com servios externos de assistncia, que traduzam em servio de qualidade para a comunidade, no sentido de diminuir os efeitos do aprisionamento e promovendo as condies necessrias para a reintegrao social. Dever conhecer a legislao referente execuo penal, a complexidade do sistema penitencirio, a aplicao de penas e medidas alternativas, os mecanismos e servios para assistncia de presos internados e egressos. Dever desenvolver habilidades e competncias que garantam o respeito aos Direitos Humanos.

O curso deve enfatizar, considerando as diversas possibilidades de atuao profissional, uma ou mais atividades da rea de segurana pblica relacionadas a: gesto, assistncia e execuo penal. Carga horria mnima 1.600h Infraestrutura recomendada biblioteca com acervo especfico e atualizado; laboratrio de informtica com programas especficos; laboratrio didtico especfico para atividades relacionadas aos servios penais.

3.Curso Superior de Tecnologia em Segurana do Trnsito O tecnlogo em Segurana do Trnsito planeja, analisa, fiscaliza e executa os servios definidos pelo Sistema Nacional de Trnsito, centrado no desenvolvimento tecnolgico, social e na segurana do trnsito, com respeito ao ser humano e ao meio ambiente. Detm o conhecimento das atribuies dos rgos de trnsito, no mbito federal, estadual e municipal, bem como da iniciativa privada. Possui a funo de fomentar a conscientizao, com a devida reeducao do cidado, objetivando uma mudana cultural deste, na observncia do tema trnsito, como forma de exerccio pr-ativo da cidadania. Este profissional dever ser capaz de identificar problemas e buscar alternativas para a construo de solues, a partir de instrumentos que permitam a avaliao de problemas locais, conforme a legislao de trnsito, com o envolvimento dos rgos pblicos e da sociedade civil, com um fim nico: a segurana no trnsito e a preservao da vida. Conforme as necessidades locais e competncias profissionais a que se destina, o curso poder enfatizar atuao na rea pblica, de mbitos federal, estaduais ou municipais e na rea privada. Carga horria mnima 1.600h Infraestrutura recomendada biblioteca com acervo especfico e atualizado; laboratrio de informtica com programas especficos; laboratrio de segurana e suporte bsico vida; laboratrio didtico especfico para atividades de segurana do trnsito.

Potrebbero piacerti anche