Sei sulla pagina 1di 9

OBRAS DE ESTABILIDADE E CONTENO 1 - Taludamento 2 - Muros e cortinas de conteno 3 - Drenagem superficial e profunda 4 - Cavas Escoradas 5 - Outros Recursos

1 - TALUDAMENTO O taludamento consiste da diminuio da inclinao do talude, ou seja, a suavizao do seu ngulo de inclinao. O objetivo a reduo do peso do talude, que uma fora que contribui para o deslizamento. Outra maneira a execuo de um ou mais patamares no talude.

Figura 1 2 - MUROS E CORTINAS DE CONTENO Muros convencionais e ancoragens atravs da introduo de tirantes de ao, protendidos ou no, no interior do macio, ancorando-os fora da zona de escorregamento, so alternativas de solues para a estabilizao de taludes. Os muros de sustentao podem ser dos tipos :
1

- Gravidade - de alvenaria ou concreto simples ou ciclpico - Contraforte - de concreto armado - Em fogueira - de madeira

Figura 2 Estabilidade do muro de gravidade: Condies: 1 - Segurana contra o tombamento

O momento do peso do muro deve ser maior que o momento do empuxo total, ambos tomados em relao a extremidade externa da base. A resultante de todas as foras atuantes deve passar pelo ncleo central (tero mdio da seo) da base do muro. 2 - Segurana contra o escorregamento Esta condio fica satisfeita quando: 1,5 H = V tg ' onde : ' = ngulo de atrito entre o muro e o solo H = somatrio das foras horizontais V = somatrio das foras verticais 3 - Segurana contra ruptura e deformao excessiva do terreno de fundao Esta condio satisfeita quando a maior das presses menor do que a presso admissvel do terreno. 4 - Segurana contra ruptura do conjunto muro solo analisada a possibilidade de ruptura total do terreno segundo uma superfcie de escorregamento. Drenagem do muro de arrimo: Feita para evitar o acmulo das guas pluviais infiltradas no lado da terra. dimensionada em funo do conhecimento da rede de percolao que determina a resultante das presses neutras sobre o plano de ruptura levada em conta na resultante das foras.

Cortinas de conteno: Funcionam como obras de reteno de gua ou terras, resistindo s presses laterais exercidas por estas. So compostas por estacas-pranchas que podem ser de: madeira concreto metlicas

Cortinas de estacas pranchas : - planas - curvas Aplicao: em obras porturias, proteo de taludes e fundaes de construes vizinhas. Classificao : - cotinas sem ancoragem ("cantilever") - cortinas ancoradas

Figura .3 Dimensionamento das cortinas: Para o conhecimento do perfil, do tirante, da viga de coroamento e da ancoragem so necessrios os elementos fundamentais que so o comprimento da ficha, o esforo no tirante e o momento fletor mximo.

Ancoragem: tem a funo de fixar a cortina e deve ser colocada a uma distncia tal que fique fora da zona de provvel ruptura do terrapleno. Tipos : a) blocos sobre estacas inclinadas b) muros e placas de ancoragem 3 - DRENAGEM SUPERFICIAL E PROFUNDA A drenagem superficial pode ser feita atravs de canaletas construdas no talude para coletar as guas superficiais que causam danos e comprometem a estabilidade do talude.

Figura 4 A drenagem profunda realizada para dar vazo s guas de infiltrao nos taludes, ela pode ser realizada atravs de furos horizontais.

Figura 5

O clculo da vazo feito em funo do coeficiente de deflvio superficial (run-off) que razo entre a chuva que escoa e a que cai. 4 - CAVAS ESCORADAS O escoramento uma tcnica utilizada para evitar-se o deslizamento dos taludes na execuo de escavaes. funo do tipo de terreno e da profundidade das escavaes. O seu dimensionamento leva em considerao as presses exercidas que aumentam com a profundidade. Sistemas de escoramento: 1) Para escavaes pouco profundas (at 5,00 m): Pranchas gua e partculas finas do solo. 2) Para escavaes profundas: Pranchas horizontais Perfis de ao I Estacas - pranchas 3) Para grandes profundidades: Estacas-pranchas metlicas ou de concreto armado que so mais resistentes e impermeveis e as de ao que permitem recuperao. verticais com encaixe macho e fmea, recomendadas para areias e argilas moles e garantem vedao passagem da

Figura 6 4) Para trincheiras: Estroncas inclinadas no terreno.

Figura 7 5) Para escavaes parciais: Estacas pranchas e escoras inclinadas.

Figura 8

Presses sobre o escoramento: Areias: p = 0, 8 k A H = 0 , 8p A onde : H = profundidade da escavao = peso especfico do solo k A = coeficiente de empuxo ativo p A = presso ativa Argilas: p = H - 4c onde : c = coeso A ruptura no fundo da escavao tem maior incidncia nas argilas moles e tambm pode ser causada pelas presses de percolao da diferena de carga do exterior para o interior. 5 - OUTROS RECURSOS a) REVESTIMENTO DO TALUDE: A plantao de espcies vegetais no talude diminui a erroso superficial, oferecendo maior estabilidade para o talude. b) EMPREGO DE MATERIAIS ESTABILIZANTES: Mistura-se alguns produtos qumicos ao solo para melhorar suas caractersticas de resistncia ao cisalhamento. As injees de cimento so usadas em macios rochosos fissurados.

c) UTILIZAO DE BERMAS: So banquetas de terra colocadas no p do talude, com o mesmo material do talude. O peso prprio da berma e a redistribuio das tenses so elevadas contribuem para aumentar a estabilidade.

Figura 9 d) PRVIA CONSOLIDAO DO SOLO DE FUNDAO: Quando a fundao consiste de um solo compressvel usual aumentar a sua rresistncia atravs de um processo acelerado de consolidao. A consolidao pode ser feita atravs de drenos verticais de areia ou qualquer outro que fornea a estabilizao do solo (compactao dinmica).

Potrebbero piacerti anche