Sei sulla pagina 1di 9

UFMG - 2006

2 DIA

GEOGRAFIA

BERNOULLI COLGIO E PR-VESTIBULAR

Geografia Questo 01
Analise este mapa, em que se apresenta a propagao, no tempo, das ondas gigantes associadas ao tsunami que afetou o Oceano ndico em dezembro de 2004:

IR

PAQUISTO

NDIA
ARBIA SAUDITA

BANGLADESH MIANMAR LAOS

OM

TAILNDIA IMEM Madras

SOMLIA Oceano ndico

SIRILANCA

Banda Aceh

Phuket Phi Phi Penang Malsia Sumatra iNDONSIA

ILHAS MALDIVAS 2h depois 1h depois

Epicentro do Terremoto 15min depois

6h depois

5h depois

4h depois

3h depois

POLONI, Gustavo; ZAKABI, Rosana. Mar de Destruio. Veja, n. 1886, 5, j. 2005.p. 53-57

A partir dessa anlise e de outros conhecimentos sobre o assunto, 1. EXPLIQUE a origem das ondas gigantes associadas ao fenmeno ento ocorrido. 2. Alm da maior ou da menor distncia do foco de origem das ondas gigantes, outros fatores geogrficos de natureza fsica e humana presentes nas reas continentais atingidas pelo referido tsunami , contriburam para o maior ou o menor poder de destruio delas. CITE um fator geogrfico de ordem fsica e um fator geogrfico de ordem humana presentes nas reas continentais. EXPLIQUE cada um dos fatores apresentados. Fator geogrfico de ordem fsica: Explicao: Fator geogrfico de ordem humana: Explicao: RESOLUO: 1. O fenmeno est associado subduco entre placas tectnicas, ocorrida na regio do Oceano ndico, envolvendo as placas indo-australiana e da Birmnia. 2. Baixa altitude das reas afetadas Presena de vrias ilhas Explicao: A pequena altitude verificada nas unidades territoriais presentes na regio associado pequena extenso territorial das ilhas facilitou a propagao das ondas e dificultou o refgio das vtimas. Fator geogrfico de ordem humana: A Regio de alta densidade demogrfica B Grande atratividade turstica. Explicao: O grande nmero de pessoas presentes principalmente por se tratar de perodo de alta temporada, contriburam para o maior poder de destruio das ondas. A rea atingida corresponde a uma regio do mundo onde a populao de baixa renda se concentra ao longo da faixa costeira. As condies precrias de moradias intensificam a catstrofe promovida pelo Tsunami.

Geografia Questo 02
Analise estas figuras, em que esto caracterizados dois zoneamentos bioclimticos I e II do Hemisfrio Norte:

Sabe-se que, ao longo do tempo geolgico, a Terra vem passando por significativas mudanas climticas, por exemplo, perodos glaciais e interglaciais. A partir dessa informao, 1. IDENTIFIQUE o zoneamento bioclimtico I ou II que expressa condies ambientais verificadas durante um perodo glacial. JUSTIFIQUE sua resposta. 2. A rarefao da camada de oznio, o aquecimento global e a chuva cida so problemas ambientais que, hoje, afetam a Terra. Entre esses problemas ambientais, IDENTIFIQUE aquele que pode, em parte, ter sua origem associada a mudanas climticas verificadas entre perodos glaciais e interglaciais. JUSTIFIQUE a identificao feita. RESOLUO: 1. Zonemaneto bioclimtico: I Justificativa: A maior expresso da zona bioclimtica glacial acompanhada da ocorrncia da tundra e das conferas em latitudes menores do que as atuais. 2. Problema ambiental: Aquecimento global Justificativa: O aumento da temperatura mdia do Planeta (de 10 para 15) ocasionou o recuo das geleiras e possibilitou o avano de condies bioclimticos tropicais no Planeta.

Geografia Questo 03
Analise este mapa, em que se representa a localizao, magnitude e profundidade dos terremotos ocorridos no Brasil no perodo de 1724 a 1998:

A partir da anlise desse mapa, 1. IDENTIFIQUE a principal diferena verificada entre os terremotos ocorridos na extremidade oeste do Brasil - particularmente no Estado do Acre e os ocorridos, no mesmo perodo, no restante do territrio nacional. EXPLIQUE a razo dessa diferenciao. 2. Considerando a magnitude e o risco dos terremotos com relao aos equipamentos humanos e ao homem, COMPARE aqueles ocorridos no Brasil com os que, comumente, ocorrem no Japo. RESOLUO: 1. Principal diferena: Os terremotos ocorridos no Acre so de maior profundidade. Explicao: Os terremotos do Acre so resultantes da tectnica Andina. A Regio do Acre coincide com os limites da fuso da placa de Nazca na Atenosfera, isso justifica a grande magnitude (energia liberada) e grande profundidade desses eventos e sua baixa intensidade (danos provocados) em superfcie. Os terremotos a leste esto associados presso exercida pelo Oceano Atlntico, a plataforma continental brasileira e a acomodao de camadas (antrpicas e naturais), o que justifica a menor magnitude. 2. Devido ao fato de, no Brasil, os terremotos serem de menor intensidade, isso faz que as preocupaes em relao a tal fenmeno no sejam to significativas; j no Japo, a grande concentrao de terremotos e a forte intensidade deles faz que o pas se prepare para tal fenmeno desde medidas adotadas em obras de engenharia, a investimentos em tecnologia para amenizar o impacto dos terremotos.

Geografia Questo 04
Leia este trecho: O peixe est acabando, a gua tambm, e sem ela no h vida. Desde os anos 1960, o Vale do Jequitinhonha, a mais pobre das regies de Minas Gerais, um lugar isolado e esquecido. As estradas esto em pssimo estado, quase no h indstrias [...] E o pior: provocam desmatamento, eroso e poluio hdrica. A paisagem uma sucesso montona de eucaliptos simtricos e fornos de carvo. Os eucaliptos roubam a gua do solo, a agricultura se torna impossvel. O jeito migrar mesmo que seja para ganhar uma misria nas plantaes paulistas de cana-de-acar. Outra estratgia de sobrevivncia abandonar a zona rural para as periferias das pequenas cidades, gerando novas ondas de pobreza.
ALCNTARA, Araqum. Valei-me. Revista V, ano 2, n.11, p.66-67, 2004.

A partir da leitura desse trecho e com base em outros conhecimentos sobre o assunto, 1. JUSTIFIQUE a ocorrncia da paisagem do espao regional descrito, a qual se caracteriza por uma sucesso montona de eucaliptos simtricos e fornos de carvo. 2. EXPLIQUE esta afirmativa: Os eucaliptos roubam a gua do solo, a agricultura se torna impossvel. 3. AVALIE o impacto que a migrao, a que se faz referncia nesse trecho, ocasiona para a regio. RESOLUO: 1. A concentrao de terras para o desenvolvimento da silvicultura do eucalipto em uma rea com baixo valor da terra e pequena fiscalizao em relao s carvoarias, alm disso, a maior proximidade com os centros consumidores e grande demanda dessa matria-prima so fatores que justificam a ocorrncia dessa paisagem. 2. H indcios de que o rpido crescimento do eucalipto ocorre mediante a uma grande absoro de gua do lenol fretico, limitando assim a atividade agrcola posteriormente. 3. Criao de um maior exrcito de reserva nas periferias das pequenas cidades. Aumento do nmero de trabalhadores envolvidos com o mercado informal nas periferias das pequenas cidades do Jequitinhonha. Reduo do nmero de trabalhadores em idade economicamente ativa no Jequitinhonha.

Geografia Questo 05
Analise este mapa, em que est representada a distribuio geogrfica atual de trs tipos de uso da terra I, II e III, para fins de explorao do setor primrio no Pas:

FONTE: SIMIELLE, M. E. Geoatlas. So Paulo: tica, 2000. (Adaptado)

A partir da anlise desse mapa e de sua legenda, IDENTIFIQUE cada um dos tipos de uso da terra representados nesse mapa. APRESENTE uma razo que justifica a distribuio espacial de cada tipo de uso da terra. RESOLUO: Uso da terra I: Pecuria primitiva (extensiva). Razo: A rea corresponde ao eixo de maior concentrao da pecuria extensiva. Ao longo dessa expressiva faixa, so encontradas atividades econmicas mais dinmicas com pecuria intensiva e agricultura comercial principalmente da soja. Uso da terra II: Extrativismo vegetal. Razo: A grande rea de cobertura vegetal, com destaque para a Floresta Amaznica e a Mata de Cocais, permitiu a explorao expressiva dos recursos vegetais da regio, dinamizando a economia local. Uso da Terra III: Pecuria leiteira. Razo: rea de concentrao da pecuria leiteira graas a maior proximidade com os mercados consumidores e os altos investimentos no setor, destaque para a o sul de Minas Gerais.

Geografia Questo 06
Segundo pesquisa do IBGE, apenas 9% das indstrias brasileiras se enquadram na categoria de alta intensidade tecnolgica e, no perodo de 2000 a 2004, esse segmento reduziu de 31,7% para 30% sua participao no PIB industrial do Pas. Ainda de acordo com a mesma pesquisa, essa queda percentual reflete o dinamismo das exportaes de outras categorias industriais, que expandiram, tambm, sua participao percentual no PIB. Por outro lado, a despeito dessa reduo percentual, as indstrias com alta intensividade tecnolgica so responsveis por quase um tero desse mesmo PIB. 1. APRESENTE uma razo que justifica o baixo percentual de indstrias brasileiras que incorporam alta tecnologia. 2. EXPLIQUE por que o dinamismo das exportaes incide, no Brasil, sobre as categorias industriais com menor investimento em tecnologia. 3. APRESENTE uma razo que justifica o fato de 9% de as indstrias de alta intensidade tecnolgica serem responsveis por quase um tero do PIB industrial do Pas. RESOLUO: 1. Reduo de investimentos estatais. Baixa qualificao da mo-de-obra. Pequena participao do capital privado em pesquisas tecnolgicas. 2. As categorias industriais citadas com menor investimento em alta tecnologia, exportam mais em volume, devido ao seu menor custo, associado ao fato de os principais compradores China e ndia necessitarem desses produtos para sustentar seu amplo crescimento industrial. 3. Devido ao alto valor agregado dos seus produtos.

Geografia Questo 07
Em geral, as economias nacionais asseguram parte importante de sua prosperidade em decorrncia da sua prpria atuao no mercado externo, em que o desempenho se mede quantitativa e qualitativamente. Esse desempenho resulta da associao de inmeros fatores, entre outros, disponibilidade de capital e de recursos naturais, formas de alocao desses recursos, bem como questes de ordem poltica, tanto mundiais quanto internas. Segundo a Folha de S. Paulo (Caderno Dinheiro, 26 jul. 2005), os pases classificados como emergentes esto prestes a assumir a posio de credores no sistema financeiro mundial, o que pode ser interpretado como um indicador positivo do desempenho da economia desses pases. 1. Considerando essas informaes, CITE uma modificao de ordem quantitativa e uma modificao de ordem qualitativa que contriburam para o fortalecimento das economias emergentes. JUSTIFIQUE cada uma dessas mudanas. 2. CITE uma mudana poltica ocorrida aps os anos 1980, em nvel mundial, que tenha favorecido o comrcio dos pases emergentes. JUSTIFIQUE sua resposta. RESOLUO: 1. Modificao de ordem quantitativa: Expanso do setor industrial e do mercado consumidor. Justificativa: A partir do Ps-Segunda Guerra Mundial, o crescimento industrial desses pases sofreu forte impulso aumentando consideravelmente sua participao no mercado internacional e ampliando seu mercado consumidor com as melhorias do padro de vida. Modificao de ordem qualitativa: Maior investimento na educao. Justificativa: Investimentos governamentais na educao, gerando uma mo-de-obra com grande qualificao, o que possibilita um maior fortalecimento econmico. 2. Mudana poltica: Adoo do Neoliberalismo. Justificativa: abertura dos mercados, privatizaes, maior investimento estrangeiro com a chegada de novas multinacionais facilitadas pelos governos por meio dos incentivos fiscais.

Geografia Questo 08
Analise este mapa:

FONTE: Folha de S. Paulo, 15 jul.2004, p.A10.

A partir dessa anlise, 1. APRESENTE uma concluso sobre o IDH das regies africanas quando comparadas entre si. 2. Considerando-se o IDH, compare a posio da frica com a dos demais continentes e APRESENTE uma concluso. 3. CITE duas razes que justificam a posio diferenciada, quanto ao IDH, dos pases do chamado Cone Sul quando comparada dos demais pases sul-americanos. RESOLUO: 1. Baixo IDH concentrado nas regies equatoriais, justificados pela maior ocorrncia de conflitos. Regies Sul e Norte do continente apresentam maiores IDH, que so explicados pela maior expresso econmicaindstria e petrleo. A frica subsaariana, apesar da riqueza minerria, v seus ndices sociais carem, devido s condies de instabilidade poltica e econmica. 2. A frica concentra a maior quantidade de pases com IDH baixo, o que pode ser considerado um reflexo do seu perodo colonial com grande explorao de seus percursos minerais e humanos. 3. Razo 1: Maiores investimentos em educao. Razo 2: Presena de menores disparidades sociais. Razo 3: (sugesto) Modelo econmico que obteve um desenvolvimento significativo durante a 1 metade do sculo XX.

Potrebbero piacerti anche